sábado, 31 de outubro de 2009

Seminário de Rádio

Cerca de 200 pessoas participam no IV Seminário Internacional de Radiojornalismo, no Teatro Paiol, em Curitiba, até hoje à tarde. Sete temas em debate com 22 palestrantes e moderadores. Destaque para Magaly Padro, Marilu Cabañas, Janete El Haouli, Eliana Caruso, Flávia Bespalhok, Luiz Artur Ferraretto, Milton Jung, Milton Blay, Valério Fabris, Lúcio Mesquita, Felippe Motta, Cezar Freitas, Adilson Arantes, Paulo Gilvane Borges, Ronald Gimenez e Leonardo Mendes Júnior. Os temas são: Olhos da BBC, ouvidos do Mundo, Os Desafios do Radiojornalismo Brasileiro, Correspondentes, O Valor do Rádio no Mercado, Rádios Públicas, Educativas e Culturais, Rádio em Bytes e A Paixão pelo Rádio. A quinta edição pode ser em Roraima em novembro de 2010. São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ACI 20 anos

Eu e Alaércio Luiz Ferreira Flor completamos hoje 20 anos de sócios da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Esta dupla já premiada pela entidade com reportagens de Rádio pela Universitária FM deve, segundo a direção da ACI, ser homenageada na festa de final de ano da Associação.

Papai Noel no Via Sul

Full Time informa: Papai Noel existe e chega neste domingo (primeiro de novembro), para encantar a primeira festa natalina do Via Sul Shopping. A recepção ao “Bom Velhinho” começa às quatro da tarde, no térreo do Edifício Garagem do empreendimento (localizado atrás do shopping), onde será montado um palco e heliponto especiais para chegada do helicóptero-trenó. Na programação festiva, o público será animado pelos 80 músicos da Banda Municipal da Prefeitura de Caucaia, além da apresentação da cantora Ana Canário interpretando musicas natalinas.
Após sua aterrissagem, Papai Noel será saudado com uma queima de fogos e convidará o público a inaugurar a decoração natalina do Via Sul Shopping, na Praça de Eventos, Térreo.
Na ocasião, um coral de 100 vozes – distribuídos pelos andares do empreendimento – irá recepcionar o público com músicas clássicas natalinas. Além de apresentar oficialmente a decoração do empreendimento, Papai Noel atenderá as crianças no trono montado no 2º piso.
Segundo Roberta Facó, gerente de marketing do Via Sul Shopping, “optamos por preparar algo diferenciado, voltado para a beleza e encantamento do Natal, através de uma festa rica de cultura e emoção preparada especialmente para nossos clientes”, informa.

A agenda do Luiz Barreto hoje



O ministro do Turismo, Luiz Barreto, tem uma agenda cheia hoje em Fortaleza, onde vai anunciar R$ 100 milhões parao projeto de revitalização da orla marítima.

Eis a programação do ministro na capital cearense que será recebido pelo deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), governador Cid Gomes (PSB), prefeita Luizianne Lins (PT), secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia; e secretária municipal do Turismo, Patrícia Aguiar:

9h10 - Saída para Lançamento do Prodetur e Olá Turista no PlazaAthéneé Buffet.

9h30 - Solenidade de Lançamento do Prodetur:

1) Exibição de um vídeo sobre Fortaleza.

2) Apresentação de música de raiz com os cantores jovens Reno e Joice.

3) Composição da mesa: ministro, prefeita, secretária municipal de Turismo e demais autoridades.

4) Hino Nacional (com os cantores Reno e Joice).

5) Secretária de Turismo apresenta PowerPoint das áreas contempladaspelo Prodetur.

6) Fala da prefeita Luiziane Lins.

7) Fala do ministro Luiz Barretto.

11h - Lançamento do Olá Turista

13h - Reunião almoço com Luizianne Lins, secretário de gestão Geraldo Acioly e Patrícia Aguiar.

14h15 - Saída para heliponto do Palácio Iracema para sobre voo com governador Cid Gomes e secretário Bismark Maia a CE 040 e outras obras que receberam recursos do Ministério do Turismo.

15h15 - Saída pata visita ao mercado Central com deputado federal Eudes Xavier e demais autoridades.

15h30 - Recepção - Dirigentes da Associação dos Lojistas do MercadoCentral na sala da sede.

- Entrega do Projeto 'O Ceará é Aqui’ e degustação de produtosregionais (castanhas, vinhos e outros) na Casa do Turista (ao lado dasede da associação) e entrega do Kit do Mercado.

- Visita ao primeiro piso onde está localizada uma variedade de lojasde artesanatos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Amigos em Ação 2009

Informa a AD2M: "A solidariedade deve ser plantada e cultivada diariamente. E é pensando nisso que, em sua 18ª edição, a campanha Amigos em Ação 2009 foi apresentada hoje no final da manhã, durante encontro com a imprensa cearense, parceiros do projeto e empresários, no auditório da sede da Alessandro Belchior Imóveis.
A campanha beneficia anualmente entidades filantrópicas cearenses com doações de alimentos, despertando em seus participantes a consciência da responsabilidade social. No ano passado, foram arrecadados 23.946 quilos de alimentos não-perecíveis. A expectativa dos organizadores é ampliar este número em 15%, chegando às 28 toneladas.
Este ano, um total de cinco instituições serão beneficiadas com a doações. São elas: Lar Torres de Melo, Lar Domingos Sávio, Associação Peter Pan e Oficina do Senhor, em Fortaleza, além da Comunidade de Vila Pagã e Estrada Nova, em Aquiraz.
O movimento social Amigos em Ação conta com a valiosa colaboração de empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no trabalho de realização e sensibilização da campanha.
Nos seus 18 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou 176 mil quilos de alimentos não-perecíveis, beneficiando 16 entidades filantrópicas e 79 comunidades carentes. Além disso, desde 2004, o movimento mantém o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz.
O programa criou ainda há quatro anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta de 50 instrumentistas com idade entre oito a quinze anos. A partir do lançamento até o encerramento da campanha de arrecadação, que acontecerá no dia 12 de dezembro, os mais de 500 participantes do Amigos em Ação farão suas doações, em um mínimo de 50 quilos de alimentos não-perecíveis por pessoa. O projeto foi criado e vem sendo mantido pela Alessandro Belchior Imóveis e suas empresas coligadas. No entanto, já conta com um grande contingente de pessoas e empresas participantes diretas que buscam, por meio de um gesto de solidariedade, dar a sua contribuição por um mundo melhor.
Com 19 anos de experiência, a Alessandro Belchior Imóveis trabalha em toda a cadeia imobiliária nas áreas de comercialização, locação e administração de imóveis. A empresa trabalha com imóveis de todos os portes, atuando em toda a Grande Fortaleza e em alguns municípios do Interior."

IBEF amanhã e quinta no Gran Marquise

"O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF/CE) realiza amanhã e quinta-feira, no Hotel Gran Marquise em Fortaleza, o Congresso Nacional de Executivos de Finanças (XX Conef). Considerado o mais tradicional e relevante evento da área financeira, por ser um importante definidor de tendências no setor, o Congresso traz grandes referências nacionais e internacionais para discutir o tema: “Economia Brasileira e as Perspectivas de Desenvolvimento”.
A programação do XX Conef, voltada para os executivos, empresários e formadores de opinião, já inicia com destaque, ao trazer na solenidade de abertura o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o Presidente IBEF Nacional, Henrique Luz e pelo Presidente IBEF Ceará, Sérgio Silveira Melo.
Para o primeiro painel, o Congresso já traz ao centro das discussões o “IFRS e seus impactos”, que será apresentado pelo Ex-Chairman do IASB, pelo Nelson Carvalho, pelo sócio da PricewaterhouseCoopers e presidente da filial de São Paulo da Britcham, Ivan Clark, e pela presidente do CEAT, Mary Elbe Gomes. Em seguida, os congressistas poderão assistir o painel “O Papel dos Bancos Públicos no desenvolvimento em momento de crise”, ministrada por Uilson Melo Araújo, Economista chefe do Banco do Brasil (BB) e por Roberto Smith, presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Finalizando as abordagens do segundo dia, serão abordados os “Mecanismos para Capitalização das Empresas” e “Fusões e Aquisições”, com as presenças já confirmadas do diretor Corporativo de Finanças e Relação com o Mercado das Organizações Globo, Stefan Alexander, do sócio-Diretor da Deloitte, e Antônio Caggiano Filho, respectivamente.
Na quinta-feira, o Congresso apresenta como destaque o painel “Questões fundamentais para o Desenvolvimento do País”, que será apresentado pelos ministros Previdência Social do Brasil, José Pimentel, e Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, além do Presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
Continuando as temáticas sobre os cenários e as tendências de mercado, o XX Conef aborda os “Cenário Econômico Brasileiro e Mundial e Perspectivas”, com o Presidente do BIS, Laércio de Oliveira, o diretor de Estudos Econômicos do IPEA, João Sicsu e o Phd e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Roberto Rigobon, que é considerado o melhor Instituto de Tecnologia do mundo, além do painel “Responsabilidade Social, Ambiental e Sustentabilidade”, que tem como destaque o vice presidente do BIC Banco, Milto Bardini.
O encerramento fica à cargo do CEO da PricewaterhouseCoopers, Fernando Alves, da Presidente Standard and Poors, Regina Nunes, e do Presidente do IBGC, Mauro Rodrigues da Cunha, reunidos para o painel “Governança Corporativa, Riscos e Compliance”.
De acordo com o presidente do IBEF/CE, Sergio Melo, o XX Conef vai reunir os principais executivos de finanças do país e as maiores autoridades públicas e privadas para discutir o Brasil pós- crise global, além de poder atualizar-se perante as atividades econômicas do país neste novo momento. “Teremos uma a programação eclética, que abrange desde temas relativos a tributos, normas internacionais de contabilidade, mecanismos para capitalização de empresas, entre outros ligados a área econômica-financeira, assim como questões relativas a responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, que é uma preocupação da atualidade”, afirma.
PRÊMIO IBEF – Criado em 1987 pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Nacional, tem por objetivo homenagear a personalidade do ano na área da economia brasileira. Concorrem ao prêmio, anualmente, executivos de grandes empresas brasileiras, autoridades ligadas ao governo brasileiro e que durante suas gestões tiveram, ou estão tendo, um desempenho marcante na condução de seus negócios voltados ao desenvolvimento e ao progresso da nossa economia.Em 2009, o empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, presidente do Grupo Jereissati, desde 1970, e membro do Conselho de Administração da Tele Norte Leste Participações S.A. desde agosto de 1998, do qual foi presidente por 4 anos. Em seu currículo, Carlos Jereisate também traz a Vice-presidência do Conselho de Administração do Grupo Saint Gobain, a Presidência do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), e as atuações como membro do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e do Conselho Consultivo do Sindicado das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais em São Paulo (Secovi-SP).

Plano Diretor de Fortaleza

"O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), Secretária Municipal de Meio Ambiente do Município (Seman), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), CREA-CE, SENGE-CE, debatem hoje, na Fdeeração das Infústrias do Estado do Ceará (Fiec) até 18 horas, procedimentos e esclarecimentos sobre o Plano Diretor de Fortaleza.
O tema faz parte do “Seminário Urbano de Fortaleza”, que objetiva avaliar as questões e entraves que estão inseridos no âmbito do plano que entrou em vigor em fevereiro deste ano. O seminário é uma organização do IAB-CE). O Sinduscon-CE é a entidade de classe representativa da indústria da construção civil. Filiado à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e à Fiec. Representando um setor com importante peso econômico, com 14% do Produto Interno Bruto (PIB), o Sindicato foi um dos fundadores da Fiec e tem importante papel na definição das políticas públicas de obras estruturantes, saneamento e esgoto, construção de moradia e planejamento urbano. O sindicato hoje representa 300 empresas da Construção Civil.
VSM Comunicação – Assessoria de Imprensa do Sinduscon-CE
ABX: (85) 3456.6100
Jornalistas: Ana Luzia Brito – CE 2011 JP - cel.: (85) 9984.0209/8659.0209
Mônika Vieira – CE 01277JP - cel.: (85) 8779.2007

Ministro do Turismo amanhã no CE

"O Ceará foi inserido na primeira etapa do projeto Olá Turista, do Ministério do Turismo, o qual oferece cursos de inglês e espanhol para profissionais do setor de turismo. O evento para oficializar a programação dos cursos será realizado com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, amanhã, às 11h, no espaço Athenée.
Fortaleza sediará o programa de capacitação juntamente com as cidades de Recife e São Paulo. O programa, iniciado em Salvador, Manaus e Rio de Janeiro, deve atingir todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A iniciativa irá melhorar o atendimento ao turista estrangeiro que visita a capital cearense e demais destinos indutores do Estado, agregando valor a uma série de investimentos no turismo liderados pelo Secretário Bismarck Maia, tais como a construção do Centro de Eventos do Ceará e do Acquário Ceará, primeiro oceanário internacional da América Latina. Segundo o Secretário, esses investimentos em promoção, capacitação profissional e as obras de infraestrutura servirão de âncora para que, até a Copa de 2014, o destino Ceará se consolide como um grande destino internacional. Carmen Inês Matos Walraven Assessoria de ComunicaçãoSecretaria do Turismo do Estado(85) 8732-2041/3101-4661".

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sobral está tremendo

Exatos 2009 tremores de terra este ano em Sobral. Os últimos foram sentidos nesta madrugada pela população sobralense. O tremor atingiu 2.8 na escal Richter que vai até nove. O abalo foi notado em cidades vizinhas a Sobral. A Defesa Civil recomenda calma a população e está na área do distrito de Jordão, epicentro dos tremores.

Renuncias de prefeitos da RMF

Três prefeitos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) podem renunciar ano que vem. São os casos de Roberto Pessoa (Maracanaú), Luizianne Lins (Fortaleza) e George Valentin (Maranguape). Pessoa pode se candidatar a governador, Lins a senador e Valentin a deputado estadual. Assumiriam Firmo Camurça (Maracanaú), Tin Gomes (Fortaleza) e Torquato Neto (Maranguape).

IBEF se reúne em Fortaleza

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF/CE) realiza nos dias 29 e 30 de outubro, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, o Congresso Nacional de Executivos de Finanças - XX Conef. Considerado o mais tradicional e relevante evento da área financeira, por ser um importante definidor de tendências no setor, o Congresso traz grandes referências nacionais e internacionais para discutir o tema: “Economia Brasileira e as Perspectivas de Desenvolvimento”.
A programação do XX Conef, voltada para os executivos, empresários e formadores de opinião, já inicia com grande destaque, ao trazer na solenidade de abertura o Governador do Ceará, Cid Gomes, o Presidente IBEF Nacional, Henrique Luz e pelo Presidente IBEF Ceará, Sergio Silveira Melo.Para o primeiro painel, o Congresso já traz ao centro das discussões o “IFRS e seus impactos”, que será apresentado pelo Ex-Chairman do IASB, pelo Nelson Carvalho, pelo sócio da PricewaterhouseCoopers e presidente da filial de São Paulo da Britcham, Ivan Clark, e pela presidente do CEAT, Mary Elbe Gomes. Em seguida, os congressistas poderão assistir o painel “O Papel dos Bancos Públicos no desenvolvimento em momento de crise”, ministrada por Uilson Melo Araújo, Economista chefe do Banco do Brasil e por Roberto Smith, presidente do Banco do Nordeste.Finalizando as abordagens do segundo dia, serão abordados os “Mecanismos para Capitalização das Empresas” e “Fusões e Aquisições”, com as presenças já confirmadas do diretor Corporativo de Finanças e Relação com o Mercado das Organizações Globo, Stefan Alexander, do sócio-Diretor da Deloitte, e Antônio Caggiano Filho, respectivamente.No dia 30, o Congresso traz como destaque o painel “Questões fundamentais para o Desenvolvimento do País”, que será apresentado pelos ministros Previdência Social do Brasil, José Pimentel, e Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, além do Presidente da Transpetro, Sérgio Machado.
Continuando as temáticas sobre os cenários e as tendências de mercado, o XX Conef aborda os “Cenário Econômico Brasileiro e Mundial e Perspectivas”, com o Presidente do BIS, Laércio de Oliveira, o diretor de Estudos Econômicos do IPEA, João Sicsu e o Phd e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Roberto Rigobon, que é considerado o melhor Instituto de Tecnologia do mundo, além do painel “Responsabilidade Social, Ambiental e Sustentabilidade”, que tem como destaque o Vice Presidente do BIC Banco, Milto Bardini.
O encerramento fica à cargo do CEO da PricewaterhouseCoopers, Fernando Alves, da Presidente Standard and Poors, Regina Nunes, e do Presidente do IBGC, Mauro Rodrigues da Cunha, reunidos para o painel “Governança Corporativa, Riscos e Compliance”.
De acordo com o presidente do IBEF/CE, Sergio Melo, o XX Conef vai reunir os principais executivos de finanças do país e as maiores autoridades públicas e privadas para discutir o Brasil pós- crise global, além de poder atualizar-se perante as atividades econômicas do país neste novo momento. “Teremos uma a programação eclética, que abrange desde temas relativos a tributos, normas internacionais de contabilidade, mecanismos para capitalização de empresas, entre outros ligados a área econômica-financeira, assim como questões relativas a responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, que é uma preocupação da atualidade”, afirma. PRÊMIO IBEF – Criado em 1987 pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Nacional, tem por objetivo homenagear a personalidade do ano na área da economia brasileira. Concorrem ao prêmio, anualmente, executivos de grandes empresas brasileiras, autoridades ligadas ao governo brasileiro e que durante suas gestões tiveram, ou estão tendo, um desempenho marcante na condução de seus negócios voltados ao desenvolvimento e ao progresso da nossa economia.Em 2009, o empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, presidente do Grupo Jereissati, desde 1970, e membro do Conselho de Administração da Tele Norte Leste Participações S.A. desde agosto de 1998, do qual foi presidente por 4 anos. Em seu currículo, Carlos Jereisate também traz a vice-presidência do Conselho de Administração do Grupo Saint Gobain, a Presidência do Conselho Executivo da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), e as atuações como membro do Conselho de Administração da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e do Conselho Consultivo do SECOVI (Sindicado das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais em São Paulo).

BB forma adolescentes

O Banco do Brasil apresenta hoje, às quatro da tarde, seu novo programa destinado a contribuir para a formação do adolescente abrindocaminho à sua futura inserção no mercado de trabalho. Na cerimônia delançamento, no CCBB de Brasília, o presidente do BB, Aldemir Bendine, ele próprio um ex-aprendiz do Banco, recebe o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também estarão presentes o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
O novo programa prevê investimentos de mais de R$ 114 milhões anualmente, beneficiando 5,4 mil adolescentes. Com isso, o BB dá continuidade a umatrajetória de quase quatro décadas promovendo o emprego de milhares de jovens. Só entre 2001 e 2009, foram 22 mil, distribuídos por 2,7 milagências. Atualmente, são 4.320 adolescentes. O Programa Aprendiz Banco do Brasil se propõe estimular o jovem a exercitar sua cidadania e a participarativamente da vida social, política e cultural do País. Destacam-se nesta nova versão várias iniciativas que beneficiarão a formação e o processo de inserção do adolescente no mercado de trabalho.
Agora, por exemplo, o jovem terá quatro dias da semana dedicados a atividades práticas no ambiente do Banco e um dia voltado à sua formação teórica em uma entidade sem fins lucrativos conveniada ao Banco. Foram aperfeiçoadosos materiais didáticos de capacitação e a sistemática de avaliação doadolescente que auxiliam na efetividade da aprendizagem.
Também serão desenvolvidas iniciativas voltadas para ajudar objetivamente o jovem a ser inserido no mercado de trabalho após o encerramento do seu contrato de aprendizagem no BB, como o banco de oportunidades e a preparação para concurso. Destacam-se nesta nova versão várias iniciativas que beneficiarão a formação e o processo de inserção do adolescente no mercado de trabalho.Agora, por exemplo, o jovem terá quatro dias da semana dedicados a atividades práticas no ambiente do Banco e um dia voltado à sua formação teórica em uma entidade de ensino contratada especificamente para este fim. Foram aperfeiçoados os materiais de capacitação e a sistemática de avaliação do adolescente.
Também serão desenvolvidas iniciativas voltadas para ajudarobjetivamente o jovem a buscar ocupação após a permanência no BB a sua inserção no mercado de trabalho, como o banco de oportunidades e a preparação para concurso.
Desde 1971, o BB desenvolve programas voltados para o público adolescente. Entre os milhares de participantes que esses programasempregaram, cerca de três mil ingressaram nos quadros do Banco e fizeramcarreira na Empresa.
Assessoria de Imprensa BB(61) 3310-3566

Amigos em Ação

A diretoria e o conselho do programa social Amigos em Ação lançarão amanhã, às 10 horas, a 18ª edição da Campanha Amigos em Ação. O lançamento será realizado no auditório da Alessandro Belchior Imóveis (avenida Virgílio Távora, 150 – Meireles) e contará com as presenças dos representantes das cinco entidades beneficiadas com a campanha este ano. Serão elas: Lar Torres de Melo, Lar Domingos Sávio, Associação Peter Pan e Oficina do Senhor, em Fortaleza, além das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, em Aquiraz. No lançamento, os presentes contarão ainda com uma apresentação da Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta de 50 instrumentistas com idade entre oito a quinze anos.
O movimento social Amigos em Ação conta com a valiosa colaboração de empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no trabalho de realização e sensibilização da campanha. Nos seus 18 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou 176 mil quilos de alimentos não-perecíveis, beneficiando 16 entidades filantrópicas e 79 comunidades carentes.

Começa Congresso da Panificação

Fortaleza sedia o XXVIII Congresso Brasileiro da Indústria de Panificações e Confeitaria. O evento acontece de hoje a sexta-feira, no La Maison Dunas. Na ocasião os participantes poderão conferir as novas tendência e perspectivas do mercado da panificação. O evento contará com a participação do Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria - ABIP, Alexandre Pereira, e com o Coordenador Geral do Programa de apoio à Panificação, Márcio Rodrigues.

Apoio às Letras

"O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) se reuniu ontem com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e membro da Academia Fortalezense de Letras, Ubiratan Aguiar, com o secretário da Cultura, Auto Filho, e com diversos escritores cearenses para definir um programa de incentivo a autores do Ceará. Ao todo, o Estado disponibilizará R$3,5 milhões para aquisições, reedições e publicações de obras literárias inéditas de escritores cearenses. Estes livros serão distribuídos para bibliotecas municipais de todos as 184 cidades do Estado. Para o governador, o incentivo à cultura deve sempre dar atenção maior aos autores cearenses. "Este programa não só recuperará parte da história literária do Ceará, como também lançará novos nomes que precisam de apoio para publicar e divulgar seus trabalhos", disse Cid.

"Este é o primeiro programa governamental de apoio aos escritores cearenses que terá tamanha magnitude", afirmou o secretário Auto Filho. "Os autores que tiverem seus livros adquiridos ou publicados, se comprometerão a participar de palestras, seminários e projetos de apoio à leitura em todos os municípios do Estado", ressaltou.

A seleção das obras que serão inseridas neste programa será feita pelo Conselho Editorial de Autores Cearenses (Ceace), que será formado por Barros Pio, da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, do Instituto do Ceará, Mileide Flores, do Fórum Cearense da Literatura, Karine David, da Secult, e Pedro Castelo, da Casa Civil. O Conselho ainda contará com o ministro Ubiratan Aguiar como presidente de honra.

"Vamos revelar, destacar e reconhecer os méritos dos escritores cearenses. A Cultura deve ser sempre incentivada e este projeto terá um papel fundamental para desenvolver ainda mais as qualidades dos autores do Ceará", disse Ubiratan.


164 anos do Liceu do Ceará

"Os 164 anos do Colégio Liceu do Ceará serão celebrados hoje, às três da tarde, com uma sessão solene na Câmara Municipal. A iniciativa do vereador Ronivaldo Maia, líder do PT na Câmara, é um reconhecimento da indiscutível contribuição do Liceu para a educação no Estado. De acordo com o parlamentar, “é momento de contar a história desta importante instituição que, ao longo de mais de um século de existência, tem se pautado pelo compromisso com a educação de qualidade e formação cidadã”. Além da direção do Liceu que será representada pela professora Amélia Soares, a sessão solene também contará com a participação dos diretores do Grêmio Estudantil João Nogueira Jucá – entidade de referência no enfrentamento à ditadura militar no Estado e que, ainda hoje, assume importante papel na organização das lutas estudantis."

Oktoberfest Guaramiranga

VSM informa: "Faltando menos de uma semana para ter início, a Oktoberfest Guaramiranga 2009, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, está contribuindo para o desenvolvimento da cidade e capacitação de moradores da Região. Pelo menos 150 pessoas da comunidade se beneficiarão com o projeto com treinamento sobre Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Lixo, Recepcionista, Segurança Particular e Gastronomia. A organização do evento contribuirá para deixar Guaramiranga sem acúmulo de lixo com a compra de 20 lixeiras que ficarão distribuídas em pontos estratégicos.

Pela primeira vez, um evento vai coletar, recolher e transportar todo o resíduo produzido na cidade, reduzindo o impacto ambiental e garantir auto sustentabilidade local. As notas fiscais de serviços vão ser emitidas pela Prefeitura de Guaramiranga, gerando ISS e impostos para a cidade. Com iniciativas como essa, a Oktoberfest Guaramiranga não pretende somente marcar o calendário de eventos do Ceará, mas implantar um projeto que vai mudar a cara da cidade, transformada pelo desenvolvimento e pela inclusão social e cultural da festa.

Em sua primeira edição, a Oktoberfest Guaramiranga tem investimento na ordem de R$ 250 mil. O evento é uma realização do Buoni Amici’s Sport Bar, conta com o patrocínio da Norsa, apoio do Sebrae, Semace, Governo do Estado do Ceará, Sistema Fecomércio, Asa Sul, Neblina e Unimed Fortaleza. A Abrasel é parceira do festival".


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Panificação discute gestão e tecnologia


Dois mil panificadores participam de amanhã até sexta-feira, no La Maison Dunas, do XXVIII Congresso Brasileiro da Panificação. Em discussão Tecnologia e Gestão, a Panificação no Século XXI. O cearense Alexandre Pereira será reeleito presidente da Associação Brasileira da Panificação.

A programação:

27 de Outubro | Terça-feira

20h Abertura do Congresso Posse Solene da Nova Diretoria da ABIP (2009 - 2012) Entrega das Medalhas do Mérito Industrial da Panificação e Confeitaria Brasileira Recepção de Boas Vindas com Show da Banda The Jones

28 de Outubro | Quarta-feira

9h30 Sorteio de TV 42' Instalação da Assembléia Geral

11h Palestra Magna - Marketing de relacionamento como diferencial competitivo César Romão - Consultor organizacional, Conferencista, Escritor e Estrategista Empresarial

12h30 Almoço

13h Visita à PADARIA CONCEITO, Espaço de Negócios e Cyber Café com Pão.

14h CLÍNICAS TECNOLÓGICAS DO PROPAN PALESTRAS TÉCNICAS SALA 1 - Apresentação do Caderno de Tendências para o Setor de Panificação Márcio Rodrigues - Coordenador Geral do PROPAN / Consultor SALA 2 - Central de Produção - A Inevitável Rota do Crescimento Randel Aguiar - Consultor Especialista em Congelamento / PROPAN SALA 3 - Caso de Sucesso - Padaria Círculo Operatório - Pelotas - RS Mario Filho - Empresário Panificador SALA 4 - Formar equipe começa na contratação Gilda Lima - Gestora de Desenvolvimento do PROPAN / Consultora SALA 5 - Cozinha Experimental - Agregando valor com confeitaria - Mestre Confeiteiro Luiz Farias - Gradina SALA 6 - Cozinha Experimental - Sanduiches com pães especiais ampliam o ticket médio - Edu Pio - Engenheiro de Alimentos Emulzint

15h30 PALESTRAS TÉCNICAS - 2ª Rodada SALA 1 - Apresentação do Caderno de Tendências para o Setor de Panificação Márcio Rodrigues - Coordenador Geral do PROPAN / Consultor SALA 2 - Central de Produção - A Inevitável Rota do Crescimento Randel Aguiar - Consultor Especialista em Congelamento / PROPAN SALA 3 - Caso de Sucesso - Padaria Cidade Jardim - Recife - PE Eliana Colleto - Empresária Panificadora SALA 4 - Gerenciando o orçamento familiar André Gontijo - Especialista em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento e Projetos de Gestão de Micro e Pequenas Empresas SALA 5 - Cozinha Experimental - Agregando valor com confeitaria - Mestre Confeiteiro Luiz Farias - Gradina SALA 6 - Cozinha Experimental - Sanduiches com pães especiais ampliam o ticket médio - Edu Pio - Engenheiro de Alimentos Emulzint Visita Técnica a Padarias 17h30 Encerramento 20h Festa das Delegações - Oferecimento Bunge Alimentos

29 de Outubro | Quinta-feira

9h30 Sorteio de TV 42' Homenagem ao SEBRAE dos Estados pelo desenvolvimento da panificação Brasileira

10h Painel de debates - Empreendendo na Micro e Pequena Empresa Debatedores: Alexandre Pereira - Presidente da ABIP Jorge Parente - Presidente do Conselho Deliberativo SEBRAE-CE e Vice-Presidente da CNI Lucas Izoton - Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espirito Santo e Presidente do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da CNI Ricardo Sales – Presidente do SINDPAN- CE e Vice-presidente ABIP - Regional Nordeste

11h Gerenciando e Lucrando Lucas Izoton - Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo

12h Lançamento do Livro Gerenciando e Lucrando Lucas Izoton - Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo

12h30 Almoço

13h Visita à PADARIA CONCEITO, Espaço de Negócios, Cyber Café com Pão.

14h CLÍNICAS TECNOLÓGICAS DO PROPAN PALESTRAS TÉCNICAS SALA 1 - Tecnologias, processos produtivos e resultados. Emerson Amaral - Diretor Técnico do PROPAN / Consultor Carolina Câmara - Gestora de Resultados do PROPAN - Interior de São Paulo / Consultora SALA 2 - Marketing de Inovação - A outra face da Padaria Cláudio Schneider - Gestor de Resultados do PROPAN - Região Sul / Consultor SALA 3 - Caso de Sucesso - Padaria Costa Mendes - Fortaleza - CE José Iranleide - Empresário Panificador SALA 4 - Novas exigências do Ministério do Trabalho sobre equipamentos e acidentes do trabalho Armando Taddei - Secretário Executivo da ABIEPAN - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Panificação e Confeitaria. SALA 5 - Cozinha Experimental - Pães Especiais - Padeiro Francês - Nicolas Zabukovec, do Copagnons Du Devoir - SENAI - MG SALA 6 - Cozinha Experimental - Confeitaria e chocolate - Confeiteiro Belga, Lionel Verstraelen, Copagnons Du Devoir - SENAI - MG

15h30 PALESTRAS TÉCNICAS - 2ª Rodada SALA 1 - Tecnologias, Resultados e Crescimento - Uma abordagem operacional Emerson Amaral - Diretor Técnico do PROPAN / Consultor SALA 2 - Atendimento ao Cliente - Presente e Futuro Lino Bianchini - Gestor de Resultados do PROPAN - SP / Consultor SALA 3 - Caso de Sucesso - Padaria Forno D'Oro - Belo Horizonte - MG Tarcisio Moreira - Empresário Panificador SALA 4 - Além da Tecnologia: Processos produtivos e análise de resultados Carolina Câmara - Gestora de Resultados do PROPAN - Interior SP / Consultora SALA 5 - Cozinha Experimental - Pães Especiais - Padeiro Francês - Nicolas Zabukovec, do Copagnons Du Devoir - SENAI - MG SALA 6 - Cozinha Experimental - Confeitaria e chocolate - Confeiteiro Belga, Lionel Verstraelen, Copagnons Du Devoir - SENAI - MG 17h30 Encerramento Noite Livre

30 Outubro | Sexta-feira

9h30 Sorteio TV 42'
10h Palestra Magna - Sucessão Familiar na Padaria Renato Bernhoeft - Fundador e Presidente do Conselho de Sócios da höft
11h30 Encerramento da Assembléia Geral Apresentação dos Trabalhos das Comissões Temáticas Aprovação da Carta de Fortaleza
13h Apresentação da cidade sede do XXIX CONGREPAN 2011 Sorteio TV 42' Filme do Congrepan
13h30 Festa de Encerramento com Almoço e Show Waldonys e Banda

domingo, 25 de outubro de 2009

Chatô resgarado

Q na Área

"AREA Q (Isaiah Washington, Murilo Rosa, Tania Khalill) completou com sucesso as filmagens no Brasil (Ceará), rigorosamente dentro do cronograma e orçamento previsto. A produção segue para Los Angeles para complementar a fotografia principal, de 13 à 17 de novembro. Estou muito feliz com o resultado. Tenho a plena certeza de que um belo filme está a caminho das nossas telas e de outros países.
Mais informações e fotos, visite nosso blog:http://areaqofilme.blogspot.com/
Após a conclusão das filmagens de AREA Q iniciaremos a pré-produção dos longas As Mães de Chico e a preparação de Cine Holiúdy, roteiro vencedor por unanimidade do prêmio de R$1mi do Edital de Longa Metragens do Ministério da Cultura. Um forte abraço em todos, e muito obrigado pela força de sempre.
Notícias de Los Angeles, em breve.
Halder Gomes - Produtor/Produtor executivo
55(85)99810619"

ônibus pirata capata em Choró

Com informações da TV Diário, um ônibus pirata capotou hoje três vezes no quilômetro 30 da CE 456, em Choró, ferindo 50 romeiros. Eles voltavam de Canindé para Cacimba (PB), quando o veículo tombou. O motorista mesmo ferido fugiu. Os romeiros foram socorridos para hospitais de Choró, Quixadá e Fortaleza. Um veio para o Instituto José Frota (IJF) com as vértebras quebradas.

O acidente de Juliana

Atual campeã do Circuito Mundial de vôlei de praia, ao lado da parceira Larissa (direita), Juliana (esquerda) sofreu um acidente de carro neste domingo, na cidade de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, e precisou ser hospitalizada. O carro de Juliana, um Vitara, saiu da pista em uma curva na estrada e bateu em um Gol. Ela estava voltando do parque aquático Beach Park. Depois do acidente, a atleta foi levada para o Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. O presidente da Federação Cearense de vôlei, José Virgílio Pires, informou que Juliana levou pontos na cabeça, mas não sofreu nenhuma fratura. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, os ocupantes do Gol tiveram ferimentos leves. Foram divulgadas informações de que Juliana teria recebido alta no final da tarde deste domingo, mas a assessoria de Imprensa do Hospital Regional da Unimed não confirmou a notícia da liberação da atleta. No ano passado, Juliana ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Pequim, devido a uma grave lesão. Mas recuperou-se na atual temporada, quando conquistou, ao lado de Larissa, o título do Circuito Mundial pela quarta vez. (Lauriberto Braga - Agência Estado).

Juliana sofre acidente

Juliana, da dupla de vôlei de praia com Larissa, sofreu um acidente na madrugada de hoje, na estrada do Beach Park, em Aquiraz. Ela esteve internada no Hospital Regional da Unimed em Fortaleza, onde levou pontos na cabeça. O carro de Juliana um Vitara sobrou numa curva e bateu num Gol.

O discurso tucano

O PSDB realizou sua convenção estadual hoje, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. Tasso deu o tom das eleições 2010. Está disposto a qualquer sacrifício. Pode ir ao Palácio do Cambeba pela quarta vez. Já o tom dado pelo novo presidente tucano, Marco Penaforte é de oposição à Prefeitura de Fortaleza, ao Governo do Estado e à Presidência da República. Mas fica a pergunta: os tucanos no Governo Cid vão entregar os cargos logo ou vão esperar pelo prazo de fatal para as eleições de 2010. Recado para Marcos Cals, Bismack Maia, Eduardo Diogo e Adahil Fontenele. Presente à convenção o presidente nacional do PPS, Roberto Freire (SP) reforçou o apoio a Tasso para governador e Lúcio para o Senado com a primeira suplência para Alexandre Pereira (PPS).

Tucanos comandantes

Nova Executiva Estadual do PSDB:

  • Presidente – Marco Penaforte.
  • 1º vice-presidente – Raimundo Gomes de Matos
  • 2º vice-presidente – Marco Cals
  • Secretário-geral – José Moreira de Andrade
  • Tesoureiro – Ribamar Beleza.

Feira do Emprego e do Estágio

Criar oportunidades de emprego, qualificar e formar profissionais e promover a idéia de que o sucesso profissional também passa pelo conhecimento, pela visão política e social. Esta é a proposta da 2ª Feira de Emprego e Estágio do Ceará (FEECE), que acontece dos dias 27 a 29 de outubro, no Centro de Negócios do SEBRAE. A abertura do evento acontece dia 27 de outubro, às 9h, antes de se iniciarem as atividades. O evento é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano, Empresarial e Ambiental (Idhea).

A expectativa é receber 21 mil visitantes, durante os três dias de evento, que terá a realização de mais de 80 atividades, entre cursos, palestras, discussões acadêmicas e debates nos temas referentes à Feira, além de dar aos visitantes a oportunidade de um trabalho ou estágio com as empresas que estarão no evento em 64 estandes. A meta é superar os números do ano anterior, que contou com a participação de 18 mil pessoas e que, segundo Marcos Cunha, do IDT, dos 5 mil currículos arrecadados na Feira do ano passado, quase todos estão no mercado de trabalho.

Uma das principais novidades da 2ª FEECE diz respeito ao acesso informatizado, por cartões personalizados e catracas eletrônicas, que deverão eliminar grandes filas, nos dias do evento. Após feita a inscrição, via internet, será enviada à residência de cada pessoa um cartão com seus dados que lhe dará acesso fácil na entrada do SEBRAE e outros benefícios. "O cartão tem validade de um ano e, além do acesso à feira, o portador terá descontos entre 20% e 50% em cursos de línguas e informática, academias, livrarias, faculdades, dentre outros estabelecimentos conveniados", explica Cristina Oliveira, coordenadora do evento e diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano, Empresarial e Ambiental (Idhea).

O lançamento oficial do evento aconteceu no dia 16 de outubro, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que trouxe uma mensagem de otimismo e superação para aquelas pessoas que buscam a sua inserção no mercado de trabalho.

O evento é gratuito, bastando aos interessados efetuar cadastro no site www.feiradeemprego.com.br e no dia do evento levar um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão, açúcar, macarrão ou leite), que será doado a instituições filantrópicas atendidas pelas organizações parceiras. As inscrições estarão abertas até o penúltimo dia da Feira.

Tasso está disposto

  1. A Convenção do PSDB-CE, por Luciano Clever, via twitter:
    Termina a convenção do PSDB.
  2. A candidatura está no ar. "Estou disposto a fazer aquilo que for necessário por esse partido", disse Tasso em resposta a Penaforte.
  3. Sobre ambiguidade, tão criticada hoje nos tucanos, diz a Bíblia:"Quem dera fosses frio ou quente!" (Ap 3:15)
  4. Lula se aliou aos traidores do país para se manter no poder, diz Tasso.
  5. Tasso também rejeita a ambiguidade.
  6. "Sendo partido de oposição", primeiras palavras de Tasso.
  7. E o Tasso, o que diz? Veremos agora
  8. Ao registrar a presença de autoridades, o mestre-de-cerimônia referiu-se a Marcos Cals: "escondido lá atrás". Indireta?
  9. Depois que as palavras de Penaforte incendiaram o plenário, um violinista apresenta Canção da América.
  10. Tucanos na oposição e com candidatura própria ao governo do Estrado é tom da convenção do PSDB.
  11. Penaforte convida a decretar o fim da ambiguidade tucana no Ceará e insinua candidatura de Tasso ao governo, "o homem que mudou o Ceará".
  12. Depois de citar Santo Agostinho para defender atitude oposicionistas, Penaforte, teólogo, fala de Cristo sem citá-Lo: a verdade liberta.
  13. Tucano vota em tucano. Penaforte apela aos correligionários a evitar alianças circunstanciais com adversários.
  14. Penaforte diz que os deputados tucanos ficaram confusos na Assembleia, sem ser governo nem oposição, no pior dos mundos.
  15. Tucanos cidistas perplexos: será que estou na convenção errada?
  16. Oposição, oposição, oposição, pede Penaforte, à prefeita, ao governador, ao presidente da República.
  17. Deve ter muito tucano tremendo diante do discurso forte, pedindo oposição, do novo presidente do PSDB.
  18. Tempos estranhos no Ceará. Vivemos sem oposição, e isso não é bom, disse Marco Penaforte, dando inflexão ao seu discurso.

Seguidores

Arquivo do blog