sábado, 19 de setembro de 2009

Vejam, Época e IstoÉ




As capas de Época, IstoÉ e Veja da próxima semana.

Estadão censura há 50 dias


Estadão há 50 dias sob censura. Capa da edição de hoje. Discuto esta censura na próxima terça-feira (22), no programa Da Hora, a TV União, com Rodrigo Vargas.

Capas de sábado




Enquanto o Diário do Nordeste vem com manchete sobre faixa de pobreza; O Povo explorar as precárias BRs do Ceará, na reclamação do governador Cid Gomes (PSB).

Ministro ignora twitter


Ministro avoado este: "Informado de que o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), é um usuário assíduo do Twitter, Franklin Martins comentou: "Pois ele que se cuide, senão vai acabar fazendo uma besteira pelo Twitter". - O ministro também disse que não usa o Twitter e afirmou que o presidente Lula é outro que não gosta da novidade". Está no O Povo de hoje. Ontem ele participou do projeto Grandes Entrevistas da AM do Povo-CBN. Foto de Talita Rocha.

Agenda cheia semana que vem

Semana que entra cheia de pautas para fazer. Vamos lá:
  • Segunda-feira, 21 (9h-Fiec) - abertura do Inova com presidente Siemens do Brasil, Adilson Primo. (9 às 12h-Passaré) - Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smtih, anuncia Fundo Constutucioal do Nordeste (FNE) 2010. (16h-Base Aérea de Fortaleza) - 73 anos de criação da BAFz.
  • Terça-feira, 22 (9h-Fiec) - Cid Gomes nos 90 anos do Centro Industrial do Ceará. (9h-Câmara Municipal de Fortaleza) - Vereadores Paulo Facó e Adahil Junior lançam, no Comitê de Imprensa, o Grupo Independente de Partidos Políticos Emergentes. (19h-Oboé) - José Dirceu aula inaugural da Faculdade Oboé.
  • Quarta, 23 (10h-Saraiva-Iguatemi) - Lançamento do filme "Área Q". (19h-Vila Galé) - Abertura do I Congresso Nacional de Direito Constitucional, Material e Processual do Trabalho, que vai até sábado, 26.
  • Quinta,24 (19h-Centro Cultural Oboé) - lançamento do livro de João Soares Neto, "Conversas de Domingo".
  • Sexta-feira, 25 (15h-Assembleia Legislativa) - Senadora Marina Silva (PV), no Encontro Regional do PV. (17h30-Praia Centro Hotel) - Senador Tasso abana ingresso de neo tucanos. (19h-Gran Marquise Hotel) - Palestra do ministro dos Portos, Pedro Brito sobre turismo a partir dos portos, convite do Skal Clube. (20h-Theatro José de Alencar) - Entrega do Sereia de Ouro a Fernando Ximenes. Isabel Lustosa, Honório Pinheiro e Padre Fred Solon.
  • Sábado, 26 (19h - Rua Visconde de Mauá) - Abertura da Casa Cor 2009 em comemoração aos 70 anos do Grupo J. Macedo.
  • Para outubro tem José Serra e Itamar Franco.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Fim do papel no STJ


"O STJ vai se tornar no primeiro tribunal nacional do mundo a eliminar o papel". A promessa é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro César Asfor Rocha (foto), no encerramento do Congresso Nacional dos Cartórios de Protesto, no Gran Marquise Hotel.

"A eliminação do papel acontecerá até 15 de dezembro deste ano, tanto nos processos administrativos quanto nos processos judiciais, sobretudo", frisou.

Segundo o ministro o STJ já virtualizou 130 mil, dos quais 20 mil processos já foram julgados. "Mas temos ainda um estoque de processos de papel, mais ou menos de 110 mil, mas que atyé o dia 15 de dezembro deste ano o Tribunal estará totalmente informatizado", concluiu.

Philips se destaca ainda

"Amsterdam, Holanda – A Royal Philips Electronics (NYSE:PHG, AEX:PHI) divulgou que continuou a melhorar sua posição no ranking global das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com resultados da consultoria Interbrand. No ranking de 2009 a Philips aparece como a 42ª marca mais valiosa do mundo, subindo da 43ª posição de 2008. Jez Frampton, CEO da Interbrand disse que “ 2009 apresentou uma tendência geral de queda no valor das marcas de muitas indústrias devido às circunstâncias econômicas inéditas. Contudo, a força competitiva da marca da Philips aumentou em todos seus setores de negócios – isso é um testemunho da habilidade da marca em sustentar os negócios apesar dessas condições. Nós da Interbrand estamos convencidos da força persistente da marca Philips e estamos confiantes da sua habilidade em extrair os benefícios de oportunidades futuras.” Geert van Kuyck, Chief Marketing Officer da Philips, afirma que “ Nós estamos muito orgulhosos com a performance da marca Philips, demonstrando nossa habilidade em traduzir a promessa de marca sense and simplicity em uma experiência positiva moldada para atender as necessidades de nossos clientes. Essa conquista ilustra claramente que a Philips está criando valor para os seus clientes,e ganhando a confiança deles num ambiente de mercado extremamente desafiante.”

Ronda ficará na Bezerra


"O Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM) da Polícia Militar do Ceará, gestor do Ronda do Quarteirão, ganha sede própria a partir de segunda-feira, dia 21. O BPCOM passa a funcionar em um prédio anexo, localizado na quadra onde também está localizada a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Avenida Bezerra de Menezes, 581 - São Gerardo. A grande novidade é que o monitoramento das viaturas contará com uma sala especial, funcionado com o que há de mais moderno no setor. Entre mobiliário, equipamentos de informática e obras foram investidos mais de dois milhões e quinhentos mil Reais (R$ 2.560,003,34) oriundos do Tesouro Estadual. A inauguração será às 9 horas, com a presença do governador Cid Gomes, do titular da SSPDS, Roberto Monteiro, do coordenador-geral do programa Ronda do Quarteirão, coronel Joel Brasil, e demais autoridades.
A sede do Batalhão de Polícia Comunitária é ampla e passa a abrigar todos os setores a ele ligados. Além do comando e sub-comando e da sala de monitoramento, no local funcionarão a supervisão operacional dos núcleos da Capital, da Região Metropolitana e também do Interior do Estado. Logística, almoxarifado, vestiários e salas para reserva de armamentos também terão seus espaços próprios. O setor de justiça e disciplina, responsável pelo acompanhamento das demandas disciplinares e elogios contará com área específica, além de ouvidoria que contribuirá para o controle de qualidade do programa Ronda do Quarteirão. Uma sala reservada para o planejamento operacional, outra para o setor de pessoal e um auditório de 170 lugares completam a estrutura física do novo prédio.
O Programa Ronda do Quarteirão conta atualmente com 2.408 policiais atuando em 21 municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Pacatuba, Crateús, Itapipoca, Maranguape, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Canindé e Iguatu, e até o fim do ano será estendido para mais três cidades: Quixadá, Pindoretama e Cascavel, com 212 viaturas tipo Hilux e 205 motos Honda, modelo Falcon 450 cilindradas. Desde a sua implantação, em 2007, o “Ronda” tem sido observado de perto por outras corporações militares do país. Os comandantes das polícias do Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso e Pará já visitaram o Ceará, muitos deles na companhia dos respectivos secretários de Segurança Pública, com o objetivo de conhecer de perto a inovadora modalidade de policiamento de proximidade.
Para se ter uma idéia, após conhecer o funcionamento do programa Ronda do Quarteirão, a PM da Bahia criou o projeto “Ronda nos Bairros”, nos mesmos moldes da iniciativa cearense. Há pouco tempo, o programa foi alvo de elogios de deputados estaduais do Rio Grande do Norte. “O programa Ronda do Quarteirão é uma iniciativa que deu certo. Precisa de ajustes sim, mas representa um salto de qualidade em Segurança Pública”, ressalta o secretário Roberto Monteiro. Assessoria de Imprensa da SSPDS - Angélica Martins e Nodge Nogueira (
ascom@sspds.ce.gov.br/ 3101.6518)".

Campanha nacional de doação de órgãos

De Selma Oliveira, assessora de imprensa da Secretaria da Saúde do Ceará:
"O Ceará é o Estado que teve o maior crescimento da taxa de doadores no Nordeste e superou a média nacional no número de transplantes de coração nos seis primeiros meses deste ano. Com 2,6 transplantes por milhão de pessoas, bateu a média nacional de 1,1. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). “O modelo do Ceará tem dado certo e deve ser seguido por outros Estados”, afirma o presidente da ABTO, Valter Duro Garcia. Outras boas notícias estão mobilizando gestores, profissionais e a população para aumentar cada vez a doação e ajudar a salvar vidas. O Ceará, que no ano passado inovou e passou a realizar transplantes de medula óssea, vai realizar também de pâncreas. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede estadual, recebeu há um mês o credenciamento do Ministério da Saúde. Nos dois últimos anos o Estado bateu recordes no total de transplantes realizados. Em 2007, o numero chegou a 618 transplantes. Em 2008, o salto foi maior: 739 transplantes. Esses números e as inovações motivam o lançamento da nova campanha nacional de doação no Ceará.
A IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos será lançada nesta segunda-feira, 21, às 17 horas, no auditório do Palácio Iracema. O secretário da Saúde do Estado, João Ananias, afirma que a decisão da ABTO de lançar a campanha no Ceará é um reconhecimento às ações desenvolvidas na sensibilização dos doadores e preparação das equipes transplantadoras. “Temos como meta bater novo recorde de transplantes este ano. Já realizamos 501 até hoje, dia 18”. João Ananias lembra que outro fator que também está contribuindo para o aumento de doadores é a nova estrutura de pessoal da Central de Transplantes do Estado. Antes eram 2 médicos. Hoje são nove e mais cinco técnicos. Isso significa mais equipes envolvidas na captação de órgãos e na preparação de profissionais na capital e no interior. O Secretário comenta que a próxima inovação será a realização de transplantes de pulmão: "estamos batalhando para que o Hospital de Messejana seja credenciado pelo Ministério da Saúde".
A programação da campanha de doação vai até 27 de setembro. Eliana Barbosa, coordenadora da central de Transplantes, destaca o “I curso de capacitação em retirada de múltiplos órgãos” como destaque na programação. A abertura do curso será na mesma solenidade do lançamento, às 17 horas, de segunda-feira. O objetivo é preparar cirurgiões ainda não envolvidos com a captação de órgãos. As cirurgias experimentais serão feitas em animais. Outro destaque da semana é a “Caminhada pela vida”, na Avenida Beira-Mar, do antigo hotel Esplanada até a Praça dos Estressados, no domingo (27), às oito horas. “Precisamos mobilizar, sem parar, a população para a importância da doação porque tem muita gente esperando essa solidariedade para continuar vivendo”, afirma Eliana Barbosa.
Na fila de espera há 1.128 pessoas:
  • Córneas: 657
  • Coração: 10
  • Fígado: 157
  • Rim: 275
  • Medula óssea: 29.

BNB apresenta segunda FNE 2010


"O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentará a proposta regional de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2010. As informações serão repassadas durante videoconferência, que acontece na próxima segunda-feira (21), na sede do Banco em Fortaleza (CE), das nove ao meio dia. A transmissão será feita para todas as Superintendências Estaduais do BNB, que contarão com convidados externos. O encontro acontece após o cumprimento de uma agenda de reuniões nos estados da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no período de 24 de agosto a dois de setembro, visando discutir com representantes do poder público, da iniciativa privada, da sociedade civil e dos movimentos sociais a aplicação de recursos do FNE para 2010.
Além do presidente do BNB, Roberto Smith (foto), diretores e funcionários da Instituição, estarão presentes na reunião em Fortaleza representantes do Ministério da Integração Nacional (Mint) e da Sudene e convidados da Superintendência Estadual do BNB no Ceará. Segundo Smith, o momento é importante por representar o fechamento de um ciclo iniciado em julho, com a publicação das Diretrizes e Prioridades Setoriais do CONDEL/SUDENE para a elaboração da Proposta da Programação FNE 2010. Ele também informa que este ciclo culmina com a apresentação da Proposta de aplicação de recursos do FNE para 2010, que incorpora contribuições de representantes do setor público, iniciativa privada, movimentos sociais e sociedade civil, a ser encaminhada para apreciação e aprovação do Ministério da Integração e CONDEL/SUDENE.

28 vagas para estágio no ISSEC

Recebo da jornalista Valesca Vidal e repasso aos interessados:
"O Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará, ISSEC, abre inscrições nesta segunda-feira (21) para 28 vagas de estágio de nível superior. A documentação será recebida no setor de Recursos Humanos até o dia dois de outubro.
São oito vagas para Secretariado e mais oito para Medicina. Outras quatro são reservadas para o curso de Odontologia. Os estudantes de Informática, Comunicação, Serviço Social e Psicologia concorrem a duas vagas, cada.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve estar matriculado regularmente na área de interesse, ter cursado, no mínimo, 50% dos créditos requeridos, ter obtido em, pelo menos 70% das médias finais das disciplinas cursadas, notas iguais ou superiores a sete, variando em uma escala de zero a dez ou correspondente.
Preenchidos os requisitos, o estudante deve trazer para a sede do ISSEC as cópias da carteira de identidade e CPF, comprovante de matrícula do segundo semestre de 2009 e histórico escolar atualizado até 2009.2.
Quem participar da seleção fará uma entrevista e passará por avaliação de histórico escolar. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 457,07, além do auxílio transporte.
Só serão aceitas as inscrições de alunos das faculdades e universidades conveniadas com o Governo do Estado: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Faculdade Christus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET/antigo Cefet), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Faculdade 7 de Setembro (FA7), Faculdade Farias Brito (FFB), Faculdade Latino Americana de Educação (Flated), Faculdades Cearenses (FAC), Faculdades Nordeste (Fanor) e Faculdade Evolutivo (Face)."

Ciro é presidenciável pela 3ª vez


Ciro Gomes definiu. Não muda de domicílio eleitoral e pretende se candidatar mesmo a presidente do Brasil em 2010. Leia matéria divulgada pela Folha On Line agora à tarde, depois que Ciro deu uma entrevista a TV Uol:

"O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) negou nesta sexta-feira que disputará o governo de São Paulo nas eleições de 2010. Em entrevista ao UOL, Ciro disse que não tem vontade de ser deputado "nunca mais", que não é candidato a vice e que será candidato à Presidência da República ou a nada.
"Eu não quero e eu não desejo ser candidato a governador de São Paulo. [...] Ninguém é candidato a vice. Sou candidato a presidente ou a nada", afirmou. E acrescentou: "Ninguém conte comigo para jogadinha pequena".
Ciro disse que não lamenta o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apoiar sua candidatura à Presidência mas ressaltou o fato de o PSB fazer parte da base de apoio do governo.
"Como vou esperar que ele [Lula] me apoie? Eu sou do PSB e ele do PT. O PSB apoia o governo dele mas a minha posição é diferente", disse.
Durante a entrevista, Ciro comentou declarações de seus prováveis concorrentes nas eleições presidenciais de 2010: a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), os governadores tucanos Aécio Neves (Minas Gerais) e José Serra (São Paulo) e a senadora Marina Silva (PV-AC).
Sobre Dilma, o deputado disse que a ministra ainda está aprendendo a discursar, mas aprenderá rápido porque é inteligente. "Agora, o eleitor é quem vai decidir", afirmou.
Na avaliação de Ciro, a entrada de Marina Silva na disputa presidencial foi extraordinária, pois vai valorizar o debate nas eleições. "Vamos ver agora quem tem o melhor projeto para o país, porque a questão ambiental não pode ser facciosa", disse o deputado, em referência ao principal tema debatido pela senadora.
O deputado também respondeu a perguntas feitas por internautas e cientistas políticos. Um dos temas abordados foi o comportamento de Ciro, classificado como "arrogante" e por fazer declarações polêmicas.
Ciro admitiu que cometeu muitos erros no passado mas nenhum no campo moral. Ressaltou que está mais maduro e que tem uma "experiência de sucesso" de 30 anos de vida pública. "Sou uma pessoa só. Não tenho dupla personalidade. Eu sou a mesma pessoa", disse.

Jesus vem ao Ceará Music


Agova vai. Jesus Luz (foto com fã) é atração no Ceará Music 2009, nos dias nove e dez de outubro, no Marina Park Hotel e Mucuripe Club. "O modelo brasileiro Jesus Luz virá a Fortaleza no dia 10 de outubro, para fazer parte do line up do FW Eletronic, na nona edição do Ceará Music. O modelo carioca, que ficou famoso internacionalmente depois de aparecer diversas vezes ao lado de Madonna, apesar de nunca assumirem publicamente o namoro, vai animar a noite como DJ. Recentemente, Jesus abriu os shows da cantora norte-americana. O brasileiro também aparece no mais recente clipe da cantora, Celebration, no qual ela tira a blusa do modelo e dá um beijo.
São atrações do evento: Lulu Santos, Biquíni Cavadão, Skank, O Rappa, Cláudia Leitte, CPM 22, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Natiruts, NX Zero, Fresno, Cine, Roberta Sá e Bangalafumenga.


Fortaleza: 91 anos

O Fortaleza Esporte Clube completa 91 anos de fundação dentro de um mês. Mas já definiu quem vai homenagear na data, segundo release de sua assessoria de imprensa:
"Para resgatar a história do Tricolor de Aço e fazer justa homenagem a grandes protagonistas, o Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube homenageia (in memorian), com o troféu Leão de Ouro, Luiz Rolim Filho, Robério Vieira, Paulo Moura e Mozart Gomes. Os troféus serão entregues às famílias dos homenageados no dia do aniversário do Leão, no próximo dia 18 de outubro. O jornalista Sílvio Carlos também será homenageado na oportunidade, por seus 50 anos de profissão. Meio século de jornalismo comprometido com a verdade, muitos carnavais integrando a torcida tricolor e a sociedade cearense, gols incríveis de um artilheiro cheio de glórias, o brilhantismo do assessor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de sangue tricolor e os conselhos sábios de quem conhece o futebol. Não foram apenas essas as contribuições dos cinco homenageados. O longo período de suas atuações e a grande dedicação ao Fortaleza Esporte Clube dão provas de sua extensa ajuda na construção da história do clube e da própria sociedade",

AL-CE sem sessão

"O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gony Arruda (PSDB) comunicou, em plenário, a suspensão da sessão ordinária desta sexta-feira (18), devido à necessidade de acelerar as obras de integração da Rádio FM Assembleia e do Reservado da Presidência com o Plenário 13 de Maio.A solicitação de suspensão dos trabalhos foi feita pela diretora geral da Casa, Sávia Magalhães; diretora administrativa, Lise Novaes; pela chefe da Divisão de Engenharia, Simara Diógenes e pelo chefe do Serviço de Projetos e Orçamentos, Luiz Carlos Girão. Eles esclareceram que se faz necessário um período mínimo de quatro dias para a execução dos serviços. A previsão é que as empresas concluam esta etapa da reforma até o dia 21 de setembro. Aproveitando a oportunidade, o Departamento Legislativo vai realizar também a modernização do serviço de som e microfonia da Assembleia, informou Gony Arruda".

Donizete diz que Ciro não transfere título

Informa Donizete Arruda, no Ceará Agora:
"O deputado federal Ciro Gomes desistiu de trocar seu domicílio eleitoral. Alegou que como será candidato ao Planalto no ano que vem não haver razão para mudar seu título de eleitor para o estado de São Paulo. A pressão para essa mudança vem sendo liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula sonha em fazer Ciro ser candidato ao Governo de São Paulo em 2010, tirando sua candidatura do caminho da ministra Dilma Roussef.
Com as resistências de Ciro Gomes em ser candidato a governador paulista, o presidente Lula começa a se acostumar com sua candidatura a sua sucessão. Ciro e o PSB já costuram alianças com outros partidos para melhorar o tempo de tevê e de rádio e a base política desse projeto socialista para o Planalto. Ciro acredita que possa surpreender e ir para o segundo turno."

Congressos em Fortaleza

O bem informado Evandro Nogueira destaca em seus rabiscos digitais:'
1 - Fortaleza sediará Congresso Brasileiro de Medicina e Emergência, de 23 a 26 de setembro, no Centro de Convenções Edson Queiroz.
2 - Congresso Nacional de Direito Constitucional acontece no hotel Vila Galé, dias 24, 25, e 26 deste mês.

Cid apresenta balanço no CIC

O governador Cid Gomes (PSB) apresenta um balanço dos seus dois anos e nove meses a frente do Estado, na próxima quarta-feira (23), às nove da manhã, no Centro Industrial do Ceará (CIC). No mesmo dia, às três da tarde, o CIC apresenta na Assembleia Legislativa, o Observatório Social em Educação.
Cid vai abordar o tema "A Conjuntura Estadual" e aproveitará para apresentar um balanço do que sua gestão tem feito nos planos social e de infraestrutura, além de expor próximas intervenções administrativas. Agora o tema oficial da palestra é que é interessante: "A accountability (andamento dos projetos) da Agenda Positiva do Governo do Estado do Ceará". Estou ou não nos Estados Unidos do Sobral.

Ivona começa segunda


No Limite não pode usar animais

Da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará:
"O juiz de Direito, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da Comarca de Trairi, determinou “a imediata proibição da gravação e exibição, no programa “No Limite”, de provas que envolvam animais de quaisquer espécies, bem como a gravação e exibição de cenas em que se submetam animais a maus tratos”. A decisão foi proferida nessa semana e o diretor geral do programa, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o “Boninho”, foi intimado para o cumprimento da ordem, sob as penas legais.
O processo nº 2009.0026.8968-8/0 é uma ação civil pública ambiental (com pedido liminar) de autoria do Ministério Público Estadual contra a TV Globo (Globo Comunicações e Participações S/A). O Ministério Público acatou a denúncia da União Internacional Protetora de Animais (UIPA) que enviou cenas gravadas do programa nos dias 30 de julho, 2 de agosto, 13 de agosto e 16 de agosto, nas quais os participantes matam galinhas com golpes de faca, comem olhos de cabra, assim como se alimentem de peixes vivos e “embriões” de galo.
Em sua decisão, o magistrado afirma que “o tratamento ao qual foram submetidos os referidos animais vivos é de translúcida e gratuita crueldade e objetivaram tão somente o transpor de uma prova e a conquista de audiência televisiva com a exibição de cenas bizarras, atraentes a muitos, em detrimento do respeito aos demais seres vivos e à vida, fazendo-se uma dissimulada apologia à indiferença de sua destruição”.
O juiz fixou ainda, multa diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento da proibição, por cada programa exibido em desobediência à determinação judicial, com base no artigo 798 do Código de Processo Civil e artigos 4º, 5º, 11 e 12 da Lei nº 7.347/85.

Termina Semana da Conciliação

Termina hoje às 17h, a Semana Nacional da Conciliação – Meta 2. O encerramento, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Cearé acontecerá no hall do Fórum Clóvis Beviláqua. A solenidade terá apresentação da Orquestra Jovem de Fortaleza.
Estarão presentes ao evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto; os gestores da Meta 2, desembargadores João Byron de Figueirêdo Frota; José Mário dos Martins Coelho; Nailde Pinheiro Nogueira e o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco José Martins Câmara.
O balanço final da Semana da Conciliação na Justiça cearense só será divulgado na próxima segunda-feira (21/09), mas boas práticas podem ser destacadas nos quatro primeiros dias do evento.
Na Vara Única da Comarca de Redenção, a juíza titular da unidade, Flávia Pessoa Maciel, se antecipou e já vinha realizando audiências de conciliação de processos da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde o início de agosto, uma vez por semana. A medida prossegue até o próximo mês de novembro. A Meta 2 do CNJ determina o julgamento, até o fim deste ano, de todos os processos que começaram a tramitar até 2005.
Em Maracanaú, o Juizado Especial Cível e Criminal da quela comarca trabalhou apenas com processos de 2008 e 2009. Isso porque, segundo o juiz Fernando Teles de Paula Lima, todos os processos relativos à Meta 2 já haviam sido julgados.
Na Capital, destaque para a estrutura montada no Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Universidade de Fortaleza, que disponibilizou 120 guichês para a realização das audiências. Cerca de 250 estudantes universitários tiveram oportunidade de enriquecer a experiência profissional na prática ao atuar como conciliadores.

Maxi Moda hoje no UCI Iguatemi

Da AD2M recebo release do Maxi Moda que acontece hoje, no Iguatemi:
"A moda está em expansão no Ceará. Que o digam os empresários locais que estão expandindo seus negócios, com preço médio do vestuário maior que São Paulo e Santa Catarina, dois reconhecidos pólos de moda. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Têxtil e da Confecção (Abit), os negócios de moda estão crescendo no Ceará, que ocupa o 5º lugar no ranking do PIB Têxtil, com 6,6% do mercado. A Abit estima que o faturamento do Estado, em 2008, tenha sido de US$ 2,84 bilhões, resultado do trabalho de 1.980 empresas e 5.965 estabelecimentos, que empregam um total de 108.900 pessoas.
Esse bom momento do fashion business cearense se deve a uma intensa profissionalização do segmento, que somado a criatividade, a ousadia e ao empreendedorismo planejado, credenciam a moda cearense entre as melhores. É neste contexto que o MaxiModa – 2º Seminário de Marketing de Moda do Nordeste acontece, hoje, no UCI do Shopping Iguatemi, em Fortaleza.
O evento reúne personalidades do mundo da moda para dividir suas histórias de sucesso com empresários, confeccionistas, lojistas, estilistas, publicitários, estudantes e professores do segmento de moda, tanto do Ceará, quanto de outros estados do País. O foco doMaxiModa 2009 é tratar a moda como um negócio, onde a principal ferramenta é o marketing. Apesar de seu caráter educativo, o evento também se torna um marco no calendário da Capital, fomentando também o turismo de negócios".
Os palestrantes desta edição do Seminário de Marketing de Moda são: o designer gráfico e diretor criativo, Giovanni Bianco; a jornalista e diretora fashion business, Eloysa Simão; o diretor de Marketing da Carmim, Reynaldo Pasqua e o diretor executivo do Grupo Marisol, Marcos Zick. A missão de cada palestrante é mostrar como a profissionalização, aliada a um bom marketing da marca, gera resultados, muitas vezes acima do esperado.
Quem está acostumado a gerar resultados é Giovanni Bianco. Em seu currículo consta, entre outros trabalhos, a direção de arte dos shows da cantora Madonna. Além da popstar, passaram pelas mãos do brasileiro as grifes Dolce&Gabana, Dsquared², Missioni, Fórum e Miss Sixty. Ele também é responsável, há alguns anos, pela criação das campanhas da Arezzo, a atual reúne as atrizes Juliana Paes e Cléo Pires. No MaxiModa, Bianco fala do poder da imagem na construção das marcas, o processo de criação para grandes marcas mundiais e a importância da criação de uma imagem para a construção da marca.
A construção da imagem é uma das etapas dos negócios de moda, que também requer uma minuciosa análise de mercado. Para discutir a relação moda e economia, a empresária e jornalista Eloysa Simão fala sobre sua experiência a frente do Fashion Business, que é um grande evento comercial paralelo à semana de moda do Rio de Janeiro, o Fashion Rio.
E é exatamente a conquista de mercado, seja nacional ou internacional, um dos maiores desafios dos empresários de moda. Desafio que a Carmim, uma marca de jeans conceituada no Brasil, conseguiu transpor para garantir seu espaço entre as multimarcas. Essa história de sucesso será contada pelo diretor de Marketing, Reynaldo Pasqua. Ele fala sobre as estratégias de distribuição e marketing adotadas pela Carmim para se posicionar como uma das principais marcas do País.
Quem também vai apresentar estratégias de gestão da marca é Marcos Zick, diretor executivo do Grupo Marisol. Ele é responsável por coordenar o direcionamento comercial do grupo que é composto por seis marcas diferentes. A Lilica Ripilica e a Tigor T. Tigre, voltadas para crianças e jovens, a Rosa Chá com apelo feminino, a Stereo trabalha com jeans, a Pakalolo tem foco no surfware e a Marisol no conforto da malha. Zick apresenta um panorama das estratégias de marketing segmentado do Grupo, destacando as boas práticas que resultaram na expansão da marca.
Para Márcia Travessoni, idealizadora e coordenadora doMaxiModa 2009, o evento fortalece o segmento de moda cearense, que já é apontado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) como um dos mais expoentes do Brasil. “As empresas do segmento de moda cearense reconhecem a necessidade de profissionalização do setor e o Seminário veio consolidar esse pensamento. Tanto que após edição 2008 do evento, um empresário, ouvindo os relatos de nossos palestrantes e ciente da necessidade de conhecer novos mercados para expandir seus negócios, enviou um de seus funcionários para Milão”.
O MaxiModa – Seminário de Marketing de Moda do Nordeste acontece durante todo o dia de hoje, no UCI do Shopping Iguatemi. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.maximoda.com.br, nos seguintes valores: R$ 250,00 até 11 de setembro e R$ 300,00 no dia do evento. O MaxiModa 2009 conta com o patrocínio do Shopping Iguatemi, Sebrae, Fecomércio, Senac e o apoio da Arezzo, Meia Sola, Assembléia Legislativa, Colorgraf, Kuat Eko, Bandeirantes, Elemidia, Aviamentos.com, Gran Marquise, Diário do Nordeste, Revista Quem, Rádio Cidade, Use Fashion, Santa Marta, Jovem Pan e AD2M Engenharia de Comunicação.
A primeira edição do MaxiModa – Seminário de Marketing de Moda do Nordeste aconteceu em agosto de 2008, em Fortaleza, com coordenação de Márcia Travessoni e realização da 333 Propaganda. Cerca de 450 empresários, confeccionistas e lojistas, estilistas, publicitários, estudantes, professores, do Ceará e de outros estados do País participaram de um dia inteiro de palestras com importantes nomes da moda brasileira, como o empresário Marcello Bastos (Farm), o estilista Alexandre Herchcovitch, o embaixador da H.Stern no Brasil, Christian Hallot, e o criador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges".

Horizonte municipaliza trânsito

Hoje às sete da noite será lançado em Horizonte o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O novo órgão irá estudar alternativas para melhorar o fluxo do trânsito e dos transportes, atuar na educação e agir na fiscalização, fazendo cumprir o Código de Trânsito Brasileiro. “Horizonte terá um sistema de trânsito e transporte mais organizado, com ações que fortalecem a engenharia de trânsito, a educação da nossa gente e a fiscalização das infrações, reforçando o compromisso da Administração Municipal com a vida dos horizontinos”, destaca o Diretor do Demutran, Evandro Queiroz de Assunção. O Demutran conta com 14 agentes trabalhando dia e noite, durante os sete dias da semana, e cinco viaturas, revela a AD2M, que presta assessoria de imprensa para Prefeitura de Horizonte.

Os motoristas e motociclistas terão 90 dias para se adequarem as leis de trânsito. Após esse período, as multas terão caráter punitivo. No entanto, quem não respeitar a ordem dada pelos agentes serão notificados por desobedecer a autoridade de trânsito.


Programação do Encontro Brasil-Portugal

Eis a programação oficial do V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa, de 28 a 29 de setembro, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza.

28/09/2009

9h
Local: Auditório Samora Machel
Abertura Oficial

11h
Local: Auditório Samora Machel
Painel: Associativismo e CPLP
Moderador: Francisco Murteira Nabo, Presidente da ELO (Portugal)
Painelistas:
- Braima Camará, Presidente da Direção do CE CPLP (Guine Bissau)
- Jorge Rocha de Matos, Presidente da Mesa da AG do CE CPLP e Presidente da AIP (Portugal)
- Aguinaldo Jaime, Coordenador da Comissão de Reestruturação da ANIP (Angola)
- Miguel Horta e Costa, Presidente da Fundação Luso-Brasileira (Portugal)
- Jorge Parente Frota Jr, Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI (Brasil)

13h
Local: Espaço Amilcar Cabral
Almoço de Trabalho: Juventude e Empreendedorismo no Espaço Lusófono
Com a participação de:
- Francisco Maria Balsemão, Presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários – ANJE (Portugal)
- Eduardo Augusto Machado, Presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – CONAJE (Brasil)
- Arthur de Almeida e Silva, Presidente da Prestígio – Liga dos Jovens Empresários de Angola (Angola)
- Nilton Telmo Gusmão dos Santos, Vice Presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários de Timor-Leste - ANJET (Timor Leste)
- Rui Levy - Presidente da Direção Nacional da Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (Cabo Verde)

14h30min
Local: Pavilhão Camões
Palestra sobre Incentivos, no estande do Governo do Estado do Ceará

15h
Local: Auditório Lisboa
Conferência: Tecnologia: Casos de Sucesso na CPLP
Coordenador: Arlindo Varela, Vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (Brasil)
Conferencistas:
- Antônio Carlos Franchini, Diretor da Gtec Videocomunicação (Brasil)
- Ricardo Liebmann, Diretor do Grupo Secrel (Brasil)
- Ricardo Castanheira, Diretor de Assuntos Legais e Corporativos da Microsoft (Portugal)
- Iuri Colares, Diretor de Serviços Totvs (Brasil)

15h
Local: Auditório Luanda
Conferência: Experiências da Atuação em Diversos Mercados da CPLP
Coordenador: Manuel Rodrigues Tavares de Almeida Filho, Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – São Paulo (Brasil)
Conferencistas:
- Gonçalo Botelho, Diretor Executivo da Caixa Banco de Investimento e Membro do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral (Brasil)
- João Gomes de Aguiar, Vice-Presidente de Distribuição da EDP (Brasil)

15h
Local: Auditório Praia
Conferência: Logística na CPLP
Coordenador: Sérgio Novais, Presidente da Companhia Docas do Ceará (Brasil)
Conferencistas:
- Arne Richard Johnny Bengtsson, Sócio da Abtrans Consultoria (Brasil)
- Cristina Pessoa, Consultora da Funcex (Brasil)
- Antônio Erivaldo Sales, Superintendente de Logística de Carga da INFRAERO (Brasil)

16h
Local: Espaço Amilcar Cabral
Rodada de Negócios

16h
Local: Auditório Lisboa
Painel: Ambiente de Negócios na CPLP (Brasil, Timor Leste e Macau)
Moderador: Embaixador Marcel Fortuna Biato, Assessor da Assessoria Especial da Presidência da República (Brasil)
Painelistas:
- FIESP (Brasil)
- Antônio Pargana, Presidente da Cisa Trading (Brasil)
- Nilton Telmo Gusmão dos Santos, Vice Presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários de Timor-Leste - ANJET (Timor Leste)
- Julio Augusto Airosa Branco, Diretor Executivo da Associação dos Empresários Macaenses do Brasil (Brasil), em representacao do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau – IPIM (Macau)
- Maurício Endo, Diretor da KPMG (Brasil)
- Flávia Skrobot Barbosa Grosso, Superintendente da Suframa (Brasil)

16h
Local: Auditório Luanda
Painel: Ambiente de Negócios na CPLP (Portugal, Moçambique, Guiné Bissau)
Moderador: Antônio Bustorff, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira (Brasil)
Painelistas:
- Clementina Garrido, Diretora da AICEP (Portugal)
- Carlos Simbine, Representante de Moçambique na Direção do CE CPLP (Moçambique)
- José Lobato, Representante da Guiné-Bissau na Direção do CE CPLP (Guiné-Bissau)
- Pedro Rebelo de Sousa, Sócio da Rebelo de Sousa (Portugal)

16h
Local: Auditório Praia
Painel: Ambiente de Negócios na CPLP (Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde)
Moderador: David Jasse, Presidente da Comissão Executiva do Banco Africano de Investimento (Angola)
Painelistas:
- Cosme Rita, Secretário Geral da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços de São Tomé - CCIAS (São Tomé e Príncipe)
- Paulo Lima, Representante de Cabo Verde na Direção do CE CPLP (Cabo Verde)
- Eliseu Gaspar, Vice – Presidente da Câmara de Angola (Angola)
- Henrique Abecasis, Sócio Escritório de Advocacia HAAG (Portugal)
- Teresa Amado e Raquel Spencer Lima – Advogadas Cabo-verdianas



29/09/2009

9h
Local: Auditório Lisboa
Fórum Setorial: Turismo na CPLP
Moderador: Jorge Chaskelmann, Presidente Câmara Brasil Portugal no Ceará (Brasil)
Oradores:
-Bismarck Maia, Secretário de Turismo do Estado do Ceará (Brasil)
- Jorge Rebelo de Almeida, Presidente do GrupoVila Galé (Portugal)
- Antônio Pereira Neves, Presidente da TACV (Cabo Verde)
- Miguel Anacoreta Correia, Secretário Geral da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas – UCCLA (Brasil)
- Conceição Trigueiros, Professora de Arquetetura na Universidade de Arquitetura de Lisboa (Portugal)

9h
Local: Auditório Luanda
Fórum Setorial: Agronegócio na CPLP
Moderador: Eduardo Salles, Presidente de Honra da Câmara Brasil Portugal – Bahia (Brasil)
Oradores:
- José Augusto Araújo Paiva, Gerente da Usina de Biodiesel da Petrobrás de Quixadá (Brasil)
- Pedro Arraes, Diretor Presidente da Embrapa (Brasil)
- Diogo Lacerda Machado, Adminstrador da Geocapital (Macau, China e Portugal)
- Carlos Martins, Presidente da Martifer (Portugal)
- Newton Assunção, Diretor de Assuntos Legais e Corporativos da Del Monte (Brasil)

9h
Local: Auditório Praia
Fórum Setorial: Infraestrutura na CPLP
Moderador: António Pita de Abreu, Presidente da EDP (Brasil)
Oradores:
- Marcelo Odebrecht, Presidente da Odebrecht (Brasil)
- Kalil Cury Filho, Diretor de Relações Institucionais do Grupo Camargo Corrêa (Brasil)
- Alberto Martins, Adminstrador Executivo do Grupo Efacec (Portugal)
- Mauro Viegas, Diretor Presidente Concremat (Brasil)
-Antonio Guilhermino Rodrigues, Presidente da Aeroportos de Portugal - ANA

11h
Local: Auditório Lisboa
Fórum Setorial: Apoio ao Investimento na CPLP
Moderador: Paulo Ferraz Guimarães, Chefe de Departamento Regional Nordeste do BNDES (Brasil)
Oradores:
- Rodolfo Lavrador, Membro do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos e Presidente do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral (Brasil)
- Mira Amaral, Presidente do Banco BIC (Angola)
- Roberto Schimdt, Presidente do BNB (Brasil)
- Ricardo Espirito Santo, Presidente do BES (Brasil)
- Mário Fernandes da Graça Machungo, Presidente da Millennium bim (Moçambique)
- Eugênio Vieira, Sócio do Escritório de Advocacia APSV (Brasil)

11h
Local: Auditório Luanda
Fórum Setorial: Inovação na CPLP
Moderador: Carlos Manuel Pedroso Neves Cristo, Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Brasil)
Mesa:
- Roberto Lima, Presidente da Vivo (Portugal Telecom) (Brasil)
- Amilcar Safeca, Diretor da UNITEL (Angola)
- Francisco Baltazar Neto, Presidente do Instituto Titan (Brasil)
- Luis Manuel Fernandes, Presidente da FINEP (Brasil)

11h
Local: Auditório Praia
Fórum Setorial: Recursos Naturais na CPLP
Moderador: Armando Abreu, Diretor Geral da Braselco (Brasil)
Mesa:
- Francisco Murteira Nabo, Presidente da GALP (Portugal)
- Manuel Vicente, Presidente da SONANGOL (Angola)
- Petrobrás (Brasil)
- VALE (Brasil)

13h
Local: Espaço Amilcar Cabral
Almoço de Trabalho: 44º Encontro dos Descobrimentos Brasil – Portugal – Japão – Itália – Espanha: Caminhos da Amazônia, por Antônio Bacelar Carrelhas
Intervenção:
- Nelson Faria de Oliveira, Coordenador do Encontro dos Descobrimentos (Portugal /Brasil)
- Antônio Bacelar Carrelhas, Presidente do Conselho Sul Americano das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (Brasil)

14h30min
Local: Pavilhão Camões
Palestra sobre Incentivos, no estande do Governo do Estado do Ceará

15h
Local: Auditório Luanda
Conferência: Educação e Cultura na CPLP
Coordenador: Randal Martins Pompeu, Vice-reitor da UNIFOR (Brasil)
Conferencistas:
- Paulo Speller, Universidade Luso-Afro-Brasileira – UNILAB (Brasil)
- Mônica Botelho, Diretora Geral Cineport (Brasil)
- Produtor Cultural

15h
Local: Auditório Praia
Conferência: Ambiente Legal e Solução de Disputas na CPLP
Coordenador: David Hopffer, Diretor da D. Hopffer Almada & Associados (Cabo-Verde)
Conferencistas:
- Miguel Cancella D’Abreu, Secretário Geral do Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos – Concórdia (Portugal)
- Aldovrando Teles Torres, Consultor da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE (Brasil)
- Clávio Valença, Câmara de Arbitragem da Câmara Portuguesa em São Paulo (Brasil)

16H
Local: Espaço Amilcar Cabral
Rodada de Negócios

16h
Local: Auditório Samora Machel
Painel: CPLP: Experiências e agenda para o futuro
Moderador: Prof. Flávio Sombra Saraiva, Presidente do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (Brasil)
Painelistas:
- Lauro Barbosa da Silva Moreira, Embaixador do Brasil junto a CPLP (Brasil)
- Domingos Simões Pereira, Secretário Executivo da CPLP (Guiné Bissau)

17h15min - Local: Auditório Luanda
Coletiva de Imprensa

17h30min
Local: Auditório Samora Machel
Sessão de Encerramento: Apresentação das conclusões ao CE da CPLP


30/09/2009

9h
Local: Hotel Vila Galé
I Encontro Lusófono de Câmara Bilaterais de Comércio

13h
Local: Hotel Vila Galé
Encontro do CE da CPLP com as Câmaras bilaterais de Comércio

15h
Local: Hotel Vila Galé
Assembléia Geral das Câmaras Portuguesas de Comércio na América do Sul

17h
Local: Hotel Vila Galé
Assembléia Geral das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil

INTRODUÇÃO

ATIVIDADES SOCIAIS E CULTURAIS

Em todos os eventos técnicos devem ser reservados algum tempo para promoção cultural, a interação e a confraternização dos participantes, especialmente quando a realização contar com a presença de membros de estados ou países distintos.

Para o V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa estão programadas a Solenidade de Abertura do Encontro e a Inauguração da Área dos Patrocinadores, sendo esta inserida no horário e local do próprio encontro; uma festa na conhecida casa de shows Pirata, onde será entregue a premiação do Desafio de Golfe na Língua Portuguesa, e ainda a Cerimônia de Congraçamento do V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa que acontecerá nas dependências do Theatro José de Alencar, composta por apresentação cultural, seguida de coquetel.

O Desafio de Golfe será uma competição de caráter esportivo, complexa em sua organização e orientada por um regulamento onde são determinadas a forma e a condição necessária à vitória, o que o torna um evento isento de interesses particulares.


25/09/2009

18h
Local: Estande de Vendas Aquiraz Riviera
Coquetel do Desafio de Golfe da Língua Portuguesa

19h
Local: Centro Cultural Oboé
Lançamento do livro Quinze Estivas do Mundo do autor José Flávio Sombra Saraiva

26/09/2009

9h
Local: Aquiraz Riviera
Desafio de Golfe da Língua Portuguesa


27/09/2009

9h
Local: Aquiraz Riviera
Desafio de Golfe da Língua Portuguesa


28/09/2009

20h
Local: Pirata Bar
Programação Turística no Pirata Bar

29/09/2009

20h30
Local: Theatro José de Alencar
Cerimônia de Congraçamento do V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa

Câmara homenageada


Informa a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza:
"O presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PT), será homenageado dia 26 de outubro no Rio de Janeiro com o Diploma e a Medalha do Mérito Parlamentar Brasileiro, concedidos pelo Instituto Ambiental Biosfera e pelo Guanandi Instituto Renovação Social (GIRS).
A homenagem é um reconhecimento da atuação de Salmito na presidência da Casa, que inclui iniciativas parlamentares direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico e social de Fortaleza.
A sessão solene de premiação integra o Seminário Nacional sobre a Contribuição do Poder Legislativo ao Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiro, promovido pelas duas instituições.
O objetivo é colocar em evidência a importância do Poder Legislativo, dando ênfase ao papel dos parlamentares na elaboração de iniciativas que contribuam para a qualidade de vida da população. O seminário aborda, em especial, a sustentabilidade, abordando-a sob as óticas econômica, social e ambiental.

Fora do ar

Site da Assembleia Legislativa do Ceará (www.al.ce.gov.br) fora do ar. No último sábado foi a TV Assembleia que ficou fora do ar.

Presidente do STJ encerra Convergência


O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro cearense César Asfor Rocha, encerra logo mais às cinco da tarde, no Gran Marquise Hotel, o Congresso Nacional dos Cartórios de Protesto (Convergência 2009). O magistrado vai falar sobre a modernização do Judiciário.

"O Convergência 2009 tem como objetivo promover a unificação de dados e oportunidades do fortalecimento do setor, como também a atualização profissional oferecendo palestras e fóruns ministrados por especialistas em sua respectivas áreas, com o propósito de ampliar a discussão e o debate necessários ao desenvolvimento do nosso segmento. Tema - Banco de Dados Nacional com informações de Crédito: A Força do Protesto. "A cidade de Fortaleza está preparada para a realização do CONVERGÊNCIA 2009 com uma excelente infra-estrutura, com as belezas naturais de nossa cidade e com a hospitalidade dos fortalezenses para recepcionar os congressistas. O Convergência 2009 e toda a sua programação científica foram organizados para atender a demanda dos tabeliães, representantes da área bancária e representantes de empresas de cobranças, tudo de forma muito prática, distribuído em palestras, estudos setoriais e debates. A participação de patrocinadores será restrita a empresas éticas e ativamente envolvidas na área. O Convergência 2009 é o maior evento da área no Brasil, sua realização prevê uma oportunidade única e o processo de comercialização será pautado pela transparência. Presidente do IEPTB Nacional - Léo Almada"




Estadão critica No Limite-4

Duas notas do O Estadão de hoje, em seu Caderno 2, na coluna Entre-Linhas:
1 - No Limite tem uma torcida grande para acabar logo. Não, não é a direção da Globo, muito menos Zeca Camargo. São os bugueiros de Trairi, no Ceará, região onde o programa é gravado.
Realizado nas praias de Flecheiras e Lagoinha, No Limite tem restringido a circulação de turistas nas redondezas, sempre muito bem cercadas por seguranças e policiais.
2 - O Big Brother Brasil 10, que estreia em janeiro, na Globo, já tem mais de 250 mil inscritos. "Dentre eles o estudante de Jornalismo da FIC, Teixeira Júnior".

Jornal da Bandeja premiado


Estudantes de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) ganham prêmio nacional pela publicação laboratório "Jornal de Bandeja".

Monsenhor Tabosa e Gran Marquise

Duas notas da Agenda Tour, de Edgony Bezerra, no Diário do Nordeste de hoje:
1 - O calçamento da Avenida Monsenhor Tabosa está em processo de destruição. Uma lástima, considerando que aquela rua é um dos pontos de maior concentração de visitantes. É louvável o esforço dos lojistas, que persistem em suas atividades sem apoio do poder público para as necessidades básicas. O descaso vai mais adiante e mostra a falta de atenção com a cidade. Na frente do Mercado Central e da Catedral não existe m faixas de pedestres. Até para os guiadores fica difícil saber aonde parar. O centro é um abandono total em matéria de limpeza e sinalização.
2 - O Gran Marquise Hotel entra como novo produto do Circuito Elegante. A associação lança, até o final deste mês, a segunda edição da Seleta Coleção Circuito Elegante, uma espécie de guia dos hotéis, restaurantes e destinos mais refinados de todo o Brasil e alguns países da América do Sul. Presente em todo o Brasil, o Circuito Elegante mantém 100 hotéis e pousadas, 10 hotéis business, 15 resorts, cinco spas e 20 restaurantes como parceiros.

Guaramiranga realiza oktoberfest

Roberto Maciel em sua Comunicado, de hoje, do Diário do Nordeste:
"Se há quem sinta no clima de Guaramiranga um pouco do frio de Blumenau (SC), agora não falta mais nada. É que a cidade serrana cearense terá também uma Oktoberfest, festa que saiu da Alemanha e ganhou o mundo. De 30 de outubro a 1° de novembro será realizada a versão cabeça-chata da folia germânica. Com direito a cerveja e pratos típicos, palestras, desfile de carros alegóricos e shows musicais."

Torres quer investigar morte de Goulart

Informa José Maria Melo, em sua Vai-Vem, de hoje do Diário do Nordeste:
"O senador Flávio Torres (PDT-Ceará), que chegou ontem de Brasília, quer que o governo brasileiro realize uma investigação série, imparcial e independente sobre as suspeitas de que o ex-presidente João Goulart foi assassinado. Ele proferiu um discurso no plenário do Senado na última quarta-feira (16), lembrando que as circunstâncias em que Jango morreu em 1976, no exílio, na Argentina, nunca foram totalmente esclarecidas. O senador explicou que foi procurado pelo filho de Jango, João Vicente e adiantou que o neto do ex-presidente, Christofer Goulart, declarou em depoimento que ainda espera informações precisas sobre a morte do avô. Flávio Torres espera que as investigações sejam realizadas no Brasil e não pelo governo argentino, o que não ficaria bem para o nosso País se isso vier a ocorrer."

Sindilojas entrega Edson Queiroz

Presidente do Sindicato dos Lojistas de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, entrega hoje ao secretário cearense da Fazenda, Mauro Benevides Filho; e ao empresário Eduardo Rolim, a medalha Edson Queiroz. A festa será às oito da noite, no Lula's Athénée, em comemoração aos 76 anos do Sindilojas. Mauro Filho é a personalidade pública de 2009 e Rolim, o empresário lojista do ano.


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TV Verdes Mares Cariri


Recebi da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Juazeiro do Norte:
"O prefeito Manoel Santana (PT) recebeu esta tarde em seu Gabinete, o jornalista Franzé de Souza, da Televisão Verdes Mares. O prefeito gravou sua opinião sobre a importância da criação da TV Verdes Mares Cariri. Manoel Santana disse acreditar que a imprensa tem um importante papel a desempenhar no processo de desenvolvimento regional do Cariri. Os veículos de comunicação, na visão de Santana, devem expressar a pluralidade de opiniões que emerge da sociedade, principalmente de uma cidade tão heterogênea quanto Juazeiro do Norte. Ele fez questão de saudar os profissionais, diretores e o Grupo Edson Queiroz, responsável pela TV Verdes Mares.
A TV entra no ar no próximo dia 1º de outubro, cobrindo 66 municípios do Cariri e do Centro-sul do Estado, com mais de 1 milhão de telespectadores.
Após entrevistar o prefeito Manoel Santana, o jornalista Franzé de Souza foi entrevistado pelo repórter Chagas Lima, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Juazeiro.

Na Frutal

Foto de ontem minha pelas lentes do estudante de Jornalismo, da Faculdade Integrada do Ceará-Estácio de Sá, Lee Pontes. Estava na Sala de Imprensa da encerrante Frutal 2009.

O listão do Iracema-17/09/2009

Praça de Apoio aos Romeiros

A Central de Licitação do Estado recebe nesta sexta-feira (18), às 10 horas, os documentos de habilitação das empresas e as propostas para a execução das obras de complementação da praça de apoio aos romeiros, em Juazeiro do Norte. A licitação é do tipo menor preço e a obra está orçada em R$ 10.102.490,22. Os recursos são do Governo do Estado e Ministério do Turismo.

De acordo com o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, a conclusão da praça contribuirá para a organização do comércio de rua em torno da Igreja da Matriz. "Na praça estão previstos quiosques, com toda a infraestrutura necessária para acomodar os pequenos comerciantes que ocupam as calçadas e as ruas na época das romarias".

Além disso, segundo ele, o espaço irá receber adequadamente parte do grande número de romeiros que visitam Juazeiro durante as festas religiosas. "É uma obra que faz parte da estratégia do Governo do Estado de fortalecer o turismo na região do Cariri".

A obra da praça de apoio aos romeiros compreende os serviços de complementação da estrutura em concreto armado, coberta em estrutura metálica, piso pré-moldado tipo bloket, alvenarias de tijolo cerâmico, laje pré-moldada, instalações elétricas e hidro-sanitárias, revestimento, esquadrias e pintura.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades/Carlos Henrique Camelo (chenrique@cidades.ce.gov.br/ 3101.4462)

Governo licita obras

Serão abertas nesta sexta-feira (18), na Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE), as propostas para licitação de obras rodoviárias em dois trechos estaduais: pavimentação da rodovia CE-463 (Sertão Central) e a restauração da rodovia CE-060 (Região do Cariri). O investimento previsto para os dois trechos, de acordo com o valor contratado, é de até R$ 21,5 milhões, oriundos do tesouro estadual.

Na rodovia CE-463, o trecho a ser pavimentado compreende desde o entroncamento da CE-362, até a localidade de Liseux (em Santa Quitéria), somando 9,2 km. Ali serão realizados serviços preliminares, terraplenagem, pavimentação, revestimento em tratamento superficial duplo, drenagem, obras d'arte correntes, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental.

Já o trecho da rodovia CE-060, que liga Barbalha a Jardim, com 35,9 km de extensão, será restaurado, recebendo serviços preliminares, movimento de terra, serviços auxiliares, drenagem, fundações e estruturas, obras de contenção, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, urbanização e paisagismo, serviços diversos e aquisição de material. Conhecendo-se as empresas vencedoras, o próximo passo é aguardar a breve autorização para o início das obras. O Departamento de Edificações e Rodovias, vinculado à Secretaria da Infraestrutura, fiscalizará as obras.

Como continuidade aos investimentos em infraestrutura rodoviária, dentro dos programas rodoviários do Estado (Programa Ceará III, Prodetur e Programa 180), estão sendo restaurados 651,4 km, pavimentados 469,94 km e duplicados 44,5 km de rodovias, apontando um investimento de R$ 488 milhões de obras em andamento. O Programa de Recuperação das Rodovias Estaduais (Proestradas) já tem prontos 96% dos trechos priorizados para a finalização em 100 dias, cuja conclusão está prevista para o início de outubro. O Programa abrange 284 trechos rodoviários estaduais danificados pela quadra invernosa deste ano, aplicando recursos da ordem de R$ 72,5 milhões, sendo R$ 35 milhões do Tesouro do Estado.

Assessoria de Imprensa da Seinfra/Luis Guedes (comunicacao@seinfra.ce.gov.br/ 3101.3763)

Programa Agente de Controle

O Instituto Escola de Contas e Capacitação Ministro Plácido Castelo (IPC) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) lançarão o programa Agente de Controle amanhã. A solenidade de abertura acontecerá no Colégio Estadual Liceu do Ceará (Praça Gustavo Barroso, Centro – Fortaleza), com início às 8h30min, para um público de aproximadamente 100 estudantes.

O objetivo do programa é promover a interação entre a Corte de Contas e a comunidade estudantil, visando fortalecer a fiscalização da aplicação de recursos públicos estaduais e demonstrar a relevância da participação do jovem cidadão no controle social.

Por meio do programa Agente de Controle, servidores do Instituto e do Tribunal visitarão instituições de ensino médio e superior, apresentando o trabalho desenvolvido pela Corte de Contas. As explanações contarão com recursos audiovisuais disponibilizados pelo IPC e mostrarão meios de como os cidadãos podem contribuir no controle da aplicação dos recursos públicos. Até o fim deste ano, estão previstas visitas em nove escolas e colégios que integram a rede pública estadual, num total de 18 palestras, com a estimativa da participação de 100 alunos em cada evento.

Durante o evento, estão previstas exposições do presidente do TCE-CE, conselheiro Pedro Timbó; do diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo; da diretora-executiva do IPC, Hilária Barreto; e da secretária da Educação do Estado, Izolda Cela. Também estão previstas as presenças de conselheiros, auditores, procuradores de contas e servidores do Tribunal e do Instituto.

Ainda na solenidade, será exibido o vídeo institucional do TCE-CE e do IPC. Os estudantes também receberão brindes, por meio de sorteio, além de cartilhas que mostram como funcionará o programa Agente de Controle.

Mais informações pelo telefone (85)3488.1793.

Estado anuncia Refis 2009

Na próxima segunda-feira (21/09) o Governo do Estado apresentará o projeto de lei para o Refis 2009. O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes em seu twitter (www.twitter.com/cidfgomes) após reunião na manhã desta quinta-feira (17) com o secretário da Fazenda, Mauro Filho. A apresentação será às 16 horas, no auditório da Sefaz, e contará com as presenças de Mauro Filho e do procurador geral do Estado, Fernando Oliveira. As medidas adotadas permitirão a saída do cadastro de inadimplentes do Estado de 140.528 contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas). "Evitei até agora, trinta e dois meses de Governo, fazer refinanciamentos de impostos devidos (Refis). Entendo que a vulgarização desta prática de refis é um desestímulo aos que honram os seus compromissos", afirmou o governador em seu microblog.

Ainda segundo o governador, ficou definido que serão feitas as remissões totais de dívidas geradas antes de 31 de dezembro de 1994; de débitos de Imposto de sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) inferiores a R$ 10 mil por Cadastro Geral de Contribuintes (CGC) e contraídos antes de 31 de dezembro de 2006; e de débitos de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) inferiores a R$ 5 mil contraídos por pessoa física ou CGC até 31 de dezembro de 2006. O projeto de lei será encaminhado na próxima semana para a Assembleia Legislativa. "O REFIS 2009 permitirá a saída do cadastro de inadimplentes do Estado de 140.528 contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas que poderão recomeçar uma nova vida", ressaltou Cid.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado/Casa Civil

Recuperação do emprego formal

No Ceará, há uma tendência de elevação do estoque de emprego formal, com uma taxa de crescimento médio de 5,7% a.a, em 1998/2007, gerando 46 mil empregos/ano. Somente em 2008, o estoque de empregos no Ceará foi de 1,1 milhão. Os dados fazem parte do estudo "Emprego formal no Ceará: um enfoque regional", lançado nesta quinta-feira, 17, pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), no auditório da Unidade do Centro. Ainda segundo os números apresentados no documento, a partir de 2002, o estoque de emprego no estado passa a crescer bem mais rápido do que o estoque nacional.

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2007/2008, em média, foram criados 40,6 mil novos empregos/ano no Ceará, dos quais 33,7 mil localizaram-se na Região Metropolitana de Fortaleza (82,94%), ou seja, para cada emprego no Interior, dois eram originados na área metropolitana. Desde 2003, quase 67% do estoque de emprego está localizado na RMF.

Dos empregos gerados em 2007/2008 (81.163 empregos), destacam-se os setores da indústria de transformação (20.056), construção civil (6.875), comércio (22.829), serviços (26.644) e agropecuária (1.566). Dos 176,9 mil novos empregos no estado, em 2004/2008, 148,4 mil ocupações foram criadas nos estabelecimentos de até quatro empregados (84%), demonstrando a marcante presença dos pequenos estabelecimentos.

O estudo traz, ainda, informações sobre a geração de empregos segundo as regiões administrativas, os níveis salariais e o perfil do emprego gerado no Estado. Para acessar o documento na íntegra, acesse o site do IDT (www.idt.org.br).

Assessoria de Comunicação do IDT/Ana Clara Braga (anaclara@idt.org.br/ 3101.5500)

Semana Nacional do Trânsito

O Detran abre a Semana Nacional de Trânsito às 9 horas desta sexta-feira, em solenidade na Escola de Educação para o Trânsito, que funciona na sede do órgão (Avenida Godofredo Maciel, 2.900, Maraponga). A Semana acontece em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro, com o destaque para o tema deste ano “Educação de trânsito”. Durante toda a semana, haverá blitze educativas nas vias de Fortaleza e do Interior do Estado.

A programação da Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Departamento Nacional de Trânsito(Denatran) e realizada pelos órgãos executivos de trânsito de todo o País, consta ainda da visitação de crianças, das 9 às 13 horas, do próximo domingo, dia 20, à unidade móvel de Educação para o Trânsito, na Avenida Sebastião de Abreu, no Parque do Cocó, onde acontece, sempre aos domingo, uma programação da Secretaria dos Esportes do Estado. Essa unidade, que atua no Estado desde o ano passado, já atendeu a mais de 2 mil crianças, que podem brincar de guiar veículos, por controle remoto, em uma minicidade, com sinalização horizontal e vertical, feita de peças da Lego, além de assistirem à vídeos e participarem de palestras.

A Escola de Educação para o Trânsito, inaugurada em maio último, com investimento de R$ 1,6 milhão, é a primeira do Nordeste com a estrutura de mil metros quadrados e pista de teste de 600 metros quadrados (toda asfaltada), com visita agendada e guiada para alunos das escolas públicas e privadas, da faixa etária de 6 a 16 anos. Desde maio, quando foi inaugurada, recebe diariamente uma média de 100 estudantes, nos dois turnos do dia, com 3 horas/atividades. Mais de mil alunos já visitaram o equipamento. A programação de visitas de escolas já está preenchida até outubro. O agendamente é para o mês de novembro e pode ser feito pelo telefone 3101.5898.

A Escola de Educação para o Trânsito tem área coberta de mil metros quadrados, além de 600m quadrados de pista de teste (toda asfaltada e sinalizada), abrigando auditório de 60 lugares, com equipamento de projeção e telão, sala de lanche, sala de controle, com cinco cadeiras de automóveis, com tela de LCD de 26 polegadas, para jogos virtuais de trânsito, sala de atividades, com nove bancadas para montagem de minicidades, lan house, com 16 cabines, equipadas com três jogos de educação de trânsito, dois dos quais desenvolvidos pela equipe de informática do Detran.

Uma das atrações da Escola é a minicidade, sobre uma plataforma de 40 metros quadrados, construída com 150 mil peças da Lego, formando a cidade, com miniaturas de equipamentos da cidade, como Theatro José de Alencar, Centro Cultural Banco do Nordeste, Mercado Central, Praça do Ferreira, Castelão, Aeroporto, Ginásio Paulo Sarasate, Mausoléu do Ex-Presidente Castelo Branco.

O Ssperintendente do Detran, João Pupo, explicou que esse equipamento foi idealizado desde o início da atual gestão, para suprir o estado de um equipamento de educação exclusivamente para o trânsito. Segundo ele, a escola tem difundido a idéia de fazer com que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as leis do trânsito, por meio de uma atividade que todos gostam: a diversão, com o manuseio de jogos educativos. Nos jogos virtuais, as crianças podem conduzir veículos, respeitando a faixa de pedestre, o sinal vermelho, o limite de velocidade, usando a sinalização do veículo para dobrar à direita ou à esquerda; e não estacionar em local proibido.

Assessoria de Comunicação do Detran-CE/Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br/ 3101.5813)

Defensoria abre espaço

Para ouvir a população e saber dos problemas enfrentados pelas comunidades, além de possibilitar a troca de sugestões, críticas e observações para a melhoria dos serviços prestados, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE-CE) irá realizar na próxima sexta-feira, 18 de setembro, o evento Defensoria Pública de Portas Abertas. Essa é uma oportunidade que a Defensoria Pública do Estado abre para toda a população de se manifestar e também conhecer um pouco mais de como essa Instituição pode estar ajudando na solução de muitos dos seus problemas vivenciados. O evento, que irá acontecer na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), das 13h30min às 17h30min, contará com a parceria da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, de Lideranças Comunitárias, entre outras entidades.

A Defensoria Pública irá reunir cerca de 600 pessoas de diversos bairros e comunidades da capital, para dar oportunidade a todos de apresentarem as problemáticas e dificuldades enfrentadas nos seus respectivos bairros. A proposta é que a Defensoria Pública reúna todas as questões levantadas e direcione para os órgãos responsáveis, em busca de soluções.

Na abertura os participantes serão recepcionados no Auditório da Faculdade de Direito, aonde será apresentado o que é a Defensoria Pública, qual o seu papel e como ela pode ajudar a comunidade. Em seguida, os participantes serão divididos entre os seis fóruns de debates (salas específicas): Saúde, Segurança, Educação, Acesso à Justiça, Moradia, e por fim, Juventude, Esporte e Lazer. Em cada uma dessas áreas, as comunidades poderão manifestar seus principais problemas vividos. É a Defensoria Pública chegando cada vez mais próximo dos seus assistidos para promover o acesso à justiça, a inclusão social e a democracia.

Assessoria de Imprensa da Defensoria

Ana Sílvia Magalhães (imprensa@defensoria.ce.gov.br/ 3101.4372)

Conscientização ambiental

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Instituto do MeioAmbiente do Município de Caucaia (Imac) concluem nesta sexta-feira (18), o projeto de conscientização ambiental em escolas da rede pública de ensino de Caucaia. Cerca de 80 alunos da escola Hermínia Zednick, no Parque Potira, em Caucaia, receberão as palestras e apresentações teatrais do Programa Sócio-ambiental de Educação em Saúde da companhia.

O objetivo é mostrar os benefícios do saneamento básico para a melhor qualidade de vida da população, explicar a importância dos serviços de distribuição de água potável e esgotamento sanitário e apresentar dicas de preservação ambiental para os estudantes, tornando-os multiplicadores.

"É uma forma de aprender a proteger a natureza e economizar água, de forma lúdica, através do teatro de mamulengos da Cagece", destaca Vitória Lopes, assistente social da companhia. Só esse mês, o programa já sensibilizou aproximadamente 170 crianças e adolescentes na Grande Caucaia. Também já receberam o projeto a instituição de ensino Luís Rocha Mota, na BR-222, km 34, no Cauípe; e a escola Raimunda Nonata Forte Sales, na região do Garrote, na Tabuba.

Assessoria de Imprensa da Cagece/Márcio Teles (marcio.teles@cagece.com.br/ 3101.1828)


Seguidores

Arquivo do blog