Pesquisar no blog

sábado, 24 de outubro de 2009

Uso Racional de Medicamento

Começa segunda-feira (26) o III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, que pela primeira vez acontece na região Nordeste, de 26 a 30 de outubro, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. O congresso é organizado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Além de grandes nomes nacionais, o congresso terá a participação de especialistas do exterior. As atividades pré-congresso prevêem a realização de 18 cursos e quatro oficinas na segunda e terça-feira, dias 26 e 27. Na noite de terça-feira (27), acontece a abertura solene do Congresso, a partir das 21 horas. No encerramento do Congresso, sexta-feira, 30, será a provada a Carta de Fortaleza e acontecerá a premiação dos trabalhos apresentados.
A promoção do uso racional de medicamentos faz parte das estratégias da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme a OMS, "há uso racional quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade". Uma pesquisa do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), ligado à Fundação Oswaldo Cruz – mostrou que, dos quase 108 mil casos registrados de intoxicação humana em 2006, os medicamentos lideraram a lista de principais agentes tóxicos, com 30,5% das ocorrências. Tomar medicamentos exige cuidados e o primeiro seria a prescrição médica. Não se deve tomar medicamentos sem que seu médico tenha indicado.
O uso irracional além de gerar custos ao paciente, que pode não estar sendo tratado da maneira mais adequada e assim levará mais tempo para a cura, também onera o sistema de saúde. Passa-se mais tempo tomando um medicamento desnecessário e não se consegue o efeito desejado. Na pior das hipóteses, o medicamento tomado de maneira inadequada pode até prejudicar o paciente.
Uso racional também implica na oferta de tratamentos, insumos e tecnologias com base nas melhores práticas terapêuticas e assistenciais, amparadas em evidências científicas seguras, estudos clínicos com resultados confiáveis, e que, principalmente, tenham sido avaliados pelas instâncias regulatórias e de fiscalização no País, nesse caso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por isso, o médico que prescreve também precisa estar atualizado com informações isentas de interesses da indústria farmacêutica. A prescrição também deve sempre vir acompanhada de uma orientação adequada, pois de nada adianta um paciente tomar determinado medicamento para pressão alta ou diabetes e não seguir outras orientações de cuidados com a saúde.
Com o intuito de incentivar o Uso Racional de Medicamentos, o Ministério da Saúde mantém uma lista de medicamentos essenciais (Rename), coordena o Comitê Nacional para Uso Racional de Medicamentos, incentiva o ensino deste conteúdo nos cursos de graduação e pós-graduação, contribui para a divulgação de informações isentas de interesse privados e coordena programas que promovem o acesso aos medicamentos em todo o País.
Assessoria de Imprensa da Sesa/Selma Oliveira (
soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220) .

Peixamento em Juazeiro

Como parte do Programa de Peixamento, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), 16 açudes do município de Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, receberão 82 mil alivenos de Tilápia do Nilo. A ação, que acontecerá amanhã (25), às 9 horas, no açude Amaro Coelho, contará com a presença do secretário Camilo Santana e outras autoridades. No local, serão depositados 10 mil alevinos. "Passamos por um bom inverno, acreditamos ter água suficiente. O pescado é garantia certa de renda e ocupação para assentamentos e comunidades rurais", destacou o secretário. O investimento total do Programa de Peixamento é de R$ 340 mil. Esse ano, a previsão é peixar 96 municípios e a expectativa é que os reservatórios povoados produzam cerca de 1.260 toneladas do pescado. "A novidade é que aumentamos o número de reservatórios de 1.241 para 1.535, um acréscimo significativo", ressaltou o coordenador de Pesca, Max Dantas. Até o fim de 2009, o Governo do Estado pretende ultrapassar os 6 milhões e 300 mil alevinos depositados nos açudes cearenses.

Danone lança Activia com suco

A Danone comunica dois lançamentos diferenciados da marca Activia em um único filme. Ambientado em uma cozinha, a amiga apresenta o novo Activia com Suco, ideal para acompanhar as refeições, e o novo Activia Frozen, refrescante e cremoso, que deve ser colocado no freezer e tomado na sobremesa. Produzido pela Young & Rubicam, o filme tem o título “Desde quando?” e será veiculado nacionalmente.
“Os dois lançamentos têm formato totalmente diferenciados do restante da linha Activia. E esse filme comunica de maneira efetiva a constante inovação da marca”, disse Leonardo Lima, gerente de Marketing da Danone.
O grupo francês Danone é líder mundial de produtos lácteos frescos e água mineral. Presente em mais de 120 países, conta com mais de 80 mil colaboradores e é o terceiro maior grupo alimentício da Europa e o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo – o primeiro em países como França, Espanha e Itália. O Grupo Danone começou a fazer história no Brasil em 1970. Do lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas – que revolucionou hábitos de consumo – à variedade de opções de produtos lácteos frescos dos dias de hoje, a marca Danone conquistou o paladar dos brasileiros e transformou-se em sinônimo não só de iogurte mas também de saúde e nutrição.

BB DTVM tem novo presidente

A partir de segunda-feira (26), assume interinamente a presidência da Banco do Brasil (BB DTVM), Carlos Massaru Takahashi, de 48 anos, funcionário de carreira do BB até então diretor executivo, em substituição a João Ayres Rabello Filho, que renunciou ao cargo de presidente.

A política em destaque

O fim de semana político apresente hoje e amanhã o tema Eleições 2010. O PPS, no Diogo Hotel, reelege no final da tarde, o ex-presidenciável Roberto Freire (SP) como presidente nacional do partido, tendo o ex-presidente do Brasil, Itamar Franco, como vice-presidente. O PDT realiza neste momento, na Câmara Municipal de Fortaleza, seu encontro estadual, quando define que a senadora Patrícia Saboya deve se candidatar à reeleição. O PSDB elege amanhã Marcos Penaforte, presidente estadual dos tucanos, em encontro na Assembleia Legislativa. Já o PT promove debate sobre as eleições diretas de seus dirigentes em Sobral entre Luizianne Lins e Zezé.

Hoje na FIC


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PPS escolhe executiva em Fortaleza

O PPS elege neste final de semana, em Fortaleza, a nova Executiva Nacional do partido, que vai conduzir as ações da legenda rumo às eleições de 2010. O encontro no Ceará marca a primeira reunião do novo Diretório Nacional, eleito no último mês de agosto, no Rio de Janeiro, durante o XVI Congresso Nacional do partido. Dirigentes e militantes aproveitarão o evento para aprofundar o debate em torno das estratégias da oposição para o eleição do ano que vem. Principalmente, devido à polêmica em torno da antecipação da campanha eleitoral por parte do presidente Lula, que vem usando eventos governamentais, bancados com dinheiro público, para alavancar a candidatura da ministra Dilma Rousseff.
A reunião acontece hoje, a partir das 18 horas, e amanhã, no Hotel Diogo. O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, vem criticando desde o início do ano a propaganda eleitoral antecipada do governo. "A oposição quer respeito à lei; nós não temos uma candidata ruim para entrar nesse desespero que o governo está", afirma Freire, que nesta semana ingressou com mais uma ação no TSE, junto com o PSDB e o DEM, pedindo a condenação de Lula e Dilma por propaganda eleitoral antecipada."A desfaçatez do governo cria uma certa angústia naqueles que temem por a oposição não estar fazendo o mesmo. Eu defendo a tranqüilidade, a calma, porque nós temos dois excelentes candidatos, entre os quais existe uma ótima relação", disse. Na opinião do presidente do PPS, os pré-candidatos José Serra, governador de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, não devem incorrer nas ilegalidades que a oposição critica. Nova Executiva terá papel fundamental em 2010A nova Executiva do PPS, que será eleita para o biênio 2009-2011, terá papel fudamental, junto com as direções do PSDB e do DEM, na condução de todo o processo que culminirá na disputa pela presidência da República. "Até porque o PPS é protagonista da política nacional, no momento em que é um dos articuladores da candidatura de Serra ou Aécio", ressalta Alexandre Pereira, presidente do PPS no Ceará.
Segundo ele, a reunião do Diretório em Fortaleza também vai ajudar o partido a fortalecer o bloco de oposição no estado, que enfrentará o o governador Cid Gomes (PSB), que disputa a reeleição."Esse encontro chegou em boa hora. Já estamos fazendo uma trabalho para 2010 e esse evento fortalece o nosso diretório", afrima Pereira.
No estado, o partido já tem fechada uma aliança com o PR. A expectativa de Pereira é que esse bloco de oposição também atraia o PSDB e o DEM. "As conversas estão adiantada e já trabalhamos com o nome de Roberto Pessoa (prefeito de Maracanaú) para disputar o governo", conta o presidente regional do partido. Pauta da reuniãoAlém da eleição da nova Executiva e do debate sobre 2010, a reunião do Diretório Nacional fará um balanço do XVI Congresso Nacional do Partido e do Projeto Pé na Estrada; e discutirá com a bancada federal assuntos nacionais como o retorno da CPMF (agora batizada de CSS), a exploração do petróleo no pré-sal e a política de reajuste para os aposentados.
PROGRAMAÇÃO
Hoje, 18 horas – Credenciamento
19 horas – Conjuntura Política e balanço do XVI Congresso Nacional
Amanhã
9 horas - Discussão com a bancada federal;1. Pré-Sal2. Taxação do Poupança3. CSS/Nova CPMF4. Aposentados
13 horas – Almoço do confraternização
15 horas – Balanço do Pé na Estrada
17 horas – Eleição da Comissão Executiva Nacional
18 horas – Encerramento

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cachaça Leblon inova

Patriota e fiel a sua origem, a Cachaça Leblon está divulgando no mundo inteiro uma nova receita de caipirinha com as cores da bandeira do Brasil, com o intuito de celebrar a vitória do Rio de Janeiro na disputa pela sede das Olimpíadas de 2016. A Lemon Lime Caipirinha and Blue Caipirinha destaca-se por sua composição em verde e amarelo, proporcionada pela mistura de Cachaça Leblon, lima, limão, blueberries e açúcar.
A marca criou também caipirinhas para homenagear as cidades que perderam a competição. Para Madri, a paixão dos espanhóis por futebol tornou-se fonte de inspiração. Por este motivo, a caipirinha leva o nome de Rei Carlos, em alusão ao jogador brasileiro Roberto Carlos que jogou no Real Madrid. O drink mistura Cachaça Leblon, xarope, melancia em pedaços e um toque de Chili.
Chicago é presenteada com a Caipirinha Consolo, que leva Cachaça Leblon, xarope de mel, lima e blackberries. Já Tóquio é brindada com a Caipirinha Asiática, preparada com Cachaça Leblon, saquê, lichia, chilli de baunilha e espumante.

Mova-se se manifesta

O Mova-se e a Associação dos Servidores da Secretaria de Educação (ASSEEC) organizaram hoje, uma manifestação pública em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) contra os decretos nº 29760 e nº 29.878 que alteraram as regras das consignações trazendo enorme prejuízo a centenas de servidores em todo o estado.
Os trabalhadores querem a intervenção do governo junto ao Bradesco para regularizarem suas finanças. Grande parte dos que tinham consignações, terão com os salários de novembro totalmente comprometidos e ainda devendo ao banco caso nada seja feito. Isso porque as novas regras de consignação retroagiram sobre os empréstimos já contraídos.
Entre os servidores da Saúde, o banco absorveu até a verba federal da produtividade, oriunda do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Auxiliadora Alencar, diretora do Mova-se e servidora da Saúde, o decreto que incidiu sobre as finanças dos servidores de forma tão drástica foi uma decisão unilateral e autoritária do governo do Estado.

Radares em questão

Projeto do vereador Marcelo Mendes (PTC), em exame na Câmara Municipal de Fortaleza, obriga a sinalização de toda fiscalização eletrônica de velocidade efetivada por meio de radar móvel nas vias urbanas do município de Fortaleza. O projeto de Mendes quer proibir a instalação e operação de radares de forma dissimulada ou em locais que dificultem sua visualização pelos condutores de veículos. "Trata-se de uma ação meramente com fins de arrecadação", diz o vereadorque é vice-presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).

Aliança em Fortaleza

A troca de experiências é uma das chaves para o sucesso. É acreditando nisso que os diretores das 10 empresas do setor imobiliário que constituem a “Aliança Internacional de Estratégia e Inteligência Imobiliária” (Aliança) irão se reunirão em Fortaleza amanhã e sábado. Constituída de um grupo de empresas imobiliárias independentes, equivalentes entre si e não concorrentes, a Aliança busca promover o pensamento global do mercado imobiliário e possui um representante por Estado no Brasil. Essas empresas se encontram regularmente, numa relação de confiança, para a troca de informações e a discussão de temas relacionados a boas práticas de gestão no mercado imobiliário (benchmarking). O último encontro da Aliança aconteceu em Salvador no último mês de maio e agora em outubro as reuniões serão realizadas no auditório da Alessandro Belchior Imóveis, empresa aliada à Aliança no Ceará.
A Aliança comporta um ou dois membros de cada estado brasileiro, presentes essencialmente em suas capitais e em outras cidades que não concorram entre si. Suas reuniões são realizadas a cada seis meses e permitem que as empresas apresentem os seus cases de sucesso e de fracasso, oferecendo aos membros ferramentas para antecipar oportunidades e prevenir adversidades. A proposta do encontro é que a troca de informações técnicas e comerciais permita maior desenvolvimento das empresas e dos empresários, com acompanhamento e entendimento do mercado de uma forma globalizada. Na reunião, o relacionamento individual e coletivo é estimulado, além da discussão da conjuntura e da organização necessária para interferir e ajudar organismos de classe do setor, além da promoção de estratégias capazes de incentivar o desenvolvimento de cada empresa.
Conhecido por ser um processo contínuo e sistemático para avaliar produtos, serviços, estratégias e procedimentos de trabalho das empresas, o benchmarking é a ferramenta principal da Aliança, que busca incentivar entre seus associados as melhores práticas de mercado, com a finalidade de melhora organizacional. A partir desse trabalho, a rede torna possível identificaras referências de excelência, realizando as devidas comparações, diagnosticando como uma empresa se encontra em relação aos concorrentes diretos e aos de melhor desempenho em atividades similares.
Com 19 anos de experiência, a Alessandro Belchior Imóveis trabalha em toda a cadeia imobiliária nas áreas de comercialização, locação e administração de imóveis. A empresa trabalha com imóveis de todos os portes, atuando em toda a Grande Fortaleza e em alguns municípios do Interior. Atualmente, a imobiliária conta com duas filiais em Fortaleza, uma no Meireles e uma na Avenida Bezerra de Menezes, e disponibiliza atendimento on-line pelo site
www.alessandrobelchior.com.br.

Roberto Freire amanhã

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, estará em Fortaleza no final de semana para o Encontro Nacional da Executiva do PPS que acontecerá reunindo todos os dirigentes nacionais. Amanhã, às 10 horas da manhã, Roberto Freire estará falando com jornalistas no Hotel Diogo, na avenida Monsenhor Tabosa, 1716, Meireles. O PPS é aliado do PSDB nacional na candidatura de
José Serra à presidência da República e Roberto Freire é um dos seus defensores. O grande desafio do partido será formar um palanque pro-Serra no Ceará. Este é um dos assuntos de reuniões fora da agenda com líderes políticos do PSDB e do PR. O presidente do PPS no Ceará, Alexandre Pereira diz que a reunião da Executiva nacional no Ceará mostra a força da retomada do partido aqui.

Papai Noel no North Shopping

Papai Noel ganha duas grandes recepções neste fim de semana: a primeira acontece no próximo sábado (24), às 16h, no North Shopping Maracanaú. Já no domingo (25), também às 16h, a festa continua na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza – palco do tradicional vôo de helicóptero de Noel, com chuva de pétalas de rosas, e descida radical de rappel do bom velhinho pela fachada do North Shopping Fortaleza.
Com o tema “O Natal no Polo Norte”, as duas festas de recepção de Papai Noel prometem, juntas, fazer a alegria de cerca de 50 mil pessoas. A cantora Perlla – revelação do funk melody carioca – fará show nas duas ocasiões, às 16h, embalando o público antes da chegada do bom velhinho.
Às 18h, no domingo, após sua descida no North Shopping Fortaleza, Papai Noel segue para a Praça Jonas Gomes de Freitas, ao lado do shopping, onde será saudado pela Orquestra de Sopros de Pindoretama com um concerto natalino. Na praça, o bom velhinho também receberá as crianças para fotos e pedidos.
“A descida de rappel de Papai Noel já faz parte do calendário cearense. Como primeiro shopping a recebê-lo, a recepção é alegre, festiva e com muita emoção para as crianças, principalmente”, diz Jacqueline Braga, executiva do ambiente de desenvolvimento da North Empreendimentos.
Ela também explica que, no domingo, “o tráfego de veículos na Bezerra de Menezes ficará interrompido, com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), das 16h às 18h, para permitir que o público aproveite todo o clima de festa e emoção”, diz.
Dentro dos shoppings, a partir do dia 24 de outubro, a decoração natalina vai contagiar todos os corredores. No North Shopping Fortaleza, duas atrações prometem alegrar ainda mais os pequenos: a Pista de Gelo continuará disponível no 1º. Piso, na Praça de Eventos, enquanto o Trono de Papai Noel ficará montado no 2º piso. Segundo Jacqueline, uma programação especial e gratuita de música e atrações natalinas já está sendo preparada e tem previsão para o início em dezembro nos dois shoppings.
O Natal 2009 do North Shopping tem um investimento de R$ 1 milhão – incluindo decoração natalina, eventos, campanha e premiações. A expectativa é de que as vendas sejam 18% maiores em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação a público, a previsão é de que os corredores dos dois shoppings recebam 40% a mais de visitantes nos meses de novembro e dezembro em relação a 2008 – o que resulta num público de mais de 5 milhões de visitantes.
Com informações da Full Time - assessoria de imprensa do North Shopping.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Palestrantes do Fórum BNB

III Fórum BNB de Comunicação já com 200 inscrições. Evento nos dias 4 e 5 de novembro. Participem. Presenças do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), Nelson Breve, Sílvia Sardinha, Marcier Trombiere, Juliano Spyer, Jô Mazzarolo, Ildefonso Rodrigues, André Curvello, Henilton Menezes, Jorge Tadeu e Wilson da Costa Bueno.
Palestrantes
Wilson da Costa Bueno
Jornalista, com Mestrado e Doutorado em Comunicação e especialização em Comunicação Rural. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, atua como consultor na área de Comunicação Empresarial. Tem vários livros e capítulos de livros publicados, como “Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégicas”, lançado em 2009 pela Editora Saraiva. É colunista do Portal Imprensa e líder do grupo de pesquisa Criticom – Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, cadastrado no CNPq.
Juliano Spyer
Analista da Talk Interactive na área de mídias sociais, autor dos livros “Conectado” e “Tudo o que você precisa saber sobre Twitter”, e organizador do e-livro “Para Entender a Internet”. Atuou como produtor de comunidades da StarMedia, em Nova York, e como gerente de comunidades da AOL, em Porto Rico. Recentemente criou e geriu vários projetos na indústria da Internet como o RadarCultura.com.br, da Fundação Padre Anchieta, e o VivaSP.com, do Grupo Estado. É bacharel em História pela USP.
Sílvia Sardinha
Graduada em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, é pós-graduada em Marketing pela UFRJ. Funcionária da Caixa há 29 anos, acumulou experiências profissionais em diversas áreas, com destaque para o projeto da nova imagem da instituição, reformulação do padrão visual da rede lotérica e do portal da Caixa. Requisitada pela Presidência da República em 2004 para a área de publicidade, hoje está à frente do Departamento de Internet e Eventos, gerenciando o projeto do novo portal Brasil.
Marcier Trombiere Moreira
Chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde, é responsável pelas diretrizes e gerência das áreas de publicidade, comunicação digital, imprensa, eventos e comunicação parlamentar. Analista de Marketing, com MBA em Marketing pela UFRJ – COPPEAD – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, é funcionário de carreira do Banco do Brasil, já tendo atuado também na Secom e no Ministério do Esporte.
Jô Mazzarolo
Jornalista há 28 anos, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS), e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou na RBS, afiliada da Globo em Porto Alegre e na Globo Rio de Janeiro, estando há nove anos na direção de Jornalismo da Globo Recife. Fez produção, reportagem e edição.
André Curvello
Secretário de Comunicação do Município de Salvador e sócio-diretor da AC Comunicação. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) há 25 anos, trabalhou como repórter, editor e produtor em rádio, jornal e televisão. Foi redator publicitário, chefe da Sucursal do jornal A Tarde e secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana. Atuou como editor especial do Jornal A Tarde e coordenou diversas campanhas eleitorais.
Ildefonso Rodrigues
Diretor editor do jornal Diário do Nordeste, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em História Social. Já foi secretário de redação do Diário do Nordeste, produtor de jornalismo, chefe de Redação e diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares, além de coordenador do núcleo da Rede Globo, em Fortaleza.
Henilton Menezes
Responsável pelo Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, é jornalista, produtor musical, produtor-executivo cinematográfico, apresentador de rádio e diretor cultural do Instituto Nordeste Cidadania. Administra os centros culturais de Fortaleza (CE), Sousa (PB) e Juazeiro do Norte (CE) e o Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios da instituição.
Jorge Tadeu de Andrade Lima
Gerente Regional de Comunicação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), é jornalista e relações públicas, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Já atuou como coordenador e gerente regional de Marketing e Comunicação Social do Nordeste, adjunto de Relações Públicas no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e assessor de imprensa assistente da Superintendência Regional da Infraero-Rio de Janeiro.
Cid Gomes
Governador do Estado do Ceará, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tendo ingressado na política em 1990, foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos (1991 e 1995), presidente da Assembleia, prefeito de Sobral (CE) por duas vezes, e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington D.C, nos Estados Unidos.
Nelson Breve
Jornalista desde 1993, quando se formou na Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou como redator e repórter de Política e Economia nos jornais regionais paulistas Diário do Grande ABC (Santo André) e Diário do Povo (Campinas), nas rádios Eldorado e CBN, na Agência Estado, Jornal do Brasil e Agência Carta Maior. Foi assessor de imprensa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do ex-deputado José Dirceu. Está na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República desde abril de 2007, exercendo atualmente o cargo de Secretário de Imprensa.

CTI defende Nordeste

A promoção conjunta dos estados do Nordeste no mercado nacional e internacional foi o principal tema do encontro da Fundação Comissão do Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) realizada na última terça-feira (20), no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, que reuniu representantes de órgãos de turismo dos nove estados do Nordeste. Durante o evento, o presidente da CTI-NE e secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, apresentou as linhas gerais do projeto, realizado em parceria com o Ministério do Turismo e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), que irá direcionar recursos no valor de R$ 18 milhões para promoção e eventos conjuntos na região, e já está em fase de licitação. A campanha envolve ações em meios como revistas, jornais, cinemas, aeropo rtos, voos aéreos e road shows, além de ações exclusivas para o trade e outras específicas para países de maior emissão de turistas, de acordo com a demanda de cada estado.
Segundo Bismarck Maia, o objetivo é divulgar todos os estados da região, construindo uma estratégia conjunta de marketing que leve em conta as prioridades mercadológicas e particularidades de cada um. Ele solicitou aos representantes dos estados que levem às próximas reuniões da entidade seus objetivos mercadológicos e segmentosprioritários para o turismo de cada estado, para que se possa construir um planejamento estratégico com ações integradas para a região, e ressaltou o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo. “Este projeto é uma forma de cumprir a Política Nacional de Turismo”, afirmou.
O presidente da CTI-NE também defendeu a mobilização dos representantes do estado com o intuito de trazer a Feira da Abav para a região Nordeste. “O Nordeste é o bloco mais importante em termos de fluxo turístico, e o país é grande demais para justificar essa centralização do evento, mas é impossível trazer o evento para a região sem a mobilização de todos estados”, afirmou. Bismarck também defendeu a capacidade dos estados do Nordeste de se prepararem para receber um evento deste porte, dando como exemplo a construção do Centro de Eventos do Ceará, um investimento de R$ 300 milhões que irá dotar o estado de um espaço para receber eventos de porte internacional: “Essa é uma decisão política, baseada no fato de que a maioria dos estados da região tem no turismo sua princi pal vocação econômica, e desenvolver essa vocação é a única opção”.
Durante a reunião, ficou deliberado que o próximo encontro da CTI-NE será realizado no dia 27 de novembro em São Luís, durante o I Salão de Turismo do Maranhão.
Com informações da Setur-CE.

Beach Park na Abav

O Beach Park estará presente na Exposição ABAV 2009 – Feira das Américas, que ocorre no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, de hoje até sexta-feira. A feira, a maior das Américas, reúne expositores de toda a cadeia produtiva do segmento de turismo no país. Promovida pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), a exposição estima receber mais de 27 mil profissionais para realizar negócios com mil expositores de delegações estrangeiras de 35 países diferentes.
É nesse cenário que o Beach Park lançará a sua nova estratégia de comunicação: todo o conteúdo produzido sobre o complexo pelos Guias Quatro Rodas, da Editora Abril, se transformou em um aplicativo para ser baixado gratuitamente na loja virtual da Apple Store por aparelhos celulares iPhone. Esse é o primeiro aplicativo customizado já produzido no Brasil por uma empresa e por uma editora para smartphones.
O aplicativo Beach Park permite ao usuário navegar por todas as atrações e pelos resorts do complexo por um divertido mapa interativo. Diversas imagens e textos informativos trazem detalhes sobre a velocidade média e a classificação de cada atração, locais para refeições, áreas especiais para as crianças, estacionamento e loja. Além disso, é possível ter informações sobre as opções de hospedagem nos hotéis do Beach Park: o Suites Resort e o Acqua Resort. Para comemorar o lançamento do aplicativo, será sorteado um aparelho iPhone no primeiro dia da ABAV. Para baixar o aplicativo, o usuário precisa apenas acessar a loja virtual da Apple Store e escrever “Beach Park” na janela de busca: http://store.apple.com.
Na ABAV, o Beach Park estará em um estande de 66 metros quadrados localizado na Rua 10 e apresentará ao público a sua nova atração, o Ramubrinká. São sete toboáguas intercalados de diferentes formatos e com diferentes velocidades capazes de causar uma experiência inesquecível. Juntamente com a Feira das Américas, ocorre o 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav) sob o tema "Mercado de Viagens: Direcionamento Estratégico das Agências de Turismo". O congresso reúne, além de operadoras e agências de turismo, empresas brasileiras e estrangeiras do segmento: companhias hoteleiras, aéreas, marítimas, locadoras de autos e até órgãos de fomento, chamados "conventions & visitors bureaus".
O Beach Park, localizado a 20 minutos de Fortaleza, na praia de Porto das Dunas, é um dos principais complexos turísticos da América Latina e do Brasil e o único do Ceará.
Em 2009, o Guia Quatro Rodas o classificou como o melhor parque aquático do país. Desde junho de 2008, a capacidade de hospedagem do complexo dobrou com a inauguração do Beach Park Acqua Resort (225 suítes). Também fazem parte do complexo o Beach Park Suites Resort (182 suítes) e o Aqua Park, o primeiro e maior parque aquático da América Latina. Com mais de 180 mil metros quadrados, o Beach Park atrai anualmente cerca de 750 mil turistas ao Ceará. Além dos resorts e do parque aquático, oferece ainda o Beach Park Praia, uma área de lazer e turismo com lojas, restaurantes, bares, entre outras atrações. Por conta do potencial turístico da região, o Beach Park tem investido na ampliação do complexo, com o desenvolvimento de novos equipamentos e serviços para oferecer opções inéditas de entretenimento e lazer.

Bienal da Dança no Ceará

A quinta-feira está repleta de espetáculos na VII Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em Fortaleza, destaques para a bailarina Lavínia Bizzotto, com Na dobra do tempo, coreografia de Juliana Moraes. Lavínia é ex-integrante da Quasar, uma dos mais conceituadas companhias de dança contemporânea do país. A participação da bailarina se enquadra na proposta da Bienal este ano, de incluir na programação trabalhos de artistas que por muito tempo integraram conceituadas companhias, para depois se lançarem em projetos autorais, geralmente em colaboração com outros artistas. A apresentação será às 19 horas no Teatro Dragão do Mar. Também em Fortaleza acontece programação no Centro Cultural Bom Jardim, também às 19 horas. É lá que se apresentam os cearenses Andréa Sales, com Varal, e Cia. Balé Baião de Dança Contemporânea, com o espetáculo Sólidos. No Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará, a atração é a companhia Raiz di Polon, de Cabo Verde, com o espetáculo Ruínas, às 20 horas. Fundada em 1991 a companhia já se apresentou em Portugal, Alemanha, Luxemburgo, Madagáscar, Holanda, Romênia, Croácia, Dinamarca, País de Gales, Bélgica, Senegal, Brasil, Cuba, Suíça, Mali, Estados Unidos, Inglaterra, Djibuti, Etiópia, Uganda, Moçambique, Zâmbia, Malaui, Zimbabué, Namíbia, Suazilândia, África do Sul, Maurício, Comoros, Ruanda, Burundi, Eritréa, Quénia, Níger, China, Guiné-Bissau, Mauritânia, Gana, Espanha e França. Da Argentina, a Bienal recebe nesta quinta-feira Luis Garay & Co. Buenos Aires, com o espetáculo Maneries, às 21 horas no Sesc Senac Iracema. A criação é de Luis Garay com a performer Florencia Vecino, que apresenta o solo. Maneries trabalha o corpo como material linguístico. Tomando signos icônicos, motivados e arbitrários, a performer constrói e explora uma série de provas sobre os limites de suas próprias capacidades formais.
Em SOBRAL: TOULA LIMNAIOS, da ALEMANHA Com Les Possédés, espetáculo da companhia alemã Toula Limnaios, a Bienal chega a Sobral nesta quinta-feira, onde acontece até segunda, dia 26. A peça é baseada na descrição de diversos caráteres e inspirada na descrição psicológica da humanidade de Dostoievsky. Entre os integrantes, um brasileiro, Clébio Oliveira, de Natal (RN). Graduado em dança pela UniverCidade, do Rio de Janeiro, Clébio participou durante quatro anos da companhia Deborah Colker. Como coreógrafo, tem no currículo peças criadas para a companhia de Carlota Portella e o núcleo de dança contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi, no Brasil. Ele entrou este ano na Cia Toula Limnaios. Além de Clébio, a companhia tem como bailarinos dois japoneses, uma australiana, uma alemã e uma argentina. A apresentação acontece às 19 horas no Teatro São João.
Com toda a programação gratuita, a Bienal de Dança acontece até o dia 26 de outubro em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Paracuru. Em novembro, de 24 a 28, leva companhias do Ceará e outros estados para a cidade de Praia, no Cabo Verde, na África. A Bienal é apresentada pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Patrocínio: Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Fundação Nacional de Artes – Funarte. A bienal presta agradecimento especial a Companhia Energética do Ceará; conta com apoio cultural do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste; apoio Institucional Ano da França no Brasil, República Francesa e Culturesfrance, Kultursenat Berlin/ Departamento Cultural da Cidade de Berlin, Centro Cultural Brasil-Alemanha e Consulado da Alemanha em Recife, Halle Tanzbühne Berlin, Fundo Germânico para Artes de Palco, Instituto Camões, Ministério das Relações Exteriores da Finlândia, São Paulo Companhia de Dança e Governo do Estado de São Paulo e TV O Povo. Tem ainda a parceria do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança, Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção, Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará - ProDança, dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, Associação Hugo Bianchi de Dança, Associação dos Produtores de Arte do Ceará – Proarte; sendo uma realização da Indústria da Dança, Quitanda das Artes, Theatro José de Alencar, Instituto de Arte e Cultura do Ceará - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Jardim, SESC SENAC Iracema e Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza. Apoio: Prefeitura Municipal de Fortaleza, Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Prefeitura Municipal de Sobral, Rádio Tempo, Annas Tour, Brasil Tropical, Teatro das Marias, ABC Vatá, Hey Ho, Mugango e Cênica.

Ciro em SP

Ciro Gomes enquadrado. Deve mesmo se candidatar ao Governo de São Paulo.

NYT demite

O jornal The New York Times vai cortar 100 empregos em sua redação, por meio de demissões e acordos de demissão voluntária, como forma de compensar a perda na receita com anúncios. "Vamos direto ao ponto: recebemos ordens para reduzir a redação em 100 postos de trabalho até o fim do ano." Este foi o recado do editor executivo do jornal, Bill Keller, transmitido aos seus empregados num memorando. É a segunda vez em pouco mais de um ano que o jornal reduz a equipe. Em 2008, o jornal cortou também 100 postos de trabalho na redação. Neste ano, já foi implementado um corte de 5% nos salários. O Estadão de hoje

O twitter, segundo O Estadão

'O Twitter está só no começo''

Stone acredita que serviço de microblogs está pronto para começar a gerar receita, com o lançamento de novos produtos

Marili Ribeiro

Tamanho do texto? A A A A

Entrevista
Biz Stone: Fundador da rede de microblogs Twitter


Aos 34 anos, o americano Biz Stone está à frente de uma empresa que, com apenas três anos de vida, já está avaliada em mais de US$ 1 bilhão. O Twitter, rede de microblogs criada por ele e pelos colegas Evan Williams e Jack Dorsey, transformou-se em pouco tempo em um dos maiores sucessos da história da internet, atingindo a marca de 45 milhões de usuários cadastrados. No Brasil, o Twitter vem registrando uma ascensão fulminante - já são oito milhões de usuários, sendo que a maior parte deles, cerca de cinco milhões, ingressou no sistema nos últimos três meses. O sucesso, porém, ainda não se reverteu em bons resultados financeiros. Situação, por sinal, similar à de outras investidas do gênero, como os sites de vídeos YouTube e a rede social Facebook. Todos ainda estão em busca de gerar receita para seus acionistas. Stone participa hoje no Brasil do II Encontro Agenda do Futuro, organizado pela empresa de serviços de comunicação TV1. Antes de chegar ao País, deu a seguinte entrevista, por e-mail:

Em três anos, o Twitter conquistou 45 milhões de usuários e está avaliado em cerca de US$ 1 bilhão. Você e seus sócios previam isso quando criaram a rede?

Sob muitos aspectos, o Twitter cresceu mais rápido do que o esperado. Os números mencionados impressionam em muitos níveis, e certamente não esperávamos tamanho crescimento num período tão curto. Dito isto, ainda sentimos que estamos apenas no começo do Twitter enquanto serviço e enquanto empresa, e por isso esperamos um crescimento ainda maior no futuro.

Em Cannes, durante o festival de publicidade, você demonstrou certa tranquilidade pelo fato de o Twitter ainda não apresentar receita. Quando você acredita que a empresa vai começar a dar lucros?


Vamos lançar este ano produtos capazes de proporcionar renda. Um desses produtos que estamos desenvolvendo, mas que ainda não lançamos, permitirá às contas comerciais um novo nível de acesso à informação relativa às suas próprias contas do Twitter. Todas as contas do Twitter permanecerão gratuitas, mas algumas empresas podem estar dispostas a pagar por uma ferramenta analítica que lhes permita avaliar seu sucesso e aprimorar o uso que fazem do Twitter - o que beneficia a todos no longo prazo.

Que modelo de negócio é o mais apropriado para que o Twitter sobreviva à onda de expansão na internet e não tenha o mesmo destino de projetos, como o Second Life, que não se viabilizaram economicamente?


O Twitter é uma rede de informações a caminho de se tornar indispensável no dia a dia das pessoas - para negócios, política, emergências, festas e muitos outros usos. O modelo mais apropriado para o Twitter valoriza o sistema e torna o serviço ainda mais relevante sem se tornar um obstáculo.

O Twitter não estaria apenas à espera de uma oferta de compra bilionária?

Não estamos interessados em nos envolver com negociações de aquisição, porque o Twitter pode ser uma empresa muito importante e rentável por si mesma. Há alguns serviços mais difíceis de operar do ponto de vista da monetização, mas o Twitter não é um deles. O Twitter está em boa posição para gerar receita.

Há algum impedimento técnico para a adoção de anúncios pelo Twitter?

O sistema TweedSpeed (que gerencia o tráfego do Twitter em tempo real), mostra que são enviadas cerca de 12 mil postagens por minuto e, caso os vídeos de anúncios fossem implementados, seria necessário muito mais banda de internet.

Não há motivo técnico que nos impeça de entrar no ramo da publicidade.

Incluir no Twitter miniaturas de imagens e vídeos (mesmo que esse conteúdo seja hospedado em sites de terceiros) não seria o próximo passo para a expansão do negócio?

Atualmente, há muitas formas de incluir imagens e vídeos nos tweets (postagens), mas elas são desenvolvidas por terceiros com os recursos de nossa plataforma de tecnologia aberta. Há dezenas de milhares de aplicativos que funcionam com o Twitter, e muitos mais são criados todos os dias. Esses aplicativos permitem que os usuários compartilhem fotos, por exemplo, mesmo que a Twitter, Inc. não esteja no ramo da hospedagem de fotos. Como resultado final, os usuários encontram grande conveniência em nosso serviço, e isso é o mais importante.

Como você interpreta os estudos que dizem que 90% dos conteúdos veiculados no Twitter são produzidos por apenas 10% dos seus usuários e que mais de 30% dos que entram uma primeira vez e se registram nunca regressam uma segunda vez?

Não tenho certeza se esse dado está correto, mas é verdade que haverá no Twitter mais pessoas consumindo informação do que a criando. Nossas ferramentas de busca e descoberta estão melhorando, o que significa que muitos virão ao Twitter para aprender e descobrir, e nem sempre para criar novo conteúdo. Não há problema nisso. Uma questão separada é a de superar a lacuna entre conhecer o Twitter e engajar-se verdadeiramente com o produto - reconhecemos que esse aspecto poderia ser melhorado, e estamos trabalhando nisso no momento. Reitero que o mais importante é oferecer um serviço relevante para nossos usuários.

Como tem sido essa sua atual vida de viajante para divulgar o Twitter?

Todos os dias as pessoas usam o Twitter para fazer coisas notáveis. Elas se organizam para arrecadar recursos destinados a causas importantes, comunicando-se e ajudando umas às outras durante situações de emergência, e descobrem formas de partilhar informações importantes em partes do mundo onde isso não é tão fácil. Minha esperança ao partilhar o pouco que aprendemos até o momento é de que as pessoas compreendam o seguinte: não importa o quão sofisticada seja a tecnologia ou quantas máquinas sejam acrescentadas à rede, o Twitter não é um triunfo da tecnologia, mas um triunfo da humanidade.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fórum BNB de Comunicação

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em parceria com a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom), promove nos dias 4 e 5 de novembro, no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste e no Centro Administrativo Getúlio Vargas, em Fortaleza, o III Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste. Considerado o maior evento de comunicação pública da Região, o encontro objetiva incentivar a troca de experiências entre profissionais de comunicação e cultura e o nivelamento sobre temas relacionados à comunicação organizacional. O evento contará com a participação do governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, que falará sobre sua experiência no microblog Twitter, do secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Nelson Breve, com palestra de abertura sobre o papel do assessor de imprensa, e da diretora de Internet da Secom, Sílvia Sardinha, que abordará o tema comunicação digital.

A programação inclui ainda palestras, apresentação de cases e debates sobre as atividades de assessoria de comunicação. Neste ano, o evento apresenta temas como: comunicação e mídias sociais, relacionamento com a imprensa e comunicação interna. Participam também desta edição do Fórum o jornalista e consultor de comunicação empresarial, Wilson da Costa Bueno, o chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde, Marcier Trombiere, o analista da empresa Talk Interactive, Juliano Spyer, o responsável do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes, entre outros. Os jornalistas Idelfonso Rodrigues Lima Neto, diretor editor do Diário do Nordeste, e Jô Mazzarolo, diretora da TV Globo Nordeste, debatem com o secretário municipal da Comunicação Social de Salvador, André Curvello, o tema “Relacionamento com a imprensa – o grande desafio das assessorias”. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de outubro, nosite www.forumcomunicane.com.br.

TRF5 garante medicamento

O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) negou provimento ao recurso interposto pelo Estado do Ceará contra uma decisão proferida em Pedido de Suspensão de Liminar junto à Presidência do TRF-5, que determinara o fornecimento de um medicamento que não consta na lista do Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio, que custa R$ 42 mil por mês, é necessário à sobrevivência do menor H.T.S., portador de mucopolissacaridose, uma doença rara e grave que altera o metabolismo do corpo humano.
A decisão do TRF-5, por unanimidade, acompanhou o parecer da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR-5), órgão do Ministério Público Federal (MPF), que atua perante o Tribunal.
No recurso, o Estado do Ceará argumenta que o custo anual do medicamento seria de R$ 504 mil, o que levaria, pelo efeito multiplicador, à impossibilidade de fornecimento de medicamentos a uma enorme gama de brasileiros doentes.
Segundo a PRR-5, somente a existência de risco à saúde pública poderia justificar o não fornecimento do remédio ao menor portador da doença. "Qual o risco de medicamentos não relacionados pelos SUS para fins de fornecimento serem concedidos para brasileiros doentes?", questiona o parecer. Por outro lado, "a cassação da decisão liminar que determinou o fornecimento do remédio afetaria de forma cruel direitos constitucionais como a cidadania, o direito à vida e o direito à saúde", diz a PRR-5.
Com relação ao suposto efeito multiplicador, a PRR-5 argumentou que as pessoas que portam doenças que necessitam de tais remédios são exceções, de modo que, mesmo somando-se todas, não representariam uma parcela significativa do orçamento do SUS para aquisição de medicamentos.

Renato Russo em livro

Renato Russo acaba de ganhar mais uma biografia. Esta, porém, vem sendo considerada a mais completa devido ao grande número de detalhes de sua vida. “Renato Russo – O Filho da Revolução”, que foi escrita pelo jornalista Carlos Marcelo, do Correio Brasiliense, é lançada agora, na livraria Saraiva do Iguatemi. O projeto, apoiado pela Estação da Luz, visa mostrar o lado mais humano de Renato.


Ciro: tudo bobagem

Semace contrata

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) abrira de 23 de outubro a seis de novembro inscrições para estagiários dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Geografia, Geologia, Pedagogia, Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Saneamento Ambiental.
São 45 vagas, ficando reservado 10% para portadores de deficiência física. O estagiário terá que cumprir 20 horas semanais. A bolsa de estágio mensal será no valor de R$457,07, além de auxílio-transporte.
O processo seletivo contará com: entrevistas; avaliação do histórico escolar e do curriculum vitae; e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. O estudante tem que estar regularmente matriculado em curso na área determinada e ter cursado, no mínimo, 50% dos créditos requeridos para conclusão do respectivo curso.
Não poderão participar alunos que estejam cursando o último semestre e não tiver obtido, pelo menos, 70% das médias finais das disciplinas cursadas.
As inscrições acontecerão na sede da Semace/Núcleo de Recursos Humanos (Rua Jaime Benévolo, 1400, Bairro de Fátima, em Fortaleza, de 8 ao meio dia e de uma as cinco da tarde, de segunda a sexta-feira.
Distribuição do número de vagas para cada área:
  • Administração 2
  • Biblioteconomia 1
  • Biologia/Ciências Biológicas 4
  • Ciências Contábeis 2
  • Comunicação Social 3
  • Direito 6
  • Engenharia Agronômica 4
  • Engenharia Civil 2
  • Engenharia Química 5
  • Geografia 3
  • Geologia 2
  • Pedagogia 2
  • Químico 3
  • Tecnólogo em Gestão Ambiental 3
  • Tecnólogo em Saneamento Ambiental 3

Serra e Dilma em novembro

Presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) estarão em novembro em Fortaleza. Serra vai encerrar os 90 anos do Centro Industrial do Ceará (CIC) e Dilma vai receber o título de cidadã fortalezense. Esta será a terceira visita de Dilma este ano ao Ceará. Já Serra não veio ainda nenhuma vez.

Captação de Recursos

Amanhã e quinta-feira, Fortaleza será sede do primeiro “Seminário de Captação de Recursos e Cooperação Internacional nas Administrações Públicas”. O evento acontecerá no Hotel Sonata de Iracema e a expectativa é que cerca de cem participantes, entre prefeitos e secretários de cidades do Nordeste, assistam palestras, participem das mesas-redondas e discutam sobre os temas.
O encontro apresenta uma programação focada na captação de financiamentos internacionais, além de proporcionar momentos onde os participantes poderão realizar uma aproximação no âmbito da cooperação internacional. Especialistas no assunto farão explanações de como elaborar um projeto e como sua tramitação segue no Governo Federal.
“Foram convidados prefeitos das principais cidades do Nordeste, inclusive as de médio porte. Nosso objetivo é capacitar essas localidades para que elas atraiam uma maior quantidade de investimentos para a região, aumentando o número de projetos”, afirma Geraldo Accioly, coordenador dos Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza (Cooperii).
Conduzirão os debates personalidades como Hubert Laferrière, vice-prefeito da Gran Lyon/França; Vicente Trevas, Consultor para Assuntos Federativos da Presidência da Caixa Econômica Federal; e Rodrigo Perpétuo, Secretário Adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte – MG.O “Seminário de Captação de Recursos e Cooperação Internacional nas Administrações Públicas” é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza e será realizado pela Frente Nacional de Prefeitos com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Senado aprova empréstimo para CE

"A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, hoje, autorização para que o estado do Ceará contrate operação de crédito externo, no valor de US$ 46 milhões (R$ 90 milhões), com o Banco Mundial, com garantia da União. Os recursos, que serão liberados entre 2009 e 2013, destinam-se ao financiamento parcial do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará (Cidades do Ceará - Cariri Central). O Estado entrará, como contrapartida, com recursos da ordem de US$ 20 milhões.
A mensagem do Executivo (MSN 209/09) solicitando a autorização recebeu voto favorável do relator, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). De acordo com o relator, o financiamento é um dos assuntos mais importantes para o Ceará, pois tem por objetivo reduzir o desequilíbrio socioeconômico entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o interior do estado
Segundo Valadares, o Ceará terá, já considerando esse empréstimo, dispêndio médio com os serviços de sua dívida consolidada de 4,46% de sua receita corrente líquida, valor, como observou, bastante inferior ao permitido, que é de 11,5% da receita. Na defesa da proposta, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que os recursos serão importantes para a qualidade de vida das pessoas que residem na região.
A matéria seguirá para o exame do Plenário, em regime de urgência.
Após realizar estudos por meio de análise de agrupamentos e identificação do potencial econômico de várias regiões, o Governo do Ceará desenvolveu uma estratégia de integração regional com vistas a estimular o crescimento dos centros urbanos secundários e terciários situados fora da capital, Fortaleza. O projeto aprovado hoje apoiará a estratégia estadual de integração regional em três áreas principais:
- Melhoria da infraestrutura para solucionar importantes deficiências, proteger e restaurar o meio ambiente, e aperfeiçoar os serviços públicos para residentes locais e o turismo. Essas medidas abrangerão a infra-estrutura de transporte, um aterro sanitário regional, aprimoramento da drenagem em áreas ambientalmente degradadas, modernização dos centros urbanos, assim como dos espaços públicos utilizados por romeiros, saneamento ambiental e melhorias nos parques urbanos.
-Desenvolvimento econômico local com base em agrupamentos setoriais para facilitar inicialmente o crescimento dos segmentos de turismo e de calçados, incluindo o estabelecimento do Geoparque Araripe em um importante sítio paleontológico. Outros agrupamentos setoriais serão identificados para receber apoio em uma segunda etapa.
-Fortalecimento institucional e administrativo regional para melhorar a coordenação e a colaboração entre os municípios do Cariri Central e o governo estadual nas seguintes áreas: (I) elaboração de uma estratégia para o meio ambiente regional; (II) fortalecimento das instituições municipais nos setores de planejamento, desenvolvimento econômico local e gestão financeira, e (III) apoio à Secretaria de Estado das Cidades para a implementação de sua estratégia regional.
Coordenadoria de Imprensa com informações da Agência Senado

Jangadeiro demite, mas contrata

A demissão de jornalistas na TV Jangadeiro, segundo o Liberdade Emílio Moreno Digital: http://liberdade.blogueisso.com/2009/10/20/sintonizado-tv-jangadeiro-ce-demite-jornalistas-e-tecnicos-de-externa/

Dia do Aviador

CERIMÔNIA MILITAR ALUSIVA AO DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E AO DIA DO AVIADOR - 23 DE OUTUBRO DE 2009 - 19h30 - PÁTIO DE ESTACIONAMENTO DA ÁREA OPERACIONAL DA BAFZ.
SEQUÊNCIA DO EVENTO
- INCORPORAÇÃO DA BANDEIRA;
- CHEGADA DA MAIOR AUTORIDADE E INÍCIO DA FORMATURA;
- APRESENTAÇÃO DA TROPA E INÍCIO DA SOLENIDADE;
- MENSAGEM DO EXMO SR PRESIDENTE DA REPÚBLICA ALUSIVA AO DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E AO DIA DO AVIADOR;
- CANTO DO HINO DOS AVIADORES;
- ENTREGA DE DIPLOMA “MENÇÃO DESTAQUE OPERACIONAL”
OURO: MAJ AV MARCUS VINÍCIUS G. PACOBAHYBA PEÇANHA.
PRATA: CAP AV JOEL DE CASTRO SALES;
CAP AV NILSON NEI CARLOS DE ALMEIDA;
CAP AV JOEL DE CASTRO SALES;
CAP AV REGILÂNIO ISAÍAS AGUIAR DE MELO;
TEN AV ARTUR DE OLIVEIRA BAUMBAH.
- LEITURA DA ORDEM DO DIA ALUSIVA AO DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E DIA DO AVIADOR DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA.
- DESFILE DA TROPA EM CONTINÊNCIA À MAIOR AUTORIDADE PRESENTE.

Blitz em voo holandês

"Os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda realizarão uma blitz especial no próximo dia 27 (terça-feira), no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O motivo é a vinda de um vôo charter (fretado) de Amsterdã (Holanda). A ação faz parte dos esforços da comissão de combate ao turismo voltado para a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Esse tipo de vôo traz pessoas com segundas intenções, em geral somente homens”, explicou Gelson Ferraz (PRB), presidente da comissão. Os vereadores vão distribuir entre os passageiros folder trilíngue (em português, inglês e espanhol) produzido pela comissão que traz informações sobre o crime de exploração. De acordo com o vereador, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) vem agindo como parceira da comissão, facilitando e contribuindo com as atividades realizadas no aeroporto."
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza.

Medalha Lauro Maia

"As expectativas do vereador Guilherme Sampaio (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Fortaleza, são de que na próxima segunda-feira (26), às 14h30, sejam escolhidas as pessoas agraciadas com a Medalha Lauro Maia, exercício 2009. Sampaio lembrou que a comenda da Câmara homenageia artistas da área musical em vida ou in memorian que tenham se destacado por meio da produção, apresentação de espetáculos musicais, concertos, composições e arranjos.Poderão ainda concorrer, segundo o vereador, produtores de trilhas sonoras para teatro, cinema, vídeo e demais formas audiovisuais. ”Além dos artistas, também personalidades e/ou entidades públicas ou privadas que desenvolvam projetos de apoio, patrocínio, divulgação, registro e documentação da atividade musical cearense, dentro ou fora do âmbito estadual”, frisou.
A escolha será por uma comissão formada por especialistas na área e ainda integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Fortaleza. A exemplo dos anos anteriores, qualquer pessoa pode indicar nomes e entidades para o prêmio, contanto que apresente, junto com a indicação, um memorial que resgate e justifique a homenagem. Este documento pode ser protocolado no Cerimonial da Câmara Municipal ou ainda com a assessoria do vereador Guilherme, presidente da Comissão.
A Medalha Lauro Maia, criada em 1993, informou Guilherme, tem o objetivo de homenagear personalidades da música. “Durante os últimos anos a comenda deixou de ser entregue, mas agora estamos resgatando essa justa homenagem”, finalizou o vereador."
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza.

100 anos do Dnocs-II

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) vai comemorar seu centenário amanhã, em solenidade no auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) marcada para iniciar às 10 horas da manhã. Diversas autoridades políticas, empresariais e de instituições públicas estarão presentes, entre elas, o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, o ministro da Previdência José Pimentel, o diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto e o presidente do BNB, Roberto Smith.
Na ocasião, serão lançadas publicações como a edição especial da Revista Conviver, em seu número seis, que traz matérias sobre a problemática nordestina em artigos e depoimentos de grandes pensadores da região.
Além da Revista Conviver serão lançadas as seguintes publicações:
O DNOCS NOCORAÇÃO NORDESTINO, autor - Edson de Sousa Aguiar;
TRADIÇÃO CAMPONESA: experiências e memórias dos colonos do perímetro irrigado de Morada Nova-CE, autora - Ana Maria Afonso Braga;
O CENTENÁRIO DO DNOCS E A CONVIVÊNCIA COM A SECA - autor: Evandro Bezerra;
BIOCENOSE MELHORADA: a história dos transplantese da transferência de cultivos de espécies geradas - autor: José Jarbas StudartGurgel;
CAPACIDADE DE SUPORTE EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS – autor: Antonio Marcos Nascimento;
ARTE E CULTURA DO SERTÃO – autor: Benedito Vasconcelos Mendes;
TILÁPIAS, BIOLOGIA E CULTIVO: evolução, situação atual e perspectiva da tilapicultura no Nordeste Brasileiro – autor: José William Bezerra e Silva;
VIRTUALIDADES E POTENCIALIDADES DOS PEIXES NA PESCA, PISCICULTURA E ORNAMENTAÇÃO - autor: Airton Rebouças
COLETÂNEA DAS CONTRIBUIÇÕES HIDROLÓGICAS DOENGENHEIRO FRANCISCO GONÇALVES DE AGUIAR AO SEMIÁRIDO NORDESTINO – autora: VandaTereza Costa Malveira (organizadora) com colaboração de Virgínia LeiteMenezes Costa.
Serão também apresentados os Atlas da Agricultura Irrigada, da Aquicultura ePiscicultura e o de Barragens.
Ainda na solenidade, será apresentado o trabalho de restauro da coleção FloraBrasiliensis, uma das poucas coleções com as obras completas desse preciosodocumento produzido no Século XIX e em processo de restauro pelo Laboratório do IPHAN, 4ª SR do Ceará.
Todas essas publicações têm o apoio do Banco do Nordeste,do Etene e do Cetrede.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas foi criado em 21 deoutubro de 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS). Em 1919 passou a denominar-se Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), recebendo o nome atual em 1945. Sua área de atuação abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais. Foi o primeiro órgão do Governo Federal a estudar a problemática do semi-árido, marcando, nesse período de quase 100 anos, sua presença em todo o solonordestino. Seu acervo de obras envolve a construção de rodovias, ferrovias, campos de pouso, aeroportos, portos, implantação de redes de energia elétrica, ações de abastecimento, açudagem, irrigação, piscicultura, entre outros. Suas ações atuais compreendem a captação, desenvolvimento e gerenciamento de recursos hídricos, através da construção de barragens, perfuração e instalação de poços, implantação de projetos de irrigação, centros de pesquisas e estações de piscicultura, sistemas de abastecimento de água e outras ações pontuais.
Seu acervo compreende 326 açudes públicos com 25 bilhões de metros cúbicos acumulados, sendo 80 no Ceará; 622 açudes em cooperação; mais de 27 mil poços, 38 perímetros irrigados; 14 estações de piscicultura; um centro de pesquisas em aquicultura; um centro de pesquisas em carcinicultura; um administração central, nove sedes estaduais, 27 unidades de campo, um escritório em Brasília e cerca de 1.800 servidores na ativa.

Dnocs um século!

A Assembleia Legislativa promove hoje, às 15h, no Plenário de 13 Maio, sessão solene em comemoração ao aniversário de 100 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Na ocasião, o diretor geral do órgão, Elias Fernandes Neto, vai receber o Título de Cidadão Cearense. A homenagem foi solicitada pelos deputados Nelson Martins (PT), Dedé Texeira (PT), José Albuquerque (PSB), Professor Teodoro (PSDB), Artur Bruno (PT), Lula Morais (PCdoB) e Manoel Castro (PMDB).
"De 1909 até 1958, o Dnocs foi, praticamente, a única agência governamental federal executora de obras de engenharia na Região a fazer de tudo: construiu açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso, implantou redes de energia elétrica e telegráfica, usinas hidrelétricas e foi -até a criação da Sudene - o responsável único pelo socorro às populações flageladas pelas cíclicas secas que assolam a região", lembrou Nelson.
Para ele, "o Dnocs, com seu quadro de profissionais altamente qualificados, nestes 100 anos, contribuiu de maneira decisiva para que a nossa região pudesse se desenvolver, apesar dos continuados períodos de seca".
Conforme Dedé Texeira, as comemorações do centenário de fundação do Dnocs começaram ainda em 2008. "Às vésperas de completar um século de atuação no chamado Polígono das Secas, no Nordeste Setentrional e parte do estado de Minas Gerais, o Dnocs está vinculado ao Ministério de Integração Nacional, ocupando a posição de mais antiga instituição federal com participação efetiva no processo de desenvolvimento econômico do Nordeste", disse o parlamentar.
Teixiera ressaltou ainda que com a instituição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coube ao órgão a responsabilidade de execução de 14 obras estruturantes, as quais que envolvem recursos superiores a R$ 1 bilhão no biênio 2009/2010."
Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa.

Luiz Gerardo vai comandar 2010

Na foto de Silvana Tarelho/DN: Rodrigo Cavalcante, Gizela Nunes, Luiz Gerardo e Ernani Barreira


As eleições de 2010 serão comandadas no Cearé pelo bom caráter desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido. Ele assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com a aposentadoria da desembargadora Gizela Nunes da Costa. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), desembargador Ernani Barreira vai escolher o vice de Luiz Gerardo. Hoje o Pleno do TRE-CE tem:
Juiz de Direito Haroldo Correia de Oliveira Máximo
Juiz de Direito Mantovanni Colares Cavalcante (Substituto)
Juiz de Direito Emanuel Leite Albuquerque
Juiz Federal Jorge Luis Girão Barreto
Jurista Tarcísio Brilhante de Holanda
Jurista Anastácio Jorge Matos de Sousa Marinho
Procurador Regional Eleitoral Alessander Wilkson Cabral Sales
Secretário Rodrigo Ribeiro Cavalcante.
Gizela Nunes da Costa se aposentou ontem por tempo de contribuição. O ato assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, foi publicado ontem, na página 9 do Diário da Justiça. A desembargadora fez apenas uma declaração a respeito de sua aposentadoria, “cumpri o meu dever”, afirmou.
Natural de Caucaia, Gizela Nunes da Costa graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963. Em 1970, bacharelou-se em Administração pela mesma instituição. Cursou também a Universidade Vale do Acaraú (UVA) e a Faculdade de Filosofia Dom José, em Sobral, bacharelando-se em História e Letras, respectivamente.Ingressou na magistratura cearense em 1966, mediante concurso público, sendo nomeada para o cargo de juíza substituta da Comarca de Reriutaba. Três anos depois, foi nomeada juíza de Direito da Comarca de Canindé, passando, depois, pelas comarcas de Quixadá e Sobral. Foi promovida à juíza auxiliar da Capital em 1979 e, posteriormente, juíza titular da 4ª Vara de Família.Exerceu o magistério desde 1975, na UVA, na Faculdade Dom José de Sobral e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde atualmente é Coordenadora do Núcleo de Ações Integradas da Criança Cearense.
Assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 15 de junho deste ano. A mais recente homenagem pública recebida pela desembargadora foi o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela UVA, no Auditório Central do Campus da Betânia, em Sobral. Gizela Nunes foi escolhida para receber a homenagem por conta das contribuições relevantes prestadas ao Judiciário e ao Ensino Superior cearense, principalmente no município de Sobral. A desembargadora foi estudante do curso de História e Letras da UVA, instituição na qual também lecionou.O título de Honoris causa é concedido a personalidades que tenham prestado importante contribuição a uma instituição de ensino, mesmo não pertencendo a seu quadro funcional. O título é reconhecido mesmo que o agraciado não tenha cursado um doutorado.“Esse título representa muita coisa. É o coroamento da minha vida acadêmica como professora”, declarou a homenageada, que, agora aposentada, vai se dedicar à Academia Brasileira de Hagiologia, da qual é presidenta; à Sociedade Cearense de Geografia e História, à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, à Academia Cearense de Hagiologia, à Academia Sobralense de Estudos e Letras, à Academia Fortalezense de Letras, à Academia de Letras de Caucaia e à Sociedade dos Amigos da Casa de Juvenal Galeno (Sajuga).

Bicicletas no calçadão, não

"Amigos da Beira-Mar estão fazendo um abaixo-assinado para retirar as bicicletas do calçadão por causa dos acidentes que estão ocorrendo. O coordenador do movimento, Tadashi Enomoto disse que “dias atrás teve dois acidentes envolvendo bicicleta e pedestre; um com uma criança que levou nove pontos na cabeça; e outro com uma mulher”. O movimento já conseguiu recolher 600 assinaturas até hoje às 7h. As nomes começaram a ser recolhidos ontem. Um dos que assinou foi o ex-governador do Estado, Lúcio Alcântara (PR). O coordenador do movimento também pede que retirem os cocos das árvores, pois está caindo na cabeça dos usuários que frequentam o calçadão."
Fátima Holanda

Fortaleza lança 3° uniforme


"O Fortaleza Esporte Clube apresentou ontem à noite, no Spettus, o seu terceiro uniforme de jogo. O novo uniforme do Tricolor foi desenvolvido pela Lotto Sport Itália, patrocinadora do time. O lançamento do novo uniforme foi seguido por um jantar que reuniu conselheiros, diretores e profissionais de imprensa. Três atletas da equipe do Sub-18 e mais o mascote Juba desfilaram com o terceiro uniforme do Fortaleza, que dá ênfase ao conforto e garantia de melhor desempenho dos jogadores. As camisas e calções do novo uniforme estarão à disposição do torcedor num prazo previsto de 15 dias. O material de jogo tem o mesmo padrão tecnológico dos uniformes confeccionados pela Lotto na Europa. A equipe principal do Fortaleza vai inaugurar o novo uniforme no jogo de hoje diante do Atlético Goianiense, às 20h50min (horário local), no estádio Castelão, pela 31ª rodada da Série B do Brasileiro. Durante o lançamento do terceiro uniforme, cinco camisas foram sorteadas entre os presentes. Os agraciados foram os conselheiros Renato Bonfim, João de Deus, os diretores Francisco Sales e Betinho Studart e o radialista Tony Mota", informa o site fortalezaec.net.

Os casais jornalistas cearenses

Em rápidas twittadas listamos quase 50 casais jornalistas cearenses. A lista ainda incompleta é a que se segue:

Ocely Lopes-Tânia Alves
Henrique Silvestre-Verônica Freire
Luis Sérgio Santos-Isabella Martin
Paulo Ernesto Serpa-Giovanna Sampaio
Nilton Almeida-Germana Cabral
Ildelfonso Rodrigues-Geisa Matos
Demétrio Andrade-Luciana Barroso
Daniel Praciano-Fernanda
Stênio Holanda-Ana Memória
Paulo-Giovanna Teles
Demitri Túlio-Fátima Sudário
Paulo César Norões-Simone Morais
Aloísio Coutinho-Caroline Braga
Miguel Macedo-Ana Márcia Diógenes
Fenelon Rocha-Francisca Maria
Luciano Clever-Kelly Castro
Celso Silva-Luiza Nascimento
Rogério Gomes-Monalisa Alencar
Erivaldo Carvalho-Herik
Erick-Raquel
Francisco Bilas-Eveline Urano
Lira Neto-Adriana Negreiros
Wagner Borges-Valéria Abreu
Eunivaldo-Solange
Ricardo Jorge-Neila Fontenele
Antônio Carlos-Suzete Nocrato
João Vargas-Ana Quezado
Eduardo Queiroz-Regina Luna
André Alencar-Camila
Wilton Júnior-Sandra Batista
Paulo Mamede-Ana Rita
Flávio Paiva-Andrea Pinheiro
Roberto Leite-Helaine Oliveira
Valdemir Fabricio-Milena Fernandes
Fábio Ferraz-Aline Cavalcante
Flávio Assunção-Viviane Prado
Marcos André Borges-Carla Matos
Mauricio Lima-Ana Maria Xavier
Apolônio Aguiar-Djane
Jarbas Oliveira-Dorinha
Nilton Fragata-Poliana Menezes
Felipe Abud-Janaina
Edson Silva-Rita Teixeira
Sabino Henrique-Auxiliadora
Adriano Muniz-Sabrina Lima
Carlos Henrique Camelo-Sabrina Lemos
Vicente Gioielli-Sandra Nagano
Hélcio Júnior-Renata Pires
Anderson Sandes-Jane Lane