Pular para o conteúdo principal

Cultura e Comunicação

Recebi do Vila das Artes:
"O momento é histórico. Alinhada com o Governo Federal, a atual gestão municipal vem criando e legitimando instrumentos de democracia participativa que visam a qualificação das políticas públicas e a garantia de direitos coletivos. A convocação de conferências municipais e a integração de fóruns, conselhos e outras instâncias de participação social são exemplos dessa mudança de paradigma na relação entre sociedade e Estado e no exercício do cada vez mais amplo debate em torno de interesses e demandas específicas dos mais diversos setores da sociedade civil organizada.Em Fortaleza, o mês de setembro marca a realização do ciclo de debates preparatórios para a III Conferência Municipal de Cultura e I Conferência Municipal de Comunicação, instâncias que se cruzam para colocar em pauta eixos e subeixos temáticos transversais e complementares. Apontando para essa necessária interface, a programação preparatória da III Conferência Municipal de Cultura, que tem início no próximo dia 17 de setembro, quinta-feira, traz a Comunicação para o centro das atenções. No cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a partir de 14h, o primeiro encontro gira em torno do tema Comunicação e Cultura Digital, levando em conta aspectos relacionados à legislação, direitos autorais, propriedade intelectual, licenças e possibilidades de produção e difusão de diversos conteúdos artísticos na rede. Na mesa, sentam-se juntos os professores Antônio Carlos Fernandes e Ricardo Sabóia, dos cursos de Direito e Jornalismo da Universidade de Fortaleza, respectivamente. No segundo horário da tarde, a partir de 16h30min, o foco recai sobre experiências virtuais de mídia livre e colaborativa em interface com a cultura. Estimulando o debate, o coordenador de mídias digitais da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Paulo Amoreira, e o coordenador de comunicação da Teia-Ceará, Uirá Porã, estabelecem conexões entre as práticas vivenciadas no âmbito do poder público e experimentadas junto a instituições não-governamentais.Em outubro, com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a III Conferência Municipal de Cultura novamente traça paralelos temáticos com I Conferência Municipal de Comunicação, que convida a refletir sobre “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.
Entendendo que a Cultura não se restringe às manifestações artísticas e à classe artística detidamente, sendo todo e qualquer cidadão um agente cultural nato, produtor de sentidos e bens simbólicos, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, retoma, no âmbito plural e participativo de ambas as conferências, a premissa de que não existe democratização da cultura sem a democratização da Comunicação. “Já na I Conferência Nacional de Cultura uma das propostas mais votadas foi justamente a democratização dos meios de comunicação, chamando atenção para a necessidade premente de regulamentação da Constituição de 1988 no que se refere ao tema e resultando no tópico Comunicação é Cultura, incluso nas diretrizes do Plano Nacional. Agora, mais do que nunca, com a disseminação e fortalecimento da cultura digital e suas ferramentas de mídia livre e colaborativa, esse debate avança no sentido de garantir que não só as informações, mas também os conteúdos culturais, possam chegar ao maior número de pessoas possíveis, difundindo-se irrestritamente. Além disso, é preciso construir, em ambos os casos, políticas de Estado, e não de governos, marcos legais que permaneçam para além dos governantes e procurem garantir o controle social dos processos de formação, recepção e difusão em comunicação e cultura”, enfatiza o secretário executivo da Secultfor e coordenador da comissão organizadora da III Conferência Municipal de Cultura, Márcio Caetano.
“A Prefeitura de Fortaleza acredita que o principal legado que essa gestão pode deixar pra nossa gente são ações que, independente do governante, marquem e determinem mudanças profundas na vida de cada cidadão. A formação política e técnica na comunicação é um desses casos. Por isso, nosso desejo e empenho para que a Conferência Municipal de Comunicação consiga avançar em temas polêmicos, como a concentração da mídia, a participação popular nas TVs públicas, o respeito aos direitos humanos na mídia e as concessões das rádios comunitárias. Estes temas podem e devem ser debatidos continuamente. Por isso, a importância dessa convergência com a Conferência de Cultura e a realização, logo na sequência, de nossas Pré-conferências Municipais de Comunicação. Queremos ouvir a juventude, os professores, negros, pessoas com deficiência, idosos, artistas, militantes, público LGBTT, comunicadores populares, toda a gente de nossa cidade sobre temas da comunicação que dialogam diretamente com estes segmentos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, complementa a coordenadora do Núcleo de Comunicação Popular do Cuca Che Guevara e da comissão organizadora da I Conferência Municipal de Comunicação, Joana Dutra.
Debates preparatórios da III Conferência Municipal de Cultura - Dia 17 de setembro, quinta-feira, na Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará -UFC (av. da Universidade, 2591 - Benfica).14h - Mesa 1 – Comunicação e Cultura Digital (Direitos autorais (Legislação) / Propriedade Intelectual / Licenças (Creative Commons e outras) / Possibilidades de produção, circulação, recepção e consumo dos diversos conteúdos artísticos.16h30min - Mesa 2 – Comunicação é Cultura: experiências virtuais de mídia livre e colaborativa em interface com a cultura."

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".