sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Virtualização do STF

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, disse hoje, no encerramento do IV Congresso Brasileiro de Delegados da Polícia Federal, em Fortaleza, que a total virtualização do processos da corte foi adiada de dezembro desde ano para fevereiro de 2010. "Tivemos problemas burocráticos, mas vamos totalizar a digitalização em fevereiro de 2010. Hoje temos 160 mil processos digitalizados e faltam 100 mil dio acervo que serão digitalizados apartir de 15 dias por um grupo de surdos e mudos que fará uma média de mil e quinhentos processos por dia, fechando tudo em fevereiro de 2010", prometeu César Asfor Rocha.
O presidente do STF revelou que está encontrando dificuldades com o envio de processos para digitalização dos tribunais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. "São Paulo já estamos conversando, Minas, não e o Rio Grande do Sul manda até 70% até dia 10 deste mês. Então dos 27 tribunais estaduais, 24 já aderiram com os cinco federais".
Hoje o ritmo de digitalização é de 900 processos dia e passa para 1,5 mil em 15 dias devido o treinamento dos digitalizadores surdos-mudos. Cesar Asfor Rocha destacou que STJ passa por um momento histórico coma digitalização dos processos. "Em fevereiro nos transformaremos na única Corte nacional do mundo a abolir inteiramente a distribuição dosprocessos em papel".

Ciro 52 anos


Ciro Gomes corta bolo de 52 anos, na foto de LC Moreira


Ciro Gomes (PSB) por enquanto é presidenciável. Pode mudar em março de 2010, caso entre em acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma possível eleição plebicitária entre os amigos de Lula versus seus inimigos. Ciro completa hoje 52 anos e palestrou para 500 participantes do IV Seminário Secretaria Especial dos Portos de Logística, no Marina Park Hotel. Disse que Aécio Neves continua sendo enrolado pela PSDB.

Dia da Lésbica e Travesti

Vereador Acrísio Sena (PT) apresentou proposta na Câmara Municipal de Fortaleza para criação do Dia Municipal da Visibilidade dos Travestis e Dia Municipal da Visibilidade Lésbica.

Beira Mar livre

"Temos a informar que está encerrada a Campanha das Proibições de Bicicletas no Calçadão da Beira Mar e outras providências (retirada permanente dos cocos/recolocação das cerâmicas calçadão que estão faltando, provocando muitas quedas nos usuários/coopistas).
Outrossim o abaixo assinados com mais de 1080 assinaturas, foram encaminhadas e devidamente protocoladas para as seguintes autoridades:
01) Prefeita Muncipal de Fortaleza
02) Comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará
03) Secretário da Regional 2
04) Câmara Municipal de Fortaleza /vereador Iraguassú Teixeira
05) Assembleia Legislativa do Esado /deputado Ferreira Aragão
06) Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito AMC
07) Presidente da Emlurb
08) Ministério Público Federal /Alessander Sales
09) Ministério Público Estadual/Socorro França.
Agora só temos que esperar que a ação se torne realidade.
Abraços a todos e nossos agradecimentos, com votos de muita paz
Tadashi Enomoto
Coordenador dos Amigos da Beira Mar
9991.6655"

Ricardo Teixeira fala para PF

O último dia do IV Congresso dos Delegados da Polícia Federal no Ceará, hoje, no Gran Marquise Hotel traz o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira: Eis a programação:
08h30 a 10h20
Fórum de debates sobre a Segurança nos grandes eventos internacionais: Experiência nos jogos Pan - Rio 2007 e a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016

Educador Everardo de Aguiar - Espaço Público Saudável; PF Adelar Anderle - Segurança privada nos grandes eventos; jornalista Marcelo de Paiva - Comunicação de segurança pública nos grandes eventos; Delegada de Polícia Civil Margarette Barreto – Jecrim: Projeto Estádio Seguro.

De 10h30 a 11h50

Presidente da CBF, Ricardo Teixeira - Expectativas para Copa de 2014; PF Alemanha Bernd Manthey - A experiência da Eurocopa; delegado da PF Valmir Lemos de Oliveira/SSP-DF - Segurança Pública nos grandes eventos; e diretor-Geral da PF Luiz Fernando Corrêa – O papel da PF nos grandes eventos.
De 11h45 a 12h15
Encerramento Oficial (Hotel Gran Marquise)

Apresentação do Coral da ADPF
Homenagens.
De 12h15 a 14h
De 14h a 16h
Assembleia Geral da ADPF (avaliação do evento e carta de Fortaleza) (Hotel Gran Marquise).
Entrega de certificados.
De 21h a 23h50
Jantar e show de encerramento (Iate Clube)-sorteios.

Presidenciáveis do PT em Fortaleza

Amanhã, às seis da noite, no sede da Avenida da Universidade, 2189, em Fortakeza, o Partido dos Trabalhadores no Ceará realiza debate com os seis candidatos que concorrem à presidência do PT Nacional. Debatem os os candidatos:Marcos Sokol, Iriny Lopes, José Eduardo Cardoso, Geraldo Magela, José Eduardo Dutra e Serge Goulart.

Vila do Mar avança



Papo informal hora do almoço, ontem, no Alecrim Verde, com a secretária do Vila do Mar, Rosicleide Ferreira. Hora de prestação de contas da obra que está andando. Conheço a Rosicleide desde a tenra infância em Antônio Bezerra. É uma petista trabalhadora e está entusiasmada com o Vila do Mar que vai dar cidadania para uma área complicada do Pirambu a Barra do Ceará. O trabalho é feito em conjunto com o secretário estadual de Segurança, policial federal Roberto Monteiro.

Cid perdeu eleição em 1988

Esta eu não sabia. Cid Gomes já perdeu uma eleição. Foi em 1998 quando disputou o cargo de vice-prefeito de Sobral e perdeu para o eleito José Prado. Depois ganhou presidência da Assembleia Legislativa, duas vezes prefeito de Sobral (1996 e 2000) e uma vez governador (2006).

Patrícia volta dia 17

Patrícia Gomes Saboya reassume cadeira na Senado Federal dia 17 próximo. Volta a suplência após 120 dias o bom cientista Flávio Torres. Patrícia ainda decide o que fazer em 2010. Tem duas opções: reeleição ou disputar pela primeira vez a Câmara dos Deputados.

Cid está com gastrite

Governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) vai continuar cobrando pedágio para acesso aos sites das secretárias estaduais. "É só um toque a mais para acessar, passando antes pelo grande investimento que fizemos no site ceara.gov)", disse Cid, ontem, no III Fórum BNB de Comunicação, no Passaré.
Cid estava descontraído e chamou Fortaleza de Sobral, criticou José Serra e Lúcio Alcântara, revelou que está com gastrite e disse que segue apenas familiares e amigos no twitter. O governador gosta de TVs e Tecnologia da Informação, mas usa do twitter como forma institucional, não de relacionamento.

Agenda da sexta

Agenda de hoje:
  • XI Fórum dos Governadores do Nordeste, no Dragão do Mar.
  • Maquete do Acquário, no Dragão do Mar.
  • Ciro Gomes, no Marina Park Hotel.
  • Aquiraz Riviera, no Iguatemi.
  • UVC-Mulher, Congresso das Vereadoras.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Revisão do PPA 2010-2011

"O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão e Vice-Governadoria, promove nesta quinta-feira, o III Fórum de Planejamento Participativo e Regionalizado - Revisão PPA 2010/2011, a ser aberto pelo governador Cid Gomes. O evento tem por objetivos apresentar a programação de Governo de forma regionalizada e debater sobre a contribuição das principais políticas públicas setoriais, diante das expectativas territoriais e dos resultados estratégicos de governo. O encontro terá a presença de prefeitos, delegados regionais escolhidos nas oficinas, e representantes da sociedade civil e do Poder Legislativo.
A programação será desenvolvida das 8 às 17 horas, no Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU, na Avenida Alberto Craveiro, no bairro Castelão. Após a abertura oficial, haverá palestra do gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Juarez de Paula, abordando “Desenvolvimento Territorial e Competitividade Sistêmica”. Os debates seguirão as temáticas dos eixos que norteiam a gestão do Governo Cid Gomes. O debate sobre Gestão Ética, Eficiente e Participativa terá como palestrantes os secretários Mauro Filho, da Fazenda, Desirée Mota, do Planejamento e Gestão, e Aloísio Barbosa de Carvalho, da Controladoria Geral do Estado. O presidente da mesa será o vice-governador Francisco Pinheiro.
A mesa sobre Economia para uma Vida Melhor, presidida pela coordenadora da Seplag, Fátima Falcão, reunirá os secretários Camilo Santana, do Desenvolvimento Agrário, Adail Fontenele, da Infraestrutura, Joaquim Cartaxo, das Cidades, Bismark Maia, do Turismo, César Pinheiro, dos Recursos Hídricos, Teresa Farias, presidente do Conpam, e Ivan Bezerra, do Cede.
O tema Sociedade Justa e Solidária, sob a presidência do secretário-chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes, terá como palestrantes os secretários René Barreira, da Ciência e Tecnologia, Izolda Cela, da Educação, Fátima Catunda, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Auto Filho, da Cultura, Ferrucio Feitosa, do Esporte, João Ananias, da Saúde, Roberto Monteiro, da Segurança Pública, Marcos Cals, da Justiça e Francilene Bessa, da Defensoria Pública.
O III Fórum de Planejamento Participativo e Regionalizado é a culminância da série de 14 oficinas regionais realizadas no interior do Estado, no período de julho a setembro deste ano, com a presença de 2.430 participantes. Nos encontros regionais, o Governo do Estado apresentou a prestação da execução orçamentária em cada macrorregião e abriu debate para as novas demandas. Essas demandas foram analisadas pelas secretarias estaduais e tornaram-se importantes para a revisão das ações que compõem os programas do Governo.
Assessoria de Imprensa da SeplagLuiz Pedro – 85 3101.4508

Mundial de Kitesurf

"Depois de muito treino, os cerca de 70 atletas de todos os continentes estreiam nas águas cearenses para disputar a 7ª etapa do circuito mundial da Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite Brasil 2009. A etapa brasileira será aberta hoje com competições na modalidade Freestyle, tendo como cenário natural a Lagoa do Cauípe.
Entre os candidatos ao título do Freestyle, está o russo Peter Tyukjevich, atual líder do ranking da KPWT. Outros atletas de destaque são o belga Leander Vyvey e o francês Vicent Tiger. A disputa promete ser apimentada pelos cearenses José Evandro e Carlos Alexandre “Goiaba”, nativos do Cumbuco, que no ano passado fizeram uma final inédita com vitória de Evandro. Esta foi a primeira vez que um brasileiro levou o título do Superkite. Segundo Goiaba, a intenção para este ano é repetir o bom desempenho. “Pretendemos mostrar que mandamos em casa e que vamos novamente derrubar os gringos”, disse.
Outro que está contando os minutos para estrear na etapa brasileira é o francês Bruno Sroka. Ele compete na Course Racing e revelou ter boas expectativas para o campeonato. “Este ano, em doze competições, venci nove. Minha expectativa é vencer aqui em Cumbuco e a última etapa no Marrocos”, ressaltou o atleta que é pacifista e ecologicamente engajado, além de ter sido o primeiro homem a atravessar o Cabo Horn usando apenas o kitesurf.
Realizado pela Tai Produções e Eventos e Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite 2009 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Caucaia; Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Turismo e do Esporte; Ministério do Turismo e Banco do Nordeste. A rádio oficial do evento é a Fortal FM e o apoio é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).
Assessoria de Imprensa: DivulgaAçãoJornalistas Responsáveis: Ana Peyroton, Aurimar Monteiro e Carolyne BarrosFone: (85) 3458.1167 - E-mail:
imprensa@divulgaacao.com

Área Q em Los Angeles

"Area Q (Isaiah Washington, Murilo Rosa, Tania Khalill) completou com sucesso as filmagens no Brasil (Ceará), rigorosamente dentro do cronograma e orçamento previsto. A produção segue para Los Angeles para complementar a fotografia principal, de 13 a 17 de novembro. Mais informações e fotos, visite nosso blog: http://areaqofilme.blogspot.com/.
Após a conclusão das filmagens de Area Q será iniciada a pré-produção dos longas 'As Mães de Chico' e a preparação de Cine Holiúdy, roteiro vencedor por unanimidade do prêmio de R$ 1milhão do Edital de Longa Metragens do Ministério da Cultura.

Luizianne conhece TI de Recife


"O modelo do polo tecnológico existente em Recife, chamado Porto Digital, foi apresentado à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, na manhã de hoje pelo diretor do projeto, Leonardo Guimarães. Luizianne visitou o local, no bairro do Recife Antigo, acompanhada do coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Fortaleza, Cristiano Therrien, a fim de obter informações a respeito do desenvolvimento e implantação do polo em Recife, criado há cerca de 8 anos.

Em Recife, foram criados mecanismos na legislação para fomentar o desenvolvimento do polo e atrair empresas, incrementando a arrecadação e o número de empregos. A prefeitura local reduziu o Imposto Sobre Serviços (ISS) entre 5% e 2% para as empresas que se instalassem no Porto Digital, além de redução (e até isenção) de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Apesar dos incentivos fiscais, a arrecadação de ISS na área de TI cresceu a ponto de superar a arrecadação do setor de turismo.Fortaleza já é exemplo no Brasil em desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias livres.

A experiência da Prefeitura de Fortaleza foi apresentada por Luizianne em Brasília na última semana, durante o I Encontro de TI para os Municípios Brasileiros, realizado pelo Ministério do Planejamento. Na ocasião, Fortaleza foi reconhecida como um celeiro de software livre no País.

Luizianne toma casa

"Após duas reintegrações de moradia e lançamento de campanha contra negociação de casas concedidas pelo município, a Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) exercerá mais uma vez o respeito aos princípios constitucionais da administração pública e às famílias que prezam por seus lares, reintegrando outras três unidades habitacionais entregues pela Prefeitura e que estão fechadas. Desta vez, o conjunto é o Paupina (Regional VI), entregue em 1999 a 904 famílias. A reintegração acontecerá amanhã, com início às duas da tarde.
Retroativa, a Lei Municipal 9.294 de 2007 diz que moradias concedidas pela Prefeitura de Fortaleza não podem ser vendidas, alugadas, cedidas ou permanecerem fechadas. Essas negociações envolvendo tais casas estão sendo evidenciadas pela Habitafor através de denúncias da própria comunidade ou no ato de visitas sociais para entrega do papel da casa ou revalidação cadastral.Após identificação das irregularidades, a Habitafor abre processo administrativo, contendo documentos que atestam o problema (relatório social, parecer jurídico, dentre outros). Depois, é encaminhada notificação para o endereço do imóvel, seguida de publicação no Diário Oficial.
Nos casos de venda, aluguel ou cessão, é dado prazo de 30 dias para que o beneficiário original desfaça a irregularidade, voltando a ocupar o imóvel ou devolvendo-o à Prefeitura para que outra família seja beneficiada. Se a conjuntura não for desfeita, a situação é encaminhada à Procuradoria Geral do Município (PGM) que ingressa com ação na Justiça.
Já nos casos de imóveis fechados, é dado prazo de 15 dias para apresentação de razões. Comparecendo o beneficiário à Habitafor, é dado prazo para que ele volte a morar na casa ou devolva-a para que outra família seja beneficiada. Se ele não comparecer, é realizada a retomada administrativa e a unidade é destinada à outra família.Os que serão beneficiados amanhã com as moradias são de demandas espontâneas."

Programação da SEP

Programação IV SEMINÁRIO Secretaria Especial dos Portos (SEP)
04 DE NOVEMBRO
NOITE
19h – Solenidade de Abertura-Palestra ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República,Pedro Brito
21h – Coquetel de Abertura e Show.
05 DE NOVEMBRO
MANHÃ (Seminário - fechado para convidados da SEP)
8h – Credenciamento
9h às 11h – Abertura dos TrabalhosPalestra Integração Porto/RodoviasHumberto Gomes - ECOVIAS
11h às 13h – Palestra Integração Porto/Ferrovia-Sérgio Carrato – MRS
TARDE (Palestra Aberta ao Público)
16h às 18h – Palestra Internacional: Gestão Portuária e Garantia deQualidade nos ServiçosRamón Gomez Ferrer Boldova - VALENCIAPORT/Espanha.
14h às 21h – Mostra de Tendências de Logísticado Norte e Nordeste (Aberta a Visitação Pública)
06 DE NOVEMBRO
MANHÃ (Seminário - Restrito para Convidados da SEP).
9h às 11h – Palestra Internacional: Marca de Garantia-Emílio Aliaga - VALENCIAPORT/Espanha
11h às 13h – Palestra: Estímulo a navegação de cabotagemPaulo HoMarcos Paulo BogossianLuiz Hamilton Mendonça - SEP Encerramento do Seminário Interno
TARDE (Palestra Aberta ao Público - Vagas Limitadas)
16h às 18h – Palestra sobre Economia e Logística Nordestina-Deputado Federal Ciro Gomes
14h às 21h – Mostra de Tendências de Logísticado Norte e Nordeste (Aberta ao Público)
07 DE NOVEMBRO
TARDE
14h às 21h – Mostra de Tendências de Logística do Norte e Nordeste (Aberta ao Público).

Camarão especial na Casa Cor hoje

Em evento para convidados será lançado hoje às oito da noite, na Casa Cor Ceará 2009, o I Festival Internacional do Camarão. O lançamento, segundo a AD2M, que assessora o evento será "no ambiente Cozinha dos Chefs da Casa Cor Ceará". O Grand Shrimp Festival - I Festival Internacional do Camarão e I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura no Litoral Oeste terá hoje em seu lançamento pratos elaborados com camarão pelo buffet La Maison.
O I Festival Internacional do Camarão é uma realização da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) e acontecerá de 26 a 29 de novembro, na Fazenda Cacimbas, localizada na Costa Negra em Acaraú, a 250 quilômetros de Fortaleza, e reunirá produtores, técnicos, empresários e chefs de cozinha nacionais e internacionais que irão levar ao público o que de melhor pode ser feito na culinária mundial com o camarão.
Com o objetivo de incentivar a produção, discutir e viabilizar o aumento de exportações do crustáceo, o Festival promoverá cursos, oficinas de capacitação, workshops, palestras, mesas redondas, festival gastronômico e shows.
Já o I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste trará como tema “A Cadeia Produtiva do Camarão Cultivado: Inovação, Meio Ambiente e Competitividade, visando a sustentabilidade do setor”. Um dos principais objetivos do evento é trazer para o Ceará o primeiro selo de indicação geográfica que denomina a origem do cultivo de crustáceo.
O selo é emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, além de agregar valor ao camarão produzido na Costa Negra, com ele os produtores ganham o reconhecimento do mercado. Para obter a certificação, algumas vantagens são apontadas pelos carcinicultores. A primeira delas é o cultivo orgânico do camarão, com o trabalho de limpeza das águas e da constante manutenção do solo da região, rico em nutrientes que servem de alimento natural para o camarão cultivado na área. Como resultado desse trabalho, o camarão da Costa Negra passou por um rigoroso processo de certificação de qualidade alemã e, no mercado, já têm a preferência dos importadores europeus. O cultivo de camarão é o segmento da aquicultura que mais se destaca no setor pesqueiro mundial. A carcinicultura, criação de camarão marinho em cativeiro, é praticada em mais de 50 países.
Para o setor primário, a carcinicultura se constitui a alternativa de maior viabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias que beneficiam toda a cadeia produtiva da aqüicultura. No Brasil, sua predominância ocorre no Nordeste, onde as condições climáticas são mais favoráveis, possibilitando o cultivo durante todos os dias do ano. No litoral dessa região, encontram-se os maiores pólos nacionais de produção de camarões em cativeiro, onde as fazendas localizam-se nas margens dos estuários e lagoas costeiras.
Entre os estados nordestinos exportadores do crustáceo, o Ceará ocupa a posição de 3º maior exportador nacional nos últimos anos. Segundo o Centro Internacional de Negócios do Ceará, a produção de camarão atingiu quase US$ 3 milhões (R$ 5,5 milhões) até o último mês de setembro e o crustáceo ocupa o 14º lugar no ranking de produtos exportados pelo Estado. Números da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) apontam que o Ceará ocupa o 2º lugar em produção de camarão em todo o país, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte, e soma 180 fazendas de camarão distribuídas em 21 municípios cearenses.
Atualmente, os principais centros importadores de camarão são Estados Unidos, Japão, União Européia (Espanha, Dinamarca e França). A região da Costa Negra, além das mais de 30 fazendas de camarão, disponibiliza ainda um laboratório de produção de pós-larvas e quatro indústrias de beneficiamento para processamento de pescados em geral, somando mais de 2 mil hectares de área de produção. Somente em 2008, a região da Costa Negra produziu mais de 7 mil toneladas de camarões. Para este ano, a estimativa é que haja um incremento de 15%, superando as 8 mil toneladas.
O I Festival Internacional do Camarão é uma promoção da Prefeitura Municipal de Acaraú, dos Governos Municipais de Cruz e Itarema e da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra de Acaraú (ACCN), contando ainda com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac), Fecomércio, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senac) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento tem patrocínio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará. Já entre os apoiadores estão as empresas Polinutri, Pão de Açúcar, Expand, Nutrimar, FORUM, Sandálias Dupé, Penalty, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Santa Clara Café, Esmaltec e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ação contra ex-prefeito de Amontada

O Ministério Público Federal no Ceará ajuíza ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Amontada, Francisco Edílson Teixeira e a JSR Construções Ltda, em consequência dasirregularidades observadas na aplicação de recursos, repassados atravésde um convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente em 2003.
O valor total dos recursos encaminhados pela União para a implantaçãode aterro sanitário, recuperação de área degradada pelo lixão eelaboração de plano de gerenciamento integrado e resíduos sólidosurbanos foi de R$ 206 mi.O procurador da República em Sobral RicardoMagalhães de Mendonça aponta na ação os vícios encontrados, que vãodeste o fracionamento indevido da licitação até a execução irregular daobra. Segundo consta no documento, o somatório dos valores atualizadosdos danos em 2007 é de R$ 404.889,26.
Todos os dados estão baseados na análise da Controladoria Geral da União feita em agosto de 2004. O MPF constata que os serviçosnão foram executados, mas em contrapartida,os pagamentos aosfornecedores e construtoras foram feitos seis meses antes.

Documentário Nordestino


Recebi da Vila das Artes e repasso:

"O livro Documentário Nordestino - mapeamento, história e análise, de Karla Holanda será lançado em Fortaleza no próximo dia 12 de novembro, às 19h na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro). Além do livro Holanda ministrará, de 16 a 21 de novembro, uma Oficina de Documentário. As inscrições para a oficina devem ser feitas até o próximo dia 9. O lançamento do livro e a oficina são realizados pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura) em parceria com o Banco do Nordeste e a Corte Seco Filmes.

No dia do lançamento do livro Holanda receberá o público para um bate-papo. Inédito na literatura, o livro faz um levantamento da produção de filmes documentários produzidos na região nordeste entre 1994 e 2003 e traça o percurso histórico do documentário em cada um dos nove estados da região. Publicado pela editora Annablume e com apoio da FAPESP, o livro é originário da pesquisa de mestrado de Holanda, realizada no Departamento de Multimeios, da Unicamp (SP), e concluído em 2005, sob orientação do professor Fernão Ramos.

Com o objetivo de discutir a caracterização da produção documentária da região nordeste, o livro se propôs conhecer onde, o que, como e quem produz na região e onde e de que forma esses filmes são exibidos. Assim, revela-se que Pernambuco, Bahia, Ceará, e Paraíba são, nessa ordem, os maiores produtores da região, justamente os estados que mais investiram em formação, leis de incentivo estadual ou municipal, concursos públicos e festivais. Karla Holanda é piauiense, mestre em Multimeios pela Unicamp (SP) e doutoranda em Comunicação Social pela UFFRJ. Iniciou na área audiovisual em 1992, tendo ao longo de sua carreira dirigido uma série de documentários sobre escritores brasileiros, além de curtas, a exemplo de "Vestígio" e "Riso das Flores". Atualmente, vem trabalhando na finalização do documentário "O cinema é brasileiro" e ministrando aulas, além de outros projetos ligados a área de cinema."

800 postagens

Passamos das 800 postagens e cada vez mais me animo em alimentar este blog. É um caminho sem volta. Gosto de escrever, de me manter atualizado e atualizar. Por isso o Ceará em tempo real, adotado agora como novo slogan do blog.

Dilma pela 3ª vez aqui

Dilma Roussef vem ao Ceará pela terceira vez este ano. Vai abrir o Fórum dos Prefeitos, no Gran Marquise Hotel, dia 30 próximo, a convite da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT)

Marina cearense de sangue

Marina Silva: Sangue Cearense, Mulher do Brasil. No programa que será veiculado no rádio e na televisão, em novembro e dezembro, a senadora Marina Silva fala do orgulho de suas raízes cearenses. Os pais de Marina nasceram em Paracuru e Messejana, Fortaleza, e migraram para o Norte do País, como muitos nordestinos, fugindo da seca. A senadora acreana reafirma o compromisso que o PV tem com o Ceará. A pré-candidata à presidência fala ainda do grande desafio que vamos enfrentar para fazer do Brasil um país sustentável e desenvolvido, desafio já encarado pelos Verdes cearenses. O programa do Partido Verde do Ceará será veiculado no rádio e na televisão a partir de segunda-feira, 2 de novembro.

Pagamos 56 deputados

Reitor da Universidade do Parlamento, Francisco Caminha (PHS) entra de licença e assume o suplentes Gilberto Rodrigues (PHS). Hoje pagamos nada mais nada menos de 56 deputados, quando as vagas são em número de 46. Os suplentes no exercício do mandato são:
Dedé Teixeira
Gilberto Rodrigues
Lula Morais
Luiz Pontes
Chico Rodrigues
Guaracy Aguiar
Jaziel Pereira
Manoel Castro
Stanley Leão
Vasques Landim.
Estão de licença:
Mauro Filho
Ivo Gomes
João Ananias
Marcos Cals
José Ilo
Gomes Farias
Carlomano Marques
Francisco Caminha
ElyAguiar
Neto Nunes

Breve abre Fórum BNB

O secretário de Imprensa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nelson Breve, abre hoje, as sete da noite, no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o III Fórum BNB de Comunicação. Amanhã, no Passaré, tem Cid Gomes-twitter, Sílvia Sardinha-portal Brasil, Marcier Trombiere, Chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Juliano Spyer, Analista da Talk Interactive, Jô Mazzarolo, Diretora de Jornalismo da TV Globo Nordeste (PE), Ildefonso Rodrigues Lima Neto, editor do Diário do Nordeste, André Curvello, secretário Municipal da Comunicação Social de Salvador, Henilton Menezes, Responsável pela Gestão da Cultura no BNB, Jorge Tadeu, superintendente de Marketing e Comunicação Social da Infraero, Wilson da Costa Bueno, jornalista e consultor em Comunicação Empresarial, Iraildon Mota, gerente de Relações Públicas da Coordenadoria de Comunicação Social do Piauí e Maria Fabíola Lima Pereira, Consultora do Ambiente de Comunicação Social do BNB.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

10 anos do GTEL

"O Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL) da Universidade Federal do Ceará(UFC) completa 10 anos, e fará comemorações amanhã, às 10h, no Auditório do Centro de Tecnologia, no Pici. A solenidade terá as presenças do diretor do Centro de Tecnologia, Barros Neto, do Coordenador-Chefe do GTEL, Prof. Rodrigo Cavalcanti, e da presidente da Ericsson no Brasil, Fátima Raimondi.
O GTEL se insere no cenário mundial da telefonia móvel celular de última geração, contribuindo com pesquisas de ponta que permitem, em aparelhos móveis, além da transmissão de voz e mensagens, o tráfego de dados em múltiplos formatos, como som e imagens de alta definição e o acesso à internet em banda larga sem fio".

Fora do ar

"A Internet acadêmica de toda a Região Nordeste está fora do ar, sem previsão de retorno, desde a tarde de hoje. A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em Brasília, acionou a Embratel para verificar as causas do imprevisto."

Festival da UFC

Xangai e Fágner são atrações nas próxima semana do Festival Cultural da Universidade Federal do Cearpa, no Benfica e Pici.

Rádio na Internet

Você sabe onde se ouve mais Rádio? Pensou no carro? Errou. É na Internet (63%). Depois vem o carro (61%), casa (50%), celular (37%) e Ipod (21%). Dados do Ibope

Camarão na Casa Cor

Amanhã às oito da noite, na Casa Cor, acontece o lançamento do I Festival Internacional do Camarão. O evento ocorrerá de 26 a 29 deste mês, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú reunindo a cadeia produtiva do camarão.

93 para três vagas

Noventa e três jornalistas concorrem as três vagas oferecidas pela Prefeitura de Caucaia. É uma disputa de 31 candidatos por vaga. Prova ainda neste mês.

Chove em Fortaleza

Terça de manhã chuvosa em Fortaleza. Mais parece um clima europeu. Chuva do caju não é mais, pois estamos em pleno novembro. Já será a pré-estação. Com a palavra a gloriosa Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Congresso da Mulher Vereadora

Brito abre e Ciro fecha seminário

A dragagem do Porto do Mucuripe será um dos assuntos debatidos no IV Seminário SEP de Logística, realizado pela Secretaria Especial de Portos (SEP), de amanhã (quatro) a sábado (sete), no Marina Park Hotel, em Fortaleza.

Abre o evento amanhã, às sete da noite, o ministro especial de Portos, Pedro Brito e o presidenciável ou governamentável Ciro Gomes (PSB-SP) fecha na sexta às quatro da tarde. Na quarta-feira (cinco), das quatro às seis da tarde, Ramón Gomez Ferrer Boldova, representante da ValenciaPort da Espanha, estará à frente da palestra internacional “Gestão Portuária e Garantia de Qualidade nos Serviços. Na sexta (seis), a partir das quatro da tarde, ele ministra palestra sobre Economia e Logística Nordestina.

Durante o evento, também estão em pauta a assinatura de contrato com as empresas Somar e Enterpa, ganhadoras, respectivamente, dos processos licitatórios para a realização de obras de dragagem nos portos de Rio de Janeiro e Angra dos Reis.

Esta é considerada a primeira grande obra desde a década de 90, e contará com investimento do Programa Nacional de Dragagem (PND) na ordem de R$ 125 milhões, sendo R$ 122 milhões no Porto do Rio, que completará 100 anos no próximo ano. Os recursos garantidos pelo PAC deixarão o Estado com a capacidade operacional bem acima da já existente. Segundo Brito, sem esta obra o porto se tornaria inviável nos próximos anos.

Além dos Portos do Rio de Janeiro, o Governo Federal aprovou o valor R$ 78,5 milhões, em créditos suplementares, que serão usados em obras de infraestrutura. Deste valor, a SEP destinará ao Porto de Santos (SP) R$ 36,7 milhões.

A expectativa do Seminário SEP de Logística é promover a geração de negócios, intercâmbio de experiências e novas tecnologias, focando as diferentes identidades regionais. Estima-se que os custos logísticos movimentem U$ 3,2 trilhões de dólares ao ano em todo o mundo.

O Seminário proporcionará a mobilização dos diversos atores do setor, como empresas importadoras e exportadoras, empreiteiros, construtores, concessionários de rodovias, operadores de logística e governos portuários, que terão a oportunidade de discutir propostas para a melhoria da produtividade.

A programação inclui exposição de produtos, equipamentos e serviços, difusão de novas tecnologias, lançamento de produtos e insumos. Seminários, palestras e rodadas de negócios, com horário específico para visitação do público em geral também fazem parte da programação. As inscrições devem ser feitas através do site www.seminariosep.com.br.

Entre as empresas confirmadas estão: APM Terminals, Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), Companhia Docas do Ceará (CDC), Companhia Docas do Pará (CDP), Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Governo do Estado do Ceará e Porto de Suape.

A SEP pretende lançar até o final deste ano, o edital de licitação para as obras de dragagem de aprofundamento do Mucuripe. A previsão é que as obras (R$ 60 milhões) estejam concluídas até outubro de 2010. A dragagem está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e vai elevar o canal de acesso ao Porto de Fortaleza de 10,5 para 14 metros de profundidade. Com a obra, Fortaleza vai atrair navios de até 100 mil toneladas e 300 metros de comprimento, que transportam cargas como minério de ferro, aço e petróleo. Atualmente esses navios precisam passar por portos maiores, como o de Santos.

Amanhã - 19h – Solenidade de Abertura/Palestra do ministro de Portos, Pedro Brito; e do presidenciável Ciro Gomes. 21h – Coquetel de Abertura e Show.

Quinta - 8h – Credenciamento. 9 às 11h – Palestra Integração Porto/Rodovias com Humberto Gomes - ECOVIAS. 11 às 13h – Palestra Integração Porto/Ferrovia com Sérgio Carrato. 16 às 18h – Palestra Internacional: Gestão Portuária e Garantia de Qualidade nos Serviços com Ramón Gomez Ferrer Boldova - VALENCIAPORT/Espanha. 14 às 21h – Mostra de Tendências de Logística do Norte e Nordeste.

Sexta - 9 às 11h – Palestra Internacional: Marca de Garantia com Emílio Aliaga - VALENCIAPORT/Espanha. 11 às 13h – Palestra: Estímulo a navegação de cabotagem com Paulo Ho, Marcos Paulo Bogossian e Luiz Hamilton Mendonça. 16 às 18h – Palestra sobre Economia e Logística Nordestina com Ciro Gomes. 14 às 21h – Mostra de Tendências de Logística do Norte e Nordeste.

Sábado - 14 às 21h – Mostra de Tendências de Logística do Norte e Nordeste.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Recesso branco começa na AL-CE

Começa cedo o recesso dos deputados estaduais que buscam reeleição em 2010:
"A votação de três mensagens do Governo e de uma mensagem do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que estavam na pauta da ordem do dia da sessão da última sexta-feira (30/10), ficou adiada para a próxima semana porque não foi obtido o quorum necessário. O regimento determina a presença de 24 deputados em plenário e 20 estavam presentes na sessão de sexta.
Eram eles: Domingos Filho (PMDB), Gony Arruda (PSDB), Fernando Hugo (PSDB), Osmar Baquit (PSDB), Sineval Roque (PSB), Adahil Barreto (PR), Augustinho Moreira (PV), Chico Rodrigues (PSDC), Guaracy Aguiar (PRB), Heitor Férrer (PDT), Júlio César (PSDB), Lívia Arruda (PMDB), Luiz Pontes (PSDB), Nelson Martins (PT), Nenen Coelho (PSDB), Perboyre Diógenes (PSL), Roberto Cláudio (PSB), Ronaldo Martins (PRB), Stanley Leão (PSDC) e Welington Landim (PSB).
A verificação de quorum foi solicitada por Adahil Barreto, que argumentou não estar querendo prejudicar a votação das matérias, mas sim preservar a legalidade da aprovação das mesmas. Segundo ele, caso os deputados votassem as mensagens sem o número necessário de deputados, mesmo após a sanção do governador Cid Gomes, a legalidade da votação poderia ser arguida.
A primeira mensagem do Governo que estava em pauta concede autorização do Legislativo para que o Governo do Estado doe ônibus destinados ao transporte escolar para municípios do Interior. Pela proposta, para cada veículo comprado com recursos do município, o Estado doa outro. A segunda mensagem propõe isenção do ICMS para a compra de táxis pelos 320 taxistas selecionados pela Prefeitura de Fortaleza para integrar a frota da cidade. E a terceira mensagem trata da concessão de benefício a coordenadores e secretários escolares das escolas da rede estadual de ensino. Já a mensagem do TCM propõe reajuste nos vencimentos dos auditores do Tribunal.
Nelson Martins, Luiz Pontes, Guaracy Aguiar, Ferreira Aragão, Roberto Cláudio, Welington Landim e Osmar Baquit discutiram as mensagens do Governo e elogiaram a concessão dos benefícios tanto aos taxistas quanto aos secretários e coordenadores escolares, assim como avaliaram como de grande importância o projeto que visa a melhorar o transporte escolar nos municípios."


Agenda do super Cid

Agenda do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) nesta semana:
  • Amanhã: Campos Sales (Governo Itinerante).
  • Quarta: Icó (Governo Itinerante).
  • Sexta: Fortaleza (Reunião dos Governadores do Nordeste).

Dia do Radialista é 7 de novembro

LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Bras ília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira

Sindicato dos Radialistas do Ceará e Associação dos Ouvintes de Rádio vão comemorar a data.

Maisa grava para Rabelo

Maisa, a pequena do SBT, gravou hoje comercial para rede de lojas cearenses Rabelo. Ela já estrela anuncio encarte nos jornais de hoje. Rabelo com o slogan "Aqui é fácil ser feliz" vai abrir lojas em Caruaru (PE) e João Pessoa (PB). Advance cuida da conta da Rabelo do ex-presidente do Ceará e deputado federal Eugênio Rabelo.

Bezerra cheios de armadilhas

Obras na Avenida Bezerra de Menezes estão lentas demais. Sinalização é péssima. Qualquer dia vamos ter que noticiar mortes por acidentes ali. São buracos em cima de buracos. Canteiro central sendo reconstruído com buracos sem nenhuma proteção. Transfor não tem estrutura para a grande obra...

Oktoberfest Guaramiranga


Terminou nas primeiras horas de hoje a I Oktoberfest Guaramiranga. Ela já pode ser considerada um marco de sucesso no calendário de eventos de Guaramiranga, que recebeu no feriadão 20 mil pessoas. Com pousadas e hotéis com 100% de ocupação, o evento trouxe para o frio da serra gente dos quatro cantos do país. Cearenses, catarinenses, pernambucanos, baianos, paulistas, maranhenses, o Brasil veio conferir a versão nordestina do festival alemão. Nos três dias de festa, dentro da Arena da Cerveja, mais de 10 mil pessoas conferiram a mistura alemã com o sotaque cearense.
Na primeira noite, os visitantes puderam ter um aperitivo de como seria a animação até o último dia do evento. O mestre de cerimônias João Rufino, humorista cearense, deu as boas-vindas e arrancou gargalhadas da platéia, que participava a cada brincadeira inventada pelo comediante.
O festival foi aberto com o DJ Guga de Castro, que esquentou o público presente. Logo em seguida subiu ao palco a banda cearense Dona Zefinha, com performance que misturou música, teatro e dança. Encerrando a sexta-feira, a banda Cavalinho Branco (SC), única que tocou em todas as edições da Oktoberfest Blumenau contagiou os visitantes, que dançaram e imitaram as coreografias.
No sábado, um dos momentos mais aguardados pelos visitantes: a 1ª Volta da Caneca. Na corrida, 100 participantes percorreram a rua principal da cidade com uma caneca cheia de chope. A competição foi dividida nas categorias Masculino, Feminina e Fantasia, que divertiu quem estava conferindo. Marcelo Caio, de 25 anos, chamou atenção pela caracterização hilariante de Chales Chaplin. Teve também quem optasse por fantasia de grupo, como os estudantes de engenharia da UFC. Cercados por uma corda, eles fizeram a festa.
A noite de sábado foi um destaque a parte. Quase seis mil pessoas lotaram a Arena da Cerveja para conferir os shows do DJ Marquinhos (Farra na Casa Alheia), e das bandas Fritz Marsch (CE), Groovytown (CE), Falcão (CE) e Cavalinho Branco (SC).
Com uma segurança preparada e reforçada encontrou o ambiente perfeito para levar toda a família. Um serviço de táxi foi implantado para garantir o conforto dos visitantes. Quem queria beber e não podia dirigir teve a opção de contratar taxistas para ir até o local da festa.
O comerciante Halan Figueiredo, 39 anos, disse que ficou tranqüilo em levar os três filhos pequenos para a festa. “Estava tudo bem estruturado. O local escolhido para a Oktoberfest não podia ter sido melhor. Foi tudo muito sossegado e aproveitei bastante”, diz.
Na tarde de ontem, a cidade foi tomada por cores e carros. Foi o desfile de carros alegóricos, realizado no Centro de Guaramiranga. Dentro dos automóveis, construídos especialmente para o momento, pessoas vestidas com roupas típicas da Alemanha. O encerramento da Oktoberfest Guaramiranga foi com DJ Marquinhos, Fritz Marsch, Cavalinho Branco e a dupla Ítalo & Renno para animar uma platéia de cinco mil pessoas.
A Oktoberfest Guaramiranga abriu também suas portas para a arte. Durante o festival, aconteceu a Mostra Coletiva de Artes Plásticas. A exposição ocorreu diariamente no Hotel Escola Senac e contou com a curadoria do artista plástico Zé Tarcísio e participação dos seguintes artistas: Fernando França, Kazane, Totonho Laprovitera e Vando Figueiredo. Todos os quadros que compuseram a Mostra foram pintados especialmente para a Oktoberfest Guaramiranga.

Durante toda a Oktoberfest Guaramiranga, a organização teve o cuidado de prezar pela questão social. Três toneladas de alimentos foram arrecadadas na entrada e serão doadas para comunidades carentes de Guaramiranga. A atuação sócio-ambiental continua com a realização de cursos de capacitação da mão-de-obra, possibilitando a geração de emprego e renda para os habitantes da região. Além disso, parte da receita será destinada às obras de instalação do festival e empregada na reestruturação dos equipamentos culturais da cidade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

Outro diferencial da festa foi o projeto Carbon Free, que teve o compromisso de zerar a emissão de gases causadores do Efeito Estufa (GEE), como o gás carbônico (CO2). Para isso, ao final do festival, será calculado o valor estimado de poluição gerado, sendo plantadas mudas de árvores em áreas de preservação da serra de Guaramiranga, em quantidade necessária para neutralizá-los, através da absorção gerada pelo processo de fotossíntese. As plantas escolhidas foram frutíferas (limão, cajueiro bravo, azeitona preta, graviola e jambo) e nativas (ypé amarelo, abricó do Pará, urucum, sabiá tiúba, angico, podói, ingazeira e imbiriba).

A estrutura da Oktoberfest Guaramiranga contou com mais de 250 profissionais envolvidos com produção e segurança, um palco principal, oito barracas de cerveja, seis com comidas, restaurante alemão, 9 mil m² de festa, ambulâncias e três geradores. O local engloba ainda: o “Pesqueiro Guaramiranga”; o “Restaurante Manjericão”; o “Parque das Trilhas”, que conta com esportes de aventura (rapel, tirolesas, ponte de três cordas e caiaques), caminhadas em trilhas ecológicas, banho de bica e de lago, lanchonete, tudo em contato com a natureza; além das pousadas Chalé do Tutuca e Chalé do Arnoldo Studart e o Hotel Escola, do Senac.

Muitas pessoas criticaram a organização. Disseram que tinham ingresso e não podiam entrar. Houve suspensão de venda de R$ 2,00. Valeu a primeira experiência e ficam os ensinamentos para os próximos eventos.

Na UVC

Amanhã inicio minhas atividades na Assessoria de Imprensa da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). Vamos procurar apresentar um trabalho que realmente assessore a imprensa e não atrapalhe. Presidente da UVC, Deuzinho Filho, tem uma mente aberta para o relacionamento com a imprensa. Vereador por Caucaia, filho de político na cidade, Deuzinho, que conheci, quando trabalhei na administração José Gerardo Arruda, é uma pessoa idônea. Cheia de projetos. Professor de profissão Deuzinho tem o tino de um homem trabalhador em favor de todos cearenses.

Diário demite Suelen Caminha

Soube pelo Emílio Liberdade Digital Moreno que a jornalista Suelen Caminha foi demitida do Diário do Nordeste, após 22 anos de Redação. A demissão teve discussão áspera. Suelen trabalhou quase que exclusivamente na Editoria de Economia. Ultimamente estava em Cidade. Nas duas vezes que passei pelo Diário do Nordeste sempre a tive com uma excelente jornalista. Baixinha com uma alma de jornalista grande. Uma perda para o Diário que estreia novo visual e está a caminho da edição 10 mil.

Carlos Alberto Alencar assume Estadinho

Carlos Alberto Alencar assume o cargo de editor geral do O Estado. Trabalhei com Carlinhos no Diário do Nordeste. Cheguei a escrever a pedido dele a coluna Comunicado às segundas-feiras. Tenho um carinho todo especial por ele e desejo boa sorte na nova missão. Carlinhos começou estagiando no O Estado, quando era estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Carlos Alberto Alencar substitui a Beth Rebouças demitida no dia 23 de outubro por conta de uma interferência editorial. Foram cotados para o cargo Luciano Luque e Bruno Castro.

Padaria assaltada no Dia dos Finados

Padaria Luciana da Avenida Antônio Sales assaltada na manhã de hoje, Dia de Finados. Dois motos chegaram e renderam o gerente Evandro levando quantidade de dinheiro ainda não revelada.

Seguidores

Arquivo do blog