Pesquisar no blog

sábado, 5 de junho de 2010

Halleluya 2010

A força que faz viver. Este é o tema da 13ª edição do Halleluya 2010 que se realizará no período de 21 a 25 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) promovido pela Comunidade Católica Shalom. O evento traz ao palco artistas consagrados que tocam os mais variados ritmos. Uma das atrações mais esperadas é o cantor Padre Fábio de Melo, que no ano passado foi um dos cantores que mais vendeu CD´s. Pela primeira vez no Halleluya, a participação da banda Cantores de Deus. O cantor Batista Lima, vocalista da banda de forró Limão com Mel, também se apresentará no festival. A banda Alto Louvor, da Bahia, estará lançando sua nova turnê no Halleluya, além do lançamento do mais novo cd do cantor Davidson Silva. Muitos outros artistas passarão pelo palco do Festival.
O Halleluya não se caracteriza apenas como um evento da esfera religiosa, mas tem se destacado também como o maior evento de entretenimento, artístico-cultural e social do Estado do Ceará no período das férias de julho. Durante os cinco dias, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará presente realizando o cadastro de doadores de medula óssea e coleta de bolsas de sangue.
Neste ano o Halleluya entra no ciberespaço com força total. Site, Blog, Twitter e outras redes sociais já movimentam o Festival que mais cresceu no Ceará. Outras promoções serão realizadas pela organização do evento como o Arraiá do Halleluya, a Feijoada Halleluya na Copa, que acontecerá durante o segundo jogo da seleção brasileira, Show de lançamento, Carreata e outras atividades que deixarão Fortaleza Conectada com a Força que faz viver.
O Halleluya começou no ano de 1997, e tem se mantido com o firme propósito de ser uma opção diferenciada para a juventude e as famílias de Fortaleza, aliando experiência com Deus, cultura e o exercício da cidadania através da solidariedade. “Quando colocamos a esperança no que é eterno e não nas coisas passageiras, colhemos muitos frutos, frutos de eternidade. É isso que experimentamos no Halleluya”, finalizou o fundador da comunidade, Moysés Azevedo
A primeira coletiva de imprensa do Festival acontecerá dia 9 de junho no auditório da Viva Música Viva. Na ocasião, a comissão organizadora apresentará aos jornalistas as novidades deste ano.

SERVIÇO

Coletiva de Imprensa

Data: 9 de junho

Local: Auditório da Viva Música Viva (Av. Desembargador Moreira, n. 629-A, Aldeota)

Horário: 8h30

Ao final será servido café da manhã aos jornalistas

Halleluya – A força que faz viver

Data: 21 a 25 de julho

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) – Av. Alberto Craveiro, n. 222 (Dias Macedo, próximo ao Castelão).

Horário: 19 horas

MAIORES INFORMAÇÕES

Assessoria de Imprensa:

Vanderlúcio Souza – (85) 8852 8952

Ana Beatriz Barbosa – (85) 8631 6402

Cearensão Sub-18

O Campeonato Cearense Sub-18 terá continuidade neste final de semana. A quarta rodada da competição começa hoje com cinco jogos. Na Lagoa Redonda, o Atlético vai em busca da sua segunda vitória na competição, mas a partida não deverá ser nada fácil, afinal, do outro lado estará a equipe do Alvinegro, que precisa se reabilitar da derrota na última rodada.
Já o Ceará, depois da folga na rodada passada, terá pela frente o Tiradentes. Apesar de jogar em casa, os garotos do time alvinegro enfrentarão uma equipe que ainda não sabe o que é derrota na competição. Dos três jogos disputados, o Tiradentes venceu dois e empatou um. Amanhã, mais quatro partidas completam a quarta rodada do Campeonato Cearense Sub-18. Confira a tabela completa com os jogos deste fim de semana.
Hoje
13h15 Atlético x Alvinegro (Antônio Cruz)
13h15 Santa Cruz x Horizonte (Elzir Cabral)
15h15 Uniclinic x Floresta (Antônio Cruz)
15h15 União x Juventus (Elzir Cabral)
15h15 Tiradentes x Ceará (Carlos de Alencar Pinto)
Amanhã
13h15 Terra e Mar x São Gerardo (Elzir Cabral)
13h15 Estação x América (Antônio Cruz)
15h15 Aliança x Calouros do Ar (Elzir Cabral)
15h15 Rio Branco x Messejana (Antônio Cruz)
www.futebolcearense.com.br

Tasso fala para donos de postos de gasolina

Eliomar de Lima: "O senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) fará palestra às 19 horas da próxima segunda-feira (7), no Marina Park Hotel, para associados do Sindipostos. Abordará o tema “Políticas Públicas como ferramenta para o Desenvolvimento Regional”.

Biblioteca Pública fechada por 10 dias

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) informa aos usuários da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel que o equipamento estará fechado até 13 de junho para atendimento ao público externo, devido uma rápida reforma. O trabalho das bibliotecárias do projeto Biblioteca Cidadã (de catalogação de novo acervo para as Bibliotecas no interior), o projeto Biblioteca Volante (ônibus itinerante nos bairros) e a administração da Biblioteca estarão funcionando normalmente durante todos os dias de obra. Além disso, duas funcionárias estarão na casa para orientar o público. Mais informações pelos telefones 3101.6790 e 3101-6789. Assessoria de Comunicação - SECULT- Bianca Felippsen (bianca.felippsen@secult.ce.gov.br / 3101-6759).

Praias cearenses iluminadas

"Os turistas que vierem ao Ceará na alta estação, iniciada em junho, encontrarão praias melhor iluminadas à noite, em cinco municípios - Aquiraz, Aracati, Caucaia, Paracuru e Trairi. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) inaugura neste mês pontos com iluminação paisagística em seis praias dos Litorais Leste e Oeste, coincidindo com aumento do fluxo turístico propiciado pela alta estação. As praias beneficiadas são Flexeiras e Mundaú, em Trairi (inauguração terça, dia 8); Paracuru (quarta, dia 9); Cumbuco, em Caucaia (quint, dia 10); Majorlândia, em Aracati (sexta, dia 11) e Iguape, em Aquiraz (sábado, dia 12). O total do investimento, com recursos do Tesouro Estadual, é de R$ 994.459,72.
O objetivo é propiciar a utilização dos espaços também no período noturno, seja para eventos de cunho cultural e de lazer, quanto para atividades como gastronomia e outras relacionadas ao turismo. Assim, a iluminação torna as praias mais seguras e gera emprego e renda. Outra vantagem do projeto é permitir o desenvolvimento de atividades ligadas à cadeia turística, tais como gastronomia, entretenimento e manifestações culturais à beira mar.
Assessoria de Imprensa da Setur-Carmem Inês Matos Walraven (ascom@setur.ce.gov.be / 85 3101.4661).

Endoscopia

Dentro de instantes o Hospital Geral César Cals (HGCC) promove um dia dedicado às inovações tecnológicas em endoscopia. O evento contará com a participação do médico Wagner Colaiacovo, chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital do Câncer de Barretos-SP, um dos maiores centros dessa especialidade no Brasil, para uma demonstração, ao vivo e com transmissão por videoconferência para o auditório do hospital, de procedimentos de colocação de próteses de esôfago, duodeno, vias biliares e cólon para a paliação de tumores no aparelho digestivo. A ação também acontecerá no sábado da próxima semana (12).
As inovações tecnológicas em endoscopia, por meio do uso de próteses digestivas, já fazem parte da rotina do HGCC. Nos últimos 12 meses, já foram colocadas 13 próteses esofágicas e 50 próteses biliares. De acordo com o médico endoscopista Ricardo Rangel de Paula Pessoa, todo o procedimento é endoscópico, sem que haja intervenção cirúrgica, o que diminui o tempo de internação, que é de 24 horas, havendo assim uma maior rotatividade dos leitos hospitalares.
Ainda de acordo com o médico, as próteses digestivas permitem que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida. Além disso, com o procedimento, há um ganho no tempo de vida, podendo evitar cirurgias mais complexas, alcançando os mesmo resultados e, em alguns casos, resultados bem mais satisfatórios.
Atualmente, o Hospital César Cals é o centro referência em todo Estado do Ceará em próteses do sistema digestivo. Desde 1995, o HGCC realiza o procedimento de colocação de próteses biliares e, há dois anos, passou a colocar as próteses esofágicas. O Serviço de Endoscopia Digestiva do hospital realiza cerca de 600 procedimentos diagnósticos e terapêuticos avançados, todo mês.
Assessoria de Imprensa do Hospital Geral César Cals-Weskley Jorge (85 3101.5422).

Lula no Ceará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura na próxima terça-feira, 8 de junho, o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da rede pública do Ceará. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, o presidente da Rede BrasilCord, Luís Fernando Bouzas, e a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, participam da inauguração da unidade, a primeira do Norte e Nordeste, marcada para 17h40, na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce), na Avenida José Bastos, 3399. Antes da inauguração, na segunda-feira (7), às 11 horas, em coletiva à imprensa, o presidente da rede BrasilCord do Ministério da Saúde, Luis Fernando Bouzas, o secretário Arruda Bastos e Luciana Carlos darão informações sobre a importância da nova unidade para a saúde pública. Local da coletiva: sede do Banco do Nordeste do Brasil, no Passaré.
Após a inauguração, o banco público de cordão umbilical e placentário do Ceará funciona em fase de testes, que os médicos e especialistas classificam de fase de validação. As obras da nova unidade começaram em julho de 2009. A inauguração das instalações físicas, uma exigência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi em março deste ano. O banco de cordão umbilical e placentário faz parte de um projeto maior da Rede BrasilCord, do Ministério da Saúde, que está formando em todo o país um conjunto de bancos de sangue de cordão umbilical e placentário interligados para atender a demanda de transplantes e pesquisa de células embrionárias. .
Através do convênio assinado com o BNDES em 2008, a Rede BrasilCord recebeu um investimento de R$ 31,5 milhões do Fundo Social do BNDES para a construção de unidades no Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Hoje, o sistema tem quatro bancos instalados, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. A meta é armazenar cerca de 50 mil cordões umbilicais nos 13 bancos que passarão a formar a rede, número considerado ideal pelo Ministério da Saúde, junto com o Registro Nacional de Doadores de Medula
Óssea (Redome), suprir a demanda de transplantes no Brasil. Além da construção dos novos bancos de cordão, os recursos do BNDES serão utilizados na compra de equipamentos das unidades já em funcionamento e treinamento de pessoal. No Ceará, os investimentos somam R$ 4 milhões.

http://www.saude.ce.gov.br/site/

Roubo do BC de Fortaleza

O Povo - "Dois acusados de lavagem de dinheiro do furto milionário ao Banco Central de Fortaleza receberam ontem o benefício de liberdade provisória, concedido pelo Supremo Tribunal Federal. O empresário paulista Amarildo Dias Rocha, o ‘Polaco’, e o cearense Ricardo Laurindo da Costa estavam presos há três anos e oito meses, sem que tenham sido julgados. Foi o que alegou o advogado paulista Eliseu Minichillo, no pedido de habeas corpus, ao observar que, mesmo que os dois acusados tivessem sido julgados e condenados já estariam em condições de requerer o pedido de prisão temporária, pois já teriam cumprido um terço de suas penas. “A minha preocupação é que eles acabem condenados, como forma de justificar tanto tempo de prisão”, comentou o advogado ao O Povo.”
Em sete de agosto de 2005 foi descoberto um roubo de R$ 164,7 milhões do caixa forte da agência do BC de Fortaleza. O dinheiro foi retirado por um túnel de 78 metros escavado entre a empresa de fachada Grama Sintética até o cofre do BC.

Aprovados para Policlínica de Tauá

A Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão de Saúde, divulga os candidatos aprovados na prova de conhecimentos específicos do processo seletivo simplificado para preenchimento de emprego público na Policlínica de Tauá. Segundo o edital 2010/01, serão contratados por tempo determinado os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em gesso, auxiliar de farmácia e auxiliar e laboratório.
O processo seletivo é executado pelo Consórcio Público da Microrregião de Saúde de Tauá, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), constando de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, e caráter apenas classificatório.
Em Tauá, a Policlínica vai atender a população de 109.810 habitantes dos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá, integrantes da 14ª microrregião de saúde. Serão oferecidas as seguintes especialidades médicas: Oftalmologia, Otorrino, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-ortopedia. Com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.
A lista completa está disponível em: http://www.saude.ce.gov.br/site/ ou http://www.esp.ce.gov.br/.

Cronograma

Prazo para Recurso: 07 e 08 de junho de 2010;
Resultado Análise Curricular: 07 de junho de 2010;
Prazo para Recurso: 08 e 09 de junho de 2010;
Resultado Final: 10 de junho de 2010.


Semana do Meio Ambiente

A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará e o Grupo Tavares,especializado na produção de tijolos, lajes e blocos estruturais, fecham as atividades da Semana do Meio Ambiente com plantio de 3 mil mudas de plantas nativas e queima simbólica de redes de caçoeira e de rede de Piracema. A atividade ocorre agora pela manhã, na Fazenda Ateiras, em Aquiraz.

As espécies plantadas hoje são: sabiá, paú branco, mulungu, aroeira, braúna, angico, jurema, catingueira, marmeleiro e outras espécies oriundas da caatinga. As mudas foram adquiridas pelo Grupo Tavares junto ao Ibama e à Secretaria do Meio Ambiente do Munícipio de Aquiraz. Na ocasião, haverá ainda queima simbólica de redes de caçoeira apreendias pelo Ibama. Todo o material será queimado, posteriormente, nas cerâmicas do Grupo Tavares.

As redes de caçoeira foram apreendidas durante as 82 operações realizadas em 2009 pelo Ibama. Foram lavrados 243 autos de infração e o valor total de multas foi de R$ 2,5 milhões. A quantidade de lagostas capturadas foi de 4500 quilos e foram apreendidas 32 embarcações realizando a pesca ilegal com este tipo de petrecho proibido (rede caçoeira).

Crime ambiental - A penalidade para quem pesca com redes de caçoeira e rede de emalhar é multa de R$ 700,00 a R$ 100 mil e seis meses a um ano de reclusão previsto na Lei de Crimes Ambientais. Caso a pesca seja realizada em período proibitivo como na Piracema ou no defeso, a pena aumenta para um a três anos.

Ao ser flagrado pela fiscalização pescando de forma irregular, o infrator recebe multa de R$ 20,00 por quilo de pescado e tem sua mercadoria e embarcação apreendidas.

O principal motivo para a proibição desse tipo de pescaria é o fato de a rede caçoeira destruir o substrato do fundo do mar que serve de alimento para a própria lagosta e outros animais marinhos, além de não ser seletiva, pescando inclusive lagostas que não se encontram em tamanho mínimo ao permitido para a pesca.

Grupo Tavares pauta ações na sustentabilidade - As empresas do Grupo Tavares são referência na região Nordeste de organizações pautadas na Sustentabilidade. Desde 2006, o Grupo adota um sistema de produção que substitui a lenha na queima da cerâmica por combustíveis vegetais feitos à base da mistura de resíduos de oiticica, casca de castanha de caju, pó de serragem, raspa de coco, quenga de coco e borra da mamona.

Como reconhecimento desse cuidado ambiental, a empresa foi a primeira de produção de cerâmica da região Nordeste a receber, em 2007, o selo do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), ratificando seu compromisso com a qualidade dos produtos.

Atualmente, o Grupo Tavares tem intensificado seus esforços na modernização de suas unidades produtivas, não somente com a substituição da lenha por outros combustíveis renováveis, mas também com automação das unidades para evitar desperdícios e com projetos de qualificação da mão-de-obra e de maior aproveitamento da água com medidas educacionais.

Mais informações para a imprensa com:

Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 /www.caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Thiago Mendes: (85) 8885 3818 /thiago_mendes@ymail.com

Jornalista Diego Benevides: (85) 8892 6731 /diego@caramelocounicacao.com.br

Mariângela Bampi

Assessoria de Comunicação – Superintendência do Ibama no Ceará

Fone: (85)3272-1600 ramal 278/ (85)9905-3376

O novo líder da Segundona

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,parana-vira-sobre-a-lusa-e-assume-lideranca-da-serie-b,561731,0.htm

E o Bahia perdeu para o lanterna

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,apos-seis-derrotas-duque-bate-o-bahia-e-vence-primeira,561733,0.htm

Os jogos da Segundona hoje

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,serie-b-sete-clubes-tentam-reagir-neste-sabado,561928,0.htm

Censura

Estadão há 309 dias sob censura.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estaleiro Promar Ceará

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) reuniu-se com representantes do Estaleiro Promar Ceará, Paulo Haddad e Miro Arantes, para apresentar estudos técnicos realizados pela Prefeitura sobre os custos para implantação do equipamento. O secretário de Infraestrutura do Município, Luciano Feijão, também participou do encontro, realizado no Rio de Janeiro, anteontem. O levantamento, feito por técnicos das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinf), Meio Ambiente (Semam) e Planejamento (Sepla), indica que a melhor alternativa para implantação do estaleiro não é o litoral de Fortaleza. Na próxima segunda-feira (7), a prefeita fará reunião com secretários e técnicos para tomada de decisão. Mais informações com a assessora de Comunicação da Seinf, Lucíola Limaverde, nos telefones 3105-1091/ 8769-7198.

Copa 2010

Para garantir um ambiente descontraído e criativo nas ruas dos 16 bairros que formam a Regional III durante a Copa, a pasta lançou o projeto “Minha Rua na Copa 2010”. Serão selecionados 16 logradouros e o processo de eliminação se dará a cada jogo do Brasil na primeira fase. Os critérios avaliados são enfeites e adereços, criatividade, organização e limpeza. O logradouro vitorioso receberá um televisor LCD. Os interessados devem se inscrever até o dia 7, na Regional III. Informações: 3105-3419.

Vila São João no Conjunto Ceará

"Criança correndo e brincando quadrilha como gente grande, mulher solteira rezando para Santo Antônio e pedindo um namorado, barracas de comidas típicas, com cozinheiras e vendedores que tiram dali seu sustento com muita alegria. Costureiras e artesãos que vêem nas quadras o brilho de suas artes. A paixão pelo resgate dessas tradições é o que move os brincantes do festival Vila São João, que acontece até domingo (06), com o XX Festival Pagode Sertanejo, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. O Vila São João ainda irá passar pelos bairros Parque Araxá, Panamericano e Messejana, e terá muita festa até o dia 4 de julho, com a grande final no Ginásio Paulo Sarasate.

A Praça da Conquista (2ª etapa do Conjunto Ceará – Rua 202, próximo à Igreja Matriz) recebe até domingo (6), sempre a partir das 19h30, apresentações das quadrilhas, atrações de Forró Pé de Serra e quadrilhas infantis. "O XX Festival Pagode Sertanejo do Conjunto Ceará é uma mistura de quadrilhas infantis e adultas, pagode sertanejo e o autêntico forró pé-de-serra" explica o organizador do Arraiá do Conjunto Ceará no Vila São João, Aldenor Holanda.

Serão 25 barracas na praça organizadas pelas pessoas da comunidade, todas montadas em uma cidade cenográfica, com direito a igreja, casas, barbearia e bodega, com os mínimos detalhes para o público se sentir numa verdadeira festa junina interiorana. A tranquilidade dos brincantes é garantida por um esquema de segurança pública e privada, para que toda a família possa aproveitar os festejos sem preocupação.

Cada bairro tem seu próprio festival de quadrilha, com uma média de 6 a 8 conjuntos inscritos por dia. As apresentações contam pontos e valem uma vaga na grande final do Prêmio Vila São João de Quadrilha, quando os melhores grupos serão premiados. Serão distribuídos R$10 mil em prêmios entre os vencedores.

Para quem for de carro, o estacionamento será em um campo de futebol que fica ao lado da praça onde será feito o arraiá, ou nas intermediações da 4ª Cia da Polícia Militar, que fica na Avenida Ministro Albuquerque Lima (conhecida, pela comunidade, como Avenida Central do Conjunto Ceará).

A quarta edição do Vila São João segue até o dia 4 de julho com a ordem de manter a força da tradição das festas juninas. Este ano o evento vai estar ainda no Parque Araxá, Pan Americano e Messejana. O Vila São João é uma realização da D&E Entretenimento, com apoio do Grupo O Povo e TV Cidade, em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará e patrocínio da Antarctica, Bombril e Café Pilão.

Serviço:

Mais informações sobre o Vila São João pelo fone (85) 3089.5269.

XX Festival Pagode Sertanejo - Conjunto Ceará

Até domingo (6-6)

Local: Praça da Conquista – Conjunto Ceará (2ª etapa do Conjunto Ceará – Rua 202, próximo à Igreja Matriz)

Horário: a partir das 19h30

Aberto ao Público

Hoje
Apresentação 6 quadrilhas
Atração: Forró do Kakiado
Amanhã
Apresentação 7 quadrilhas
Atração: Forró Pressão
Domingo
Apresentação 8 quadrilhas

Contra paralisia infantil

O último caso de paralisia infantil registrado no Ceará foi em 1988. Para deixar a doença cada vez mais distante da população, no próximo dia 12 começa no Estado e em todo o País mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite. A Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza lançam a campanha, conjuntamente, dia 11, às 9 horas. O lançamento será no Centro de Saúde Família São José, na Rua Desembargador Frota, s/n, Parque São José, ao lado do Terminal do Siqueira.
Com o tema “Vacinou, é gol”, e o Zé Gotinha, símbolo da campanha da imunização, vestido de verde e amarelo, em pleno clima de copa do mundo, a meta no Ceará é vacinar 741.189 crianças menores de 5 anos. Nos pontos de vacinação, as crianças entre 2 e 5 anos que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza A também ficarão imunizadas contra o vírus H1N1
A estrutura da campanha de vacinação é grande. São 1.692 postos fixos e 20 mil postos volantes em todo o Estado. Em todos os 184 municípios cearenses 30 mil pessoas estão envolvidas nos trabalhos de vacinação. No estoque de vacinas, além da Sabin, que imuniza contra a paralisia infantil, estão as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), e contra hepatite B, difteria e tétano e ainda contra rotavírus. Os pais terão uma boa oportunidade de colocar o cartão de vacinação dos filhos em dia. Mais informações: http://www.saude.ce.gov.br/site/

Festival Nordestino de Teatro

A Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) está com inscrições abertas até 30 de junho para a Mostra Nordeste e até 10 de julho para a Programação Paralela do XVII Festival Nordestino de Teatro (FNT), que acontece de 4 a 11 de setembro de 2010. Companhias teatrais dos nove estados podem se inscrever para a Mostra Nordeste. A programação paralela, que consiste nas mostras Ceará (palco italiano ou rua), Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, é aberta a grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. As informações completas estão nowww.agua.art.br.

Ambev Ambiental

Reaproveitar 99% de resíduos, reduzir o consumo de água em 11% e a emissão de CO2 em 10%. Esse é o compromisso assumido pela companhia no Dia Mundial do Meio Ambiente

Referência de melhores práticas ambientais, a AmBev quer ampliar ainda mais sua atuação nesta área e estipula metas para todas suas fábricas no Brasil e no exterior. O compromisso assumido pela companhia, no Dia Mundial do Meio Ambiente, tem como foco: reduzir ainda mais o consumo de água (11%), a emissão de CO2 (10%) e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção.

Desde sua criação, a AmBev tem como uma de suas prioridades o meio ambiente. Uma prova disso é que todas as unidades fabris da empresa possuem metas para reduzir os impactos de sua produção. Estas iniciativas foram padronizadas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), existente há 18 anos, e são periodicamente atualizadas para manter o compromisso de melhoria daperformance ambiental da companhia.

Por acreditar que a urgência em proteger o meio ambiente exige uma mobilização e uma conscientização total, a companhia deseja dividir com toda a sociedade suas ações e práticas ambientais. Uma de suas principais iniciativas nesse sentido foi o lançamento em março deste ano do movimento CYAN (www.movimentocyan.com.br), uma ampla campanha que convida pessoas, empresas e sociedade a enxergarem o valor da água e passarem a usá-la com parcimônia. Na esteira desse projeto, a companhia lança agora suas metas ambientais.

Água

Reduzir o consumo de água usado na produção de bebidas em 11% até 2012

Em 2004, usava-se em média 4,37 litros de água para produzir 1 litro de cerveja. Ano passado, a companhia conseguiu reduzir esse número para 3,9 litros e economizou 2,4 bilhões de litros de água, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com 450 mil habitantes durante um mês.

Agora, a meta estipulada para 2012 é consumir 3,5 litros de água para cada litro de cerveja produzido. Para isso, só neste ano serão investidos R$ 5,8 milhões em programas de reaproveitamento de água e redução de consumo.

CO2

Reduzir a emissão de CO2 em 10% até 2012 (equivale a tirar 100 mil carros das ruas por ano)

Para atingir essa meta, a companhia diversificou sua matriz energética com adoção de fontes renováveis e colocou em prática projetos de eficiência. Essas iniciativas já proporcionaram a redução de 40% do índice de emissão de CO2 na atmosfera nos últimos cinco anos. A biomassa proveniente de fontes renováveis por sua vez, representou 29% da matriz de geração de energia calorífica em 2009.

Resíduos

Aumentar para 99% o índice de reaproveitamento

A companhia busca constantemente reduzir a quantidade de resíduos sólidos produzidos nas fábricas. O pouco que sobra é reaproveitado como insumo em outros processos. Com isso, a palavra "lixo" foi excluída do vocabulário da AmBev. Desde 2008, 98% de todo subproduto que resulta da fabricação de bebidas é reutilizado. A comercialização desse material resultou em uma receita extra de R$ 72,6 milhões entre 2003 e 2009. A meta para 2010 é conseguir R$ 78 milhões com a iniciativa.

Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Denise Mustafa (85 8808.0519) ou pelo e-mail denisemustafa@ad2m.com.br

Agendamento Semace

"A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) implanta, a partir de agosto, o agendamento eletrônico dos licenciamentos e autorizações ambientais no Ceará. A iniciativa faz parte do redesenho de processos que está sendo adotado pela autarquia. O objetivo é dar maior celeridade e praticidade aos serviços prestados à população. “O agendamento eletrônico vai permitir maior agilidade e organização na entrada dos processos na Semace”, afirma a superintendente da instituição, Lúcia Teixeira.
O cronograma de implantação do novo procedimento está sendo finalizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento (CTIG). O check list dos documentos a serem apresentados para cada tipo de empreendimento a ser licenciado, estará disponível no sitewww.semace.ce.gov.br. Somente após a pré-análise da documentação apresentada, estando esta completa, ocorrerá o protocolo. Em apoio ao novo sistema, a Semace disponibilizará uma linha telefônica para o agendamento.
Atualmente, a Semace recebe cerca de 60 requerimentos de licenciamento ambiental por dia. O agendamento eletrônico vai evitar o deslocamento do solicitante, principalmente daqueles que residem em outros municípios do Estado. Com a nova medida, a Semace pretende reduzir o tempo entre o pedido e a concessão das licenças.
A exemplo do novo sistema a ser implantado pela Semace, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adota com sucesso o agendamento eletrônico para melhorar o atendimento à população.
Durante o ano de 2010, a Semace, através de Assessoria de Comunicação (Ascom), promoverá uma campanha de divulgação do redesenho dos processos da autarquia. A campanha tem como objetivo inicial orientar sobre o agendamento eletrônico para as licenças e autorizações ambientais.
Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Pedalando

No próximo domingo é dia de pedalar! Pela 5ª vez em Fortaleza, o Extra realiza o “Passeio Ciclístico Extra”, um dos maiores eventos da categoria, que promete reunir 5 mil ciclistas, entre famílias e grupos de amigos, para um agradável passeio de bicicleta pelas ruas de Fortaleza. Para participar, não há necessidade de inscrição, os interessados só precisam pegar sua bike e se dirigir à loja Extra Iguatemi, onde a concentração para a prova começa a partir das 8h e a largada será às 9h. O percurso é de 15 km, do Extra Iguatemi até a Beira Mar, retornando ao local inicial.
Até amanhã, a loja Extra Iguatemi oferece serviços gratuitos de assistência técnica, revisão e ajustes dos equipamentos das bicicletas, 10 às 19 horas. Em Fortaleza, durante a concentração, os participantes receberão camisas oficiais do “Passeio Ciclístico Extra”. Além da camisa, os participantes podem ganhar cincobikes, entregues de acordo com os critérios avaliados por uma comissão julgadora.
A descontração do Passeio está garantida com trio elétrico e equipe de animação durante todo o percurso. O evento também contará com carro de apoio, uma ambulância UTI disponível ao longo de todo o evento e ciclistas balizadores de percurso, garantindo a segurança dos participantes. A ação tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e apoio da Escolinha de Ciclismo do Estado do Ceará (ECEC).
Este ano, Fortaleza abre o Circuito “Passeio Ciclístico Extra 2010”, sendo a primeira cidade a receber o evento que até o final do ano acontecerá em outras cinco cidades: Teresina, Brasília, Niterói, Curitiba e finalmente, Santos no dia 5 de dezembro.
A iniciativa está alinhada com a postura do Grupo Pão de Açúcar de estimular a prática de atividade física para toda a família de forma democrática. Ao valorizar o exercício corporal no cotidiano, adequado às necessidades e condições de cada indivíduo como fonte de saúde e bem estar pessoal, o Grupo Pão de Açúcar faz com que os exercícios sejam uma expressão de estilo de vida.
Percurso A largada será no Extra Iguatemi (Av. Washington Soares, 85), seguindo pela Avenida Antônio Sales, Rua Beni de Carvalho até a Avenida Desembargador Moreira e chegando à Beira-mar. De lá, o passeio continua pelas avenidas Abolição, Senador Virgílio Távora, Engenheiro Santana Júnior retornando para o Extra Iguatemi.
O eventoO Passeio Ciclístico é mais uma ação esportiva realizada pelo Extra. Desde 2004, mais de 150 mil pessoas já participaram do Circuito de Passeios Ciclísticos Extra, que acontece em várias regiões do Brasil. Em 2010, além de Fortaleza, o Passeio Ciclístico Extra acontece em outras cinco cidades: Teresina no dia 15 de agosto, Brasília dia 12 de setembro, Niterói dia 19 de setembro, Curitiba dia 21 de outubro e finalmente, Santos no dia 05 de dezembro.
Jornalistas Responsáveis: Ana Peyroton, Carolina Soares e Isabelle Vieira/fones: 85 3458.1235 e 3458.1167 - E-mail:imprensa@divulgaacao.comwww.divulgaacao.com

Nossa Praia

A Magis Incorporações inicia ação na Praia do Futuro amanhã de a partir das 10h30. Com o mote "Não deixe a sujeira invadir a nossa praia" em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a campanha reunirá 26 colaboradores que distribuirão saquinhos de lixo para colocar nos carros em cinco barracas: Marulho, Vira Verão, Marulho, Marinhos, Coco Beach e Cuca Legal. (Vicky Nóbrega - Jornalista / Caramelo Comunicação).

Dia do Meio Ambiente

Tendo em vista o Dia do Meio Ambiente, amanhã, o Prova de Saúde se apresenta no I Festival das Juventudes em Fortaleza. O Clube da Cofeco será palco para a última intervenção teatral do projeto destinada ao público geral e começa as 10 horas. A campanha educativa visa conscientizar a população sobre o abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e uso racional da água.

Além das intervenções teatrais, o projeto, desenvolvido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Governo do Estado e a Garis Produção Artística, também realiza um Concurso de Redação que garante laboratórios de informática às escolas e laptop aos melhores redatores, e um site com jogo interativo também com prêmios como mp4 e ipod.

Mais informações: (85) 3458.1900 ou pelo sitewww.provadesaude.com.br.

Mais informações para a imprensa:

Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728

Jornalista Vicky Nóbrega: (85) 8822.7548 /vicky@caramelocomunicacao.com.br

"Viola, Minha Viola", 30 anos


Inezita Barroso e Daniel (foto de Jair Bertolucci)

"Simplicidade. Segundo a apresentadora Inezita Barroso, esta é a fórmula de sucesso que mantém o Viola, Minha Viola, o programa musical mais antigo da tevê brasileira, há 30 anos no ar, ininterruptamente. E, para celebrar, a TV Cultura prepara uma grande festa aberta ao público, no dia 16 de junho, às 16h, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Nomes de peso da música caipira, como Daniel, Almir Sater, As Galvão, Liu e Léu, Cezar e Paulinho, e Gilberto e Gilmar estarão reunidos nesta edição de aniversário. São artistas que fazem parte da trajetória do programa, na mesma proporção que o Viola teve importância fundamental em suas carreiras. As irmãs Galvão e a dupla Liu e Léu, por exemplo, participaram da primeira transmissão, em 1980.

Para Inezita, o programa procura preservar e mostrar a seus telespectadores a pureza e a simplicidade do mundo caipira. “Viola tradicional: esse é o nosso ritmo e temos que conservá-lo. Essa é a minha missão”, diz.

E a missão tem sido cumprida com êxito ao longo dessas três décadas. Artistas que fizeram – e alguns que ainda fazem – grande sucesso iniciaram sua história musical no programa, entre eles Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, João Paulo e Daniel, Yamandu Costa, Pedro Bento e Zé da Estrada, e muitos outros. Já são mais de 1.400 edições, que contam com um público fiel e exigente, tanto na plateia do Auditório Franco Zampari, às quartas-feiras, como em frente à telinha, todos os domingos, às 9h da manhã.

Cultura popular - Toda a riqueza da música de raiz também é muito bem representada no programa pelo Regional Viola, Minha Viola, grupo que acompanha Inezita na tevê e nos shows que ela faz pelo País. O quarteto é formado por João Bosco, mais conhecido como Joãozinho, no violão e na viola, André Fernandes no contrabaixo, Arnaldo Freitas na viola e, na percussão, Valdir Lemos, apelidado de Escurinho Jr por ser filho do falecido Escurinho, ex-músico do Regional.

O cenário do programa — inspirado em festas populares, com fitas coloridas que lembram as folias de reis e festas santas, e uma cortina com dois mil fuxicos feita artesanalmente — também exalta a cultura caipira. E, na longa trajetória do programa, o público foi brindado com outros ambientes típicos, com direito a fogões a lenha, mesas com toalhas xadrez e até um rancho de palha.

O começo de tudo - O Viola, Minha Viola estreou no dia 25 de maio de 1980, com apresentação de Moraes Sarmento (1922-1998) e Nonô Basílio (1922-1997), nos estúdios da TV Cultura, na Barra Funda. A partir da terceira edição (em junho), Inezita Barroso passou a participar da atração como convidada fixa e logo já conquistou a simpatia do público. Meses depois, em agosto, Nonô deixou o programa e Moraes ganhou como parceira a mulher que, anos mais tarde, tornar-se-ia a dama da música caipira no País.

Nessa época, a atração também ganhou espaço exclusivo: mudou-se para o Auditório Franco Zampari, na região da Luz, em São Paulo. Durante algum tempo, o Viola foi itinerante e viajou por diversas cidades do interior paulista, voltando, mais tarde, a fixar-se no Zampari.

A grande dama da música de raiz - Ignez Magdalena Aranha de Lima, seu nome de batismo, nasceu em 4 de março de 1925, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Filha de família tradicional paulistana, Inezita Barroso tem um coração caipira, recheado de amor pelas tradições populares. A artista é uma enciclopédia viva da música caipira e do folclore nacional, intitulada, inclusive, doutora Honoris Causa em Folclore pela Universidade de Lisboa.

A cantora se apresenta desde os sete anos de idade e também foi atriz de cinema, tendo recebido o Prêmio Saci, um dos mais importantes da época. “Canto desde criança e fiz três conservatórios de piano, pois, na época, menina não podia tocar viola, era feio”, conta.

Na tevê, sua carreira começou junto com a Record, onde foi a primeira cantora contratada. Depois passou pela Tupi e outras emissoras, até chegar à Cultura para comandar o Viola, Minha Viola.

Com dezenas de álbuns em sua carreira, hoje ela descarta as grandes gravadoras e lança discos independentes, como seu mais recente trabalho, Sonho de Caboclo. Hoje, aos 85 anos, continua fazendo shows por todo o Brasil. Até 2009, Inezita ainda dava aulas em duas universidades paulistas.

Para a gravação especial de aniversário, serão oferecidos ao público 400 ingressos gratuitos, que poderão ser retirados (apenas dois por pessoa) na bilheteria do Auditório Ibirapuera, a partir de 2 de junho.

Mais informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação da TV Cultura

Alexani Barbosa (alebarbosa@tvcultura.com.br)/ 11 2182-3281 e Giselle Stazauskas (giselle@tvcultura.com.br)/ 11 2182-3216



Antidrogas

Projeto Indicativo que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal Antidrogas do Município de Fortaleza, de autoria do vereador Marcelo Mendes (PTC), entrou na pauta de terça-feira. O objetivo é instituir e desenvolver o Programa Municipal Antidrogas (Promad For), através de ações que reduzam a demanda de drogas na capital do Ceará. O projeto já se encontra na Comissão de Legislação da Câmara Municipal para análise da constitucionalidade da matéria.

Mais Cordel

Ministério da Cultura lança edital em Juazeiro do Norte que contemplará 200 projetos, com investimento total de R$ 3 milhões. É a primeira ação de incentivo desde a regulamentação da profissão, em janeiro deste ano. Na ocasião, serão contemplados artistas da região do Cariri Cearense selecionados no edital Microprojetos Mais Cultura.
Poetas, editores, produtores e pesquisadores que atuam com as culturas populares agora têm um prêmio de incentivo a suas produções. É a primeira ação de incentivo ao cordel desde a regulamentação da profissão, em 14 de janeiro. O Ministério da Cultura lança, na próxima terça-feira (8), em Juazeiro do Norte, o Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa de Assaré, que fará a seleção de 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins. Estão orçados R$ 3 milhões, distribuídos entre as iniciativas contempladas. As inscrições encerram-se no dia 30 de julho de 2010.
O prêmio vem ressaltar a importância da Literatura de Cordel como patrimônio imaterial brasileiro, entendendo sua unicidade e papel fundamental na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira. Podem concorrer poetas, repentistas, cantadores, emboladores e demais artistas populares e profissionais da cultura em quatro categorias: Criação e Produção (apoio à edição e reedição de folhetos de cordel, livros, CDs e DVDs); Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 10 de março de 2010); Formação (projetos que contribuam para a formação de profissionais que atuam em áreas que dialogam com a Literatura de Cordel e suas linguagens afins, como cursos, seminários, etc) e Difusão (eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas).
Na ocasião do evento, serão entregues as premiações aos selecionados do Microprojetos Mais Cultura no Cariri. Ao todo, foram mais de 1.200 projetos de artistas, produtores culturais e grupos artísticos da região do semiárido contemplados no edital, com valor total de R$ 13,5 milhões. Cada projeto recebeu entre um e 30 salários mínimos. Esse foi o primeiro edital do MinC direcionado ao financiamento de pequenos projetos culturais do semiárido.
Serviço:
O QUE: Lançamento Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel e premiação dos contemplados no Edital Microprojetos Mais Cultura no Cariri
QUANDO: 8 de junho, terça-feira, às 18h
ONDE: Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil-Cariri [Rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855 - Juazeiro do Norte (CE)
Mais informações:
Neila Baldi, assessora de Imprensa da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura, pelo telefone (61) 2024 2628 ou pelo email neila.baldi@cultura.gov.brneila.baldi@cultura.gov.br>
Rafael Ely, assessor de imprensa da Secretaria de Articulação Institucional, pelo telefone (61) 2024-2325 ou pelo email: rafael.ely@cultura.gov.br
Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

No Crato

Internacionalmente reconhecidos, a banda Mundo Livre S/A e o DJ Dolores são as principais atrações da programação especial gratuita, comemorativa do quarto aniversário do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-Cariri Cearense. Os artistas encerram a programação amanhã, na Praça da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A), em Crato. Liderada por Fred 04 (autor dos manifestos e fundador do movimento musical Mangue Beat ao lado de Chico Science, Nação Zumbi e DJ Dolores), a apresentação do Mundo Livre S/A acontece às 22 horas. (Luciano Sá).

Fórum Lixo e Cidadania - 10 anos

Na próxima segunda-feira (7), às 9 horas, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza mais uma atividade relativa à Semana Municipal do Meio Ambiente. Por iniciativa do vereador Ronivaldo Maia (PT), o Legislativo presta homenagem ao Fórum Lixo e Cidadania que, em 2010, completa uma década de trabalho no Estado.

Resultado da articulação de instituições governamentais e não governamentais, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania é um espaço de discussão da problemática dos resíduos sólidos e proposições nos aspectos ambientais, educacionais e de organização da coleta.

Ao longo de sua história, a entidade tem colaborado através do treinamento de pessoal envolvido na cadeia produtiva de resíduos sólidos, da realização de programas educativos de mobilização social e também propondo legislações específicas para o setor. (Tiago Montenegro).

Censura

Estadão há 308 dias sob censura.

O Esporte de O Estado de hoje

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&cadernoID=9

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Taxistas

Agência Radioweb

Destaques desta Sexta, 4 de Junho de 2010

REDAÇÃO DE CALCINHA
A inveja é inimiga da perfeição

ECONOMIA
Programa deve aproximar alemães de médias empresas brasileiras

TURISMO
Roteiros do Brasil: forró agita a festa de São João na Paraíba

CIDADANIA
Fique atento aos seus direitos no caso de acidentes de consumo

ECONOMIA
Brasileiros repatriados terão apoio à recolocação profissional

POLÍTICA
Municípios pressionam por royalties antes das eleições

ECONOMIA
Prazo para sacar PIS se encerra no dia 30

SAÚDE
Hipertensos devem evitar o açúcar simples

SAÚDE
Endometriose provoca dor e infertilidade

CIDADANIA
Unicamp vai colaborar com esporte paraolímpico do Brasil

O Atlético Mineiro de hoje

O time do Atlético Mineiro, que perdeu, hoje, para o Grêmio (RS) por 2 a 1: Marcelo; Jairo Campos (Ricardo Bueno), Lima e Werley; Diego Macedo, Rafael Jataí (Wendel), João Pedro, Ricardinho e Leandro (Júnior); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Jogo pela sexta rodada da Primeirona do Brasileirão.