Pular para o conteúdo principal

Empreender 2010

“Agora é tempo de crescer”. É com esta visão estratégica que o Empreender 2010 traz amanhã, das 8h às 17h, no Sebrae, uma programação de palestras e oficinas voltadas para o pequeno empresário cearense. O evento deve atrair cerca de 4 mil pessoas em Fortaleza e no interior: Aracati, Crateús, Iguatú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tauá e Sobral são as cidades que receberão o evento e uma feira de produtos dos empreendedores locais.
De acordo com o coordenador geral do Empreender, Nazareno Albuquerque, nas edições anteriores o seminário buscou ajudar na constituição de microempresas e na formalização de empreendedores individuais, por isso, o atual desafio é colaborar com a consolidação e sustentabilidade desses negócios. “Para isso, contamos com a parceria de diversas instituições, como a FCDL, Faculdade CDL, IFCE, Instituto Atlântico e Femicro, que acreditam que a profissionalização é um caminho sustentável para a construção de um Ceará mais justo”, explica.
Entre as novidades deste ano, está a divisão da programação em dois momentos, com eventos na capital e no interior. Em Fortaleza, serão realizadas palestras com nomes de referência no empreendedorismo, como Maria Fernanda Ramos Coelho, presidente da Caixa Econômica Federal; Maria Clara Bugarim, vice-presidente de desenvolvimento profissional e institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Bruno Quick, do Sebrae nacional, Cláudio Ricardo Gomes, reitor do Instituto Federal de Tecnologia e Educação do Ceará; e Carlos Cruz, superintendente do Sebrae. Também serão realizados painéis com casos de sucesso, como o de Deusmar Queiroz, dono da rede de farmácias Pague Menos.
Além do foco na sustentabilidade e no desenvolvimento das empresas, o Empreender 2010 traz um debate de extrema relevância: oportunidades de negócios para a micro e pequena empresa na Copa do Mundo de 2014. Esta palestra será ministrada por Orlando Silva, ministro dos Esportes, com a participação de Sérgio Costa, diretor administrativo do Ceará Sporting Club e do Secretário de Esportes, Ferrucio Feitosa. Um outro painel importante é o “Oportunidades de Empreendedorismo em uma Economia como a do Ceará”, que contará com a participação dos prefeitos dos municípios participantes do Empreender.
Entre os temas da atualidade consta também a palestra “Como desenvolver negócios a partir da Internet: da loja física à loja virtual - comunidades virtuais e redes sociais - novas mídias que ajudam a vender”, conduzida por José Eduardo Azarite, superintendente do Instituto Atlântico; Paulo Santiago, da Avanz; e Fernando Antonio de Carvalho, da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará.
O evento conta ainda com palestras de Juarez Domingues, presidente do Conselho Federal de Contabilidade; Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas (FCDL); Antônia Dalvani Marques Mota, presidente das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Femicro); e Alexandre Cialdini, secretário de Finanças de Fortaleza, além de representantes do Sebrae Nacional e do Banco do Brasil. Todas essas instituições são apoiadoras do evento, oferecendo conhecimentos ou recursos para a sua realização.
Ainda durante o evento, os pequenos empreendedores poderão participar de cinco oficinas: “O que é inovação? Aprendendo a inovar”; “Gestão eficiente do capital de giro”; “Associativismo e cooperativismo – Experiências de sucesso: obstáculos e oportunidades; e “Gestão eficiente e cidadã da micro e pequena empresa” – todas alinhadas com o conceito do evento.
Ano a ano, o Empreender vem crescendo no Ceará. Hoje, é o maior seminário sobre Empreendedorismo do país. Em sua primeira edição, em 2007, a transmissão ao vivo, através de videoconferência, ocorreu em Sobral, Iguatu, Quixadá, Crateús e Juazeiro do Norte, e o evento contou com a participação de 5 mil pessoas. Em 2008, o Empreender teve como tema “Compras Governamentais”, um capítulo especial da Lei do Super Simples. Novamente, milhares de empreendedores acompanharam os painéis de discussão. Em 2009, com o tema “Micro Empreendedor Individual. Seja Legal”, o seminário foi transmitido para um público de mais de 3,5 mil pessoas em nove cidades do interior do Estado.
Programação
8h30 – Abertura - Ministério dos Esportes
9h – Painel I – “Impactos Econômicos da Copa: Oportunidades Negócios para a Micro e Pequena Empresa com a Copa do Mundo de 2014” - Palestrante: Orlando Silva - Ministro dos Esportes.
Moderadores: Ferrucio Feitosa - Secretário de Esportes do Governo do Ceará; Sérgio Costa – Diretor Administrativo do Ceará Sporting Club; Carlos Cruz – Superintendente SEBRAE; Maria Fernanda Ramos Coelho – Presidente da Caixa Econômica Federal; Roberto Smith – Presidente do Banco do Nordeste (CrediAmigo ); Juarez Domingues – Presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

10h15 – Painel II - “MPES: Conquistas e Obstáculos e o que Precisa Avançar. Crescendo com Sustentabilidade” - Palestrante: Cláudio Vignatti - Presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.
Moderadores: Bruno Quick – Gerente da Unidade de Políticas Públicos do Sebrae Nacional; Representante do Banco do Brasil; Cláudio Ricardo Gomes – Reitor do Instituto Federal de Tecnologia e Educação do Ceará; Alexandre Cialdini – Secretário de Finanças do Município; Maria Clara Bugarim – Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

11h15 – Painel III – “Oportunidades de Empreendedorismo em uma Economia Como a do Ceará” - Expositores: Prefeitos Municipais do Ceará participantes do Empreender - Agenor Gomes de Araujo (Iguatu); Expedito Ferreira da Costa (Aracati); Carlos Felipe Saraiva Beserra (Crateús); João Ribeiro Barroso (Itapipoca); Manoel Raimundo de Santana Neto (Juazeiro do Norte); João Dilmar da Silva (Limoeiro do Norte); Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro (Quixadá); José Leonidas de Menezes Cristino (Sobral); Odilon Silveira Aguiar (Tauá); Afonso Tiago Nunes de Sousa (Fortaleza - Coordenador de Áreas para Políticas da Juventude).
Moderador: Salmito Filho – Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

14h – Desfile de moda do projeto Energia Social da Coelce
Show de Humor - ERY E O EMPREENDEDORISMO DO JEITO CEARENSE DE SER

14h30 – Grande Painel-oficina: Como sair de um Centavo a um bilhão de faturamento. Exemplos vitoriosos de empreendedorismo - Deusmar Queiroz – Grupo Pague Menos. Moderadores: Neila Fontenele, Nazareno Albuquerque e Cliff Villar - Grupo de Comunicação O POVO.
15h30 – Fala, empreendedor! A Importância do Associativismo (cases) - Kátia Luna – Gestora do Programa SEBRAE nos bairros; Carmen Costa - Rede Talentos da Beleza;
José Nilton Monteiro - Associação dos Marceneiros de Fortaleza; João Teixeira - Agroindustrial de Limoeiro; Narrimá Borges – Alfhaville Dog – Empreendedora do Ano.
Moderadores técnicos: Alci Porto – Diretor Técnico do SEBRAE (planejamento);
Honório Pinheiro – Presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas – FCDL (capacitação e gestão); Antônia Dalvani Marques Mota – Presidente das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará- Femicro.

16h30 – Grande Painel-oficina: “Como Desenvolver Negócios a partir da Internet: da loja física à loja virtual, comunidades virtuais e redes sociais; novas mídias que ajudam a vender” – José Eduardo Azarite - Superintendente do Instituto Atlântico; Paulo Santiago – Avanz; Fernando Antonio de Carvalho - Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará. Moderador: SEBRAE

18h – Encerramento

Serviço
Empreender 2010 - Dia 10 de agosto, das 8h às 17h, no Centro de Negócios do Sebrae (Rua Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não