Pular para o conteúdo principal

O balanço de Cid

" O governador Cid Gomes IPSB) fez ontem o pronunciamento de abertura da quarta sessão da 27ª legislatura da Assembleia Legislativa. Na ocasião, o governador iniciou a leitura da mensagem governamental onde destacou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual que acumulou até setembro de 2009 um crescimento de 2,8% , enquanto que o PIB brasileiro ficou com decréscimo de 0,2%. “Pela primeira vez no Estado, o crescimento do nosso PIB está 2% acima do nacional”, comemorou Cid. Ele também destacou o equilíbrio fiscal alcançado em 2009, através de políticas de reestruturação e ajuste fiscal. “Isso se reflete no recorde de investimentos no nosso Estado, que superou os R$ 2 bilhões”, enfatizou. Ele também destacou a elevação no número de empregos no Ceará, segundo dados do Caged, que chegou a 64 mil novos postos de trabalho. “Triplicamos a média estadual que era é 23 mil postos anuais. Só com as obras no Estado são mais de 30 mil pessoas empregadas”, ressaltou o governador.
Depois do breve balanço sobre a economia cearense e os resultados alcançados em 2009, o Governador abriu espaço para debater junto aos deputados sobre as diversas áreas de atuação do Governo Estadual, como infraestrutura, segurança pública, saúde e educação. A implantação de grandes obras como siderúrgica, refinaria e exploração da Mina de Itataia foram citadas pelo deputados, com destaque para a implantação de um estaleiro no bairro Serviluz e enfatizou o empenho do Estado na capacitação da mão-de-obra. Para isso, Cid Gomes citou a construção do Centro de Treinamento Técnico Corporativo do Pecém (CTTC), que será iniciada ainda neste trimestre. Para a educação profissional, o Governador citou o funcionamento de 52 escolas profissionais e até o fim deste ano totalizarão 102 unidades. Essas unidades de ensino beneficiarão 50 mil jovens por ano. Além dessas, mais 40 escolas de ensino médio regular estarão funcionando em 2010. Para Cid Gomes, é só através do incentivo a educação que o Governo do Estado poderá se desenvolver de “forma sustentável”. “Não adianta trazer grandes obras para o Estado, ou a construção de equipamentos se não garantirmos aos jovens nossos jovens uma educação de qualidade, com real real perspetiva de emprego através da qualificação profissional aliadas a políticas de incentivo ao esporte e cultura”, disse.
Na área do Turismo, o Governador destacou a importância da implantação de equipamentos turísticos como o Centro de Eventos do Ceará (CEC), já em construção, e do Acquario - cuja primeira fase da construção está em fase final de licitação e deverá até o mês de março autorizar o início das obras. Para Cid Gomes, esses são equipamentos irão refletir positivamente no setor turístico do Estado, que atualmente é responsável por mais de 11% do PIB cearense. "A exemplo do Centro de Eventos, o Ceará passará a ter um área adequada para realização de eventos, tanto nacionais como internacionais, e que hoje existe demanda de espaços adequados como o que está sendo construído. Ele também poderá suprir a capacidade hoteleira do nosso estado em épocas de baixa estação com o turismo de negócios", explicou.
Outro assunto questionado durante o debate foram os investimentos na área da Segurança Pública. O Governador citou diversas ações por parte do Poder Executivo, como a implantação do Ronda do Quarteirão e o incremento no efetivo da Polícia Militar e Civil, através de concurso para 5 mil policiais militares, contratação de 300 novos bombeiros, 223 escrivães, 73 novos delegados e 60 defensores públicos. Ele também citou a construção de equipamentos, como a sede da Perícia Forense (Pefoce), Academia de Polícia, criação da Divisão de Homicídios e implantação de 50 novas Delegacias. “É dever do Estado assegurar as pessoas e o Governo tem atenuado seus esforços para que isso seja cumprido. Em três anos os investimentos para a área já somam mais de R$ 243 milhões, esse valor é três vezes superior aos quatro anos do último mandato”, exemplificou.
Para a Saúde, o Governador listou os equipamentos que estão sendo construídos em todo o Estado, como os dois Hospitais Regionais (da Cariri e da Região Norte), de 21 Policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que contemplarão todas as microrregiões do Estado, bem como a reforma e ampliação de todos os hospitais do Estado, como a duplicação do Hospital geral de Fortaleza (HGF) e Albert Sabin. “O Ceará será referência na área da saúde pelos equipamentos e ações que o Governo Estadual vem realizando”, garantiu o governador. “Só em 2009 o Governo investiu mais de 17% de sua receita em saúde e esse número deve chegar a 20% em 2010”, completou.
Durante o pronunciamento, Cid Gomes apresentou o projeto de instalação do Estaleiro no Serviluz e reforçou a criação de 1.200 empregos diretos e cerca de 5 mil. O Governador ressaltou ainda que nenhum imóvel será desapropriado, que não haverá prejuízo para a prática de surf – já que será apenas transferidos para uma distância de 700 metros -, e sobre o transporte de aço, ele seráfeito por via marítima e não por terra, descartando a possibilidade de engarrafamento na cidade. “Eu não quero o desenvolvimento a qualquer preço. Estou buscando o diálogo. Me coloco à disposição para dialogar. Só acho que existe má-fé de alguns setores que chegaram a espalhar que todas as casas seriam desapropriadas”, disse.
Quanto a localização do Estaleiro, um dos principais questionamentos dos deputados, ele lembrou que o Ceará não apresenta outras alternativas de localização, mas disse está aberto a qualquer debate com técnicos e população sobre a questão. "A implantação de um indústria Naval requer um local bem específico, com profundidade suficiente por isso não temos muitas opções. A área do Serviluz é mais adequada para esse empreendimento. Mas estou aberto ao debate e o que irá prevalecer sempre é o interesse da população", enfatizou o governador.
No fim da tarde de ontem, Cid Gomes recebeu representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Durante mais de duas horas, Cid Gomes expôs o projeto e respondeu os questionamentos da entidade. “O IAB não é contra o estaleiro. Como não pode ser em outra área, vamos estudar contrapartidas para o Serviluz”, disse Odilo Almeida, presidente do Instituto. Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado/Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247) ".


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não