Pesquisar no blog

sábado, 12 de junho de 2010

Nordestão 2010

Cearenses não se deram bem com os pernambucanos na primeira rodada do Nordestão. Ceará perdeu de 2 a 1 para o Náutico e o Fortaleza cedeu o empate em 2 a 2 para o Santa Cruz. Amanhã o confronto será contra os paraibanos. O Ceará pega o Treze, no Castelão, às oito e quinze da noite; e o Fortaleza, o Botafogo, em João Pessoa, às quatro da tarde. Na terceira rodada no meio da semana que vem os cearenses enfrentarão os alagoanos. O Ceará vai a Maceió na quarta (16), às três da tarde, jogar contra o CRB. Já o Fortaleza recebe na quinta (17), às nove da noite, o CRB, no Castelão.

Taça Pedro Basílio

Vem ai a Taça Pedro Basílio de Futebol Master. Federação Cearense de Futebol (FCF) a frente do certame para veteranos jogadores de 1975 para trás.

Copa com três empates em cinco jogos

Cinco jogos já realizados pelo Mundial da África do Sul a apenas sets gols marcados. Uma média de 1,4 por partida. Foram três empates e duas vitórias. Eis os resultados:
  • África do Sul 1x1 México.
  • Uruguai 0x0 França.
  • Argentina 1x0 Nigéria.
  • Coréia do Sul 2x0 Grécia.
  • Inglaterra 1x1 Estados Unidos.

Corrida do Coração

Na Corrida do Coração hoje pela manhã muitos caminhando. Atletas de alto rendimento poucos. Valeu pela caminhada pela Saúde. Aliás, a Corrida muito bem organizada pela Kanguru Promoções.

Adeus J.C. Alencar Araripe

Perdemos José (J) Caminha (C) Alencar Araripe. O ex-presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI) - por 12 anos em períodos intercalados de 1977 a 1995 - morreu ontem, aos 85 anos, de falência múltipla dos órgãos.


Pleneta Brinquedo na Copa

Alinhada ao envolvimento de toda a nação em tempos de Copa do Mundo, e a visão de que brincar é fundamental para o desenvolvimento sadio da criança, a Planeta Brinquedos aposta numa nova e diferenciada campanha institucional. Desenvolvida pela Acesso Comunicação, com foco para os mercados de Fortaleza, Recife, Natal e Aracaju, a "Copa do Outro Mundo" começou a ser divulgada no dia cinco deste mês através de ações de rua, mídia de radio e internet, além da distribuição de flyers nas lojas.
"A campanha segue a visão do cliente que tem como foco valorizar a brincadeira através de cada ação, evento ou promoção, destacando sua importância na construção de um adulto saudável. Outro aspecto trabalhado na Copa do Outro Mundo é o estímulo à integração da criança com seus pais ou responsáveis. Desta forma a empresa propõe o despertar da consciência dos pais sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança e trabalha sua imagem de forma sadia e divertida", fala Ana Celina Bueno, Diretora da Acesso Comunicação.
Nas ruas
Além de apostar na mídia de rádio e em internet, a Acesso acionou a Biruta Mídias Mirabolantes para desenvolver as ações diretas com o público, levando até os locais de maior fluxo de crianças na cidades trabalhadas, promotores vestidos de árbitros de futebol para fazer a distribuição dos panfletos explicativos do campeonato com bom humor e muita descontração, causando empatia entre proposta e público.
Plano de Mídia
Período: de 5 a 14 de Junho
Praça Fortaleza: rádio spot 30"
Praça Recife: ação nas ruas
Praça de Natal: rádio spot 30"/ ação nas ruas
Praça Aracaju: rádio spot 30
Campeonato
Com inscrições abertas de 5 a 15 de junho, a Copa do Outro Mundo tem data de abertura dia 19 próximo com competições que seguem até o dia 26 de junho. No dia 4 de julho acontecerá, simultaneamente, a grande final para cada cidade.
As inscrições são gratuitas. Os times serão duplas formadas por uma criança e um adulto( responsável), as modalidades serão de 6 a 9 anos e de 10 a 14 anos. O regulamento, as datas e horários das partidas estão disponibilizados no site da empresa: www.planetabrinquedo.com.br
Planeta Brinquedo
Fundada em 12 de setembro de 2002, em Fortaleza( CE), a Planeta Brinquedos cresceu com rapidez e em menos um ano abria sua segunda loja em Fortaleza, e a primeira fora do Ceará, em Natal(RN). Em 2004 a rede de lojas cearense ampliou sua participação no nordeste com novas lojas em Recife(PE) e Aracaju(SE). Atualmente são, ao todo, sete lojas na região: três em Fortaleza, duas em Natal, uma em Recife e uma em Aracaju.


Cid pressionado

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,psdb-rompe-com-cid-e-anuncia-candidatura-no-ce,565193,0.htm

Censura

Estadão está há 316 dias sob censura.

I Corrida do Coração

Chegando da I Corrida do Coração. Percorri com Carmen quatro quilômetros de caminhada pelo Cocó. Cerca de dois mil participantes. Para 2011 a II Corrida do Coração pretende levar para Saúde três mil pessoas. Sorteio de duas passagens para maratona do Rio de Janeiro movimentou o final da promoção que teve o apoio da Camed, Hospital São Carlos e Medicar Clínica.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vila São João no Parque Araxá

"Tradição, cultura e negócios se mesclam a uma cadeia produtiva composta por coreógrafos, costureiros, bordadeiras, chapeleiros, rendeiras, artesãos, sapateiros e muitas outras profissões que compõem o mercado de festejos juninos. Segundo estimativa da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce), existem atualmente cerca de 400 quadrilhas juninas profissionais no Ceará, que participam de 40 a 50 festivais todos os anos.

A cadeia junina é uma das mais produtivas dentro do setor cultural. Somente no mês de junho, estes eventos podem gerar até 250 empregos diretos cada um, estimativa que leva em consideração o porte do evento (pequeno, médio e grande) e considera todos os envolvidos diretamente nos mercados formal e informal, desde costureiros a músicos, de barraqueiros a cozinheiros, além da própria produção do evento e dos profissionais de montagem de estrutura e de organização. Segundo o barraqueiro Antônio Ivanildo, que participa do Arraiá do Compadre Rogério (Parque Araxá) há 6 anos vendendo comidas típicas, cachorro quente e churrasco, no período do Vila São João, a renda dos barraqueiros aumenta consideravelmente. No ano de 2009, primeira vez que o evento aconteceu no bairro, Ivanildo lucrou R$ 6.500 em sua barraca. Este ano, devido ao sucesso do ano anterior, já investiu R$ 2.500 em mercadorias, e espera lucrar em torno de R$ 9 mil.

Em Fortaleza, o Vila São João é um exemplo de Festival que movimenta uma grande rede produtiva. Considerado o maior São João de Capital do Brasil, o Vila acontece em parceria com a Fequajuce e o Grupo de Comunicação O Povo. O evento teve início este mês e segue até o dia 4 de julho, passando por quatro bairros (Conjunto Ceará, Parque Araxá, Panamericano e Messejana), além da grande final do Prêmio Vila São João de Quadrilha, entre os dias 2 e 4 de junho, no Ginásio Paulo Sarasate, quando os melhores grupos receberão um prêmio de R$10 mil, distribuído entre os vencedores.

Primeiro bairro a receber o evento, a etapa do Conjunto Ceará contou com a participação de quase 30 mil pessoas durante os quatro dias de arraiá, gerando cerca de R$ 70 mil no comércio local. "Cada barraqueiro faturou cerca de R$ 2 mil com a venda de comidas e bebidas. Este ano, o evento superou as minhas expectativas. O novo palco, a nova decoração e o apoio dos patrocinadores deram inovação ao festejo, tornando-o melhor do que as outras edições", comemora o coordenador do XX Arraiá Pagode Sertanejo, Aldenor Holanda.

Todos os bairros recebem uma vila típica do interior, com igreja, casinhas, delegacia, barbearia, bodega e quermesse com barraquinhas de comidas típicas, pescaria, parque de diversões e artesanato. “O Vila São João veio fortalecer o movimento junino como um todo, resgatando a cultura popular de nosso Estado, levando para as praças grandes festivais de quadrilhas, fazendo a festa para o povo com a participação das melhores quadrilhas juninas do estado do Ceará, com apresentações de Trio Pé de Serra, repentes e cordelistas. O Vila faz com que as famílias aproveitem cada vez mais os festejos juninos, voltando a frequentar nossas praças como faziam antigamente, passando nossa cultura de geração a geração, visto que nesse período aumenta o fluxo de turistas em nossa capital devido aos festejos juninos realizados e, principalmente, pelo Vila São João”, ressalta a vice-presidente da Federação de Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará, Fátima Freires.

O Vila São João é uma realização da D&E Entretenimento e do Instituto Albaniza Sarasate, em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo. O evento conta ainda com o patrocínio da Antarctica, Bombril, Caixa Econômica Federal e Café Pilão.

4ª edição do Vila São João

Data: até 4 de julho

Local: Praças do Conjunto Ceará, Parque Araxá (amanhã), Pan Americano, Messejana e Colher de Pau (Varjota).

Horário: 19h30 a meia-noite

Entrada gratuita

Informações: (85) 3230 1917

• Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa do Vila São João, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Juliana Lousada pelo telefone (85) 3258.1001 ou pelo e-mailjulianalousada@ad2m.com.br . Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)

Futebol de Tampinhas

Os petelecos com os dedos agora ganham uma interface eletrônica com o Futebol de Tampinhas, uma ferramenta desenvolvida pela agência interativa Morphy para integrar o pacote oficial da cobertura da Editora Globo da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul.

Dizem que o brasileiro não nasce ele entra em campo com o futebol no sangue. Assim, no extenso universo dos jogos e brincadeiras infantis envolvendo as regras básicas deste esporte, o uso de três tampinhas dispostas sobre uma mesa, empurradas a base de petelecos até o gol formado pelos dedos do adversário marcando as traves é uma das práticas mais simples de se envolver com o esporte mais popular do planeta.

No game multiusuário da Morphy, os petelecos são realizados pelo mouse, o tabuleiro é a tela do computador e os adversários são todos aqueles usuários ao redor do planeta que se inscreverem para participar do Campeonato Nacional, ou dos muitos torneios paralelos que cada grupo de participantes pode criar – como uma turma de amigos ou colegas de empresa, por exemplo.

Em comum com o jogo “real”, o Futebol de Tampinhas virtual se destaca pelo seu aspecto democrático e de fácil assimilação: “Nossa proposta é aproveitar o clima de Copa do Mundo, atraindo todo tipo de perfil de jogadores para uma brincadeira simples, divertida e de apelo universal”, afirma Marlon Souza, diretor de Negócios e Planejamento da Morphy.

Na cadeia evolutiva destas muitas brincadeiras envolvendo o futebol, muito antes do advento dos jogos eletrônicos, o futebol de tampinhas - que também pode ser jogado com moedas – pode ser considerado um irmão mais velho dodedobol, muitas vezes confundido com o pinobol, primo do clássico futebol de botão e parente distante do mais elaborado pebolim, também conhecido como pacau e totó, de acordo com a região do país onde é praticado.

Em sua versão virtual, as partidas duram até 10 minutos e ganha quem fizer mais gols, avançando a tampinha que estiver mais atrás por entre as outras duas até a meta adversária. Cada usuário cria o seu perfil e começa a jogar, marcando partidas com adversários e gerando as estatísticas de vitórias, empates, gols marcados e sofridos. É possível também realizar partidas “amistosas” para ir pegando o jeito do jogo ou mesmo disputar jogos-treino, onde o usuário joga também no lugar do adversário.

“A interface web 2.0 criada para o Futebol de Tampinhas permite muita interatividade entre os jogadores, criando uma rede social dinâmica e divertida entre os participantes”, afirma Maycon Souza diretor de Criação e Tecnologia da Morphy, que liderou uma equipe de programadores e designers que se dedicou durante dois meses no desenvolvimento da ferramenta hospedada pela Locaweb.

Vinculado ao site da revista Época, o Campeonato Nacional de Futebol de Tampinhas se estende até o final da Copa do Mundo. O pacote da Editora Globo para a Copa do Mundo 2010 conta com o patrocínio da Vivo, Banco do Brasil, Petrobrás, Samsung, Fiat e Cerveja Itaipava.

Confira aqui o Futebol de Tampinhas:www.futeboldetampinhas.com.br

Fundada em 2007, a Morphy de Blumenau (SC) é uma agência interativa formada por profissionais com larga experiência no mercado de internet, TI e aplicações para web. Confira o portfólio da empresa e o perfil de seus diretores no site: www.morphy.com.br

Mais Informações: Marlon Souza – (47) 3037 7237

Fnac na Copa

"Mais uma vez a Fnac sai na frente a apresenta ao grande público novas e surpreendentes tecnologias. Em todas as nove lojas Fnac no Brasil, durante todo o período da Copa do Mundo do Futebol, qualquer pessoa pode participar de uma incrível experiência tecnológica: marcar gols em espaços de Realidade Virtual Sensorial. Tudo consiste em chutar uma bola projetada no chão, marcando um gol na barra projetada à sua frente e escapando da atenta marcação do goleiro virtual.

Tudo isso só é possível graças à vanguarda tecnológica desenvolvida pela mesma empresa alemã que desenvolve softwares interativos para grandes museus do mundo, como o Petit Palais, em Paris, e o Smithsonian Institute, em Washington. Uma tecnologia que nasceu a partir de experiências do Instituto Fraunhofer, na Alemanha.

Em cada espaço, há câmeras com sensores fotoelétricos em infravermelho que lêem o posicionamento do jogador, o ângulo dos seus pés, a velocidade e a força do chute. É a combinação desses fatores que vai ou não resultar em gol. O lance é projetado numa grande área de 4m de largura por 3m de altura. Em algumas lojas, como a Fnac Porto Alegre e a Fnac Ribeirão Preto, a área projetada é a própria vitrine na entrada da loja!

Com esta ação, “estimulamos nossos clientes a participar mais ativamente deste evento esportivo que mobiliza todo o planeta, surpreendendo-os na sua experiência nas lojas Fnac”, afirma Frederico Pabst, diretor de Comunicação e Marketing da Fnac Brasil. Uma experiência que envolve toda a família, até mesmo aqueles que não têm nenhum traquejo com o futebol. “A previsão é de que haja um aumento de fluxo em torno de 25%, número ainda maior nas lojas que têm projeção em suas vitrines”, complementa Frederico.

Para se ter uma idéia desta incrível experiência, veja este vídeo exatamente com a mesma tecnologia montada no Museu de Madame Tussauds: http://www.youtube.com/watch?v=09yfEWql0hk

Sobre a Fnac:

A Fnac é a maior referência mundial no varejo de cultura, informação e tecnologias que favoreçam a sua difusão, fundada há 56 anos na França e presente há 11 anos no Brasil. Cada loja Fnac é um lugar onde todas as culturas são compartilhadas e todas as paixões são estimuladas e enriquecidas; espaços privilegiados que atraem todos aqueles curiosos em todos os tipos de cultura. Estar numa loja Fnac é uma empolgante experiência que aguça a curiosidade, dada a imensa possibilidade de escolhas, o aconselhamento personalizado, de espírito engajado e inovador, cujas opiniões e pontos de vista ajudam o consumidor na sua decisão de compra. Em todas as lojas, há espaços dedicados a exposições fotográficas e eventos culturais gratuitos. O mix de produtos da Fnac é único no mundo: livros, CDs, DVDs, equipamentos de áudio, vídeo, telefonia, fotografia, informática e serviços. Atualmente, são nove lojas no Brasil, três em São Paulo (Fnac Paulista, Fnac Pinheiros e Fnac Morumbi, no MorumbiShopping), uma em Campinas (Shopping Parque Dom Pedro), uma em Ribeirão Preto (RibeirãoShopping), uma no Rio de Janeiro (Barra Shopping), uma em Curitiba (Park Shopping Barigui), uma em Brasília (Park Shopping) e outra em Porto Alegre (BarraShoppingSul), além do sitewww.fnac.com.br. Até o momento, a rede Fnac, tem 148 grandes lojas na França, Suíça, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Grécia e Brasil, empregando quase 15 mil funcionários. Em 2009, o faturamento da rede foi de € 4,37 bilhões. A Fnac faz parte do Grupo PPR, que controla também outras empresas de varejo, como Conforama (a maior rede francesa de lojas de móveis e artigos para casa), Redcats(rede de lojas e sistemas de vendas por catálogo, dos quais o mais conhecido é La Redoute), a Puma e as marcas de luxo doGrupo Gucci: Gucci, Yves Saint Laurent, Sergio Rossi, Boucheron, Bottega Veneta, Bédat & Co., Alexander McQueen, Stella McCartney eBalenciaga. Em 2009, o Grupo PPR faturou € 16,5 bilhões.

Lojas Fnac no Brasil

Além do site www.fnac.com.br (com entrega em todo o território nacional) a Fnac opera, hoje, com nove lojas no Brasil:

  • Fnac Barra – Barra Shopping, Av das Américas, 4666 lj B 101/114, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tel (21) 2109-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h.
  • Fnac Brasília – ParkShopping, SAI /SO Área 6.580, Entrada C1 – Piso Térreo - Loja 149P Brasília, tel: (61) 2105-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.
  • Fnac Campinas – Shopping Parque Dom Pedro, Av. Guilherme Campos 500, loja A17, Campinas, tel: (19) 2101-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h.
  • Fnac Curitiba – ParkShopping Barigui, rua Professor Viriato Parigot de Souza, 600, Entrada Sul, Piso Térreo, Loja 101, Curitiba, tel: (41) 2141-2000. De segunda a sexta, das 11h às 23h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.
  • Fnac Morumbi – MorumbiShopping, Pisos Lazer e Térreo, Av Roque Petroni Júnior, 1089, São Paulo, Tel: (11) 3206-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos das 14h às 20h.
  • Fnac Paulista – av Paulista 901 e Al Santos 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo, tel: (11) 2123-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 21h.
  • Fnac Pinheiros – av Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, São Paulo, tel: (11) 3579-2000. Todos os dias, das 10h às 22h.
  • Fnac Porto Alegre – BarraShoppingSul - av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey, Cristal, Porto Alegre, tel: (51) 3396-2000. De segunda a sábado, das 11h às 23h, e domingos, das 13h às 21h.
  • Fnac Ribeirão Preto – RibeirãoShopping - Nível Califórnia, V Expansão - av Cel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jd Califórnia, Ribeirão Preto, tel: (16) 3238-3000. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h.

Copa no Pátio Dom Luiz

Durante todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo, o shopping Pátio Dom Luis contará com televisores distribuídos na praça de alimentação, do segundo piso. Além de todo o conforto e segurança do shopping, os clientes poderão degustar as várias delícias dos restaurantes da praça e formar uma grande torcida verde e amarela.
Nos 15, 20 e 25 de junho, primeira fase dos jogos do Brasil, as lojas terão funcionamento facultativo enquanto a bola estiver rolando no gramado, podendo interromper o atendimento 30 minutos antes das disputas. Trinta minutos após o apito de término da partida, as lojas fechadas reabrem para que os clientes ainda possam aproveitar o requinte e a variada opção de compras e serviços do shopping Pátio Dom Luis.
O shopping Pátio Dom Luis conta, ainda, com os restaurantes Murano Grill, especializado em carnes, o La Pasta Gialla, de culinária italiana, o Dona Têca, com frutos do mar, a delicatessen Empório do Pão e a cafeteria Fran’s Café. Entre as lojas presentes estão: as âncoras Lojas Americanas, Rabelo “Premium” e o Arcoplex Stadium com duas salas de cinema (previsto para abrir em junho). Água de Coco, Ortobom, Casablanca Turismo, City Shoes, Amê Parfum, Splendore e Hembra Stilo compõem ainda o mix de marcas tradicionais e exclusivas.
Serviço
Shopping Pátio Dom Luís
Avenida Dom Luís, 1.200 – Aldeota – Mais informações: 4011.5999
Funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h; Praça de alimentação: 10h30 às 22h.
Murano e La Pasta Gialla: a partir das 12h até o último cliente.
Empório do Pão: 6h às 22h.
Jornalistas Responsáveis: Ana Peyroton e Rafaella Parente/3458.1235/3458.1167 - E-mail:imprensa@divulgaacao.comwww.divulgaacao.com

Cearense no Mountain Bike

Em terras mineiras um cearense de apenas 15 anos vai tentar conquistar seu primeiro título fora de casa. É o jovem Ailton Moura, atual líder do Ceará em sua categoria em mountain bike. A competição acontece em São Lourenço (MG), a 386 quilômetros de Belo Horizonte, e será a primeira do país válida pelo ciclo olímpico. Ailton recebeu da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) as passagens aéreas para participar da competição.

A história de Ailton no esporte tem uma relação bastante familiar. Seu pai, Joselito Moura, foi muitas vezes campeão na modalidade. E se o talento do pai realmente foi herdado pelo filho, Ailton poderá provar nesta disputa. Desde 2007, ele começou a pedalar nos campeonatos e faturou a melhor este ano, com o ouro na Copa Norte/Nordeste. Atualmente, o jovem atleta faz parte do projeto Pedalando por um Brasil Melhor.

A promessa é de que a competição seja uma das mais acirradas dos últimos tempos, com a presença de muitos atletas estrangeiros. O campeonato é considerado um dos principais do país, já que é a última chance que os atletas terão para competir em uma prova de Cross-Country, além de ser o único que valerá pontos para o ranking mundial e brasileiro em todas as etapas. Os atletas que participarem da competição irão conhecer a pista construída para a etapa, considerada pela União Ciclística Internacional uma das melhores do país.

Assessoria de Imprensa da Sesporte/Lisiane Linhares lisiane.linhares@esporte.ce.gov.br/ 3101.4415)

Educação cearense

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) e a secretária da Educação, Izolda Cela, apresentam na próxima segunda-feira (14), às 9 horas, no pátio central do Centro Administrativo – Cambeba (próximo à Capela), os resultados do terceiro ciclo de avaliação da alfabetização, realizado por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Em 2009, a iniciativa envolveu um total de 130.559 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 5.489 escolas públicas. Durante o evento, haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, instituído no ano passado pela Lei nº 14.371 e alterado pela Lei nº 14.580.

A avaliação possibilitará aos professores, diretores, pais, técnicos, especialistas e gestores dos municípios um acompanhamento das informações relativas à educação das crianças em suas cidades. Os resultados servem de base para o trabalho realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), visando à melhoria da educação na sua própria área de atuação, e colaborar com os municípios no propósito de elevar, também, a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal.

Implantado em 2007, o Spaece-Alfa surge em decorrência da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic), cujo objetivo é garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas da rede pública de ensino até os sete anos de idade. O sistema assume uma dimensão importante na medida em que possibilita uma leitura do real estágio do processo de alfabetização e a evolução do seu desempenho.

A partir das ações do Paic, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. Com o intuito de reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, será entregue o Prêmio Escola Nota Dez 2009. Esta é a segunda edição da premiação, destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).

A iniciativa considera os seguintes critérios para a premiação: a escola deve ter, no momento da avaliação, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa), situada no intervalo entre 8,5 e 10,0. As escolas receberão o prêmio em dinheiro no montante correspondente à multiplicação do número de alunos do 2º ano do ensino fundamental regular avaliados pelo Spaece-Alfa, pelo valor de R$ 2.500,00.

Assessoria de Imprensa da Seduc/Jaqueline Cavalcante ( jaquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101.3972)

Notícias da Petrobras

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras realiza na próxima segunda-feira (14), a cerimônia de inauguração do Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II), empreendimento que eleva para 12,9 milhões de metros cúbicos/dia a capacidade total de transporte de gás natural para Minas Gerais. O Gasbel II tem 267 quilômetros de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de m³/dia. Com investimento de R$ 1,28 bilhão e geração de 21,9 mil empregos diretos e indiretos, o gasoduto, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG), incrementa a capacidade de transporte de gás natural para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e para o Vale do Aço, regiões que concentram indústrias dos setores de mineração, siderurgia e celulose.
Senado aprova cessão onerosa e capitalização da Petrobras - Foi aprovado no Senado Federal o projeto de lei (PL) referente à cessão onerosa e à capitalização da Petrobras. A proposta em questão autoriza a União Federal a ceder onerosamente à Petrobras o exercício das atividades de pesquisa, exploração e produção de petróleo e gás natural em determinadas áreas do pré-sal, limitado ao volume máximo de 5 bilhões de barris de óleo equivalente, além de autorizar que a União Federal possa subscrever ações do capital social da Petrobras. O projeto de lei foi aprovado sem alterações em relação ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados e, por isso, será encaminhado para sanção presidencial para posteriormente ser convertido em lei.
Regime de partilha - O Senado também aprovou o novo regime de partilha para a exploração e produção em áreas do pré-sal e áreas estratégicas. Esse regime foi aprovado com a unificação dos projetos de lei de criação do Fundo Social e do regime de partilha de produção. O PL garante à Petrobras o papel de operador único, com parcela mínima de 30%, podendo ainda participar dos processos licitatórios visando aumentar sua participação nas áreas. O novo regime contempla ainda a possibilidade de cessão direta à Petrobras de até 100% de novas áreas, sem licitação. O PL, conforme aprovado pelo Senado, terá de ser submetido novamente à Câmara dos Deputados em função da unificação dos dois projetos e, se aprovado, será encaminhado para a sanção do Presidente da República.
Abertas as inscrições para o PPC 2010 - A Petrobras, em parceria com o Ministério da Cultura, anunciou hoje, em Salvador, a abertura de inscrições para a edição 2010 do Programa Petrobras Cultural (PPC). O programa tem verba total de R$ 61,2 milhões, destinada à seleção pública de projetos em 19 áreas culturais. As comissões de seleção do PPC são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo programa, incluindo realizadores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. Desde sua primeira edição, as seleções públicas já destinaram, por meio da Lei Rouanet, R$ 250 milhões a mais de mil projetos em todos os estados do país.
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional/Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312/ Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623/
Fax: 55 (21) 3224-3251/

Avon inova

"Naturals é uma marca consolidada de cuidados pessoais, que eleva o astral por meio de diferentes associações de ingredientes naturais. Para celebrar esse sucesso, a Avon apresenta a promoção “Sua vida mais Naturals”, que chega a sua 5ª edição em 2010, com distribuição de vale-compras, carros, bicicletas, kits de banho e de produtos, por meio de prêmios instantâneos e sorteio pela Loteria Federal, que terá campanha na TV.
A iniciativa traz a linha Avon Naturals Guaraná e Mel, formada por nove produtos desenvolvidos especialmente para cuidar da pele e dos cabelos: loção hidratante, iogurte hidratante, creme para as mãos, sabonete cremoso vegetal, sabonete líquido esfoliante, shampoo, condicionador, máscara de tratamento e creme para pentear.
"O lançamento amplia e fortalece ainda mais o portfólio da marca, que une a fragrância, o frescor e a energia do guaraná, um dos mais conhecidos ingredientes brasileiros, ao mel, reconhecido por suas propriedades hidratantes e condicionantes”, informa Rodolfo Melo, gerente da categoria de Cuidados dos Cabelos e Pessoais, da Avon Brasil.
Mecânica da promoção - O consumidor poderá participar da promoção por meio da compra de dois produtos quaisquer da linha Avon Naturals. A aquisição dá direito a um cupom, retirado com a revendedora, que traz uma raspadinha referente ao prêmio instantâneo,categoria na qual serão distribuídas 250 bicicletas, 250 kits de banho e 500 kits de produtos Avon Naturals.
Uma outra forma de ganhar é usar o código promocional para a inscrever-se no sorteio final e concorrer a 10 carros Celta e 50 cartões vale-compras no valor de R$ 10.000,00 da rede Maestro para gastar como quiser. Basta enviar o cupom preenchido via correio para um CEP promocional ou se cadastrar no site www.suavidamaisnaturals.com.br, onde também é possível consultar o regulamento completo.
A ação promocional, que abrange todo o território nacional, é válida de 25 de maio de 2010 a 22 de setembro de 2010, mas o cadastro para participar poderá ser efetuado até 31 de agosto de 2010. A apuração será realizada com base nos números obtidos da extração da Loteria Federal, do dia 22 de setembro de 2010.
Campanha - O comercial de TV estreia no dia 13 de junho, nas principais emissoras do país - Globo, SBT, Record e Bandeirantes - com filmes na versão de 30” e 15”. Com o mote "Coisas incríveis podem acontecer quando você deixa a natureza cuidar de você", o comercial mostra os ingredientes de Avon Naturals Guaraná e Mel em seu estado natural e, em seguida, uma mulher, em um ambiente com fundo de plantas verdes, aplica o hidratante em seu corpo. Depois de apresentar o lançamento, a locução chama para a promoção e lista os prêmios que serão distribuídos.

BB tem novo vice-presidente

O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou hoje, a indicação de Danilo Angst, 52 anos, para a Vice-Presidência de Crédito, Controladoria e Risco Global, em substituição a Ricardo José da Costa Flores, que assumiu a Presidência da Previ na última terça-feira (8). Funcionário de carreira, Danilo Angst trabalha no Banco do Brasil desde 1982. Foi superintendente do BB nos estados de Goiás, Rio de Janeiro e Paraná. Desde 1999, ocupava o cargo de diretor de Distribuição. Angst é formado em Ciências Contábeis pela PUC/RS, com pós-graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Concluiu também os cursos de MBA Altos Executivos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Executivo em Finanças, do IBMEC, e Administração e Estratégia, da UFF.

Corrida do Coração

A Corrida do Coração amanhã tem apoio da Camed, Hospital São Carlos e Medicar Clínica, numa promoção da Expressa Group. Acabo de receber o kit para o evento amanhã no Parque do Cocó.

Bienal da Dança 2010

Espetáculos, performances, mostra de vídeos, cursos, residências, seminário e intervenções urbanas vão marcar o 2º ENCONTRO TERCEIRA MARGEM, uma ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará /De Par Em Par 2010, apresentada pela Petrobras, que acontecerá de 14 a 31 de outubro em Fortaleza, Ceará.

Na próxima segunda-feira (14) às 19 horas na Vila das Artes, será lançada a convocatória do Encontro, com uma conversa, aberta ao público, em torno de Corpo e Performance com o tema “Ocupação, Permanência, Habitação e Deslocamento”. Na mesa, Enrico Rocha (CE), Alexandre Veras (CE), Gustavo Ciríaco (RJ) e Felipe Ribeiro (RJ). A partir desta data, artistas e coletivos de diferentes linguagens, interessados em tomar o Centro de Fortaleza como lugar de experimentação, podem inscrever suas propostas. As inscrições para o 2º Encontro Terceira Margem são gratuitas e devem ser realizadas até 30 de julho.

A convocatória do 2º Encontro Terceira Margem - A convocatória está dividida em quatro categorias: Ocupação temporária de espaços; Performances e intervenções urbanas; Imagens projetadas; e Mostra de vídeos. Serão aceitas propostas de ocupação artística de espaços disponíveis no Centro de Fortaleza, no quadrilátero formado pelas avenidas Dom Manuel, Duque de Caxias, Tristão Gonçalves e a rua Castro e Silva.

As Categorias

Ocupação temporária de espaços: Projetos de desenvolvimento de ocupação de um lugar no Centro da cidade com ações continuadas durante um mês, no período compreendido entre 9 de outubro e 7 de novembro.

Performances e intervenções urbanas: Proposições pontuais de caráter performático em espaços públicos do Centro da cidade. Os espaços desejados e sua duração deverão constar na proposta enviada.

Imagens projetadas: Vídeos a serem exibidos em fachadas de prédios, com utilização da infra-estrutura de projeção montada pelo Encontro Terceira Margem em torno da Praça dos Leões e adjacências.

Mostra de vídeos: Trabalhos de vídeo-arte, vídeo-performance, vídeo-dança e afins que estejam atravessados pelas questões da ação performática e da ocupação do espaço urbano. Os trabalhos selecionados serão exibidos em sala escura.

As Inscrições - As inscrições para as categorias “Ocupação Temporária de Espaços” e “Performances e Intervenções Urbanas” devem ser feitas via Internet mediante o envio do projeto em formato pdf e do formulário de inscrição devidamente preenchido para o endereçoinscricaoterceiramargem@gmail.com. Só serão considerados inscritos os projetos cujo recebimento seja confirmado pela produção do Encontro.

As inscrições nas categorias “Imagens Projetadas e “Mostra de Vídeos devem ser feitas mediante o envio pelos Correios do DVD com o vídeo a ser exibido, ficha de inscrição e autorização de exibição. Deve constar como remetente o nome da categoria em que o trabalho está sendo inscrito e do responsável pela inscrição. O endereço para envio é Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema, CEP 60.060-360. A confirmação da inscrição será feita via e-mail.

Na hipótese de inscrição de propostas de coletivo de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, que será identificado como proponente.

Para a categoria de “Ocupação Temporária de Espaços” serão selecionados três projetos com remuneração de R$ 5 mil cada. Para “Performances e Intervenções Urbanas” o cachê varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, conforme a quantidade de apresentações, que devem ser no mínimo duas, e o número de pessoas envolvidas. Não há remuneração prevista para as categorias “Imagens Projetadas” e “Mostra de Vídeos”.

Cinco pessoas, sendo três representantes de diferentes áreas e linguagens artísticas e dois representantes da Bienal Internacional de Dança do Ceará, formam a comissão de seleção, que vai analisar o material inscrito com base no grau de pertinência do projeto em relação à temática do 2º Encontro Terceira Margem, sua qualidade artística e sua adequação à categoria escolhida. O resultado da seleção será divulgado até 30 de agosto no site da Bienal Internacional de Dança do Ceará (www.bienaldedanca.com) e enviado por e-mail aos selecionados.

O Tema: Tomar Lugar – Corpo e Performance

Tomar lugar. Beber, ingerir, incorporar o lugar. Alimentar-se do lugar e alimentar o lugar ao mesmo tempo. Inventar o tempo em diferentes relações.

“Tomar Lugar – Corpo e Performance” é o tema do 2º Encontro Terceira Margem, que visa desenvolver um campo de pesquisa e produção que explore a relação corpo/performance. Com este projeto, a Bienal de Dança amplia sua atuação em direção às artes do corpo, apostando nas potencialidades do campo da performance.

O objetivo é ativar a dança em sua relação com outras linguagens, com a cidade, o “lugar”. Esse encontro parte da ideia de situação: um lugar acionado, uma ação localizada, dois vetores que colocam a relação do corpo, do movimento e da coreografia em uma outra composição com a ideia de “lugar”.

O lugar resiste à ideia do espaço como um a priori que antecede toda experiência, com existência independente, espaço geométrico, cartesiano, configurado como um conjunto de coordenadas. O lugar é sempre um espaço concreto, mesmo que atravessado de virtualidades. Um espaço que tem suas características históricas, sociais, subjetivas interferindo em qualquer ação aí realizada. Um espaço que é produzido a partir da ação, espaço relacional, instituinte das condições do que nele age e instituído pelas ações que nele se efetuam.

O 2º Encontro Terceira Margem / Bienal De Par Em Par 2010 é apresentado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Patrocínio: OI Futuro, Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Fundação Nacional de Artes – Funarte. Apoio cultural do Ministério da Cultura – MinC, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura.

SERVIÇO

Lançamento da Convocatória do 2º Encontro Terceira Margem – Conversa com o tema “Ocupação, Permanência, Habitação e Deslocamento”, em torno do Corpo e da Performance, com Enrico Rocha (CE), Alexandre Veras (CE), Gustavo Ciríaco (RJ) e Felipe Ribeiro (RJ) – Dia 14 de junho, às 19 horas na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro, Fortaleza/CE). Tel: 85-3252.1444. Aberto ao público.

Convocatória para o 2º Encontro Terceira Margem / Bienal De Par Em Par 2010 – Inscrições abertas de 14 de junho a 30 de julho para artistas e coletivos de diferentes linguagens (Espetáculos, performances, mostra de vídeos, cursos, residências, seminário e intervenções urbanas, entre outras). Informações: www.bienaldedanca.com e 85-3219.8303.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Responsáveis:

Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.br / www.degage.com.br


Seleção do Zé Gotinha

"A seleção do Gotinha já está em campo, vacinando e fazendo gol em defesa da saúde das crianças. A campanha será amanhã, mas na manhã de hoje, dezenas de crianças com menos de cinco anos de idade já foram vacinadas durante o lançamento da campanha, no Centro de Saúde Irmão Hercília, no bairro São João do Tauape. A meta da campanha é vacinar em todo o Estado 741.189 crianças menores de 5 anos. Na mobilização do lançamento, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, lembrou que “desde 1988 nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Ceará e isso é resultado, principalmente, das sucessivas campanhas de vacinação promovidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), feitas duas vezes por ano há mais de duas décadas”. O secretário da saúde de Fortaleza, Alex Mont`Alverne alertou sobre a necessidade de continuar vacinando: “o perigo da doença ainda existe porque em quatro países há circulação endêmica do vírus que transmite a poliomielite”.

Amanhã, a Sesa, que fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, dará plantão das 8 às 17 horas para vacinar crianças com menos de 5 anos contra a pólio e contra a Influenza A (H1N1). Nos postos de vacinação, as crianças entre 2 e 5 anos que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza A também ficarão imunizadas contra o vírus H1N1.

A estrutura da campanha de vacinação para deixar as crianças livres da pólio é grande. São 1.692 postos fixos. Desse total, 727 na capital. Há 20 mil postos volantes em todo o Estado. Em todos os 184 municípios cearenses 30 mil pessoas estão envolvidas nos trabalhos de vacinação. No estoque de vacinas, além da Sabin, que imuniza contra a paralisia infantil, estão as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), e contra hepatite B, difteria e tétano e ainda contra rotavírus. Os pais terão uma boa oportunidade de colocar o cartão de vacinação dos filhos em dia. Mais informações: http://www.saude.ce.gov.br/site/

Zé Gotinha

"Quanto tempo uma marca perdura na memória de alguém? Isso depende muito do quanto essa marca pode atingir e significar para as pessoas. Se existe um segredo para isso, com certeza deve ser na coerência da mesma com sua essência, ou seja, quando uma marca já não existe “sem aquilo”.

E foi exatamente isso que aconteceu com uma campanha criada pelo Grupo Exclam na década de 80 para o Ministério da Saúde do Brasil. Nascia assim o Gotinha, uma mascote especial a fim de tornar as campanhas de vacinação mais atraentes para as crianças. Um personagem de fácil aceitação no universo infantil, uma vez que o mesmo tornou a vacinação algo menos amedrontador para os pequeninos.

O tempo e o carinho pela marca tornaram-na sólida e inesquecível aos brasileiros, pois há quase duas décadas é ela quem ainda representa as campanhas de vacinação no país. Vale à pena lembrar ainda, que nesse sábado dia 12, Dia dos Namorados também é dia de garantir a saúde das crianças, pois é dia de vacinação contra poliomielite. Dia do Gotinha!

Sobre o Grupo Exclam - A Exclam Comunicação foi fundada há mais de 40 anos, e é atualmente uma das maiores e mais conceituadas empresas de propaganda do país. Inovação, criatividade e confiança junto a seus clientes são alguns dos princípios básicos da agência, que sempre se preocupa na estruturação da empresa, a fim de garantir os melhores resultados para seus clientes no mercado publicitário. Hoje o Grupo Exclam é formado pela Exclam Comunicação, Exclam Norte, E-Promo (Marketing Promocional), E-Design (Marketing de Varejo), H.R e pela recente Exclam-web.

Serviço:

Exclam Curitiba

Rua Sete de Abril, 693, Alto da XV І (41) 3072 1400 Іexclam@exclam.com.br

Exclam Londrina

Avenida Juscelino Kubitschek, 1001 І (43) 3379-4100

Exclam Maringá

Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1007 – Centro - І (44) 3025- 5544

www.exclam.com.br

Informações à imprensa:

Rafaela Salomon Comunicação

rafaela@rafaelasalomon.com.br

duda@rafaelasalomon.com.br