Pular para o conteúdo principal

AVC

"Era madrugada do dia 13 de maio, quando seu Francisco Xavier acordou se sentindo estranho. No caminho para o banheiro, ele sentiu que um lado do corpo estava paralisado. Foi quando o filho percebeu que seu Francisco também não conseguia falar. A voz embolada foi o sinal que levantou logo a suspeita: seu Francisco estaria sofrendo um Acidente Vascular Cerebral, AVC, também conhecido como trombose. O primeiro socorro foi feito em um hospital particular de Fortaleza, mas por conta do alto custo de internação, ele precisou ser transferido para uma unidade de saúde do SUS. No HGF, ele passou pelo acolhimento, quando a equipe imediatamente o encaminhou para a Unidade de AVC. Em menos de 40 minutos, seu Francisco Xavier foi avaliado pelo médico plantonista, fez exames radiológicos e laboratoriais e já estava recebendo o tratamento indicado para o caso. A rapidez no atendimento foi fundamental para que ele não ficasse com sequelas do AVC. Sete dias após a internação, seu Xavier está feliz e aliviado. Já fala normalmente, anda pela unidade, recuperou todos os movimentos. Sobre o atendimento que recebeu, ele comenta: “aqui eu só vi foi todo mundo correndo pra me salvar”. E se antes seu Francisco não dispensava uma cachacinha e uma boa panelada, hoje ele sabe que vai ter que mudar os hábitos. “Vai ser difícil, mas a saúde vem primeiramente. Sem saúde a gente não vale nada”, conclui.
Seu Francisco Xavier é apenas um dos cerca de vinte mil novos casos de AVC registrados todos os anos no Ceará. Diferente dos 6 mil que morrem e outros 6 mil que ficam severamente incapacitados, seu Assis deve voltar pra casa sem sequelas. Isso só foi possível graças à eficiência dos profissionais da Unidade de AVC do HGF, inaugurada em outubro do ano passado. “Um marco para a saúde pública.” É assim que o médico neurologista, membro do Departamento de Doenças Cerebrovasculares da Academia Brasileira de Neurologia, define a abertura da Unidade de AVC do HGF, idealizada por ele mesmo. A unidade é a maior do país e já atendeu cerca de 400 pacientes. A unidade conta com 20 leitos, neurologistas de plantão 24 horas, além de aparato tecnológico para diagnósticos que compõem estrutura jamais vista em hospitais – públicos ou privados – de todo o Brasil. Para completar a estrutura de assistência à patologia, outros 66 leitos para atendimento de AVC são disponibilizados em ala específica do Hospital Waldemar de Alcântara. Ele afirma que “a inauguração da unidade foi sem dúvida a mais contundente ação pública para combater o AVC no Estado”.
Hoje, a unidade atende a cerca de 90 pacientes por mês, mas este número pode chegar a 150 se houver uma rede secundária pronta para receber os pacientes já estabilizados. A unidade de AVC faz parte de uma série de medidas determinadas pelo Programa de Atenção Integral e Integrada às Doenças Cerebrovasculares da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – única unidade federativa com política governamental destinada à prevenção e tratamento do acidente vascular cerebral. De acordo com o Doutor Carvalho, a unidade tem proporcionado a “desfragmentação do atendimento, o que pode diminuir em até 30% a mortalidade e em até 50% a incapacitação proveniente do AVC”.
Esses e outros dados sobre o AVC no Ceará estão em debate durante o IV Congresso Cearense de Neurologia, que acontece até sábado (22), no Hotel Vila Galé, realização da Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia, SOCENNE. O objetivo é divulgar os conhecimentos mais atuais na área de neurociências para todas as categorias de profissionais da saúde.
Neste primeiro dia de Congresso foram realizados cursos rápidos de até 8 horas, destinados aos profissionais de saúde da atenção primária, abordando temas como “Fazendo Diagnósticos Diferenciais”, “Abordando o paciente”, “Transtornos do Sono”, “Neuroimagem” e “Neuroendocrinologia”. A idéia é capacitar os profissionais da capital e interior do estado para que possam fazer diagnósticos seguros, possibilitando o tratamento, muitas vezes, no próprio município de origem.
Já a programação científica conta com a participação de palestrantes nacionais e vai debater através de mesas redondas temas como “Tratamento preventivo das cefaléias primárias”, “Diagnóstico de Morte Encefálica – aspectos éticos e jurídicos”, “AVC- a fase pós alta: as sequelas cognitivas e seu impacto na hora de voltar para a vida”, “Doenças desmielinizantes”, “Tratamento cirúrgico na Epilepsia” e “Doença de Parkinson – diagnóstico diferencial e tratamento”.
O evento é uma promoção da Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia, SOCENNE, e tem o apoio institucional da Associação Médica Cearense, com apoio da Liga de Neurociências, NEURUECE.
Inscrições e informações no site www.socenne.com.br, pelo telefone (85)9998-6407 ou pelo email socenne@ gmail.com.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.