sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Jornalista do TRT da 7ª

Saiu o resultado do concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região para jornalista. Confira o aprovado e as notas dos classificáveis: http://www.trt7.gov.br/concurso/concurso_2009/resultado/analista_comunsocial.pdf.

Bacardi inova

Campanha digital Mojita-se com Bacardi investe no Social Media Marketing (SMO), uma tendência que busca nas redes sociais uma forma de atingir seu público alvo. Para inserir sua marca nestas mídias, o rum oficial do mojito preparou um vídeo viral e uma ação que envolve blogueiros de destaque em suas tribos e intervenções nas festas mais badaladas da cidade. A agência responsável pelo desenvolvimento é a One Digital em parceria com a Dudinka, especializada em mídias sociais, e a Puzzle na produção dos eventos. O primeiro passo foi a gravação de um vídeo que utilizou como locação o bar Sonique. Quatro amigos impressionados com as habilidades do barman e seu malabarismo com as garrafas enquanto ele prepara um Bacardi Mojito decidem registrar a cena, que passa a ter uma linguagem propositalmente amadora, como vídeos caseiros feitos com o celular. O drinque é servido e eles reproduzem as acrobacias com o copo. O resultado são cenas inusitadas que desafiam a lei da gravidade. Para ampliar a ação, quinze blogueiros e twitteiros de grande destaque na internet foram convidados para uma festa, na qual tiveram aulas de preparação do Bacardi Mojito e suas atuações foram gravadas em vídeo, além do acesso m primeira mão do vídeo viral Mojita-se com Bacardi como material para seus espaços na internet. Mojita-se com Bacardi também envolve uma campanha de mídia pioneira na utilização de uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Eye Blaster. Uma peça interativa nos sites veiculará uma versão editada de 30 segundos do viral e, ao final, já exibe opções de compartilhamento através das principais redes sociais, como Facebook, Orkut, Twitter, entre outros. A outra novidade que reforça a interação com o público é a blitz Mojita-se com Bacardi que irá circular por dez das melhores baladas da cidade. O diferencial desta ação será o light painting, um artista que utiliza luzes coloridas para customizar fotos no ato do flash. Durante um tempo de exposição prolongado da máquina fotográfica, o artista manipula lanternas especiais que dão um resultado bastante inusitado na foto. Todas as imagens serão disponibilizadas no site www.mojita-se.com.br, o qual também possui a possibilidade de compartilhamento. “Esta nova iniciativa da Bacardi contempla elementos atuais, alinhados com nossos consumidores jovens. Além disto, ela ainda envolve iniciativas tanto na internet quanto na própria experiência do consumidor nas baladas, reforçando o seu carácter interativo”, comenta Priscila Pádua, gerente da marca Bacardi.

Bacardi é a marca de rum internacional mais vendida no mundo. Em 1862, Don Facundo Bacardi revolucionou o mercado ao criar um rum mais leve, além de desenvolver o primeiro rum branco do mundo. Hoje, Bacardi é vendido em mais de 180 países e é o principal ingrediente de coquetéis clássicos como o próprio Mojito, Cuba Libre, Daiquiri e a Caipiríssima.

Aécio e Ciro juntos

Aecioblog
@lauribertobraga Aécio disse ontem que Ciro vem aqui para um evento. Disse que vão conversar sobre o Brasil e sobre possibilidade para um entendimento futuro".


Projeto Tamar, 30 anos

'O apelo emocional é indescritível. Qualquer freqüentador de um balneário brasileiro que é ponto certo das tartarugas marinhas sempre se encanta ao ver alguma espécie por perto. Poder apreciar sua desova, então, chega a ser um presente da natureza para os olhos. Mas garantir que tantas espécies marinhas continuem visitando as praias brasileiras para se reproduzirem, perpetuando a espécie, é um trabalho sério e árduo, que requer rotina e disciplina. Os biólogos e técnicos do Centro Nacional de Conservação e Manejo de Tartarugas Marinhas, popularmente conhecido como Tamar – centro especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sabem bem disso. E das primeiras ações de conservação das espécies para cá já se vão 30 anos. Para celebrar a data, oficialmente marcada em 2010, o Projeto Tamar/ICMBio inicia este mês uma série de comemorações. Segundo o coordenador nacional do Tamar e oceanógrafo Guy Marcovaldi, toda a programação vai envolver a Petrobras, patrocinador oficial, ICMBio, outros parceiros, e sobretudo as comunidades litorâneas. Os eventos vão acontecer predominantemente nos vilarejos de nove Estados brasileiros onde o Projeto atua (Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina). Para marcar os seus 30 anos, o Tamar está lançando o CD 30 Anos de História para Cantar, com músicas cujos principais temas são o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e a história das pessoas que ajudaram a contruir o Projeto. Estão no disco grandes artistas como Lenine, Margareth Menezes, Armandinho e Luiz Caldas, e bandas de rock’n roll e jazz, como Dazaranha e Móveis Coloniais de Acaju. Todas as músicas são inéditas e foram compostas exclusivamente para integrar esse projeto. O ciclo de vida das tartarugas marinhas, cheio de mistérios e poesia, bem como a vida dessa gente que mora nas praias espalhadas pelo litoral brasileiro, trabalhando para protegê-las, foram a fonte de inspiração para a grande maioria das canções. Os estilos variam do rock ao forró, passando pelo jazz, blues, reagae, samba, bossa nova e marchas carnavalescas.

Vila Fortuna no Eusébio

Com direito a salto de pára-quedas e apresentação musical do cantor Waldonys, na manhã deste sábado, o trade imobiliário se reúne no Eusébio para a apresentação do Villa Fortuna, novo empreendimento da Mercurius Engenharia. O residencial, assinado pelo arquiteto Marcelo Franco, surge para atender a demanda de consumidores da classe média. Serão 22 mil metros quadrados de área de lazer, com praia molhada, sauna, hidromassagem, piscina infantil e com raia, quadras esportivas, pista de cooper e academia, entre outros itens. Cada uma das 94 casas duplex terá 3 quartos, sendo uma suíte. Antes mesmo do lançamento já foram vendidas ou reservadas quase 20% das unidades. Além da apresentação de Waldonys, o evento, realizado no stand do empreendimento, irá contar com programação infantil. A Mercurius Engenharia surgiu em 1966, idealizada por Francantonio Bonorandi. São mais de 300 obras, entre edifícios residenciais e comerciais, hospitais, parques eólicos e usinas termoelétricas. A empresa cearense possui certificação na norma NBR ISO 9001:2000 e conta com filial no Rio Grande do Norte.


FM Assembleia rediscute 2 anos

A Rádio FM Assembleia 96,7 realiza amanhã, a partir das oito e meia da manhã, seminário interno para tratar da ampliação da grade de programação da emissora, que além de novos programas também terá uma nova janela na Web. Atualmente, a emissora é ouvida por meio do portal oficial da Casa, e num futuro próximo estará disponibilizando os seus programas e reportagens na Internet.
O seminário, que acontece no auditório 5 do Complexo das Comissões da Casa, vai reunir o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), e demais parlamentares, a coordenadora de Comunicação da Casa, Sílvia Goes, diretores da Casa e funcionários da emissora. A diretora da rádio, jornalista Fátima Abreu vai apresentar um breve balanço das atividades desenvolvidas nos dois primeiros anos da emissora e apresentar o layout da rádio web.
Durante a reunião também será explanado como se processam as edições das campanhas institucionais da emissora, que todos os meses apresenta um tema relevante de interesse social. Já foram destaques os direitos das crianças; a defesa do diploma para jornalistas; exploração sexual infantil; o Pacto das Águas e os Grandes nomes da humanidade, que neste ano, recebeu o prêmio Gandhi de Comunicação da Agência da Boa Notícia.

Dantas saiu?

O superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, está na marca do pênalti. Pode ser afastado a qualquer momento pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Acusado de tortura, Dantas trava queda de braço com o grupo do delegado Francisco Cavalcante.

Diabetes atendidos

Informa Luciana Cadé: A Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (regional Ceará) realiza hoje, de 8h30 às 16h, atendimento a pacientes carentes de diabetes. No BNB Clube (Santos Dumont, 3646. Aldeota), será realizado o exame de fundo de olho para detectar possíveis problemas na visão de portadores de diabetes, como a retinopatia diabética. No Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Estado do Ceará (R. Silva Paulet, 2406. Dionísio Torres), serão promovidos tratamentos (aplicação de laser) de retinopatia diabética em pacientes que já foram diagnosticados, mas estão na fila de espera por esse tratamento.
O diabético tem 20 vezes mais risco de cegueira do que a pessoa que não apresenta a doença. O maior problema de visão decorrente do diabetes é a retinopatia diabética (quando os vasos sangüíneos da retina, parte do olho sensível à luz, são danificados).
No Brasil, há aproximadamente 4,8 milhões de portadores de problemas oftalmológicos causados por diabetes, sendo 200 mil destes casos no Ceará. O paciente portador de diabetes precisa estar atento ao aparecimento de sintomas como o surgimento de manchas escuras que dificultem a visão normal dos objetos ou cegueira (reversível ou irreversível).
Como cuidados, o mais indicado é a prevenção: visitas rotineiras ao endocrinologista e ao oftalmologista.

O bom Rádio


Estreia neste domingo (15), às oito e meia da manhã, na Rádio USP FM 93.7, o programa Assobio49, apresentado por Julia Stange (foto), de dez anos de idade, ao lado do professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Paulo Salles (foto). O programa propõe uma oficina de música para crianças, pré-adolescentes e todos aqueles interessados em vivenciar novas experiências sonoras. E o programa não fica só nas ondas do rádio, estendendo-se para o blog assobio49.blogspot.com, onde o ouvinte pode se comunicar com os apresentadores e produção, e obter mais informações sobre os temas dos programas.

Através de uma linguagem ágil e instigante, Assobio49 apresenta ao ouvinte infanto-juvenil um entendimento mais profundo do universo dos sons e da música, com improvisações ao vivo, curiosidades musicais, materiais sonoros inéditos e surpreendentes. O programa também é uma nova opção para professores de música que gostam de renovar suas abordagens musicais e metodológicas. Pode inclusive ser utilizado em aula como material didático ou fonte de informações, já que dá dicas para construção de instrumentos, propõe a apreciação musical e desafios que envolvem desde adivinhar o som até imaginar histórias a partir de sons feitos no estúdio.

O programa de estréia terá como tema principal o assobio, e apresentará músicas com assobio, dicas para quem quer aprender a assobiar, um coral de assobios e entrevistas com assobiadores, destacando-se uma entrevista especial com o flautista Toninho Carrasqueira, grande assobiador e imitador de pássaros.

Além de apresentar, Pedro Paulo Salles, do Departamento de Música da USP, assina ainda a criação, a produção e o texto do programa. A produção também tem a participação de monitores e colaboradores do Laboratório de Educação Musical da USP. E para completar, Julia dá um toque todo seu ao texto e à abordagem do programa, opinando em tudo.

O blog é uma forma de aproximar o contato com o público, e foi especialmente desenvolvido para que o ouvinte possa se comunicar com a produção e com os apresentadores do programa, enviando filmes, músicas e sons. O blog também servirá para que os assuntos desenvolvidos no programa possam ter um desdobramento maior, com fotos demonstrativas, tutoriais de construção de instrumentos, filmagens, gravações e imagens, além dos arquivos dos programas já transmitidos.

O programa vai ao ar no primeiro domingo de cada mês (especial de meia hora) às oito e meia, reprisando no terceiro domingo; é apresentado também durante a semana em drops (pequenos blocos de quatro minutos) que vão ao ar às terças e quintas, às nove e meia da manhã e três e meia da tarde. O programa de estréia será no dia 15 deste mês – excepcionalmente o terceiro domingo do mês – com reprise no dia 22 – quarto domingo de novembro.


Vanzolini lança Tempos de Cabo

Paulo Vanzolini faz dois shows em São Paulo neste fim de semana para marcar o lançamento de “Tempos de Cabo”, editado originalmente em 1981 e que volta agora às prateleiras em edição fac-similar pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O livro traz poemas escritos pelo músico e zoólogo entre 1944 e 1945, época em que foi cabo da cavalaria do Exército. As apresentações serão no Teatro Fecap, à avenida Liberdade, 532, em São Paulo. Amanhã, a apresentação começará às nove da noite e no domingo, às sete da noite. Vanzolini autografa o livro após o show e o acesso ao lançamento será aberto a todos.


Escola de Governantes faz 15 anos

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), atendendo ao requerimento do terceiro secretário da Mesa Diretora, deputado Hermínio Rezende (PHS), convida para a solenidade em comemoração dos quinze anos de fundação da Escola de Formação de Governantes, a realizar-se às sete da noite do dia 17 de novembro de 2009, no Complexo de Comissões Técnicas Deputado Aquiles Peres Mota. Entrada pelo Edifício Senador César Cals/Rua Barbosa de Freitas. Traje: Passeio completo." Obrigado pelo presidente Alberto Teixeira.


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Documentário Nordestino

O livro “Documentário Nordestino - mapeamento, história e análise”, de Karla Holanda, será lançado em Fortaleza hoje, às 19 horas, na Vila das Artes. Além do livro, Holanda ministrará, de 16 a 21 de novembro, uma Oficina de Documentário. No lançamento do livro, Holanda receberá o público para um bate-papo.
Inédito na literatura, Documentário Nordestino faz um levantamento da produção de filmes documentários produzidos na Região Nordeste entre 1994 e 2003 e traça o percurso histórico do documentário em cada um dos nove estados da região.Publicado pela editora Annablume e com apoio da Fapesp, o livro é originário da pesquisa de mestrado de Holanda, realizada no Departamento de Multimeios da Unicamp (SP), e concluído em 2005, sob orientação do professor Fernão Ramos.
Com o objetivo de discutir a caracterização da produção documentária do Nordeste, o livro se propôs a conhecer onde, o que, como e quem produz na região e onde e de que forma esses filmes são exibidos. Assim, revela-se que Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba são, nessa ordem, os maiores produtores da região, justamente os estados que mais investiram em formação, leis de incentivo estadual ou municipal, concursos públicos e festivais.Karla Holanda é piauiense, mestre em Multimeios pela Unicamp (SP) e doutoranda em Comunicação Social pela UFFRJ. Iniciou na área audiovisual em 1992, tendo, ao longo de sua carreira, dirigido uma série de documentários sobre escritores brasileiros, além de curtas, a exemplo de "Vestígio" e "Riso das Flores". Atualmente, vem trabalhando na finalização do documentário "O cinema é brasileiro" e ministrando aulas, além de outros projetos ligados à área de cinema.
O lançamento do livro e a oficina são realizados pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Corte Seco Filmes.

Azul e Chartis

A partir de amanhã, os clientes da Azul Linhas Aéreas Brasileiras poderão contratar seguro-viagem no mesmo momento em que efetuarem a compra de passagem aérea. Travel Guard Azul, o novo produto desenhado pela Chartis Seguros especialmente para os clientes da Azul, tem como principais coberturas: remoção médica em caso de emergência, perda de bagagem, interrupção da viagem e morte acidental em transporte público, entre outros. Entre as vantagens, o valor do seguro será sempre de R$ 15, com coberturas garantidas por um período de até 30 dias em que o cliente estiver longe de casa.
Travel Guard é uma das mais modernas e completas soluções de seguro-viagem do mundo, colocando à disposição dos clientes uma central exclusiva de assistência 24 horas, especializada em seguro viagem e pronta a auxiliar o cliente em situações imprevistas que ocorram durante sua viagem, com experiência de comercialização em mais de 90 países e 6 milhões de assistências prestadas por ano.
O Travel Guard conta ainda com o know how do Grupo Chartis, que está presente em 160 países e soma mais de 40 milhões de clientes em suas diversas linhas de seguros. Para Marlon Ramirez, Gerente de Novos Negócios e Parcerias da Azul, o produto foi criado com foco nos clientes. “Na Azul criamos novos produtos sempre pensando em melhorar os nossos serviços. Esta solução oferece valor agregado exclusivamente para o cliente Azul.”
Para Fernando Ferrari, Gerente de Seguros Pessoais da Chartis, “é uma grande satisfação ter a Azul, uma empresa focada no atendimento ao cliente da mesma maneira que a Chartis, como a primeira companhia aérea a distribuir nosso produto de seguro-viagem no Brasil”.
A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro do ano passado, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, nonstop. Hoje a nova companhia aérea conecta 16 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal e Manaus. Com as linhas de ônibus, são 21 as cidades conectadas pela Azul.
A Chartis é líder mundial em seguros gerais e atende mais de 40 milhões de clientes em 160 países e jurisdições, com um invejável portfólio de cerca de 500 produtos e serviços disponíveis em nível global. Com uma história de 90 anos, uma das mais abrangentes linhas de produtos e serviços, ampla experiência e excelente condição financeira, a Chartis permite que seus clientes de seguros comerciais e pessoais possam gerenciar virtualmente qualquer risco com confiança. Para mais informações, consulte o site: www.chartisinsurance.com

Santo no Ceará


O Grupo Santo, um dos maiores holdings europeus, escolheu o Ceará para iniciar suas atividades no Brasil. Através da Infante Santo Empreendimentos Imobiliários, apresentou hoje ao mercado o Jardins do Paço.
Localizado em uma das áreas de maior desenvolvimento da capital, o Cambeba, às margens da avenida Washington Soares, o Jardins do Paço traz um projeto arrojado e imponente. Com quatro torres residenciais distribuídas em mais de 15.350,75 metros quadrados, o condomínio ocupa 10% de sua área, mantendo imenso espaço verde, garantindo qualidade de vida.
O projeto dos apartamentos confirma que o conforto é a marca registrada do empreendimento. Cada unidade conta com 132,34 m². São três suítes, sala de estar/jantar, ampla área de serviço, dependência completa, espaço para sala de estudos ou home office e três vagas na garagem. É o conforto de uma casa com a segurança de um condomínio moderno.
A qualidade do acabamento e as soluções criativas também são destaques no Jardins do Paço. A entrada do apartamento é pela ampla varanda gourmet, que conta com churrasqueira integrada à sala e à cozinha, criando um clima aconchegante, excelente para receber as visitas, que poderão desfrutar de uma bela vista.

III Prêmio Gandhi

O jornalista Guto Camargo, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, é o palestrante convidado da solenidade de lançamento do Prêmio Gandhi de Comunicação 2010, promoção da ONG cearense Agência da Boa Notícia. No dia 19 de novembro de 2009, a partir das 19h, no auditório do Sebrae-Ce, Guto vai falar sobre "Cenários da Comunicação no Brasil". Em seguida, acontece debate com a participação da jornalista Adísia Sá (O Povo e o Estado) e do jornalista Agostinho Gósson (Universitária FM), ambos com vasta experiência também como professores de Comunicação Social. Na pauta, vão estar em discussão temas como a desregulamentação da profissão de jornalista, qualidade da informação, formação profissional, responsabilidade e ética na comunicação. Após o debate, o presidente da ABN, Francisco Souto Paulino apresenta o Regulamento do Prêmio Gandhi de Comunicação 2010.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Receitas deliciosas


"120 Receitas mais que Brasileiras" proporciona uma verdadeira viagem gastronômico-cultural pelas cinco regiões do PaísOs amantes da rica gastronomia brasileira já podem comemorar. A Selmi, uma das maiores e mais tradicionais indústrias de alimentos do Brasil, acaba de anunciar o lançamento ao público do livro 120 Receitas mais que Brasileiras, produzido em homenagem ao 120º aniversário da empresa e com prefácio assinado por Carla Pernambuco - uma das chefs mais prestigiadas do país e também curadora de projetos de pesquisa em gastronomia brasileira.
“As receitas publicadas no livro vão além de ingredientes e modo de preparo. À nossa maneira, elas sintetizam uma viagem gastronômica às cinco regiões do país”, afirma Ricardo Selmi, diretor-presidente do grupo. Por caminhos repletos de aromas e sabores, a viagem começa com uma imersão na fascinante história de um imigrante italiano e sua produção de massas caseiras – um negócio que começou acanhado, perseverou, cresceu, diversificou a linha produtiva e rompeu os limites de uma cidade do interior paulista para chegar aos 120 anos (comemorados em 2007) e abrir espaço no mercado internacional. A seguir, a obra envereda no tempo para mostrar como se formou nossa maneira de viver e comer – um gosto culinário genuinamente brasileiro, ainda que influenciado por múltiplos povos. Nas páginas seguintes, o leitor é presenteado com 120 receitas deliciosas, preparadas por 14 renomados chefs de cozinha e reconhecidas escolas de gastronomia de todas as regiões do Brasil, que uniram talento e criatividade para elaborar pratos que valorizassem igualmente produtos universais ou tipicamente regionais.
As receitas refletem a influência dos diferentes povos que deram origem aos nossos hábitos alimentares – entre eles indígenas, portugueses, africanos, italianos, alemães, árabes e japoneses – e revelam o que se saboreia hoje em cada canto do Brasil.
Recheada de sotaques e marcada pela influência européia – embora carregue em si o tempero de países vizinhos e de povos nativos, a gastronomia da região Sul é a primeira homenageada com 25 receitas preparadas pelo Chef Aires Scavone (Ega/RS), pelo Centro Europeu (Curitiba/PR) e pela Escola de Gastronomia UCS/ICIF (Caxias do Sul/RS). Os pratos vão desde um delicioso pão ciabatta até um sofisticado Nhoque com Pesto de Salsinha e Carré de Cordeiro Crocante. A região Sudeste, próxima na lista de contempladas, traz 36 pratos saborosos que expressam com rigor a gastronomia mais variada do país. Nessa região, alimentos de diferentes origens compõem o cardápio de uma mesma refeição, trazendo à mesa a riqueza de uma culinária que soube aproveitar o que a terra tem a oferecer. As escolas Atelier Gourmand (São Paulo/SP) e UFMG/Nutrição (Belo Horizonte/MG), ao lado dos renomados chefs Sérgio Arno (São Paulo), Rogério Bertasoli (Vinhedo/SP) e Juan Bertoni (Rio de Janeiro), foram os responsáveis pelas criações.
O Centro-Oeste, por sua vez, traz 18 pratos assinados pelas escolas Atelier Gastronômico (Goiânia) e Kaza Chique (Brasília) - grandes referências quando se fala em gastronomia brasileira. A região – riquíssima em frutos peculiares, peixes de toda espécie, pratos tradicionais e uma forte influência portuguesa e dos vizinhos sul-americanos – apresenta uma cozinha com tempero bem brasileiro, garantindo pratos saborosos e exóticos.
Em seguida, segue-se rumo ao Nordeste, cujas variadas paisagens contribuem para a riqueza gastronômica da região, que incorpora também a herança de seus diferentes colonizadores e da maciça presença de escravos africanos e seus descendentes. Pode-se dizer que a culinária do Nordeste traz uma grande combinação de produtos do mar e da terra, que deram origem a 18 misturas interessantes e picantes preparadas pelo Centro de Culinária Geny France (Fortaleza) e pela Oficina de Chefs (Recife). Por fim, chegamos a mais brasileira de todas as regiões: o Norte. Selvagem e ao mesmo tempo exótica, esta rica culinária reúne saberes nativos e ingredientes exclusivos, não encontrados em nenhum outro lugar do mundo - como o famoso açaí, o cupuaçu, jambo, abricó e bacuri. São 23 receitas, preparadas em grande estilo pelo Restaurante Village (Manaus) e pelo Senas/Amazonas (Manaus), e que revelam o sabor indescritível desta intrigante região.

Adísia 8.0


40 anos


Para comemorar os 40 anos de lançamento do álbum Abbey Road, dos Beatles, a inspirada banda Rubber Soul, primeiro grupo cearense cover dos Fab Four (fundada em 1991), tocará todo o repertório do disco, inclusive seguindo os arranjos originais, no próximo sábado (14), às 18h30. no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro).

Decoração Artesanal

Um casal de guerreiros masai quenianos com seus adornos lembra guardiões das girafas de longos pescoços entrelaçados. Ao lado, um leão e um jaguar que rosna. A cena inusitada é possível ver em esculturas de madeira. São as primeiras, entre outras belezas, que esperam os visitantes da Feincartes (Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal), que acomtece até o próximo domingo (15) no Pavilhão de Eventos do Sebrae, em Fortaleza.
Se não fosse o ar condicionado e os corredores largos, o pavilhão pareceria um mercado árabe. O burburinho é o mesmo, a variedade de produtos também, sem falar nos sotaques. Depois dos animais e africanos que recepcionam os visitantes, outros quenianos vendem talheres de osso, um turco toca derbak, o tambor típico do mediterrâneo e fuma narguilé, cercado de cristais, lâmpadas de cobre, luminárias de vidro de Murano e amuletos. Ao lado, tecidos indianos e mais à frente, jóias folhadas a ouro de Dubai com pinturas incrustadas a partir de R$ 15.
Entre bijuterias, louças, perfumes, esculturas em miniatura, roupas e móveis de madeira da Tailândia, aqui e acolá é possível ver algo familiar: doces mineiros, biscoitos potiguares, vinhos e queijos gaúchos, fondues e semi-jóias cariocas, recipientes de vidro reciclado catarinenses. Afinal, são representantes de 15 países mais 12 estados brasileiros divididos em 89 estandes, todos tendo como ponto de interseção o artesanato.
Também há espaço para as artes incas e astecas. No estande do Equador, são vendidos animais esculpidos em tawa, uma semente típica da região, xales e no do Peru, espelhos de inspiração colonial, calendários incas, porcelanas e um jogo de xadrez cujas peças representam os incas nativos e os colonizadores espanhóis.
Inúmeros outros produtos da Ásia, África e Oriente Médio podem ser encontrados. Da Tunísia vêm bolsas de couro de camelo, óleos perfumados sem álcool e cristais de areia esculpidos pelo vento, chamados de “rosa do deserto”. Há ainda copos e vasos turcos banhados a ouro ou platina, roupas japonesas, túnicas paquistanesas, saias, sapatilhas e almofadas indianas, entre tantos outros. É possível encontrar ainda produtos locais e peças confeccionadas por mães de crianças atendidas pelo Iprede, entidade beneficiada com um percentual do valor da entrada.
A Feincartes surgiu há cinco anos e atualmente ocorre, além de Fortaleza, em Curitiba, Florianópolis, Campinas (SP), Campos (RJ), Belo Horizonte e Vitória, fomentando a atividade que segundo o diretor Geraldo Guimarães, emprega 8,5 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Segundo Guimarães, o evento traz peças exclusivas com preços acessíveis, pois “a comercialização é feita sem atravessadores”. Para ele, os maiores beneficiados são os artistas locais, “já que o evento faz com que as pessoas conheçam melhor os produtos locais e ainda insere Fortaleza no calendário mundial de eventos do setor”.
PAÍSES:
Dubai, Equador, Índia, Indonésia, Líbano, Japão, Palestina, Paquistão, Peru, Quênia, República Tcheca, Senegal, Tailândia, Turquia e Tunísia.
ESTADOS BRASILEIROS:
Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.
SERVIÇO:
Visitação de 15 a 22 horas no Pavilhão de Exposições do SEBRAE, até o próximo dia 15. Ingresso: R$ 5,00. Pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada (R$ 2,50). Percentual da bilheteria revertido para o Iprede.

Servidores da UFC

Cerca de 250 servidores técnico-administrativos devem participar até sábado (14) do VIII Congresso dos Servidores da Universidade Federal do Ceará (Consufc). As atividades acontecem no Sesc-Iparana. O Congresso é a instância máxima de decisão do SINTUFCe, entidade criada há 31 anos e que conta com cinco mil filiados.
Programação:
Hoje
Até 12h – Credenciamento
9h - Aprovação do Regimento Interno
9 às 12h – Painel sobre Carreira e Relações de Trabalho
12 às 13h30 - Almoço
14 às 16h – Painel sobre Democratização na UFC (Reitor,ADUFC, DCE e SINTUFCe)
16 às 18h – Painel sobre Concepção de Estado (FundaçãoEstatal e Terceirização) (Associação Nacional dos Dirigentes dasInstituições Federais de Ensino Superior –Andifes e FASUBRA)
18h30 às 20h30s - Jantar
Amanhã
8h30 às 12h – Grupos de Trabalho (Carreira e Relações deTrabalho, Democratização na UFC e Concepção de Estado)
12 às 13h30 – Almoço
14 às 17h – Painel Conjuntura Nacional e Internacional
17 às 18h – Apresentação de Teses
18h30 às 20h30 - Jantar
Sexta
8h30 às 12h – Grupos de Trabalho (Conjuntura Nacional eInternacional)
12 às 13h30 – Almoço
14 às 18h – Grupos de Trabalho (Alteração Estatutária)
18h30 às 20h30 - Jantar
Sábado
9 às 12h – Plenária Final (Conjuntura, Democratização na UFC e Planos de Lutas)
12 às 13h30 horas – Almoço
14 às 18h – Plenária Final (Concepção de Estado e AlteraçãoEstatutária)
18h30 – Encerramento/Confraternização.

Azul e Blue Tree


Corrida de Maranguape

Atletas de Maranguape e de outros municípios tem até a próxima terça-feira (17) para se inscreverem no I Circuito Cidade Maranguape de Pedestrianismo (Corrida Rústica). O valor da inscrição é a doação de uma muda de planta. A largada acontece no domingo (22), às sete da manhã, na Praça Capistrano de Abreu. Os competidores enfrentaram um percurso de 9,1 quilômetros.
Segundo os organizadores do evento, será realizado um congresso técnico, uma hora antes da prova, na Coordenação de Esportes do município onde será entregue o kit do corredor contendo uma camiseta, um número do atleta, quatro broches para fixação do número do competidor e duas senhas.
A corrida está dividida em seis categorias de atletas masculinos e femininos: de 15 a 19 anos, 20 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59 e 60 anos acima.
O I Circuito Cidade Verde Maranguape 2009, é uma realização da Prefeitura Municipal de Maranguape, Organizada pela Fundação Viva Turismo, Esporte e Cultura e Federação Cearense de Atletismo.

Com charme e conforto


Na manhã da próxima sexata (13), o Programa Mais Você da Rede Globo apresentará uma das fórmulas responsáveis pelo conforto e qualidade das meias, pijamas, biquínis e lingeries Puket: o fio Amni. Desenvolvido pela Rhodia, o fio foi idealizado com alta tecnologia e tem propriedades que proporcionam respirabilidade e excelente caimento nas criações Puket. O objetivo da Rhodia é levar ao conhecimento do consumidor final o selo de qualidade Amni, encontrado entre os principais homologados Amni – entre eles a Puket, parceira a décadas da Rhodia.

12º Natal de Luz

O Natal de Luz em sua 12ª edição acontecerá de 20 de novembro a 23 de dezembro, em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. O personagem Papai Minoel vai invadir as praças. Mas quem abre a festa é Vanessa da mata, na sexta-feira (20), às cinco da tarde, na Praça do Ferreira. O Natal de Luz vai plantar 125 mil mudas de plantas frutíferas (laranja e limão) e vai homenagear a carnaúba. Um coral de 120 crianças vai cantar todos os dias às seis da tarde nas janelas do hsitórico Excelsior. Também um filme em 3D tendo a participação de artistas plásticos cearenses que vão confecionar cartões natalinos sendo refletidos na fachada do bonito Cine São Luiz. No lançamento hoje pela manhã, na Câmara de Dirigigentes Lojistas, as presenças de Freitas Cordeiro (CDL), Alci Porto (Sebrae), Pio Rodrigues (C. Rolim), Pamela Lemos (TV Diário), Natália Falcão (TVC), Sônia Lage (Degage), Eugênia Nogueira (Degage), Nerilson Moreira (Oi), Lúcio Filho (TV CDL) e Alberto Pinheiro (radialista).

Assai Tabapuá

A maior loja da rede Assai do Brasil será aberta hoje ao público no Tabapuá, em Caucaia. A loja a terceira Assai no Ceará tem 16 mil metros quadrados de área, sendo 5 mil metros de vendas. Foram investidos R$ 10 milhões na unidade que fica na BR 222, número 6970. O Assai já tem lojas na Bezerra de Menezes e Washington Soares. O Assai é uma marca de atacado-varejo de vendas do Grupo Pão de Açúcar.


Baquit x Barreto

Baixaria entre os deputados Osmar Baquit (PSDB) e Adahil Barreto (PR). Os dois trocam insultos no plenário 13 de Maio há dias. Estão quase chegando às vias de fato. Baquit chama Barreto de jumento, ignorante e capacho de Roberto Pessoa. Barreto revida dizendo que Baquit fica a sombra do poder para se beneficiar. A briga vai continuar porque as eleições 2010 estão apenas começando.

Natal de Luz traz Vanessa

Vanessa da Mata abre Natal de Luz de Fortaleza, na sexta-feira (20), na Praça do Ferreira. Agora pela manhã presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) Freitas Cordeiro lança a promoção para aumentar comércio no Natal.

Azul a melhor

Revela Jocélio Leal-Vertical S/A de O Povo de hoje: "Entre as cinco maiores empresas aéreas brasileiras, que detêm 97,7% do tráfego doméstico de passageiros, a Azul foi a única que reduziu seu índice de atrasos em outubro. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmam: apenas 6,9% dos voos da Azul saíram com mais de 30 minutos de atrasos, contra 8,5% em setembro. A OceanAir, que em setembro registrara 6,1% de atrasos, em outubro decolou o índice para 9,5%; a Gol/Varig também ganhou altitude no ranking malvado: de 9,5% para 11,7%; e a Webjet de 8,4% para 12,6%. O maior aumento foi o da TAM, que saltou de 9,5% em setembro para 14,7% em outubro".

Edificar Lean

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Ceará (Sinduscon-Ce), lança hoje, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), às 18h, a coletânea “Edificar Lean”. Com autoria dos engenheiros Eugênio Montenegro (diretor de Investimentos Internacionais do Sinduscon-Ce), Luiz Fernando Mahlmann Heineck (professor da Universidade Federal do Ceará), Madalena Osório e Pedro Eduardo Pereira, a coletânea destaca a entidade como pioneira no Brasil na aplicação do Sistema Toyota de Produção nos canteiros de obra. A técnica pode gerar até 30% a mais de produtividade e 15% em redução no desperdício de material na construção civil.

O sistema permite a produção em ritmo constante através de um planejamento detalhado, evitando ociosidade e desperdícios na construção civil. Dentre alguns fatores dos exemplares destacam-se: sustentabilidade, melhoria contínua, disciplina, autonomia, inovação, fluxo contínuo. Para o diretor de Investimentos Internacionais do Sinduscon-Ce e um dos autores, Eugênio Montenegro, “essas são algumas características de uma obra ideal, enxuta. Tratam-se de idéias baseadas na indústria automobilística internacional, especificamente no Sistema Toyota de Produção, que tem filosofia de gestão e produção conhecidas mundialmente como Lean Manufacturing, adaptadas para a construção civil no Lean Construction. Construir levando em consideração esses conceitos ainda não é muito comum em nosso país”. Segundo Montenegro, a formação dos engenheiros, a resistência de encarregados, mestres de obras e da alta gerência das construtoras, são alguns dos obstáculos enfrentados na rotina das empresas em todo o Brasil.

O sistema Toyota de produção pode ser usado na tanto na construção usual de edifícios residenciais ou comerciais, como em obras do programa do governo Minha Casa Minha Vida. De acordo com o diretor do Sinduscon-Ce, Eugênio Montenegro, o sistema lean (produção enxuta) otimiza as atividades determinadas na etapa de uma obra, gerando uma economia de 30% do tempo de execução delas.

No Ceará, as empresas Fibra, CCB (Construtora Castelo Branco), C. Rolim Engenharia, Construtora Santo Amaro, Construtora J. Simões, e Construtora Alves Lima, já adotam princípios da construção enxuta.

O lançamento do “Edificar Lean” é uma iniciativa do Sinduscon-ce com o apoio da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC). O evento contará com palestra dinâmica do engenheiro Eugênio Montenegro e coquetel para público local. Na ocasião, o presidente do Sinduscon-Ce Roberto Sérgio Ferreira e diretoria, os autores da coletânia, autoridades, e empresários do setor, estarão presentes. A coletânia será vendida a preço especial no dia do lançamento.

O Sinduscon-Ce é a entidade de classe representativa da indústria da construção civil. Filiado à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e à Fiec. Representando um setor com importante peso econômico, com 14% do PIB, o Sindicato foi um dos fundadores da Fiec e tem importante papel na definição das políticas públicas de obras estruturantes, saneamento e esgoto, construção de moradia e planejamento urbano. O sindicato hoje representa 300 empresas da Construção Civil.

Ceará perde e Fortaleza ganha

Ceará goleado por 4x1 pelo Atlético Goiano adia para sábado (14) contra o Guarani de Campinas (SP) o sacramento da volta à Primeirona em 2010. Já Fortaleza ao fazer 2x1 na Ponte Preta de Campinas (SP) respira na Segundona.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ceará vai perdendo

Ceará vai perdendo de 3x1 para o Atlético de Goiás. terá que ganhar do Guarani de Campinas no próximo sábado para quase assegurar Primeirona 2010. O ABC de Natal perdeu de 2x1 para o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e é praticamente o primeiro a cair para Terceirona de onde veio no ano passado. A Portuguesa perdeu para o Juventude (RS) e deu adeus a Primeirona. Já o Guarani fez 3x1 no Itapinga e está quase de volta à Primeirona. O Fortaleza segue empatando sem gols com a Ponte Preta (SP), no Castelão.

Zeca no Aterro em 2010

Portal Verdes Mares anunciou agora há pouco que as atrações da viarada 2009-2010, no Aterro da Praia de Iracema serão Zeca Pagoinho, Skank e Margareth Menezes. É para quem já teve a dor da cabeça da Elba Ramalho e do engraçado Falcão nada mal.

Natureza em destaque

Até domingo (15) o Centro de Convenções Edson Queiroz sedia o Encontro Intercontinental sobre a Natureza. As palestras e apresentação de trabalho acontecem de oito da manhã às seis da tarde. Mais informações pelo ihab@ihab.org.br.


Casa do Menino Jesus

Soube que a Casa do Menino Jesus está ameaçada de fechar por uma questão de herança. Há ainda disputa de irmãs pela Casa que foi recentemente ampliada e recuperada. Acho que Governo do Estado deveria assumir o trabalho da Casa do Menino Jesus que cuida de crianças com câncer.

Cearenses na Segundona

Hoje às oito da noite, o Ceará pode garantir vaga na Primeirona de 2010 casa vença o Atlético em Goiânia (GO). Já o Fortaleza não pode não pensar em empatar com a Ponte Preta (SP), no Castelão, sob pena de antecipar sua degola para Terceirona.

Em São Caetano

A Forneria Italia D.O.C.G. já mostrou que veio para ficar, em apenas um ano de existência, a casa já conquistou o ABC com seus pratos irresistíveis. Para comemorar este sucesso, o restaurante proporcionará uma festa no próximo dia 24 de novembro a todos que fizeram com que esse primeiro ano superasse as expectativas.
Localizado em ponto nobre de São Caetano do Sul (SP), foi inaugurada em novembro de 2008 proporcionando sabores inigualáveis em cada prato, ambientes climatizados, amplo terraço com teto retrátil, jardim e bar decorado ao estilo rústico, tudo isso acompanhado com uma simpática carta de vinhos harmonizada com o menu, tornando o ambiente acolhedor e a melhor opção em restaurantes no abc.
Guto Moretti, sócio da casa e chef da cozinha, adquiriu experiência trabalhando por 10 anos em restaurantes na Europa, hoje, ele garante aos clientes do restaurante apenas pratos de qualidade e sabores irresistíveis. “Nosso objetivo é propiciar aos clientes, experiências gastronômicas únicas, através da reprodução de uma autêntica cozinha italiana em um ambiente acolhedor e charmoso”, declara o empresário.
Saiba mais através do site
www.forneriaitalia.com.br

BNB traz Maria da Penha

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) promove hoje, a partir das duas da tarde, palestra com a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, cujo nome se transformou em símbolo da luta pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. O encontro ocorre no miniauditório do Centro de Treinamento, em Fortaleza, e objetiva fortalecer as ações desenvolvidas na Instituição por meio do Programa Pró-Equidade de Gênero do Governo Federal.
Com o tema “Uma história de luta contra a violência”, a programação inclui ainda mesa de debates sobre os aspectos da Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha, que garante maior proteção jurídica às mulheres e penas específicas para seus agressores, bem como a sua aplicabilidade em três anos de vigência. Para melhor compreensão dos artigos, o compositor e repentista cearense Tião Simpatia apresenta a Lei em literatura de cordel, com uma linguagem simples e objetiva.
O gerente do Ambiente de Responsabilidade Socioambiental do BNB, Danilo Lopes, um dos palestrantes, ressalta a importância do evento para a valorização dos direitos humanos na organização. “A violência contra mulheres é uma violência de gênero que afronta o princípio da igualdade de direitos resguardado nas leis nacionais e internacionais. Compartilhar histórias de luta, como a de Maria da Penha, é fundamental para a defesa da cidadania e promoção da igualdade de oportunidade e tratamento entre homens e mulheres”, comenta.

Concertos no TJA

Concertos Solidários, que esse ano terão o Syntagma em apresentações, que fortalecem redes de solidariedade, a partir do próximo domingo (15), passando pelo dia do Theatro José de Alencar (TJA) de Portas abertas no 17 até 22 (Dia da Música) em quatro locais diferentes, vinculando incentivo a donativos e ampliação de público à apresentações produção de compositores clássicos e brasileiros na divulgação da música instrumental, antiga e tradicional de nossa região. Divulga Kiko Bloc.

Gol lucra

"A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, divulgou ao mercado os resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2009. No período, a Companhia registrou lucro líquido de R$ 77,9 milhões, com margem líquida em 5,2%, em comparação ao prejuízo de R$ 510,7 milhões no mesmo período de 2008 e ao lucro líquido de R$ 353,7 milhões apurado no segundo trimestre de 2009.
“A GOL detém uma posição singular em um dos melhores mercados do mundo para o desenvolvimento acelerado do transporte aéreo, combinando dois fatores isoladamente expressivos: uma das mais baixas taxas de voos per capita do planeta e crescimento acelerado da classe média”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da GOL. “Estamos muito bem posicionados no mercado. Contamos com a maior frequência entre os principais aeroportos domésticos, uma das mais baixas estruturas de custos operacionais do mundo, além de instrumentos de fidelização de clientes e estímulo à demanda, como o SMILES e o Voe Fácil”.
O resultado operacional foi positivo pelo quinto trimestre consecutivo, atingindo R$ 99,1 milhões, com margem operacional de 6,6%. Já a margem EBITDAR (lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos com leasing de aeronaves), importante indicador de desempenho operacional, chegou a R$ 298,7 milhões (margem de 20%) no trimestre.
A taxa de ocupação média no trimestre foi de 65,7%, sendo que mais de 6,7 milhões de passageiros foram transportados no período. A Companhia está adicionando menos capacidade que as demais empresas aéreas, tanto na comparação trimestral, com aumento de 12,6%, quanto na acumulada no ano, com crescimento de 3,9%.
Por sua vez, as disponibilidades encerraram o trimestre em R$ 662,8 milhões, representando aumento de 12% em comparação ao final de 2008 e de 8% em comparação à posição de 30 de junho de 2009. Os principais fatores que propiciaram a melhoria nas condições de liquidez foram a geração de caixa operacional e uma série de iniciativas implementadas de forma bem-sucedida pela Companhia ao longo do ano, como o aumento de capital, a emissão de debêntures e a parceria dos cartões co-branded SMILES com o Banco do Brasil e o Bradesco, entre outras.
“Com o sucesso da oferta de ações e a nova posição de caixa acima de 20% da sua receita líquida, a GOL completou o leque de vantagens competitivas que a tornam uma das companhias aéreas mais bem posicionadas para gerar rentabilidade no setor de transportes”, destaca Leonardo Pereira, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da GOL.
Os custos e despesas operacionais totalizaram R$1,4 milhão, 17% abaixo do montante verificado no terceiro trimestre de 2008 e 7,2% acima do 2T09, respectivamente. O desempenho deve-se às sinergias operacionais obtidas após a fusão das operações da GOL e VARIG e ao cenário mais favorável à Companhia em relação ao câmbio e ao combustível.
Para os próximos trimestres, a Companhia tem o desafio de continuar a prover transporte seguro e de qualidade, com foco na satisfação do cliente, pontualidade e regularidade operacional. De acordo com a administração da GOL, esses objetivos somente são alcançados por uma equipe dedicada e motivada em tornar a empresa cada vez melhor, líder na preferência do consumidor e em rentabilidade, sem necessariamente ser líder em participação de mercado.
"A GOL oferece mais de 800 voos diários para 49 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e dez mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia – com as marcas GOL, VARIG, Gollog, SMILES e Voe Fácil – oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado".

Reumatologia no Seara

Ex-residentes de reumatologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) vão se reunir no próximo sábado (14), no Hotel Seara, em Fortaleza, em encontro aberto à discussão de doenças reumáticas e avanços nos tratamentos. São profissionais de vários Estados brasileiros que vêm a Fortaleza para o encontro, primeiro após a residência médica no HGF. A programação do encontro dá destaque para o uso de medicamentos biológicos, produzidos por meio de células vivas que interagem com proteínas humanas. A propósito, há dois anos e meio o HGF vem experimentando esses medicamentos em pacientes atendidos nos ambulatórios da reumatologia. A medicação é injetável, sendo aplicada na maioria dos casos uma vez por mês no próprio hospital.
Conforme o médico Walber Vieira, chefe do serviço, “os medicamentos biológicos são a esperança para as pessoas portadoras de doenças auto-imunes, como lupus, artrite, psoríase e vasculite”. Ainda de acordo com o médico, o hospital se destaca hoje nacionalmente por ter criado uma estrutura de atendimento aos pacientes, em que são obedecidos todos os protocolos exigidos pelo Governo Federal e permitido que pessoas pobres tenham acesso a medicamentos de alto custo (cerca de R$ 60 mil/ano/paciente), que estão sendo arcados em parte pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em outra pelo Governo do Estado. Por mês, o HGF atende no setor de reumatologia cerca de 700 pacientes.
O I Encontro dos Ex-Residentes de Reumatologia do HGF traz a Fortaleza médicos/palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Piauí, Paraíba, Bahia. A programação científica aborda outros temas da atualidade, como lupus na gravidez, artrose, osteoporose e uso de cristais em doenças metabólicas.

domingo, 8 de novembro de 2009

O novo 1ª Página

O jornal laboratório 1ª Página, dos estudantes de Jornalismo da Faculdade Integrada do Ceará (FIC) passa por uma profunda reforma. Em dezembro o lançamento. Eis a turma que está fazendo o novo 1ª Página.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça faz três apresentações nesta semana no Ceará. Nos 73 anos da Base Aérea de Fortaleza (BAFz), a Esquadrilha se exibe próximo sábado, 14, às quatro da tarde, na Beira-Mar. Já nos 250 anos de Caucaia na sexta-feira, 13, às quatro da tarde, na Praia da Tabuba. São oito aviões tucanos T-27 se mostrando. Coletiva para imprensa às dez da manhã, de sexta-feira, na BAFz.

Cid muda secretariado

Cid Gomes muda secretariado em meados de março. Saem para se candidatar em 2010 os secretários Marcos Cals (Justiça), Mauro Benevides Filho (Fazenda), Joaquim Cartoxo (Cidades), Camilo Santana (Desenvolvimento Agrário), Bismarck Maia (Turismo) e o vice governador Francisco Pinheiro.

Enade vai de marolinha

A marolinha de Lula sobre a crise mundial caiu no Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (Enade) para alunos de entrantes e saintes de Jornalismo. Veja http://twitpic.com/oriw1.

Tá na Área Ceará

Pepo Melo, editor da revista Tá na Área, preparando edição especial para volta do Ceará à Primeirona após 17 anos. Escreverei uma crônica para a edição histórica.

Tasso em relato

Senador Tasso Jereissati (PSDB) tem como coordenadores editoriais de suas publicações o bom Denísio Pinheiro e Luiz Otávio Paiva (prazer). Marilu Teófilo é a coordenadora de Gabinete em Brasília. Já a elaboração de textos de Tasso são de Ana Lobato, Denísio Pinheiro, José Lucena Dantas, Luiz Otávio Paiva, Paulo Marcelo e Wanderley Pereira. Recebi resumos das atividade parlamentares de Tasso em 2007 e 2008, impressos na Gráfica do Senado. Pode sim...

Revista da Fiec

Revista da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) chega ao número 30 agora em novembro. Participei da turma que fazia o Jornal da Fiec que antecedeu a Revista nos anos 1900. Era a época de Carla Pinto, César Espíndola, Sebastião Alves, Luís Carlos Cabral de Morais, Marisa Pontes, Cristiane Buhara e Vera Lúcia. Substitui Ariadne Araújo, como repórter do Serviço Social da Indústria (Sesi). Hoje a Revista da Fiec tem Luiz Carlos Cabral de Morais, Ãngela Cavalcante, David Negreiros Cavalcante, Gevan Oliveira, Luiz Henrique Campos e José Sobrinho.

Caravana 22

Partido da República no Ceará lança Caravana 22, amanhã, durante café da manhã, no Salão Iracema, do Marina Prak Hotel. Lúcio Alcântara, Roberto Pessoa, Gorete Pereira, Marcelo Teixiera e Léo Alcântara comandam a Caravana que começa dia 15/11.

Novo livro de Lira

Estadão 100 dias de censura

O Estadão está há 100 dias sob censura.

Na Delegacia


Primeira fase do concurso para Prefeitura de Caucaia acabou hoje na Delegacia de Polícia hoje, relata a repórter Camila Rocha, da TV Jangadeiro.

Seguidores

Arquivo do blog