sábado, 16 de janeiro de 2010

Matou a Pau...ta 3

Quem banca o Matou a Pau...Ta

A cobertura do Matou a Pau..Ta

http://www.sindjorce.org.br/blog/sindjorce-noticias/categoria/sem-categoria/animacao-marca-primeiro-dia-do-matou-a-pauta

Matou a Pau...ta 2


Mauro Costa, o aniversariante de ontem (37 anos), editor do Matou a Pau..Ta

Matou a Pau...ta 1

Rogério Norões Gomes, Adriana Saboya, mascarado e Carla Soraya, no primeiro sábado do Matou a Pau..Ta 2010

Chuva de gols em Itapipoca

Uma partida de oito gols. Assim foi o jogo entre Itapipoca x Horizonte, hoje à tarde, no estádio Perilo Teixeira. O Itapipoca que estava invicto no Estadual levou de 5 a 3 do Horizonte, que ainda não tinha vencido. Quem também venceu a primeira no certame e assume momentaneamente a liderança, com cinco pontos, é o Ferroviário, que fez 2 a 1, no Boa Viagem, hoje no Serjão. Os dois jogos de hoje à tarde abriram a terceira rodada do 2010 Cearensão. Amanhã tem como destaque Crato x Fortaleza e Ceará x Guarani de Juazeiro.

Nando, um bom cronista esportivo


O Nando Reis como cantor é um excelente cronista esportivo. Show dele hoje no Cocó para mim foi uma negação. Valeu mais pelo finalzinho da abertura com a banda cearense O Verbo. Nando começou o show falando "merda". Bem que se diga para o pessoal que gosta de fazer confusão. Ele que vinha de shows em Crateús e Guaramiranga, encerra a temporada amanhã em Crato. No próximos sábados tem Skank, Lulu Santos e Biquini Cavadão, no Cocó.

Acamp Shalom

"Aventura e muita diversão aguardam os jovens de todo o país neste mês de janeiro: é o Acampamento de Jovens Shalom - Acamp’s 2010. Criado para ser uma opção diferente no recesso escolar e universitário, o Acamp’s invade as principais capitais brasileiras com uma promessa bem ousada: férias inesquecíveis. Em Fortaleza (CE), o Acamp’s ocorre entre os dias 18 e 23 de janeiro, na Fazenda Guarany, em Pacajus, a 50 km de Fortaleza. Em sua 32ª edição, o Acampamento de Acampamento de Jovens Shalom de Fortaleza deve atrair mais de 1.200 jovens para esta opção diferente e divertida de lazer.
Com o tema “Melhor Vida Não Há”, o acampamento acontece há 22 anos na capital cearense. Mais de 50 mil jovens já embarcaram nessa aventura. Nas últimas edições do Acamp’s, foi registrada uma média de 1.200 jovens. “É uma forma de proporcionar aos participantes uma oportunidade de aproveitarem suas férias de maneira sadia e descontraída. Tudo isso sem esquecer das novas amizades que são construídas e da marcante experiência com Deus”, explica Darlan Pereira, o coordenador do Projeto Juventude Para Jesus da Comunidade Católica Shalom, promotora do evento.
Durante os seis dias, os jovens terão manhãs de lazer com prática de esportes radicais, atividades em grupo, gincana, banana boat e remo no açude, intercalados, momentos de adoração e orações. À tarde serão realizadas palestras, grupos de discussões e Seminário de Vida no Espírito Santo. No período da noite, as bandas farão a animação com muita música, além de apresentações artísticas de dança e teatro.
Os jovens inscritos contarão com uma superestrutura especialmente preparada. Serão montados barracões de acampamento, lanchonetes, stands, capela e uma excelente área de lazer com piscinas, quadras de esportes, equipamentos de práticas esportivas. Tudo com toda a segurança para a melhor comodidade dos participantes e para garantir a boa energia e o espírito de aventura.
As inscrições para o Acampamento de Jovens Shalom já estão abertas e podem ser feitas no site do Projeto Juventude (www.comshalom.org/juventude) ou nos centros de evangelização da Comunidade Shalom, em Fortaleza. O plantão é das 8h às 12h e das 14h às 20h. Informações pelos telefones (85) 3261 4444/3268 9366/ 8761 3076. O valor da inscrição é de R$ 170,00 e o participante deve apresentar também duas fotos 3x4 e uma cópia de sua identidade. Isso dá direito ao transporte de ida e volta, hospedagem, cinco refeições por dia, crachá e a programação completa do evento. A saída para o acampamento será no dia 18, na Praça da Igreja do Cristo Rei, na avenida Santos Dumont.
Acamp’s no Brasil e no Mundo
A semente do Acampamento de Jovens nasceu em Fortaleza, em 1987. Com o passar dos anos e o sucesso do evento, em Fortaleza, que atrai mais de mil jovens de todo o país, o Acamp’s se disseminou e hoje é realizado em várias cidades do Brasil e, inclusive, do exterior (França, Suíça, Uruguai, Itália).
Confira os locais e as datas dos Acamp’s neste mês de janeiro:

  • Aracaju - SE » 18 a 21/01/2010
  • Curitiba - PR » 28 a 31/01/2010
  • Florianópolis - SC » 14 a 18/07/2010
  • Maceió - AL » 18 a 22/01/2010
  • Montevidéu - Uruguai » 08 a 10/01/2010
  • Natal - RN - » 18 a 23/01/2010
  • Recife - PE » 27 à 30/01/2010
  • Rio de Janeiro - RJ » 26 à 30/01/2010
  • Salvador - BA - » 14 a 17/01/2010
  • Santo Amaro - SP » 28 a 31 /01/2010
  • São Luis - MA - » 28 a 31/01/2010

Serviço:

Acampamento de Jovens Shalom (Acamp's) - "Vamos Nessa"

Data: 18 a 23 de janeiro de 2010

Local: Fazenda Guarany, em Pacajus

Valor: R$ 170,00

Locais de Inscrições: Shalom da Paz (rua Maria Tomásia, 72, Aldeota), Shalom de Fátima (rua Dom Sebastião Leme, 868, Fátima) e pelo Portal Shalom: www.comshalom.org/juventude

Mais Informações:85-32614444/3268-9366 e 87613076

Comunidade Católica Shalom

Assessoria de Imprensa

Rocélia Santos - 88986451 - 88936744".


Coluna de Esporte do Estadão

"O jornalista Antero Greco assina, a partir de amanhã, uma nova coluna no Caderno de Esportes. Antero deixa o seu espaço semanal na seção "Boleiros" para ampliar seu diálogo com os leitores, passando a escrever três vezes por semana - além dos domingos, terá espaço às segundas-feiras e às sextas-feiras.
A proposta de Antero para a coluna é de manter o seu estilo de um "bate-papo" com o leitor. "Gosto de usar linguagem coloquial e recorrer a personagens que conheci no futebol e na vida", diz. "Esses personagens da vida ilustram o futebol e o leitor se sente mais próximo do colunista."
O jornalista, no entanto, adverte que o bom humor dos textos e dos comentários manterão como linha mestra a imparcialidade, a transparência e o senso crítico. "Meu compromisso é com a verdade e com os leitores. A eles devo prestar contas."
Editor do Caderno de Esportes nos últimos três anos, Antero dedicará a sua experiência à construção da nova coluna e ao planejamento e coordenação da cobertura do Estado na Copa deste ano na África do Sul.
Antero trabalhou para o Grupo Estado pela primeira vez em 1974. Entre idas e vindas, são quase três décadas de convivência com o leitor do Estado. No jornal, participou de coberturas de campeonatos estaduais, nacionais, Copa América, Taça Libertadores e Mundiais de 1982 (Espanha), 1986 (México), 1998 (França), 2002 (Coreia do Sul e Japão) e 2006 (Alemanha). Foi, ainda, chefe de reportagem, redator e editor de Esportes no Estado e na Agência Estado.
Antero integra também a equipe de comentaristas do canal ESPN Brasil desde 1994 e há quase dez anos divide com Paulo Soares a apresentação do Sportscenter, tradicional jornal de fim de noite da emissora.
"A tendência do jornalismo impresso é ser cada vez mais analítico, e essa é uma tarefa que me agrada", afirma. "O Estado sabe da importância de análises exclusivas e me sinto honrado pelo convite. Vou me divertir, e espero que os leitores aprovem."
O Caderno de Esportes continuará com sua seleção de articulistas de futebol, além de Reginaldo Leme, especialista em esportes a motor."

Agenda de hoje

  • Feijoada do Gran Marquise
  • Bloco Matou a Pau..ta
  • Show de Nando Reis.

Pré do Cabral

Cláudio Cabral: "Frennesy, Dona Zefa e Maria Caipirinha serão as principais atrações do "Cabral no Pré-Carvaval, dia 06 de fevereiro, na Crocobeach."

Datas

Regina Marshall: Em 11 de janeiro, o cantor, compositor e violonista Geraldo Azevedo completou 65 anos. Ninguém se lembrou aqui. Já dia 19 será a vez de lembrar a cantora Nara Leão, que completaria 68 anos. Morreu aos 47 de idade.

Gente do Diário

Trailler do Gente
  1. Hélio Passos-uma pesquisa mostrou que 90% dos brasileiros acreditam no anjo, tal como acreditam em Deus. "Em vez"
  2. Rangel Cavalcante-Um dos setores econômicos que mais cresce em Brasília é o da venda da salvação da alma. "De Brasília".
  3. José Augusto Lopes-numa temporada pródiga em horrores, escolher os piores filmes do ano é fácil. "De Olho na tela".
  4. Capibaribe Neto-O drama da menina Alanis e seus desdobramentos sociais.
  5. Capa-O embalos das discotecas agitaram boates e night clubs de todo o mundo, numa busca por liberdade e alegria de viver.

Repentista é profissão

Verão Verdes Mares

Lêda Maria
"Para agitar...
... ainda mais este janeiro de férias, a TV Verdes Mares, em parceria com a Prefeitura e a Amil, realiza a primeira edição do Verão Verdes Mares. Público poderá aproveitar atrações diversificadas em arena que mistura o clima de bem-estar à beira-mar e uma estrutura de clube. Detalhe: tudo gratuito. Evento começa hoje e prossegue em todos os fins de semana do mês, na Crocobeach, Praia do Futuro. Na programação, tenda zen, samba de mesa, aula de dança e parque infantil. Sempre a partir das 9 horas."

Jatinhas de José Maria Melo

  1. O comandante do Veleiro Escola "Cuauhtemoc", José Francisco Gonzalez Galindo, e a Embaixada do México no Brasil, convidando para uma recepção oficial a bordo do Veleiro da Armada do México "Cuauhtemoc", na próxima segunda-feira, dia 18, às 19 horas, atracado na Capitania dos Portos no Cais número 2 Píer Fiscal.
  2. O ministro dos Portos, Pedro Brito, chegou de Brasília confirmando para o fim do mês a licitação da dragagem do Porto do Mucuripe, com as obras devendo ser iniciadas em maio e conclusão no final do ano. Afirmou para o fim do semestre, a concorrência do terminal de passageiros, que deve ficar pronto em 2012.
  3. A jornalista Natércia Rocha lança, dia 21, no Mercado dos Pinhões, dentro do Projeto Quinta Cultural, o seu livro "Rumo Norte"
  4. Silvino Neves, da TV Diário, retornando de Juazeiro do Norte.

Xadrez cearense

Sílvio Carlos: "Neste domingo, a Federação Cearense de Xadrez fará reunião do departamento técnico aberto à participação de qualquer pessoa interessada para discutir os regulamentos que regerão as competições oficiais no Ceará em 2010. A reunião acontecerá às 14 horas, no Colégio Farias Brito (sede Aldeota). A reunião será comandada pelo presidente da Federação, Fernando Lessa e pelo diretor técnico, Antônio Bezerra. Ao final da reunião, será redigido o Regulamento Geral para e 2010. Uma minuta do regulamento está disponível para análise no site da entidade . Acesse www.xadrezcearense.com.br"

Praça Portugal será gota


Paulo Oliveira defende a demolição da Praça Portugal. "Se um dia eu for prefeito de Fortaleza mando demolir a Praça Portugal", disse Paulo hoje em seu programa na 810 Verdinha, quando entrevistava o presidente da Autarquia Municipal de Cidadania (AMC), Fernando Bezerra. O presidente da AMC revelou que a Praça não será demolida, mas deixará de ser redonda. 'Vai virar uma gota com cruzamento em dois tempos. Um para Desembargador Moreira e outro para Dom Luiz. a Praça Portugal é contemplativa, não tem acesso para os pedestres. Então quando ela foi construída a realidade era outra. Ele tem tempo de vida. A solução então que entramos para o tráfego na área é uma solução de nível e não subterrânea, nem demolição", disse em primeira mão Fernando Bezerra no Programa Paulo Oliveira, que teve perguntas também de Tom Barros e Valter (Eletrônica Apollo).
Fernando Bezerra informou ainda na Verdinha:
  • Bezerra de Menezes terá paradas de ônibus no canteiro central, a exemplo de São Paulo e Curitiba.
  • Zona Azul volta dia 25 de janeiro, mas com duas semanas educativas para somente depois a cobrança e multa.
  • Via Expressa será duplicada para Copa 2014. Terá elevados nos cruzamentos da Santos Dumont, Padre Antônio Tomaz e Dom Luiz.
  • 50 novos agentes de trânsito começam a trabalhar antes do Carnaval.
  • Campanhas educativas pela ultrapassagem pela esquerda e faixa de pedestre.


Ciro pra valer

Ciro pra valer. Para o irmãos dele é pra valer a presidente do Brasil.
Ivo Gomes, chefe de Gabinete do governador Cid Gomes (PSB):
"Eu como militante filiado continuo defendendo a candidatura do Ciro, pelo que ele representa, como conhecimento que ele tem do Brasil, pelo competência que ele já demonstrou por onde ele passou, pela honestidade dele já provada. E também pela necessidade do partido se fortalecer nacionalmente. Crescer nossa bancada no Congresso, nas assembleias legislativas e aos companheiros que vão disputar os governos estaduais".
Ivo diz que duas candidaturas da base hoje é necessária:
"Somos um partido que compõe a base do presidente Lula. Entendemos a importância vital para o Brasil, para que não haja um retrocesso nas eleições este ano. Nós temos em comum a vontade do que está acontecendo no Governo Lula tenha continuidade e seja aprofundado. Mas a preço de hoje a nossa tese de duas candidaturas da base é a tese que está se mostrando necessária. A preço de hoje não havendo a candidatura do Ciro, o PSDB, que é o que nós não queremos, venceria as eleições do primeiro turno. As coisas em fevereiro e março elas já vão estar ficando mais claras. Se confimar isso é lógico que Ciro precisa ir para evitar que as eleição seja definida no primeiro turno. Vamos ver o que vai dar".

Guaramiranga musical

"Alunos e professores do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) vão passar seus conhecimentos musicais para jovens instrumentistas durante o I Festival de Música de Guaramiranga, que acontece de 24 a 30 de janeiro. O evento é uma parceria da Prefeitura Municipal de Guaramiranga com a Universidade Estadual do Ceará e a Via de Comunicação e Cultura, que desde 2000 realiza na cidade serrana o Festival Jazz & Blues durante o Carnaval. O I Festival de Música de Guaramiranga contará com aulas instrumentais e masterclasses durante o dia e, à noite, haverá apresentações dos participantes. Durante o evento serão selecionados 15 alunos para a Residência Artística do Festival Jazz & Blues, que será também em Guaramiranga, na semana que antecede o Carnaval. As inscrições para o Festival de Música custam R$ 5,00 por aluno e estão abertas até o dia 23 de janeiro na Secretaria de Cultura e Turismo de Guaramiranga e na secretaria do Curso de Música da UECE, no Itapery. A ficha de inscrição está disponível para download no site da Prefeitura Municipal de Guaramiranga,http://www.guaramiranga.ce.gov.br/ ambiente "eventos". As especificações das oficinas constam na ficha de inscrição.'


Capitão de mar-e-guerra

O Povo: "O capitão de mar-e-guerra Alessandro Sá Cavalcante assumiu ontem à tarde o comando da Capitania dos Portos do Ceará. A solenidade foi realizada por volta das 16h40min. O cargo foi transmitido pelo capitão-de-mar-e-guerra Gerson Luiz Rodrigues Silva, em solenidade presidida pelo comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Edison Lawrence Mariath Dantas. Na última quinta-feira, a nova sede da Capitania dos Portos foi inaugurada em solenidade. O novo endereço é avenida Vicente de Castro número 4.397.

Critica Radical

Vertical:
"O movimento Crítica Radical realiza hoje e amanhã, às 8h30min, na Faculdade de Arquitetura da UFC, encontro para discutir sobre o tema ``A Crise Global & Para Além do Capitalismo e do Socialismo``.

Vide People

Amanhã no novo People:
  • Paula Lima conta só tu-do (!) do Fashion Rio, que vira a reportagem de capa.
  • Pesquisas de intenção de voto Ibope e Sensus fazem simulações realistas Walter Gomes.
  • Menu Político: Vem aí, Marina, a ``sobrinha do Brasil`` -Érico Firmo.
  • Na coluna Sonia Pinheiro, entrevista - caliente - com o deputado Luiz Pontes, cotado para o papel de governamentável tucano.
  • Quem foi situacionista por muito tempo, não aprende a fazer oposição -Inês Aparecida.
  • Omar de Albuquerque apresenta, em Compasso, o dernier cri em ambientação.
  • Marcus Lage, Adriano Nogueira e Rafaela Pinho focam jovens hypados e points idem.
  • A beautiful party Macnish Vibes -juntando gente linda- puxa as Starlights.
  • No Low Profile by Kiko Bloc-Boris, a empresária Aline Góes.

Moana Gastronomia

Sônia Pinheiro: "O Moana Gastronomia & Arte convida para o cocktail de abertura da expô do premiado artista plástico Cláudio César, próxima terça, a partir das 19h30min. O cenário junta o melhor da cozinha internacional com toques regionais e belas obras assinadas por artistas do BR e da cena internacional."

Coelce na Fama

"O Centro de Negócios do Sebrae (Monsenhor Tabosa, 777) sedia, até a próxima quarta-feira (20), a Feira de Artesanato, Moda e Alimentos (Fama), trazendo 52 expositores, em sua maioria microempresários iniciando um negócio, empreendedores informais ou pessoas e grupos em busca de espaço no mercado. A Coelce participa do evento com o projeto Energia Social, levando nove comunidades que fazem parte das ações Coleção de Moda e de Produtos Artesanais, ambas iniciadas em 2009. A participação do projeto objetiva a abertura de canais de comercialização a partir da divulgação das peças produzidas pelas comunidades e do contato destas com o mercado consumidor.

Gerência de Comunicação – Coelce"


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Paço de Luizianne

Foto de Edmar Soares, de O Povo: padre Alberto, deputado federal Eudes Xavier (PT); desembargador Suenon Bastos; governador Francisco Pinheiro (PT); prefeita Luizianne Lins (PT); presidente da AL-CE, deputado estadual Domingos Filho (PMDB); vice-prefeito Tin Gomes (PHS); chefe de gabinete Ivo Gomes; secretária municipal de Cultura, Fátima Mesquita; e secretária do Centro, Luiza Perdigão
Luizianne Lins estava emotiva, nesta noite, na reinaguração do Paço Municipal. Citou O Rappa, disse que estava de lua de mel com o PT, fez referências amáveis a Sérgio Novais, agradecimentos a Cid Gomes, Ivo Gomes, Domingos Filho, Francisco Pinheiro e Eudes Xavier. Elogiou seu secretariado e o vice-prefeito Tin Gomes, além de se dizer uma aventureira e sonhadora. Pediu bençãos "contra as coisas ruins" e prometeu continuar a revitalização do Centro. Luizianne num vermelho com preto básico estava feliz. Sorriso largo com a concretização de obras. E anunciou para a próxima terça-feira (19) a assinatura da ordem de serviço do Cuca, onde era o Brisa do Lago. Disse que conseguiu verba para tocar o Hospital de Mulher e o Estádio Presidente Vargas. A prefeita que assume o PT-Ceará dia seis de fevereiro, será a coordenadora no Estado da campanha da presidenciável Dilma Roussef (PT). Revelou que não há a mínima possibilidade de estar no mesmo palanque do PSDB no Ceará.

Coletiva

Turma da Mônica no Via Sul

Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e amigos: a Turma da Mônica anima as férias do Via Sul Shopping no espaço “No Mundo das Histórias em Quadrinhos”, montado Praça de Eventos do shopping, no Térreo e com organização da Maurício de Sousa Produções. A atração é gratuita e estará em cartaz até 12 de fevereiro. Das 15às 21 horas, crianças de 4 a 12 anos poderão aproveitar várias atrações do espaço da Turma da Mônica, como o “Gibi Gigante” (com rede de escalada, torre, escorregadores, ponte colorida, túneis e teatro de fantoches) e o “Estúdio de Arte”, oferecendo lápis, giz de cera, folhas de papel para pintura – com criação de textos à arte-final colorida para criação de uma HQ. Tudo com o acompanhamento de monitores treinados e com capacidade de receber até 36 crianças. Na área externa do espaço, o público e as crianças poderão conferir, também, uma exposição com a trajetória do autor Maurício de Sousa, a evolução dos personagens da Turma da Mônica e o processo de elaboração de uma história em quadrinhos. O Via Sul trouxe a turminha de Maurício de Sousa porque sabe do carinho que tanto adultos quanto crianças brasileiras têm pelo desenhista que, há 50 anos, encanta através da mensagem carinhosa, alegre e descontraída”, diz Roberta Facó, gerente de marketing. Roberta lembra ainda que a iniciativa cultural é também uma comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos – lembrado no dia 30 de janeiro.

Cleide Castro – Mtb 372/GO - Ana Paula Dantas – CE 1122 JP//Full Time Comunicação e Marketing

Telefones: (85) 3246-0188 / 3246-1978

Turista morre afogado

O turista Cláudio de Sousa Dias, de 39 anos de idade. morreu afogado no Açude da Cadeia, em Ipueiras. Cláudio, de Brasília, estava passeando com a mulher em Ipueiras, quando resolveu tomar banho no açude e acabou se afogando.

Jornalismo da Estácio-FIC

Valente Júnior é o novo coordenador do curso de Jornalismo da Estácio-FIC. Ele susbtitui a Rosane Nunes, que se transfere para a Universidade Federal do Ceará (UFC-Cariri). Valente é o cinco coordenador do curso em sete anos. Começou com Kátia Regina (ficou um semestre), veio Alejandro Sepulveda (ficou quatro anos), Valéria Geremia (um semestre) e Rosane Nunes (três semestres).

Requião e Tin no Domingo Legal

No Domingo Legal, da 810 Verdinha, entrevistas com o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB) e com o vice-prefeito de Fortaleza, Tin Gomes (PHS). É depois de amanhã, das seis às dez da manhã.

Basketworld

Voe Azul

Dinheiro do BNDES

" A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) assinou, anteontem, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Proposta Firme para liberação do empréstimo de mais de 88 milhões de reais para o Programa Municipal de Drenagem Urbana (Drenurb) – 1ª etapa. O Drenurb I tem por objetivo ampliar o sistema de escoamento de águas pluviais na cidade num investimento jamais realizado no Norte/Nordeste na área de drenagem urbana. Informações: 3105.1089."

Tai chi chuan na Volta

"Na próxima segunda-feira (18), às 8 horas, no anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema, na Avenida Beira Mar) tem início a Ação Fortaleza em Férias. Até o mês de fevereiro, período de alta estação, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza uma ampla programação de atividades esportivas e culturais, gratuitas, para todos os públicos. Aulas de tai chi chuan e ginástica, recreação e jogos populares são algumas das atividades disponíveis em espaços públicos da capital para toda a população. Além disso, o projeto Salão de Tabuleiro levará jogos de mesa e tabuleiro para os terminais de ônibus. Confira a programação completa da Ação Fortaleza em Férias no endereço www.fortaleza.ce.gov.br. Mais informações com a assessora de comunicação da Secel, Julia Lopes, pelos telefones 3105.1345/8848.3227.

O novo PV

"A hora é de botar a mão na massa. E é isso que a Prefeitura de Fortaleza está fazendo com o Estádio Presidente Vargas desde o último 23 de dezembro, um dia após a prefeita Luizianne Lins ter assinado a ordem de serviço para o início da reforma do equipamento. O trabalho está apenas no início, mas a obra está ganhando cada vez mais fôlego. Além das escavações para estudos técnicos do solo, algumas pilastras já começaram a ser recuperadas e muros de concreto que estavam comprometidos já foram demolidos. Aos poucos, o PV está ganhando uma nova cara, que será mostrada ao público em agosto de 2010. O valor total da obra é de R$ 38 milhões. Mais informações com a assessora de comunicação da Regional IV, Naara Vale, pelos telefones 3433.2864/8814.8058.

Mauro faz 37 anos e mata a pau..ta


"A programação de desfiles do "Matou a Pau...ta!", bloco de pré-Carnaval dos jornalistas cearenses, começa amanhã, com concentração a partir das 17 horas, em frente ao Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), no Centro da Cidade. O trajeto do bloco segue pela Rua Floriano Peixoto até a Praça do Ferreira, onde passará pela área do bloco "Concentra Mas Não Sai", seguindo até a Praça dos Leões, local onde será feita a dispersão.
Este é o quinto ano de folia do bloco, que reúne profissionais da imprensa, familiares e amigos no período do pré-carnaval. O Matou a Pau..ta! sairá durante os quatro sábados que antecedem o Carnaval, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro. Como já é tradição, um profissional é escolhido por votação como Editor do bloco, ganhando um boneco gigante à sua semelhança e que desfila junto com os foliões. Este ano, o escolhido foi o jornalista Mauro Costa, diretor da AD2M Engenharia de Comunicação, que hoje faz 37 anos de idade e amanhã comemora o aniversário. Nas edições anteriores foram os jornalistas Ronaldo Salgado (professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará-UFC), Ivonilo Praciano (O Povo) e Samira de Castro (Diário do Nordeste). A imagem do editor será estampada também nas camisas e no estandarte do bloco. A camisa será vendida, mas ainda não tem um valor definido.
O "Matou a Pau...ta!" é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, por meio do Edital de Pré-Carnaval, além do apoio do Centro Cultural do Banco Nordeste do Brasil, além do apoio da AD2M Engenharia de Comunicação e da SLA Propaganda.
Início dos desfiles do bloco "Matou a Pau ...ta!"
Datas: 16, 23, 30/01 e 06/02
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro (em frente ao Centro Cultural do Banco do Nordeste)
Horário: 17 às 21 horas.
Informações: 3287-3634 ou 3272-2966
Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio. (85) 9605.0462 ou pelo e-mail bruno@ad2m.com.br

IPTU 2010

"A partir de hoje, os contribuintes de Fortaleza começam a receber os boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2010. Este ano a prefeitura resolveu manter a mesma política de descontos adotada no ano passado. Quem optar pelo pagamento em cota única terá duas opções de desconto: 10% até 05 de fevereiro e 5% até o dia 05 de março. Para obter os descontos a única exigência da Prefeitura é que o imóvel esteja em dia com os exercícios anteriores.
Ao todo, cerca de 500 mil contribuintes receberão, em casa, os boletos do IPTU. Quem quiser se antecipar também pode retirar o boleto através da Internet, no site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br . Somente este ano, desde quando foi disponibilizado na internet, cerca de 18 mil boletos de IPTU já foram acessados pelo site da SEFIN. Além da emissão do boleto, através do site da SEFIN, os contribuintes também podem usufruir de outros serviços como consultar a situação fiscal e emitir extrato de IPTU com os dados cadastrais do imóvel. Para isso basta ter mãos o número de inscrição que pode ser encontrado em qualquer boleto de anos anteriores.
De acordo com a Lei, o limite e as condições de isenção permanecem os mesmos. Desta forma, servidores municipais, ex-combatentes, templos religiosos e entidades populares continuam com isenção garantida. Além disso, todos os imóveis com valor venal até R$ 26.383,85 permanecem isentos. Viúvas, órfãos menores, aposentados e pessoas inválidas têm limite de isenção maior, até R$ 70 mil desde que possuam único imóvel e receba até três salários mínimos.
As alíquotas também permanecerão as mesmas praticadas há cinco anos. Os imóveis residenciais continuam sendo tributados com as alíquotas de 0,6%, 0,8% e 1,4%. Já os imóveis não residenciais, permanecem com duas faixas de alíquota: 1,0% e 2,0%. Todas as alíquotas são aplicadas de acordo com o valor venal de cada imóvel.
Devido à baixa participação do IPTU nas finanças da cidade e a defasagem da Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGVI), que há 12 anos não é atualizada em Fortaleza, a Prefeitura decidiu reajustar o valor venal dos imóveis na cidade.
Para não haver grande impacto no bolso do contribuinte, a Prefeitura optou por reajustar o valor venal dos imóveis de forma escalonada, ou seja, com percentuais diferenciados para os imóveis residenciais situados em cada faixa de alíquota. Os percentuais aplicados no reajuste foram de 25%, 27,5% e 30%, aprovados em dezembro do ano passado pela Câmara Municipal.
Sendo assim, em 2010 os imóveis residenciais com valor venal até R$ 58.500,00 terão um rejuste de 25%; já os imóveis situados na segunda faixa, ou seja, de R$ 58.500,01 até R$ 210.600,00 terão uma atualização de 27,5%. Por fim, somente os imóveis com valor venal acima de R$ 210.600,00 bem como os comerciais ou territoriais é que terão o reajuste de 30%.
O contribuinte que não concordar com a avaliação do imóvel tem até 30 dias, após o primeiro vencimento da cota única para questionar o valor cobrado pela Prefeitura. Para isso basta procurar a SEFIN (Rua General Bezerril, 755 – Centro) e preencher um formulário onde será solicitada a revisão dos dados."

Luizianne vai para o Paço


"A prefeita Luizianne Lins reinaugura hoje, às sete da noite, o Palácio João Brígido, popularmente conhecido como Paço Municipal ou Palácio do Bispo. Na ocasião, haverá exposição fotográfica sobre a história do Paço e dos projetos da reforma do prédio, além da apresentação musical do grupo Marajazz. A bela construção, com traços neoclássicos e art-déco, foi totalmente restaurada e voltará a abrigar o Gabinete da Prefeita. A volta da administração municipal para o prédio possibilitará a revitalização de parte da área central da cidade, além de suscitar o sentimento de valorização e preservação do nosso patrimônio cultural. O investimento da obra foi da ordem de R$ 4.646.890,00.
Fortaleza receberá de volta o Paço Municipal no Palácio do Bispo. A bela construção, com traços neoclássicos e art-déco, restaurada e funcionando como sede administrativa da Prefeitura de Fortaleza.
Essa é uma promessa de campanha cumprida e também um presente à população da cidade. “Dessa forma, estamos atuando na requalificação do centro comercial da capital cearense, valorizando aquela área, além de aproximar o foco da administração do povo de Fortaleza”, explicou a prefeita Luizianne Lins, ao falar sobre o projeto. Estarão presentes à solenidade o titular da Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Cooperii), Geraldo Accioly, o titular da Secretaria Executiva Regional II (SER II), Humberto de Carvalho Júnior, e a titular da Secretaria Executiva do Centro de Fortaleza (Sercefor), Luiza Perdigão, além de outros secretários municipais e membros da administração pública. Como parte do trabalho de restauro do prédio, foi elaborado um estudo para a retomada dos antigos lustres, fachada e piso. No entanto, no restante da obra, foram necessárias adaptações que respeitassem a idade do projeto arquitetônico, mas o fizessem atender as necessidades modernas. Por exemplo, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias novas, pontos logísticos para recursos tecnológicos, câmeras de segurança, condições de acessibilidade para pessoas com deficiência (blocos de elevadores e rampas internos). Um ponto inovador foi a construção de um anexo administrativo que não imita o estilo do Palácio do Bispo, mas dentro de uma proposta arquitetônica contemporânea dialoga com as suas linhas e desenho. Esse local abrigará assessorias diretamente ligadas ao Gabinete da Prefeita. Além disso, será criado também um café para receber os visitantes. A partir desse novo olhar, voltado para a relação entre o prédio púlico, a população e o centro da cidade, espera-se movimentar também o entorno, que funciona sobretudo com atividades comerciais. Isso deverá estimular os proprietários a manter e valorizar as fachadas históricas de seus prédios, localizados em um dos bairros com maior concentração de qualidade em arquitetura antiga em Fortaleza. “O restauro do Palácio e do Bosque significam a recuperação de um importante bem material da cidade, a possibilidade de revitalização da área central e suscitam o sentimento de valorização do patrimônio cultural”, defende André Nogueira, coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor. Iniciada em maio de 2008, a obra totaliza 5.529,22 metros quadrados. Realizada com recursos do tesouro municipal, a reforma custou R$ 4.646.890,00, sendo finalizada em novembro de 2009. Desde então, o Paço Municipal passou a receber equipamentos, mobiliário e a mudança das secretarias que irão deixar o prédio da avenida Luciano Carneiro, onde o Gabinete da Prefeitura funcionou desde a década de 1990. No entanto, enquanto o Palácio do Bispo será entregue continuarão as obras de valorização do ambiente no entorno para completar a requalificação do complexo arquitetônico do Paço Municipal. O Bosque João Delgado, com 19 mil metros quadrados de área, receberá orquidário, banheiros, café, anfiteatro, todos com garantia de acessibilidade para portadores de deficiência."

Bailarinas de Horizonte


"Depois de conquistar o 1° lugar na “Festa das Flores” da Hungria, em agosto do ano passado, os bailarinos da Academia de Artes Vania Dutra, do município de Horizonte, embarcam, na madrugada desta segunda (18), para a África. O grupo, que faz parte de um projeto social que atende crianças, adolescentes e jovens carentes, vai se apresentar na Conexão Cabo Verde junto com outras companhias cearenses de dança. O evento integra a programação da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará e está acontecendo na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, de 13 a 23 de janeiro.

A Conexão Cabo Verde seria realizada em novembro do ano passado, mas foi adiada para este mês de janeiro por conta de um surto de dengue no país. Os bailarinos embarcam para a África irão chegar ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, às 22h, deste domingo (17). A comitiva será formada por 18 bailarinos, com idade entre 16 e 29 anos, e estará sob a responsabilidade da bailarina e presidente da Associação Pró-Criança Adolescente de Horizonte, Marília Nogueira.

Durante a semana na África, os bailarinos vão fazer apresentações com a direção da coreógrafa Valéria Pinheiro, além de participar de oficinas, cursos e mesas-redondas. Na quinta-feira (21), os artistas vão apresentar ao público africano o “Vozes Nagô”, espetáculo que valoriza as raízes afro-brasileiras, no Teatro Nacional. Na sexta-feira (22), integrarão o debate de “Os Bons Encontros”, no Centro Cultural Português, e, no sábado (23), vão realizar pelas ruas da cidade de Praia, o Cortejo de Ritmos Nordestinos, com concentração na Praça Alexandre Albuquerque.

Os integrantes da banda Dona Zefinha também vão participar das apresentações e prometem mostrar o melhor da música regional brasileira. Os bailarinos viajam com o apoio da Prefeitura de Horizonte e da empresa Vulcabras e o patrocínio da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará. A Academia de Artes Vania Dutra é uma fundação sem fins lucrativos de Horizonte que atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Mais informações sobre o musical “Vozes Nagô” e sobre a Academia de Artes Vania Dutra

Com coreografia e direção artística de Valéria Pinheiro, “Vozes Nagô” resgata a história da cultura afro-brasileira e do negro horizontino por meio da música e da dança contemporânea. “Para representar a diversidade cultural afrodescendente, investimos nos movimentos fortes e expressivos da dança contemporânea e da capoeira, além da riqueza musical do batuque e do sapateado”, ressalta a coreógrafa.

Nesse cenário de valorização das raízes culturais afro-brasileiras, o musical perpassa pelas danças e ritos dos Orixás, pela capoeira, pelas brincadeiras infantis africanas e pelos costumes dos moradores da comunidade de Alto Alegre, localizada em Horizonte, e hoje considerada remanescente dos Quilombos pela Fundação Palmares. Homenagem também ao Negro Cardoso que, segundo relatam os mais antigos na região, seria o primeiro morador de Alto Alegre e ao Negro Cazuza, primeiro escravo libertado no Estado.

Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Horizonte. Falar com Ludmila Vitorasso (9156.0038) ou Gabriela Alves (88496038) pelo fone 3258.1001.


Seguidores

Arquivo do blog