Pesquisar no blog

sábado, 10 de abril de 2010

Bienal do Livro VII

Ciro Gomes, ontem, na abertura da IX Bienal Internacional do Livro, em entrevista as tevês Diário e Ceará:
"Vou resistir e manter minha candidatura a presidente do Brasil".
"O que o PT do Ceará e do Brasil está fazendo com Cid é um crime".
A entrevista de Ciro no Centro de Convenções Edson Queiroz:
Ciro em seguida a entrevista assistiu ao show de Erasmo Carlos.

Dilma vem só para Fortaleza

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, visita Fortaleza na próxima segunda-feira (12).
A agenda oficial de Dilma em Fortaleza é a seguinte:
- 12h30 - Almoço com mulheres empresárias,,no Gran Marquise Hotel.
- 19h - Entrega de título de cidadania fortalezense, na Câmara Municipal.

Rádio

Bienal do Livro VI

  1. Bienal do Livro CEbienaldolivroce Amanhã tem mais @bienaldolivroce. Esperamos por todos vocês. Para conferir a programação:http://www.bienaldolivro.ce.gov.br - Boa noite!

Jogos da Construção

O Sinduscon-CE está com inscrições abertas para os Jogos da Construção de 2010. Esse ano, os trabalhadores da Construção Civil podem participar em duas modalidades de sinuca, natação e futebol society e formar até duas equipes por empresa. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3246-1477 até 30 de abril. Os jogos começam em 15 de maio.

Bienal do LIvro V

"A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará está em cartaz até 18 de abril, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. O evento traz como tema principal “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura mundial e nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite.
Além de lançamentos de livros, palestras e encontros entre escritores e o público, a Bienal do Livro terá em sua programação encontros paralelos, debates e eventos, entre eles: o V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; o III Encontro Estadual de Agentes de Leitura; o Encontro dos Amigos da Leitura; o I Encontro dos Clubes de Leitura do Ceará; o I Encontro dos Pontos de Leitura; o II Congresso Nordestino de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros; e o I Fórum Nordeste do Livro e da Leitura. Além disso, serão promovidas oficinas, declamações, recitais, saraus, palestras e encontros que movimentarão todo o Centro de Convenções durante os dez dias de Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Outro destaque na programação será a realização do seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe, que reunirá destacados intelectuais para discutir integração cultural, comunicação, integração regional e o futuro do Socialismo na América Latina e Caribe. Entre os nomes consagrados da literatura que participarão estão Cláudio Katz, Justo Pereda Rodríguez e Emir Sader.

Homenagem a Raquel de Queiroz

No ano em que completaria 100 anos, a escritora Rachel de Queiroz será a grande homenageada da IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará. O espaço “Não me Deixes”, elaborado para homenagear a ilustre cearense, terá a presença de editoras e empresas, além de receber durante todos os dias do evento diversos grupos e projetos onde os focos principais serão a vida e a obra da escritora. Entre as editoras e projetos já confirmados estão: Literatura de Lua (Livraria Lua Nova), Poesia Remix, Pausa Dramática, Bazar das Letras do SESC, projeto Ouvi Dizer do CCBNB, Poemas Violados, Templo da Poesia, Os Poetinhas de Caucaia, Zona Poética Liberada, Academia Cearense de Letras, Associação Cearense de Escritores, Academia Maria Ester de Literatura, Papo Literário (TVC) e muitos outros. Autora de destaque na ficção social nordestina, Raquel de Queiroz foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977. Foi também a primeira mulher contemplada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa, no ano de 1993. Autora de obras célebres, como “O Quinze” e “Memorial e Maria Moura”, Rachel de Queiroz também teve incursões na literatura infantil, em obras como “O Menino Mágico" e "Cafute & Perna-de-Pau", e no teatro, assinando obras como "Lampião" e "A beata Maria do Egito".

Outros espaços da Bienal terão nomes de obras da escritora, como por exemplo o Espaço Dôra, Doralina, que trará a exposição Livros de Artistas, e a Arena Cultural Memorial de Maria Moura, que reunirá diversas tendências, tribos e interesses em encontros leves nos quais se discutirá a literatura e suas relações com as artes do cinema, do desenho, da música e dos quadrinhos.

Aniversário de Fortaleza

No dia 13 de abril, data de comemoração do aniversário da cidade de Fortaleza, a Bienal terá uma programação especial. Está agendada a execução do Hino de Fortaleza e um cortejo do Maracatu Nação Fortaleza, além do lançamento da quinta edição do livro Fortaleza Belle Èpoque, do historiador Sebastião Ponte, e da realização de mesa especial de debates, reunindo alguns dos mais conceituados memorialistas do Ceará, como Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), Christiano Câmara, Marciano Lopes, Zenilo Almada e Nilo Firmeza (Estrigas).

Ação Social

O projeto Visitação Escolar à IX Bienal Internacional do Livro, do Programa Por Um Pacto Social pelo Livro, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), levará alunos da rede pública e privada de ensino para o mundo do livro. A ação premiará também oito alunos e suas escolas no concurso de redação A Bienal nas Escolas. Este ano, o tema do concurso será “Ser culto é a única forma de ser livre”, verso do poeta libertário cubano José Martí.

Literatura Infantil

No domingo (18), último dia da Bienal, a programação de todos os espaços será voltada à literatura infantil e contará com a presença de grandes expoentes do imaginário das crianças, como Maurício de Souza e Pedro Bandeira. A jornalista e escritora que faz livros para o público adolescente, Thalita Rebouças, também estará presente na Bienal. Para encerrar, o músico e escritor Arnaldo Antunes apresentará o espetáculo Pequeno Cidadão.

• Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio (85) 9605.0462 –bruno@ad2m.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; ou Juliana Lousada (85) 8765.5727 –julianalousada@ad2m.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo./Coordenadoria de Imprensa da Secult/Bianca Felippsen (imprensa@secult.ce.gov.br/ 85 3101.6761).


Arte atual

Luciano Sá - "O Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil de Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941) realiza nas próximas terça e quarta-feira (dias 13 e 14) o seminário avançado "Arte atual: deslocamentos, encontros e desencontros". Gratuito ao público, o seminário acontece de 14h às 17h, na terça-feira (13), e de 18h30 às 21h30, na quarta-feira (14). Antes, na terça-feira (13), de 10h às 12h, será apresentada a performance "Razão de dois", do desenhista e performer mineiro Wilson de Avellar, nas imediações da Praça da Estação (Praça Castro Carrera), no centro de Fortaleza. As inscrições para o Seminário são gratuitas e prosseguem até a terça na recepção do CCBNB-Fortaleza.
A lista de palestrantes do seminário abrange nomes como: Beatriz de Almeida Magalhães (doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Wilson de Avellar (desenhista e performer, formado em Artes Visuais pela UFMG), Cinara de Araújo (doutora em Estudos Literários pela UFMG), Brígida Campbell (mestre em Artes Visuais pela UFMG e professora de Desenho da Escola de Belas Artes da mesma universidade), Júlio Lira (graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza, especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Ceará - UFC e especializando em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela UFC) e Fátima de Souza (mestre em Literatura Brasileira pela UFC).

Telecat

Assim como critiquei em minha coluna a briga dos jogadores do Icasa e Arsenal, pela Segundona; faço agora para as cenas de telecat, como caracterizou o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE), Ernando Uchôa, de hoje dos jogadores do Guarany de Sobral e Horizonte. Depois de um jogo disputado não mereceria este fim. Uma lástima. Uma pena. A violência não leva a nada de bom. Claro que a Justiça Desportiva vai punir, mas não vai apagar as cenas que vimos hoje pela TV Diário e que acompanhei também pela Rádio Cidade e depois AM do Povo-CBN. O Guarany de Sobral ganhou de 2 a 1 e está novamente na final de um turno. No primeiro turno eliminou também o Horizonte, só que nos pênaltis. E não houve as cenas tristes de hoje. O Guarany está com uma vaga garantida na Série D do Brasileiro de 2010. Certame que já disputou em suas séries B e C.

Secretariado

Agência Petrobras

O site da Agência Petrobras de Notícias está de cara nova. O visual foi reformulado com o objetivo de facilitar ainda mais a navegação e permitir que os jornalistas encontrem os conteúdos sobre a Petrobras de maneira rápida e objetiva. Para lançar as novidades, a Gerência de Imprensa da Comunicação Institucional da Petrobras escolheu o dia 7 de abril, data em que se comemorou o Dia do Jornalista. O site (www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br) é um ambiente exclusivo para jornalistas, onde estão disponíveis press releases, textos de apoio, apresentações, fotos em alta resolução, vídeos e áudios. O site também realiza transmissões de eventos ao vivo e, em caso de coletivas, os jornalistas podem enviar suas perguntas, que são respondidas em tempo real pelos executivos da empresa.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Corrida Corporativa

Caramelo: "Com o intuito de estimular a prática de esporte e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, a Magis Incorporações participa da 1ª Corrida Corporativa, organizada pela VO2 Running, que será realizada amanhã, no Clube dos Diários. A prova é em equipe e tem percurso de seis quilômetros. Os vencedores ganharão tênis da Adidas."

Presidente do Mali

Eliomar de Lima: "O governador Cid Gomes (PSB) recebe em audiência, na Residência Oficial, hoje o presidente da República do Mali, Amadou Toumani Touré. O Mali é o sétimo maior País da Africa e tem interesse em discutir parcerias comerciais com o Estado do Ceará. Na Afríca, alguns grupos empresariais cearense já investem no Cabo Verde com sucesso."

Vem água

A frente fria que causou mortes e estragos no Rio de Janeiro no início desta semana já provoca chuvas no Ceará. Durante a noite de ontem e a madrugada de hoje, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) contabilizou precipitações acima de 100 milímetros em oito municípios cearenses. A chuva mais intensa ocorreu em Mauriti, com 163mm. Em todo o Estado, houve precipitação em mais de 83 cidades (dados parciais, atualizados às 9h15).

De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, a frente fria chegou enfraquecida ao Ceará e já se deslocou para o Oceano Atlântico. Entretanto, “o sistema causou instabilidade na atmosfera que deve permanecer causando chuvas durante o fim de semana, principalmente na metade sul do Estado (Cariri, Inhamuns, Baixo Jaguaribe e parte do Sertão Central)”, informou.

Para a Região Norte, faixa litorânea e Região Metropolitana de Fortaleza, a previsão para o fim de semana é de céu parcialmente nublado com chuvas isoladas.

Maiores chuvas (das 7 horas de quinta-feira às 7 horas de sexta-feira)

  • Mauriti - 163mm
  • Campos Sales - 145mm
  • Potengi - 140mm
  • Aurora - 122mm
  • Araripe - 117,2mm
  • Barro - 111,4mm
  • Sobral - 103mm
  • Barbalha - 101mm
  • Nova Olinda - 95mm
  • Altaneira - 95mm
  • Quiterianópolis - 94mm
  • Jati - 91,4mm
  • Milagres - 88mm
  • Assaré - 80mm
  • Farias Brito - 80mm

Assessoria de Imprensa da Funceme/Guto Castro Neto ( comunicacao@funceme.br / 85 3101.1102 - 8814.4194)

Inteligência Emocional

Caramelo: "Inteligência Emocional no Contexto da Prevenção à Violência” é o tema de palestra que a Secretaria de Segurança Pública realiza amanhã (10), das 9h30 às 11h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O encontro será conduzido pelo consultor Paulo Vieira, conferencista nacional e internacional que já capacitou mais de 85 mil pessoas nas áreas de crescimento pessoal e negócios. Na oportunidade, Paulo Vieira vai sensibilizar o público para a otimização e prática da prevenção à violência em busca de uma cultura de paz. Participam do evento líderes de Conselhos de Defesa Social, voluntários de Segurança Pública de toda a Região Metropolitana de Fortaleza, gestores das Polícias Civil e Militar, integrantes do Corpo de Bombeiros e gestores da Secretaria de Educação."

Serra II

Video convite para lançamento da candidatura de José Serra amanhã, em Brasília: http://hype2.me/cwz1

Questão índigena

"Na próxima segunda-feira (12), na sede do Ministério Público Federal no Ceará, será lançado o livro "Direitos Humanos e a Questão Indígena no Ceará - Relatório do Observatório Indígena - 2007-2008", organizado pela professora doutora Isabelle Braz (Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará-UFC) e pelo proefssor doutor Max Maranhão (Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará-Uece), com a participação de outros pesquisadores.
O livro é composto por uma coletânea de artigos produzidos pelos pesquisadores do Observatório, pelo relatório das violações a direitos indígenas nos anos de 2007 e 2008, e pelo acervo de fotos, notícias e documentos indígenas reunidos pelo Observatório. O livro, além de uma boa fonte de dados para pesquisadores da área, visa a afirmar, definitivamente, a existência de uma multiplicidade de povos indígenas no Ceará.
A apresentação da obra será feita pelo professor João Pacheco de Oliveira, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. João Pacheco tem importantes obras sobre a temática indígena, em especial, o livro *A viagem da volta*, que trata dos índios do Nordeste.
Detalhe - O Observatório dos Direitos Indígenas foi criado em 2007, a partir de um projeto financiado pela União Européia. Sediado no Departamento de Ciências Sociais da UFC, o Observatório é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas (GEPE), cadastrado no CNPq, contando com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.
A missão do Observatório é divulgar, através de um site (www.observatorioindigena.ufc.br) e de relatórios periódicos, os casos de violações que dizem respeito à coletividade dos povos indígenas no estado do Ceará, no sentido de construir uma fonte de informação confiável para toda a sociedade e pressionar instituições, alertando
para os problemas que vivem os indígenas no estado.
Horário: 15 horas
Dia: 12 de abril de 2010
Local: sede da Procuradoria da República no Ceará, Rua João Brígido, 1260, bairro: Joaquim Távora.
Assessoria de Comunicação Social/Procuradoria da República no Ceará
Tel: (085) 3266 7457/ascom@prce.mpf.gov.br

Marcelo com Marina


O presidente do PV Ceará se encontra hoje com a presidenciável do PV, senadora Marina Silva (AC), em Minas Gerais, onde participam, na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, do lançamento da pré-candidatura do deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira ao Governo do Estado. No mesmo local, a senadora junto com líderes regionais acompanhará a posse do novo presidente estadual do PV Minas, Ronaldo Vasconcellos. No próximo domingo, em São Paulo, os verdes participam de convenção estadual do PV para definição dos nomes dos pré-candidatos do partido ao governo paulista e ao Senado. Na pauta, do encontro com Marina, Marcelo Silva discutirá estratégias para a campanha no Ceará. "Estamos num momento de definições e seguiremos o que estiver de acordo com projeto nacional", disse Marcelo. No momento, o PV monta um plano para garantir palanque para Marina Silva em eventual disputa ao Palácio do Planalto. O Partido já definiu que terá candidato ao senado. O médico Antero Coelho Neto deverá postular a vaga de senador. "Tudo isso vamos discutir com a nossa pré-candidata Marina Silva e definir em breve", acrescentou Marcelo Silva. www.pvceara.org.br Jorge Macedo.


Bienal do Livro IV

"Livros que muitas vezes não estão nas redes de livrarias ou catálogos de grandes editoras e distribuidoras, mas que bem retratam a diversidade cultural produzida pelos autores nordestinos. Estas obras que geralmente só circulam nos estados em que foram produzidas estarão a disposição do público no Espaço da Rede Nordeste do Livro que funcionará durante a 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, de hoje até 18 de abril.

A ideia é além da comercialização, promover um intercâmbio entre autores independentes e pequenas editoras do nordeste, aproximando-as do público leitor que visitar a Bienal. Segundo Mileide Flores (Sindilivros), esta é uma grande conquista pois da mesma forma que o Ceará disponibilizou o espaço, espera-se que os outros estados do nordeste façam o mesmo em suas Bienais e Feiras do Livro.

O Espaço da Rede Nordeste do Livro localiza-se no estande 16, Bloco G e tem 72m2, onde serão montadas 18 estantes. Além de autores e editoras locais, já confirmaram presença, participantes do Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Pernambuco. Lá, serão realizadas algumas atividades, com hora marcada. Todos os dias às 15h - Contação de Estórias Infantis; 16h - Hora do Conto; 19h- Leituras (prosa e poesia) e 20h- Lançamentos .

O Espaço é oferecido pela coordenação da Bienal e SECULT atendendo reivindicação do Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura. Mais informações no Blog: www.forumdeliteraturace.wordpress.com.

Expositores

    1. Terra da luz Editorial (CE)
    2. La Barca (CE)
    3. Editora Internacional (CE)
    4. Corsário (CE)
    5. Casa da Prosa (CE)
    6. Casa do Conto (CE)
    7. Brasil Tropical (CE)
    8. AFELCE (CE)
    9. Rochett Tavares (CE) – autor independente
    10. Sebo Vermelho (Natal)
    11. Editora Ética (Maranhão)
    12. Editora Sal da Terra (Paraíba)

Mais informações: Comissão Organizadora - Mileide Flores – Sindlivros – 8802 9656; Luiza Helena Amorim- Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará – 8804 0503 Forumdeliteratura.ce@gmail.com.


Bienal do Livro III

"Lançar provocações, buscar respostas, trocar experiências, reclamar, sugerir. Elementos típicos de um Fórum, mas nem tão simples de serem digeridos por todos os participantes quando se busca um discurso mais homogêneo para fortalecer um setor. A cadeia do livro e da leitura no nordeste, decidiu articular-se e abrir as discussões, a fim de unir forças para encontrar soluções que mantenham o mercado livreiro e editorial, desenvolvido, vivo e atuante, percebido como essencial para o desenvolvimento regional. Daí surgiu o I Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura que aconteceu no Ceará em 2008, dentro das Programações da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. A 2ª edição do evento foi realizada na 9ª Bienal da Bahia em 2009.

Nos dias 10 e 11 de abril, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, acontecerá o III Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura. Os principais objetivos desse encontro são: fortalecer a política editorial e livreira no Nordeste, organizar politicamente as categorias nos Estados e discutir o Fundo Pró-Leitura e a Lei do Fomento do Livro e da Leitura, além de avaliar os fóruns anteriores. Entre os debatedores: José Castilho Neto – Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, Fabiano dos Santos – Diretor do Livro, Antonio Miranda – Presidente da Biblioteca Nacional de Brasília e Coordenador da Bienal Internacional de Poesia, Felipe Lindoso – Consultor do Instituto Pró-Livro, Rosely Boschini – Presidente da Câmara Brasileira do Livro, Dep. Raul Henry – Membro da Frente Parlamentar Mista da Leitura no Congresso Nacional e o deputado Chico Lopes - Membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

Segundo Mileide Flores, da comissão organizadora do evento, “Nestes dois últimos anos em que a Rede Nordeste do Livro e da Leitura tem articulado discussões em torno da situação dos que compõem a cadeia do Livro e da Leitura na região e, levando como base a organização do setor e a inexistência de uma política com foco regional”, justifica. Ela acrescenta alguns resultados já obtidos a partir dos Fóruns: a compra regionalizada de livros por parte da Fundação Biblioteca Nacional, tema levantado já no primeiro fórum; a reserva de espaços gratuitos para exposição dos livros das editoras pequenas e médias e autores independentes, que é uma realidade nesta bienal; a percepção da necessidade de uma política diferenciada para as pequenas livrarias independentes é hoje ponto de discussão no Ministério da Cultura. Os realizadores acreditam que este segmento é essencial para o desenvolvimento econômico da região, como instrumento integrante da diversidade cultural do país e das políticas nas áreas da educação, da cultura e do negócio.

O III Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura é uma realização conjunta da Representação Nordeste do Ministério da Cultura, SINDILIVROS, Fórum de Literatura e da Leitura do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura do Ceará. Mais informações: Comissão Organizadora: Tarciana Portela - Chefa do Ministério da Cultura Regional Nordeste; Mileide Flores – Sindlivros – 8802 9656; Luiza Helena Amorim- Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará- 8804 0503.


Bienal do Livro II

  1. Bienal do Livro CEbienaldolivroce A Bienal já começou! Neste momento, muita diversão. Show de humor no espaço João Miguel do Cordel.

Esporte Municipal

Serra I

Deuzinho Filho - "A convite do Senador @tassojer estarei sábado em Brasília, no lançamento de @joseserra_ para Presidente do Brasil. Vamos avante!!!"

Tasso receberá Américo Barreira

Dias 12 e 13 de abril, no XXVII Congresso Estadual dos Vereadores do Ceará, no Gran Marquise Hotel, o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) será agraciado com o Prêmio Américo Barreira. Será dele a palestra de abertura do evento às 11 horas de segunda-feira, falando sobre o papel do parlamento municipal.

Estratégias Eleitorais

"Em 2010, pela primeira vez, Fortaleza será palco de grandes debates sobre marketing político e estratégias eleitorais. A cidade receberá o 9º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, que se realizará nos dias 23 e 24 de abril, no Hotel Oásis Atlântico. O evento acontece a cada dois anos e desta vez traz ao público cearense a oportunidade de participar de discussões políticas no que diz respeito às modernas técnicas de eleição, com a presença de especialistas de renome nacional e internacional, que estarão discutindo e socializando experiências sobre marketing político e as suas estratégias.

O congresso, promovido pela empresa Marketing Político e Cia, com apoio institucional da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), se consagra como um evento de magnitude na área, promovendo o debate e a democratização do acesso a conhecimentos relativos ao marketing político a fim de gerar a modernização das campanhas eleitorais brasileiras, superando práticas e vícios inaceitáveis. Segundo Aurízio Freitas, consultor político e diretor da ABCOP no estado do Ceará, o marketing político aproxima o candidato do eleitor. “As eleições no Brasil estão mudando. As práticas da política tradicional já não são suficientes. Em plena sociedade da informação, o eleitor é muito mais exigente e participativo”.

Durante os dois dias do encontro serão discutidos temas relacionados à eleição, tais como técnicas de comunicação com o eleitorado, relacionamento com a imprensa, participação em debates, uso do rádio, televisão e internet, pesquisas eleitorais, oratória e planejamento de campanhas, estratégias jurídicas para campanhas eleitorais, pesquisa de opinião e telemarketing. Também serão tratadas as novas regras da legislação eleitoral vigente no ano de 2010.

A ABCOP, iniciada há 19 anos pelo Prof. Carlos Augusto Manhanelli, representa uma sociedade civil, de duração ilimitada, sem fins lucrativos, idealizada e composta por vários profissionais da área de Marketing Político Eleitoral, em todo o Brasil. O intuito da entidade é difundir o marketing político no Brasil e proteger os candidatos e a sociedade dos “aventureiros” que normalmente surgem em época de campanhas eleitorais e no mercado político, dizendo-se "experts" em Marketing Político-Eleitoral, e desmoralizando o mercado com a aplicação de serviços de qualidade duvidosa.

Paralelo ao congresso acontecerá a 8ª Exposição de Produtos e Serviços para Campanhas Eleitorais. Em cerca de 30 stands estarão sendo apresentados produtos no que diz respeito ao que há de mais avançado no mercado voltado às eleições. São agências de propaganda e publicidade, empresas de tecnologia em gestão política, produtoras de vídeo, gráficas off-set, profissionais de marketing digital, livrarias especializadas em livros da área, empresas de pesquisas quantitativas e qualitativas, entre outros. Esta é uma oportunidade das empresas que atuam no mercado político-eleitoral de divulgar seus serviços e produtos, além de estabelecer contatos e parcerias valiosas com outras empresas e pessoas que participarão dessa grande feira de negócios.

Cerca de 500 participantes estão sendo esperados pela organização do evento, que está voltado para partidos políticos, candidatos que disputarão as eleições no ano de 2010, imprensa em geral, estudantes universitários de áreas afins ao marketing político, movimentos sociais e entidades sindicais. Para maiores informações e inscrição no congresso, os interessados devem acessar o endereço eletrônico: www.estrategiaseleitorais.com.br ou manter contato pelos telefones (85) 3224-1838 e (85) 4101-9189.
Serviço:

9º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político

Data: 23 e 24 de abril

Local: Hotel Oásis Atlântico

Contato:

Ana Beatriz Barbosa Cardoso – Assessora de Imprensa – MTb: 1874CE/(85)8631-6402/(85)3224-1838/ (85)4101-9189. anabeatriz_bc@hotmail.com

Congresso da UVC na segunda e terça


  1. deuzinho filhodeuzinho Saí agora do Diario do Nordeste divulgando o Congresso dos Vereadores, vou para UVC, amanha Brasilia no Lancamento do Gov. Serra para Presid

Bienal do Livro I

Prova de Saúde amanhã na Jose de Alencar

"Educar e orientar a população de forma lúdica sobre a importância do abastecimento de água e do esgotamento sanitário. Essa é a missão do projeto Prova de Saúde, desenvolvido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Governo do Estado e a Garis Produção Artística. Depois do lançamento da campanha com intervenção teatral na Praça do Ferreira a ação continua. Amanhã a partir das 11 horas, a Praça José de Alencar será palco para o jogo de perguntas e respostas que encena um programa de televisão.
Ao todo, 144 intervenções teatrais contemplarão escolas e praças públicas de Fortaleza e de outros 13 municípios cearenses, seguindo até dia 25 de junho. Além das intervenções, o Prova de Saúde disponibiliza um site de jogos interativos com a temática do saneamento básico (www.provadesaude.com.br) e o Concurso de Redação Cagece para premiar público em geral, estudantes, professores e escolas vencedoras com equipamentos de informática.
"Nossa idéia com esse projeto é estimular o debate e ampliar o conhecimento da população sobre o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, com foco na responsabilidade social, visando os benefícios diretos e indiretos em relação à saúde, qualidade de vida e proteção ao meio ambiente. Além disso, pretendemos fomentar a inclusão digital de crianças e adolescentes que venham a participar do concurso cultural”, destaca Fernando Dalmazzo,gerente de Mercado e Concessões da Cagece.
De forma leve e descontraída, os atores, interpretando repórteres de televisão, abordam transeuntes, questionando acerca do abastecimento de água que têm em casa. Em seguida, levam-no a um cenário já montado e encenam um programa de televisão chamado Prova de Saúde, no qual o participante terá de responder quatro perguntas corretamente para completar o esquema de uma casa cujo sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário necessita de quatro peças. A cada resposta certa, o entrevistado terá direito a uma das peças que faltam no cenário. Ao completar o esquema, o participante recebe uma nécessaire do Kit Água de Beber, contendo uma garrafa plástica (squeezze), dois copos Água de Beber de 200 ml e um gibi informativo sobre o tema do projeto.
Dentre os municípios onde ocorrerão as intervenções estão Fortaleza, Caucaia, Pacatuba, Maranguape, Aquiraz, Maracanaú, Eusébio, Guaiúba, Chorozinho, Itaitinga, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante e Cascavel.
O site do Prova de Saúde (www.provadesaude.com.br) é um canal de pesquisas e banco de informações sobre saneamento básico. Os melhores vídeos das provas ocorridas ao vivo e as fotos dos participantes com os kits recebidos são disponibilizados para que os internautas postem comentários e enviem as suas próprias redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook. Ainda no site, os interessados podem participar de um jogo de perguntas e respostas semelhante ao que acontece nas apresentações públicas, porém com uma diferença: a classificação. Baseadas na velocidade e no tempo em que o jogo for efetuado, as posições dos três primeiros colocados darão direito, respectivamente, a um ipod, um mp4 e um Kit Água de Beber com uma camisa da campanha.

Concurso de Redação Cagece

Com o tema “Água tratada e esgotamento sanitário: Saúde para a família e respeito ao meio ambiente”, o concurso se divide em quatro categorias: público em geral, composto por pessoas maiores de 18 anos; e, estudantes de escolas públicas e particulares que cursam o ensino fundamental II (6° a 9°) e o ensino médio. Dentre as escolas públicas e particulares poderão participar aquelas apenas de Fortaleza, Caucaia, Pacatuba, Maranguape, Aquiraz, Maracanaú, Eusébio, Guaiúba, Chorozinho, Itaitinga, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante e Cascavel.

O concurso premiará os melhores redatores e o professor orientador do aluno de maior nota com laptop e netbook. Além de contemplar as escolas oferecendo bebedouros e laboratórios de informática com dez computadores cada. Os concorrentes podem participar somente de uma categoria e têm de produzir um texto composto por no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas. As redações podem ser enviadas pelo site do Prova de Saúde (www.provadesaude.com.br) ou entregues a uma das 25 lojas de atendimento da Cagece.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 07 de junho. Confira o regulamento do concurso e o formulário pelo site www.provadesaude.com.br ou através do link Prova de Saúde no site da Cagece (www.cagece.com.br) que serão ativados no dia sete de abril. Mais informações: (85) 3458.1900 ou pelo sitewww.provadesaude.com.br

Mais informações para a imprensa:

Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728

Jornalista Karol Ximenes: (85) 8691.6728 /karol@caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Vicky Nóbrega: (85) 8822.7548 /vicky@caramelocomunicacao.com.br


Nota oficial do IJF

"Após 48h dos incidentes ocorridos no Instituto José Frota (IJF), a Prefeitura de Fortaleza comunica:

1. O IJF opera com 90% de sua capacidade elétrica. A equipe de manutenção do Hospital trabalha firmemente na recuperação dos equipamentos danificados pelo curto-circuito.

2. O atendimento de urgência e emergência do IJF funciona dentro da sua rotina diária, com 35 médicos e cerca de 70 profissionais da área de enfermagem, a cada 12 horas de plantão.

3. As pessoas que procuram atendimento na unidade são recebidas por uma equipe de acolhimento que classifica a gravidade e a necessidade de permanência em um hospital de alta complexidade. Os pacientes com perfil primário e secundário são encaminhados para unidades hospitalares de média complexidade.

4. No objetivo de resguardar o sistema elétrico do Hospital, os exames de imagem estão sendo realizados nos demais hospitais da rede, como Hospital Geral de Fortaleza, Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (Cemja) e Hospital Geral César Cals.

5. Devido a insuficiente climatização, o Hospital reservou seis salas cirúrgicas para atender a demanda. Em situação normal, o IJF trabalha com 11 salas de cirurgia.

6. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está recebendo dois aparelhos de ar-condicionado de 80.000 btu’s cada. Um aparelho da mesma especificação já havia sido instalado. Com essa providência, a UTI fica adequadamente refrigerada.

7. O IJF reafirma que nenhum óbito ocorrido, pode ser atribuído ao incidente da última terça-feira (06). Em 2010, o Hospital registra uma média de 5 mortes diárias, o que é considerado normal para uma unidade hospitalar terciária, com atendimento de pacientes de alta complexidade e gravidade. Ainda assim, a Comissão de Ética Médica do Hospital abrirá sindicância para investigar o caso.

8. O IJF está passando por três perícias técnicas diferentes. Uma do Instituto de Criminalística do 34º Distrito Policial, uma do Corpo de Bombeiros e a última, realizada por uma empresa contratada pelo Hospital. As investigações tem o intuito de apurar todos os fatos e responsabilidades, tendo em vista que toda a parte elétrica do hospital foi revisada e ampliada há menos de três meses, passando por revisões regulares mensais.

9. Na próxima segunda-feira (12), representantes do IJF se reunirão com autoridades do Corpo de Bombeiros, na sede da própria corporação, para exibir toda a documentação referente ao certificado de conformidade. O encontro servirá para atestar os documentos existentes e encaminhar os que ainda restam regularizar. Ressaltamos que, juridicamente, o Hospital não é obrigado a requerer licença, junto ao Corpo de Bombeiros, para fazer obras e reformas internas. A obrigatoriedade só existe em casos de ampliação física do prédio.

10. A Prefeitura de Fortaleza reafirma seu compromisso de priorização dos investimentos em saúde, determinando que sejam tomadas todas as providências para restabelecer o pleno funcionamento do maior hospital de emergência da região o mais prontamente possível.

Hoje (9), às 17 horas, o superintendente do IJF, Messias Barbosa, estará disponível para esclarecer os pontos da nota e outros assuntos pertinentes.

Mais informações com os assessores de comunicação do IJF, Carine Jesuino e Helly Ellery, pelos telefones3255.5110/8769.7196/8699.6979."