Pular para o conteúdo principal

Começa amanhã Festival de Repentistas

Degáge informa:
"Um grande encontro de poesia popular nacional e internacional. É o que promete o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, que chega a sua quinta edição de amanhã a domingo, em Limoeiro do Norte, a 200 Km de Fortaleza. Os sons das violas, das cantorias e dos repentes vão entoar a Praça Matriz da cidade conhecida como Princesa do Vale, que recebe pela segunda vez este festival de cultura popular. O evento vai reunir mais de cinquenta artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí, entre violeiros, poetas, repentistas, emboladores e aboiadores, além de dois trovadores de Roma, dois de Cuba, que se apresentam em palco aberto aos moradores do Baixo Jaguaribe. Durante os quatro dias, a programação começa de manhã com o “Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina”, onde se reúnem pesquisadores e artistas para discutir a cultura popular no contexto das manifestações orais. À noite, o palco da Praça Matriz recebe atrações locais, nacionais e internacionais. No total, 24 duplas de cantadores se apresentam no período do festival, entre eles Sebastião da Silva (PB), Ivanildo Vila Nova (PE), Zé Viola (PI), Valdir Teles (PE), Moacir Laurentino (PB), Severino Feitosa (PE), Raimundo Caetano (PB), Zé Cardoso (RN), João Paraibano (PB), Silvio Grangeiro (CE) e João Lourenço (PB). Aos brasileiros, juntam-se os trovadores Eulicer Téllez Fernández e Gaspar Esquivel, de Las Tunas (Cuba) e Donato de Acutis e Enrico Rustici, de Roma (Itália).
A programação musical contará também com nomes como Luizinho de Irauçuba (CE), Betinho Aguiar (CE), Myrlla Muniz (CE) e a cirandeira Lia de Itamaracá (PE). Mas o palco será também para recital de poesias, aboios e emboladas com Beija Flor (CE) e Vem Vem (CE), Gabriel da Paraíba (PB) e Larissa Macedo (CE). A programação é aberta ao público e gratuita. Homenagens Nesta edição, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas homenageia pessoas que deram sua contribuição para a cultura popular como, o deputado Aldo Rebelo, o secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Pacatuba, Luiz Emanuel Pereira Monteiro, o repentista paraibano Chico Mota, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, entre outros. No total, onze personalidades receberão homenagem e serão agraciadas com troféu.
Sob a curadoria da professora doutora Simone Oliveira de Castro, Secretária da Comissão Nacional de Folclore, o V Festival Internacional dos Trovadores e Repentistas realiza o “Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina” que propõe um debate sobre a importância da oralidade, da palavra oral na cultura nordestina, através das vozes dos diferentes mestres e suas linguagens, seja na cantoria, na embolada, na poesia matuta, ou no cordel, expressão dessa oralidade no impresso. Neste debate, estarão presentes tanto os pesquisadores quanto os criadores dessas artes/linguagens, contando a visão e a experiência de cada um, seja a acadêmica, seja a artística. Entre os artistas, o poeta Geraldo Gonçalves, sobrinho de Patativa do Assaré; o poeta cordelista Rouxinol do Rinaré, cujo trabalho é conhecido internacionalmente e figura como membro da Academia Brasileira de Cordel; e Beija Flor, que há 20 anos se dedica à poesia e ao repente. Entre os pesquisadores, prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa, autor da tese “Patativa do Assaré: a trajetória de um canto”; a prof. Francisca Pereira dos Santos – Fanka (CE), doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; o prof. Nenen Patriota (PE), poeta cordelista e pesquisador da cultura popular; e o professor italiano Paolo Scarnecchia, pesquisador da cultura brasileira “Propus os temas, mas os participantes trarão o saber da experiência expressa nas diferentes formas de conhecimento que encontramos na academia e na vivência cotidiana do artista/criador”, completa a professora doutora Simone de Castro. A entrada para o seminário é franca e aberta ao público. Histórico do Festival Segundo o idealizador do evento, o cineasta Rosemberg Cariry, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas defende a "diversidade e a reciprocidade" e propõe o verdadeiro e benéfico significado da palavra universalização: o eterno reencontro dos homens e suas aldeias com as suas raízes universais. A cantoria, segundo Cariry influi em diversos gêneros da poética popular do Nordeste, que tem em comum a herança multissecular dos cantadores, elementos determinantes na preservação das tradições culturais de todos os povos do mundo. Tal estilo poético influenciou de forma determinante o lirismo difundido pelos portugueses ao chegarem ao país no século XVI.
Lançado em 2005, o festival teve as duas primeiras edições simultaneamente em Quixadá e Quixeramobim. Em 2007 seguiu para Senador Pompeu e Farias Brito e, desde 2008, leva aos moradores da região do Baixo Jaguaribe a riqueza destas artes populares, contribuindo para a valorização, fortalecimento e preservação das culturas populares regionais tradicionais. Sob a coordenação do cantador repentista Geraldo Amancio, a quinta edição do Festival Internacional de Trovadores e Repentistas é uma realização do Instituto Internacional de Artes e Cantorias (Intercanto), com patrocínio do BNB e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e Academia Limoeirense de Letras e apoio cultural do Oi Futuro. Limoeiro do Norte Limoeiro do Norte é conhecida como “Princesa do Vale”, por estar situada entre os rios Jaguaribe e Banabuiú, no Baixo Jaguaribe. Segundo o Censo 2005, o município possui 55.474 habitantes. Com clima predominantemente seco, que varia de 24º a 35ºC, Limoeiro do Norte conta com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. O intenso fluxo diário de pessoas aquece o setor de comércio, que vai de produtos alimentícios às indústrias de pré-moldados para construção civil. Outra atividade econômica que prevalece em Limoeiro é a agricultura, que movimenta anualmente cerca de R$ 50 milhões de reais. O município é, por exemplo, o maior exportador de melão do Brasil. Limoeiro também se destaca na pecuária, com produção diária de 45 mil litros de leite de gado. Além disso, a cidade é conhecida pelo artesanato local, com peças produzidas da matéria rústica do barro, da palha e do talo da carnaúba, panos, coco e até ferro velho.
Saiba Mais: O cantador de viola pode ser chamado de repentista e também de violeiro, pois ele improvisa, faz repente ao som da viola. O debate ferrenho que sempre acontece entre dois repentistas se chama Desafio. O embolador também pode fazer repente só que é uma rítmica bem diferente, pois utiliza o pandeiro e nem sempre improvisa. Os aboiadores usam apenas a voz para aboiar. O aboio, usualmente, era uma espécie de cantiga de trabalho que o vaqueiro aboiador utilizava para conduzir e acalmar o gado. A trova é uma estrofe composta de quatro versos."

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".