Pesquisar no blog

sábado, 13 de março de 2010

Livros sumiram?

Valdetario Andradevaldetario http://twitpic.com/18bzpi - Todos os livros da biblioteca OABCE desapareceram.

Comunicação Esportiva mais

No Colégio Zênite, o Curso de Comunicação Esportiva, teve hoje a discussão sobre o jeito especial de fazer jornalismo esportivo

Enterro de Glauco

Estadão: Cartunista Glauco é enterrado em cemitério de Osasco

Cerca de 300 participantes participaram da cerimônia, que contou com homenagem de outros desenhistas

Edison Veiga, de O Estado de S. Paulo


Cerimônia que precedeu o enterro no cemitério Parque Gethsêmani Anhanguera. Foto: Werther Santana/AE

SÃO PAULO - O cartunista Glauco Vilas Boas, de 53 anos, e seu filho Raoni, de 25, assassinados na madrugada de sexta-feira, foram enterrados às 10h30 deste sábado no Cemitério Parque Gethsêmani Anhanguera, em Osasco, Grande São Paulo. Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia, sendo a maioria familiares, amigos e seguidores da Igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime, fundada pelo artista.

Em cobertos com a bandeira da igreja, os corpos de Glauco e Raoni chegaram ao cemitério às 9h30, quando já eram aguardados por dezenas de pessoas. Durante uma hora, a cerimônia foi conduzida por religiosos da Céu de Maria, trajados roupas brancas e detalhes em verde.

Comovidos, os seguidores da igreja entoaram dúzias de cânticos rimados, com melodias parecidas uma com as outras. "Não quero nem falar. Perdi dois grandes amigos", disse um dos religiosos, em lágrimas, batendo no peito em sinal de respeito.

Cartunistas - Muitos cartunistas compareceram à cerimônia. "Existem algumas pessoas que são muito especiais. E Glauco era uma delas. Um iluminado, principalmente pelo trabalho que desenvolveu e fez com que o público passasse a ter outra visão do cartum. Foi responsável por uma reviravolta do humor brasileiro", disse o cartunista Orlando. "É um cara que ia ser um velhinho muito divertido, sem dúvida."

"É como John Lennon. Glauco era um gênio que cruzou com um doido e aconteceu isso", declarou o cartunista Spacca, comparando Glauco com o ex-beatle que foi assassinado em 8 de dezembro de 1980 quando retornava de um estúdio de gravação em Nova York (EUA). "Mas o importante é que ele era uma pessoa sempre disposta a ajudar os outros", disse. Caco Galhardo, outro cartunista que estava presente, visivelmente emocionado não quis falar sobre o amigo.

Entre as dezenas de coroas de flores estavam homenagens de outros cartunistas, como Maurício de Sousa, e dos profissionais do jornal Folha de S. Paulo, que publicava as tirinhas de Glauco. O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, compareceu à cerimônia representando o jornal e se lembrou de quando era editor do caderno Ilustrada e tinha uma "convivência bem-humorada" com Glauco. "Ele era um notório atrasador do jornal", comentou. "Mas como o resultado sempre acabava sendo uma surpresa agradável, brincávamos que Glauco era o único que podia atrasar", afirmou.

Às 10h, um procissão saiu da sala de velório do Gethsêmani Anhanguera, seguindo os caixões até a sepultura. Sempre em coro, os religiosos prosseguiram com as canções. Após um minuto de silencio, orações e salvas de palmas, o sepultamento foi concluído.

O universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24 anos, amigo da família e considerado pela polícia o principal suspeito do crime, continua foragido. A Polícia de Osasco busca o suspeito na casa de familiares.

Jovem bate em carro do governador

Eliomar de Lima "O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) se envolveu agora há pouco, em um acidente de trânsito na Aldeota. Cid Gomes conduzia o seu veículo Pajero, pela rua José Vilar, quando um jovem de 20 anos de idade não conseguiu parar o seu veículo Honda Civic, à altura do cruzamento com a rua Moreira da Rocha, e colidiu na treseira da Pajero. O barulho assustou moradores da área, que também ficaram surpresos com o fato de um dos condutores ser o Governador do Estado. Não houve feridos. A AMC constatou que o jovem estava com sintomas de “cansaço”.

Jang no SBT

Elenco da Janga no 1 Contra 100

POR EMÍLIO MORENO

1_100_justusOs apresentadores Nilson Fagata (Gente na TV), Fabiane Kaczan (Jangadeiro Esporte Clube), Nonato Albuquerque (Barra Pesada) e Chagas Vieira (Primeiro Plano) estarão no próximo domingo, 14, em São Paulo para gravação 1 CONTRA 100, do Roberto Justus. Eles ficarão entre os 100 participantes na disputa pelos R$ 1 milhão.

O convite do SBT é uma forma de homenagem aos 20 anos da TV Jangadeiro, completados neste mês. O programa ainda não tem data para ir ao ar. Fique de olho aqui no nosso blog que em breve tem mais novidades.

Rumo à África

Estadão: O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, acabou com as especulações sobre o local de preparação da seleção para a disputa da Copa do Mundo. A equipe ficará em Johannesburgo, na África do Sul. Portanto, nada de concentração em Moçambique, Namíbia ou Angola, países que se interessaram em receber a seleção. No dia 21 ou 22 de maio, o grupo se reunirá em Curitiba, para avaliações físicas e clínicas. Ficará no centro de treinamento do Atlético-PR. No dia 26, a delegação brasileira segue para a África do Sul.
PROTOCOLO
Teixeira participou ontem de evento no Aeroporto do Galeão, no qual assinou protocolo de intenções para a criação de unidades judiciárias que irão funcionar nos aeroportos das 12 cidades-sedes da Copa de 2014. Presente ao encontro, o ministro do Esporte, Orlando Silva, evitou dar declarações sobre os últimos incidentes envolvendo o jogador Adriano.

Aleida Guevara

Aleida Guevera Marchi,m filha mais velha do lendário argentino Ernesto Che Guevara está em Fortaleza. Veio de Salvador. Aqui ficará três dias. Dará a palestra “Cuba, Brasil e América Latina”. A palestra é aberta ao público e promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na palestra, serão abordados temas como a herança socialista cubana e os desafios de integração da América Latina. Aleida está em Fortaleza a convite da prefeita Luizianne Lins. Ela vai conhecer na segunda-feira o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará.

Novo Estadão

Para Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado, a renovação a partir de amanhã do jornal e do site estadão.com.br significa um passo importante para que a empresa cumpra o plano de fechar 2010 com grande crescimento de receita.
Como o redesenho do "Estado" e do "estadão.com.br" deve impactar os negócios do Grupo Estado em 2010?
Com a renovação, somada ao momento do grupo e ao momento em que passa o País, acredito que vamos ter aumento de receita tanto no impresso quanto no digital. Isso significa neste ano uma estimativa da ordem de 20% de aumento da receita e da circulação em relação ao registrado no ano de 2009. O produto renovado tanto no papel quanto na internet vai ser a base que possibilitará esse crescimento. Temos enviado nos últimos dias materiais sobre o novo jornal e o novo site para o mercado e a reação tem sido muito positiva, sempre de querer estar com a gente neste movimento todo.
Qual a próxima etapa nesse processo de renovação?
No caso do digital, inauguramos novos formatos publicitários bastante inovadores. O redesenho dos classificados também será importante. No domingo, eles já sairão com a nova tipografia exclusiva do jornal e, posteriormente, serão revistos e devem ganhar novos conteúdos.
E em relação ao mercado de jornais? Quais são as expectativas para este ano?
A expectativa é que a receita do mercado todo de jornais volte a subir este ano, após um 2009 de queda. Mas achamos que o redesenho nos permitirá crescer ainda mais que a média, tanto em publicidade quanto na circulação do jornal.

Verdão do Cariri

Icasa dispara na liderança da Segundona do Cearensão 2010. Goleou, na noite de ontem, no Romeirão, o São Benedito, por 4 a 1.

Meio milhão de exemplares

O Estado estreia amanhã um jornal mais organizado, agradável de ler e com novos cadernos e seções. Simultaneamente, entra no ar o novo estadão.com.br, de navegação mais fácil, maior proximidade com comunidades e redes sociais, destaque para vídeos e fotografias, design elegante.
As mudanças são resultado de um projeto de redesenho que começou a ser desenvolvido em julho, com assessoria da empresa de consultoria e estratégia editorial Cases i Associats, de Barcelona, Espanha. Elas adaptaram às necessidades dos leitores o que melhor tem sido feito nos grandes jornais do mundo e darão aos jornalistas do Estado mais instrumentos para produzir um jornal cada vez melhor. Como uma diagramação mais "horizontalizada", que aumenta o conforto da leitura, e uma identidade gráfica clara para cada gênero jornalístico. Para melhorar a legibilidade dos textos, o jornal passará a usar uma nova tipografia exclusiva, criada pelo designer português Mário Feliciano. "Tudo isso se alinha com o que acreditamos ser a missão do jornal: a capacidade de surpreender o leitor com notícias exclusivas, análise, prospecção e serviços", explica o editor-chefe Roberto Gazzi.
Pesquisas com leitores também ajudaram na renovação do Estado e do estadão.com.br. No ano passado, o jornal encomendou uma pesquisa de percepção de produtos informativos. Em novembro, um primeiro protótipo do novo jornal foi submetido com sucesso a diferentes perfis de público. Três meses depois, foi a vez de o novo portal ser avaliado por internautas em São Paulo e Rio.
CAMPANHA
O plano de ações comerciais para o lançamento tanto do jornal quanto do site inclui campanhas de publicidade em televisão, internet e outras mídias, demonstração especial para assinantes, apresentação para anunciantes e agências e outras iniciativas para explicar aos já leitores o que mudou e aos ainda não leitores o por quê das mudanças.
"Nossa expectativa é a melhor possível, porque os projetos tanto do impresso quanto do site foram feitos com muito capricho", resume o diretor de Marketing e Mercado Leitor, João Rosas. "Fizemos diversas pesquisas com o que existe de mais bacana. Neste domingo, teremos uma tiragem acima dos 500 mil exemplares." Amanhã, um caderno de oito páginas detalhará as mudanças.

Vou de táxi

Efe


NOVA IORQUE - Milhares de taxistas de Nova York roubaram mais de US$ 8 milhões aplicando indevidamente tarifas mais altas aos clientes que levaram durante os últimos dois anos, segundo um relatório divulgado ontem, pela Comissão de Táxis da cidade.
O jornal The New York Times informou em seu site que a entidade que regula a atividade dos famosos táxis amarelos da "Big Apple" assegura que muitos de seus motoristas aplicaram tarifas incorretas em cerca de 1,8 milhões de deslocamentos, em uma fraude de mais de US$ 8,3 milhões.
A agência, que utilizou um sistema de GPS instalado nos táxis em 2008 para estudar as tarifas aplicadas pelos motoristas, detalhou que esse número representa uma cobrança média de US$ 4,45 a mais que o necessário.
A Comissão afirmou, no entanto, que, embora a soma seja um número chamativo, a fraude aconteceu apenas em 0,5% das 361 milhões de viagens realizadas nos 26 meses de avaliação.
A fraude aos usuários acontece por que alguns dos motoristas mudam manualmente o taxímetro para aplicar uma tarifa maior, referente aos condados de Westchester e Nassau, que não pode ser cobrada dentro da cidade de Nova Iorque.
Do total de 13.237 táxis cadastrados na cidade, cerca de 3 mil efetuaram a mudança de tarifa em mais de cem ocasiões. Um dos taxistas envolvidos foi acusado de roubar US$ 40 mil só neste mês.
Para lutar contra a aplicação de tarifas abusivas, a comissão assegurou que em duas semanas instalará um sistema em todos os táxis que emitirá uma mensagem na tela de televisão que há na parte traseira dos veículos quando houver mudança manual de tarifa.

225 dias

Estadão, que amanhã inaugura novo visual, está há 225 dias sob censura.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Residenciais Virgílio Távora

Hoje foi assinado o contrato dos Residenciais Virgílio Távora I, II e III, primeiro projeto do Ceará, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, com mais de 600 unidades (apartamentos). O projeto, desenvolvido pela Urban Construções, através de sua incorporadora, a Interpar Participações e Empreendimentos S/A, localiza-se no bairro Jaçanaú, no município de Maracanaú (20 quilômetros de Fortaleza). Com prazo de entrega de 12 meses, será composto por 672 unidades, que beneficiarão mais de 2 mil pessoas. O investimento do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal (CEF) no empreendimento é de R$ 27,1 milhões. “Trata-se do maior conjunto de residências em construção pelo programa Minha Casa, Minha Vida no Ceará. Serão gerados aproximadamente cerca de 700 empregos diretos e 1.800 indiretos”, destaca o diretor presidente da Interpar, Manuel Cesário Mendes Filho.

A cerimônia de assinatura contou com as presenças do Superintendente da Caixa Econômica Federal - Regional Norte/Sul, Sr. Odilon Pires Soares, do representante do setor de engenharia da Caixa Econômica Federal – GIDUR / FOR, Srs. Flávio Jucá, representantes e Prefeito do Município de Maracanaú, Roberto Pessoa. Os três empreendimentos possuem entradas de acesso individuais, totalizando 40 mil metros quadrados de área. Os condomínios residenciais de apartamentos terão blocos de dois pavimentos, com quatro unidades em cada bloco. Os apartamentos terão 45m² cada, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O condomínio terá ainda salão de festas/lazer, quadra de esportes, serviços básicos de água e esgoto, além de transporte público com acesso no local. O valor de cada unidade é de R$ 45 mil, financiado diretamente pela CEF no prazo de dez anos, com subsídio do Governo Federal e prestações mensais variando entre R$ 50,00 a R$ 150,00. O nome dos empreendimentos é uma homenagem ao ex-governador do estado Virgilio Távora, que foi responsável pela implantação do Distrito Industrial de Maracanaú, fazendo com que em menos de 20 anos deixasse de ser um distrito do Município de Maranguape para ser um dos maiores Municípios do Ceará com mais de 200 mil habitantes e o segundo município de maior arrecadação do Estado depois de Fortaleza, onde se localizam as maiores industrias do Ceará. Além dos Residenciais Virgílio Távora, estão em fase de aprovação pela Caixa mais treze empreendimentos da Interpar: Eng. José Lino da Silveira I a X, em Caucaia, e Jornalista Demócrito Dummar I, II e III, no Distrito Industrial de Maracanaú. Ao todo, os 16 residenciais irão oferecer 4.248 novas unidades habitacionais, representando uma carteira de obras no valor total de mais de R$ 180 milhões.

A Interpar - A Interpar Participações e Empreendimentos S/A foi fundada em 2005 por empresários atuantes há mais de 30 anos no ramo da construção civil, com o objetivo de desenvolver projetos de incorporação e também conjuntos habitacionais. Atualmente, a empresa está desenvolvendo sete empreendimentos de incorporação imobiliária voltados para o mercado de alta renda em Fortaleza e outros municípios dentre os quais Aracati e Aquiraz. Além dos projetos citados, durante o biênio de 2010/2011, a empresa focará sua atuação na construção de casas e apartamentos residenciais destinados a população de baixa renda, em parceria com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Habitação Minha Casa, Minha Vida, de 0 a 3 e 4 a 10 salários mínimos.


Programa do Leite

O secretário cearense de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, lança amanhã, às 8h30, em Barbalha, o Programa Leite Fome Zero. Às 10h30min o Programa será lançado em Abaiara. Além de contribuir para o combate à fome nos municípios cearenses com menores índices de desenvolvimento, o Leite Fome Zero ainda provoca o fortalecimento da agricultura familiar do Estado.

Assessoria de Imprensa da SDA/Jully Jeanne (jullyjornal@gmail.com)

Comunicação Esportiva

O curso de Comunicação Esportiva é dado por mim (Jornalismo) e pelos professores Gualber Callado (Marketing) e Marcelo Braga (Português)

Alunos aplicados

Mais de 30 alunos participam do I Curso de Capacitação da Apcdec-Cetrede-Sesesporte, até dia 23 de março, no Zênite. O tema do curso é Comunicação (Jornalismo e Marketing) Esportiva

Jornalismo Esportivo

Nossa aula hoje à noite, no I Curso de Comunicação Esportiva, no Colégio Zênite, uma promoção da Apcdec, Cetrede e Secretaria de Esportes do Ceará

Gilmar de Carvalho 58

Será na próxima quarta-feira (17), às 18h, o lançamento do 58° livro de Gilmar de Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará e pesquisador das tradições populares. "Memórias da Xilogravura", que será lançado na sala de Cultura Popular do Museu de Arte da UFC (Mauc), começou a ser produzido em 1986, enquanto Gilmar ainda desenvolvia sua pesquisa de Mestrado. Na época, revisitou a Lira Nordestina, antiga Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte, que conhecera dez anos antes. O livro traz entrevistas com 11 xilogravuristas de reconhecida importância: Antônio Batista, Lino, Iraci, Zé Caboclo, Arlindo, Ezígio, Abraão, Stênio, Francorli, Zé Lourenço e Walderêdo, que morreu com o título de Mestre da Cultura. Os artistas falam, em conversas com Gilmar de Carvalho, sobre seus trabalhos e a própria arte da xilogravura, entre outros temas. Ilustram o livro, dedicado a Damásio Paulo, um dos "maiores gravadores de todos os tempos", xilogravuras pertencentes aos acervos do próprio autor e do Mauc. O Museu de Arte da UFC está situado à Avenida da Universidade, n° 2854 – Benfica. Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

30° FMF II

"Um dos mais tradicionais eventos de moda do Nordeste, o Festival de Moda de Fortaleza (FMF 2010) chega à sua 30ª edição e promove o lançamento para a imprensa nacional, local e para empresários dos setores de moda e confecção, além de convidados, nesta terça-feira (16), às 11 horas, no Buffet La Maison Dunas. Na ocasião, serão apresentados o conceito do evento e looks da coleção Inverno 2010.
Este ano, o Festival de Moda de Fortaleza comemora 30 anos de passarela e negócios com uma temática Especial, enfocando Teatro/Literatura, com uma releitura da índia tabajara Iracema, personagem do escritor José de Alencar, através de uma viagem mística e mágica até o século XXI e ao mundo do FMF e da moda. Na ocasião, será celebrado também o centenário do Theatro José de Alencar, maior espaço de artes cênicas do Ceará.
O FMF 2010 acontece durante os dias 26 a 30 de abril, no Maraponga Mart Moda, em Fortaleza, tendo a jornalista especializada em moda Cristina Franco como consultora do Festival. A programação deste ano contempla a realização de desfiles diários de marcas regionais, apresentando lançamentos de moda. Serão realizadas também palestras e rodadas de negócios. Paralelamente, as lojas do shopping realizam ações promocionais diretas de marketing para atrair clientes e aumentar as vendas do período.
Durante seus quatro dias, o evento movimenta toda a cadeia têxtil, de confecção e moda cearenses, beneficiando diversos núcleos produtivos da cidade, bem como o setor de turismo, ao receber caravanas de compradores de diversas regiões do Brasil. “Todos os anos registramos, durante o evento, um crescimento significativo nas vendas do shopping em relação às semanas normais, e chegamos a ter uma circulação diária de mais de 10 mil pessoas”, diz o empresário Manoel Holanda, proprietário do Maraponga Mart Moda.
Recentemente, o FMF foi incluído no Texbrasil – Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira, criado em 2001 pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) juntamente com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Maraponga Mart Moda no cenário nacional da Moda
Já consolidado nas regiões Norte e Nordeste, o pólo de confecção do Ceará vem crescendo em importância no cenário nacional, atraindo cada vez mais compradores das mais variadas regiões brasileiras. Já percebido no exterior, o Ceará passa por um momento onde a internacionalização se faz necessária. Daí, o passo para inclusão do FMF no Texbrasil, programa estratégico da cadeia têxtil brasileira, criado em 2001 pela ABIT e pela Apex. “Esperamos que os bons ventos do Ceará impulsionem cada dia mais esta iniciativa”, complemente Cristina Franco.
Serviço
• Lançamento do Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2010)
Data: 16 de março (terça-feira)
Horário: 11 horas
Local: La Maison Dunas - Salão Central (Rua Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Dunas)
Evento para convidados
Mais informações sobre o assunto para a Imprensa:
• AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do FMF 2010, para as regiões Norte e Nordeste, pelo fone (85) 3258.1001 / 87078541. Falar com Déborah Duarte (deborah@ad2m.com.br)
Jornalista Responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)

Estadão novo

Estadão: "O Estado inicia no próximo fim de semana dois movimentos simultâneos de renovação, na internet e no papel. Eles acompanham as mais modernas tendências mundiais e oferecem aos editores melhores recursos para que os leitores recebam informações cada vez mais bem organizadas, tanto no território online quanto no impresso.

O jornal terá nova tipografia, com fontes que tornam a leitura mais agradável, e avançados recursos gráficos que aprimoram a organização da página, explicitando ao leitor o que é notícia, análise ou informações complementares. As imagens, tanto fotografias quanto infográficos, serão valorizadas. Novos cadernos serão lançados.

O site estadao.com.br será totalmente reformulado. Além de novo design e nova lógica de navegação, o site amplia seu cardápio de conteúdos em vídeo e áudio, a interação com os internautas e a conexão com redes sociais e comunidades.
"Os avanços no papel e no digital se sustentam em nossa crença na convivência entre as mídias", diz Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado. A intenção é estar todo o tempo perto do leitor, em todas as plataformas. "O Grupo Estado trabalha com o conceito de relógio da notícia: a Agência Estado é o "segundo" (a notícia de altíssima velocidade); o estadao.com.br e a Rádio Eldorado são "o minuto" (notícia em alta velocidade) e o Estadão e o Jornal da Tarde, o "dia" (menor velocidade, mas com a vantagem de analisar, repercutir e ampliar notícias das outras plataformas)."
Para ajudar a definir as mudanças mais adequadas foi contratada a empresa de consultoria e estratégia editorial Cases i Associats, responsável também pelo redesenho de 2004.
O projeto de redesenho começou em julho de 2009 e foi anunciado aos leitores em janeiro. Coordenado por Roberto Gazzi, editor-chefe do Estado, e por Pedro Doria, editor-chefe de Conteúdos Digitais, envolveu uma equipe de 27 profissionais que, com apoio de toda a redação, elaborou as mudanças que começarão a chegar às mãos, aos computadores e aos celulares dos leitores a partir de sábado, com a publicação do novo caderno Sabático. No domingo, entra no ar o novo estadao.com.br.
Com navegação mais clara, design elegante e valorização do espaço de vídeos e fotografias, a página inicial do estadao.com.br segue o conceito europeu de organização. Sempre com duas colunas - uma para o noticiário importante, outra para tudo o que é interessante.
Pedro Doria diz que a reformulação do portal tem dois objetivos. "O primeiro é encarar cada editoria como uma comunidade, seja política ou economia, cultura ou tecnologia", afirma. O segundo é aproximar o site das redes sociais, "que já movimentam alguns dos diálogos mais interessantes da web".
O impresso ganhará novos cadernos e seções e ficará mais agradável de ler, diversificado, analítico. "Conversamos muito internamente, visitamos redações em vários países, fizemos muitas pesquisas e filtramos o que mais se adequava ao nosso caso", explica Roberto Gazzi.
Tipografia
As informações serão distribuídas de maneira que cada gênero jornalístico seja imediatamente identificado pelo leitor. "Análises, opiniões, cada tipo de texto ganhou uma identidade clara", explica o diretor de Arte do Grupo, Fabio Sales. Para aumentar o conforto de leitura, será adotada uma tipografia exclusiva. O designer português Mário Feliciano criou as fontes Estado Headline, Estado Fine e Flama especialmente para o projeto. "As letras ficaram mais contemporâneas e vão melhorar muito a legibilidade."
A prioridade do redesenho foi qualificar e ampliar o conteúdo oferecido. Destaque para a área cultural: além do Sabático, a "família" Caderno 2 vai crescer, com o C2 + música, aos sábados, e o Caderno 2 Domingo.
Todos os suplementos receberam nova "roupagem" e tiveram seus conteúdos revisados. Como o novo Estadinho, que ganhou formato de gibi. "Vamos expandir o conteúdo editorial, organizando eventos e elaborando debates e publicações extras", resume Ilan Kow, editor-chefe de Publicações.
No domingo, o Estado circula com um caderno de oito páginas detalhando as inovações.


Rádio na Fórmula Indy

Maxpress: "Primeira corrida de rua da categoria na América Latina será transmitida ao vivo pelas Rádios Bandeirantes e BandNews FM. A São Paulo Indy 300, primeira prova da temporada 2010 da Fórmula Indy, terá cobertura total das emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio neste final de semana. As equipes da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 e da BandNews FM 96,9 levam para os ouvintes todas as emoções da prova que abre o campeonato 2010 da categoria. No sábado, as emissoras transmitem em cadeia os dois treinos livres (das 9h às 10h20 e das 12h20 às 13h40) e o treino classificatório (das 15h20 às 17h20). No domingo, a cobertura completa em cadeia começa às 7h direto do estúdio do Grupo Bandeirantes de Rádio no Anhembi. Às 12h, o narrador Odinei Édson abre a transmissão da prova, que tem largada marcada para às 12h55.
A Rádio SulAmérica Trânsito FM 92,1 vai contar com uma programação especial sobre as condições do trânsito nas proximidades do Circuito Anhembi, ajudando o ouvinte a encontrar o melhor caminho para fugir dos possíveis congestionamentos na região. A emissora também levará ao ar boletins bilíngües (inglês e português) para ajudar os turistas estrangeiros que estão na cidade. Esses boletins também serão veiculados pela Rádio Bandeirantes e pela BandNews FM.
Em uma campanha conjunta com o Shopping Aricanduva, a Band FM 96,9 vai levar 20 felizardos para curtir as emoções da São Paulo Indy 300 com a "Torcida Shopping Aricanduva Band FM". A emissora terá flashes ao vivo direto do Anhembi ao longo da programação."

Barracões no Vila do Mar

PMF: "Em encontro realizado ontem, na praia do Arpoador, os pescadores do litoral oeste de Fortaleza aprovaram as propostas para edificação de barracões, prédios para as capatazias e prédio de uso múltiplo para a Colônia Z-8. As propostas foram desenvolvidas pelo Projeto Vila do Mar a partir de reuniões realizadas com os pescadores dos vários pontos de atracação de embarcações ao longo da costa.
Durante o encontro, a engenheira de pesca Alyne Castelo Branco e a coordenadora do Vila do Mar, Rocicleide Silva, apresentaram os projetos de arquitetura, e esclareceram detalhes para os pescadores e mulheres de pescadores presentes. Cada um dos quatro barracões, com 106 metros quadrados (m²) de área coberta, terá área reservada com depósitos individuais para a guarda de equipamentos de trabalho dos pescadores da Barra do Ceará, Arpoador, Casas Novas e Marinha (Kartódromo).
Os três prédios de capatazia, cada um com 76m², dispõem de banheiro com acesso para cadeirantes, duas salas, recepção e varanda. Já o prédio de múltiplo uso, a ser edificado na Colônia Z-8, vai dispor de copa-cozinha, sala de aula, dispensa, depósito, auditório, duas salas, consultório, três banheiros - sendo um com acessibilidade para pessoa com deficiência, e uma varanda, totalizando quase 150m² de área construída.
De acordo com o presidente da Colônia Z-8, Possidônio Soares Filho, a expectativa é de que o Vila do Mar dê um novo impulso à categoria. “Todos os pescadores aqui presentes concordaram com os projetos dos barracões e dos prédios e agora a gente acredita que o projeto sai do papel”.
A coordenadora Rocicleide Silva disse que as obras dos equipamentos para os pescadores seguirão “em paralelo à construção da via litorânea”, que tem previsão para ser iniciada no próximo mês.

Emplacamento

Os proprietários de veículos de placas com terminação 1 têm até o dia 12 de abril para fazer o seu licenciamento, a mesma data dos veículos com placas terminas em 2. A prorrogação foi autorizada pelo Superintendente do Detran-CE, João Pupo, em função do parcelamento de obrigação tributária incidente sobre a propriedade de veículo (pagamento de cota do IPVA) neste mês de março. A data anteriormente estabelecida para o licenciamento de veículo de placas com final 1 era 10 de março. O Detran informou que remeterá ao endereço do proprietário do veículo, via Correios, o extrato de licenciamento, para ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco, junto com o seguro DPVAT (obrigatório) e o IPVA. Posteriormente, também será remetido via correios o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), exercício de 2010. Caso o proprietário deixe de receber o extrato do licenciamento no seu domicílio, por algum motivo, ele tem de comparecer a um dos postos do Detran até a data do vencimento, para receber o extrato e efetuar o pagamento, a fim de evitar problemas futuros. As datas do vencimento do pagamento de licenciamento dos veículos com placas terminadas de 2 até 0 permanecem inalteradas: 2: dia 12 de abril; 3: dia 10 de maio; 4: dia 10 de junho; 5: dia 12 de julho; 6: dia 10 de agosto; 7: dia 10 de setembro; 8: dia 11 de outubro; 9: dia 10 de novembro: e 0: dia 10 de dezembro. (Assessoria de Imprensa do Detran-CE/Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813).

Luizianne em Porto Rico


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) participa hoje da reunião da Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), em San Juan (Porto Rico). A reunião é composta por paineis sobre planejamento de cidades, diretrizes econômicas diante da crise mundial, reengenharia de recursos humanos, manejo de resíduos sólidos, dentre outros assuntos de interesse dos governos municipais. O encontro prossegue até amanhã. Luizianne Lins participa do evento como 1ª Vice-Presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e membro do Comitê Executivo da Flacma, junto com outros 21 prefeitos e autoridades de governos municipais da América Latina, eleitos para o mandato de 2009 a 2012. A Flacma é a entidade representativa da rede mundial de cidades - CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) para os países da América Latina e do Caribe, abrangendo mais de 16 mil municípios latinoamericanos. Na ocasião, serão debatidas a consolidação das cidades brasileiras no cenário internacional, além do reforço da presença institucional de cada cidade no contexto latinoamericano. O encontro é anual e visa discutir a agenda da instituição para o ano de 2010, tendo como destaque a participação da Flacma em diversos fóruns internacionais.


Hugo Hoyama aqui

As jovens promessas do tênis de mesa cearense terão a oportunidade de conhecer o mesa-tenista Hugo Hoyama hoje no projeto Esporte na Minha Cidade, que desta vez visita a Academia Cearense de Tênis de Mesa, desde as 15h30. Antes da visita, cerca de 50 crianças beneficiadas com os projetos da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) disputaram o torneio Mão Amiga, que foi dividido em três níveis: Nível I (Alto Rendimento), Nível II (participantes do projeto Mão Amiga) e Nível III (Escolinhas). Em seguida, os pequenos atletas podem conferir uma demonstração do heptacampeão brasileiro Hugo Hoyama. Para encerrar a visita, o mesa-tenista fará a entrega da premiação aos vencedores do Torneio Mão Amiga. Amanhã, Hugo Hoyama, ao lado do secretário Esporte do Estado Ferruccio Feitosa, segue para o município de Campos Sales. A ação é mais uma iniciativa do projeto "Esporte na Minha Cidade" que tem movimentado o Interior e a Capital mostrando a importância do esporte para a qualidade de vida das pessoas com uma estrutura completa para a realização de atividades esportivas, gincanas culturais, cursos de capacitação e oficinas ligadas ao desenvolvimento esportivo. Em cada fim de semana, um município cearense é visitado, sempre com a presença de um atleta que leva para a população um pouco de sua história de vida, incentivando talentos e dando nova esperança para a comunidade.

Assessoria de Imprensa da Sesporte/Lisiane Linhares lisiane@esporte.ce.gov.br - (85) 3101.4415 / 8732.1976

Cid, Rádio Senado e o pré-sal

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), participou hoje da inauguração da transmissão da Rádio Senado em Fortaleza. A partir da frequência 103,3, a Rádio irá reproduzir toda a programação da Senado FM, que irá ao ar nas 24 horas do dia. A solenidade de inauguração aconteceu na sede da TVC (emissora que irá emprestar sua antena para transmissão da Rádio), contou com a presença do presidente da TVC, Augusto Benevides, dos senadores Heráclito Forte - 1º secretário do Senado-, Inácio Arruda e Patrícia Saboya; e do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar.
Sobre a transmissão da Rádio no Estado, Cid Gomes, qualificou como um instrumento importante para que a população possa “conhecer e fiscalizar as ações do representares cearenses no Senado”. “Mais espaços como este precisam chegar até a população. O Governo do Estado, através da TVC, tem essa consciência e por isso está sedendo um espaço da emissora”, ressaltou. Cid aproveitou ainda e pediu o apoio dos senadores presentes para a matéria, aprovada na Câmara Federal, que redefine a partilha dos royalties do Pré-Sal e que repartirá de maneira mais igualitária entre os estados os lucros da exploração do petróleo. “Eu não poderia perder essa oportunidade e peço apoio a esse projeto que beneficiará os estados que mais precisam de recursos”, disse Cid.
A Rádio Senado foi inaugurada em 1997, transmitindo ao vivo para o Distrito Federal, Natal e Cuiabá as sessões plenárias do Senado. A emissora de rádio também conta na sua programação com debates e as votações nas comissões do Senado, noticiários através de seu conteúdo jornalístico, programas culturais, radiodocumentários e peças institucionais de serviço público. Atualmente a Rádio passa por um projeto de expansão do sinal em todas as capitais brasileira. Rio Branco, no Acre, será a próxima capital a transmitir o sinal da Rádio Senado. Em seu discurso, o senador Heráclito Forte, ressaltou a importância da “publicação pública” em prol do conhecimento da população e parabenizou o Governo do Estado, por abrir espaço para a emissora no Estado. “O Governo do Ceará está de parabéns por fortalecer os órgãos de comunicação em seu Estado”, finalizou.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado/Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)

Profissionalizantes

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual cearense Ferreira Aragão, líder do PDT, prevê a inclusão de Centros Profissionalizantes nos presídios públicos do Estado do Ceará. De acordo com o parlamentar, o principal objetivo é “evitar que o preso se transforme numa fera e agrida a sociedade”. A implantação dos Centros Profissionalizantes busca ressocializar o detento, revertendo os valores nocivos do condenado para valores benéficos para a sociedade. Os Centros de Profissionalização poderão utilizar, além de professores e educadores regularmente contratados pelo Poder Público Estadual, profissionais voluntários para a implementação de seus projetos. Podem ser firmadas, também, parcerias com a iniciativa privada, bem como convênios com órgãos e entidades administrativas públicas de demais entes federativos, visando a efetivação das atividades desenvolvidas pelo Centro. A implantação dos Centros de Profissionalização será operacionalizada pelas Secretarias e demais órgãos que o Poder Público julgue necessários. (Marconi Alves/Assessoria de Imprensa).



Não vai

Ministro dos Portos, Pedro Brito, diz Sônia Pinheiro, desistiu de disputar a Câmara dos Deputados. Fica até o fim no Governo Lula com possibilidade de ser ministro de Dilma Roussef ou Ciro Gomes.

Mácula 2010

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de cegueira entre indivíduos com mais de 60 anos de idade, no mundo ocidental, atingindo cerca de 30 milhões de pessoas. Com a percepção de que o problema envolve questões de saúde pública, o Centro de Estudos Professor Fernando Oréfice, com o apoio da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, realizam, no próximo dia 18 de março, em Fortaleza, o Mácula 2010 – Avanços em Diagnóstico e Tratamento. Além de palestras para o público em geral e para a classe médica, serão distribuídas cartilhas educativas sobre saúde dos olhos nos idosos e realizados exames de visão gratuitos em idosos com idade acima de 65 anos.
Em sua oitava edição, o Mácula, coordenado pelo especialista Dr. Abelardo Targino, será realizado no Seara Praia Hotel (localizado na Avenida Beira Mar – 3080 – Meireles) e contará com a participação do médico oftalmologista Laurentino Biccas (ES), um dos maiores nomes da oftalmologia do Brasil (currículo abaixo). Biccas falará ao público em dois momentos: primeiramente para a população em geral em palestra sobre a saúde da visão, respondendo às diversas dúvidas relacionadas às doenças que atingem a retina (maculopatias) e, em seguida, aos oftalmologistas, abordando as possibilidades de diagnóstico e tratamento atuais e as que se vislumbram para o futuro.
A participação no Mácula 2010 é gratuita para a população. Para acompanhar a palestra é preciso fazer inscrição por meio do telefone (85) 3264.9404. Já aos médicos oftalmologistas é solicitada a doação de duas latas de leite em pó ou 01 lençol branco, a serem destinadas a uma instituição beneficente, Santa Casa de Misericórdia em Fortaleza.
Exame de visão em idosos - Campanha Viver, Porque Ver é Viver
Além do cunho educativo e científico, o Mácula 2010 realizará uma ação de conscientização sobre a saúde da visão em pessoas com idade acima de 65 anos, como parte da Campanha Viver, Porque Ver é Viver. Na manhã do dia 18 de março, das 9 às 13 horas, serão realizados exames gratuitos em idosos com idade acima de 65 anos com foco na identificação de doenças da retina. Serão distribuídas 200 senhas de atendimento. Também serão distribuídas cartilhas educativas sobre a saúde da visão em idosos. A ação é gratuita e aberta ao público em geral. Será realizada na sede do Centro Avançado de Retina e Catarata, na Avenida Dom Luis, 1233 – 14° andar. Telefone para contato: (85) 3486.6366.
Serviço
Mácula 2010 – Avanços em Diagnóstico e Tratamento
Data: 18 de março (quinta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Hotel Seara Praia Hotel
Endereço: localizado à Avenida Beira Mar – 3080 – Meireles.
Informações e inscrições: (85) 3264.9404.
Conscientização e Diagnóstico – Campanha Viver, porque Ver é Viver
Data: 18 de março (quinta-feira)
Horário: das 9h às 13h
Local: Centro Avançado de Retina e Catarata.
Endereço: Av. Dom Luís, 1233 – 14ª andar.
Importante: 200 senhas distribuídas por ordem de chegada.
Informações: (85) 3486.6366.
Mais informações para a imprensa com:
Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 /www.caramelocomunicacao.com.br
Jornalista Nathalia de Sá: (85) 8857.3368 /nathalia@caramelocomunicacao.com.br

Thierry, Eliéser e Pelitz no FMF

Os desfiles do Festival da Moda de Fortaleza, tradicionalmente, reúnem grandes celebridades, que dão uma maior visibilidade ao evento de moda, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de abril, no Maraponga Mart Moda. O ator Thierry Figueira estará presente no evento e desfilará pela marca Kiev Jeans, no dia 28 de abril, às 15h30. Eliéser, participante do Big Brother Brasil 10, desfilará pela marca M4 Fashion, no dia 27 de abril às 19h e Erich Pelitz, ator da novela Malhação, desfilará pela Pahilly no dia 28 de abril, às 17 horas.

30° FMF

O Festival da Moda de Fortaleza (FMF) chega, neste ano, a sua 30º edição e acontecerá entre os dias 26 e 30 de abril, no Maraponga Mart Moda. Unindo moda comercial com novas propostas e discussões, o FMF é voltado tanto para revendedores, quanto para lojistas, fornecedores, corretores, mídia especializada e profissionais de moda. Além de apresentar desfiles das coleções de inverno, o FMF 2010 tem como objetivo reforçar a importância do Ceará como um importante pólo de moda do país. Kokid, Famel, Gogh Jeans, Chica Fulô, R Vinte, Shioó, Cardigan, Violet, Nice Brazil, Blinclass, Zignum, M4 Fashion, Fill Sete, Kiev Jeans, Pahilly e Linhas e Formas, são algumas das marcas que já confirmaram participação no FMF 2010. O lançamento será na próxima terça-feira, às 11h, no La Maison Dunas.

Eusébio: 100 jogos pelo Fortaleza

O meia e lateral-esquerdo Eusébio comentou em entrevista coletiva, na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho, após o treino de ontem, sobre a possibilidade de completar seu 100° jogo vestindo a camisa Tricolor, na partida diante do Maranguape.
Com a ausência do lateral Guto, que completou a série de três cartões amarelos no último compromisso, Eusébio poderá ganhar uma oportunidade na lateral-esquerda. “Se o professor Luiz Müller optar por mim, vou fazer o melhor para agarrar esta oportunidade e ajudar a equipe a sair com um bom resultado de campo”, disse.
O jogador poderá completar diante do Maranguape a marca histórica de 100 partidas atuando com a camisa Tricolor. “Fico feliz por esta marca. Mas o pensamento tem que estar focado em vencer a partida e ajudar o Fortaleza, que é o mais importante” ressaltou o atleta que foi formado nas Categorias de Base do Leão.
O jogador comentou também sobre o desgaste com a forte maratona de jogos. “Apesar de todo ano ser assim e já estarmos um pouco acostumados, isso é sempre desgastante. A comissão técnica vem trabalhando com inteligência para superar isso”, afirmou.

Notícias do Leão

Fortaleza não terá mais Gaúcho para o Cearensão. Paulo Isidoro e Alex Gaibu desfalcam time contra o Maranguape, domingo. Diretoria anuncia interesse em Clodoaldo para Terceirona do Brasileirão. Os três últimos reforços foram anunciados para os jogos restantes do Cearensão:
O Fortaleza Esporte clube fechou nesta sexta-feira, dia 12 de março, a contratação de mais três reforços. Os atletas são: Bruno de Jesus (volante), Leomar (zagueiro) e Marcos Vinícius (lateral-direito). O volante e o zagueiro foram contratados para a temporada 2010. Já o lateral-direito deve ficar só para o Campeonato Cearense.
O volante canhoto Bruno de Jesus, de 26 anos, que estava jogando no Botafogo-DF, já chegou a capital cearense. O zagueiro Leomar, de 23 anos, que estava defendendo o Mogi Mirim-SP, chega ainda nesta manhã, assim como o lateral-direito, Marcos Vinícius, de 25 anos, que estava jogando no Bragantino-SP. Os três reforços do Tricolor de Aço treinam esta tarde no Alcides Santos e após os trabalhos, serão apresentados para a imprensa e a torcida, na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho.
Bruno de Jesus Macedo
Apelido: Bruno de Jesus
Naturalidade: Planaltina-DF
Data de Nascimento: 15/02/1984
Altura: 1, 74 cm
Peso: 75kg
Posicão: Volante
Clube Anteriores: Legião Futebol Clube-DF, Brasiliense Futebol Clube-DF, Clube Esportivo Guará-DF, Capital Clube de Futebol-DF, Sociedade Esportiva do Gama-DF, Atlético Clube Goianiense, Canedense-GO e Botafogo-DF.
Títulos: 2004 - Vice-campeão da Série C (Gama); 2005 - Campeão da Segunda Divisão do C. Brasiliense (Capital); 2006 - Campeão da Segunda Divisão do C. Brasiliense (Guará); 2007 - Campeão Brasiliense (Brasiliense); 2008 - Campeão Brasiliense da Série A; 2008 - Campeão Brasileiro da Série C (Atlético Goianiense); 2009 - Vice-campeão Brasiliense Série B.
Leomar Francisco Rodrigues
Apelido: Leomar
Naturalidade: Campinas-SP
Data de Nascimento: 12/06/1986
Altura: 1,88m
Peso: 88 kg
Posição: Zagueiro
Clubes anteriores: Guarani-SP, Paulista-SP, Buniordkor-UZB e Mogi Mirim-SP.
Títulos: 2006 – Campeonato Paulista Sub-20; e 2008 – Acesso a Série A-1do Campeonato Paulista.
Marcos Vinícius Barbosa Costa
Apelido: Marcos Vinícius
Naturalidade: Aracajú (SE)
Data de Nascimento: 05/12/1984
Altura: 1,71m
Peso: 67 Kg
Posição: Lateral-direito
Clubes anteriores: Treze de Campina Grande (PB), Santa Cruz (PE), Icasa (CE) e Bragantino-SP.
VICE
O Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube esteve reunido nesta quinta-feira, na sede administrativa do Tricolor, no Pici. A reunião era para escolher o vice-presidente da Diretoria Executiva do clube.
Mas reunidos ontem, os conselheiros optaram por adiar a eleição do vice-presidente do Leão. Segundo, Jorge Mota, presidente em exercício do Fortaleza, “os conselheiros entenderam que o momento não era propício para se escolher um nome para vice de Renan Vieira. Nós ainda estamos à procura de um nome de consenso”, disse.
Ainda de acordo com Jorge Mota, "a reunião foi muito boa porque compareceram mais de 60 membros do conselho e aproveitamos para discutir o atual momento do Fortaleza, procurando inclusive viabilizar a parte financeira do clube".

D e E


Nova sede da D&E na Água Fria

Copa do Brasil

Na próxima quarta-feira (17), às 21h, o Fortaleza recebe, no Pici, o Guarani de Campinas, pela segunda fase da Copa do Brasil. Já Corinthians (PR) x Ceará, será às 15h30, no Janquito Maluceli, em Curitiba. Jogos de volta marcados para 31 de março. O Caerá x Corinthians, às 21h, no Castelão e Guarani x Fortaleza, às 21h50, no Brinco de Ouro.

Turismo capacitado

A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Marca Brasil (IMB), realiza até hoje, o Workshop “A Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor”. O evento vai até 18 horas, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) da Praia de Iracema. O Workshop é uma das etapas do projeto de apoio à gestão dos 65 Destinos Indutores do Turismo e visa promover a melhoria da gestão por meio da capacitação dos atores locais em liderança, planejamento e gestão. O grupo gestor será composto por 30 representantes do trade turístico local. O evento tem como objetivo promover a melhoria da gestão, ampliando os conhecimentos postos sobre planejamento estratégico, fortalecendo a governança dos Destinos e a inter-relação destes com as respectivas Regiões Turísticas.

Aeroporto de Jeri suspenso

Os repasses de recursos federais para o Complexo Aeroportuário do Pólo Turístico de Jericoacoara foram suspensos pelo Ministério do Turismo, atendendo integralmente recomendação do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE). A medida vai vigorar até que seja feito o devido licenciamento ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), ou alternativamente, até que sejam analisados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor do Parque Nacional de Jericoacoara, todos os atos de licenciamento ambiental realizados pela Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace).
A suspensão dos repasses para as obras do aeroporto de Jericoacoara foram confirmadas pelo Ministério do Turismo através de ofício enviado esta semana à Procuradoria da República no Município de Sobral pelo Secretário Executivo Mário Augusto Lopes Moyses.
O procurador da República Ricardo de Magalhães de Mendonça enviou a recomendação ao secretário executivo do Ministério do Turismo, em razão da proximidade existente entre o empreendimento e a área do Parque Nacional de Jericoacoara, o que resultaria em diversos impactos ambientais na unidade de conservação federal. Outra observação se deu em relação ao aumento expressivo do fluxo turístico e da visitação no local, o que poderá ocasionar risco ao patrimônio ambiental.
A recomendação tem como base o artigo 127 da Constituição Federal mais a Lei Complementar nº75/93, ao tratar da autorização concedida ao Ministério Público Federal para adotar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para a proteção do meio ambiente.
De acordo com Ricardo Magalhães de Mendonça, somente após o relatório de impacto ambiental será possível saber dos impactos previstos com a fixação do empreendimento no local, além de estudar as possíveis compensações ambientais necessárias para preservação do Parque Nacional de Jericoacoara. O procurador considera importante a condução do licenciamento ambiental pelo órgão federal competente, no caso o Ibama, por se tratar de uma unidade de conservação da União, assim como determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Ceará
Tel: (085) 3266 7389
ascom@prce.mpf.gov.br