sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Enem ainda não!

Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (UFC) adia decisão sobre adoção do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como ingresso. Estudantes invandiram Conselho na manhã de hoje. O tumulto suspendeu a reunião.

Mar engole troller da PMCE

Flagrante de internauta na Praia do Pecém


http://jangadeiroonline.com.br/blogdajanga/to-na-janga/flagrante-troller-da-pm-naufraga-no-mar-de-pecem/

Antarctica e o Leão

Após o primeiro ano de patrocínio entre a AmBev e o Fortaleza Esporte Clube, a parceria foi renovada ontem, na sede do clube. Com um contrato de dois anos, a Antarctica continua a patrocinar o clube e a AmBev traz mais uma novidade: uma marca de refrigerante da companhia, ainda a ser definida, também entrará para reforçar o Fortaleza Esporte Clube. Com a parceria, as marca Antarctica viabilizará novos equipamentos para o clube, como a reforma do vestiário dos jogadores e dos bares da torcida, além da confecção de 600 coletes para os atletas da categoria de base da Escolinha do Leão, que terão como tema uma marca de refrigerante da companhia, ainda a ser definida. O projeto social do Clube beneficia crianças de 8 a 14 anos de todo o Estado. “Para o clube, o fornecimento desses coletes, patrocinados pela Antarctica, chega em boa hora e será motivo de orgulho para as crianças, que estão sem o material e que se sentem como jogadores profissionais ao vestirem o uniforme oficial do Fortaleza”, diz Ivina Gleyciane, auxiliar das categorias de base do clube. “O Estado do Ceará é uma de nossas melhores praças com a marca Antarctica. Por isso, nossa participação no futebol cearense é uma forma de celebrar o orgulho de sermos uma marca que se identifica com o jeito de viver dos torcedores, que celebram a vida e os momentos de alegria com descontração. É também uma maneira de retribuirmos o carinho do público com a marca. Portanto, não poderíamos deixar de estar juntos do Fortaleza Esporte Clube”, reforça Cesar Portella, gerente de Marketing da AmBev no Ceará.

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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Entrevista 22

Cheguei atrasado no lançamento da 22ª edição da Entrevista. Por isso reproduzo comentário de Marcellus Rocha: "Blog Ceará é Noticia conferiu hoje à noite o lançamento da 22ª edição da Revista Entrevista, que é a publicação da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso do Curso de Comunicação Social , da Universidade Federal do Ceará-UFC. A apresentação da revista foi feita por meio de painéis com fotos e trechos das falas dos seis entrevistados e projeções de fotos dos mesmos.Os entrevistados foram Adelaide Gonçalves,Ermano Allegri,Pedro Eymar e Nildes Alencar,que se fizerma presentes ao eventos,e Hugo Bianchi e Cid Carvalho .Os 14 alunos da disciplina agradeceram a experiência coordenada pelo professor e jornalista,Ronald Salgado.Este discursou falando que o periódico é referência pela credibilidade e seriedade na sua elaboração. Mencionou a importância da ética, técnica e a bagagem cultural e social dos profissionais, que deve tolerar e respeitar um mundo de diferenças. Parabéns aos alunos e ao professor Ronaldo Salgado."

Ciro amanhã

Amanhã a partir das onze de manhã com sabatina de Erivaldo Carvalho, Kamila Fernandes e Guakter George, o governamentável paulista Ciro Gomes (PSB) participa da AM do O Povo-CBN do Debates do O Povo. A tardinha Ciro estará no Congresso do Varejo, na CDL-Fortaleza.

Copa do Brasil

Ceará e Fortaleza avançam na Copa do Brasil de 2010. O Ceará goleou o Picos, no Piauí, por cinco a zero e vai enfrentar na segunda fase da competição o Corinthians do Paraná. Já o Fortaleza despachou o Tigres do Brasil (RJ) ganhou no sufoco por três a dois e espera o vencedor do confronto Guarani de Campinas (SP) versus Araguaina (TO). Destaque na rodada de ontem foi a goleada do Atlético Mineiro de sete a zero em cima do Juventus (AC). Obina fez cinco gols.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nos Passos de Cristo

"O Shopping Del Paseo aproveita o início da Quaresma e a proximidade da Semana Santa para apresentar a exposição “Nos Passos de Cristo”. Montada no Piso L1 do Shopping, a Exposição retrata os últimos dias de Jesus Cristo e seu calvário pela Terra Santa através de símbolos e reconstituições de lugares e fatos históricos importantes para o Cristianismo. A mostra fica em cartaz até o dia 10 de abril, com visitação gratuita. A exposição é composta de três etapas, apresentada em quatro temas: Quaresma, Paixão, Nossa Senhora e Ressurreição. Questionamentos, reflexões e momentos da história de Cristo e sua paixão são retratados de forma criativa e detalhada. Sob o tema “A Árvore da Vida e da Verdade”, a Exposição tem como objetivos relembrar o espírito cristão e difundir os valores pregados por Jesus Cristo, além da importância de sua figura para a história da humanidade. Os cenários ilustram passagens importantes da Paixão de Cristo, como o “Deserto”, onde Jesus passou 40 dias e 40 noites orando e sendo tentado. No cenário “Aos Pés da Cruz”, há uma escadaria que simboliza a subida de Cristo ao Monte Calvário. O cenário “Homenagem às Mulheres” é um espaço que remete à imagem de Nossa Senhora e suas várias expressões, além de um tributo às figuras femininas que expressaram em suas atitudes traços da Mãe de Jesus. O cenário “Páscoa”, que será montado a partir do dia 04 de abril, remete à ressurreição de Cristo. A Exposição tem produção do artista plástico Marcelo Santiago e concepção do cenógrafo Marco Merlos. Nesta edição de 2010, o Shopping conta com a parceria da Elemídia e das Lojas Lis e Mr. Kitsch. Desde 2006 a exposição é realizada no Shopping com sucesso. Objetos que remetem à época de Cristo, reproduções de locais sagrados e elementos inspirados na Bíblia fazem parte do trabalho realizado pelo Shopping Del Paseo, que procura apresentar uma reflexão artística da vida de Jesus e resgatar o respeito pela fé, independente de crenças ou credos.

Serviço: Exposição “Nos Passos de Cristo”. Aberta ao público até 10 de abril, no Piso L1 do Shopping Del Paseo (Avenida Santos Dumont, 3131). Horário de visitação: de 10h às 22h. Entrada gratuita."

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Falta 40% do Metrofor

A obra de construção do Metrô de Fortaleza está avançando ao longo dos 24 quilômetros de extensão que ligarão Pacatuba ao Centro de Fortaleza. Atualmente, cerca de 1.600 operários, divididos em aproximadamente 30 frentes de serviço, estão trabalhando em toda a via. O Metrô está hoje com aproximadamente 60% de sua obra pronta. Em obras civis, o percentual de conclusão é de 74%. A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Estão sendo realizados serviços de infraestrutura nas 14 estações em superfície do Metrô. Estão em obra as Estações Padre Cícero, Porangabussu, Couto Fernandes, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Raquel de Queiroz (antiga Estação Pajuçara), Virgílio Távora (antiga Estação Novo Maracanaú), Maracanaú, Jereissati e Carlito Benevides (antiga Estação Vila das Flores). O ritmo dos trabalhos também está intenso no trecho em elevado. No Elevado da Parangaba, estão sendo executadas a armadura das paredes de proteção da escada rolante, a forma e armadura da escada convencional de acesso ao mezanino e iniciada a execução das alvenarias de vedação das lojas. As Estações da Parangaba e Juscelino Kubitschek (antiga Estação Montese), ambas em elevado, estão sendo construídas. No trecho subterrâneo, as estações do Benfica e de São Benedito estão com 95% da estrutura pronta. A obra da Estação José de Alencar (antiga Lagoinha) terá início após a desocupação do Beco da Poeira. O ritmo 24 horas em duas frentes de serviço está acelerando a escavação do túnel do trecho subterrâneo. A primeira parte da Estação de São Benedito em direção à Estação José de Alencar (antiga Lagoinha). O outro trecho compreende a escavação da rua Castro e Silva até a Estação José de Alencar, nas proximidades da rua Guilherme Rocha. A medida está dobrando o avanço mensal do túnel de 30 metros para 60 metros em cada sentido da escavação. A previsão é que os primeiros dois trens do Metrô, de um total de 20 comprados da empresa italiana Ansaldo Breda, cheguem ao Ceará em setembro deste ano e entrem em fase de testes até outubro, entre as Estações Carlito Benevides (antiga Vila das Flores) e Parangaba. Os outros 18 trens virão a cada mês subsequente.

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza/Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7183).


Paixão no Piauí

O lançamento da Paixão de Cristo 2010, que ocorrerá no dia 10 de março, a partir das 9h, no Luxor Piauí Hotel, em Teresina, o ator global Marco Pigossi (Pilatos), a ex-miss Piauí, Priscila Karine (Salomé) e a atriz regional Lari Salles (Maria). Este ano, 15º ano de montagem da Paixão de Cristo realizada pelo Grupo Escândalo Legalizado Teatro – ERCALET, haverá a participação de 350 atores e figurantes locais. A direção é de César Crispim. Na cerimônia de abertura do evento, será exibido o documentário Paixão de Cristo – 15 Anos de Tradição, com apresentação do elenco principal, lançamento da revista “Vida e Arte - Educação” e coquetel à imprensa, autoridades e convidados. A programação da Paixão de Cristo 2010 acontecerá em três dias: 1° de abril, passeios turísticos e programação religiosa; dias 02 e 03/04, apresentação do espetáculo no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano, com o ator da Globo, Marco Pigossi, que interpretará o governador da Judéia, Pôncio Pilatos, e a participação do ator português Ricardo Pereira, que se apresentará no dia 3 de abril, no papel de Caifaz. Este ano a novidade fica por conta da nova estrutura que está sendo montada no Teatro Cidade Cenográfica, o maior teatro a céu aberto do Piauí, com 35 mil metros quadrados. Os palcos estão sendo ampliados e os palácios, que são uma réplica da Judéia na era de Cristo, serão triplicados. No total, são quatro cenários construídos e sete cenários naturais. No encerramento da Paixão de Cristo 2010, será exibida a 3ª edição do Piauí Mix, que este ano terá quatro atrações: o cantor gospel nacional Eros Biondini, a banda Ministérios dos Discípulos e os Djs Gospel Momo e Xandão. A mais consagrada e emocionante história da humanidade, contada pelo grupo ESCALET já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 156 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica e em praças públicas do país. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano.




Coronelismo cearense

O professor de Ciência Política da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manuel Domingos Neto, lançará amanhã, o livro "O Que os Netos dos Vaqueiros me Contaram”, que trata das nuances entre a modernização do sertão brasileiro e o coronelismo. O lançamento da obra vai ocorrer no Museu de Arte da UFC, a partir das 17 horas.

Apoiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio de seu Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), a publicação, cujo subtítulo é “O domínio oligárquico no Vale do Parnaíba", revisa o conceito tradicional de coronelismo, desmistificando a ideia de que ele seria o maior responsável pelo atraso na Região.

"Pelo que os netos dos vaqueiros me contaram, não é difícil concluir que tanto os coronéis como seus supostos opositores integraram a linha de frente da modernidade brasileira. A pobreza do sertanejo nordestino seria uma das faces desta modernidade”, afirma Manuel Domingos Neto, que, além de ser Professor de Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC é professor visitante da Universidade Federal Fluminense (UFF). Manuel Domingos coordena, ainda, o Observatório das Nacionalidades, grupo de pesquisa da UFC que edita a revista "Tensões Mundiais".

Para a professora Linda Gondim (UFC), que prefaciou a obra, “atribuir às oligarquias nordestinas a responsabilidade pelo ‘atraso’ é, no mínimo, um simplismo que escamoteia os vínculos de complementaridade da industrialização do sudeste com as dificuldades do Nordeste”.

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BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A

Ambiente de Comunicação Social

(85) 3299 3149

Contatos: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC)

Avenida da Universidade, 2854 - Benfica - Fortaleza – CE (85) 3366.7481


GVT no Ceará

A GVT, operadora de telefonia fixa e banda larga com atuação nacional, anuncia oficialmente o plano para iniciar as suas operações em Fortaleza, quinta cidade mais populosa do país com 2,5 milhões de habitantes. As obras de construção da rede de telecomunicações estão em andamento desde dezembro e a previsão é que a cobertura inicial esteja concluída ao longo do mês de abril. “A entrada em operação em Fortaleza é um importante passo no nosso plano de expansão geográfica. Ofereceremos o que existe de melhor em telefonia fixa e banda larga com até 100 Mbps de alta velocidade com alto nível de serviço ao cliente e com excelente relação custo-benefício”, afirma o vice-presidente de Marketing e Vendas da GVT, Alcides Troller Pinto.

As obras de implantação seguem em ritmo intenso até que a disponibilidade do serviço chegue a 30% de cobertura na cidade. A cobertura inicial da empresa será uma das maiores já registradas em uma nova cidade da GVT e envolve investimentos superiores a R$ 60 milhões. A partir do lançamento comercial, haverá ampliações graduais de cobertura para aumentar as áreas com ofertas dos serviços GVT.

No período que antecede o lançamento comercial, a empresa abriu um canal de comunicação exclusivo com Fortaleza por meio do blogwww.gvtemfortaleza.com.br que está no ar a partir de ontem. O blog irá esclarecer dúvidas e informar a população local sobre os avanços da implantação dos serviços da empresa na cidade. “Esperamos estar com a rede pronta já no início do mês de abril e a partir disto poderemos atender às solicitações das pessoas interessadas”, afirma o vice-presidente da empresa.

Capacidade inicial

Na data do lançamento comercial, estarão disponíveis para a população de Fortaleza 75 mil acessos para linhas de telefone e conexões de banda larga. O investimento realizado em 2010 é de R$ 62,5 milhões. O modelo de implantação da GVT numa nova localidade segue um padrão de atendimento concentrado inicialmente em áreas mais centrais da cidade com expansão gradual. A lista dos bairros atendidos na primeira fase será divulgada no lançamento comercial.

O canal de comunicação criado exclusivamente para conversar com a cidade www.gvtemfortaleza.com.brirá relatar os avanços da construção da rede semanalmente e trará todos os dias informações sobre a filosofia de atendimento, os produtos e os serviços GVT, além de esclarecer dúvidas enviadas pela população. Os síndicos que desejarem adequar a infra-estrutura do seu condomínio para receber os serviços da operadora podem solicitar o contato da equipe local da empresa pelo blog. O processo de cabeamento é extremamente simples – um técnico vai até o edifício e faz a avaliação da infra-estrutura usada por prestadoras de serviço para acessar os moradores. Se houver necessidade de adequação, a GVT assume todos os custos e aprova o projeto com o síndico. “Como a maior parte dos condomínios foi construída quando não existia diversidade na oferta de serviços de telefonia, Internet e TV por assinatura, muitos não comportam em sua infra-estrutura de acesso cabos de uma nova empresa”, explica Troller.

Movimentação local

As atividades da GVT em Fortaleza movimentam o mercado de trabalho com a geração de aproximadamente 1,4 mil empregos diretos e indiretos para a construção da rede, ações de vendas, atividades administrativas e instalações na região. Quase a totalidade dos funcionários contratados é natural da capital cearense. O grupo terá ligação direta com o escritório localizado na Rua Jaime Benevolo, 212, Zona 07.

O Ceará é o terceiro estado do Nordeste atendido pela GVT e foi selecionado em função da alta demanda registrada na região por serviços de telefonia fixa e banda larga com melhor qualidade e preço. Com Fortaleza, a operadora está presente em 87 cidades nas regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste, totalizando 16 Estados, além do Distrito Federal. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa atende exclusivamente o mercado corporativo.

Produtos e Serviços

A GVT comercializará na cidade a linha completa de produtos e soluções para clientes residenciais, comerciais e empresariais. O carro-chefe da empresa é a família de banda larga POWER que inclui o modem grátis na velocidade de 10 Mbps e superiores, além de provedor de Internet grátis em todas as velocidades. A família POWER tem opções de 3 Mbps, 10 Mbps, 15 Mbps, 35 Mbps, 50 Mbps e 100 Mbps a R$ 49,90, R$ 69,90, R$ 99,90, 199,90, R$ 299,90 e R$ 499,90, respectivamente.

Os preços são válidos para a aquisição de banda larga dentro dos pacotes residenciais Unique que envolvem franquias de telefonia fixa em minutos de ligações locais (300 ou 600 minutos) e Smart Maxx que incluem franquias monetárias em ligações locais, para celular e interurbanos. As ultravelocidades não têm limitação para download e upload de arquivos e a taxa de upload é a mais alta do mercado. Os clientes que usam a banda larga para fins profissionais, podem contratar IP fixo.

No segmento empresarial está disponível a linha de serviços Economix Flex, com planos de 800 minutos a 25 mil minutos em ligações locais compartilhados por até 15 linhas telefônicas na mesma conta e banda larga também de até 100 Mbps. Nesta modalidade, o empresário pode optar por interligar endereços de filiais ou da sua residência e empresa de forma que as ligações entre esses dois pontos passam a ser gratuitas, independentemente da contratação de serviços de PABX. Para grandes corporações, as opções são serviços convergentes que reúnem todas as facilidades da telefonia convencional com os avanços das tecnologias IP (baseadas no Protocolo Internet).

“Nosso foco é garantir para a população alto nível de serviço, atendimento que resolve, qualidade superior em produtos avançados e a contínua inovação das ofertas”, acrescenta Troller.

Além da alta qualidade da oferta, a GVT presta especial atenção ao atendimento ao cliente, realizado exclusivamente por funcionários próprios. Todos os atendentes têm parte de sua remuneração variável mensal atrelada à satisfação do cliente. A GVT promove estudos periódicos para medir a satisfação de seus clientes em relação a diversos pontos.

Atualmente a empresa apresenta índices mais altos que suas principais concorrentes e equivalentes aos das melhores empresas de telecomunicações do mundo, segundo levantamento realizado pelo instituto Gallup Consulting. Como resultado, 49% das vendas realizadas são motivadas por indicação de parentes ou amigos do novo cliente que procura os serviços da operadora.

A transparência praticada pela companhia também colabora para a satisfação dos atuais clientes que identificam clareza e respeito na comunicação. A GVT faz o detalhamento das contas telefônicas para que o cliente tenha total visibilidade dos gastos com telefonia e oferece ferramentas para consulta e manipulação dos dados na Internet.

Sobre a GVT

A GVT é a empresa nacional de banda larga e telefonia fixa com as mais elevadas taxas de crescimento do mercado de telecomunicações. A proposta de valor baseada em inovação com relevância, excelência no relacionamento com o cliente e melhor custo benefício orienta o crescimento rentável e contínuo da organização. Presente em 87 cidades do Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país entre elas Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza com ofertas avançadas de telefonia fixa, Internet banda larga de ultravelocidades, transmissão de dados para empresas e Voz sobre IP (VoIP) para todos os segmentos de mercado, a empresa está em processo constante de expansão. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a GVT atende exclusivamente o mercado corporativo. Nos primeiros nove meses de 2009, atingiu 2,5 milhões de linhas em serviço e a mais alta taxa de penetração de Internet na base de clientes do mercado brasileiro, de 75%. Nas cidades onde está presente, a GVT é percebida como a melhor alternativa às operadoras de telecomunicações para serviços de banda larga e telefonia fixa de qualidade e ocupa a liderança da portabilidade numérica com 62% de participação.

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Ferrão contrata neto de Tarso Genro


O filho da deputada federal gaúcha, Luciana Genro (Psol) e neto do ministro da Justiça, Tarso Genro, Fernando Marcel Genro Robaina, de 23 anos, á o reforço do Ferroviário para o Returno do Cearensão. Ele chega por indicação do treinador Armando Desessards e vai disputar a posição de centroavante com Felipe Klein, Rafael e Diego Recife. Fernando estreou na derrotou para o Fortaleza, domingo passado, na semifinal do primeiro turno. Ele é das categorias de base do Grêmio de Porto Alegre (RS) e chegou a jogar pelo Guarani de Venâncio Aires (RS). Fernando Genro marcou dois gols em duas rodadas pelo Guarani e fazia dupla de ataque com Eliomar, este ano. O time de Venâncio não teve como segurar o atleta pela proposta do clube cearense, treinado pelo gaúcho Armando Dessessards. “Quero agradecer a todos que me apoiaram aqui no Guarani e podem ter certeza que vou continuar torcendo por vocês. Quem sabe outro dia eu retorno, já que a direção me deixou as portas abertas”, disse o atacante em sua despedida, no Estádio Edmundo Feix, relatou ao jornal Folha do Mate. O Ferroviário é o primeiro clube do jogador fora do Rio Grande do Sul. Quem também chegou para reforçar o Ferroviário foi o lateral direito Saulo, ex-Sport e Ulbra (RO), que este ano começou jogando pelpo Horizonte, no Cearensão. Devido a escassez de recursos financeiros e o péssimo nível de arrecadação nas bilheterias durante o primeiro turno, a direção do Ferroviário está sendo forçada a replanejar a folha de pagamento do elenco profissional para o restante da competição. Durante toda a semana, diretores corais manterão encontros para definir o perfil do elenco para o segundo turno. A nova situação obrigará a dispensa de alguns jogadores do atual plantel. "Infelizmente a nossa arrecadação está bastante aquém do planejado. Enfrentamos um primeiro turno sem estádios na capital e decepcionantes rendas no Elzir Cabral. Teremos que fazer alguns ajustes na nossa folha de pagamento, tentando manter a competitividade do nosso time", declarou o presidente Ribamar Soares.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Doações para Haiti

"A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) entrega amanhã, às 15h30, os donativos arrecadados em prol das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti para a Cruz Vermelha. A solenidade acontece na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil (GMF), localizada na rua Delmiro de Farias, 1900, bairro Rodolfo Teófilo. A primeira fase da campanha envia aos sobreviventes da catástrofe cerca de três toneladas de donativos, entre alimentos, água mineral, líquidos diversos, medicamentos hospitalares, produtos ambulatoriais e roupas.
Além da prefeita, o evento contará com a presença do diretor geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimá Rocha; do coordenador municipal da Defesa Civil, Alísio Santiago; guardas municipais; agentes de Defesa Civil e do presidente da Cruz Vermelha do Ceará, Richard Strauss.
A entrega das doações marca todos os esforços da Guarda Municipal e Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), e das demais secretarias envolvidas na primeira etapa da campanha. No próximo dia 28, um navio carregadO com todos os donativos sairá de Fortaleza com destino ao Haiti.
Com o intuito de alcançar um maior número de doações, a campanha prossegue sem previsão para término. A população pode entregar seus donativos todos os dias da semana, durante 24 horas, nos seguintes postos de coleta:
- sede da Guarda Municipal e Defesa Civil
- sete Terminais de Integração de Ônibus (sala de apoio da GMF).
- Bases Comunitárias da GMF (Lagoa do Porangabussu, Praia de Iracema e Praça José de Alencar).
Mais informações com a assessora de comunicação da Guarda Municipal e Defesa Civil, Marta Pinheiro, pelos telefones 3066.2335/8814.8037.

McDonald na Itália

McDonald na Praça da República, em Roma-Itália

Lupi aqui amanhã

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ampliam as oportunidades de qualificação para a juventude cearense e garantem o desenvolvimento de novas ações que beneficiarão mais 11.450 jovens e adultos, este ano. Desse total, 6.500 serão qualificados para atender a demanda de mão de obra em 84 municípios do Interior e Capital, 2.000 para atender o setor têxtil, 1.000 para o comércio varejista e outros 1.950, para atender arcos ocupacionais específicos em outros 30 municípios cearenses. Nesse sentido amanhã, às 13 horas, a titular da STDS, Fátima Catunda, recebe o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para reunião com prefeitos de 84 municípios, para definição das novas turmas do ProJovem Trabalhador/Juventude Cidadã. O projeto beneficiará mais 6.500 jovens em todo o Estado. O objetivo do encontro com os prefeitos é fortalecer nos municípios a visão empreendedora, a partir da implantação dos programas de qualificação profissional dos governos Federal e Estadual. Especificamente em relação ao Projovem Trabalhador, os valores investidos em 2010 serão da ordem de R$ 14,2 milhões, 55% a mais que os R$ 9,14 milhões destinados pelo programa, na qualificação de 4.866 pessoas, no ano passado. A meta de 2010 é inserir no mercado de trabalho, até dezembro, pelo menos 30% dos jovens qualificados. Na oportunidade, Carlos Lupi e Fátima Catunda assinam também, termo para implantação do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) no Ceará, em 2010. O objetivo é garantir a qualificação de mais 1.950 jovens em 30 municípios. Participam do projeto, 19 entidades executoras parceiras da STDS. O investimento será da ordem de R$ 1,5 milhão. Na mesma tarde, às 16 horas, MTE, STDS, Senai e o Sindicato da Indústria Têxtil do Ceará (Sinditêxtil), promovem aula inaugural do PlanSeQ Setor Têxtil e Cadeia Produtiva da Confecção, para formação de 2.000 trabalhadores. A medida visa cobrir 1.349 vagas que deixaram de ser preenchidas no setor, em 2009, no Estado. Atualmente, o setor têxtil conta com 5.965 estabelecimentos, que empregam 108 mil pessoas. O setor está em quinto lugar no Produto Interno Bruto (PIB) da moda brasileira, com participação de 6,6% no mercado. O convênio com a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) será às 14 horas, da quarta-feira, dia 24, na sede CDL, em Fortaleza. Para viabilizar a operação, que visa capacitar 1.000 jovens e adultos para atuar no setor, a STDS está aplicando R$ 80 mil. Na oportunidade, Fátima Catunda, Calos Lupi e o presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, assinam convênio, que viabilizará treinamentos nas áreas de vendas, caixa executivo, balconista e atendimento. No fim da tarde de quarta-feira, Carlos Lupi segue até Maranguape, onde reinaugura a unidade do Sine-Ce do município. Da solenidade, participarão a titular da STDS, Fátima Catunda, o presidente do IDT, Francisco De Assis, além de lideranças de classe e políticas da Região de Maranguape, cuja população é estimada em 102 mil habitantes.

Amanhã

13h: Reunião ProJovem Trabalhador/Juventude Cidadã e lançamento do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ Ceará) – Local: Auditório da STDS (Av. Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora).

16h: Aula Inaugural do Plano Setorial de Qualificação na área têxtil (PlanSeQ Têxtil) – Local: SENAI Parangaba (Av. João Pessoa, 6754, Parangaba).

Quarta-feira

14h: Aula Inaugural do Plano Setorial de Qualificação do Comércio (PlanSeQ Comércio) – Local: Auditório da CDL (Rua 25 de março, 882, Centro).

16h: Inauguração do SINE Maranguape – Local: Rua Mundica de Paula, 216, Centro – Maranguape).

Assessoria de Imprensa da STDS/Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089)

Morre Luisa Gurjão

inaciocarvalho http://twitpic.com/14s18g - Dona Luisa Gurjão partiu e nos deixou esse sorriso de paz.

Trabalho e Assuntos Sociais

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) abriu hoje, no Gran Marquise Hotel, a 10ª edição da Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro, sediado pela segunda vez no Brasil reúne, até quarta-feira, ministros de oito países que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As oito nações mantêm cooperação nos setores da previdência social, educação, saúde, ciência e tecnologia, agricultura, defesa, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e desporto.

Cidr destacou durante o discurso a importância do encontro definindo o papel do Estado e do poder público na criação de políticas que integram países e que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Cid Gomes relatou também o papel do presidente Lula para que políticas voltadas para a geração de emprego e renda se firmem. “Foram essas políticas que possibilitaram o Brasil sair da crise mundial em tempo recorde, em relação aos países de primeiro mundo”, afirmou.

Na ocasião Cid, acompanhado do ministro da Previdência Social, José Pimentel e do secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, confirmou o Ceará como destaque nacional, em termos percentuais na geração de emprego e renda. “Em 2009 conquistamos o segundo lugar com mais de 74 mil empregos. Estamos trabalhando muito no intuito de construirmos um sonho de um Ceará e de um Brasil mais justo para todos”, finalizou.

Durante os três dias do evento, serão debatidos temas como os impactos da crise mundial no mundo do Trabalho e na Previdência Social; a cooperação nos setores da qualificação e do emprego; os indicadores de mercado de trabalho e economia informal; a cooperação Sul-Sul. Criada em 1996, a CPLP é um foro multilateral que tem como princípios gerais e defesa da democracia, a promoção do desenvolvimento e a criação de um ambiente internacional mais equilibrado e pacífico. O idioma português é o elo principal que une as nações, além das afinidades étnicas, históricas e culturais.

A Mulher Sem Túmulo


Nilze Costa e Silva, autora de livros de contos, crônicas e ensaios, escreve o romance A Mulher sem túmulo - vida romanceada de Maria de Araújo, famosa beata dos fenômenos ocorridos em Juazeiro, que deram ensejo a um dos episódios mais controversos da história do Ceará em fins do século XIX, o chamado "Milagre de Juazeiro". Com uma linguagem marcada pela precisão e concisão, características da boa literatura, a autora desenha cenários, apresentando personagens reais e fictícios (Padre Cícero, aqui coadjuvante), ao desfiar o fio da trama ao leitor. A figura da beata deixa teses e ensaios sócio-historiográficos, conduzida pelas mãos hábeis da escritora que lhe refaz a jornada, desde a sacrificada infância aos acontecimentos que culminariam no famoso milagre. A mulher sem túmulo será lançado na casa editorial Armazém da Cultura, com performance interativa.
Lançamento dia 26.2.2010 (sexta-feira)
Local: Armazém da Cultura
Rua: Jorge da Rocha, 154, Aldeota
Hora: 19h30min
Editora: Armazém da Cultura
ISNB: 978-85-63171-02-3
Preço: R$ 38,00
Contato: Telma Regina B. Moura
Fone: (85) 3224.9780/9633.9355
Skype: armazém.da.cultura
Twitter: armazemcultura

Jota Macedo



A Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, lança hoje, às 19 horas, o livro “Parece Que Foi Amanhã – As ideias que levaram ao futuro o empresário, patriarca e cidadão José Macêdo”, um industrial que se tornou um dos ícones de sua geração. Com apresentação de Roberto Macêdo, Vice-Presidente do Grupo J.Macêdo e Presidente da Federação das Indústrias do Ceará, FIEC, o livro, editado pela Omni, foi organizado pelo jornalista Flávio Paiva e pelo consultor João de Paula Monteiro.

O livro destaca-se pela leveza proporcionada por um projeto gráfico dinâmico, com frases fartas e fotos históricas, que torna ainda mais agradável a leitura de conteúdos sobre a vivência empresarial, a relação com a família, a passagem pela política e o estilo de vida cultivado por José Macêdo.

Ao longo das páginas de “Parece que foi amanhã”, o leitor é levado a acompanhar a trajetória do Senador, como José Macêdo é tratado nos círculos mais íntimos, guiado por pensamentos e histórias desse empresário que chega aos 90 anos com uma experiência de vida exemplar.

O rico e variado legado de referências éticas e os exemplos do poder realizador de quem saiu do interior do Ceará para criar uma das grandes empresas brasileiras constituem um leque de informações e percepções atraentes para leitores dos mais diversos gostos e interesses. A biografia do pensamento de José Macêdo não se restringe, portanto, ao público empresarial; ela é cativante também para os que buscam histórias de capacidade realizadora e reflexiva.

A trajetória árdua, de muito trabalho e arrojo de José Macêdo é retratada por suas próprias palavras. No livro, ele recorda diversos aspectos dos últimos 20 anos de sua vida, através de respostas dadas a jornalistas, estudantes de comunicação social e funcionários da empresa que fundou. Um charme especial de editoração é que cada entrevista aparece em uma cor diferente, facilitando ao leitor a identificação de quem fez e em que época foi feita cada parte, cujo todo aparece misturado na trama da narrativa.

LANÇAMENTO

Livro: “Parece que foi amanhã – As ideias que levaram ao futuro o empresário, patriarca e cidadão José Macêdo” – OMNI Editora, 144 páginas

Data: 22 de fevereiro de 2010 (segunda-feira)

Hora: 19 horas

Local: Livraria Saraiva (Iguatemi Expansão) – Fortaleza.

Apresentação: Roberto Macêdo

Informações adicionais: 3247-6101

Rádio AM do Povo-CBN

A partir da próxima segunda-feira, dia 22, a Rádio O POVO/CBN apresenta mudanças em sua grade. As alterações serão realizadas por conta do fim do horário de verão. Sete atrações vão sofrer mudanças: Grande Jornal, Toque Esportivo, Debates do Povo, Revista O POVO/CBN, Trem Bala, Saúde do POVO e As Frias do Sérgio.

SEGUNDA A SEXTA

06h00 às 09h00 Jornal da CBN

09h00 às 11h00 Grande Jornal

10h35 às 10h58 Toque Esportivo

11h00 às 12h00 Debates do POVO

12h00 às 14h00 CBN Brasil

14h00 às 15h00 Mercado e Negócios

15h00 às 17h00 Revista O POVO/CBN

17h00 às 18h00 Trem Bala

18h00 às 19h00 Jornal da CBN 2ª Edição

19h00 às 20h00 Voz do Brasil

AOS SÁBADOS

06h00 às 09h00 Jornal CBN

09h00 às 11h00 Grande Jornal

11h00 às 12h00 Saúde do POVO

12h00 às 15h00 Revista CBN

15h00 às 18h30 Show da Notícia

18h30 às 20h30 As Frias do Sérgio

20h30 às 21h00 Fato em Foco

21h00 às 22h00 Sala de Música

22h00 às 00h00 CBN Noite Total

00h00 às 04h00 CBN Madrugada


Lêda Maria

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=739261

Lêda Maria

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=739261

Imprensa

http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=13&noticiaID=23838

O Esporte de hoje do O Estado

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&cadernoID=9

Bugre x Leão

Guarany de Sobral e Fortaleza fazem a final do primeiro turno do Cearensão 2010.

Salmito disputará reeleição

Encontro no free shop do aeroporto internacional Pinto Martins, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PT). Ele voltava ontem à noite de uma estadia na Europa, passeando. Na fila, conversamos, é claro, sobre política.
  • Disse para Salmito, que nos últimos dias se desligou da Câmara, que Guilherme Sampaio recebeu ameaça de morte.
  • Falei também da declaração de Cid sobre amizade com Luizianne.
  • Salmito confidenciou-me que vai se candidatar a reeleição para presidência da Câmara e não se candidatará a deputado estadual este ano.
  • Ao lado da esposa, Salmito comprava bebidas, perfumes e outras coisinhas.
  • Revelou bastidores de sua eleição para presidência da Câmara.
  • Disse que a disputa para vice de Cid em 2010 movimenta o PT.
  • E disse muito mais...

Márcio Thomaz Bastos

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100222/not_imp514230,0.php

Leitura pouca

Estadão:O brasileiro hoje lê menos livros, visita menos exposições de arte e assiste a menos espetáculos de dança que em 2007. A queda foi detectada em uma pesquisa realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro, cujo objetivo é o de mensurar os hábitos de lazer relacionados à cultura. Em compensação, as pessoas aumentaram sua ida ao cinema e mantiveram o mesmo índice de visita ao teatro e aos shows de música.
O levantamento teve alcance nacional e foi realizado em mil domicílios situados em 70 cidades, incluindo 9 regiões metropolitanas. As apurações, realizadas em dezembro tanto no ano passado como em 2007, buscavam entender a visão da população sobre atividades culturais de lazer e os motivos que a levam a procurar por essas atividades. Também interessou descobrir a avaliação dos consumidores sobre sua participação no ambiente cultural.
As conclusões não foram animadoras. Para a questão a respeito do hábito cultural, como ler um livro, assistir a um filme no cinema, visitar exposições, ir ao teatro e a espetáculos de dança, 60% das pessoas responderam não ter praticado nenhuma daquelas atividades (em 2007, a cifra era de 55%). Motivo: falta de hábito ou gosto.
Já entre aqueles que desfrutaram ao menos um dos hábitos, a maioria (ou seja, 23%) disse ter lido um livro. A leitura, porém, parece estar cada vez mais em desuso pois, dois anos antes, a mesma atividade era confirmada por 31% das pessoas consultadas. A partir dessas cifras, a pesquisa buscou dissecar os motivos daquela queda: 60% das pessoas responderam não ter o hábito da leitura, enquanto 22% foi direta, afirmando não gostar de ler. A restrição econômica não aparece como determinante, uma vez que apenas 6% confessaram não ter como pagar pelos livros.
O teatro enfrenta situação semelhante, pois 38% das pessoas disseram não ter o hábito de frequentar as salas de espetáculo, enquanto 27% garantiram não gostar de assistir a uma peça teatral.
Quais seriam, então, os hábitos culturais dessas pessoas? As respostas não foram surpreendentes - 68% dos entrevistados declararam-se espectadores da TV, enquanto 14% preferem ir à Igreja ou a algum culto religioso. Encontrar amigos e parentes em um churrasco ou em um almoço é o hábito de 12%. Ir a barzinhos foi a resposta de 9%, enquanto futebol é a preferência de 8% dos entrevistados. Finalmente, ir a restaurantes foi a resposta dada por 4%.
Se pudessem escolher entre as atividades apresentadas, a maioria das pessoas (22%) preferiria ir ao cinema, acompanhada de perto por aqueles que ambicionam ir a um show musical (21%). Curiosamente, 17% dos consultados revelaram desinteresse por todas as opções. Depois de analisar os dados, Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ, respondeu às seguintes questões.
Para resolver o problema do baixo índice de leitura no País seria preciso uma política pública ampla, que ataque várias questões relacionadas ao tema? Ou seja, mais incentivos do governo na educação e na construção de mais bibliotecas?
A opção "ler um livro" aparece no topo do ranking de preferências dentre a minoria que usufruiu pelo menos uma das atividades culturais listadas na pesquisa. A preferência pelo livro encontra justificativa pelo fato de ele estar mais ao alcance da população e ter o benefício de permitir uma ampla circulação de um mesmo produto. Pelo levantamento da Fecomércio-RJ, se compararmos a parcela de brasileiros que leem com os que vão ao teatro, ao cinema, a um espetáculo de dança, uma exposição ou a um show é possível observar que, apesar de baixo, o brasileiro opta pela leitura dentre todas atividades de lazer cultural citadas na pesquisa. A pesquisa nos inclina a pensar que as ações devem ser desenvolvidas no sentido de criar o hábito e desenvolver o gosto das próximas gerações por atividades culturais. Segundo o IBGE, 89,1% dos municípios brasileiros possuem bibliotecas públicas. A meta é repensar o papel da cultura numa sociedade moderna que não considera lazer cultural como uma forma de entretenimento.
Sobre o preço, a reclamação do leitor reflete a tese de que o livro não ocupa um papel fundamental na nossa cultura e economia?
O levantamento mostra que há uma inércia em relação à cultura que não passa necessariamente pela questão do preço, mas pela falta de hábito. Tanto que o porcentual de brasileiros que não leem porque é caro (2%) aparece como o quinto motivo, bem depois de "não tenho o hábito" e "porque não gosto". Isso nos leva a crer que a questão é intergeracional - em geral, os pais não têm o hábito de frequentar "ambientes culturais", como museus, cinema ou teatro, e, por isso, não estimulam os filhos.
Se um trabalho coerente e de eficácia garantida fosse iniciado hoje, é possível prever quando o índice atingiria números aceitáveis?
Não é possível fazer uma previsão desse tipo porque a eficácia vai depender da recepção do público que, como já vimos, passar por uma questão intergeracional. É preciso uma ruptura com os paradigmas, um esforço nacional de longo prazo para interromper a inércia da falta de incentivo aos hábitos de cultura, nesse caso de leitura. Afinal, para gostar, é preciso conhecer, e a valorização de hábitos culturais tem de começar cedo.

Em Números

LEU ALGUM LIVRO
23% (2009) contra 31% (2007)

ASSISTIU A ALGUMA PEÇA OU ESPETÁCULO DE TEATRO
6% (2009) ante 6% (2007)

VISITOU ALGUM TIPO DE EXPOSIÇÃO DE ARTE
4% (2009) contra 8% (2007)

FOI AO CINEMA
18% (2009) contra 17% (2007)

FOI A ALGUM TIPO DE SHOW DE MÚSICA
20% (2009) ante 20% (2007)

ASSISTIU A ALGUM ESPETÁCULO DE DANÇA
4% (2009) contra 7% (2007)

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