Pesquisar no blog

sábado, 13 de fevereiro de 2010

ônibus anfíbio

A cidade Glasgow, na Escócia, está testando um novo ônibus anfíbio - que pode andar na terra e na água - para atender às comunidades de Renfrew e Yoker que precisam atravessar o Rio Clyde de balsa. O ônibus, construído na Holanda, custa aproximadamente US$ 1 milhão e é projetado carregar 50 passageiros em operações sem interrupções no asfalto e na água. A cidade de Glasgow estuda substituir as antigas balsas que atravessam o Rio Clyde pelo moderno ônibus até março deste ano, se os testes forem bem sucedidos. Deveríamos ter vários ônibus anfíbios aqui no Brasil para andar nas enchentes, principalmente na cidade de São Paulo que está quase submersa... mas é melhor gastar dinheiro com menssalão não é? (Ita de Castro)

Ceará x PSV

http://blogs.diariodonordeste.com.br/jogada/ronaldo-romario-vampeta-e-psv-em-amistoso-contra-o-ceara/

Renascer

Márcia Andréia Araújo Leite, 33, vai para o Renascer pela segunda vez. Ano passado, após muitos convites para passar o carnaval em outros lugares, mas ela optou conhecer o encontro no Ginásio Paulo Sarasate. “Foi maravilhoso, muito diferente do que eu esperava, algo que marcou minha vida”, disse ela. Márcia Andréia conta que, este ano, já recebeu vários convites de amigos para passar o carnaval em outras cidades. Mas a sua escolha já foi feita: “Não troco o Renascer por nada. Gostei muito do ano passado. Quero participar dos três dias de encontro e ainda quero levar minhas amigas”, declarou.

Assim como Márcia Andréia, todos os anos, milhares de pessoas optam por passar um carnaval diferente, longe da folia, mas nem por isso menos animado e divertido. O Renascer é um dos locais preferidos para quem decide ficar em Fortaleza. Promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Renascer 2010 chega a sua 24ª edição com o tema "A alegria nasce do amor"(Bento XVI). O evento será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2010, a partir das 8h, no Ginásio Paulo Sarasate. Mais de 12 mil pessoas são esperadas, diariamente, neste grande evento de alegria e oração.

"O Renascer 2010 será um grande momento de louvor, oração e confraternização, uma opção de lazer para quem deseja passar um carnaval diferente. Não se trata apenas de uma alternativa a quem não gosta de folia, mas sim, de oferecer mais uma opção de lazer e entretenimento à população, uma opção onde ele encontrará a verdadeira alegria, que não passa após o término do carnaval", afirma a coordenadora do evento, Gabriella Dias.

Tradição

Já se tornou tradição, em Fortaleza, a realização de retiros durante o carnaval, algo que envolve grande parte da população. Há anos que a capital cearense é conhecida pela realização destes tipos de encontro no período carnavalesco. O Renascer é um dos mais tradicionais e foi o primeiro grande evento aberto ao público. Antes, havia apenas retiros fechados, realizados por membros de grupos de oração da Igreja Católica que buscavam uma alternativa à folia. Hoje, 24 anos depois, o Renascer faz parte do calendário da cidade, sendo um dos principais eventos que ocorrem em Fortaleza no período de carnaval.

A idéia se espalhou e, hoje, o Renascer acontece em mais de 30 cidades brasileiras, entre elas: Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Curitiba, Teresina, São Luís, Belo Horizonte, além dos municípios cearenses de Aracati, Aquiraz, Sobral, Crateús, Juazeiro do Norte, Pacajus, Quixadá e Itapipoca.

Solidariedade

A Solidariedade é uma das marcas principais do Renascer. Durante o evento, a organização estará arrecadando alimentos não perecíveis que serão destinados às vítimas do terremoto no Haiti. Além disso, uma unidade móvel do Hemoce estará no local para a coleta de sangue e cadastro para doadores de medula óssea. A parceria com o Hemoce já dura 7 anos.

Criança

O Renascer é um evento para todas as idades. Enquanto os jovens e adultos aproveitam a programação no Ginásio Paulo Sarasate, as crianças terão um espaço totalmente dedicado a elas: o Renascerzinho. Uma programação especial está sendo feita para a garotada, que passará os três dias no ginásio do Colégio Salesiano Dom Bosco.

Programação

Em Fortaleza, uma grande estrutura será montada no Ginásio Paulo Sarasate para acolher os participantes, com lanchonetes, stands com produtos religiosos, ambulatório. Mais de 1.500 voluntários participarão no apoio do evento. Participam do Renascer o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, a co-fundadora, Maria Emmir Nogueira, o padre Antônio Furtado e o carmelita descalço, frei Patrício Sciadinni.

Serviço:

Renascer 2010 - "A alegria nasce do amor!"

Data: 14, 15 e 16 de fevereiro de 2010

Horário: a partir das 8h

Local: Ginásio Paulo Sarasate;

Presenças: Moysés Azevedo, Emmir Nogueira, Pe Antônio Furtado, Frei Patrício Sciadini O.C.D.

Entrada Gratuita

Informações: (85) 3261 4444/ 3295 4583/ 30876047

--
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Jornalista Rocélia Santos (CE01775JP)
Tel.: (85) 8893.6744/ 88986451

Carnaval on line

Samba, suor e interatividade. Em ação inédita, feita pelas empresas boo-box, Pepper e pontomobi para os computadores Positivo, marca patrocinadora do desfile da Portela em 2010, pela primeira vez na história do Carnaval do Rio internautas e foliões distribuídos pelos cinco continentes poderão participar de forma interativa de um desfile da Marques de Sapucaí. “Pessoas de diversas partes do mundo poderão enviar mensagens de texto e imagens, que serão transmitidas em tempo real”, conta Alessandro Alves, VP de criação da Pepper. Para isso, seis telões gigantescos serão instalados em um dos carros alegóricos da escola. As imagens e mensagens de texto poderão ser enviadas através do hotsitewww.positivopranacao.com.br e por SMS. Para dar vida ao arrojado projeto, foi necessária a união de empresas tão complementares como a Pepper, a boo-box, a pontomobi e a própria Positivo, cobrindo a operação de hotsite, equipamentos de hardware na passarela do samba, integração mobile das plataformas em tempo real e divulgação em redes sociais - como Twitter, Facebook, Orkut e blogs. “Este projeto tem a cara da mídia social. O Carnaval já tem a característica de festa popular, então nada faria mais sentido do que o conteúdo ser construído pelos usuários. Portanto, utilizamos as mídias sociais para estes enviarem suas fotos e textos, através de blogs, comunidades, redes sociais e twitter”, explica Fred Pacheco, diretor comercial da boo-box. No primeiro dia de divulgação da ação, forma exibidos mais de 4 milhões de banners, o site já recebeu a participação de mais de 6 mil usuários enviando conteúdos e o tema foi discutido no twitter por usuários que falavam sobre sua participação na promoção, para de alguma forma estar presente na passarela do Samba durante a principal festa popular do mundo, alcançando mais de 62 mil usuários do serviço de microblog. A| boo-box, (www.boo-box.com.br), foi criada em 2006 e, logo em seu segundo mês de operação, foi citada na renomada publicação TechCrunch, que referenda empresas que terão vida longa. Recebeu, então, investimentos da Monashees Capital, empresa de Venture Capital com foco em mídias digitais, e a partir daí começou a expandir seus negócios, sempre com foco em oferta de publicidade em mídias sociais. Com mais de 6 mil sites e blogs afiliados, o Sistema de Publicidade para Mídias Sociais é o produto mais recente da empresa, tornando-se uma excelente opção para agências e anunciantes que investem no universo web.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – boo-box
OCA COMUNICAÇÃO (www.ocacomunicacao.com.br)
Marcelo Affini – affini@ocacomunicacao.com.br
Bruno Pinheiro – bruno@ocacomunicacao.com.br
Bruna Russo –
brusso@ocacomunicacao.com.br
Tel. (11) 3034-4662

Assinatura Bruna

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pago

Murdoch briga por conteúdo pago

Cobrança por acesso a notícias na internet vira guerra ideológica contra dono do 'Guardian'

Eric Pfanner

Tamanho do texto? A A A A

THE NEW YORK TIMES
Bem-vindo à mais animada luta em Fleet Street. No canto azul do ringue, Rupert Murdoch, diretor executivo da News Corp. No vermelho, Alan Rusbridger, editor do The Guardian. Cada um querendo nocautear a visão do outro sobre o futuro do jornalismo. No jornal impresso, não existe concorrência. Murdoch é o peso pesado campeão do mundo da mídia; um lutador antigo cujos prêmios incluem jornais como The Sun, The Times, de Londres, The Wall Street Journal e o The New York Post. Rusbridger é relativamente um peso pena, uma espécie de Harry Potter que dirige uma única publicação modesta.

Mas jornal impresso é coisa do passado. Essa disputa é pelo ciberespaço. E quando Murdoch ou os seus jornais estão envolvidos, Rusbridger não está recuando. Ele causou o primeiro sangue derramado no presente assalto, que se centraliza na questão se os websites de um jornal devem cobrar dos seus leitores: Murdoch diz sim, Rusbridger diz não.

Tendo "reduzido brutalmente o preço dos seus jornais, que são vendidos abaixo do custo, para conquistar mais público ou rechaçar a concorrência", Rusbridger, num recente discurso, disse que "esse mesmo Rupert Murdoch está sendo enfático demais, quando afirma que o leitor tem de pagar um valor adequado pelo conteúdo ? impresso ou digital".

Segundo o editor inglês, o chamado "pay wall" (barreira que só pode ser passada mediante pagamento) seria uma péssima ideia para o jornalismo do The Guardian, que tem se beneficiado do livre intercâmbio de ideias na internet, e também para a sua empresa, que espera converter o crescimento da sua tiragem em receitas de publicidade maiores. Os jornais que desafiarem essas tendências, disse, correm o risco de "cair no esquecimento".

Até recentemente, com a taxa de crescimento da propaganda online alcançando os dois dígitos e as receitas do jornal impresso em declínio, a posição de Rusbridger reflete a opinião predominante no setor jornalístico. Mas esse crescimento da publicidade na internet estancou durante a recessão, levando muitas editoras de jornais e revistas a repensar seus modelos de negócios. Murdoch pretende começar a cobrar pelo acesso aos sites dos jornais da News Corp ainda este ano. Um deles, aliás, o The Wall Street Journal já cobra.

A News Corp não está sozinha. O The New York Times, proprietário do International Herald Tribune, já disse que começará a cobrar dos leitores em 2011, usando um sistema que oferecerá um número limitado de artigos gratuitos. Editoras como a Axel Springer, na Alemanha, também planejam oferecer conteúdo digital pago.

Mas Murdoch tem sido o mais direto proponente da cobrança, e respondeu aos jabs do seu competidor com um direto no queixo. Durante uma teleconferência na semana passada sobre os lucros da News Corp, ao ser indagado sobre o que pensava da posição de Rusbridger, ele respondeu com um palavrão.

Se Murdoch e Rusbridger são os lados opostos de uma divisão ideológica, isso ocorre em parte por causa das profundas diferenças nas empresas que ambos dirigem. O The Guardian é de propriedade de uma sociedade não lucrativa, e Rusbridger admitiu que tem tido prejuízo. A News Corp está atenta aos seus acionistas, mesmo se algumas das suas publicações, como o The Times, não sejam lucrativas.

Essa divisão vai além. Murdoch claramente não dá a mínima para a marca de liberalismo representada por Rusbridger e o Guardian. Numa biografia recente, o jornalista americano Michael Wolff disse que Murdoch qualificou Rusbridger de "doido" numa entrevista. O jornal de Rusbridger, entretanto, não perde a oportunidade para lançar um ataque contra Murdoch. No verão passado (no hemisfério norte) o jornal publicou uma série de reportagens de capa em que se afirmava que um tabloide da News Corp, The News of the World, tinha grampeado telefones de celebridades e autoridades britânicas.

Segundo a News Corp, o The Guardian tinha desenterrado uma antiga matéria e que o tabloide já admitira ter acessado ilegalmente alguns telefones celulares. No entanto, Rusbridger e Murdoch podem não estar tão afastados quando debatem sobre o que deve ser pago ou gratuito. O The Guardian já cobra por uma aplicação do iPhone. Por outro lado, parece improvável que Murdoch vá erigir um paredão blindado protegendo os websites dos seus jornais. O mais certo é que parte do conteúdo continuará grátis, com os serviços pagos abrangendo ofertas de outros parceiros ou websites da News Corp. Mas a luta entre os dois vai continuar nos entretendo.

Tradução de Terezinha Martino

Nossa coluna esportiva

http://www.oestadoce.com.br/?acao=colunas&subacao=ler&colID=41

Estadinho-Esporte

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&cadernoID=9

Censurado há 196 dias

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100212/not_imp510156,0.php

Enterrado Armando Falcão

Morre, aos 90 anos, Armando Falcão

Ex-ministro da Justiça ficou conhecido por lei que impediu MDB de usar propaganda política para criticar ditadura

Talita Figueiredo

Tamanho do texto? A A A A

DITADURA - Fiel ao regime militar, Falcão foi ministro no governo dos presidentes Ernesto Geisel e Juscelino Kubitschek e ficou marcado pelas restrições à liberdade de expressão



RIO
O ex-ministro da Justiça Armando Ribeiro Falcão morreu na noite de quarta-feira, aos 90 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia.

Falcão já apresentava fragilidade de saúde havia um ano, por causa da idade avançada. Por algumas semanas, enfrentou uma forte pneumonia. Segundo seu filho, o advogado José Armando Bezerra Falcão, o ex-ministro morreu em casa, em Botafogo, na zona sul do Rio.

O ex-ministro, que ocupou cargos nos governos Juscelino Kubitschek e Ernesto Geisel, foi enterrado ontem, no Cemitério São João Batista, no mesmo bairro. A cerimônia foi acompanhada apenas por parentes e amigos.

Armando Falcão estava formalmente afastado do poder desde 1979, mas ainda atuou nos bastidores da política por mais de uma década.

Na ditadura militar, o ministro ficou marcado pelas restrições à liberdade de expressão. A chamada Lei Falcão, da qual foi autor, em 1976, eliminou a possibilidade de o MDB - única legenda de oposição - usar a propaganda política para criticar o governo militar. A legislação determinava que os candidatos pudessem divulgar no rádio e na televisão apenas o currículo, o partido e o número do registro na Justiça Eleitoral. A frase "nada a declarar" era uma de suas marcas registradas.

Fiel ao regime militar, Falcão acabou apoiando a eleição do oposicionista Tancredo Neves, em 1985, por discordar da candidatura de Paulo Maluf pelo PDS.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Seis no gol

Michel Alves é o sexto goleiro do Ceará. A lista começou com Eduardo. Passou por André Sangalli, França, Diego e Jean.

Guarasol empata a sexta

O Guarany de Sobral empatou hoje a sexta partida na Primeirona do Cearensão 2010. Ficou no 1x1 com o Itapipoca, no Junco. Divide a liderança com o Ferroviário com 18 pontos cada. O Guarasol em dez partidas ganhou quatro e empatou seis. Continua invicto. Na última rodada da classificatória em plena noite da quarta de Cinzas vai enfrentar o Ceará. Já o Guarani de Juazeiro do Norte ganhou hoje de 3x1 do Maranguape, no Romeirão e está em terceiro lugar com 16 pontos.

Cagece no Carnaval

"A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está preparando os sistemas de abastecimento de água dos principais destinos turísticos cearenses para o aumento da população flutuante durante este carnaval. Diversas equipes estarão de plantão no período e as solicitações de serviço podem ser feitas pelo telefone 0800 275 0195. Em Beberibe, que deve receber cerca de 100 mil pessoas, a Cagece está instalando um conjunto motobomba de 75 kva nova com vazão aproximada de 110metros cúbicos por hora (m³/h), aumentando a oferta de água. Hoje a vazão é de 70 m³/h. Em Aracati a oferta de água deve aumentar de 20% a 30% durante o período do Carnaval. Para isso, a Cagece fez a manutenção da adutora que vem das dunas, instalou equipamentos (ventosas) para controlar a pressão e reforçou a travessia da adutora em pontos onde há grande circulação de veículos. O aumento na vazão também é garantido pela utilização de um ponto de captação alternativo. Além de Aracati, Fortim e Canoa Quebrada também tiveram ação preventiva nos poços de captação. Também foram instalados equipamentos reservas para evitar eventuais interrupções prolongadas. Em Caponga, a Cagece fez manutenção nos poços, instalou equipamentos reservas e refez o sistema de iluminação das áreas de trabalho. Em Cascavel e Aquiraz, todos os equipamentos passaram por manutenção. No Maciço de Baturité, houve diversas ações preventivas. Em Guaramiranga, houve a instalação de um conjunto motobomba reserva e manutenção dos pontos de captação. Em Baturité, a Cagece fez a manutenção preventiva dos equipamentos, instalou misturador rápido na estação de tratamento e revisou a fábrica de cloro. Em Aratuba, houve revisão nos equipamentos, assim como em Mulungu e Pacoti. Para o carnaval no interior, a Cagece aumentou a oferta de água em 35% em Quixeré. Foram perfurados dois novos poços. No litoral oeste, haverá instalação de bombas reservas, utilização da capacidade máxima dos reservatórios e bombeamento chegando a 24 horas por dia.

Coordenadoria de Imprensa da Cagece/Márcio Teles (marcio.teles@cagece.com/ 3101.1828)

Fátima Morais ganha 2ª Benfolia


Fátima Morais com Bloco da Folia ganhou o II Festival de Músicas Carnavalescas do Shopping Benfica (Benfolia). Em segundo lugar ficou Tião Simpatia com "Rapadura Cultural". O terceiro lugar foi "Carnaval das Ilusões" com Marcelo Dantas. O Melhor carnavalesco foi Décio Brandão (foto). A melhor intérprete, Fátima Morais. Já o melhor figurino ficou com Marcelo Dantas.
O 2ª Benfolia teve 21 finalistas hoje. O juri hoje contou com a participação especial da Realeza comandada pelo Rei-Momo André Luiz. Do jurado destaco os jornalistas Ivonilo Praciano, Eliomar de Lima, Paulo Tadeu, Nelson Augusto e Fernando Brito. Fiz parte do juri da primeira eliminatória.
A final de hoje teve apresentação de um couvert de Ivete Sangalo.

Ambev Ceará

Equipe AmBev Ceará - Ricardo Abuhad, Gerente Regional de Marketing, André Stolf, Diretor Regional Industrial, Gustavo Assumpção, Diretor Regional de Vendas, Cesar Portela, Gerente Regional de Marca e Luiz Otávio, Trade Marketing. Foto: Denise Mustafa / Divulgação

Nem ai

No site do PT-Ceará (http://www.ptceara.org.br/) nada na posse de Luizianne Lins hoje.

PT-CE de cara nova


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) toma poosse hoje na presidência do PT Ceará. A sede está reformada. Desde a pintura da frente até a troca de todos os móveis e computadores, a ideia dessa transformação é poder acolher cada vez melhor a militância petista e a todos que passam pela casa. Para o presidente sainte, Ilário Marques, “a reforma foi uma demonstração de boa gestão e com transparência. Que além do lado de atuação política, mostrou o lado importante no funcionamento do partido. Essa iniciativa valorizou mais ainda a presença da nossa militância dentro do partido”.
O secretário de finanças, Reudson de Souza, afirma que “esta é uma casa histórica para nós petistas, então, temos que valorizar e cuidar. E junto com os 30 anos do PT encerramos o mandato com a sede do PT Ceará com uma cara nova”.
Os avanços realizados pela secretaria de comunicação também foram vários. Um site novo que foi ao ar este mês, uma revista a Militante e um informativo o Militante petistas. Todos esses instrumentos de comunicação fizeram com que a militância e simpatizantes se aproximassem partido. E tudo isso foi possível por conta dos investimentos que foram feitos.

Benfolia hoje

Os vencedores da primeira eliminatória do 2º Benfolia

Coletiva na avenida

O chefe de gabinete da Guarda Municipal e Defesa Civil, Jaques Aguiar, apresenta amanhã, sexta-feira (12), a partir das 10 horas, em coletiva de imprensa, o sistema de videomonitoramento que irá funcionar durante o Carnaval de Fortaleza 2010. O encontro acontecerá na sala de videomonitoramento, instalada na Av. Domingos Olímpio com Rua Assunção. O sistema, composto por 42 câmeras, está instalado em dois locais: Av. Domingos Olímpio e na Praia de Iracema.
Mais informações com a assessora de comunicação da Guarda Municipal, Marta Pinheiro, pelos telefones 3066.2335/8814.8037.

Benfolia

Hoje à noite, a final do 2º Benfolia, no Shopping Benfica. Este é o juri do concurso de marchinhas

Camisinhas

A Secretaria de Saúde de Fortaleza já distribuiu 500 mil camisinhas. Os preservativos foram entregues no Pré-Carnaval, que movimentou os cinco últimos sábados na capital cearense. Mais 500 mil camisinhas serão distribuídas no Carnaval. As camisinhas serão entregues no Carnaval de Rua da Domingos Olimpio, da Praia de Iracema e nos bairros. As atrações no Aterrinho da Praia de Iracema são Diogo Nogueira, no sábado; Zeca Baleiro, no domingo; Orquestra Imperial, na segunda; e Nação Zumbi, na terça-feira. A previsão é que 50 mil pessoas assistam este ano aos desfiles das escolas de samba, maracatus, blocos e cordões. Agência Radioweb, Lauriberto Braga com informações do Ceará

Carnaval na Câmara

A realeza momina hoje na Câmara dos Vereadores de Fortaleza

Campeonato de Surf

A Escola de Surf Praia do Mero realiza neste sábado, dia 13 de fevereiro, Campeonato de Surf. O evento acontecerá entre o trecho da praia que fica entre a Avenida Pasteur e o Kartódromo, no bairro Pirambu. Nesta sexta, dia 12, a comunidade realizará, com apoio da Ecofor Ambiental, um mutirão de limpeza da praia. Além de coletar o lixo, beneficiando cerca de 2 mil famílias que moram na área, os organizadores de evento, juntamente com a Ecofor, realizarão trabalho de educação ambiental para sensibilizar a comunidade a fim de deixar a praia mais limpa.

A Ecofor participará do evento com sua equipe de educadores ambientais do Projeto Ecocidadão, além de distribuir sacos e luvas para coleta de lixo e lanche para os voluntários. Cerca de 100 pessoas devem participar da ação de limpeza e 4 tambores de lixo serão disponibilizados na área para recolher entre 500 a 600 quilos de resíduos entre sacos e copos plásticos e pedaços de isopor. A ação de limpeza terá início às 9 com término previsto para 12 horas e um caminhão compactador da Ecofor dará o destino final ao material recolhido, que será levado ao Aterro Sanitário Metropolitano de Caucaia (Asmoc).

ECOCIDADÃO

Mantido pela Ecofor Ambiental, o programa Ecocidadão consiste em promover atitudes conscientes para a preservação do Meio Ambiente em comunidades carentes que necessitavam diminuir a quantidade de pontos de lixo solto, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental e a melhora na qualidade de vida da população.

A iniciativa, estendida neste ano aos moradores dos bairros da Barra do Ceará, Goiabeiras, Cristo Redentor, Nossa Senhora das Graças e Pirambu, teve início em 2005, nos bairros do Papicu, Vicente Pinzón, Serviluz, Praia do Futuro, Castelo Encantado. Desde a implantação do programa, a Ecofor registrou, nesses locais, a redução dos resíduos domiciliares dispostos de forma inadequada.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de educadores ambientais que expõem conceitos básicos de higiene e informam como tratar corretamente o lixo. Os líderes comunitários e os alunos das escolas tornam-se agentes multiplicadores que estimulam atitudes responsáveis para a preservação ambiental.


Recepção carnavalesca

Olhem como as pessoas estão sendo recepcionadas logo no desembargue no Aeroporto de Guararapes em Recife. Tirei essa foto ontem à tarde. Folia é grande. Devido ao Carnaval, hoje as escolas em Recife não terão aula por causa do trânsito e da folia. Meu primo recebeu comunicado avisando. Seria bom se isso fosse no Brasil todo. FaTiNHaHoLaNDa

Exploração não

Amanhã a partir das 10 horas, Fortaleza começa a participar oficialmente da Campanha Nacional contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval. O lançamento acontece no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A iniciativa é da Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci), da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH). Uma estrutura de stand será montada no aeroporto e receberá Carmem Oliveira, Subsecretária de Promoção dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH); e Leila Paiva, coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, da SEDH. Na ocasião, haverá apresentação musical da Charanga do Tatá, bloco formado por crianças e adolescentes participantes dos projetos da Funci. Durante todo o dia, educadores farão abordagens, principalmente, nos embarques e desembarques de passageiros, entregando material informativo.

Novo IRPF cassa versão papel

Estadão: "As mudanças nas regras do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano vão liberar 1,5 milhão de brasileiros da obrigação de fazer a declaração anual ao Leão. Com a queda esperada no número de declarações - de 25,5 milhões para 24 milhões - a Receita Federal quer se envolver menos com a checagem das contas dos pequenos contribuintes e se concentrar na fiscalização dos grandes contribuintes, onde a sonegação causa um prejuízo maior aos cofres do Tesouro. O prazo para entrega da declaração do IRPF 2010, com base nos rendimentos de 2009, não mudou: vai de 1º de março a 30 de abril.
Para beneficiar a população com renda mais baixa e diminuir a burocracia, o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, anunciou mais três novidades - duas delas vão entrar em vigor só no ano que vem.
No próximo ano não serão mais recebidas declarações em formulário em papel e o limite de isenção para a obrigação de prestar contas à Receita vai saltar de R$ 17.215,08 para R$ 22,487,25. Com a alteração, a declaração deste ano será a última em papel. Em 2011, a declaração deve ser feita via online ou, no máximo, por disquete - que continuará a ser recebido nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Das 25,5 milhões de declarações recebidas no ano passado, 127 mil forem entregues por formulário. "A maioria desses documentos é lixo", afirmou Adir, acrescentando que boa parte dos documentos possui erros de informação como, por exemplo, o número do cadastro de pessoa física, o CPF. O fim das declarações em papel está sendo feito um ano antes para que os contribuintes se preparem para a nova realidade.
Na avaliação do supervisor, a medida não deve mudar muito a vida dos brasileiros. Afinal, em determinados casos, já era exigida a apresentação da documentação online - por exemplo, na entrega da declaração com atraso ou ainda a retificadora, que só pode ser feita via internet.
A terceira medida, que entra em vigor já neste ano, também vai liberar mais contribuintes da obrigação de fazer a declaração. Agora, o contribuinte terá de encaminhar a declaração apenas se a soma de todo o patrimônio for superior a R$ 300 mil. Antes, o limite era de R$ 80 mil. Vale lembrar que, se o brasileiro não tiver patrimônio de R$ 300 mil, mas contabilizar rendimentos tributáveis acima de R$ 17.215,08 no ano, terá de apresentar prestação de contas ao Fisco.
SÓCIOS SEM LUCRO
A Receita Federal espera receber até 24 milhões de declarações de Imposto de Renda este ano. O número de declarações poderia chegar a 27 milhões se as regras não fossem alteradas. Essa redução decorre também da liberação da apresentação da declaração das pessoas físicas que não tiveram rendimentos e são sócias de empresas de apresentar a declaração de IRPF. No ano passado, cerca de 5 milhões de contribuintes enviaram a prestação de contas ao Fisco por causa disso, porém nem todas serão desobrigadas de apresentar a declaração.
"Mesmo que a empresa estivesse inativa, as pessoas tinham de apresentar declaração. Agora, se o sócio não se enquadrar nas outras situações de obrigatoriedade de entrega da declaração, não precisará mais entregar", disse Joaquim Adir.".

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pesquisa tecnológica

"O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) recebe até 26 de fevereiro inscrições de projetos de pesquisa tecnológica visando à prevenção e controle da desertificação. O aviso/edital de concorrência pública (Aviso Etene 09/2009) prevê o aporte de até R$ 1 milhão do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (BNB/Etene-Fundeci) às propostas selecionadas. Os projetos devem ser apresentados ao BNB pelas Entidades Proponentes, exclusivamente via Internet, utilizando o Formulário Único de Proposta (FUP-FUNDECI), disponível no endereçowww.bnb.gov.br.
De acordo com o Etene, a manutenção e a melhoria da qualidade ambiental (Aviso Etene 09/2009) consistem em pressupostos básicos para o desenvolvimento sustentável, sendo um dos aspectos previstos no arcabouço legal do País. “O processo de desertificação constitui-se em fenômeno com relevantes impactos adversos no contexto nordestino, causando enormes prejuízos nos aspectos econômico, social e ambiental, de modo que se faz necessário desenvolver e transferir o conhecimento acerca do tema para alcançar o desenvolvimento sustentável”, afirma o gerente em exercício do Fundeci, Allisson David de Oliveira Martins.
Os recursos disponibilizados pelo Fundeci têm como foco o desenvolvimento científico e tecnológico da área de atuação do Banco do Nordeste, estimulando a interação do setor produtivo; a valorização de pesquisas e difusão de tecnologias inovadoras, com reconhecida importância para o aproveitamento das potencialidades regionais, buscando a sustentabilidade dos empreendimentos financiados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
No âmbito do FNE, em 2009, foram financiados cerca de R$ 390 milhões nas linhas especiais de preservação e recuperação do meio ambiente, (FNE Verde-Industrial, FNE Verde-Rural e Pronaf Floresta e Eco).

------------------------------------------------------------------------

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A

Ambiente de Comunicação Social

(85) 3299 3149"

No Celina Queiroz

O Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos traz a Fortaleza a peça Aonde Está Você Agora?, nos dias 26 a 28 de fevereiro. A peça, encenada pelos atores Antônio Gimenez e Thiago Martins, narra a história de dois meninos que constroem uma sólida amizade e se separam na juventude, mantendo contato através de suas lembranças, pensamentos e um Livro da Sorte.

Serviço:

Dias: 26/2 e 27/2, às 21 horas

28/2, às 19 horas

Local: Teatro Celina Queiroz

Bilheteria: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia

--
Paula Acácio
Assessoria de Imprensa
Diretoria de Comunicação e Marketing
Universidade de Fortaleza- Unifor
Jornalista MTE CE 1983 JP
Contatos: (85) 3477-3111/ 8822-0502

GP Verdes Mares

Terminam amanhã as inscrições para o Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda. A grande novidade desta edição é a inclusão de peça isolada da TV VerdesMares Cariri. O VT deve ter sido veiculado, exclusivamente, nessa emissora. Criado em 2007 pelo SistemaVerdes Mares, o Grande Prêmio VerdesMares de Propaganda tem o objetivo de estimular e premiar o talento publicitário da nossa gente. As inscrições para o GP Verdes Maresde Propaganda são gratuitas, e os participantes podem inscrever o número de peças que desejarem. Estão aptos a participar da competição agências e profissionais estabelecidos no Ceará que tiveram seus anúncios veiculados em empresas de comunicação do SistemaVerdes Mares no Estado – TV VerdesMares, TV Verdes Mares Cariri, TV Diário, FM 93, Rádio Verdes Mares, Diário do Nordeste e Portal VerdesMares. Os interessados podem consultar o regulamento e saber mais informações sobre uma das maiores premiações do mercado publicitário nacional no site www.verdesmares.com.br/gp ou entrar em contato com a Gerência de Marketing do Sistema Verdes Mares pelo número (85) 3266.9925 ou pelo e-mail pesquisa.tvm@verdesmares.com.br. A esperada festa de premiação está prevista para março de 2010.

Premiações - Falando nisso, boa nova também nas premiações da terceira edição do GP Verdes Mares de Propaganda. A grande novidade deste ano está na categoria Criação Campanha. Além de o primeiro lugar poder participar, com uma peça, do Festival Publicidade de Cannes, e ainda ganhar passagem e três noites de hospedagem, o segundo colocado ganhará o direito de participar, também com uma peça, do Festival Publicidade de Gramado. Ele será contemplado, ainda, com passagem e três noites de hospedagem nessa cidade. Nas categorias Mídia e Planejamento, o primeiro colocado ganhará um computador. Serão concedidos troféus e diplomas aos responsáveis pela criação, pelo atendimento e pela mídia, à empresa produtora das peças e à empresa anunciante responsável pelos comerciais vencedores. Vale lembrar que serão julgadas 12 categorias. O julgamento será feito por profissionais renomados do mercado publicitário e por integrantes de entidades de classe com atuação em diferentes estados brasileiros.

Ludmila Wanbergna/Assessoria de Imprensa/Sistema Verdes Mares/3266.9184

Almoço da Ambev


No Boi Preto, hoje 11h30 às 14 horas:
  • Presenças de Carmen Pompeu, Lauriberto Pompeu, Carla Soraya, Alberto Perdigão, Felipe Muniz, Samira Castro, Roberto Maciel, Mauro Costa, Apolônio Aguiar, Djane Nogueira, Ana Maria Xavier, Denise Mustafa, Rafaela Britto, Gabriela, André Luís Stolf (foto), Gustavo Assumpção, Ricardo Abuhad, César Portela e Luiz Otávio.
  • Lançada a Skol um litro com preço sugerido a R$ 2,99.
  • A fábrica da Ambev de Aquiraz recicla 92% e somente joga no lixo 8%.
  • A fábrica de Aquiraz produz toda linha de refrigerantes: Pepsi, Antarctica, Soda e Sukita.
  • Em Aquiraz são engarrafadas as cervejas Antarctica, Brahma, Brahma Fresh e Skol.
  • A Antarctica Original poderá ser envasada em Aquiraz. Hoje é a melhor cerveja da Ambev com preço médio final ao consumidor em R$ 6,50.
  • O refrigerante Antarctica Caçulinha fabricado em Aquiraz tem preço sugerido na tampinha em R$ 0,99.
  • A Ambev tem oito fábricas no Nordeste.
  • Fora dos Estados Unidos, o maior fabricante de Pepsi no Mundo é o Brasil.

Jussiê Cunha na Jangadeiro

Jussiê Cunha conversa com Leal Filho sob olhares de Aloísio Coutinho e Redação da TV Jangadeiro

Datas

  • 11 de fevereiro- Início da ocupação holandesa no Brasil (1630); Nascimento de Thomas Edison - inventor da luz elétrica. Milan/USA (1847); Morre Oswaldo Cruz - cientista. Petrópolis/RJ (1917); Dia da Pátria no Irã; Dia Nacional do Japão; Dia Mundial do Enfermo; Dia do Zelador; Nossa Senhora de Lourdes.
  • 12 de fevereiro- SantaEulália; São Damião.
  • 13 de fevereiro- Nascimento do Presidente Manoel Ferraz de Campos Salles. Campinas/SP (1841); Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (militar); Santa Maura e São Benigno.
  • 14 de fevereiro- Criação do Ministério da Educação (1930); Dia do Amor; São Cirilo e São Metódio.
  • 15 de fevereiro- Nascimento do Galileu Galilei - pioneiro da ciência moderna. Pisa/Itália (1564); Iluminação de Sakyamuni - Mahanirvana (Festa Budista); São Cláudio e Santa Jovita.
  • 16 de fevereiro- Morre o presidente Jânio Quadros. São Paulo/SP (1992); Dia do Repórter; São Daniel e São Elias.
  • 17 de fevereiro- Nascimento do historiador Francisco Adolfo de Varnhagem, Visconde de Porto Seguro (1816).
  • 18 de fevereiro- Dia da Independência do Gâmbia (1965) - pode ser também dia 19, dependendo do calendário islâmico); Dia da Pátria em Nepal;Dia da morte de Martinho Lutero (1546); Morte do poeta Fagundes Varela (1875); Dia Oficial do Yôga; São Heládio e São Flaviano.