sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Na Itália XIII

A madrugada de sábado aqui em Roma foi movimentada por mim pelo twitter com a abertura do debate sobre as eleições do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce). Soube pelo Liberdade Digital de uma carta aberta de Valdélio Muniz anunciando apoio a candidatura de Mozarly Almeida. Postei que estranhava aquela carta, uma vez que tinha conversado com Valdélio, que perdeu na primeira eleição de atual presidente Deborah Lima, na festa da CDL, no ano passado. e ele disse que apoiaria uma chapa de oposição. Pelo que sei Mozarly é da situação a exemplo da candidatura de Cleyson Martins. O que mais estranhei ainda foi que Valdélio não citou a minha candidatura. Mas deixa para lá. Não conto mais com o apoio dele...Soube também pelo Emílio Moreno que a professora Fátima Medina, também de Situação, não seria candidata. Foi a própria Fátima quem me disse que seria candidata, na última saída do bloco "Matou a Pau...Ta". Mas também não tem problema. Ficam então, por enquanto três postulações. A minha de Oposição e as de Mozarly e Cleyson de Situação.
As eleições serão em junho ou julho. O Sindjorce se afastou muito da categoria. Precisa unir forças com ACI, Aceji, Apcdec, Sindicato dos Radialistas e Publicitários e a sociedade civil organizada. A minha chapa vai procurar apoio dessas entidades e da escolas de Jornalismo, além dos estudantes, é claro. São os estudantes que serão o futuro do Sindjorce.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Na Itália XII

Mais três dias em Roma. Encontramos brasileiros de Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais. Aqui no Hotel Medici tem um casal de jornalistas de João Pessoa. Ele é repórter da Record de lá. Veio pela TAP de Recife com parada em Lisboa. Nós, eu e Carmen, direto de Fortaleza pela Air Italy, com parada técnica em Ilha do Sal.

Na Itália XI

Frio em Roma na madrugada dessa sexta-feira. Faz 10 graus. É acima de zero, mas o frio é grande. Eu e Carmen estamos cá em Roma a convite da Air Italy. A empresa está com voos semanais direto para Roma e Milan saindo de Fortaleza, Maceió, Salvador, Porto Seguro e Natal.

Na Itália X



Eu num clic de Carmen, ontem, na Praça São Pedro. Aqui perto da fonte que não é mais de água bebível. Aliás a pia está sujinha

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Na Itália IX


Hoje visitamos o Vaticano. Nada de papa nem missa das Cinzas. Encontramos um monte de turistas, inclusive do Brasil. Eu e Carmen estamos em Roma a convite da Air Italy. Fizemos o passeio de ônibus panorâmico ao custo de 16 euros cada. Vale a pena. Há um guia turístico gravado que vai anunciando as atrações. São 12 paradas que a gente pode descer e esperar pelo próximo ônibus. Saímos da Praça da República com destino ao Vaticano. Passamos pelo Coliseum. Mas foi no Vaticano que descemos para uma caminhada com direito a fotos que em seguida posto.
O Vaticano, o menor País do Mundo, é uma beleza histórica. Passei pela Praça São Pedro e pela Rádio Vaticano. Compramos algumas lembranças e andamos muito. Não vi mais água de beber na fonte da Praça São Pedro. Aliás a água estava era suja. Muitos camelôs que a Polizia marca colocado. É rapa toda hora. Os carrinhos estão por toda parte, quer da Fiat quer da Smite. Acabamos antes de seguirmos para o Vaticano almoçando no McDonald's. Foi um sanduíche italiano, coca e batatinhas=7,20 euros. Mas como tem meninos visitando Roma. Eles invandiram o Mc e ficou uma loucura. Voltamos para o Medici (Hotel) de onde vamos sair novamente para novo passeio daqui a pouco.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Na Itália VIII


Carmen atrás de um dos milhões de Fiats em Roma. Este estacionado na Via Flávia

Na Itália VII

O arco-iris em Roma, na nossa chegada ontem à tarde. Bela recepção

Na Itália VI

Com Carmen no Hotel Medici. Aqui o acesso à Internet é free mediante senha dada para os hóspedes. Nos apartamentos não pega. O ambiente é gostoso. O atendimento é que deixa um pouco a desejar. Questão de línguas...

Na Itália V

Aqui Carmen Pompeu numa quitanda de frutas exóticas para gente

Na Itália IV


Das poucas fotos que batemos até agora da Itália seguem esta minha hoje cercado de Coca-Cola sem cafeína, num supermercato

Na Italia 3

Estamos (eu e Carmen) na Itália há dois dias. Frio e chuva nos fazem ficar mais confinados. Hoje a noite saimos para uma pizza com vinho a dois.

Italia 2

A saída de Fortaleza já na madrugada de segunda-feira mostrou quanto o Pinto Martins está precisando de um ampliação no terminal de passageiros. É horrível o nosso aeroporto. Serviço quase nenhum. E tudo muito caro. Gostei apenas dos novos ônibus da Infraero. Air Italy vendeu mais bilhetes iguais. Mas tudo resolvido a bordo. O voo que seria direto acabou com uma parada técnica na Ilha do Sal. Acabei conhecendo mui rapidamente a África. Na Ilha do Sal, a metade do caminho para Itália, a troca de tripulação, abastecimento e limpeza. Ao chegarmos a Roma, já às quarto da tarde (horário local) vimos um aeroporto em reforma. Ampliação da pista e do terminal de passageiros. Serviço de chegada bastante rápido. Carimbo de passaporte eficiente. Iamos de trem, mas resolvemos pegar uma topic. Melhor, pois trem teria que fazer baldeação em ônibuse metrô. A topic, quinze euros cada. Mas valeu a pena. Fomos ouvindo rádio participativo italiano e já conhecemos mais Roma. É um passeio de mais de 20 quilômetros interessante até chegar na Via Flávia, onde fica o Hotel Medici. Como chegamos bastante cansados, não saimos na noite de segunda. O jeito foi se acomodar no hotel e lutar para ter a internet, o que acabamos não conseguindo na segunda, somente hoje.
Uma noite tranquila, fria e como tevê. Tem muitas canais. Perto de mil. As rádios estão na tevê. Tudo é digital.Uma beleza que logo logo chegará ao Brasil. Li alguns jornais, para não fugir ao costume. Na tevê, a RAI as notícias do Brasil são de Madonna e a rainha de bateria mirim do Carnaval do Rio.
Hoje no café da manhã cada comida estranha. Da salada de frutas não conhecia nenhuma fruta. Iogurtes bons. Pães poucos variados. Leite, café, sucos e água mineral. Sim tinha burra (manteiga). Birra (cerveja) só mais tarde. Queijo e presunto e torradas, bons.
Depois do café de termos pago a primeira diária de 64 euros fomos enfim conectar a Internet. Conseguimos. Após uma saída rápida, sem antes conhecermos uma família de BH que já estava de saída. Nos deram boas dicas. Eu e Carmen saimos pelas ruas perto da Via Flávia. O frio estava de doer. Não vi termômetros, mas estava uns oito graus ou menos. Caminhamos até um supermercado. Lá muita variedade. Frutas exóticas para gente.

Na Italia

Eu e Carmen, em Roma. Terça, 16 de fevereiro de 2010. Frio de 10 graus. Passeamos pouco pelo Centro hoje pela manhã. A tarde com um mapinha vamos fazer um roteiro mais turístico. Pela manhã uma comprinha no supermercado. Básico: vinho, água com gás e batatinha.
A viagem Fortaleza-Roma teve uma parada técnica na Ilha do Sal-África. Segundo o comandante para troca de tripulação e abastecimento. Chegamos em Roma ontem às quatro da tarde, pois já saímos de Fortaleza a uma e meia da madrugada de segunda. Atraso de mais de quatro horas no embarque.
Voo lotado. Serviço de bordo somente depois da Ilha do Sal. Uma boa lasanha a bolonhesa com uma salada, biscoito e uym vinho. Depois só birra (cerveja). Turbulência muito pouco. Voo com ceu de brigadeiro.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Festival de Jazz e Blues 2010

A 11ª edição do Festival Jazz & Blues, que começou ontem em Guaramiranga, está com novidades. Além dos já anunciados Café no Tom e projeto Residência Artística, este ano o evento traz uma surpresa também no campo da moda, com o lançamento de sua marca própria: JAZZ. Os produtos da linha estarão à venda na Loja do Festival. A marca JAZZ é resultado da parceria entre a Via de Comunicação e o atelier Silvania de Deus, que ficou responsável pela direção de arte, criação, desenvolvimento e produção dos artefatos, além do gerenciamento da loja. A criação de uma marca exclusiva do Festival fará com que os produtos não fiquem datados e possam ter vida própria para além do período do Jazz & Blues. Aliás, depois do evento, os produtos serão comercializados na loja da estilista, localizada em Fortaleza, na Praia de Iracema (Rua dos Tabajaras, 660). A coleção da marca JAZZ é assinada pelo atelier Silvania de Deus, com excessão da camiseta que está estampada com a imagem da campanha do Festival desse ano. “Nós desenvolvemos uma coleção de produtos para a marca, que serão vistos pela primeira vez na loja oficial do evento. A inspiração para criarmos o conceito da coleção foi a música e as sensações que elas costuram em nós”, explica Silvania de Deus. Os produtos têm como carro chefe uma linha de camisetas com estampas exclusivas, masculinas, femininas e infantis. Ainda seguindo o conceito da coleção, foi desenvolvida uma linha de porcelanas, composta por canecas, taças, copos de uísque (longos e curtos) e copos de cachaça. Alguns mimos, como ímãs de geladeira e uma linha de acessórios femininos - tiaras de cabelo e bijouterias (colares e pulseiras) - também foram criados. Tudo confeccionado em um processo artesanal. Além dos produtos desenvolvidos pelo atelier Silvania de Deus para o Festival, a estilista selecionou produtos exclusivos e assinados. É o caso do artista plástico Diego de Santos (quadros e camisetas pintados à mão) e das grifes Catarina Mina (bolsas) e Suria (vestidos e blusas bordados à mão). Além dos produtos que compõem a marca JAZZ, na Loja do Festival também serão comercializados CDs dos músicos que se apresentarão na 11ª edição do Jazz & Blues em Guaramiranga e Fortaleza. No campo da moda, as marcas próprias de Silvania de Deus também irão compor os produtos da loja. Atualmente ela está à frente de duas marcas: a Nega Assanhada – uma linha de roupas femininas divertida, colorida e leve, em que todos os desenhos que estampam os tecidos são próprios - e a marca principal, que leva meu nome, Silvania de Deus, composta por roupas e acessórios com um design minucioso e delicado. Quase todas as peças são únicas, com tecidos exclusivos e modelagens arrojadas.

Loja do Festival – Em Guaramiranga ate16 de fevereiro, das 9h da manhã à meia-noite. Cartões: Visa e Master. Além da loja as porcelanas também serão vendidas no café. Informações sobre o Festival: 85-3262.7230. www.jazzeblues.com.br.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA/Sônia Lage – 85-9989.5876 / Bebel Medal – 85-8899.0957/85-3252.5401/85-8853.4444/degage@degage.com.br / degagecomunica@gmail.com/www.degage.com.br


Roseane vai presidir o CIC

Em nove décadas de fundação, pela primeira vez o Centro Industrial do Ceará-CIC será presidido por uma mulher. A empresária Roseane Oliveira de Medeiros (foto), vice-presidente na atual gestão, foi eleita no dia sete de dezembro de 2009 (biênio 2010-2012), tendo como principal bandeira a defesa da valorização do setor produtivo cearense. Outra ênfase na pauta é a continuidade dos trabalhos envolvendo o Observatório Social em Educação.A posse será dia 25 de fevereiro, às 19h, na Casa do Indústria. Segue-se coquetel, após a solenidade de posse. Confirmar presença: eventos@cic.com.br Auditório Waldyr Diogo, térreo Informações: 85.3261-9612/3421-5412 Avenida Barão de Studart, 1980. Aldeota Traje: passeio completo.


Cearensão-1ª Turno

QUEM SERÁ O CAMPEÃO DO 1º TURNO?

Enquanto isso no Galo da Madrugada

Bilhete azul

Crato e Maranguape fazem operação desmonte. E o returno?

1.888

Passamos das 1.888 postagens.

Paulo Rogério Silveira

http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/ombudsman/953933.html

Em Guaramiranga

Roberto Pessoa (PR) fecha chapa amanhã para concorrer com Cid Ferreira Gomes, em três de outubro deste ano, para o Palácio Iracema. A chapa de oposição será estabelecida no frio clima de Guaramiranga onde estão Lúcio Alcântara (PR), Tasso Jereissati (PSDB) e Alexandre Pereira (PPS). O jazz e o blues darão os acordes da aliança.

Eleições

  • Fecomércio com dois pré-candidados: Luiz Gastão (reeleiçã) e Sérgio Poro (oposição).
  • Sindijorce com quatro pré-candidatos: Lauriberto Braga, Fátima Medina, Cleyson Martins e Mozarly Almeida.

Cid para Luzianne

Governador Cid Gomes (PSB) disse na posse de Luizianne Lins, na sexta-feira (12), na presidência do PT-Ceará: "nem a indústria naval vaia desfazer minha amizade dom Luizianne". A referência é sobre a polêmica do estaleiro no Titanzinho.

Cordeiro será demolido

Alan Neto, hoje em O Povo, confirma a desapropriação do Cordeiro Auto Peças, na esuqina mais violenta do Ceará: raul Barbosa com Murilo Borges. Haverá demolição para ampliação da área de lazer do Cocó.

Futricas Cearenses 5

  • Mário Kempes é o mais novo comentarista esportivo da TV Diário.
  • Chama-se Jeferson Próspero o gerente de programação da TV Diário.
  • Fizeram parte do juri do II Benfolia os jornalistas: Lauriberto Braga, Ivonilo Praciano, Nelson Augusto, Eliomar de Lima, Paulo Tadeu e Fernando Brito.
  • Já me procuraram para orientação de TCC-Estácio-Fic as futuras jornalistas Rozanna Amazonas, Suelen Viana e Sarah.
  • Visitei, na última sexta-feira, as obras do Centro de Treinamento do Fortaleza Esporte e Cultura, no Alto Alegre, em Maracanaú. Presidente, o jornalista Ribamar Bezerra a frente da construção. A metade já está pronta. Inauguração em dezembro deste ano, garante Ribamar, que é da primeira turma de jornalistas formada pela Estácio-Fic, em 2004.
  • Eliomar de Lima informa que a jornalista Tâni Alves, de O Povo, voltou de férias com os cabelos louros. E ai, ex-seminarista Ocely Lopes?
  • Ciro Gomes disse no Galo da Madrugada que é pela terceira vez candiata a presidente do Brasil.
  • Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, será agraciado em 25 de março com a maior comenda do Ceará: a medalha da Abolição.
  • Este ano comemoramos 100 anos do Theatro José de Alencar e dos 100 anos de nascimento de Rachel de Queiroz.
  • Viajo hoje por conta da Air Italy com Carmen Pompeu para Itália. Lá uma viagem de cobertura jornalística, que pretendemos fazer para este blog. Voltamos dia 21.
  • Conta-se nos dedos as emissoras de rádios credenciadas para a cobertura do Carnaval da Domingos Olímpio de hoje a terça-feira.
  • A Rede Jangadeiro de Rádio está com 108 horas de músicas carnavalescas. As Verdes Mares AM (810) e FM (93) estão cada uma com 100 horas.
  • Escreverei da Itália as colunas de quinta e sexta desta semana de Esportes do O Estado.
  • Soube que César Espíndola está na RedeTV! Fortaleza.
  • Ex-governador Lúcio Alcântara que é dono de Rádio, agora é radialista formado.
  • Manchete de O Povo-Gol, de ontem, mostrou o poder do rádio esportivo.
  • Amanhã e terça não temos jornais impresso no Ceará. Uma tradição que não concordo.
  • Luis Carlos Martins deve estrear no "Linha Azul", do O Estado.

Ciro, presidenciável

Agência Brasil: "O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) confirmou neste sábado, 13, ao lado da ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, que será candidato à Presidência da República nas eleições deste ano. Eles assistiram ao desfile do Galo da Madrugada, tradicional bloco carnavalesco de Pernambuco. Questionado se o encontro com a ministra em Recife serviria para demovê-lo da ideia de ser candidato, Ciro respondeu categoricamente que não. "Sou candidato a presidente, isso está decididíssimo". O deputado e a ministra chegaram ao desfile acompanhados do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos."

Bebeto fora do América

Romário demite Bebeto do comando técnico do América do Rio de Janeiro.

Primeirona do Cearensão 2010

Praticamente definidos os semifinalistas do turno inicial da Primeirona do Cearensão 2010. Ferroviário, Guarany de Sobral, Horizonte e Fortaleza devem ser os classificados. O Guarani de Juazeiro do Norte corre por fora com chances de uma vaga, cada vença o Boa Viagem, na Quarta de Cinzas e ainda torça por um tropeço de Fortaleza, Ferroviário, Horizonte ou Guarany de Sobral.
Na penúltima rodada, iniciada na última quarta-feira e terminada ontem, o placar foi o seguinte:
  • Ferrovário 1x0 Crato.
  • Guarany de Sobral 1x1 Itapipoca.
  • Guarani de Juazeiro 3x0 Maranguape.
  • Quixadá 1x5 Ceará.
  • Horizonte 5x1 Limoeiro.
  • Fortaleza 3x1 Boa Viagem.
A última rodada apresenta na próxima Quarta de Cinzas às 20h50:
  • Boa Viagem x Guarani de Juazeiro.
  • Ceará x Guarany de Sobral.
  • Limoeiro x Ferroviário.
  • Itapipoca x Fortaleza.
  • Maranguape x Horizonte.
  • Crato x Quixadá.
Curiosidades:
  • O Crato em dez jogos não empatou nenhum. Ganhou quatro e perdeu seis.
  • O Guarany de Sobral é o único invicto. Em dez partidas, tem quatro vitórias e seis empates.
  • O melhor ataque está com o Horizonte com 23 gols, seguiido pelo Fortaleza e Quixadá, cada um com 18 gols. Os piores ataques são do Boa Viagem e Maranguape, com 12 cada.
  • A melhor defesa é do Ferroviário (sete gols levados). As mais vazadas são de Quixadá (26) e Limoeiro (24).
  • Em 60 jogos foram assinalados 188 gols, registrando uma média de 3.133 por partida.
  • Caso o certame terminasse hoje os rebaixados para Segundona de 2011 seriam Boa Viagem e Limoeiro.

Seguidores

Arquivo do blog