Pular para o conteúdo principal

Listão de notícias

Eis o listão de notícias de hoje do Governo do Ceará:
"Delegacias: Estado licita mais 15 delegacias para o Interior
Atualmente 18 estão em construção. Até o fim de 2010, 50 novas delegacias serão instaladas.
O Governo do Estado abre concorrência pública para a construção de mais 15 delegacias no Interior. As novas delegacias serão construídas obedecendo aos novos padrões físico e visual instituídos pela atual gestão. Serão beneficiados os municípios de Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. A licitação será realizada nesta quinta-feira (17), às 15 horas, no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, na Avenida José Martins Rodrigues, 150, bairro Edson Queiroz.
Além da estrutura física moderna e padronizada, os novos prédios contarão com mobília que contribuirá para um ambiente funcional, itens que certamente otimizarão o trabalho desenvolvido pela polícia judiciária. Segundo os gestores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, “o cidadão encontrará uma delegacia ampla e confortável, sem ser luxuosa, condição que permitirá um bom funcionamento e, sem dúvida, elevará a estima dos que nela trabalharão, resultando em melhor prestação de serviço ao público”.
Além dos 15 municípios citados, até o fim de 2009 mais cinco processos licitatórios serão lançados para construção de equipamentos semelhantes. Dessa vez, as cidades beneficiadas com novas delegacias serão Chorozinho, Pindoretama, Independência, Banabuiú, Orós e Araripe. O projeto de construção de delegacias no Interior do Estado prevê 50 novos prédios até dezembro de 2010.
Atualmente, 18 edificações se encontram em obras, algumas já em fase de acabamento. As novas unidades da Polícia Civil no Interior do Estado que em breve serão inauguradas e entrarão em funcionamento localizam-se nos municípios de Ipueiras, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Tamboril, Santana do Acaraú, Pentecoste, Pedra Branca, Massapé, Itarema, Caririaçu, Missão Velha, Guaraciaba do Norte, Amontada, Várzea Alegre, Aurora, Milagres e Granja.
Assessoria de Imprensa da SSPDS
Angélica Martins e Nodge Nogueira (
ascom@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517 - 3101.6518 (fax))
Instalações do novo Planetário devem começar em outubro
Os equipamentos do novo planetário – modelo Zeiss ZKP4 Quinto – que será instalado no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, já chegaram em Fortaleza. De acordo com o Diretor do Planetário Rubens de Azevedo, professor Dermeval Carneiro, até o fim do mês do próximo mês de outubro as instalações devem começar. Para a aquisição do novo planetário, o Governo do Estado investiu, através de convênio com a empresa alemã MLW Intermed, cerca de R$ 4 milhões.
O novo equipamento conta com o sistema Space Gate Quinto, com projeções em toda a cúpula, proporcionado ao espectador a sensação de interagir com o espaço. O sistema todo é controlado por um conjunto de computadores com tecnologia infravermelho– Conjunto Power Dome. “O planetário é a mais moderna ferramenta para inovação do ensino e difusão da Ciência e Tecnologia”, define Dermeval Carneiro. O professor acrescenta que o equipamento atende ainda o “binômio turístico pedagógico”, uma vez a inovação tecnológica é difundida através do conhecimento, do laser e da cultura.
O planetário que atualmente encontra-se instalado no Dragão do Mar e recebe cerca de 11 mil alunos por ano, será transferido para o município de Sobral, na Região Norte. Para isso, passará por atualizações tecnológicas, que o tornarão compatível ao modelo Zeiss ZKP4 Quinto. No município, o planetário será instalado na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse. A aquisição do novo planetário faz parte das comemorações do Ano Internacional das Astronomia, além da celebração dos 90 anos do eclipse de Sobral, que, no dia 29 de maio de 1919, fez com que os cientistas comprovassem a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.
O projeto tem parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O convênio entre o Governo Estadual e a empresa alemã é exclusivo para aquisição de equipamentos. Através do convênio, também foram adquiridos microscópios a laser para universidades além da escada magirus para o Corpo de Bombeiros.
Assessoria de Imprensa da Funcap
Giselle Soares (
imprensa@funcap.ce.gov.br / (85) 3101.2170 - Ramal 270)
Acupuntura: unidades do Estado fazem 375 atendimentos por mês
Cinco médicos realizam mensalmente em Fortaleza 375 atendimentos em acupuntura na rede pública estadual de saúde. O Centro de Saúde do Meireles, na Avenida Antônio Justa, 3113, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, atende por demanda espontânea até 250 pacientes por mês. No Hospital Geral César Cals e no Hospital Geral de Fortaleza os pacientes são encaminhados pelo posto de saúde da Prefeitura Municipal e ambulatórios especializados, após a primeira consulta clínica. No César Cals, cerca de 100 atendimentos mensais são realizados às terças e quintas-feiras, das 13 horas às 16 horas. No HGF, 25 pacientes são atendidos mensalmente às quartas-feiras. O tratamento pode durar até dois meses, com a realização de oito sessões de acupuntura.
Os benefícios da acupuntura têm sido demonstrados por pesquisas científicas que comprovam a eficácia no tratamento de vários problemas de saúde, como dores musculares, neuralgias e cefaléias, perturbações do sono, transtornos digestivos, respiratórios, circulatórios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lista mais de 68 tipos de doenças com indicação de acupuntura.
Em 1988, por meio de uma resolução, a acupuntura foi fixada para atendimentos nos serviços públicos de saúde. A partir de 1999 o Ministério de Saúde inseriu essa especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, a prática era exercida apenas por médicos, mas hoje ela se estende à biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e fonoaudiologia. Em 2006, portaria do Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que incluiu também no SUS a homeopatia, medicina chinesa acupuntura, uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Hoje, são mais de 800 municípios brasileiros que oferecem algum tratamento pelo SUS em hospitais e postos de saúde. Segundo dados do Sistema de Informações Ambulatoriais, em 2007 foram realizadas 385.950 consultas em acupuntura no Brasil.
A Acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. Originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças. Achados arqueológicos permitem supor que essa fonte de conhecimento remonta há pelo menos 3.000 anos.
Assessoria de Imprensa de Sesa
Selma Oliveira (
soliveira@saude.ce.gov.br / (85) 3101.5220)
Mais de 13 mil empregos gerados em agosto
Ceará tem resultado expressivo, com destaque para a indústria.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quarta-feira (16/09) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que demonstram que foram criados 13.790 empregos formais no Ceará no último mês de agosto. O resultado foi o melhor da série histórica do Caged para o período, em termos absolutos e relativos, e o segundo maior saldo da Região Nordeste.
Tal desempenho foi proveniente da expansão do emprego principalmente nos setores da indústria de transformação (5.201), de serviços (2.631), da construção civil (2.177), da agropecuária (2.086) e do comércio (1.658). Na indústria, o resultado foi puxado, especialmente, pela calçadista, com a criação de 3.322 empregos.
Nos primeiros oito meses do ano, houve acréscimo de 28.486 postos, representando o segundo melhor resultado da série histórica, inferior apenas ao ocorrido em 2008 (com 31.049 postos).
Ainda segundo os dados divulgados pelo Caged, a Região Metropolitana de Fortaleza registrou a geração de 6.645 empregos formais, alcançando o melhor desempenho para o período.
Assessoria de Imprensa do IDT
Ana Clara Braga (
anaclara@idt.org.br / (85) 3101.5500)

STDS articula estágio para 3.000 jovens no comércio e na indústria
Com o reaquecimento da economia e a proximidade das festas de fim de ano, período fértil para o comércio, mas também oportuno à geração de novos empregos, a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), articula com empresários e industriais cearenses novas oportunidades de ocupação e renda para mais 3.000 jovens, assegurando a mão de obra básica necessária para o setor. “Além do Natal, a Copa do Mundo está ai e vai absorver muita mão de obra. Queremos capacitar o maior número de jovens possíveis. É uma oportunidade que não vamos perder”, enfatiza a titular da STDS, Fátima Catunda.
O novo modelo de capacitação será apresentado pela titular da STDS, Fátima Catunda, e pelos presidentes da FCDL, Honório Pinheiro, e da CDL Fortaleza, Freitas Cordeiro, para cerca de 200 empresários e lojistas do setor de comércio e serviços, nesta quinta-feira (17), às 8 horas, na sede da CDL Fortaleza, no Centro.
A partir da expansão do Projeto Primeiro Passo, o Governo do Estado pretende financiar bolsa de R$ 250,00, mais auxílio transporte, para três mil adolescentes, com idades entre 17 e 20 anos, para atuarem como jovens Estagiários no comércio e na indústria. O programa complementa as ações do Projeto, ao ampliar essa modalidade para estudantes do 3º ano do ensino médio, de escolas públicas. O estágio terá duração de quatro horas diárias, por um período de seis meses, tempo necessária para que o beneficiário absorva as atribuições específicas do setor, e assegure o primeiro emprego.
Nos últimos dois anos, somente através do Primeiro Passo, a STDS capacitou e encaminhou ao mercado de trabalho, 17 mil jovens, devendo fechar o ano com, pelo menos, 21 mil adolescentes treinados e qualificados para o primeiro emprego. Além desse, a secretaria desenvolve ainda, os projetos Criando Oportunidades, o Juventude Empreendedora, Juventude Cidadã, PlanSeQ e PlanTeQ, dentre outros.
Informações
Data: Quinta-feira, 17 de setembro de 2009 Hora: 8 horas Local: Auditório da Loja Conceito da CDL (Rua 25 de março, 882, Centro)
Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio Saraiva Nogueira (
imprensa@stds.ce.gov.br / (85) 3101.2099 / 8878.8510 )
Escola pública no Parque Potira recebe projeto de conscientização ambiental
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac) concluem, na próxima sexta-feira (18), o projeto de conscientização ambiental em escolas da rede pública de ensino de Caucaia. Cerca de 80 alunos da escola Hermínia Zednick, no Parque Potira, em Caucaia, receberão as palestras e apresentações teatrais do Programa Sócio-ambiental de Educação em Saúde da companhia.
O objetivo é mostrar os benefícios do saneamento básico para a melhor qualidade de vida da população, explicar a importância dos serviços de distribuição de água potável e esgotamento sanitário e apresentar dicas de preservação ambiental para os estudantes, tornando-os multiplicadores.
"É uma forma de aprender a proteger a natureza e economizar água, de forma lúdica, através do teatro de mamulengos da Cagece", destaca Vitória Lopes, assistente social da companhia.
Só esse mês, o programa já sensibilizou aproximadamente 170 crianças e adolescentes na Grande Caucaia. Também já receberam o projeto a instituição de ensino Luís Rocha Mota, na BR-222, km 34, no Cauípe; e a escola Raimunda Nonata Forte Sales, na região do Garrote, na Tabuba.
Assessoria de Imprensa da Cagece
Márcio Teles (
asimp-cagece@cagece.com.br / (85) (85) 3101.1828)

Estudo faz uma análise da evolução do emprego no Ceará
Com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o estudo "Emprego Formal no Ceará: Um Enfoque Regional" será lançado nesta quinta (17), às 9h, no auditório da Unidade do Sine/IDT do Centro (Rua Assunção, 699), pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
O documento traz a recente dinâmica do mercado de trabalho, identificando onde estão sendo gerados os empregos e o perfil das novas oportunidades. Os interessados em participar do lançamento podem confirmar sua presença pelos e-mails:
anaclara@idt.org.br ou erle@idt.org.br, como também pelo telefone (85) 3101.5500.
Assessoria de Imprensa do IDT
Ana Clara Braga (
anaclara@idt.org.br / (85) 3101.5500)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".