Participei hoje à tarde de parte do IX Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, no Oásis Atlântico. Palestras de Paulo Taques e Gil Castillo foram as que assisti. Experiências de ambas em campanhas questionáveis. Práticas de marketing que bem mereciam a alcunha de marqueiteiro, palavra que os consultores de marketing não gostam. Mas essa estratégia de baixaria não pega mais por mais que grupo de estudos avalizem. Perdi a palestra de Chico Santa Rita (Rádio e TV: a importância da estratégia). Gostei de saber que os consultores estão valorizando as mídias sociais. "Claro que não se ganha eleição só com Internet, mas sem ela a vitória é mais difícil", defino a realidade do twitter, principalmente. Anotei as presenças de pelo menos 20 jornalistas e publicitários dentre os mais de 200 participantes. Eis a relação: Emílio Moreno, Jorge Macedo, Miguel Macedo, Fátima Holanda, Salomão Castro, Samira Castro, Deborah Lima, Luciano Cléver, Gustavo Fleury, Carm
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo