sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mudança na diretoria do BNB


Informa o Ambiente de Comunicação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB):

"O Conselho de Administração do Banco do Nordeste indicou o funcionário José Sydrião de Alencar Júnior para a Diretoria de Gestão do Desenvolvimento, em substituição a Pedro Rafael Lapa, que retorna às suas atividades no Banco Central do Brasil. A eleição ocorreu durante reunião ordinária realizada hoje, na sede da Instituição, em Fortaleza.De acordo com Sydrião Alencar, é uma honra passar a compor a Diretoria do BNB. “Tenho consciência da responsabilidade e espero trabalhar em conjunto com as demais áreas, dentro das diretrizes do Banco do Nordeste”, afirmou. Ele agradeceu a confiança do presidente Roberto Smith e do Conselho de Administração e disse estar disposto para os desafios que estão por vir.

À frente do Escritório Técnico de Estudos do Econômicos Nordeste (Etene) desde 2003, Sydrião Alencar é funcionário de carreira do Banco, admitido em 1976. É Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (Caen), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Economia pela UFC. O futuro diretor do BNB foi presidente do Conselho Regional de Economia – Ceará e, na Câmara dos Deputados, assessorou o relator do projeto de lei do Plano Plurianual de Aplicação dos Recursos Orçamentários do Governo Federal 1996-1999. Atualmente, é também coordenador dos cursos de especialização e de graduação em Comércio Exterior da Unifor, editor científico da Revista Econômica do Nordeste (REN) e da Revista BNB Conjuntura Econômica, publicadas pelo BNB."


Marina versus Dirceu

Da correspodente do Grupo Estado no Ceará, Carmen Pompeu:
"Marina rebate Dirceu e diz que foi eleita por bandeira
CARMEN POMPEU - Agencia Estado
FORTALEZA - Em resposta às críticas feitas pelo ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado, José Dirceu (PT-SP), a senadora Marina Silva, recém filiada ao PV, disse hoje em Fortaleza que foi eleita por suas bandeiras e por isso não entregou seu mandado ao PT quando deixou a legenda.Marina está em Fortaleza desde ontem à noite, quando proferiu palestra para estudantes de uma faculdade particular. Hoje pela manhã, a senadora concedeu entrevista à Rádio O Povo/CBN, mesmo espaço no qual Dirceu a comparou aos políticos tradicionais por não ter colocado o mandato de senadora à disposição do PT. À tarde, ela acompanha cerimônia de novas filiações ao PV na Assembleia Legislativa do Ceará. Fazendo questão de ressaltar que não é candidata à sucessão de Lula "ainda", Marina Silva afirmou que vai percorrer o País realizando encontros para debater a questão do desenvolvimento com sustentabilidade. De acordo com ela, o PV terá candidato próprio à presidência da República no primeiro turno.Ela se colocou contrária ao caráter plebiscitário que alguns políticos defendem para as eleições de 2010. "É legítimo que tenha a candidatura do Ciro (Gomes, deputado federal pelo PSB); que tenha a candidatura do PV; que tenha a candidatura do PSOL, dos partidos que querem se colocar para essa disputa. Não vejo porque termos um plebiscito", disse.Indagada se ela, ao lado de Ciro Gomes, contribuirá para forçar o segundo turno na disputa 2010, reagiu: "Qualquer afirmação desse tipo soaria como arrogância". Observou que o fundamental é garantir o debate sobre as questões do País.
Marina deixou claro que não pretende entrar na disputa pela Presidência como "a candidata do presidente Lula". Mas ressalvou que não fará oposição por oposição. "Existem muitos (candidatos) que estão disputando essa possibilidade de se transformar no candidato do presidente Lula. Eu, obviamente, se for candidata, serei a candidata do PV e não terei nenhuma dificuldade em reconhecer os avanços do governo de presidente Lula e buscar aquilo que acho mais importante, que possamos avançar nessa agenda para o desenvolvimento sustentável do Brasil", comentou.
Perguntada se não temia ser rotulada como candidata de um tema só, por ser referência na luta pelo Meio Ambiente, respondeu que essa é uma visão equivocada, pois a questão do desenvolvimento com sustentabilidade, segundo ela, passa por diversos aspectos. Por diversas vezes, Marina Silva citou a campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um bom exemplo a ser seguido, principalmente na forma de arrecadar recursos. "Muitas pessoas contribuíram porque acreditaram nas convicções dele", comentou. Ela também deixou claro que, caso seja candidata, as contribuições para sua campanha terão total transparência."

BNB apoia Semana Dom Hélder

Para encerrar a tarde esta nota do banco do Nordeste do Brasil *BNB), que hoje se viu cercado pelos bancários em greve, durante a festa dos 20 anos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE):
"Personagem com atuação internacionalmente conhecida, o cearense Dom Helder Câmara foi uma das vozes mais ativas no combate à ditadura militar. Nos seus 90 anos de vida, promoveu também a inclusão social de milhares de pessoas carentes. Em 2009, o bispo estaria completando 100 anos. Momento mais do que apropriado para a realização da Semana Dom Helder Câmara, com intuito de reverenciar e manter viva as causas semeadas por ele. O Banco do Nordeste, reconhecendo a importância do religioso, apoia essa iniciativa. O evento acontece em Fortaleza, de 26 de setembro a dois de outubro.
Para o consultor interno do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), Clarício dos Santos, o apoio do BNB reconhece o trabalho de Dom Helder em prol do desenvolvimento social. “O Banco do Nordeste participa da realização dos eventos comemorativos ao jubileu de D. Helder, tendo em vista a identidade da sua missão de promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural da Região Nordeste, sempre batalhando na busca de melhores condições de vida para os pobres e desvalidos da sociedade”, completou.A programação será iniciada com o filme “Dom Helder, o santo rebelde”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos dias 26, às 19 horas, e 27, às 10 horas.
O evento continua no Colégio Santo Tomás de Aquino, com a realização das palestras “Dom Helder, a espiritualidade do conflito”, “A repressão ao pensamento teológico na Igreja de hoje” e “Bispos para a Igreja ou bispos para o mundo?”, respectivamente nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. Nesse dia, também haverá o lançamento do livro “A experiência ensina o bispo”, de Dom Clemente Isnard, de Pernambuco. Antes das palestras, haverá apresentações culturais. O evento será encerrado com uma caminhada “Ai de mim se eu me calar”.
O percurso vai da Praça do Carmo até a Praça dos Câmaras (próxima ao Passeio Público). A Semana Dom Helder Câmara é promoção de “O Grupo” – entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo exercer atividades no campo da defesa de direitos sociais – e organizações associativas ligadas à cultura e à arte".

Agenda da noite de sexta

Tenho três importantes compromissos na noite de hoje, já que a FIC resolveu, neste semestre, me dar folga nas noites de sextas. Um é o lançamento do Prêmio Sefin, no Gran Marquise Hotel. Outro é o jogo do Fortaleza contra o Campinense, no Castelão. Mas no intervalo dos dois estarei no lançamento do livro "Quinze Estivas do Mundo". do cearense Flávio Sombra Saraiva, no Centro Cultural Oboé.
A obra relata suas experiências profissionais e pessoais pelo mundo, desde a terra natal, o Ceará, passando por diversos outros países na América Latina, Europa e África, sob uma perspectiva analítica abordando Diplomacia e Relações Internacionais. O livro possui 15 capítulos distribuídos em 112 páginas. Publicado pela editora Premius, será vendido nas Livrarias Livro Técnico a R$ 30,00.

Leve seu cão para vacinar amanhã

"Neste sábado (26), de oito da manhã às cinco da tarde, 823 postos estarão disponíveis na cidade para vacinação de cães e gatos contra a raiva. A meta da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica é atingir 330 mil animais a partir de dois meses de idade em Fortaleza. A ação envolverá cerca de três mil pessoas, entre agentes sanitaristas, agentes comunitários de saúde, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), estudantes de Veterinária e voluntários. Doença causada por vírus, a raiva atinge animais e humanos, afetando o sistema nervoso.
Em geral, a partir do aparecimento dos sintomas no homem, não existem mais chances de sobrevivência. Há registro de apenas três casos de cura no mundo, sendo um deles no Brasil. Em Fortaleza, desde 2003, quando foram identificados três casos de raiva humana e 21 em animais, não houve mais registros da doença.

Ciro versus Serra II

Do site do O Estadão agora á tarde:
"Ciro autodeclara-se candidato e diz que Serra tem a 'alma feia'
"A conduta pessoal dele em relação aos adversários é destrutiva, impede o diálogo", disse o deputado
Carolina Freitas, da Agência Estado
SÃO PAULO - O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) declarou-se candidato à Presidência da República nesta sexta-feira e, já em tom de campanha, atacou aquele que pode ser seu maior adversário nas eleições de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Apesar de dizer que sua candidatura será decidida só em fevereiro do próximo ano, com a palavra final da cúpula do PSB, Ciro afirmou após o evento: "Sou candidato pela terceira vez, um candidato da base do governo."
Em discurso a cerca de 200 sindicalistas da Força Sindical, na capital paulista, o socialista acusou o oponente tucano de ser "feio para caramba, mais na alma do que no rosto". Sobrou munição até contra a possível candidata do PT à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, mesmo sendo Ciro da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Ontem (24), estava eu falando mal do Serra e a Dilma agarrada com ele", alfinetou, em tom de brincadeira, em referência às cenas de cordialidade protagonizadas pelo governador e a ministra em um evento em São Paulo. Ciro reclamou que Dilma está seguindo o estilo "Lulinha paz e amor" do presidente.
Mais tarde, em coletiva, o deputado explicou ao que se referia ao falar da "feiura" de Serra. "A conduta pessoal dele em relação aos adversários é feia, destrutiva, impede o diálogo", disse. "Ele não enfrenta os adversários com uma linguagem civilizada."
Na defesa de sua própria candidatura, Ciro criticou a aliança entre o PT e o PMDB, referindo-se a ela como "frouxa" do ponto de vista "moral e intelectual" e com tendências ao "conservadorismo". Para Ciro, o fato de ele concorrer à parte do PT, o livra de ter de defender políticos como o presidente do Senado, José Sarney (PMDB).
"Tudo bem se ficar PT com PMDB. Eles ficam com o tempo de TV e o poder do mundo todo", disse o deputado. "A outra parte vai pro meio da rua, livre, sem ter de homenagear Sarney. Senão eles (do PSDB) vão acusar a gente de estar agarrado com (o senador Fernando) Collor (PTB) e Sarney e nós não vamos poder dizer nada. O PT fez um cavalo de pau violento, mas a gente não precisa fazer esse cavalo-de-pau."
Embalado pelos resultados da última pesquisa de intenção de votos, Ciro fez discurso em defesa da redução da jornada de trabalho na calçada, em frente ao Palácio dos Trabalhadores, sede da Força Sindical. Cerca de cem pessoas que esperavam na fila do restaurante do governo estadual Bom Prato ouviram a fala do deputado, mas não esboçaram qualquer reação. Sindicalistas aplaudiram a fala de Ciro.
Ao lado do deputado federal Paulo Pereira (PDT) e do jogador de futebol Marcelinho Carioca, que deve se filiar ao PDT para concorrer à Câmara Federal, Ciro puxou uma corda para desvelar um painel que mostrará os deputados federais paulistas que são contra ou a favor do projeto de redução de jornada. Foi saudado por Paulinho como "meu candidato a presidente"."

PR, PV e PSDB engordam

Em tempo de mudanças de partido, eis que o PR, o PSDB e o PV ganham hoje novos filiados.
Vamos nós:
No PR, presidido pelo ex-governador Lúcio Alcântara, em festa café da manhã, no Gran Marquise Hotel, as filiações de Marcos Lima (TV Diário), Antônio Mourão Cavalcante (deixou PDT), Cândido Albuquerque (ex-presidente da OAB-CE), Florentino Cardoso (ex-diretor do Hospital geral de Fortaleza), Edilmo Costa (ex-prefeito de Iguatu) e Sérgio Rodrigues (empresário).
No PV e PSDB os novos nomes ainda não sairam.

Sefin lança III Prêmio

"A terceira edição do Prêmio Sefin de Finanças Municipais será lançada hoje (25), a partir das 20 horas, no Gran Marquise Hotel. Durante a solenidade, haverá debate sobre como estimular o empreendedorismo individual em Fortaleza, com representantes do Ministério da Previdência, Sebrae e Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).
Este ano, o Prêmio continua a contemplar trabalhos acadêmicos, jornalísticos e de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. A terceira edição do Prêmio se apóia em três eixos temáticos.
O primeiro é o estímulo à pesquisa nas áreas de finanças, tributação, auditoria, contabilidade e tecnologia da informação aplicada à administração pública municipal.
O segundo, o reconhecimento do trabalho de jornalistas locais na abordagem das finanças públicas em âmbito municipal.
O terceiro é o incentivo ao ensino da educação fiscal nas escolas das redes pública e privada.
Em todas as áreas, os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro, certificado e publicação do trabalho (no caso da área de pesquisa). Para as categorias infantil e infanto-juvenil, a premiação será um produto que pode variar entre computador e micro system. As inscrições acontecem até seis de novembro no site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/premiosefin.

Globo entrega Maria Célia

Matéria bombastíca de O Globo de hoje: "http://bit.ly/orI8A". Vale a pena conferir.

Radioweb comemora data

"A Agência Radioweb parabeniza todas as emissoras parceiras pelo Dia do Rádio comemorado nesta sexta-feira. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto - o “pai do rádio brasileiro”. Em 1923, ele fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em caráter experimental e com pouca tecnologia. De lá para cá, muitos avanços aconteceram. Quem diria que em 2009 teríamos transmissões pela internet? Para a próxima semana, preparamos um presente especial às emissoras parceiras. Não percam!

Ciro versus Serra

Folha Online ressalta declaração de Ciro Gomes contra José Serra:
"25/09/2009 - 15h11
Ciro faz críticas a Serra e diz que tucano é "mais feio na alma do que no rosto"
TATHIANA BARBARda Folha Online
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) fez críticas nesta sexta-feira ao seu desafeto político, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Os dois devem disputar a Presidência da República em 2010.
"Ele [Serra] é feio para caramba, mais feio na alma do que no rosto. Ele tem uma truculência ao se relacionar com seus adversários. A conduta pessoal dele em relação aos seus adversários é uma conduta feia, de não enfrentar com linguagem civilizada, uma atitude destrutiva, que inibe o diálogo. Para mim, é horrível. Até minha conta pessoal de salário ele conseguiu que um juiz de São Paulo bloqueasse", disse Ciro.
A reportagem já entrou em contato com a assessoria de Serra e aguarda um retorno sobre a declaração do socialista.
Ciro reafirmou hoje sua disposição em disputar a Presidência da República em 2010 e disse ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre assunto, que ficou de pensar sobre a possibilidade de duas candidatura da base --a outra seria a da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Lula ficou de dar uma resposta ao socialista em fevereiro.
Setores do PT são contrários ao lançamento de duas candidaturas da base. "Devemos ter duas candidaturas da base. Uma que esteja na TV e outra nas ruas mostrando as coisas que o governo fez", afirmou Ciro.
Ciro também comentou sobre o ingresso do vereador Gabriel Chalita (SP) em seu partido. Chalita deixou o PSDB para se filiar ao PSB.
"Achei muito boa [a filiação]. Liguei para ele dizendo que seria bem-vindo. Ele é uma pessoa muito querida de uma parte importante de São Paulo e do Brasil, muita respeitada e muito boa. Se ele for mesmo assinar a filiação na terça-feira, eu estarei lá para testemunhar esse gesto."

Fanor destaca gastronomia


A AD2M informa:
"A gastronomia é um dos eixos do turismo e quando um destino consolida esse setor, certamente se destaca frente aos demais. No Ceará, os empresários do setor de alimentação já entenderam a necessidade de profissionalizar a gastronomia local, tanto que estão à procura de cursos de capacitação para fomentar seus negócios.
A Faculdade do Nordeste (Fanor) vem suprir essa necessidade com o lançamento do Centro de Gastronomia Fanor. O evento aconteceu na última quinta-feira (24), reunindo imprensa e profissionais de gastronomia para um banquete promovido pelo chef Fernando Barroso. A cozinha experimental surgiu da necessidade de capacitar os estudantes de turismo para um mercado promissor e que depende de uma mão-de-obra especializada para lidar com um público exigente.
A expectativa da Fanor, de acordo com Samira Lodi, coordenadora do curso de Turismo, é desenvolver profissionais qualificados para atender a uma demanda de mercado. “O turismo no Ceará cresce a cada ano, atraindo pessoas do mundo inteiro em busca de nossas belezas naturais, dos atrativos e com serviços de qualidade. Neste sentido a gastronomia exerce um papel fundamental no acolhimento ao turista. O Centro Gastronômico Fanor vem para formar profissionais que façam a diferença e multipliquem esse conhecimento”, explica Samira.
O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhões (2004), gera em torno de 170 milhões de postos de trabalho, o que representa um de cada nove empregos criados no mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo, isto representa 10,6% da força de trabalho global.
Neste cenário de fomento ao turismo, o curso de Gastronomia é um dos mais procurados do Brasil. Isso porque a culinária de cada região é reconhecida como patrimônio imaterial de fomento ao turismo, sendo uma das bases e fatores de atração desta atividade."
Na foto Márcia Falcão, ex-aluna da Fanor, agora comandando seu prório catering (serviço alimentar em lugares remotos).

Alessander orienta promotores sobre PEC

A Assessoria de Imprensa do Ministério Público Eleitoral destaca:
"O procurador regional eleitoral cearense , Alessander Sales, encaminhou, ontem, recomendação aos promotores de justiça eleitorais do Estado, afirmando a inconstitucionalidade existente no modo de aplicação da Emenda Constitucional (EC), que aumenta em 7.709 o número de vagas de vereador em todo o país.
A iniciativa segue os passos da recomendação emitida pelo procurador regional eleitoral em São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves na última quarta-feira (23), considerando que existe uma polêmica na proposta em torno dos seus efeitos. De acordo com o textoda EC, a aprovação dar a entender que possa ter efeito retroativo. Desta forma, os vereadores suplentes poderiam ser empossados comotitulares ainda este ano.
Para Alessander Sales ao aplicar anova emenda ter-se-á a estranhíssima figura de vereadores eleitos por voto popular, de acordo com as regras eleitorais vigentes em 2008, convivendo com outros vereadores, que não obtiveram êxito naquele certame, que ocuparão suas cadeiras por força de emenda constitucional.
Assim como prova de inconstitucionalidade, a recomendação também explica que com a Emenda Constitucional, objetivando o aumento do número de vagas de vereador com aplicação imediata se trata de umaofensa à cláusula pétrea, afinal a ocupação de cargos de representação será feita por obra de outros representantes. Isso somente seriapossível antes da Emenda Constitucional em dois momentos, quando a Constituição autoriza a eleição indireta ou em face da jurisdiçãoconstitucional.
Também há no documento enviado aos promotores, a certeza de que asegurança jurídica é ofendida. No caso, a norma defendida pela EC reverte situação consolidada, indo contra a regra da anualidade eleitoral prevista no artigo 16 da Constituição. *O número de vagas em disputa é informação essencial até para limitar a quantidade de candidatos que cada partido pode lançar*, explica Alessander Sales.
A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última terça-feira (22), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Vereadores. O texto votado em segundo turno aumenta em cerca de 7.709 o número devagas de vereadores no País. A proposta foi aprovada com 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções".

Abertas inscrições para Conef

VSM informa:
"O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF/CE) realiza nos dias 28 a 30 de outubro, no Hotel Gran Marquise em Fortaleza, o Congresso Nacional de Executivos de Finanças - XX Conef. Considerado o mais tradicional e relevante evento da área financeira, por ser um importante definidor de tendências no setor, o Congresso traz grandes referências nacionais e internacionais para discutir o tema: “Economia Brasileira e as Perspectivas de Desenvolvimento”.
A programação do XX Conef, voltada para os executivos, empresários e formadores de opinião, já inicia com grande destaque, ao trazer o painel ministrado pelo Presidente IBEF Nacional, Henrique Luz e pelo Presidente IBEF Ceará, Sergio Silveira Melo. INSCRIÇÕES - A programação completa pode ser acessada no site www.ibefce.org.br/conefxx. Para os interessados, as inscrições seguem até o dia 10 de Outubro. Após esta data, somente no local do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações através do telefone: 3433.8464".

Executivos conhecem campo de golfe

Da destacada AD2M recebo e divulgo com o maior prazer na informação:
"O golfe, modalidade esportiva a chegar recentemente ao Ceará, será apresentado amanhã (26), sábado, a partir das 9 horas, aos participantes do V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa, durante evento a ser realizado no campo de golfe montado no empreendimento imobiliário Aquiraz Riviera, localizado no município de Aquiraz (CE), a cerca de 30 minutos de Fortaleza. O Desafio de Golfe da Língua Portuguesa será uma oportunidade para conhecer um pouco mais do esporte em uma Clínica a ser ministrada pelo comentarista da ESPN Internacional, Ricardo Melo.
Os participantes conhecerão o campo de golfe do Aquiraz Riviera e serão convidados a testar as habilidades, disputando algumas modalidades como a competição de distância (habilidade de cada jogador em impulsionar a bola mais longe, com diferentes tipos de tacos), competições de precisão (habilidade em aproximar a bola de um alvo definido considerando várias distâncias e condições de terreno), e competições de putts (habilidade de cada jogador nas tacadas de finalização)
O V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa (VEENLP) será realizado na segunda (28) e terça-feiras (29), no Centro de Convenções do Ceará, e receberá cerca de mil representantes dos oito países de língua portuguesa.
O Aquiraz Riviera Golf Links, localizado dentro do empreendimento imobiliário Aquiraz Riviera, possui um campo de golfe com um percurso clássico, tipo links, à beira mar e com vista para a praia de Marambaia. Atualmente, já funcionam os quatro primeiros buracos, de um total de 18, além do putting green e driving range, o que já o torna apto a receber competições de golfe. No início de 2010, o campo já contará com nove buracos prontos e entre o final de próximo ano e início de 2011, o Aquiraz Riviera Golf Links terá os 18 buracos, transformando-o em um campo de golfe de categoria internacional, aberto, portanto a sediar qualquer tipo de competição, inclusive profissionais internacionais."

Acert comemora Dia do Rádio

Informa a Assessoria de Imprensa da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert):
"As peças vitoriosas da edição número 6 do Prêmio Acert de Propaganda em Rádio serão conhecidas amanhã (26), no Lulla’s Buffet Aldeota (Rua Coronel Linhares, 291), por ocasião das comemorações relativas ao Dia do Rádio. Como ocorre todos os anos, a promoção premia duas categorias, Agências e Estudantes Universitários, agraciando com cheques, placas e certificados, os trabalhos vitoriosos em jingle e spot.
A programação comemorativa ao Dia do Rádio, com início marcado para 10 horas da manhã, terá ainda a apresentação do resultado de pesquisa realizada com os radiodifusores cearenses e uma aula-palestra que será proferida pelo radialista Ciro Pedroza, numa parceria da Acert com o Sebrae-Ce.
Acontecerá a exibição de um documentário sobre a vida do saudoso radialista Afrânio Peixoto, ex-presidente da entidade, produzido pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenado pela professora Erotilde Honório.
Por ocasião da programação do Dia do Rádio, a Acert vai prestar uma significativahomenagem às emissoras que completam no decorrer de 2009, 20, 30 e 50 anos de fundação. As emissoras a serem homenageadas são as seguintes: Rádio Vale do Coreaú (20 anos), Rádio Iracema de Ipu (20 anos), Rádio Macambira de Ipueiras (20 anos), Rádio Jornal de Canindé (30 anos) e Rádio Educadora do Nordeste (50 anos). Os representantes destas emissoras receberão placas de Honra ao Mérito alusivas ao acontecimento."

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tasso abona novos tucanos

Convite do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE): "Convido todos para participar do grande Ato de Filiação ao nosso PSDB do Ceará. Evento acontecerá no dia 25 de setembro, a partir das 17h30min, no Hotel Praia Centro, localizado na Av. Monselhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema, em Fortaleza. Participe desse importante momento, que significará o fortalecimento do PSDB em nosso Estado."

5 anos da morte dos soldados da BAFz


Um jovem de 73 anos-O Estado

"Até parece que foi ontem...Nascido naquele distante 24 de setembro de 1936, o Jornal O Estado está completando, hoje, 73 anos de fundação, com a aparência e o vigor de um jovem que, por meio de um trabalho sério e eficiente, ignora a palavra DERROTA para superar os desafios. O espírito de superação tem acompanhado a trajetória do jornal ao longo dessas mais de sete décadas, na defesa da livre expressão e no combate às desigualdades. Foi assim em um primeiro momento, sob o comando de José Martins Rodrigues, sequênciado com Venelouis Xavier Pereira (1964-1996) e, mais recentemente, com seus sucessores Wanda Palhano, Ricardo Augusto Palhano Xavier, Soraya Palhano, Solange Palhano, Adlay Stevenson de Palhano Xavier, e Rebeca Ferrer Xavier.
A trincheira de lutas chamada Jornal O Estado chega aos seus 73 anos, respaldado pela credibilidade conquistada junto à sociedade cearense por exercer um jornalismo com independência e expressando a verdade, doa a quem doer.No último biênio, por exemplo, O Estado deu outro exemplo de uma saga vitoriosa pela força do trabalho. Enquanto o mundo sofria as consequências de uma crise econômica sem precedentes na história, o jornal explorou a criatividade e ousadia do seu corpo funcional para crescer. Neste período, enquanto as empresas reduzia postos de trabalho, reduzia despesas e paravam de investir, por conta das incertezas nos cenários interno e externo, o jornal contratava mais profissionais, ampliava o seu leque de produtos, com o lançamento de novos cadernos e adquiria modernos equipamentos para ampliar seu parque gráfico e tecnológico. Graças a essa nova mentalidade de gestão, O Estado desconheceu a CRISE ECONÔMICA. Pelo contrário, conquistou mais espaço no mercado e chega ao seu aniversário de 73 anos dividindo com seus clientes, leitores, amigos e colaboradores, o brinde de mais uma etapa vencida e da certeza de que estamos no caminho certo!"

Farol trata da gentileza

"A quarta edição da revista Farol, publicação da Prefeitura editada através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), será lançada amanhã, às cinco e meia da tarde, no Passeio Público. A Farol neste número foco a gentileza. Entre outras matérias, passeia pelos corredores e apartamentos do lendário edifício Jacqueline, na Avenida Beira Mar; conhece de perto um inventor de geringonças; serve de bandeja as peripécias da rotina dos garçons cearenses; experimenta a receita de simplicidade de um badalado cozinheiro; visita cabeleireiros e barbearias; e entra na Kombi do Emaús para observar a humanidade sob a ótica dos objetos que ela descarta. De caráter cultural e antropológico, Farol se vale da força da grande reportagem e do texto narrativo, próximo da crônica, para contar sobre a cidade através das histórias de vida de seus moradores.
Com tiragem de 25 mil exemplares, a primeira edição da revista foi lançada em outubro de 2006. "

Marina Silva hoje na FA7


Hoje tem às sete e meia da noite, na FA7, a senadora Marina Silva, presidenciável do PV para 2010. Tema do debate é "Sustentabilidade e Desenvolvimento do Brasil no Século XXI."

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Começa amanhã Festival de Repentistas

Degáge informa:
"Um grande encontro de poesia popular nacional e internacional. É o que promete o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, que chega a sua quinta edição de amanhã a domingo, em Limoeiro do Norte, a 200 Km de Fortaleza. Os sons das violas, das cantorias e dos repentes vão entoar a Praça Matriz da cidade conhecida como Princesa do Vale, que recebe pela segunda vez este festival de cultura popular. O evento vai reunir mais de cinquenta artistas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí, entre violeiros, poetas, repentistas, emboladores e aboiadores, além de dois trovadores de Roma, dois de Cuba, que se apresentam em palco aberto aos moradores do Baixo Jaguaribe. Durante os quatro dias, a programação começa de manhã com o “Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina”, onde se reúnem pesquisadores e artistas para discutir a cultura popular no contexto das manifestações orais. À noite, o palco da Praça Matriz recebe atrações locais, nacionais e internacionais. No total, 24 duplas de cantadores se apresentam no período do festival, entre eles Sebastião da Silva (PB), Ivanildo Vila Nova (PE), Zé Viola (PI), Valdir Teles (PE), Moacir Laurentino (PB), Severino Feitosa (PE), Raimundo Caetano (PB), Zé Cardoso (RN), João Paraibano (PB), Silvio Grangeiro (CE) e João Lourenço (PB). Aos brasileiros, juntam-se os trovadores Eulicer Téllez Fernández e Gaspar Esquivel, de Las Tunas (Cuba) e Donato de Acutis e Enrico Rustici, de Roma (Itália).
A programação musical contará também com nomes como Luizinho de Irauçuba (CE), Betinho Aguiar (CE), Myrlla Muniz (CE) e a cirandeira Lia de Itamaracá (PE). Mas o palco será também para recital de poesias, aboios e emboladas com Beija Flor (CE) e Vem Vem (CE), Gabriel da Paraíba (PB) e Larissa Macedo (CE). A programação é aberta ao público e gratuita. Homenagens Nesta edição, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas homenageia pessoas que deram sua contribuição para a cultura popular como, o deputado Aldo Rebelo, o secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Pacatuba, Luiz Emanuel Pereira Monteiro, o repentista paraibano Chico Mota, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, entre outros. No total, onze personalidades receberão homenagem e serão agraciadas com troféu.
Sob a curadoria da professora doutora Simone Oliveira de Castro, Secretária da Comissão Nacional de Folclore, o V Festival Internacional dos Trovadores e Repentistas realiza o “Seminário Vozes de Mestres: a palavra (en)cantada na cultura oral nordestina” que propõe um debate sobre a importância da oralidade, da palavra oral na cultura nordestina, através das vozes dos diferentes mestres e suas linguagens, seja na cantoria, na embolada, na poesia matuta, ou no cordel, expressão dessa oralidade no impresso. Neste debate, estarão presentes tanto os pesquisadores quanto os criadores dessas artes/linguagens, contando a visão e a experiência de cada um, seja a acadêmica, seja a artística. Entre os artistas, o poeta Geraldo Gonçalves, sobrinho de Patativa do Assaré; o poeta cordelista Rouxinol do Rinaré, cujo trabalho é conhecido internacionalmente e figura como membro da Academia Brasileira de Cordel; e Beija Flor, que há 20 anos se dedica à poesia e ao repente. Entre os pesquisadores, prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa, autor da tese “Patativa do Assaré: a trajetória de um canto”; a prof. Francisca Pereira dos Santos – Fanka (CE), doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; o prof. Nenen Patriota (PE), poeta cordelista e pesquisador da cultura popular; e o professor italiano Paolo Scarnecchia, pesquisador da cultura brasileira “Propus os temas, mas os participantes trarão o saber da experiência expressa nas diferentes formas de conhecimento que encontramos na academia e na vivência cotidiana do artista/criador”, completa a professora doutora Simone de Castro. A entrada para o seminário é franca e aberta ao público. Histórico do Festival Segundo o idealizador do evento, o cineasta Rosemberg Cariry, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas defende a "diversidade e a reciprocidade" e propõe o verdadeiro e benéfico significado da palavra universalização: o eterno reencontro dos homens e suas aldeias com as suas raízes universais. A cantoria, segundo Cariry influi em diversos gêneros da poética popular do Nordeste, que tem em comum a herança multissecular dos cantadores, elementos determinantes na preservação das tradições culturais de todos os povos do mundo. Tal estilo poético influenciou de forma determinante o lirismo difundido pelos portugueses ao chegarem ao país no século XVI.
Lançado em 2005, o festival teve as duas primeiras edições simultaneamente em Quixadá e Quixeramobim. Em 2007 seguiu para Senador Pompeu e Farias Brito e, desde 2008, leva aos moradores da região do Baixo Jaguaribe a riqueza destas artes populares, contribuindo para a valorização, fortalecimento e preservação das culturas populares regionais tradicionais. Sob a coordenação do cantador repentista Geraldo Amancio, a quinta edição do Festival Internacional de Trovadores e Repentistas é uma realização do Instituto Internacional de Artes e Cantorias (Intercanto), com patrocínio do BNB e Oi, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e Academia Limoeirense de Letras e apoio cultural do Oi Futuro. Limoeiro do Norte Limoeiro do Norte é conhecida como “Princesa do Vale”, por estar situada entre os rios Jaguaribe e Banabuiú, no Baixo Jaguaribe. Segundo o Censo 2005, o município possui 55.474 habitantes. Com clima predominantemente seco, que varia de 24º a 35ºC, Limoeiro do Norte conta com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. O intenso fluxo diário de pessoas aquece o setor de comércio, que vai de produtos alimentícios às indústrias de pré-moldados para construção civil. Outra atividade econômica que prevalece em Limoeiro é a agricultura, que movimenta anualmente cerca de R$ 50 milhões de reais. O município é, por exemplo, o maior exportador de melão do Brasil. Limoeiro também se destaca na pecuária, com produção diária de 45 mil litros de leite de gado. Além disso, a cidade é conhecida pelo artesanato local, com peças produzidas da matéria rústica do barro, da palha e do talo da carnaúba, panos, coco e até ferro velho.
Saiba Mais: O cantador de viola pode ser chamado de repentista e também de violeiro, pois ele improvisa, faz repente ao som da viola. O debate ferrenho que sempre acontece entre dois repentistas se chama Desafio. O embolador também pode fazer repente só que é uma rítmica bem diferente, pois utiliza o pandeiro e nem sempre improvisa. Os aboiadores usam apenas a voz para aboiar. O aboio, usualmente, era uma espécie de cantiga de trabalho que o vaqueiro aboiador utilizava para conduzir e acalmar o gado. A trova é uma estrofe composta de quatro versos."

Passagem da Azul em até 12 vezes

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vende até hoje passagens aéreas parceladas em 12 vezes sem juros no cartão de crédito Mastercard. Clientes Visa, Diners, Hipercard, Amex podem parcelar em 10 vezes, também sem juros. Um exemplo de tarifa é a rota Campinas-Porto Alegre a partir de R$ 69 (para compras com 30 dias de antecedência, por trecho para viagens de ida e volta). Ou Campinas-Salvador a partir de R$ 99 (para compras com 30 dias de antecedência, por trecho para viagens de ida e volta). Mas, as reservas precisam ser feitas até o próximo dia 23 de setembro e, para estas tarifas, há permanência mínima de três dias. A Azul faz quatro voos diários Fortaleza-Campinas e Campinas-Fortaleza.
Para viagens realizadas até dia 30 de novembro, o cliente ainda ganha o dobro de pontos no Programa de Vantagens Tudo Azul. Isto é, 10% do valor pago na tarifa (e não 5% como normalmente) serão revertidos em créditos no programa e depois poderão ser usados para a compra de outros bilhetes.
Tarifas sujeitas a restrições e disponibilidade de assentos. Para ganhar créditos em dobro, o cliente tem que estar inscrito no Programa de Vantagens Tudo Azul e realizar suas viagens até 30/11/2009.
As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa
www.voeazul.com.br Ou através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.
Saiba mais sobre a AzulA Azul começou a voar no dia 15 de dezembro do ano passado, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 14 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Rio de Janeiro,Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Manaus. Com as linhas de ônibus, são 19 as cidades conectadas pela Azul.
Além da malha área cada vez mais completa, os clientes da Azul contam com um plano de vantagens: o Tudo Azul. Nas compras de passagens aéreas, os clientes cadastrados acumulam 5% do valor em pontos e a cada 50 pontos podem obter um voucher de R$ 50 para ser usado na compra de novo bilhete, tanto para o pagamento parcial quanto integral da passagem.
Em nove meses de operações, a nova companhia aérea transportou mais de 1,2 milhão de clientes e espera fechar o ano de 2009 com 2 milhões. Paralelamente, a entrada da nova companhia já provocou um impacto imediato no mercado, com a geração de 1.200 empregos diretos, devendo chegar a 5.000 em 2013.
Fundada por David Neeleman, executivo que traz na bagagem a criação de outras três companhias aéreas, incluindo a americana Jetblue, a Azul chegou ao mercado com uma proposta diferenciada, operar com aeronaves 100% brasileiras, ligar cidades brasileiras com voos sem escalas e oferecer diversas frequências por dia. Para começar a operar, a empresa encomendou 40 aeronaves Embraer e foi feita a opção de compra para outras 36. Hoje já conta com 12 aeronaves e vai fechar 2009 com 14.Mais notícias em
www.egom.com.br

Lançamento do projeto Área Q


Hoje, a Reef Pictures, a Estação Luz Filmes, Boa Vontade Filmes e ATC Entretenimentos receberão a Imprensa Cearense em uma coletiva de lançamento das gravações do filme “Área Q” no Ceará. O encontro será às 10 horas na Saraiva Megastore, do Shopping Iguatemi. Na ocasião, estarão presentes o protagonista do filme, o ator Isaiah Washington, do seriado de sucesso mundial, “Grey’s Anatomy”, o diretor Gerson Sanginitto, da Reef Pictures, o produtor Halder Gomes, idealizador da iniciativa e diretor do filme “The Morgue”, Ric Halpern, executivo da Pananvision, Carina Sanginitto, diretora de fotografia, Júlia Câmara, roteirista, Luís Eduardo Girão, Glauber Filho e Sidney Girão, da Estação da Luz,Luciano Duarte e Alziro Paiva, da co-produtora Boa Vontade Filmes. O Filme de ficção científica/drama “Área Q” é a primeira co-produção Ceará-Hollywood (Reef Pictures, ATC Entretenimentos, Estação Luz Filmes e Boa Vontade Filmes). As filmagens começarão na próxima quinta-feira, dia 24, em Quixadá e Quixeramobim, e seguirão até 20 de outubro no Ceará. De 13 a 17 de novembro as gravações continuarão em Los Angeles (EUA). Entre os atores brasileiros confirmados no elenco estão Murilo Rosa e Tânia Khalil, além de um casting cearense composto por grandes talentos no nosso cinema e teatro: Karla Karenina, Leuda Bandeira, Haroldo Serra, Hiramisa Serra, Sol Moufer, Maria Fernanda Mota e Rodger Rogério.


Notícias do Ceará

Governador apresentará o andamento dos projetos do Governo

O governador Cid Gomes, fará palestra nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório Luíz Esteves Neto, localizado no 5º andar do prédio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) - Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota. Cid Gomes apresentará o andamento dos projetos do Governo do Estado. O evento faz parte da comemoração dos 90 anos do Centro Industrial do Ceará (CIC).

Durante reunião, o Bird anunciou mais US$ 3 bilhões para a Região Nordeste.

O Governo do Ceará assinou nesta terça-feira (22) a operação de crédito junto ao Banco Mundial que garante recursos de US$ 103 milhões destinado ao Projeto de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Ceará (Progerirh). O empréstimo permitirá que o Ceará continue a melhorar a gestão dos recursos hídricos e a expansão do acesso à água potável nas áreas urbanas e rurais, mesmo durante períodos de seca. Os recursos serão investidos na construção de seis novas barragens. A primeira delas, a barragem Gameleiro - já licitada - terá a ordem de serviço assinada até o fim deste mês de setembro e atenderá aos municípios de Itapipoca, Tururu e Trairi. A assinatura do contrato aconteceu, na Residência Oficial, durante reunião dos governadores Cid Gomes e Marcelo Déda, de Sergipe, com representantes do Banco Mundial e dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os outros reservatórios contemplados com os recursos, são a Barragem de Umari, que garantirá o abastecimento do município de Madalena; a Barragem Genipapeiro, para atender os municípios de Ipaumirim, Baixio e Umari; a Barragem Mamoeiro, que vai atender o município de Antonina do Norte, a Barragem Jatobá, que irá abastecer o município de Ipueiras e a Barragem Amarelas que garantirá armazenamento de água, em Beberibe. Com a construção desses novos reservatórios, ficará assegurado armazenamento de água de aproximadamente 180 milhões de metros cúbicos. De acordo com o governador Cid Gomes, só sob a supervisão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Estado tem capacidade de acumulação de 17,8 bilhões de metros cúbicos de água. “Esse ano, o acúmulo de água chegou a 95% dessa capacidade”, explicou. Cid Gomes, que considera “absolutamente necessária” a construção desses novos reservatórios, dada as condições climáticas do Estado. “Essas novas barragens darão tranquilidade a população que ainda é castigada com a seca”, definiu.

Durante a reunião, a vice presidente do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Pamela Cox, e o diretor do Banco para o Brasil, Makhtar Diop, anunciaram recursos da ordem de US$ 3 bilhões para serem investidos no Nordeste e elogiaram a superação de problemas decorrentes do fator econômico do Nordeste a partir de 2002. O governador Cid Gomes se prontificou juntamente com o governador Marcelo Déda, a identificarem as potencialidades de cada estado, durante o próximo Fórum de Governadores do Nordeste, previsto para acontecer em Fortaleza.

“Nós vamos buscar uma visão da perspectiva de cada estado, numa lógica de projetos que dê unidade a região”, defendeu. Cid Gomes disse ainda que vai propor aos outros estados a busca por recursos em instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e BNDES, além do Governo Federal para que esse montante se multiplique e possibilitem grandes realizações no Nordeste.

Cid Gomes ressaltou ainda a importância do Pré-Sal para o Nordeste. Ele voltou a defender a partilha dos royalties de acordo com a regras do Fundo de Participação do Estado (FPE). Ou seja, quem for mais poder, deve ter mais recursos. E enfatizou que os governadores do Nordeste estão apoiando o presidente Lula em relação ao modelo de partilha dos recursos que priorizam o interesse nacional. Sobre a capacidade de endividamento do Estado, Cid foi enfático ao dizer que o Ceará tem uma margem de endividamento de até três vezes a dívida líquida atual.

Segundo o diretor Makhtar Diop, a idéia do Banco Mundial é agregar os esforços individuais de cada estado que compõe a região Nordeste e transformá-los em desenvolvimento regional cooperado e coordenado. “A criação de um Nordeste inclusivo, sustentável e competitivo depende desse diálogo e a partir de agora, serão definidas estratégias para que isso se torne uma realização”, afirmou. Na ocasião foram apresentados dados captados pelo Banco, que ressaltavam as potencialidades de alguns dos estados. De acordo com dados da apresentação, a sugestão é de que sejam enfocadas três eixos: crescimento econômico com inclusão e inovação; gestão hídrica e uso produtivo dela; e investimentos estruturantes.

O governador Marcelo Déda defende maior articulação entre os estados do Nordeste para que a região consiga portas abertas na economia mundial. “Esse é um debate de alto nível do ponto de vista político. A articulação das economias estaduais é um objetivo muito viável, embora complexo, mas que deve ser evidenciado. Devemos começar o compartilhamento das cadeias produtivas”, disse Marcelo Déda, ao criticar a chamada guerra fiscal entre os estados na disputa pela implantação de novas indústrias. O governador de Sergipe citou o projeto do Ceará – Cinturão Digital – que vai disponibilizar banda larga a população de 82% do território urbano do estado. “Um projeto como esse pode ser estendido a nível de região e isso torna o Nordeste competitivo”, destacou.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)

Dia do Coração: Sesa alerta sobre sedentarismo

A Secretaria da Saúde do Estado programou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial do Coração, 27 de setembro. As atividades terão início nesta quarta-feira, 23 de setembro, no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da rede estadual de saúde, que fica na Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres. Lá, a partir das 7h30min, serão realizadas verificação de pressão arterial, medição da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC) e ainda entrega de material educativo sobre os fatores de risco para a doença cardiovascular.

Na quinta-feira, 24 de setembro, acontece o “I Fórum sobre Hipertensão Arterial e Gravidez: o que fazer na atenção primária”. O fórum reunirá no auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues, bloco didático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, na Rua Prof. Costa Mendes, 1608, Porangabussu, gestores e profissionais do Programa Saúde da Família e dos municípios do Projeto Telessaúde para criar alternativa para efetiva atenção às gestantes portadoras de hipertensão arterial.

Na sexta-feira, 25, a mobilização e a prestação de serviços, com início das 7h30min, serão feitas no Centro de Saúde Escola-Meireles, na Avenida Antonio Justa, 3113, outra unidade da rede estadual de saúde. Haverá verificação da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC) e entrega de material educativo sobre os fatores de risco para a doença cardiovascular.

A programação de atividades tem continuidade na quarta-feira, 30 de setembro, com o seminário “Hipertensão Arterial na Atenção Básica”, destinado a profissionais de saúde do PSF de Fortaleza e dos municípios do Projeto Telessaúde, no Auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues da Faculdade de Medicina da UFC, às 13h30min. O seminário prossegue nos dias 7 e 14 de outubro, no Auditório Valdir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

O sedentarismo é o tema de alerta do Dia Mundial do Coração. Dados publicados pelo Ministério da Saúde em abril deste ano dão conta de que a quantidade de brasileiros que pratica esportes ou realiza atividades para movimentar o corpo passou de 14,9% da população para 16,4%, entre 2006 e 2008. O sedentarismo baixou de 29,2%, em 2006, para 26,3%, em 2008. A pesquisa foi realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2008, com 54 mil entrevistados.

Para não ser considerada sedentária, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessária a prática de 30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana, de atividade leve ou moderada; ou 20 minutos diários de atividade vigorosa, em três ou mais dias da semana. Uma das mais recomendadas pelos médicos é a caminhada.

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / (85) 3101.6247)

Programa habitacional da PM-CE oferece novos empreendimentos

Os policiais militares que desejam realizar o sonho da casa própria terão uma nova oportunidade com a reformulação de alguns benefícios do Prohab, o Programa Habitacional da PMCE.

A reunião para apresentar as mudanças será realizada nesta quarta-feira (23) às 9 horas, no Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), com a presença do comandante-geral adjunto da Polícia Militar do Ceará, Cel. PM Hélio Severiano de Vasconcelos, de representantes da Secretaria das Cidades, da Caixa Econômica Federal, diretores de construtoras e imobiliárias.

No local haverá palestra sobre “ Dez regras de ouro para se comprar um imóvel” ministrada pelo consultor Paulo Angelim e o lançamento de três empreendimentos: Residencial Jardins das Maracanãs (localizado em Maracanaú - SulAmérica Construções), Condomínio Porto Real (localizado na Lagoa Redonda – Construtora Época) e Condomínio Parque Verde (localizado no Parque Santa Maria – Messejana – Winbras Incorporações).

Através do Programa, os policiais vão ter, entre outros benefícios, a isenção de algumas taxas, escritura, maior prazo para pagamento em até 30 anos, reduzida carga de juros mensal, o financiamento de 100% do imóvel e subsídio do Governo Federal de R$ 17 mil reais.

Para requerer o financiamento é preciso atender à alguns requisitos:
* Ser policial da ativa, da reserva ou pensionistas;
* Não possuir registro de imóvel no nome.
* Não estar subjúdice, ou respondendo processo administrativo
* Ter no mínimo 120 dias de admissão, concluído o estágio probatório.

Os PMs interessados já podem realizar as inscrições na sede do Prohab (Rua Conselheiro Tristão, 188 – Centro). O financiamento irá beneficiar, inicialmente, 600 policiais. Em breve haverá lançamentos de novos empreendimentos na Capital e no Interior do Estado.

Mais informações:

Cel. Izaías - Gestor do Prohab - 3101.4964

Para mais informações acesse na nossa página na internet: http://www.pm.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa da PM-CE

Kérsia Porto ou Major Marcus Costa (policiamilitardoceara@gmail.com / (85) 3101.3546)

Semace lança I Concurso de Árvores de Natal Ecológicas

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), lançou nesta segunda-feira, 19, através do Diário Oficial do Estado, o edital de inscrição e seleção do I Concurso de Árvores de Natal Ecológicas. O objetivo é escolher as árvores que enfeitarão o entorno do Parque Ecológico do Rio Cocó no período natalino, sensibilizando a sociedade cearense no tocante à preservação ambiental e a importância da coleta seletiva dos resíduos sólidos.

Os projetos deverão apresentar motivos natalinos em harmonia com a tradição cultural cearense, ressaltando a sua regionalidade com personagens e objetos típicos do natal, trazendo uma mensagem construtiva e motivação para mudança de atitudes e comportamentos. Para a ornamentação as árvores terão que ser provenientes de material reciclável medindo exatamente 20 metros de comprimento, incluindo ornamentação, estrutura e iluminação.

Financiados pela própria Semace, os projetos deverão apresentar custo total no valor de até R$ 90.000,00, valor que obrigatoriamente terá a especificação minuciosa dos gastos, sob pena de desclassificação do proponente.

Poderão concorrer no concurso ecológico: pessoas físicas residentes no Ceará; entidades civis sem fins lucrativos, com sede, foro e efetiva atuação no Estado, registrada há pelo menos um ano, em cujos atos constitutivos conste a previsão de realização de atividades culturais; grupos informais (que não tenham CNPJ) apresentados por pessoa física. Deve-se incluir na proposta de inscrição: Declaração dos integrantes do grupo interessado, atestando a legitimidade da representação com firma reconhecida em Cartório.

As inscrições acontecerão no período de 05 a 13 de novembro de 2009. Cada concorrente só poderá apresentar um único projeto. Somente serão aceitas inscrições que contenham a documentação exigida e Projeto detalhado apresentando todos os elementos constantes no item 2.12 do Edital, o qual deverá ser entregue em duas cópias do projeto completo e em CD-ROM.

A ficha de inscrição, cadastramento e declaração dos integrantes do grupo interessado estão disponíveis no sítio www.semace.ce.gov.br. A premiação será a seguinte: 1° Lugar – R$ 5.000,00; 2º Lugar – R$ 4.000,00; 3º Lugar – R$ 3.000,00; 4º Lugar – R$ 2.000,00; 5º Lugar – R$ 1.000,00.

Assessoria de Imprensa da Semace

Daniel Herculano (daniel.herculano@semace.ce.gov.br/ 3101.5554)

Cagece leva água para mais de oito mil pessoas da zona rural

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), através do Projeto São José, concluiu obras de abastecimento de água tratada em 31 localidades de 19 municípios do interior do Estado no mês de setembro. Mais de oito mil pessoas foram atendidas em pequenas localidades rurais, que antes não tinham acesso à água potável. Os investimentos totalizaram R$ 1,9 milhão na instalação de mais de 80 quilômetros de tubulações, e realizadas 1.683 interligações na rede de água.

Foram beneficiadas as comunidades de Caninha (Aracoiaba), Itauru (Ararendá), Baixio da Picada e Saco dos Bois (Baixio), Buriti II (Barbalha), São Sebastião (Bela Cruz), Sítio Lagoa dos Cavalos (Cedro), Cachoeira dos Gonçalves e Sítio Curral Novos de Baixo (Crato), Sítio França (Icó), Nova Olinda (Independência), São Miguel de Baixo (Itapajé), Lagoa do Mato (Itatira), Sítio Leite (Juazeiro do Norte), Soares (Marco), Cajazeiras/ Umari e Umburanas (Mombaça), Sítio Milhas (Pacujá), Sítio Muquém Tora de Pau (Porteiras), Cachoeira/ Boa Vista/ Sítio Patu/ Tapajós e Inharé (Senador Pompeu), Carpina/ Mata Fresca/ Sítio Jurubeba e Boi Morto (Ubajara), Ipueiras (Uruburetama).

Assessoria de Imprensa da Cagece

Márcio Teles (marcio.teles@cagece.com.br/ (85) 3101.1828)

Fortaleza recebe Festival do Teatro Brasileiro

Depois de apresentar, em maio deste ano, espetáculos de grupos pernambucanos para mais de 15 mil pessoas nos teatros de Sergipe e Bahia, o FTB traz para Maranhão e Ceará uma amostragem do teatro feito na Bahia. De 22 de setembro a 11 de outubro, será realizado o FTB – Cena Baiana, etapas Ceará e Maranhão. Ao todo, serão dezessete espetáculos contemplando várias vertentes do teatro baiano, além de oficinas e debates, sempre gratuitos. O Festival do Teatro Brasileiro, que está em sua nona edição conta com o patrocínio da Eletrobrás, Chesf, Caixa Econômica Federal, Ministério do Turismo, Fundo de Cultura da Bahia / Governo da Bahia e apoio da Funarte, Secretaria de Cultura do Ceará / Governo do Ceará e Lei Federal de Cultura / Ministério da Cultura / Governo Federal.

Para a etapa Ceará do FTB – Cena Baiana foram escolhidos 13 espetáculos dentro de um universo de 87 grupos inscritos. A seleção feita pelos curadores Guilherme Filho e Sérgio Maggio, ambos jornalistas e críticos de teatro, contemplou diferentes linguagens teatrais, como clown, drama, comédia, stand up comedy, teatro ritualístico e antropológico, teatro físico e teatro do absurdo, formando um mosaico diversificado das produções realizadas atualmente pelo teatro baiano. E as crianças não ficaram de fora da programação do Festival. Antecipando as comemorações do dia 12 de outubro, o FTB preparou uma agenda especial para o público infanto-juvenil.

A etapa se inicia no dia 22 de setembro com a stan up comedy de Frank Menezes, “O Indignado”. Depois dele, passarão pelos palcos dos teatros José de Alencar, Dragão do Mar, Sesc Senac Iracema e Sesc Emiliano Queiroz, os espetáculos “Redimunho”, do grupo Estado Dramático; “Ó Paí, ó”, do Bando de Teatro Olodum; o cultuado espetáculo de clown “O Sapato do Meu Tio”; “Batata!”, da companhia Dimenti; a comédia “R$ 1,99”, de Ricardo Castro; a dramaturgia angolana de “Amêsa”; o teatro do absurdo de “Os Javalis”; e “Deus Danado”, peça rica em simbolismos e metáforas, ganhadora de 13 prêmios em festivais de várias regiões do País. Para a criançada foram selecionados “Chuá”, uma versão nada convencional da companhia Dimenti para o clássico “Lago dos Cisnes”; e “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, primeira incursão da companhia Viladança na área infantil. Nos dois casos das peças infantis, haverá sessões exclusivas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

Além de apresentar de graça espetáculos de qualidade, uma das intenções do Festival do Teatro Brasileiro é contribuir para a qualificação de profissionais das diferentes etapas da cadeia produtiva das artes cênicas, além de propor atividades de introdução às artes para jovens em situação de vulnerabilidade social. Por isso, paralelamente às apresentações teatrais, o FTB realiza no estado oficinas de qualificação profissional. Ainda na fase de pré-produção da etapa Ceará, curadores e produção detectaram algumas demandas da classe artística do estado, como a necessidade de oficinas técnicas. Na tentativa de suprir essa carência, o Festival programou para Fortaleza as oficinas de Iluminação, com Fernanda Paquelet; Direção Teatral, com Fernando Guerreiro; Interpretação, com Fábio Vidal; e Dança: investigação de movimento e produção de sentido, com Rita Aquino. As aulas começam um pouco antes da programação de espetáculos, no dia 15 de setembro.

Mas a programação do Festival do Teatro Brasileiro não para por aí. Intencionando formar plateias apreciadoras de teatro e cultura, o FTB abre espaço, ao final de cada apresentação, para um bate-papo franco e enriquecedor entre elenco e público. A intenção da produção do FTB ao fazer isso é permitir que o espectador se aproxime mais da obra teatral, abrindo espaço para que ele exponha suas críticas, dúvidas ou elogios. Esses bate-papos se mostram especialmente interessantes quando realizados com alunos de escolas públicas que, muitas vezes, estão vivenciando pela primeira vez o ambiente teatral.

Com a comunidade escolar, a formação de plateia se faz ainda mais intensa. Cerca de 5.000 estudantes em mais de 50 escolas da rede pública de ensino (municipal, estadual e Projovem Urbano de Fortaleza) serão acompanhados por arte-educadores em sala de aula antes e depois de assistirem aos espetáculos. Um processo que aproxima da escola a produção artística e fruição cultural.

Serviço: Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana, etapa Ceará. De 22 de setembro a 11 de outubro de 2009
Teatros: Centro Cultural Bom Jardim, Theatro José de Alencar, Sesc Senac Iracema, Sesc Emiliano Queiroz e Teatro Dragão do Mar. Grátis

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (bianca@secult.ce.gov.br / (85) 3101.6759)

Sesporte e Ministério dos Esportes Britânico realizam seminário internacional

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) realiza, em parceria com a UK Sport Londres - Ministério dos Esportes Britânico, o “Seminário Internacional sobre Programas de Identificação de Talentos e Modernização do Sistema Esportivo” durante os dias 24 e 25 de setembro, reunindo em Fortaleza especialistas britânicos ao lado de professores universitários de Educação Física e representantes de federações esportivas em geral.

Hoje, a UK Sport atua no Ceará através das modalidades do triathlon e atletismo cearense, dentro de ações que têm participado do programa Inspiração Internacional. No Brasil, outras experiências ocorrem desde 2007 nos estados de Alagoas e Pernambuco. Entre as modalidades envolvidas estão também basquete em cadeira de rodas e a vela. A ação promovida pelo governo britânico tem inspiração nas Olimpíadas de 2012, que pretende utilizar a força do esporte para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens em países em desenvolvimento.

No evento, serão apresentadas experiências de como as instituições vêm utilizando a educação física e o esporte para engajar, motivar e fortalecer jovens líderes. Na quinta-feira, dia 24, a programação será realizada no Auditório Blanchard Girão, localizado na Sesporte, com abertura oficial do evento e palestras. Já na sexta-feira, dia 25, o encontro reunirá integrantes da comissão técnica no Hotel Holliday In, localizado na Praia de Iracema.

Os compromissos firmados visam uma integração entre o Reino Unido e o Brasil em uma união de esforços para apresentar o esporte como um facilitador no processo ao abranger toda a base e envolver crianças e adolescentes em todos os lugares. O Seminário também contribui com
subsídios técnicos para o desenvolvimento de programas que atendam tanto ao incentivo da participação de crianças e adolescentes no esporte ao longo de toda a vida quanto à revelação de futuros atletas.

As práticas analisadas nas apresentações, palestras e painéis vão desde os mecanismos de identificação e formação de atletas de ponta (alto rendimento), que funcionam como estímulo para outros, até programas de tutoria, que aumentam a integração dos alunos com a escola e entre si.

O Programa

O Inspiração Internacional é o resultado da união entre as organizações especializadas em esporte, desenvolvimento e educação - British Council, Unicef e UK Sports. A iniciativa tem como principal objetivo apresentar a última palavra em programas de identificação e desenvolvimento de talentos e suas articulações com o sistema esportivo e educacional.

Para concretizar os objetivos de inclusão social através do esporte, o Inspiração Internacional atua por meio de grupos de trabalho. Eles devem concentrar representantes de diferentes segmentos – organizações não-governamentais, escolas, confederações e federações esportivas e órgãos do governo. Os grupos organizam eventos, difundem os conceitos de esporte e cidadania, realizam reuniões com conselhos municipais para que se discutam políticas públicas de esporte e desenvolvem as atividades para todo o município.

Cada país-piloto é beneficiado por um conjunto de programas estabelecidos em comum acordo,nas seguintes três áreas – Educação física nas escolas e escolas parceiras (Conselho Britânico); desenvolvimento do esporte e excelência esportiva (UK Sport); e desenvolvimento social e humano através dos esportes (Unicef).

O Programa é apoiado pela Embaixada do Reino Unido (FCO), o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BOF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (Locog).

Programação

Dia 24/09/2009 - Sexta-feira
Local: Auditório Blanchar Girão - Estádio Plácido Castelo (Castelão)
8h30 - Abertura oficial
9h45 às 10h20 - Palestra "Boas Práticas para o Desenvolvimento dos
Sistemas Esportivos: A contribuição do Inspiração Internacional no
Brasil"
10h20 às 10h45 - Apresentação de vídeo com os estudos de casos sobre a
ação "Desenvolvimento do Esporte": Principais conclusões e
recomendações dos Órgãos Gestores do Esporte, parceiros do Programa
Inspiração Internacional
11h às 11h45 - Palestra "Boas Práticas de Identificação e
Desenvolvimento de talentos e incentivo à prática do esporte ao longo
da vida"
11h45 às 12h30 - Palestra Boas Práticas para Formação de Treinadores e
técnicos em Programas Esportivos.
13h às 14h30 - Almoço
14h30 às 15h30 - Apresentação sobre os Programas de Identificação de
Talentos do Ministério dos Esportes / Rede Cenesp
15h30 às 16h30 - Painel de peritos sobre Programas de Identificação de
Talentos e Formação de Treinadores Esportivos e Treinador da Educação.
16h40 às 17h - Leitura da Carta de Fortaleza para Desenvolvimento do
Esporte com as principais recomendações e conclusões do dia.
Dia 26/09 - Sábado
Local: Hotel Holliday In
9h30 às 12h30 - Reunião Sistematizada da Comissão Técnica designada
para este evento.

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Lisiane Linhares (lisiane@esporte.ce.gov.br / (85) 3101.4415)

Seguidores

Arquivo do blog