Pesquisar no blog

sábado, 27 de março de 2010

Isenção para vestibular da Uece

A Comissão Executiva do Vestibular (CEV), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), recebe nos dias 29, 30, 31 de março e cinco de abril de 2010, as solicitações de isenção da taxa de inscrição ao Concurso Vestibular para ingresso nos Cursos de Graduação, no período letivo de 2010.2 Os interessados devem se dirigir a CEV no Campus do Itapery, em Fortaleza, das oito às 17 horas, ou às Unidades da Uece no Interior do Estado, no horário de funcionamento da unidade. Para os professores, funcionários da Uece e seus dependentes e para os doadores de sangue, a solicitação de Isenção será também, no período de 29, 30, 31 de março e 05 de abril. Poderão ser concedidas até duas isenções da taxa de inscrição, ao candidato que tenha cursado o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular no Estado do Ceará, ou que tenha cursado o 1º e 2º ano do Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular no Estado do Ceará, e esteja cursando, ainda em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular, no Estado do Ceará, o 3º ano do Ensino Médio, com conclusão prevista para o 1º semestre de 2010. A primeira concessão de isenção equivale a 100% do valor da taxa de inscrição e na segunda solicitação, o candidato só terá direito a 50%. Tendo em vista os custos do processo após a concessão da isenção, a decisão do beneficiário de não usufruí-la será considerada como uma concessão já deferida, por ocasião do próximo pedido de isenção feito pelo candidato. A inscrição dos candidatos com isenção parcial ou total será efetuada no período de 03 a 14 de maio de 2010. A CEV lembra que, como no Concurso anterior, o candidato para inscrever-se deverá ser possuidor do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Segundo informa o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece, professor Marcondes Cavalcante França, a primeira fase do Concurso Vestibular de 2010.2 será realizada dia 27 de junho (domingo), das 9h às 13h, com uma prova de Conhecimentos Gerais, (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia), de múltipla escolha. A segunda fase acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, com a realização de quatro provas: uma de Redação e três Específicas. Assessoria de Imprensa da Uece/Fátima Serpa (mfserpa@uece.br) - 85 3101.9605

Hora do Planeta em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), aderiu ao movimento global Hora do Planeta. Conhecida mundialmente como Earth Hour, a iniciativa da Rede WWF (organização não-governamental dedicada à conservação da natureza) para enfrentar as mudanças climáticas conta, este ano, com a adesão de três novas capitais - Fortaleza, Vitória e Rio Branco. A Hora do Planeta acontecerá hoje, às 20h30. Na ocasião, a Prefeitura de Fortaleza apagará as luzes de famosos ícones da cidade por uma hora - Estátua de Iracema, localizada na Lagoa de Messejana; Arco da Praça Portugal; monumento na Praça Régis Jucá, situada no trecho entre as Avenidas Antônio Sales e Monsenhor Catão, no bairro Cocó; Seminário da Prainha; e Coluna da Hora, na Praça do Ferreira (Centro). A população também pode contribuir com o movimento apagando as luzes de suas residências, empresas, entre outros espaços. Fortaleza é a primeira capital nordestina a aderir à iniciativa, que conta, atualmente, com a participação de 37 cidades brasileiras. A Hora do Planeta é um ato simbólico contra o aquecimento global e a favor da preservação dos ecossistemas. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez o ato no país, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram suas luzes. Conheça mais sobre a iniciativa no sitewww.horadoplaneta.org.br. Mais informações com a assessora de comunicação da Semam, Lyana Ribeiro, pelos telefones 3105.1135/8814.3852.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tardinhas de sexta

  • Boris será homenageado hoje na Assembleia Legislativa.
  • FCF festeja entre amigos seus 90 anos.
  • Governador Cid Gomes cancela agenda. Doente.
  • O Estado trará dia 30 caderno especial sobre 100 anos de Chico Xavier.

Marquise

quinta-feira, 25 de março de 2010

Copa 2014

A Rodada Nordestina de Fortaleza Rumo a Copa 2014 teve hoje como palestrante para os mais de 50 cronistas, no Oásis Atlântico, a consultora internacinal, Michele Naili. Ela foi executiva da Rede Globo onde trabalhou por 23 anos atruando em quatro Copas do Mundo de Futebol, três Olimpiadas e nos Jogos Pan Americanos
Foto de Alexandre Holanda.

GP Verdes Mares de Propaganda

Diário do Nordeste: "Os vencedores da terceira edição do Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda foram premiados, ontem à noite, em uma cerimônia realizada no buffet La Maison Dunas.
As agências Mota, Bolero, Quintto, Síntese, Advance, G. Marketing, Slogan e Promosell ocuparam os primeiros lugares da disputa, promovida pelo Sistema Verdes Mates (SVM) com o objetivo principal de estimular e premiar o talento publicitário cearense.
Este ano, o GP Verdes Mares de Propaganda bateu recorde no número de materiais inscritos, totalizando 314 peças, que foram julgadas por profissionais renomados no mercado publicitário local e nacional. As agências concorreram em 12 categorias. Com destaque para a TV Peça Cariri, inédita no concurso, e para a Criação Campanha, devido à premiação dada ao primeiro e segundo lugares.
De acordo com a diretora de Atendimento da Mota Comunicação - vencedora em três categorias (TV Peça, Rádio Peça e Rádio Série) -, Marina Mota, a realização do GP Verdes Mares de Propaganda é uma iniciativa importante do Sistema Verdes Mares para mostrar a qualidade dos trabalhos publicitários locais. A agência ainda conquistou o segundo lugar em três categorias (Rádio Peça, Rádio Jingle e Jornal Série).
As primeiras edições do Prêmio trouxeram uma felicidade palpável para a Mota e seus clientes, ao ver que essa comunicação que fazemos todos os dias traz retorno e é de qualidade", afirma Marina .
Para André Mota, diretor da Bolero Comunicação, agência vencedora de três prêmios (Mídia, TV Série e Jornal Série), o GP Verdes Mares de Propaganda é um forte indicativo do trabalho que está sendo realizado, mostrando as melhores campanhas, estratégias e agências que mais se destacam em mídia, planejamento e criação. "A Bolero participa do GP desde o seu início, conquistando um total de dez prêmios. A disputa vem coroar o excelente trabalho que o mercado cearense vem realizando", destaca André Mota.
Segundo Eduardo Odécio, diretor da Síntese Comunicação, que recebeu o prêmio de primeiro lugar na nova categoria TV Peça Cariri, a participação da agência representa a oportunidade de mostrar o trabalho produzido na região sul do Estado, que recebeu recentemente a primeira emissora regional do Ceará, a TV Verdes Mares Cariri. "O prêmio é um grande incentivo à qualidade e uma demonstração do respeito que o SVM dedica às agências de propaganda e aos profissionais da área. Participar deste prêmio, para nós, já é uma vitória", enfatiza Odécio.
De acordo com Thiago Peixoto, diretor da Quintto Comunicação, que ganhou o prêmio de melhor Jornal Peça, a visibilidade e o reconhecimento do GP trazem a certeza de um bom trabalho realizado.
Para o publicitário, o Prêmio aumenta o desejo de elevar o nível profissional e criativo das mensagens que as agências estão transmitindo. "Parabéns ao Sistema Verdes Mares que acredita e tenta preservar o mercado local e o relacionamento com as agências através de iniciativas como a do GP Verdes Mares", declara.
A G. Marketing foi premiada com o primeiro lugar na categoria Planejamento e recebeu o segundo lugar nas categorias Mídia e Campanha, nesta a agência ganhou o direito de participar com uma peça, do Festival de Publicidade de Gramado. Conforme o diretor da agência, Carlos Gama, o GP Verdes Mares pode ser classificado como um dos mais completos prêmios publicitários de todo o Brasil.
"O maior favorecido com a disputa é o cliente que consegue reconhecer cases de sucesso, ter acesso aos seus números e identificar as agências que estão utilizando a criatividade para fazer o negócio dos clientes crescer", destaca Carlos Gama.
TALENTO
Prêmio gera valor e motiva profissionais
O GP Verdes Mares possui duas grandes contribuições para o mercado, na opinião do publicitário Marcelo Lavor, da Promosell, agência que ficou na primeira colocação na categoria Campanha. "A primeira é que abre um espaço para reflexão dos trabalhos que são produzidos aqui. Vamos conseguir mensurar talento do criativo cearense em relação a outras praças, avaliar tendências, modas e caminhos e debater sobre a assertividade das linhas de comunicação. Já a segunda é o reconhecimento. Um prêmio assim motiva, destaca e gera valor ao árduo dia a dia dos profissionais." O prêmio, de acordo com Lavor, já chegou num nível tão grande de excelência em tão pouco tempo que as boas agências são praticamente "obrigadas" a inscrever trabalhos.
ESTÍMULO
Ganhos para clientes e anunciantes
O publicitário Evandro Colares, da Advance Comunicação, vencedora da categoria Rádio Jingle, ao falar sobre o GP Verdes Mares, ressaltou que a premiação representa um estímulo para que se continue fazenda propaganda da maneira mais criativa possível e que funciona. "Com isso, ganham os profissionais, o anunciante, a agência e todo o mercado".
A Advance participou das três edições do GP, sendo agraciada em todas elas. Segundo o publicitário, é uma oportunidade de avaliar como está a criação e o planejamento da agência junto ao mercado. É o momento, acrescenta, de mostrar que os trabalhos geraram grandes negócios e que são frutos de muita qualidade criativa.
O que eles pensam
O que o GP representa para o mercado?
"O prêmio representa reconhecimento, ainda mais quando ocorre através de processo de seleção justo como no caso do GP Verdes Mares. Alimenta o desejo de continuar fazendo propaganda criativa e competente aqui no Estado do Ceará".
Francisco Gualberney -
Pres. Abap/CE
"O GP Verdes Mares é o grande destaque da propaganda cearense. O mercado e seu trade têm no GP o reconhecimento que lhe é merecido. Parabenizo ao Sistema Verdes Mares pela realização do GP´´.
Prof. Tales de Sá Cavalcante Diretor - Farias Brito
"Extremamente válida a iniciativa do SVM. Incentiva os criadores, a agência e a equipe de marketing. Além de valorizar a marca vencedora. Que o SVM continue inovando, transformando e incentivando as premiações da publicidade cearense´´.
Aled Carvalho Parry
Gerente de Marketing - Unimed
Recorde
314 foi o total de peças inscritas na terceira edição do Grande Prêmio Verdes Mares."

Notícias de quinta

  1. Ceará goleia (4x0) Limoeiro e praticamente garante vaga na semifinal do Returno.
  2. Horizonte e Guarany vencem e estão quase dentro da semifinal.
  3. Quarta vaga em disputa por Crato, Fortaleza, Ferroviário e Quixadá.
  4. Hoje tem Fortaleza x Guarani, às oito da noite, no Pici.
  5. O Maranguape recebe às nove da noite, o Crato, no Moraizão.
  6. Ciro Gomes acusa José Dirceu de pressionar governadores a fazerem campanha para Dilma Roussef.
  7. Ciro na TV Brasil disse que é melhor que Dilma e se não for candidato José Serra pode ganhar a eleição, o que seria uma "tragédia".
  8. O Itapipoca, enfim venceu e fez 3 a 1 no Boa Viagem, de Argeu dos Santos.
  9. Hoje tem o encerramento do Seminário Rodada Nordestina 2014 para cronistas, a partir das nove da manhã, no Oásis Atlântico.
  10. Bela festa a anos 1970, o Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda, que entrou nesta madrugada, no Salão Cidade do La Maison Dunas. Doze categorias em disputa. Lá vi Renato Bonfim (40 anos de brindes), Máximo Moura (fotógrafo da sociedade), Lúcio Filho (repórter da Kroma), A. Capibaribe Neto (diretor industrial do Diário do Nordeste) e Carina Jordão (professora de Publicidade da Estácio-Fic).
  11. Ferroviário não alcançou ontem, na Barra, marca de seis gols. Levou foi dois, sneod um golaço de Jefferson Maranhense.
  12. Medalha da Abolição hoje, no Theatro José de Alencar, para Ubiratan Aguiar (TCU) e agentes de saúde (Federação).

E agora Tasso?

A Executiva Nacional do PSDB declarou ontem que “ao ser retirado de sua base eleitoral, o Ceará, Ciro Gomes foi jogado em um vácuo político. Não tendo o que fazer, depois que foi enganado e rejeitado pelo PT, o deputado, que já foi condenado quatro vezes pela Justiça por difamação, faz o que lhe resta: o uso da língua de aluguel”. E Tasso Jereissati concorda com essa posição?

Ciro na TV Brasil

Agência Brasil - O deputado Ciro Gomes (PSB/CE) afirmou nesta quarta-feira (24) que não abrirá mão da disputa pelo Palácio do Planaltoneste ano mesmo na hipótese de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convidar para ser vice na chapa da petista Dima Rousseff. "Sou candidato a presidente, não a vice", disse, em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, que foi ao ar na noite desta quarta. Ciro afirmou também que o ex-ministro daCasa Civil, José Dirceu, continua atuando nos bastidores das próximas eleições e que, inclusive, tem ameaçado alguns governadores – entre eles, seu irmão Cid Gomes, do Ceará– caso não apoiem a candidatura de Dilma Rousseff. Ele ainda criticou a forma como oPartido dos Trabalhadores trata seus aliados. José Dirceu não quis comentar as afirmações de Ciro Gomes.

Críticas aos petistas e tucanos

Durante a entrevista à TV Brasil, Ciro criticou tucanos e petistas e apresentou as mudanças que faria, caso fosse eleito, principalmente na condução da economia. “Sou um aliado do PT. Agora, sou um aliado que exige respeito. O PT está acostumado a tratar seus aliados como se fossem seus empregados e a destratá-los, como faz com o PC do B”, disse Ciro. Segundo ele, prova disso é a forma como o José Dirceu atua nos bastidores, quando encontra-se com governadores.

“Dirceu não está fora [do jogo político]. Ele foi visitar o governador do Ceará [Cid Gomes, irmão de Ciro] e disse com toda a delicadeza que se o irmão dele fosse candidato a presidente do Brasil, ia fazer o PT ir contra a ele [Cid] no Ceará. [Dirceu] Teve ainda o desplante de fazer a mesma coisa com o Eduardo Campos em Pernambuco”, afirmou. “Não é assim que se trata um amigo, parceiro ou companheiro.”

Ciro disse, ainda, que o PT teme que a pré-candidata Dilma Rousseff seja ultrapassada por ele, no decorrer da campanha. “Eu tento dizer aos companheiros do PT de que se o Lula, com a força legítima e a popularidade extraordinária e merecida que tem, não tiver segurança de que a Dilma ganha as eleições de mim, que estou trabalhando apenas com as unhas, é porque ela vai perder para o Serra. E aí será uma tragédia. O Brasil vai voltar aos anos do FHC.”

A utilização da mídia, pelo PSDB, para atingir a candidatura de Dilma também foi enfaticamente citada pelo pré-candidato durante o programa. “Isso já começou. Vocês vão ver na grande mídia. Vai ser uma pancada por semana na Dilma. Vão pegar José Dirceu, [Fernando] Pimentel [coordenador de campanha da Dilma], depois vão pegar o fundo de pensão de Furnas...”, disse pouco antes de ressaltar que não estava fazendo nenhum tipo de juízo sobre esses temas.

“É cruel. O brasileiro talvez não tenha idéia do que é enfrentar a máquina clandestina de difamação que o PSDB de São Paulo montou. Eu já passei por isso”, ressaltou Ciro.

Ciro criticou também a polarização das eleições entre “os amigos do Lula e os amigos de FHC'. Segundo ele, isso é prejudicial ao país porque acaba dando menos importância aos outros cargos que serão disputados.

“Quem manda [no país] não é o presidente. É o Congresso Nacional. Por isso pretendo dizer em minha campanha ao cidadão: 'se você quer votar em mim, então me dê deputados e senadores'.É assim que funciona”, argumentou. “E só eu posso dizer isso, porque o Serra está com uma banda de podridão e a Dilma está com a outra.”

“Dilma tem um grande histórico, mas pode cometer um erro no processo político eleitoral porque nunca foi candidata a nada", afirmou. "Sou, por ter mais estrada, o mais preparado para o debate. Isso não diminui a Dilma, que é uma pessoa extraordinária e de muito valor. É uma grande administradora, gosta do Brasil, é decente. Se o país escolhê-la, pode saber que estará com uma grande presidente. Não tenha dúvida disso. Mas eu tenho mais experiência do que ela.”

A Agência Brasil contatou a assessoria de José Dirceu, além da direção nacional do PT e do PSDB para comentar as declarações de Ciro Gomes. Nem José Dirceu nem o PT quiseram se manifestar sobre o assunto. Já a executiva nacional do PSDB declarou que “ao ser retirado de sua base eleitoral, o Ceará, Ciro Gomes foi jogado em um vácuo político. Não tendo o que fazer, depois que foi enganado e rejeitado pelo PT, o deputado, que já foi condenado quatro vezes pela Justiça por difamação, faz o que lhe resta: o uso da língua de aluguel”.

quarta-feira, 24 de março de 2010

AM do Povo - 28 anos


"Para festejar os 28 anos de fundação, comemorados nesta quinta, dia 25, a Rádio O Povo/CBN realiza um Debates do Povo Especial. Apresentado pelo jornalista Erivaldo Carvalho (foto) , o programa vai trazer a jornalista e ombudsman emérita do O POVO, Adísia Sá, o vice presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará, Francisco Djacyr, e a jornalista e pesquisadoa em Rádio, Kátia Azevedo. A atração é a mais antiga da emissora e vai ao ar a partir das 11 horas. O médico Mourão Cavalcante, os jornalistas Ismael Furtado, Valdélio Muniz e Erotilde Honório, os sociólogos Élcio Batista, Marcos Colares, Maria Luiza Fontenele são alguns dos colaboradores do Debates do Povo. Com quase três décadas de história, a emissora traz grandes nomes do jornalismo cearense e nacional, dentre eles: Nonato Albuquerque, Adísia Sá, Alan Neto, Heródoto Barbeiro, Jô Soares, Carlos Alberto Sardenberg e Juca Kfouri. (Joelma Leal)".

Usina de Leitura

"Com o objetivo de incentivar a leitura e a melhoria da educação de crianças e jovens do Pecém, a termelétrica Endesa Fortaleza, por meio do projeto Usina da Leitura, realizará amanhã, na Escola Municipal Euclides Pereira Gomes, a doação de 300 livros para 700 alunos e professores da escola. A iniciativa é realizada através do “Baú de Leitura”.

O projeto Usina de Leitura promove atividades educacionais como; por exemplo; oficinas de musicalização infantil e expressão corporal, contação de histórias, cantigas e poesias, produção textual e origami. O Baú, projeto que integra o Usina, foi criado em 2005 com o objetivo de incentivar a leitura na disseminação do conhecimento em comunidades com baixo desenvolvimento socioeconômico. Cada comunidade atendida recebe um acervo com 300 livros infantis e infanto-juvenis. Em parceria com a ONG Casa do Conto, as histórias são narradas de maneira lúdica a fim de estimular ainda mais o gosto pela leitura. Desde a sua criação, 1.200 livros foram doados.

Desde 2006, a Endesa Fortaleza vem apoiando através de um convênio com a Prefeitura de Caucaia a Escola Francisco Alves. A parceria resultou na instalação de uma biblioteca e uma sala de informática, beneficiando dessa forma, alunos, familiares e toda a comunidade local. A termelétrica já patrocinou também a reforma da parte elétrica, instalação de ventiladores nas salas de aula, construção de parquinho e de uma cisterna para reservatório de água.

A Endesa Fortaleza investe em ações que visam sempre à melhoria da educação e promovem geração de renda para a comunidade, contribuindo de forma responsável para o desenvolvimento da cidadania na região ao seu entorno. Os principais projetos sociais da companhia englobam atividades de promoção da educação e difusão do acesso à cultura. A empresa também fornece subsídios e apóia seus colaboradores em atividades de responsabilidade social.

Endesa Fortaleza

A termelétrica Endesa Fortaleza se localiza em Caucaia, estrategicamente dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, distante cerca de 50 km da capital cearense. A termelétrica faz parte da holding Endesa Brasil que administra os negócios de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia no país. Mantém ativos nos estados do Rio de Janeiro (Ampla), Ceará (Coelce e Endesa Fortaleza), Goiás (Endesa Cachoeira) e Rio Grande do Sul (Endesa Cien).


Medalha da Abolição amanhã

"O Governo do Estado condecora amanhã com a Medalha da Abolição o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, e os Agentes Comunitários de Saúde. A maior comenda do Estado será entregue pelo governador Cid Gomes (PSB) em cerimônia no Theatro José de Alencar, às 20 horas. A Medalha da Abolição é entregue tradicionalmente na segunda quinzena de março, em comemoração ao pioneirismo cearense na abolição dos escravos, ocorrida em 25 de março de 1884, quatro anos antes que o restante do Brasil. A comenda é um tributo ao cidadão, brasileiro ou não, que se distinga pela notoriedade do saber, por reais e relevantes serviços prestados à coletividade ou por excepcional dedicação ao serviço público. Pode ainda ser entregue a instituição de natureza científica, cultural, educacional ou filantrópica que venha prestando serviço de utilidade pública em território estadual. A escolha dos agraciados da comenda é feita por uma comissão, este ano composta por representantes da Secretaria da Justiça do Ceará, Instituto Histórico-Geográfico e Antropológico do Ceará, Associação Cearense de Imprensa, Associação do Servidores Públicos Civis do Estado do Ceará e Academia Cearense de Letras, e é entregue aos cearenses que, com seu trabalho, contribuíram para o Estado.
No ano passado receberam a Abolição, Raimundo Fágner e César Asfor Rocha.

Fagner abre Pontos de Cultura

"O cantor cearense Raimundo Fagner se apresenta amanhã, às 21 horas, na abertura da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, IV Encontro Nacional dos Pontos de Cultura. No primeiro dia, o evento acontece na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza; e se estende para os demais espaços do centro cultural e seu entorno de sexta (26) até quarta-feira (31). É a primeira vez que o encontro é realizado no Nordeste. Além de 37 anos de carreira artística – marcada pelo lançamento do último álbum “Uma Canção no Rádio” em 2009, o cantor mantém a Fundação Raimundo Fagner há 10 anos. A entidade é um “Pontão” de Cultura e trabalha pela formação de jovens e crianças através do ensino das artes e do esporte, com sedes em Fortaleza e Orós.

Durante sete dias, a Teia Brasil 2010 reunirá cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura no Centro Dragão do Mar. O encontro visa incorporar manifestações culturais de todas as regiões do País por meio de várias linguagens e atividades, e terá como destaques da sua programação a Teia das Ações (que promoverá seminários, painéis, debates), a Mostra artística (que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual) e o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, momento de discussão política dos pontos, onde serão debatidos temas como a Lei Cultura Viva, que transformará os Pontos de Cultura em política de Estado. A abertura, que acontecerá na quinta-feira (25), às 19 horas, contará com a presença de diversas autoridades, como o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy; o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino, e o Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho.

Esta é a primeira vez que a Teia Brasil é realizada na região Nordeste. O encontro está em sua quarta edição, sendo a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura, Governos Estaduais e Municipais, sendo 142 do Estado do Ceará. Em todo o País, os Pontos de Cultura atingem cerca de oito milhões de pessoas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais vai focar na comunicação e cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (SP), que compara com a internet o instrumento usado como forma de comunicação entre culturas tradicionais. (AD2M Comunicação).


Edson Queiroz queria o JB

Os 40 anos da TV Verdes Mares (Canal 10) foram lembrados hoje em sessão de homenagem no plenário do Senado, em Brasilia. A sessão uma iniciativa do senador Tasso Jereissati foi prestigiada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e pelos senadores Mão Santa (PSC-PI), Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Marco Maciel (DEM-PE), Fleixa Ribeiro (PSDB-PA) e Inácio Arruda (PCdoB-CE). Presentes também os deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e Mauro Benevides (PMDB). Do Ceará ainda a procuradora geral de Justiça, Socorro França; o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Deuzinho Filho, uma par de prefeitos e as herdeiras do Grupo Edson Queiroz, Renata Jereissati e Lenise Rocha.
No discurso de encerramento da sessão, José Sarney revelou que Edson Queiroz pretendia comprar o Jornal do Brasil para fazer valer a voz do Nordeste no Rio de Janeiro. Morreu sem concretizar este sonho.

Estadão

Estadão há 236 dias sob censura.

Braztoa

A Secretaria do Turismo do Ceará vai prospectar novos negócios para o turismo na 33º edição do Encontro Comercial da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), amanhã e sexta-feira, em São Paulo. Este é um dos maiores eventos privados do gênero no Brasil e voltado exclusivamente para o mercado profissional. Assim, a Setur vai promover no seu stand os principais destinos e equipamentos turísticos do Ceará para cerca de 2,5 mil agentes e operadores de turismo. São esperados 140 expositores, mais 76 associados. A ação consiste na promoção dos principais pólos turísticos do Estado: Fortaleza, Porto das Dunas, Canoa Quebrada, Morro Branco, Praia das Fontes, Cumbuco, Jericoacoara, Maciços de Baturité e Ibiapaba e Cariri; assim como os novos equipamentos e infraestruturas tanto para o turismo lazer quanto para o de eventos e negócios. Assessoria de Imprensa da Setur/Carmem Inês / Tunay Peixoto (carmeninesm@hotmail.com / 85 3101.4661 – 9947.7234).

Titanzinho em Brasília

O encontro marcado entre o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) para a próxima segunda-feira, na Residência Oficial, não acontecerá. Os dois estarão neste dia em Brasília participando da solenidade de lançamenro da Minha Casa, Minha Vida 2. Talvez lá definam uma solução para localização do futuro estaleiro Promar se Titanzinho, como quer o governador; e na Inace, como pretende a prefeita.

Mucuripe

Agenda

  • Entrega do GP Verdes Mares de Propaganda, no La Maison Dunas.
  • Ceará x Limoeiro, às 20 horas, no Castelão.
  • Coletiva dos 10 anos do Grupo de Teatro Bagaceira, na Saraiva-Iguatemi, às 10h30.
  • Rodada Nordestina sobre a Copa 2014, no Oásis Atlântico, às 9h30.
  • Começa Imobiliário, às 14h, no Centro de Convenções Edson Queiroz.
  • Senado presta homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares, às 14h, em Brasília.
  • Na CDL-Fortaleza, às 17h, "Oportunidades e Gargalos na Vida da Mulher Cidadã", com mediação de Norma Zélia Andrade.
  • Hoje: Nasce Avalokitesvara (Kuan Yin), Bodhisattva representando a perfeição da Compaixão (Calendário Budista); Nasce Bodhisattva Samantabhadra (Pu Hsien), Bodhisattva representando a perfeição da Virtude, Amor e Dever (Calendário Budista); Dia Mundial da Tuberculose.

terça-feira, 23 de março de 2010

A Lei e o governador


  1. Heitor FérrerHeitor_Ferrer Se no Ceará, uma lei contraria os interesse do Governador, modifique-se a lei. É o que acontece hoje na Assembleia.

O rabo e a medalha

Assembleia Legislativa aprova a medalha da Abolição para Federação dos Agentes de Saúde do Ceará a ser entregue depois de amanhã, em solenidade à noite, no Theatro José de Alencar, juntamente para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro cearense Ubiratan Diniz Aguiar. A aprovação gerou voto em contrário dos deputados Adahil Barreto (PR) e Heitor Férrer (PDT), que alegaram insconstitucionalidade na aprovação de requerimento de urgência sem comunicação prévia. No calor do debate, Heitor Férrer chamou o governador Cid Gomes (PSB) de rei e que "hoje o cachorro é que se balança para o rabo e não o contrário". O requerimento do líder do governador, Nelson Martins (PT) autoriza o governador a conceder a medalha da Abolição (maior comenda do Estado) também para entidades e não somente pessoas, como era antes.

FCF 90 anos

Aplausos para os 90 anos da Federação Cearense de Futebol (FCF), atualmente presidida por Mauro Carmélio, aqui na foto com o secretário estadual de Esportes, Ferrruccio Feitosa

Mulheres

Copa 2014


Próximas quarta e quinta, no Oásis Atlântico Hotel, tem Seminário sobre Copa 2014. Primeiro dia para entidades. Segundo para cronistas esportivos. A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), e em parceria com o Ministério do Esporte, promove entre os dias 24 e 25 de março, sempre de 9h às 13h, no hotel Oásis Atlântico, o Seminário Rodada Nordestina – Rumo a Copa de 2014.
O evento consiste na promoção de debates sobre a Copa a ser realizada no Brasil, e tem o objetivo de esclarecer e captar opiniões em relação às oportunidades que serão geradas com a realização da Copa.
No primeiro dia do seminário, 24, serão discutidos aspectos como a capacitação e o planejamento necessários para receber a Copa e leis de incentivo ao esporte, com a participação de Felipe D’ávila, Master in Business Administration pela Universidade de Navarra, que irá tratar sobre as experiências de países que sediaram outras edições da Copa do Mundo, e Ricardo Capelli, presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte.
Já o segundo dia, 25, será voltado para a troca de idéias com a imprensa, um importante momento para captar diferentes opiniões e sentimentos a respeito da realização da Copa na cidade, bem como levantar questionamentos a respeito de problemas e soluções.
Os interessados em participar do evento devem confirmar presença através do endereço eletrônico rodadanordestina@camarote.net ou pelo telefone (071) 3111.4000.


Ciro no Lobão

Presidenciável Ciro Gomes (PSB) disse para o apresentador Lobão. na MTV que o Congresso Nacional tem o "monopólio da decisão". Ciro defende uma reforma tributária já.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Notícias da tarde

  • Luiz Muller está na marca do pênalti no Fortaleza.
  • Curso de Comunicação Esportiva vai até 30 de março com entrega de certificados e livros. no Colégio Zênite.
  • Edilson Alves, presidente da Apcdec, elogiando organização do 39° Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos, em Minas Gerais.
  • Tempo abafado em Fortaleza.
  • Jornais O Povo e O Estado atrasaram hoje em suas entregas para assinantes.
  • Quarta tem festa do GP Verdes Mares de Propaganda.
  • Aracati presta contas do Carnaval 2009, quarta pela manhã no Marina Park Hotel.
  • Hoje é o Dia Mundial da Água.

Comunicação Esportiva

Aulas normais hoje e amanhã no I Curso de Capacitação da Apcdec (Comunicação Esportiva). Aula de encerramento dia 30 de março com entrega de certificados e livro sobre o Curso. As aulas acontecem à noite, no Colégio Zênite.

Cronistas esportivos

A “Arbitragem” foi o tema do painel do 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, realizado pela Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), no Auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Belo Horizonte, de 17 a 20 de março. O painel reuniu o presidente da Comissão de Árbitros da Federação Mineira de Futebol (FMF), Jurandy Gama Filho, e o diretor cientifico da Comissão e professor da UFMG, Alexandre Paolucci. Os dois participantes do painel elogiaram a iniciativa da AMCE de abordar o tema arbitragem no Congresso. “O tema é importante em Congressos como este, pois há a necessidade de que todos que estão envolvidos com o futebol, como os cronistas esportivos, se preocupem com a arbitragem”, disse Jurandy Gama Filho. Ele lembrou ainda que “o árbitro é igual ao jogador de futebol. Tem que treinar muito para apitar bem”.

O professor Alexandre Paolucci afirmou que a maioria dos erros de arbitragem acontece por falta de preparo físico dos juízes de futebol. “Hoje um juiz de futebol não pode se profissionalizar no futebol, pois recebe apenas R$ 1.600,00 por partida, e atua em cerca de quatro jogos por mês. Isso não permite que ele se dedique exclusivamente à arbitragem e se aprimore fisicamente.” Alexandre Paolucci lembrou que na Europa existem 36 centros de Preparação de Árbitros e que no Brasil não existe nenhum. O professor ressalta ainda que o ideal é que um juiz se posicione entre 5 e 15 metros das jogadas. No Brasil, os juízes ficam a cerca de 20 metros dos lances. “Apesar disso, um árbitro no Brasil corre mais de 11 metros por jogo”, disse Paolucci.

O 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos reuniu cerca de 500 cronistas esportivos do Brasil e do exterior, além de autoridades e estudantes de jornalismo e educação física. O Congresso terminou com uma festa sábado, na cidade histórica de Ouro Preto, onde houve uma partida de futebol entre a seleção cronistas esportivos da AMCE e cronistas de outros estados brasileiros.

Salinidade

Atendendo a requerimento do deputado Roberto Cláudio (PSB), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Ceará, será realizada amanhã, às 14h30, no auditório Deputado Carlos Eduardo Benevides, do Complexo de Comissões Técnicas, audiência pública para debater a situação da salinidade no Estado do Ceará. Entre os palestrantes, o professor José Tarquino Prisco, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade, e os professores Raimundo Nonato Távora Costa e Eunice Maia de Andrade, ambos pesquisadores do instituto. Também foram convidados o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira; o secretário estadual de Recursos Hídricos, César Pinheiro; o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Eudoro Santana; o superintendente da Sohidra, Leão Humberto Montezuma Santiago Filho, entre outras autoridades relacionadas ao tema. (VSM Comunicação/(85) 3456.6100/Jerfson Lins – CE 2086jp - cel: 8866.3050 / 8861.4369/Mônika Vieira – CE 01277jp - cel: 8779.2007).

Novas do Centro

A secretária executiva regional do Centro, Luiza Perdigão, disse hoje na FM Assembleia, para Carlos Silva, Renato Abreu e Cláudio Terran, que há 400 catadores no Centro e que eles vivem doentes. Há um projeto para disciplinar os catadores no Centro, que Luiza reconhece como únicos que fazem a coleta seletiva do lixo na cidade.
Outra novidade apontada pela secretária foi a retirada de linhas de ônibus da área do Theatro José de Alencar. Cinco já sairam e as quatro que permanecem estão num processo de negociação para sair. Tudo porque os ônibus fazem tremer a estrutura do centenário theatro.
Luiza prometeu que até 2012 todo Centro será reordenado e que a intervenção será para sempre.

Corte Seco

A Universidade de Fortaleza (Unifor) oferece ao público cearense a peça Corte Seco, com Eduardo Moscovis, Marjorie Estiano e grande elenco sob a direção de Christiane Jatahy e da Cia. Vértice de Teatro, que leva ao palco as bruscas interrupções que acontecem na vida. Um espetáculo plural, em que a multiplicidade de focos partem de uma realidade para então se construir uma ficção, que acontece ns dias 26 e 27 de março, às 21 horas; e 28 de março, às 19 horas, no Teatro Celina Queiroz.


Prótese de quadril

Amanhã, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) será palco de uma das mais modernas técnicas cirúrgicas aplicadas hoje no mundo na área de Ortopedia. Na ocasião, a dona-de-casa Maria Cleidiane Dantas vai receber a prótese de quadril por meio da cirurgia navegada com o equipamento Orthopilot, que permite uma intervenção menos invasiva, inteiramente associada à tecnologia, pois utiliza os princípios de localização GPS para encontrar o perfeito encaixe da peça ao corpo do indivíduo operado.

À frente do procedimento, conhecido tecnicamente por artroplastia, estará o médico cearense Manuel Diógenes, chefe do setor de Ortopedia do HGF, que convidou o alemão Hartmuth Kiefer, especialista em trauma com experiência reconhecida mundialmente, para dividir com ele o centro cirúrgico.

“A cirurgia navegável representa o futuro, é uma tendência na área de Ortopedia. Pela primeira vez acontece uma cirurgia de encaixe de Metha no estado e será uma ótima oportunidade para troca de conhecimento já que o procedimento cirúrgico será transmitido ao vivo para um auditório com especialistas que poderão tirar suas dúvidas em tempo real”, afirma Diógenes, que reconhece a importância da realização do procedimento no Ceará como um avanço para a Ortopedia na região Nordeste do País. Por enquanto, a cirurgia será apenas demonstrativa, mas o objetivo é implantar o serviço a médio prazo na unidade de saúde. Hoje, aguardam uma prótese de quadril 126 pacientes.

Com evidência comprovada em mais de 300 publicações e uso em mais de 100 mil casos, a cirurgia navegável é atualmente realizada, além do Estado do Rio de Janeiro, no Distrito Federal, em São Paulo, na Bahia e no Recife. Além disso, vem sendo tema de palestras em importantes congressos da área de Ortopedia.

Formada por câmeras que acompanham sensores ligados à área do corpo submetida à cirurgia, o equipamento encaminha imagem tridimensional a um monitor, assinalando os locais corretos para se fazer um corte ou colocar um parafuso. Através desta orientação, é possível fazer um encaixe perfeito das próteses, diminuindo as chances de desgaste precoce.

Voltado para a área ortopédica, o equipamento da B. Braun é um PC navegador acoplado a um sistema de GPS, responsável pelo rastreamento ótico dos ossos. Com design arrojado, reúne seus componentes (monitor ultra fino; controle acionado com os pés; câmera independente), sendo de fácil manuseio. Sua indicação é para procedimentos de Artroplastia Total de Quadril, Artroplastia Total de Joelho, Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior e Osteotomia Tibial. O Orthopilot é próprio para intervenções precisas de cortes, posicionamento de próteses e até os erros não identificados a olho nu para cirurgias. O sistema de navegação Orthopilot aumenta a precisão da cirurgia, auxiliando o cirurgião a encontrar o melhor posicionamento. Isto possibilita maior durabilidade da prótese, minimizando a necessidade de revisão devido ao eventual posicionamento incorreto.
Assessoria de Comunicação HGF – 3101-7086/Gilda Barroso, jornalista – 9925-5762/Luisa Nascimento, jornalista – 9215-0216.

GP Verdes Mares

SVM-Assessoria de Imprensa - Na próxima quarta-feira, o mercado publicitário vai conhecer as 36 peças ganhadoras da edição 2009 do Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda. Subirão ao palco 14 agências, que serão contempladas, em 12 categorias, com trofeús, certificados, prêmios e viagens. Essa grande festa do trade vai ocorrer no salão Cidade do La Maison Dunas, a partir das 20 horas. Nos últimos dias 8 e 9 de março, houve o julgamento das peças que estão concorrendo ao Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda 2009. Cinco profissionais que são referência no mercado publicitário nacional estiveram no Seara Praia Hotel (Av. Beira-Mar, 3.080) para avaliar critérios como originalidade, criatividade e adequações ao meio e apontar os melhores desta edição do prêmio.

O Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda bateu, em 2010, recorde de inscrições, com 314 peças. Nunca, na história da premiação, a marca havia sido tão expressiva. Isso significa que houve um aumento de 26% no número de inscrições se comparado com o total do ano passado.
Criado em 2007 pelo Sistema Verdes Mares, o Grande Prêmio Verdes Mares de Propaganda tem o objetivo de estimular e premiar o talento publicitário da nossa gente. Os interessados em acompanhar o andamento do GP e entender mais sobre esta que é uma das maiores premiações do mercado publicitário nacional podem acessar o site www.verdesmares.com.br/gp ou entrar em contato com a Gerência de Marketing do Sistema Verdes Mares pelo número (85) 3266.9925 ou pelo e-mail pesquisa.tvm@verdesmares.com.br.
A grande novidade nas premiações deste ano está na categoria Criação Campanha. Além de o primeiro lugar poder participar, com uma peça, do Festival de Publicidade de Cannes, e ainda ganhar passagem e três noites de hospedagem, o segundo colocado ganhará o direito de participar, também com uma peça, do Festival de Publicidade de Gramado. Ele será contemplado, ainda, com passagem e três noites de hospedagem nessa cidade.
Nas categorias Mídia e Planejamento, o primeiro colocado ganhará um computador. Serão concedidos troféus e certificados aos responsáveis pela criação, pelo atendimento e pela mídia, à empresa produtora das peças e à empresa anunciante responsável pelos comerciais vencedores.

Inscrições por tipo de peça:

GP 2009


TV PEÇA 87
TV SÉRIE 10
CAMPANHA 34
JORNAL PEÇA 93
JORNAL SÉRIE 16
MÍDIA 12
PLANEJAMENTO 17
RÁDIO PEÇA 20
RÁDIO SÉRIE 5
RÁDIO JINGLE 10
INTERNET 10
TOTAL 314