sábado, 10 de outubro de 2009

Próximo Congresso de Oncologia em Gramado


O presidente do XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, Gothardo Peixoto Figueiredo Lima (foto), revelou para este blog que o evento , que termina hoje, reuniu mais de 2.920 inscritos de todo o Brasil. O próximo Congresso será em Gramado( RS), em outubro de 2011. O número de participantes em Fortaleza foi recorde e pela primeira vez aconteceu numa capital do Norte e Nordeste brasileiros.
O avanço na Medicina é destaque na Oncologia. "A cada dia surge uma nova droga que se não vem paar curar o câncer, mas vem para facilitar para darmos uma sobrevida com qualidade para a maioria dos pacientes", disse Gothardo Peixoto.



III Fórum BNB de Comunicação

Ceará Music 21

Ceará Music foi bastante positivo, em sua primeira noite. Numa avaliação prévia acredito que as 30 mil pessoas se divertiram bastante. Os espaços estavam bem divididos. Fora os atrasos, a primeira noite para mim teve momentos de extrema felicidade. Troca de ideias com ex-alunos da FIC (Publicidade e Jornalismo) e com o fotógrafo André Lima, com quem peguei uma carona agora pela manhã. Cito nominalmente Márcia Câmara, Juliana Louzada, Gabriela Dourado, Antônio Júnior, Ricardo Mota, Karla Rodrigues como jornalistas e ou estudantes de excelente trabalho. Não gostei, e aqui, por amor de Deus, Via Press, encare como sugestão, da área reservada para o portal verdes mares, ma Sala de Imprensa, no Marina Park. A Sala de Imprensa, no salão de jogos do Marina, poderia hoje por exemplo reservar mais atenção aos jornalistas (repórteres e fotógrafos). Outra, a geladeira Coca-Cola só com Naturágua quente não é possível. Que tal falar com a produção e conseguir Coca-Cola Zero e Burn. Indico o Jonas Vieira, da Norsa, que é gente boa e está fazendo ação dos dois produtos no Ceará Music. O ar condicionado é fraco. A sauna se fez presente na Sala de Imprensa, do Marina. Não cheguei a ir a Sala de Imprensa do Mucuripe. Pretendo ir neste sábado para domingo. No mais excelente trabalho da Via Press...

Ceará Music 20

Para encerrar o primeiro dia do Ceará Music em sua nona edição, mais uma imagem de André Lima

Ceará Music 19

Mais uma imagem de André Lima no Ceará Music 2009, em seu primeiro dia

Biografia de Renato Russo

Renato Russo acaba de ganhar mais uma biografia. Esta, porém, vem sendo considerada a mais completa devido ao grande número de detalhes de sua vida. “Renato Russo – O Filho da Revolução”, que foi escrita pelo jornalista Carlos Marcelo, do Correio Braziliense, vai ser lançada em Fortaleza no próximo dia 19, as 19h, na livraria Saraiva do Iguatemi. O projeto, apoiado pela Estação da Luz, visa mostrar o lado mais humano de Renato.

Metrofor agora vai

"A partir do dia 13 de outubro, uma nova frente de trabalho do trecho subterrâneo do Metrô de Fortaleza passará a operar 24 horas. Operários passarão a trabalhar no turno da noite na escavação do túnel na rua Castro e Silva, no Centro, que segue em direção à Estação de São Benedito. O regime especial vai dobrar o avanço mensal da obra que era de 30 metros.
Outra frente de serviço, que avança em sentido oposto, da Estação de São Benedito em direção à rua Castro e Silva, também está trabalhando no esquema 24 horas desde o dia 1º de outubro. A expectativa é que o ritmo de escavação no local também dobre. Com as duas frentes, os 60 metros de túnel que eram escavados por mês passarão para 120 metros/mês.
O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, diz que o avanço será suficiente para se vencer os 900 metros de túnel que faltam ser construídos no Metrô. Dessa forma, segundo ele, o serviço será concluído em aproximadamente sete meses, 13 meses a menos que o previsto inicialmente. "Essa iniciativa vai permitir que cumpramos o prazo de entregar o metrô operando no primeiro semestre de 2011", diz.
O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, informa que atualmente cerca de 800 operários trabalham na construção do Metrô. Mas, segundo ele, até o fim deste ano, esse número deverá chegar a dois mil trabalhadores. "Nesse momento, a obra do Metrô está vivendo um novo momento, um novo ritmo de trabalho que vai permitir que o Governo entregue as obras físicas prontas até junho de 2010". Dos 24 km da Linha Sul, 3,8 km são em subterrâneo, 18 km em superfície e 2,2 km em elevado.
Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (
viviane@metrofor.ce.gov.br/ 3101.7183)

Fórum Carismático

Começou ontem o Fórum Carismático Shalom 2009, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). Pessoas de todo o país já estão em Fortaleza para participar deste grande evento de formação. A programação teve a apresentação do espetáculo teatral Canto das Írias, de Natal (RN) e celebração da Missa pelos Enfermos, presidida pelo padre Antônio Furtado, da Comunidade Católica Shalom. Mais de 10 mil pessoaspartiociparam.
Hoje, a programação começa às 8h, com um momento de louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 11h, haverá a primeira formação do Fórum, com o arcebispo de Palmas (TO), dom Alberto Taveira, que falará sobre o tema geral do evento, "Sede Meus Imitadores como Eu o Sou de Cristo". Na parte da tarde, será a vez de Dom Elias Chacour, arcebispo da Galiléia (Israel), que abordará a situação dos cristãos na terra santa e dará seu testemunho de vida. A programação do sábado será encerrada às 18h, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi.
O evento prossegue no domingo e na segunda-feira. Referência na formação de lideranças da sociedade e da Igreja, o Fórum Carismático Shalom terá como centro dos debates o Ano Sacerdotal, instituído em junho pelo papa Bento XVI, e o Ano Paulino (que norteou o ano de 2008 e início de 2009). Ele irá debater também temas da atualidade, nas mais diversas áreas, como os conflitos na Terra Santa, o valor da vida e da família, política, economia.
O evento terá a presença de importantes representantes e lideranças da Igreja Católica e da Renovação Carismática Católica do Brasil. Destaque para a presença de dom Elias Chacou, arcebispo melquita da Galiléia (Jerusalém), que dará seu testemunho e falará sobre os conflitos em Israel. O Arcebispo sempre se empenhou em favor da paz entre os povos na Terra Santa. Candidato três vezes ao Nobel da Paz, Dom Elias, sacerdote árabe de nacionalidade israelense, é uma personalidade conhecida na Terra Santa por sua incansável atividade em favor do diálogo. É importante também seu trabalho no campo da educação: fundou a Ibillin (aldeia na Galiléia na qual foi pároco, muitos anos), o centro escolar “Mar Elias”, freqüentado hoje por 4 mil alunos. Dom Chacour também abriu a primeira universidade mista, com estudantes palestinos e judeus.
O Fórum Carismático, que teve sua primeira edição no ano de 1994, surgiu como uma opção de formação sólida para as lideranças das comunidades católicas de todo o país. Hoje, atingido o objetivo, ele é um momento importante de encontro e formação humana e espiritual para os líderes e membros dos Movimentos e Novas Comunidades.
Por esse motivo, a Comunidade Católica Shalom tem buscado trazer para o evento palestrantes de renome, tanto nacionais como internacionais, que com uma visão mais universal da Igreja vêm enriquecer a realidade atual com temas que falam da vivência da fé no contexto social e nas relações humanas.
Este ano, os pregadores que estarão no Fórum são: Dom Elias Chacour, arcebispo da Galiléia (Israel); frei Patrício Sciadini, da Ordem Carmelita Descalço; Dom Alberto Taveira, arcebispo de Palmas (TO), e os fundadores da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
SÁBADO (10/10/09)
08:00h – Louvor
09:00h – Adoração
10:30h - Intervalo
11:00h – Pregação
Dom Alberto Taveira
Tema Geral: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.”
12:00h - Intervalo Almoço
14:00h - Louvor
15:00h - Pregação
Dom Elias Chacour
16:00h - Intervalo
16:30h – Painel temático
18:00h - Celebração Eucarística
Presidente: Dom José Antonio Tosi

DOMINGO (11/10/09)
08:00h – Louvor
09:00h – Adoração
10:30h - Intervalo
11:00h – Pregação
Dom Elias Chacour
12:00h - Intervalo Almoço
14:00 - Louvor
15:00 – Pregação
Emmir Nogueira
16:30h – Painel temático
17:30h - Intervalo
18:00h - Celebração Eucarística

SEGUNDA - FEIRA (12/10/09)
08:00h – Louvor
09:00h – Adoração
10:30h - Intervalo
11:00h – Pregação
Frei Patricio Sciadini, OCD
12:00h - Intervalo Almoço
14:00h - Louvor
15:00h - Pregação
Moysés Azevêdo
16:00h - Intervalo
16:30h – Painel temático
17:40h - Intervalo (Breve 20 min)
18:00h - Celebração Eucarística – Solenidade de Nossa Senhora Aparecida
Presidente: Frei Patrício Sciadini, OCD

Dia das Crianças no HGF

Circo-Escola Respeitável Turma e teatro “Os Saltimbancos” são as atrações que devem marcar as comemorações do Dia da Criança no Hospital Geral de Fortaleza, HGF. Nos dias 13, a partir das 9h, e 14, a partir das 10h, no auditório principal do HGF. Pacientes e filhos de funcionários estão convidados.
Hoje, cerca de 40 pacientes se encontram internados no setor da Pediatria do Hospital Geral de Fortaleza, HGF. Após a programação no auditório principal, os pacientes retornam para o setor, onde haverá distribuição de presentes.
Assessoria de Imprensa do HGF
Gilda Barroso (
gildabarroso2gmail.com/ 3101.7086)

Cid em Trairi hoje

"O projeto Governo do Ceará na Minha Cidade (Itinerante), está neste sábado em Trairi. A solenidade, que acontece no Centro de Promoções Turísticas Ambientais (Avenida César Cals, s/n), contará com a presença do governador Cid Gomes (PSB) e secretários de Estado. Durante o evento Cid assina a ordem de serviço para construção da Escola Estadual de Educação Profissional em Trairi. O equipamento, que contará com investimento de R$ 5,7 milhões, recurso oriundo do tesouro do Estado e MEC, reforçará o setor da Educação no Interior e se integra ao projeto do governo de construir 100 escolas profissionalizantes, das quais, 51 já estão em pleno funcionamento.
Cid participa de audiência pública com a população. O tema abordado será: Desenvolvimento e Turismo. Na ação, os munícipes terão a oportunidade de tirar dúvidas e dar sugestões ligadas ao assunto. Cid Gomes também entrega para 343 moradores de Trairi e 548 de Paracuru recebem o certificado de inscrição para o Programa Carteira de Motorista Popular.
Na instalação do Governo do Ceará na Minha Cidade, Cid entrega também um total de mil livros do projeto Biblioteca Cidadã, certificados do Curso de Formação de Brigadistas, certificados de participação do município no projeto “Criando Oportunidades”, certificados de conclusão do curso de Soldador Industrial Naval e Civil, cartões bancários para as ações do projeto Jovem Bolsista, além de assinar os termos de adesão ao Programa de Cooperação Federativa (PCF), no valor de R$ 4.430.051,42, beneficiando os municípios: Irauçuba, Itapajé, Itarema, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Tururu, Umirim, Uruburetama.
Durante todo o dia o “Governo Itinerante” prosseguirá com fóruns onde participam todo o secretariado. Ao lado Centro de Promoções Turísticas Ambientais (Av. César Cals, s/n), acontecerão diversas ações sociais que beneficiarão diretamente a população, como a retirada de documentos, serviços jurídicos, cursos de capacitação e oficinas.
Acaraú
Ainda hoje, Cid Gomes assina mais duas ordens de serviço, uma autorizando a construção de uma Policlínica tipo I, no valor de R$ 2.967.500,00 e prazo de entrega de 240 dias, e outra para a construção de uma Escola Estadual de Educação Profissional, no valor de R$ 5.805.222,45 e prazo de entrega também de 240 dias. Os equipamentos são destinados a atender o município de Acaraú e de toda Região.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)

Conferência Municipal de Comunicação

"A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), convoca os poderes públicos e a sociedade civil para o quarto seminário preparatório da III Conferência Municipal de Cultura, cujo tema de debate é Cultura e Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O seminário acontece dia 14 de outubro, a partir de 14h, no Cuca Che Guevara (Barra do Ceará).Cada vez mais a cultura ocupa um papel central no processo de desenvolvimento das cidades, exigindo das gestões locais o planejamento e a implementação de políticas públicas que respondam aos novos desafios do mundo contemporâneo.
Políticas que valorizem as raízes históricas e culturais da cidade, que reconheçam e promovam a diversidade das expressões culturais presentes em seus territórios, que intensifiquem as trocas e os intercâmbios culturais e trabalhem a cultura como um importante fator de desenvolvimento econômico e de coesão social.
Na quarta rodada de debates preparatórios para a III Conferência Municipal de Cultura, os debates serão conduzidos, na primeira mesa, por Ângela Prysthon e Alexandre Barbalho, que discutirão o tema “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”. Ângela Prysthon é doutora em Teoria Crítica e Estudos Hispânicos pela Universidade de Nottingham. Também jornalista com mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, ela tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Culturais. Alexandre Barbalho é mestre em Sociologia pela UFC e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004). Tem experiências nas áreas de Comunicação e Estudos Culturais, com ênfase em Políticas de Comunicação e Cultura e já organizou diversas obras literárias, como “Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia” (Fundação Demócrito Rocha, 2008), “Comunicação e cultura das minorias” (com Raquel Paiva - Paulus, 2005) e “Políticas Culturais no Brasil” (com Albino Rubim - UFBA, 2007).Para a segunda mesa, com o tema e “Cultura e Economia Criativa”, estão convidados Ana Carla Fonseca Reis e Ivan Ferraro. Ana Carla é mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1997) e é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo - FAU-USP. Fundadora da empresa de consultoria "Garimpo de Soluções - economia, cultura e desenvolvimento", tornou-se consultora da ONU e curadora da conferência britânica Creative Clusters e do Creative Cities Summit de Detroit. É autora de livros sobre a área, diretora voluntária de economia da cultura do Instituto Pensarte, professora do MBA em Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (SP) e curadora e professora do curso de extensão em economia da cultura da Universidade Candido Mendes (RJ). Ivan Ferraro é produtor musical e reúne em seu currículo experiências na cena musical nacional e internacional. Fundador da produtora de eventos e comunicação MidiaMix e coordenador da Feira da Música de Fortaleza. Ferraro é também o vice-presidente da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc).Os quatros debatedores colocarão em foco a concepção de cultura enquanto produção simbólica, direito de cidadania e desenvolvimento econômico (produção de riquezas) e sustentável (desta e das próximas gerações). Mas não só: desenvolvimento local ou territorial (que implicam em planejamento com participação), humano (qualidade de vida) e social (para todos).

Dia do Professor




Vencedores do TRT Universitário


Na foto de Fátima Medina, os vencedores do Prêmio TRT-7 de Jornalismo, na categoria Universitário: Amyr Fontenele (aluna), Rosane Nunes (professora), Eliane Macedo (aluna), Nyzelle Dondô (aluna), Altemyr Moura (aluno) e este escriba (professor)

Malwee no Ceará

A Malwee Malhas, uma das maiores malharias do Brasil, definiu onde aplicará R$ 15 milhões para a construção de uma fábrica no Ceará. A empresa decidiu investir no município de Pacajus (51 quilômetros de Fortaleza), em um terreno às margens da BR-116. A decisão foi anunciada durante reunião do governador Cid Gomes (PSB) com a direção da empresa, na Residência Oficial. Em um primeiro momento, a fábrica irá gerar 700 novos empregos, podendo, dentro de pouco tempo, ampliar para três mil postos de trabalho.
Para o governador Cid Gomes, a instalação de uma nova empresa deve ser comemorada. "O Ceará tem aptidão para o setor têxtil e a Malwee, que tem muitos anos de experiência, sem dúvida vai somar para que consolide cada vez mais o Estado como um dos grandes polos têxteis do Brasil", afirmou. Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Ivan Bezerra, “com a Malwee no Ceará, o nosso polo têxtil, que ocupa a segunda colocação no Brasil, se tornará mais competitivo”. Atualmente, no produto interno da indústria cearense, o polo têxtil participa com 16% e gera 60 mil empregos formais.
Com 41 anos no mercado brasileiro, a Malwee Malhas, que já opera quatro unidades - Jaraguá do Sul, Pomerode, Blumenau e Camacan - tem uma política de responsabilidade social e ambiental forte. “Tudo isso para poder enfrentar os desafios do mercado, dentro de conceitos técnicos e ecológicos, éticos e comunitários. Desde a fundação da Firma Weege / Malwee Malhas as gerações são comprometidas com a sociedade”, descreve a apresentação da empresa em seu site oficial. A Malwee Malhas é fruto da inciativa empresarial da família Weege, que há 103 anos iniciou atividades industriais e comerciais em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. A Firma Weege, como era chamada, foi fundada em 1906 por Wilhelm e Bertha Karsten Weege. Em julho de 1968, transformou-se em Malwee Malhas e com apenas quatro funcionários começou a produzir malhas. Atualmente, são mais de sete mil empregos diretos criados.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)

Dia das Crianças no CCBNB

Para comemorar o Dia da Criança, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realiza um elenco de 29 atividades infantis educativas gratuitas, na próxima segunda-feira, 12, de 09h às 18h.No período da manhã, a partir das 9h, os destaques da programação do Especial Dia da Criança são os seguintes: o esquete teatral "Lendas brasileiras", com o Grupo Garajal; três passeios no Trenzinho da História; Batukerê e Ginástica Rítmica, com grupos do Projeto Social Vila Olímpica de Messejana; dois cursos de Internet na Bibliotequinha Virtual; e a peça infantil "As fadas", com Paula Yemanjá e Edivaldo Batista. De 10h30 às 12h30, a animação continua com diversas atividades como: a contação de histórias "O Saci e outras histórias", com Júlia Barros; o Paraíso dos Brinquedos; o cortejo brincante com música e contação de histórias, intitulada "Céu de brincadeiras, cortejos e canções", formado por crianças de sete a 12 anos do Projeto Bom Jardim com Arte (BOMJART); cinema infantil na Sessão Curumim, exibindo o filme "O que é que há, velhinho?", de Pernalonga e seus amigos; e a oficina de arte "Modela Argilinha", facilitada por Thiago Ponte.No período da tarde, a partir do meio-dia, o elenco de atividades infantis prossegue com: as construções de histórias de Saci, com Almir Mota, e de histórias ilustradas, com Kelsen Bravos; as oficinas de Mágica, com Desirée Silveira, "Assobios para atrair sacis", com a Cia. Catirina, e "Fantástico ateliê de biladutos" e "Formas geométricas com ervilha", ambas com o grupo Vivação; mais duas encenações da peça "As fadas", com Paula Yemanjá e Edivaldo Batista; e uma mesa de desenho em histórias em quadrinhos, com Weaver Lima e Franklin Oliveira.
A partir das 14h, os destaques são para as seguintes atrações: gincanas; pintura de rosto; a contação de histórias "Fábulas em uma história", com Cláudio Ivo; a apresentação musical "Cantando e encantando", com Marcos Melo; conversa com o autor e lançamento do livro "Até as princesas soltam pum", do escritor e contador de histórias Ilan Brenman; encerrando com a peça "Piriri Pererê" - escrita, dirigida e apresentada pela Cia. Catirina, de 17 às 18 horas.

Ceará Music 18


André Lima e o salto do Ceará Music 2009 , do NX Zero

Ceará Music 17

André Lima e a vibração do Ceará Music 2009.


Ceará Music 16

Milhares de olhares no Ceará Music, pelas lentes de André Lima.

Ceará Music 15

André Lima retrata primeira noite do Ceará Music, no Marina Park Hotel.

Ceará Music 13

No ângulo de André Lima o Ceará Music em seu primeiro dia/noite.

Ceará Music 12


MarciaCamara
O Jota Quest é um bom exemplo disso. #prontofalei from web



Mas a maioria foi. E outra: quando o produtor é um chato, os caras da banda são incríveis. #CearaMusic from web



Foram muito bacanas e disponíveis. Pena alguns produtores dessas bandas não são tão bacanas, assim... #cearamusic from web



Resumo zilhões de entrevistas, offs e tudo com todas as bandas. Destaque para Detonautas, Fresno, Jota Quest, NX Zero, Rappa e Natiruts. from web

Ceará Music 11

"Fantástico. Mais um ano é sucesso. Modificamos muitas coisas, dando uma nova ceneografia. Estamos satisfeitos, pois estamos tendo a resposta do público", afirma para esta blog, Douglas Santos, o D da D&E Entretenimento, promotora do Ceará Music.
Para Douglas outro ponto positivo é o acesso facilitado com os frequentadores deixando os carros em casa e vindo para o Ceará Music de ônibus, de táxi e van.
Quanto a Madonna: "Estamos na expectativa. Nós não temos a informação confirmada da vinda dela, mas estamos ai. Vamos ver o que vai dar".

Ceará Music 10

Jonas Vieira, da Norsa: "Ceará Music chegou para ficar e a cada ano com mais surpresas. Desta vez trabalhamos a marca Burn com distribuição para o pessoal que vem ao festival. Antes de entrar toma o Burn".
A Norsa através do seu marketing promocional trabalha este ano também no Ceará Music a marca Coca Cola Zero. Deixando um pouco de lado a Coca tradicional que acompanha o Ceará Music desde 2001.

Perfumes de luxo

A rede de perfumarias TOP Internacional, que importa e comercializa perfumes e cosméticos de marcas de luxo como Cartier, Lalique, Jaguar, Jacomo, Matis, Arcancil Paris e Wet n wild, celebra neste mês seu aniversário de 41 anos com uma campanha especial em suas lojas – sendo uma na badalada rua Oscar Freire, em São Paulo, uma em Porto Alegre e duas no Recife.
Até o dia 31 de outubro, os clientes encontram preços exclusivos em todos os itens. Aqueles que efetuarem compras acima de R$ 350,00 em uma das unidades TOP Internacional ganham brindes exclusivos. Quem comprar acima de R$ 2.000,00, ganha um presente especial em produto.
Além disso, as compras serão parceladas, excepcionalmente em outubro, em até seis vezes nos cartões de crédito como American Express, Mastercard, Hipercard, Redecard e Panrisul – normalmente, a operação é feita em três parcelas. Durante o mês, as lojas também contarão com profissionais oferecendo dicas de maquiagem e cuidados com a pele aos clientes.
E para o dia 31, a TOP Internacional convida todos seus clientes a comemorar os 41 anos com champagne, petiscos e muitas surpresas!

Ceará Music 9

Fotógrafa não permite publicar nem com crédito Jesus Luz. É muita besteira de neo jornalistas.

Ceará Music 8

Reencontro no Ceará Music alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Uns se divertindo, outros trabalhando. Não vi alunos de Jornalismo.

Ceará Music 7

Chega o cansaço. Milhares de jovens deitados ao chão. Ceará Music num momento de relaxe total, mas sem conforto nenhum para galera.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ceará Music 6

Boa cobertura das tevês (Diário e Cidade), do portal verdes mares e do jornal Diário do Nordeste. Fotógrafos todos são bons. Karla Rodrigues chegou na Sala de Imprensa e tudo entra nos conformes.

Ceará Music 5

Quase sábado e o Ceará Music detonando no Marina Park. Dei uma volta na pista e muito mais muito jovens sem pais bebendo. Antes fosse um energético, mas é cerveja latão. Juizado de Menores presente. Deve fazer valer a ordem.

Ceará Music 4

Sala de Imprensa do Ceará Music começa a se refrescar. A sauna dá lugar a um local mais arejado. Agora falta é água gelada. Seria pedir muito?

Ceará Music 3

O Palco Brasilis apresenta agora no Ceará Music o show de Natiruts. Depois vem Jota Quest. Primeiro dia vai até cinco da manhã. Será que vou ter pique para fazer esta cobertura toda?

Kelly no lugar da Madonna

Kelly Key no Ceará Music. Madonna não veio.

Ceará Music 1

Ceará Music agora com Natiruts. Já passaram NX Zero e Detonautas. Ainda tem Jota Quest, O Rappa, Charlie Brown Júnior, Fresno e Bangalafumenga.

Audiência da Energia

Começa audiência conjunta da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Presentes os deputados Eduardo da Fonte, Léo Alcântara, Chico Lopes, Lula Morais e João Jaime, do diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner; e do presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Abel Alves Rochinha.
Chico Lopes levantou questão de ordem sobre quem comandava a audiência se a AL-CE ou a CD. Presidente da CPI da CD, Eduardo da Fonte acatou que AL-CE comandasse de início, contrariando Chico Lopes.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

As estradas de Cid

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) se reúne amanhã, às 9 horas, na Residência Oficial, em Fortaleza, com secretários e construtores para fazer um balanço sobre as obras de construção e recuperação das rodovias estaduais. A previsão é que até o fim de 2010, 3 mil quilômetros de rodovias estaduais serão construídos e recuperados, o que representa um investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão – o maior já feito na história do Ceará para o setor – oriundos do próprio Tesouro, Banco Mundial, BID e Governo Federal. 

Na última segunda-feira (5), em Caririaçu, Cid Gomes assinou a construção da Estrada Padre Cícero, que reduzirá em 90 quilômetros a distância atual entre a Região do Cariri e Fortaleza. Segundo o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, o Estado tem quatro programas para as rodovias: Prodetur, Ceará III, Programa Rodoviário do Estado e Programa Estatual de Recuperação de Estradas (Proestradas).

Aluno FIC pode estudar em qualquer Estácio


Na foto de Paulo Moska a diretoria nacional da Estácio chegando a Fortaleza


Diretores da Estácio Ensino Superior estão em Fortaleza. Hoje se reuniram com os professores. Amanhã se encontram com o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Aos professores falaram do crescimento do grupo e de uma novidade que creio vai agradar muita gente. Como a grade a seguir a partir de 2010.1 é integrada, o aluno que passar para a Faculdade Integrada do Ceará (FIC) pode estudar um semestre ou mais semestres em qualquer unidade do Grupo Estácio. A Estácio está presente nas cinco regiões brasileiras. Os alunos das demais unidades também poderão estudar na FIC. Outra novidade é que o aluno que passar no vestibular que a FIC fará no próximo dia 17 vai receber em casa o material didático grátis. Evita-se assim o crime de xerox. Outras informações foram passadas pela diretora geral de Ensino, Paula Kaleff. 

Aluno do Exército encontrado morto


Do Portal Jangadeiro Online:
"O corpo do aluno do Curso Preparatório de Sargentos do Exército, Germano Leôncio de Oliveira Filho, de 24 anos, será liberado hoje (8), no Serviço de Verificação de Óbito, em Fortaleza. Ele foi encontrado morto na manhã de ontem (7), com uma seringa na boca, na Serra do Penedo, em Maranguape, a 30 quilômetros de Fortaleza.

Germano tinha desaparecido na tarde da última terça-feira (6). A Polícia Federal foi acionada uma equipe da Perícia Forense que esteve no local revelou que o rapaz não apresenta nenhum sinal de violência. 0O motivo da morte ainda é desconhecido."

Madonna no Ceará Music?

Madonna vem ou não?
"De acordo com a nota publicada pelo portal Terra, os seguranças de Madonna já estariam no Ceará para traçar os deslocamentos da rainha do pop, durante sua estada no próximo fim de semana.

Além disso, estariam alugando uma mansão de luxo na praia de Parajuru para hospoder a estrela, que viria assistir à apresentação do namorado brasileiro Jesus Luz.
“Fontes do Terra ligadas ao festival Ceará Music dão conta que a organização do evento têm se desdobrado para cumprir uma série de exigências para a vinda de Madonna ao Brasil”, cita a matéria.

Homem morre ao cair de ônibus

Informa o portal do O Povo:
"Um aposentado de 53 anos morreu ao cair de um ônibus na manhã desta quinta-feira, 8, em Fortaleza. O veículo estava lotado e o aposentado não conseguiu subir, ficando preso à porta traseira. Numa curva, o homem perdeu o equilíbrio e caiu. Francisco Veras da Silva bateu a cabeça no meio-fio da calçada e morreu na hora. Apesar de aposentado, Francisco trabalhava como porteiro na Aldeota."

Mendes x Acrísio e os dedos sujos

"O clima ficou pesado hoje pela manhã na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador Marcelo Mendes fez críticas à prefeita Luizianne Lins (PT) por ter chamado de "blefe" o relatório do TCU apontando irregularidades financeiras na construção do Hospital da Mulher em Fortaleza. "A prefeita jamais poderia ter chamado o relatório de blefe. Blefe significa mentira e o relatório só aponta verdades", disse Marcelo Mendes referindo-se aos quase R$ 5 milhões apontados como superfaturamento na obra de construção do Hospital.

"Não venha apontar seu dedo sujo para a prefeita", interrompeu o vereador Acrísio Sena (PT) acusando, em seguida, Mercelo Mendes de ser, sim, "ladrão".
"Vamos ver quem é ladrão dos dois? Eu trago seus processos do escândalo da Finatec", disse Marcelo Mendes, citando o caso Finatec, um convênio de R$ 4,6 milhões com superfaturamento apontado de R$ 1,4 milhão pelo Ministério Público do Distrito Federal. O convênio entre o Imparh — à época presidido por Acrísio Sena — e a Finatec, contrata consultoria para a Prefeitura de Fortaleza. Em nome do Prefeitura, via Imparh do qual era presidente, Acrísio Sena foi quem assinou o contrato com a Finatec, ligada à UnB.
Com acusações mútuas de "ladrão" os dois vereadores foram acalmados pelos seus colegas em plenário depois de um bate-boca de mais de cinco minutos.
Em seguida, Marcelo Mendes entrou com requerimento junto à Mesa da Câmara pedindo que seja convidado o relator do Tribunal de Contas da União para explicar as irregularidades apontadas no relatório. "Quero que o TCU venha aqui na Câmara mostrar onde está o blefe", disse Marcelo Mendes.

Congresso de Oncologia

Acontecem até sábado (10), no Centro de Convenções de Edson Queiroz, em Fortaleza, o XVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica e o IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Oncológica. Mais de mil médicos debatem as novidades no tratamento oncológico. Uma feira de exposição com mais 50 stands movimenta os eventos. A única é a Assessoria de Imprensa do evento que não existe. Não tem Sala de Imprensa, tampouco uma pessoa competente para atender a imprensa que está tentando cobrir o evento.

Tráfego no Ceará Music

Setenta agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e de Serviços Públicos de Fortaleza (AMC) vão garantir esquema especial na Av. Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), durante o Ceará Music. O evento acontece nos dias 9 e 10. Entre outras modificações, na área defronte ao Marina Park, a pista Norte (sentido Leste-Oeste) será isolada das 17h às 5h do dia seguinte. Também a Rua Adolfo Caminha, no cruzamento com a Alberto Nepomuceno permanecerá fechada nesse intervalo. Quem pretende se dirigir ao local Pessoa Anta, haverá um desvio para a José Avelino e um acesso à Rua Boris para então chegar à Leste-Oeste. Informações: 3254-6984.

Boa Vista Resort



O Boa Vista Resort reúne hoje à noite, no Gran Marquise Hotel, agentes de viagens e imprensa. Vai apresentar os sistemas All Inclusive, transfer no percurso Fortaleza-Camocim-Fortala, incluído no valor da diária, e o projeto Boa Vista Resort SPA. Em seguida à mostra, segundo a assessoria de imprensa do empreendimento, os convidados participam de coquetel, sorteio de fins de semana no SPA e para o Sistema All Inclusive. 
"É o mais novo e moderno resort do Nordeste brasileiro, posicionado no coração de umas das mais luxuriantes macro regiões turísticas da Costa do Sol Poente do estado do Ceará. O Boa Vista Resort & Conference Centre foi construído de acordo com as tendências e exigências do turista internacional.
São 123 apartamentos confortáveis e muito bem decorados com tudo o que você pode esperar de um quatro estrelas. três suítes temáticas: (Lua-de-mel, Africana e Tropical) todos com ar condicionado, TV por assinatura digital (Sky), telefone, cofre digital e varanda com rede.

Em meio a paisagens deslumbrantes, você conta com o conforto de uma piscina de mil metros quadrados com bar, hidroginástica, sauna a vapor, mini clube infantil, equipe de recreação, quadra poliesportiva, sala de ginástica, salão de jogos, boate, restaurante para até 240 pessoas com culinária regional e nacional e moderníssimo centro de convenções e eventos".


Hiluxs do Cid




"Em mais uma ação de interiorização na área da segurança pública o governador Cid Gomes entrega nesta quinta-feira (8), 49 novas viaturas para a Polícia Militar. O ato acontece no município de Tabuleiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, às 9 horas. Os veículos, do tipo Hilux SRV cabine dupla, são equipadas com xadrez interno, sistema de rádio e GPS, além de sistema de travas especial nas portas. As 49 viaturas são destinadas aos municípios do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste. Ao todo, o Ceará adquiriu 200 novas viaturas, sendo 126 para a PM e 74 para a Polícia Civil. O objetivo é colocar uma nova viatura para cada uma das 50 delegacias que estão sendo construídas em todo o Estado.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

Últimas de Tasso no twitter


Tassojer

Following
  1. Alerta sobre alguns indicadores econômicos e sociais.http://migre.me/8zle
  2. A CAE acaba de aprovar empréstimo de U$ 77 milhões para o Ceará. Os recursos fortalecerão a saúde de nosso Estado.http://migre.me/8s0C

BNB discute Comunicação


México em Fortaleza


Copio do Eliomar de Lima:
"Em visita oficial ao Ceará nesta quarta-feira, o embaixador do México no Brasil, Andrés Valencia, informou para este Blog do Eliomar que um navio-escola da Marinha mexicana atracará em Fortaleza no dia 18 de janeiro de 2010. Trata-se do Cuahtémoc, que vai trazer para a Capital cearense uma missão formada por empresários, políticos, professores universitários e artistas com objetivo de fechar intercâmbio com governo, instituições e organizações da sociedade civil. O embaixador disse que quer fazer em Fortaleza toda uma semana dedicada ao México e buscar parcerias em vários setores.
Ciceroneado pelo cônsul do México no Ceará, o empresário João Soares Neto, o embaixador foi recebido por autoridades como o governador Cid Gomes (PSB) e ainda visitou pontos turísticos da cidade como o Centro Dragão do Mar. No âmbito municipal, quem fez as honras da casa foi o vice-prefeito Tin Gomes, pois a assessoria da prefeita alegou que ela estava tratando de edital relacionado à urbanização da avenida Beira Mar.
O embaixador Andrés Valencia encerrará, nesta quinta-feira, a programação da visita conversando com os secretários estaduais Mauro Filho (Fazenda) e Ivan Bezerra (Conselho de Desenvolvimento Econômico) e mantendo reunião com lideranças empresariais na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Dia Mundial da Visão

Nesta quinta-feira, 8 de outubro, serão comemorados o Dia Mundial da Visão 2009 (08/10) e do Dia das Crianças, reunindo crianças operadas de catarata pediátrica. O evento ocorre de 7h às 10h, no Centro Avançado de Retina e Catarata (Av. Dom Luís, 1233. 14º Andar. Aldeota). O Dia Mundial da Visão é uma data internacional, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidade de saúde, para a celebração dos esforços de iniciativas no mundo todo que se dedicam ao combate da cegueira evitável.


Na ocasião, serão distribuídos presentes e realizadas atividades recreativas com as crianças atendidas pelo projeto Te Vejo na Escola, que promove, através de mutirões, cirurgias em crianças carentes que sofrem de catarata congênita, principal causa de cegueira evitável na infância. A iniciativa, que é apoiada pela Sociedade de Oftalmologia (SOC), já realizou cirurgias em 320 olhos de 210 crianças - na faixa etária entre 0 a 14 anos - a maioria com catarata bilateral (nos dois olhos). Além disso, o evento marca a nova etapa do projeto, que passará a atender crianças com estrabismo (pessoas com esse problema são popularmente chamadas de “vesgas”).


A catarata pediátrica prejudica o aprendizado escolar pois a criança portadora da doença tem dificuldade de focalizar imagens, percebidas embaçadas ou como imagem dupla. A catarata infantil pode gerar inclusive estrabismo. Essa e outras disfunções associadas em geral causam problemas de relacionamento, fazendo com que o tratamento da doença tenha impacto positivo na educação, bem como na auto-estima e socialização. Por isso, a proposta do Projeto é promover a educação e o desenvolvimento infantil por meio do tratamento da catarata.


A principal conquista do Projeto foi zerar sua fila de espera por uma cirurgia de catarata. Atualmente a criança atendida e com preparação pré-operatória realizada, espera no máximo 10 dias para o procedimento cirúrgico.


Segundo o idealizador do projeto, cirurgião de catarata e presidente da SOC, David Lucena, a rapidez do tratamento é importante visto que muitos pacientes têm indicação urgente de correção cirúrgica. Ele acrescenta que a campanha tem o objetivo de acabar com a fila para esse tipo de operação em todo o Estado.


O projeto completo, criado há quatro anos engloba exame pré-operatório, processo cirúrgico e acompanhamento pós-operatório, com doação de medicação, óculos e reabilitação visual. Anualmente são operados 120 olhos de aproximadamente 80 pacientes, numa média de 10 cirurgias/mês.


Coordenam o projeto os médicos David Lucena (oftalmologista especialista em catarata), Socorro Aguiar Lucena (oftalmopediatra) e Vládia Freitas (anestesiologista). 




Lucena explica que a iniciativa visa combater a doença no Estado contextualizado numa perspectiva global. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (sigla em inglês: IAPB) criaram o projeto “Direito à Visão 2020” que tem como meta erradicar no planeta toda a cegueira prevenível e/ou curável até essa data.




Tratamento - A catarata congênita é decorrente de alterações na formação do cristalino (a lente dos olhos). Dependendo do grau de opacificação do cristalino, há possibilidade de interferência na percepção de luz, seja por distorção ou redução na quantidade de raios luminosos que atingem a retina. Aproximadamente 40% das cataratas de infância, que atingem um em cada 250 recém-nascidos, não tem uma causa determinada. Os principais motivos são: hereditariedade, infecções intra-uterinas (como a rubéola), diabetes e algumas síndromes, como a de Lowe (com possibilidade de glaucoma associado).


Segundo Lucena, a catarata congênita e as de desenvolvimento infanto-juvenil se apresentam do nascimento até os 10 anos de idade. "Elas são comuns e passíveis de tratamento, mas o prognóstico visual depende da precocidade do diagnóstico e tratamento. As bilaterais [nos dois olhos], quando totais, se não operadas até 3 meses de vida, em geral acarretam nistagmo [movimento involuntário dos globos oculares, o que dificulta focar imagens] e ambliopia ou olho preguiçoso [deficiência de desenvolvimento normal do sistema visual]", explica. "No caso das monoculares [em apenas um olho], além da ambliopia, há possibilidade de déficit fusional [aparecimento de imagem dupla] e de estrabismo [paralelismo entre os olhos] entre 6 meses e 2 anos de idade", revela.
Um teste importante a ser feito é a avaliação do reflexo vermelho, também chamado “teste do olhinho”. É feito através da pupila com um oftalmoscópio - instrumento que permite examinar o interior do olho - a uma distância de 25 cm, focalizando-se a opacidade que aparece escura ao exame. "Se o cristalino se mantiver relativamente transparente até os 6 meses de vida, mesmo que posteriormente se opacifique, o prognóstico visual pós-tratamento será melhor", afirma.

Recado para Taxistas


"É com imensa satisfação que o Senado Federal, aprovou nesta data, o PL 253/2009, que autoriza a transferência de permissões para exploração do serviços de táxis. Sem dúvida a aprovação representa uma vitória da categoria e de todos os sindicatos que estiveram engajados na luta por essa tão esperada conquista. Um cordial abraço, qualquer dúvida ligue: 87242530,96212972, 32260786 - SINDICATO DOS TAXISTAS DE FORTALEZA."

Emílio Moreno vai ao RJ


emiliomoreno

Following
  1. hora do embarque. 123 meia e já... rio de janeiro

Conferência Municipal de Comunicação

Confira a Conferência Municipal de Comunicação: 
http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11903&Itemid=78

Olha nosso salário

Campanha Salarial. Assembleia de Jornalistas de Impresso define contraproposta apresentada ao sindicato patronal:http://bit.ly/16Etyf

Ceará Music: famosos



As estrelas de Malhação, Bianca Bin (Marina) e Carolinie Figueiredo (Domingas), já garantiram presença para o Ceará Music 2009. Quem também já confirmou presença no festival foi o ator Rafael Almeida, que foi protagonista na temporada de 2008 do folhetim global. Além disso, o ator Alexandre Frota está curtindo o festival. E Madonna vem? Os seguranças dela estão na área.

Recado de Robério Lessa

roberiolessa Domingo tem Campeonato Cearense de Gran Turismo, no Eusébio. Acompanhe em www.carrosecorridas.com.br

O novo livro de Espinola


  1. Via Twitter, o novo livro de Rodolfo Espitola:
    rodolfoespinola @cidfgomes Governador, é que estou fechando a 2ª Edição do meu livro e gostaria de mostrá-lo antes de enviar para a gráfica.
    about 15 hours ago from web
  2. Rodolfo_twitter2_normal
    rodolfoespinola @cidfgomes "Cid, Salve meu Livro!" Estou precisando de uma foto antiga que represente o início da formação de Sobral. Precisamos conversar.
    about 15 hours ago from web

Ceará recebe Ceará




Depois do Fortaleza apelar ao papa Bento XVI, o Ceará vai de Luizianne Lins. A prefeita de Fortaleza, torcedora do Ferroviário, reuniu-se, ontem, com a diretoria do Ceará. Estavam presentes os diretores Evandro Leitão, Jurandir Jr. e The Jr. No encontro, a diretoria apresentou à gestora ações sociais realizadas pelo clube, além da história do time. Luizianne, por sua vez, mencionou as ações realizadas pela administração municipal em apoio ao campeonato local.
“Futebol é uma grande mágica para o povo, está no imaginário e na vida de todos. Por isso, a Prefeitura faz questão de apoiar a realização dos jogos fornecendo a infraestrutura necessária, como segurança e mobilidade”, disse.
Em dias de jogos em Fortaleza, a exemplo do que aconteceu no último dia 3, no Castelão, entre os dois maiores times do Estado, a administração municipal garante segurança nos Terminais de ônibus através da Guarda Municipal, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) no ordenamento do trânsito, bem como reforço da frota de ônibus que circulam no entorno do estádio, através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ciro e Eduardo Campos


O presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos recebe para almoço hoje,ao meio dia e meia, no Palácio das Princesas, em Recife, o presidenciável Ciro Gomes.

Dia Mundial da Visão

O Dia Mundial da Visão será comemorado amanhã, no Ceará, com uma ação no Centro Avançado de Retina e Catarata, na Avenida Dom Luiz, 1333, das 7 às 10 horas da manhã.

Escola Bergson Gurjão





Olha ai a prefeita Luizianne Lins, na foto de Thiago Gaspar:

"A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) participou, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), da cerimônia em homenagem ao líder estudantil cearense Bergson Gurjão Farias, morto durante a guerrilha do Araguaia, em 1972, e cujo corpo estava desaparecido desde então. Seus restos mortais foram identificados recentemente e trazidos para Fortaleza, junto de sua família, para sepultamento no Cemitério Parque da Paz. 
Na solenidade, realizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Luizianne ressaltou a importância do ato. “Esse é um momento histórico e de muita emoção para a família e para todos nós. É por causa de pessoas como o Bergson, que lutaram por democracia e liberdade no nosso País, que hoje respiramos novos ares no Brasil. Ele representa todos os homens e mulheres que lutaram por um futuro melhor para nós”, disse.

A prefeita destacou ainda a importância do corpo do estudante ter sido trazido para Fortaleza. “A família e os amigos têm o direito de chorar e homenagear seu ente. Ter o Bergson na sua cidade simboliza a sua força viva”, complementou.  

Na ocasião, Luizianne Lins lembrou ainda que a administração municipal também prestou sua homenagem a Bergson Gurjão, batizando uma escola na área da Regional 3 com o nome do líder estudantil. “O legado desse estudante é um grande exemplo para nós e, principalmente, para a juventude. Em Fortaleza, no bairro Autran Nunes, há uma grande escola construída já nos novos padrões, fruto de uma demanda do Orçamento Participativo, erguida pela vontade do povo. Essa escola se chama Bergson Gurjão”, encerrou. 

A escola municipal Bergson Gurjão Farias, que antes se chamava Autran Nunes, teve seu nome modificado pelo decreto 12.572/2009. O prédio tem capacidade para 700 crianças e, dentre outros recursos, conta com refeitório, auditório, área verde e acessibilidade universal. A escola está localizada na avenida Fernandes Távora, 2.500, Autran Nunes.

Seguidores

Arquivo do blog