Pular para o conteúdo principal

Flávio Paiva

COLUNA - Diário do Nordeste

Flávio Paiva

O novo conceito de influência

As intensas transformações que estão ocorrendo em todo o mundo vêm forçando uma atualização do sentido de influência. O que antes estava mais para fama e prestígio resultantes de cargos ocupados e posições econômicas, hoje cai melhor quando associado a quem fomenta mudanças capazes de alterar o comportamento social e o que há de antiquado na lógica dos poderes estabelecidos. A complexidade social se pronuncia em avanços de democracia participativa e em desejos e práticas de sustentabilidade.

Nesse desdobramento de variantes fica cada vez mais nítida a necessidade de concatenação entre a compreensão das mudanças e os acontecimentos. A hora é de ajustar o olhar e de encarar de frente a realidade posta em sua complementaridade e interdependência. Foi o que fez a revista Fale!, que em edição especial de dez anos, lançada na segunda-feira (24) passada, no Gran Marquise Hotel, publicou uma lista dos 30 cearenses mais influentes, de acordo com uma consulta feita durante quatro meses com formadores de opinião e leitores, tendo como base cinco categorias sociais definidas pela redação: 1) Políticos, 2) empresários e empreendedores, 3) Artistas e Intelectuais, 4) Profissionais Liberais e 5) Esportes.

Ao entrecruzar numa mesma lista os nomes de pessoas que atuam em áreas distintas, sem ordem de importância, a Fale! se firma com destemor diante das tendências mundiais e demonstra que está aberta aos novos tempos. A iniciativa da revista editada pelos jornalistas Luís-Sérgio Santos e Isabela Martin é inovadora em seu conceito, à medida que trata a influência de modo intrinsecamente relacionado à relevância social. A lista me parece um retrato fiel de como enxergamos a realidade. O número de políticos e de empresários, sem contar com os empresários que são políticos, está muito desproporcional, se observarmos que a categoria Artistas e Intelectuais só conta com três nomes e em Esportes não aparece ninguém. É bom registrar também que dos trinta, apenas três são mulheres.

Adísia Sá, Airton Queiroz, Alexandre Pereira, Beto Studart, Carlos Fujita, César Asfor Rocha, Cid Gomes, Ciro Gomes, Deusmar Queiroz, Domingos Filho, Ernesto Sabóia, Eunício Oliveira, Evangelista Torquato, Flávio Paiva, Ivens Dias Branco, José Carlos Pontes, José Guimarães, José Pimentel, Luizianne Lins, Lustosa da Costa, Mairton Lucena, Nelson Martins, Paulo Oliveira, Roberto Cláudio, Roberto Macêdo, Roseane Medeiros, Salmito Filho, Tasso Jereissati, Ubiratan Aguiar e Valdetário Monteiro. Eis a relação, em ordem alfabética, dos 30 homenageados. Em que pese o desequilíbrio entre as categorias, a lista está bem resolvida, como exercício de experimentação da relação imprensa e cidadania. Se há algo a consertar ou concertar é a realidade.

O entendimento de influência está diretamente relacionado com o nível de expectativas e de idealizações da sociedade. A lista da Fale!, tanto indica que os editores apontaram o radar da influência para o rumo certo, como, em seu resultado, faz notar o quanto ainda devemos amadurecer para encontrar uma estabilidade perceptiva entre fatores sociais como cultura, educação, política e economia. Esse equilíbrio ou a falta dele afeta o nosso sentido de destino e determina o nosso nível de desenvolvimento. A satisfação social fica mais pronunciada quando há o entendimento de uma identidade social sistêmica e compartilhada.

Valorizar diversos nodos de poder e suas interconexões torna a vida mais rica. As pessoas precisam identificar sinais de influência nos grupos aos quais pertencem para se sentirem integradas ao todo. É assim que uma coletividade torna-se mais dinâmica e uma sociedade se fortalece. As cinco categorias abertas pela revista Fale! para consulta pública formam um bom leque para a identificação de papéis modelos, em contraponto aos velhos conceitos de influência, modelados em listas de mais ricos, de políticos mais poderosos, de autores mais vendidos, de celebridades midiáticas, de nomes que compõem as fichas de cerimoniais e de personalidades que ocupam os espaços institucionalizados.

Temos o momento em mãos, o que o editor e publisher Luís-Sergio Santos chama de consistência do agora, conciliada com variáveis históricas. Não precisamos desfazer nada; só precisamos mudar de tempo; para o tempo atual. Estamos onde estamos por tudo o que somos e fizemos. Vamos aplaudir, mas sem esquecer de que esse é apenas um começo de construção de alternativas ainda não pensadas. Em sua carta editorial a Fale! revela a consciência da redação quanto a isso: “Associamos o conceito de influência diretamente à capacidade de influenciar e não diretamente a quem, episodicamente ou acidentalmente, está exercendo algum tipo de poder constituído. Mesmo assim quem habita este status leva vantagem, sim, em relação aos influentes da sociedade civil. Não é à toa que a categoria Políticos constitui a maior lista”.

Luís-Sérgio admite que o adjetivo “influente” traduz prestígio, mas um prestígio vinculado a reconhecimento e credibilidade. E sintetiza bem a questão ao dizer que “Nossa lista não é sobre a influência do poder, mas sobre o poder da influência”. Assim, a Fale! inova e com ousadia coloca em prática uma certa alteração no entendimento de que a identificação social se dá quando temos a sensação de pertencer a vários espaços. Uma lista altamente enxuta e mesclada por cinco categorias coloca o propósito mentalmente no presente e projeta um novo conceito de influência como um farol destinado a descortinar novos parâmetros em um mundo que se transforma.

O bem-estar social se constitui na maneira de encararmos amando ou não os desafios do viver. Para saber o que fazer na escolha dos vários futuros que nos são apresentados a todo instante é preciso que o que acreditamos esteja em pauta, em horizonte de valor e em situação de reconhecimento. A lista dos 30 cearenses mais influentes organizada pela Fale!, mesmo desproporcional quanto ao peso das categorias traz uma boa renovação de nomes no campo das lideranças políticas. Esse oxigênio equilibra um pouco a necessidade de observarmos que a contribuição ao desenvolvimento é uma tarefa transgeracional.

Fazer uma lista de pessoas influentes do presente e no presente é sempre um risco, pois a realidade está perto demais para o distanciamento fundamental a qualquer escolha que se proponha sincera. Neste aspecto, em seus dez anos de circulação ininterrupta, a Fale! se coloca como uma revista ligada, desperta, livre dos vícios do conforto de ficar no lugar comum. Em linha com o crescimento da consciência cidadã e com a intensificação dos fluxos de comunicação entre pessoas e grupos sociais, os esforços da revista apontam para a noção atualizada de influência na vida social, cultural e política cearense. A lista dos 30 mais influentes é um jeito de encarar o que se move, o que instiga, inspira e faz fazer, na reinvenção permanente do cotidiano.

Estou muito contente por fazer parte da lista da Fale!, Compartilho com você, caro/a leitor/a, o belo troféu esculpido em Petra, na Jordânia. Esse reconhecimento representa um reforço a tudo o que tenho defendido e praticado com relação ao jornalismo expressionista, à literatura sincera, ao respeito à infância, à valorização da cultura brasileira no diálogo global, à luta pela leitura e pelo pensamento não subordinado, à defesa da sustentabilidade de fato, à emancipação social, a cidadania orgânica, o combate ao consumo perdulário e ao egoísmo social, dentre outros ideais que movem o meu viver.

www.flaviopaiva.com.br

flaviopaiva@fortalnet.com.br

www.diariodonordeste.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.