sábado, 17 de outubro de 2009

Fortaleza, 91 anos


O diretor de marketing do Fortaleza Esporte Clube, Kléber Dias e o primeiro secretário do Conselho Deliberativo do clube, Noé de Brito, anunciaram a festa de 91 anos de fundação do FEC. As celebrações serão, no estádio Alcides Santos, no Pici. As comemorações iniciam às 8 horas com um café para a torcidar. Às 8h30, haverá uma alvorada de fogos, seguida pela execução do Hino Nacional e do hino do clube pela banda do Exército Brasileiro. Às 9h30, está programada a celebração de uma missa, pelo padre Gilson, em homenagem ao Fortaleza. Logo após a missa, será entregue o “Troféu Leão de Ouro” (foto), que terão como homenageados “in memoriam” o ex-atleta e ex-conselheiro Antonio Robério Vieira e Silva, o ex-conselheiro Luiz Rolim Filho, o ex-atleta Mozart Gomes Filho e o ex-atleta Paulo Roberto Sales Moura. Manoel Lucas de Souza Farias, conhecido como Manoel Chuva, atleta da equipe Sub-16 do Leão, será agraciado com o prêmio de revelação das Categorias de Base do Fortaleza. No encerramento da manhã festiva também será feita uma homenagem ao jornalista Silvio Carlos Vieira Lima pela comemoração dos seus 50 anos de carreira profissional.

Lula aposta no Ceará

Na foto de Ricardo Stuckert, da Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebe do deputado cearense Dedé Teixeira (PT), a camisa do Ceará. Como o Fortaleza apelou para o papa Bento XVI, o Ceará vai de Lula mesmo para chegar a Primeirona em 2010. O caminho está dado. Hoje mais uma vitória: 2x1 Brasiliense (DF), no Castelão, chegando aos 56 pontos na 30ª rodada. Faltam só oito rodadas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Presidenta da CMBH vem


A presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira - foto (PPS), estará em Fortaleza na próxima semana. Ela será recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho(PT), na sexta-feira (23), no início da tarde, na sede do Legislativo da Capital cearense. Às 16h, a Mesa Diretora se reúne com a presença da parlamentar. Luzia Ferreira é a primeira mulher a presidir a Câmara de Municipal de Belo Horizonte, e também coordena o Fórum de Presidentes de Câmaras de Capitais do Brasil. Em Fortaleza, ela vai conhecer os projetos executados pelo Parlamento Municipal, entre eles, a Sala do Empreendedor, que estimula trabalhadores a ingressarem no mercado formal.

Renato Russo em livro

Smith cidadão cearense

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, (BNB) Roberto Smith, receberá Título de Cidadão Cearense, em solenidade a ser realizada na próxima segunda-feira, às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A homenagem, iniciativa do deputado Dedé Teixeira (PT), reconhece os rerviços prestados por Smith ao desenvolvimento regional.

Além de presidir o BNB, Roberto Smith é presidente da Associação Latino-americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento – ALIDE (biênio 2008-2010); vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE); membro do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); e Membro suplente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).

Paulista, Roberto Smith mora em Fortaleza desde 1977. Em 1983, foi admitido como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde também obteve título de mestre no Curso de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN).

Dilma recebe kit não venda casa

Foto de Thiago Gaspar

Ministra-chefe da Casa Civil e presidenciável petista em 2010, Dilma Roussef, recebe kit do secretário municipal da Habitação, Roberto Gomes, a mando de Luizianne Lins (PT) que ameaçou tomar casa de ninguém vender. Solenidade na tarde de hoje, no lançamento do empreendimento Novo Fortaleza. Presenças de muitas autoridades e um organização quase perfeita.

Debates do PT-Brasil

Seis presidenciáveis do PT (Markus Sokol -O Trabalho, Iriny Lopes-Articulação de Esquerda, José Eduardo Cardozo-Mensagem ao Partido, Geraldo Magela-Movimento PT, José Eduardo Dutra-Construindo um Novo Brasil e Serge Goulart-Esquerda Marxista) debatem as eleições de 22 de novembro, no próximo dia sete de novembro, em Fortaleza. O calendário de debates é este:
  • Belém - hoje.
  • São Paulo - 23/10.
  • Porto Alegre - 24/10
  • Rio de Janeiro - 29/10.
  • Salvador - 05/11.
  • Recife - 06/11.
  • Fortaleza - 07/11.

Bienal da Dança começa hoje

Com homenagem a Roberto Pereira e Silvia Moura, a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará será aberta oficialmente hoje, às 20h30, no Theatro José de Alencar. Um dos nomes mais respeitados no meio da dança no país, Roberto Pereira, falecido este ano, era mestre em Filosofia pela Universidade de Viena (Áustria) e doutor em semiótica pela PUC (São Paulo). Era pesquisador, crítico de dança, diretor da Companhia de Dança da Cidade, professor e coordenador do curso de licenciatura em dança da Escola de Artes Cênicas da UniverCidade, no Rio de Janeiro. Contribuiu fortemente para aformação acadêmica, sendo autor de uma dezena de publicações relacionadas àdança. Por meio de uma articulação de Roberto Pereira, um convênio levou aosbancos do curso de licenciatura em dança da UniverCidade cerca de 20 bailarinos consagrados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como Ana Botafogo.
Silvia Moura é uma das precursoras da dança contemporânea no Ceará e uma dasmais atuantes coreógrafas e articuladoras dessa arte no estado. É responsávelpela formação de diversos bailarinos de dança contemporânea atuantes hoje noestado. Dirige o CEM - Centro de Experimentações em Movimentos. A homenagem a Roberto Pereira e Silvia Moura se enquadra dentro das poéticas da sétimabienal, que homenageia o “feminino”, não como gênero, mas como forma de tratara política na dança de uma forma mais suave.
Além das homenagens, a noite de abertura será marcada pelas apresentações da cearense Paracuru Cia de Dança, com o espetáculo Dois Pontos, o Ballet de Lorraine com os solos Étude revolucionaire e La mère, de Isadora Duncan(1877-1927), Lamentation, de Martha Graham (1894-1991), Une danse blanche avecEliane, de Dominique Bagouet, e Two, coreografia de Russel Maliphant. Para encerrar a programação artística da primeira noite, a São Paulo Companhia de Dança apresenta Entreato, coreografado por Paulo Caldas, um dos nomes maisconceituados do Brasil atualmente. Amanhã, o coreógrafo leva sua própriacompanhia, a Staccato Paulo Caldas, ao palco do TJA com o espetáculoQuinteto, e no domingo segue para o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará.
A bienal acontece até o dia 26 com programação artística e atividades formativas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e residência artística também em Paracuru. Apresentada pela Petrobras, através da Lei de Incentivo àCultura do Governo Federal, e com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Fundação Nacional de Artes – Funarte, a bienal tem toda a programação gratuita.

Roberto Pessoa preside Unep

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), toma posse como novo presidente da União Nordestina de Prefeitos e Presidentes de Câmaras (Unep), durante solenidade que acontecerá, na próxima segunda-feira, às 9 horas, no Auditório Deputado Murilo Aguiar, na Assembléia Legislativa do Ceará, em Fortaleza.
A Unep surgiu em 2005, durante a realização do I Encontro de Prefeitos, em João Pessoa, na Paraíba, e objetiva fortalecer os municípios e promover o desenvolvimento do Nordeste.
Roberto Pessoa também está empenhado na causa municipalista por meio da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup), onde é o vice-presidente regional - para o Nordeste – da entidade.
O cargo será transmitido a Roberto Pessoa, para o quadriênio 2009-2013, pelo atual presidente da Unep, Salomão Gadelha, da Paraíba, que passará a ocupar a primeira vice-presidência.
O segundo vice-presidente será José de Arimatéia Anastácio R. Lima, também paraibano. Helânio Facundo, prefeito de Jucás, no Ceará, será o primeiro secretário, enquanto Natália Félix, prefeita de Tianguá, no Ceará, ficará como segunda secretária.

III Corrida Unimed

"Desorganização geral na entrega do Kit para a III Corrida Unimed, que será realizada amanhã. A entrega estava marcada para começar as 9h de ontem, mas começou as 9h20. Mas detalhe só tinha numeração da blusa do n 1600 a 2013, as outras iam chegar entre 10 e 10h30. Meu número era 116 então voltei para buscar as 10h30, e quando chego surpresa, a numeração chegou do 0 ao 500, que sorte, a minha estava. E os outros números que horas chegam?? Boa pergunta nem eles da organização sabem direito. Só disseram que o ocorrido foi por causa da greve dos Correios. Pode isso?? Tamanho da blusa é padrão; mulheres baby look e dos homens normal, lógico que peguei uma de homem, baby look mulher é para magrinhas. Acho que eles esqueceram que gordinhos (as) também participam destes eventos. Conclusão: quem sai perdendo sempre é o consumidor. Denuncia a jornalista Fátima Holanda"


Azul defende Campo de Marte

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras se manifestou contrária à desativação do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, para sua transformação em estação para o trem bala. A manifestação foi feita durante o período de consulta pública do projeto TAV Brasil, e a companhia aérea defendeu não só a manutenção, como ampliação do aeroporto, uma vez que o tráfego aéreo em São Paulo não cresce há 5 anos, por falta de capacidade aeroportuária.
Na visão da companhia aérea, o fechamento não seria recomendado, mas sim uma adaptação, inclusive para a integração entre o transporte aéreo e o ferroviário. A multimodalidade permitiria, por exemplo, que um passageiro vindo de Uberaba (MG), cidade hoje não servida por voos diretos para São Paulo, chegasse no Campo de Marte e embarcasse para o Rio de Janeiro no trem bala, ou para qualquer outra cidade do Vale do Paraíba. Um trajeto a ser percorrido em algo em torno de três horas com esta integração avião-trem.
“Hoje quem mora no interior de São Paulo, por exemplo, está sendo bastante prejudicado na hora de viajar para São Paulo. Com a saturação do Aeroporto de Congonhas, muitas cidades importantes deixaram de ser atendidas”, disse Adalberto Febeliano, diretor de relações institucionais da Azul.
O piso da pista atual do Aeroporto Campo de Marte não tem resistência adequada para os aviões da Azul, os E-Jets 100% brasileiros, mas com a construção da segunda pista, já projetada e maior, os voos seriam possíveis. “São Paulo tem condições de sair da estagnação de 34 milhões de passageiros transportados por ano e chegar a 140 milhões, mas para isso vamos precisar de mais capacidade aeroportuária”, disse Febeliano. Segundo ele, o projeto do trem bala deve olhar o transporte como um todo e não apenas a parte terrestre.
A manifestação da Azul contra a desativação do Aeroporto Campo de Marte foi também encaminhada ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e à Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Mais notícias em www.egom.com.br

Lula, Cid e Ciro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aterrisa direto em Mauriti, às 15 horas. Em seguida sobrevoará Jati e depois
segue para Juazeiro do Norte e embarca para Brasília. Governador Cid Gomes (PSB-CE) e o deputado federal e presidenciável Ciro Gomes (PSB-SP) acompanham a visita as obras da transposição das águas do Velho Chico.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dilma e Luizianne no Ancuri

Atraído pelo crescimento econômico de Fortaleza, pelo déficit habitacional para famílias de menor renda, e estimulada pelo programa do Governo Federal, Minha casa, minha vida, a Bairro Novo Empreendimentos Imobiliários vai lançar amanhã, às 15h30, o Bairro Novo Fortaleza. A cerimônia contará com a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). O evento será realizado no estande de vendas do empreendimento, localizado na Avenida Dionísio Leonel Alencar, 4090, 4º Anel Viário - KM 6, Fortaleza, Ceará.

O projeto está 100% enquadrado no programa “Minha casa, minha vida” e foi totalmente aprovado pela Caixa Econômica Federal, que será o agente financeiro. O Bairro Novo Fortaleza é voltado para famílias com renda de 3 a 10 salários mínimos e, ao todo, beneficiará 2.846 famílias com casas de 2 e 3 quartos e apartamentos de 2 quartos. A Bairro Novo Empreendimentos Imobiliários, empresa da Odebrecht Realizações Imobiliárias, possui o maior número de projetos enquadrados no programa “Minha casa, minha vida” aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Atualmente, cerca de 24 mil unidades estão em análise, sendo 10 mil para famílias de 0 a 3 salários mínimos.

A Região Metropolitana de Fortaleza tem cerca de 3.436.515 habitantes, sendo uma das dez maiores áreas urbanas do Brasil, e está entre as três maiores do Nordeste. O setor de habitação popular é o que sofre a maior carência em todo o Ceará, que possui o sexto maior déficit habitacional do país.

Assessoria de Imprensa

Lumina7 Comunicação

(85) 4006.8022

Atendimento: Helly Ellery (85) 8707.5747 e Daniel Navarro (85) 9652.8240

Monte Castelo Ideias

(21) 3232.4600

Atendimento: Juliana Frota (21) 9799.0026 e (21) 7839.0806

Lula e Cid em Mauriti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Cid Gomes (PSB) conferem amanhã, às 15 horas, as obras da Transposição do Rio São Francisco em Mauriti, na Região do Cariri. A visita encerrará a sequência de viagens que o presidente Lula fez desde a última quarta-feira (14) aos canteiros de obras da Transposição nos estados de Pernambuco e Minas Gerais. Lula aterrissa em Juazeiro do Norte e segue direto para Mauriti de helicóptero.

O trecho localizado na cidade de Mauriti corresponde ao eixo norte da Transposição que captará a água de Cabrobó (PE) e trará para o Estado, beneficiando, quando concluído, cinco milhões de cearenses do Cariri, bacia do salgado e Jaguaribe e região Metropolitana de Fortaleza. No total, a obra beneficiará 12 milhões de pessoas do Nordeste.

A revitalização do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6 bilhões. A meta é concluir a primeira etapa em 2010. O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional (MI). A construção prevê dois canais que totalizam cerca de 700 quilômetros de extensão. O projeto irrigará a região nordeste e semiárida do Brasil. A Transposição prevê a transferência de menos de 2% do volume do rio São Francisco para outras bacias hidrográficas da região. A ideia é que, com o desvio, a água que terminaria indo para o mar, seja usada nos açudes da região do semiárido que contemplam os Estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A previsão é que seja implantado um conjunto de canais, adutoras, túneis, estações de bombeamento e reservatórios feito a partir dos dois eixos que saem do rio, entre as barragens de Sobradinho e Itaparica. A proposta é construir dois canais: o Eixo Norte terá cerca de 402 km e levará água para os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte; e o Eixo Leste, com 210 km, beneficiará parte do sertão e as regiões agreste de Pernambuco e da Paraíba.

Eixo Norte - Constitui-se em um percurso de cerca de 400 km, com ponto de captação de águas próximo à cidade de Cabrobó-PE. As águas serão transpostas aos rios Salgado e Jaguaribe até os reservatórios de Atalho e Castanhão no Ceará; ao Rio Apodi, no Rio Grande do Norte; e Rio Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte, chegando aos reservatórios de Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba, ambos na Paraíba e Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.

Eixo Leste - As águas deste eixo percorrerão a distância de 220 km, a partir da barragem de Itaparica, no município de Floresta (Pernambuco), alcançarão o rio Paraíba, na Paraíba e deverão atingir os reservatórios existentes nas bacias receptoras: Poço da Cruz, em Pernambuco, e Epitácio Pessoa (Boqueirão), na Paraíba. Ramificações serão construídas para transferir parte da vazão para as bacias do Rio Pajeú, do Rio Moxotó e para região agreste de Pernambuco, através da construção de um ramal de 70 km que interligará o Eixo Leste à bacia do rio Ipojuca.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Ministério da Integração Nacional


Cid tem orçamento de R$ 13,8 bi em 2010

O Governo do Estado encaminhou nesta quinta-feira (15) para apreciação e aprovação da Assembleia, a proposta orçamentária de 2010, no valor total de R$ 13 bilhões e 805 milhões, sendo R$ 10 bilhões e 289 milhões referente ao orçamento fiscal, R$ 3 bilhões e 190 milhões da seguridade social e R$ 325 milhões destinados às estatais controladas pelo Estado. O valor total do orçamento de 2010 representa um incremento de 8,1% em relação ao do ano passado, fixado em R$ 12 bilhões e 771 milhões. A proposta do Executivo foi entregue ao presidente da Assembleia, deputado Domingos Filho, pela secretária do Planejamento e Gestão, Desirée Mota. A proposta segue agora para tramitação nas comissões e deve ser votado em plenário pelos deputados até 30 de dezembro deste ano.

Na mensagem, o governador Cid Gomes destaca que a programação orçamentária de 2010 reflete o compromisso da sua administração com prioridades para programas e ações considerados estratégicos por sua capacidade de impactar e construir, a médio e longo prazos, o projeto de desenvolvimento do Estado evidenciado no Plano Plurianual 2008/2011. O Governador ressalta ainda o compromisso com o processo de elaboração do PPA 2008/ 2011, caracterizado pela participação e discussão com a sociedade das prioridades e metas da administração estadual e do envolvimento direto dos órgãos setoriais e agentes técnicos na elaboração e execução dos orçamentos anuais. “Ressalte-se que a elaboração da proposta orçamentária foi precedida de consulta à sociedade, por meio de 14 oficinas nos territórios de identidade integrantes das macrorregiões do Estado, com a presença de 2.431 participantes”, acrescenta Cid Gomes.

Quanto às perspectivas de crescimento, o orçamento foi elaborado com base nas diretrizes orçamentárias com previsões ainda consideradas moderadas para a economia do Brasil. “Contudo, para 2010, estamos otimistas com a perspectiva de recuperação das principais economias do mundo, pois as medidas adotadas pelos governos das principais nações aparentemente surtem os efeitos, indicando que a deterioração das maiores economias do mundo já perdeu muito a sua velocidade”, reforça o governador Cid Gomes.

O Governo do Estado confirma na mensagem investimentos públicos superiores a R$ 3 bilhões, destacando-se obras como o Centro de Eventos, construção e duplicação de rodovias, conclusão do primeiro estágio da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, Eixão das Águas para assegurar oferta hídrica ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, ampliação da infraestrutura do terminal portuário do Pecém e a implantação da siderúrgica e da refinaria do Pecém.

O montante de investimentos previstos contempla outras áreas também importantes como a drenagem e urbanização do Rio Maranguapinho, programas habitacionais, saneamento básico, Proares, Prodetur nacional, energia renovável, Cinturão Digital, aeroportos regionais, além de investimentos em educação, saúde e segurança pública, com a ampliação do Programa Ronda do Quarteirão.

A proposta orçamentária assegura também recursos para a revisão geral anual dos salários, vantagens, proventos e pensões dos servidores estaduais, com base na reposição da inflação de junho de 2009 a julho de 2010, além do crescimento vegetativo da folha relativo à progressão funcional nas carreiras, ingresso de pessoal e previsão de aumentos acordados com algumas categorias.

O governador Cid Gomes conclui sua mensagem ratificando o compromisso de concretizar um governo com um novo jeito de fazer, “exercitando uma nova relação entre o Estado e a sociedade, com práticas de participação, transparência, ética e consolidação da cidadania e do controle social por parte da população cearense”.

Assessoria de Imprensa da Seplag - Luiz Pedro (luizpedro@seplag.ce.gov.br/ 3101.4516

Ciro e Pedro Brito no Logística






A Secretaria Especial de Portos realiza amanhã, a partir das 17h, no salão Eskuna do Marina Park Hotel, o lançamento do IV Seminário SEP de Logística - Mostra de Tendências de Logística Norte e Nordeste. O evento contará com a presença do ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito.O IV Seminário SEP de Logística, que acontece de 4 a 7 de novembro, no Marina Park Hotel, vai debater assuntos envolvendo comércio exterior, infraestrutura e transporte.
Pedro Brito, participa da palestra de abertura do evento, programada para o dia 4 de novembro, às 19h. Já o deputado federal e presidencial Ciro Gomes (PSB-SP) vai ministrar palestra sobre Economia e Logística Nordestina, no dia 6, a partir das 16h horas.
A expectativa é promover a geração de negócios, intercâmbio de experiências e novas tecnologias, focando as diferentes identidades regionais. Estima-se que os custos logísticos movimentem U$ 3,2 trilhões de dólares ao ano em todo o mundo.
O Seminário proporcionará a mobilização dos diversos atores do setor, como empresas importadoras e exportadoras, empreiteiros, construtores, concessionários de rodovias, operadores de logística e governos portuários, que terão a oportunidade de discutir propostas para a melhoria da produtividade.A programação inclui exposição de produtos, equipamentos e serviços, difusão de novas tecnologias, lançamento de produtos e insumos. Seminários, palestras e rodadas de negócios, com horário específico para visitação do público em geral também fazem parte da programação. As inscrições devem ser feitas através do site
www.seminariosep.com.br
Entre as empresas confirmadas estão: APM Terminals, Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), Companhia Docas do Ceará (CDC), Companhia Docas do Pará (CDP), Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Governo do Estado do Ceará e Porto de Suape.




Sobieski chega ao Brasil

Uma grande campanha publicitária apontando os atributos da Vodka polonesa Sobieski chega ao Brasil com um forte apelo publicitário: a imagem do ator Bruce Wills reafirmando a qualidade do produto. A campanha fez grande sucesso no exterior, tendo sido lançada em maio desse ano na Espanha, França, Ucrânia e China.
“Sou muito seletivo com os produtos que decido promover “ - declarou o ator. “A vodka Sobieski me impressionou por sua qualidade, autenticidade e preço acessível”. Bruce Willis assinou, em abril deste ano, um contrato de quatro anos com a empresa francesa Belvedere para promoção da Vodka Sobieski na Europa e Ásia e agora no Brasil com o slogan “The best vodka I know “ - Bruce Willis (a melhor vodka que eu conheço).
A partir do mês de outubro a campanha chega ao Brasil e será divulgada em midia impressa e através de ações em pontos de dose e venda das cidades São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, com investimentos em torno de 1 milhão de reais, no último trimestre do ano.
A agencia Eii comunicação, que assina a estratégia nacional em conjunto com a direção da empresa para América Latina, destaca a importância desta campanha para a marca. “Estamos num momento muito positivo de toda a estratégia da Sobieski. Desde o lançamento do produto desenvolvemos ações inusitadas e esclarecedoras”, comenta Cecília Galloro, diretora da agência.
A estratégia mundial da marca é convidar o consumidor a focalizar nas escolhas inteligentes, reconhecendo as atratividades de comunicação, design e packaging, mas sobretudo na qualidade do produto e preço convidativo.
Segundo Xavier Iaru, diretor da empresa para a América Latina, no Brasil, a Sobieski agradou o nosso mercado porque atingiu um nicho, no ramo de vodka, ainda não explorado pela concorrência: vodka importada de alta qualidade engarrafada no Brasil. “Com isso conseguimos uma redução de impostos e fretes internacionais, o que permite que o preço final do produto seja muito atraente ao consumidor brasileiro” - analisa Xavier. A Sobieski chega às prateleiras com preço em torno de R$ 25 a garrafa de (750ml) e se diferencia bastante das concorrentes importadas que custam em média R$ 55 (1L).
Os resultados da venda da Vodka Sobieski no Brasil mostram o sucesso da estratégia comercial adotada. Apesar de lançada há pouco tempo, inicio de 2008, sua venda no mercado brasileiro registra um crescimento importante. Em comparação com o mês de setembro do ano passado, o aumento foi de 80% e já está presente nas principais redes de varejo do país, como Bompreço (Nordeste), Walmart, G.Barbosa, (Sergipe e Bahia) Prezunic-RJ, Assai-RJ, Paulistão, (interior SP) Russi, (interior SP) Imperatriz e Giassi, (Santa Catarina) além de muitas das melhores deli’s do país.
A Vodka Sobieski é produzida a partir de destilado de centeio de ouro de Dankowski, colhidos nos férteis campos de Masowsze, localizado no leste da Polônia, reconhecido há séculos por sua extraordinária qualidade na elaboração de vodkas Premium.Essa qualidade foi reconhecida quando obteve o primeiro lugar em uma degustação para a revista francesa La Revue du Vin de France, concorrendo com mais de 20 vodkas top do mundo em 2007. A marca Sobieski ficou na frente obtendo 16,5/20 pontos, a melhor entre todas as degustadas. Entre suas conquistas, destaca-se também a medalha de ouro em Chicago pelo Beverage Tasting Institute. O nome Sobieski é uma homenagem ao último grande rei de Polônia, Jan III Sobieski, que governou de 1629 a 1696. Foi reconhecido por sua coragem e gênio forte, sendo chamado de "Leão da Polônia". Com essa inspiração e com mais de 500 anos de tradição nasceu a Sobieski, a Vodka Real, vodka premium n°1 da Polônia.

Fernanda Montenegro-80 anos


A trajetória no rádio, na televisão, no teatro e no cinema de uma das maiores atrizes brasileiras é recontada em “Fernanda Montenegro – A Defesa do Mistério” pela jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa. O perfil de Fernanda Montenegro, que completa 80 anos amanhã, integra a Coleção Aplauso, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, e será lançado no dia 28 de outubro, às 19 horas, durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Sobre Fernanda Montenegro, há um universo a dizer. Mas ter tanto o que falar sobre ela é, por paradoxo, o que torna mais difícil contar sua trajetória. Segundo Neusa Barbosa, autora de “Fernanda Montenegro – A Defesa do Mistério”, muita coisa é ou já foi dita sobre a grande atriz em jornais, revistas, rádios e televisão. O depoimento para este volume da Coleção Aplauso, construído por “uma memória impecável, lucidez constante, ética profissional que a leva sempre a compartilhar as próprias conquistas com os colegas e um inatacável orgulho profissional”, traça um perfil da atriz por meio da expressiva densidade poética de sua voz. O lançamento será no dia 28 de outubro, às 19 horas, na grande festa da Coleção Aplauso durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Shopping Frei Caneca (4º andar), em São Paulo. Além de sua biografia, outros 39 títulos da Aplauso serão lançados.
Os números que envolvem Fernanda Montenegro são expressivos: quase 60 anos de teatro e TV, mais de 200 teleteatros, 56 peças, 20 novelas e 16 filmes. Por enquanto, porque a atriz que completa 80 anos em outubro deste ano não pensa em parar. A carreira começou aos poucos: primeiro um curso de radialistas na Rádio do Ministério da Educação e Cultura, em 1945. Dois meses depois, a admissão na rádio e o trabalho como locutora, apresentando uma programação musical e a literatura brasileira. Em 1950, foi para a televisão fazer um esquete e foi contratada por dois anos – criou-se na TV Tupi do Rio de Janeiro ciclos de teatro brasileiro e universal. “Juntando rádio e TV, fui me entrosando na literatura dramática e aprendendo meu ofício. Por onde a vida foi me levando, eu fui me formando”, conta.
No teatro, apresentou-se aos 8 anos em um dramalhão chamado Os Dois Sargentos, apresentado na paróquia que frequentava no subúrbio do Rio. Depois, aos 16, preencheu um personagem de menos importância na peça Natacha que colegas da faculdade de Direito estavam montando. Em 1950, aos 21 anos, fez um papel pequeno em Altitude 3.200, produzida por Maria Jacinta; atuação que lhe rendeu o convite à televisão. A TV foi, aos poucos, dando tempo para sua família se acostumar com sua profissão de atriz.
À época, Fernanda já era Fernanda. Nasceu Arlette Pinheiro Esteves da Silva, em 1929, e na Rádio MEC passou a assinar os programas culturais que escrevia como Fernanda Montenegro. “Para mim, era um nome que tinha um certo humor dentro dele. Tinha alguma semelhança com Conde de Monte Cristo”. Ela conta que foi só “no meio do caminho” que Fernando Torres, o marido com quem foi casada desde 1953, descobriu que ela era Arlette, e não Fernanda. Mas só a mãe e as irmãs continuaram chamando-a pelo nome de batismo.
Depois de mais algumas peças ainda no Rio de Janeiro, Fernanda juntou-se aos Artistas Unidos, com Madame Henriette Morineau – “uma grande mestra” – e em 54 chegou a São Paulo, onde ficou até 1959, vivendo a grande estrutura teatral da capital paulista, impulsionada pelo Teatro Brasileiro de Comédia. “A vida teatral em São Paulo fervilhava”, conta. “Muitas companhias de teatro, de cinema, de dança, movimentos de artes plásticas, editoras”. Em “Fernanda Montenegro – A Defesa do Mistério”, a atriz fala com paixão do ambiente cultural que a formou, tanto no Rio de Janeiro, na efervescência da Cinelândia, quanto em São Paulo, envolvida com os grupos de teatro e Dulcina de Morais. “Como atriz, eu me formei vendo o teatro carioca, mas me estruturei nos cinco anos em que vivemos em São Paulo”.
Fernanda prossegue sua narrativa detendo-se nos anos iniciais da carreira e na relação com as companhias de teatro. Fala do Teatro dos 7, companhia que montou com Ítalo Rossi, Fernando Torres, Sérgio Britto, Gianni Ratto, sua esposa, Luciana Petrucelli e Alfredo Souto de Almeida, um amigo diretor. Com eles, encenou perto de 400 teletextos, ao longo de nove anos da TV Tupi, e, entre muitas outras peças, O Beijo No Asfalto, que Nelson Rodrigues fez para o grupo. “Uma experiência rica, única, fundamental para minha vida e a do Fernando. Amadurecemos como artistas e como cidadãos”, fala a respeito da companhia.
Os anos turbulentos da ditadura militar, com repressão e ameaças de atentados, e as questões financeiras para produção dos espetáculos também são contemplados pela atriz. Ela dedica ainda especial atenção à sua carreira no cinema. Confessa nunca ter se interessado por fazer filmes, mas ainda assim ter participado de algumas produções, como A Falecida, Pecado Mortal, Eles Não Usam Black Tie, O Que é Isso, Companheiro?. “Aí veio Central do Brasil”, diz. “Central do Brasil foi uma experiência única na minha vida”. Fernanda fala da recepção ao filme, das viagens para divulgação e premiação. Entre elas, o Oscar, para o qual foi indicada como Melhor Atriz – “
Uma coisa que eu não sou é alienada, portanto, eu sabia que não ganharia nada. Imagina. Eu estar ali já era um fenômeno” –, e, mais importante que essa, o Festival de Berlim. “Até ali, eu não tinha visto o filme em tela grande. Fui assisti-lo pela primeira vez em tela grande lá, junto com a plateia. E o filme se revelou ali para nós também. Berlim foi um acontecimento”.
O cinema, uma guinada inesperada e importante em sua vida, ganha espaço para reflexão, junto com pensamentos a respeito dos processos de trabalho em outros meios. Ao fim e ao cabo, Fernanda levanta pontos importantes de discussão sobre a arte no Brasil hoje, ancorada em sua vasta experiência na TV e nos palcos. Considera ter “uma experiência de vida interessante”, mas diz que “nunca pensei em escrever uma autobiografia. Porque é como nas entrevistas: se me perguntam, eu falo, do contrário, me calo”.
Neusa Barbosa é jornalista. Lançou, pela Coleção Aplauso, “Rodolfo Nanni – Um realizador persistente” e “John Hebert – Um gentleman no palco e na vida”.


Concurso Santana Textiles

Grupo Santana Textiles, a mais moderna indústria de denim da América Latina, patrocina a final da primeira edição do "Concurso Sinditêxtil de Costura, Modelagem e Design 2009", que acontece hoje em Fortaleza. Relizado pelo Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geraldo Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE), o evento acontece no Mucuripe Club, e reúne três categorias: Designer, Costureira e Modelista/Piloteira. O concurso mobiliza toda cadeia produtiva do Ceará e conta com a participação de estudantes, autodidatas e profissionais do setor. Os finalistas desfilam seus trabalhos com peças inspiradas na obra do artista plástico Aldemir Martins, reconhecido no panorama das artes plásticas no Brasil pela qualidade técnica e por interpretar o "ser" brasileiro, carregando a marca da paisagem e do homem do Nordeste.
Presente nos principais eventos de moda do Nordeste, o Grupo Santana Textiles aposta mais uma vez nos talentos e eventos locais. Além de patrocinar grandes eventos de moda, como Dragão Fashion Brasil, a empresa busca incentivar toda a cadeia têxtil. Segundo Larissa Feitossa, gerente de marketing do Grupo, é muito importante apostar em novos talentos. “Apoiamos o evento por acreditar no potencial dos novos profissionais e busca sempre estreitar o relacionamento direto com clientes, parceiro e estudantes de moda. O Grupo Santana Textiles enxerga esses novos profissionais o futuro da educação, desenvolvimento e modernidade. Oincentivo impulsiona o crescimento e a troca de experiências caminhando para um mundo de oportunidades, fortalecendo toda a indústria têxtil cearense e nordestina”, completa Larissa.

Ceará Music 30


A participação da Lojas Renner como patrocinadora da nona edição do Ceará Music, que aconteceu entre 9 e 11 de outubro em Fortaleza, não teve limite para criatividade. A rede criou uma ação que levou o público do maior festival de música da região literalmente às alturas. A Renner proporcionou vôos de asa delta, a 40 metros do chão, para duas centenas de pessoas.
“O Ceará Music reúne anualmente mais de 100 mil pessoas de diversos estados do Nordeste, além de turistas nacionais e estrangeiros. É muita gente com diversos estilos reunidos num só evento, por isso, apostamos numa ação com estilo deliberdade e aventura para um público jovem,” comenta a gerente geral de Propaganda e Promoções da Lojas Renner, Luciane Franciscone. Esta é a terceira edição consecutiva que a rede patrocina o Ceará Music.
A Renner abriu sua primeira loja no Nordeste em 2006 e conta atualmente com 11 unidades na Região. Hoje, o Nordeste está entre as prioridades de investimento da empresa, uma vez que apresenta um expressivo potencial econômico.

Mostra de Profissões & Mercado


Estácio homenageia Professor


Asssessoria de Imprensa da UVC

Aceitei e vou ser assessor de imprensa da União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Ceará (UVC). Convite irrecusável foi feito pelo presidente e amigo Deuzinho Filho. Vamos estabelecer um contato com a imprensa cearense direto já a partir de amanhã. No próximo mês, dias 16 e 17 tem o I Congresso da Mulher Vereadora do Ceará, no Praia Centro Hotel.

Lupi em Fortaleza


O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, está em Fortaleza. Agora pela manhã ele será recebido pelo chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Airton Queiroz e pelo governador interino do Ceará, Francisco Pinheiro (PT). Convidado para ser vice do presidenciável Ciro Gomes (PSB) em 2010, Lupi ainda não deu uma resposta. Mas ele chega ao Caerá com uma boa notícia:
"O Ceará obteve o melhor resultado da Região Nordeste, em termos absolutos e relativos, no acumulado dos últimos 12 meses. Neste período houve crescimento de 5,3% no nível de emprego, com a geração de 44.238 postos de trabalho. No mês de setembro foram gerados 12.966 empregos celetistas, elevação de 1,5% em relação ao mês anterior. O resultado foi o melhor de toda a série histórica do Caged para o período.
O setor que obteve melhor desempenho foi a Indústria da Transformação, com a criação de 5.300 postos de trabalho. Também se destacaram Serviços (2.532), Comércio (1.983), Construção Civil (1.774), Agropecuária (1.225) e Outros Produtos de Lavoura Temporária (1.007).
Desde janeiro houve acréscimo de 41.452 postos, aumento de 4,97% em comparação com o ano anterior. Este resultado foi o melhor de toda a série histórica do Caged em termos absolutos e relativos, e o segundo maior saldo da Região Nordeste, superado pela Bahia que criou 54.740 empregos.
A Região Metropolitana de Fortaleza registrou geração de 7.998 empregos formais, melhor desempenho da série histórica do Caged para o período. No ranking dos municípios com mais de 30 mil habitantes, Fortaleza ficou em primeiro lugar com saldo de 5.814 empregos formais; seguido por Maracanaú (911) e Sobral (809).
A Região Nordeste obteve a maior geração de emprego dentre todas as regiões geográficas superando a região Sudeste. Alcançou um saldo de 100.442 postos de trabalho gerados devido principalmente à sazonalidade das usinas de açúcar. Assessoria de Imprensa do MTE - (61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br"

A agenda de Lupi no Ceará:

9h30 - Palestra no Teatro Celina Queiroz, da Unifor, sobre “Modelo Brasileiro de Políticas de Geração de Emprego e Renda”.

10h30 - Palácio Iracema, lançamento do Pró-Jovem beneficiando 6,5 mil de 83 municípios.

12h -Gran Marquise Hotel para assinar o registro sindical da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis.

14 horas - Maranguape para lançar o Pro-Jovem.

18h30 - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para lançar o programa Empreender Legal.

19h30 - 250 anos de Caucaia.

Amanhã

7h30 - reunião com o PDT estadual.

9 horas - CDL Fortaleza - lançamento da II Feira do Emprego e Estágio.

10 horas - Viagem ao Rio de Janeiro.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia do Professor

O vice-governador Francisco Pinheiro (PT) e o secretário de Educação no exercício, Maurício Holanda, abrem logo mais às cinco da tarde, no Centro de Convenções Edson Queiroz, as comemorações do Dia do Professor.

Ciro, Aécio, Dilma e Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda a partir de hoje uma comitiva que vai visitar as obras da transposição das águas do Rio São Francisco. Integram a caravana presidencial os presidenciavéis 2010 Dilma Roussef (PT), Ciro Gomes (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Ainda os governadores Cid Gomes (Ceará), Eduardo Campos (Pernambuco), Wilma de Farias (Rio Grande do Norte), Jacques Wagner (Bahia) e José Maranhão (Paraíba).

Guarda Municipal quer estagiários


A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF), conforme Edital nº. 05/2009, está com vagas abertas para estágio aos estudantes dos cursos de Jornalismo, Turismo, Economia, Serviço Social, Administração e Educação Física.
Para se candidatar a uma das vagas, os candidatos deverão comprovar que cumpriram, no mínimo, o 4º semestre ou o equivalente a 80 créditos e, no máximo, o 7º semestre; e ter um índice de rendimento igual ou superior a 6,0 nas disciplinas já cursadas, ou conceito equivalente. Além disso, não podem possuir mais do que duas reprovações, seja por nota ou por falta, e ter tempo disponível para estagiar em um dos turnos ofertados.
As inscrições estarão abertas até 16 de outubro na sede da GMF (Rua Delmiro de Farias, 1900 - Rodolfo Téofilo), das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: cópias da carteira de identidade, carteira de reservista (no caso de homem) e do CPF; uma foto 3x4, comprovante de residência, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula, além de currículo com seus respectivos comprovantes.
As cópias devem ser acompanhadas dos documentos originais para conferência. Para critério de seleção, ocorrerá análise dos dados curriculares e entrevista com o candidato. A duração do estágio é de um ano, com a possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período uma única vez. A carga horária é de 20 horas semanais, adequada à necessidade do órgão requisitante e à jornada escolar do bolsista. A título da bolsa-estágio será pago pela PMF o valor correspondente a R$ 350,00 e vale transporte.
São vagas para estudantes de Turismo – 1 , Economia – 1, Serviço Social – 1, Jornalismo – 1
Administração – 1 e Educação Física – 1.
Mais informações pelo telefone: 3066.2309.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Bar em Bar



III Corrida Unimed

Noticia Sílvio Carlos:
"A atração maior deste fim de semana que se aproxima é a realização da III Corrida Unimed, evento que se constitui como uma realização da poderosa cooperativa dos médicos em favor do desporto local. A largada será às 7 da manhã do sábado e nada menos de que 24 mil reais em prêmios serão conferidos aos vencedores. Dois sorteios de passagens aéreas acontecerão e a entrega dos kits será nos dias 15 e 16 deste mês na sede da Unimed da Santos Dumont."

Cláudio Cabral

As certinhas do Cabral
  • Acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Seara Praia Hotel, o II Workshop Internacional de Telemedicina e Biotecnologia. A abertura do evento está marcada para as 20 horas do dia 23, com palestra do Professor Doutor Richard Pestell (Thomas Jefferson University). Dando continuidade à intensa programação, dia 24, serão apresentados ao público cearense, variados temas. O evento é destinado a profissionais e estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.farmaciaevidence.com.br.
  • Os facilitadores Ana Carmem Freire e André Albuquerque realizam nos dias 27 e 28, das 9h30min às 12h, as palestras Gestão da Qualidade e Empreendedorismo, respectivamente, durante a II Feira de Emprego que acontece no Centro de Negócios do Sebrae. O evento é abertos ao público.
  • Assim como mostra as missas de Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Canindé, a TV Diário também exibe, aos sábados (5h20min), o programa "Evangeliza Show"
  • Hoje, tuiteiro Emílio Moreno (mago das mídias sociais) passa folhinha. Amanhã, Paulo Serpa troca de idade na presença dos amigos. Dia 15, Rômulo Luna e Isa Santos ficam ainda mais serelepes com as novas idades. Felicidades a todos!

Regina Marshall

As notas de Regina Marshall de hoje:
  • A XV Unifor Plástica, que poderá ser vista até 13 de dezembro,no Espaço Cultural da Unifor, apresenta novos e consagrados talentos em diversas categorias da arte contemporânea como desenho, pintura, escultura, fotografia, e gravura.
  • Caribbean Kings e M. Babão são algumas das atrações da festa "Cabral no Hawaí", dia 27 de novembro, no Iate Clube, em comemoração aos 25 anos de batente do colunista Cláudio Cabral.
  • Os 73 anos da ala feminina da Casa de Juvenal Galeno foram comemorados com o lançamento do livro coordenado por Matusahila Santiago: "Mulheres do Brasil". A obra consta de 16 biografias de mulheres notáveis que se destacaram em várias áreas, escritas por 16 biógrafas.
  • Foi impresso na Quadricolor o convite da final do concurso Sinditextil Costura, Modelagem e Designer 2009. O desfile, com os trabalhos finalistas, será dia 15, no Mucuripe Clube.
  • Nosso colega Oceli Lopes gentilmente esclarece que o servidor conhecido como Mimi, assessor do presidente da Câmara, Salmito Filho, chama-se Francisco Alcântara de Oliveira e responde pela diretoria do Departamento Legislativo da Câmara Municipal há vários anos.
  • A Sociedade Amigas do Livro, sob a presidência de Cybele Pontes, lança quinta-feira, às 19 horas, no Ideal Clube, o segundo número da revista SAL. Apresentação da integrante da entidade, Beatriz Alcântara.
  • Como parte das comemorações alusivas à Semana da Asa 2009, o comandante da Base Aérea de Fortaleza, Cel. Av. Manoel Araújo da Silva Jr., convida para a noite musical, hoje, às 20 horas, no TJA. A cerimônia militar pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira se dará dia 23, às 19h30, na BAFZ.
  • Os Marcelo Pinheiro, os João Jorge, os Otávio Henriques, os Maurício Carneiro, os Antonio Costa farão parte da mesma mesa na festa de aniversário e de colunismo de Luis Carlos Martins, dia 15, no Gran Marquise.

As notas de Lêda

O giro social de Lêda Maria, do Diário do Nordeste
  • O bonito da moda será apresentado esta noite, na Casa Cor. É o desfile da Miss Mano, incluindo também a Miss Mano Petit. A fluidez, a ousadia e os detalhes em bordados, mais aqueles vestidos lindos para as crianças, marcam mais esta coleção da grife comandada por Carla, Amanda e Rosana Cavalcante.
  • Iate Clube de Fortaleza convidando para o coquetel que será preparado pelo chef Ademir Melo, no ambiente cozinha dos chefs, da arquiteta Rosalinda Pinheiro. Hoje, às 20 horas, na Casa Cor Ceará.
  • Noite musical marca o início das comemorações alusivas à Semana da Asa 2009. Será no Theatro José de Alencar, logo mais, às 20 horas. Estrela será a cantora gospel Cristina Mel.
  • Nove países estão no Mosaico Latino-Americano, mostra de videodança que acontece de hoje ao dia 15, no Dragão do Mar. Entrada gratuita.
  • Esta noite, no auditório da Fiec, a colunista será homenageada pelo Projeto Rondon, aqui comandado pelo Cel. Adyr Sampaio, ex-diretor do Colégio Militar de Fortaleza, e militar dos mais atuantes. O exercício profissional ocupou a seleção do nosso nome, o que nos faz mais felizes."

Feriadão nas estradas

Polícias Rodoviárias Federal e Estadual comemoram redução no número de acidentes, feridos e mortes no feriadão de 12 de outubro. Foram duas mortes, sendo uma numa CE e outra numa BR. Feridos não passaram de 30 com cerca de 40 acidentes. O feriadão teve um dia a mais em relação a 2008, quando foram registradas quatro mortes,

Nossa Senhora de Fátima

Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de Fortaleza, realiza 11 missas hoje. Encerra com procissão às seis da tarde saindo da Igreja do Carmo. São comemorados os 54 anos da paróquia de Fátima e previsão é que 60 mil pessoas participem das missas.

Os aniversariantes próximos


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Roberto Pessoa no Iracema?

Governamentável (pré-candidato ao Palácio Iracema) Roberto Pessoa é a estrela da propaganda eleitoral do PR que está no ar em rede de Rádio e Televisão. O prefeito de Maracanaú está criando gosto e ameaça a reeleição de Cid com apoio dos ex-governadores Tasso Jereissati (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR).
Destaca o bem informado Donizete Arruda:
"Continua a pressão contra a candidatura do deputado federal Ciro Gomes ao Planalto em 2010. A candidata do presidente Lula, a ministra Dilma Roussef agendou para esta terça, 13, um encontro dela com a bancada federal do PR em Brasília. Mas, Dilma decidiu juntamente com a cúpula nacional do Partido da República convidar para essa reunião o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e o ex-governador Lúcio Alcântara. O encontro de Dilma, Roberto Pessoa e Lúcio Alcântara objetiva pressionar Ciro a desistir de sua candidatura. Caso Ciro mantenha seu projeto presidencial, o PT irá romper com o governador Cid Gomes e terá candidato ao Governo do Ceará. O PR também tem a intenção de ter candidato a governador e a senador, e assim Dilma trabalha para ter dois palanques no Ceará. Outra possibilidade que deve ser discutida entre a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef e o PR, é o PT cearense romper com o Governo Cid Gomes e apoiar a candidatura do prefeito Roberto Pessoa indicando o vice-governador e um candidato a senador, o ministro da Previdência, José Pimentel. O prefeito Roberto Pessoa disse ao portal CearaAgora.com.br que viaja nesta terça para Brasília em companhia do ex-governador Lúcio Alcântara para participar do jantar da bancada federal do PR com a ministra Dilma Roussef. Nesta segunda, feriado de Nossa Senhora da Aparecida, Roberto Pessoa passou o dia no Maciço do Baturité em contatos com lideranças políticas visando fortalecer seu projeto de candidatura própria do PR. " Minha candidatura ao Governo do Ceará é irreversível. Quem quiser apostar contra irá surpreender-se. Nosso empenho é apresentar uma alternativa viável ao projeto que está aí e que está decepcionando a todos os cearenses". Essa declaração de Roberto Pessoa, comprova seu empenho em conseguir fechar uma aliança eleitoral com o PT ou o PSDB para se contrapor a reeleição do governador Cid Gomes."

Cid inaugura Delegacia 24h

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) inaugura nesta terça-feira (13), às 9 horas, a Delegacia de Polícia Civil do 13º Distrito (avenida Oliveira Paiva, 535, na Cidade dos Funcionários). Essa delegacia será a primeira de um
total de cinco que funcionarão dia e noite em Fortaleza. Ainda nesta semana, Cid Gomes inaugura a Delegacia do 12º, no Centro, e a do 34º Distrito, no Conjunto Ceará, e ainda neste mês o governador inaugura a delegacia 24 horas no Pirambu e no Antonio Bezerra. Nos últimos três anos, o Governo do Estado investiu R$ 240 milhões em Segurança Pública, seis vezes mais que a totalidade de investimento nos quatro
anos do governo anterior.
Atualmente, 21 municípios da Região Metropolitana e as cidades com população acima de 80 mil habitantes já contam com o policiamento comunitário do Ronda do Quarteirão. Até o fim deste ano, mais três cidades terão o serviço do Ronda. Com a finalidade de interiorizar a Polícia Civil, o Governo do Estado instalará 50 delegacias, duas ja foram abertas (Tamboril e Guaraciaba do Norte) e mais quatro aguardam a inauguração. Em Fortaleza, está em construção a Divisão de Homicídios e a Academia da Segurança Pública. As duas serão inauguradas no início de 2010. Na semana passada, 49 viaturas de um total de 200 foram entregues aos municípios do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste. ´

Senado vota uso da Restituição do IR

"A sonhada restituição do Imposto de Renda poderá ter uma utilidade a mais. O senado vota nesta terça-feira (13) o PLS 334/06, de autoria do senador César Borges (PR-BA), que permite ao contribuinte pessoa física utilizar a restituição a que tenha direito para pagar débitos tributários. Com voto favorável do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a matéria está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e será apreciada em caráter terminativo, seguindo para a Câmara dos Deputados, se aprovada. O tema da restituição ganhou destaque nesta semana com a divulgação de notícias dando conta da possibilidade de a Receita Federal estar retendo, por prazo fora do habitual, o imposto descontado a mais na fonte. A medida estaria sendo tomada para amenizar a queda na arrecadação de tributos. Em sua justificação, Borges assinala que o encontro de contas entre a administração tributária e o contribuinte, mediante compensação, vem possibilitando a redução do passivo tributário, ao mesmo tempo em que facilita a vida do cidadão. Ele argumentou que a evolução técnica e aperfeiçoamentos legais levaram à criação, no âmbito federal, de um sistema prático, seguro e racional que, de forma automatizada, permite o controle dos pedidos de compensação feitos pelo contribuinte pessoa jurídica. "Parece-nos contraditório, no entanto, que seja negada ao contribuinte pessoa física a utilização, para fins de compensação, do saldo a restituir apurado na declaração de ajuste do Imposto de Renda", diz o senador.

Ricardo Icassatti / Agência Senado


AL-CE homenageia Fisioterapeuta

A Assembleia Legislativa realiza amanhã, às 19 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 40 anos do Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A solenidade atende ao requerimento do segundo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Caminha (PHS).

Recorde no Turismo

Informa a Secretaria de Turismo do Ceará: "A consolidação do turismo do Ceará como o segundo maior destino brasileiro em vendas de pacotes gera empregos e receitas para o Estado. Apenas neste fim de semana prolongado (9 a 13), a taxa de ocupação dos hotéis da Capital superou os 96%, sendo que o Estado recebeu, via Fortaleza, 65 mil turistas. Esta demanda gerou cerca de R$ 179 milhões de renda para o Estado. "Mas não é apenas Fortaleza que recebe turistas. Cada vez mais, mês a mês, ano a ano, o Estado do Ceará se consolidará como um grande destino turístico com vários produtos independentes. Apenas neste fim de semana prolongado, destinos como Aquiraz, Jericoacoara, Aracati, Caucaia, Beberibe e Trairi, tiveram taxa de ocupação superior aos 86%", afirma o secretário do Turismo, Bismarck Maia. Uma das principais razões para que tantos turistas estejam visitando o Ceará, é a decisão do Estado de investir em grandes campanhas promocionais, como propagandas em veículos de comunicação de circulação nacional e participação em grandes feiras e eventos de turismo no Brasil e no mundo. Além disso, investimentos em infraestrutura, como estradas e aeroportos, tem facilitado o acesso aos principais destinos do Estado. "Temos a qualidade de unir lindas paisagens com a ótima receptividade dos cearenses. Isso tem feito com que mais turistas venham e gerem empregos por aqui. Entre janeiro e agosto deste ano, o Ceará foi o segundo Estado que mais gerou empregos formais no setor do turismo", ressaltou o secretário.


ACC estreia na AM do Povo

Ana Cristina Cavalcante estreia no comando do programa de Economia (Mercado e Negócios), da AM do Povo, em pleno feriado de Nossa Senhora da Aparecida, com a chancela do Sebrae e Mercadinhos São Luiz. Este programa já teve como apresentadores Fernando Serpa, Nazareno Albuquerque, Evaristo Nogueira e Neila Fontenele. Vai ao ar de 14 às 15, de segunda a sexta-feira. Destacou o evento Administrar que acontece na próxima semana, no programa de estreia.

Seguidores

Arquivo do blog