sábado, 31 de julho de 2010

Contra o lanterna

No domingo da próxima semana o Ceará joga contra o lanterna, o Atlético (GO), às quatro horas, no Castelão. É a 13ª rodada. O Ceará tem o pior ataque (dez gols) e melhor defesa (seis).

Ceará perde 2

Ceará perdeu para o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, com Diego; Oziel, Anderson, Fabrício e Ernandes; Heleno (Ailton), João Marcos (Erick Flores), Careca e Geraldo (Tony); Washington e Misael. Técnico: Estevam Soares.

Ceará perde a segunda de 2 a 1

Quem joga para não ganhar só pode é perder. São Paulo 2x1 Ceará. É hora de um fora Estevam Soares.

Diego acredita

Goleiro Diego acredita que o Ceará vença o jogo no segundo tempo contra o São Paulo. "Mas cuidado com a bola área do São Paulo".

São Paulo 0x0 Ceará - primeiro tempo

Ceará segura empate de 0 a 0 no primeiro tempo com o São Paulo, no Morumbi.

Presidenciáveis por aqui

A agenda de três presidenciáveis passa pelo Ceará na próxima semana. Por aqui estarão:
  • José Maria de Almeida (PSTU), na quinta-feira (cinco).
  • Dilma Rousseff (PT), na sexta-feira (seis).
  • Plínio Arruda Sampaio (Psol), no sábado (sete) e domingo (oito).

XVII FTN

"Um total de 77 espetáculos dos nove estados da região foi inscrito para Mostra Nordeste do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece de 4 a 11 de setembro na cidade serrana do Ceará. Desse total, nove foram selecionados, sendo um de cada estado, numa decisão da Coordenação do evento, pelo fortalecimento da representatividade dos estados no Festival. O resultado da seleção das Mostras que compõem a Programação Paralela, voltadas somente para grupos cearenses, será anunciado no dia 10 de agosto.

MOSTRA NORDESTE - Há três edições a programação da Mostra Nordeste era composta apenas por espetáculos convidados, que eram indicados por uma curadoria do Festival. Na 17ª edição, foram abertas novamente as inscrições para esta mostra, que recebeu uma considerável demanda de propostas. Os 77 espetáculos foram inscritos por 70 companhias teatrais de toda a região.

Estes foram os espetáculos selecionados para a Mostra Nordeste do XVII FNT:

  • VÔO AO SOLO - Invisível Companhia de Teatro (AL). Direção: Marco Antônio de Campos;
  • UMA VEZ NADA MAIS – Carambola (BA). Direção: Hebe Alves;
  • AS TRÊS IRMÃS – Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislavski – GETS (CE). Direção: Graça Freitas;
  • PAI E FILHO – Pequena Companhia de Teatro (MA). Direção: Marcelo Flecha;
  • A CASA DE BERNARDA ALBA – Grupo Harém de Teatro (PI). Direção: Arimatan Martins;
  • RASIF – MAR QUE ARREBENTA – Coletivo Angu de Teatro (PE). Direção: Marcondes Lima;
  • MILAGRE BRASILEIRO – Coletivo de Teatro Alfenim (PB). Direção: Márcio Marciano;
  • DEUS DANADO – Cia A Máscara de Teatro (RN). Direção: Marcelo Flecha;
  • CACUETE – A INCRÍVEL PERFORMANCE DE CRENDICES – Projeto Cacuete (SE). Direção: Maycira Teles Leão.

O FESTIVAL - Além da Mostra Nordeste, o FNT conta em sua programação com as Mostras FNT no Maciço, Palco Ceará, Infantil e Te-Ato à Meia-Noite, voltadas para grupos cearenses. Ao longo dos oito dias de Festival, acontecem ainda ciclo de debates, oficinas, apresentação de teses ou dissertações de pesquisadores, lançamentos, entre outras atividades que compõem o Programa de Formação do FNT.

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 4 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga. Informações: 85-3246.2353 e 3246.2339 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga). fnt@agua.art.br / www.agua.art.br.

DÉGAGÉ

Assessoria de Imprensa

Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Rock é Cultura

"O Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar) apresentará o Especial Rock é Cultura - uma série de 20 shows de 15 bandas de rock, no período de 04 a 07 de agosto (de quarta-feira até sábado da próxima semana), de 12h30 às 20 horas, dentro do programa Cultura Musical, com entrada franca.
O Especial reunirá algumas das mais aplaudidas na última edição do Festival BNB do Rock-Cordel, realizada em janeiro passado, e de outras que no presente momento têm expressiva atuação no cenário local, levando um grande público às casas de shows da cidade.
Também participarão bandas de outros estados do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte), selecionadas através do Edital de Programação dos CCBNBs em 2010.

Cid abre Censo 2010

"A Residência Oficial do Governo do Estado receberá amanhã, às 9h30, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para responder ao questionário do Censo Demográfico do século 21. A família do governador Cid Gomes (PSB) será a primeira visitada no Estado pelo Censo. Já outras residências, serão pesquisadas a partir de segunda-feira, dois de agosto.
O Censo 2010 é a maior operação coletiva realizada no país, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo todos os 58 milhões de domicílios do país. Tudo com o objetivo de revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados, o retrato mais fiel de nosso povo: quantos e como somos e de que forma vivemos. Seus resultados vão ajudar o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada.
O Censo, que será totalmente informatizado, com o uso de 220 mil computadores de mão (PDA), investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião. No questionário deste ano foram colocadas perguntas como, por exemplo, novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena. Outra novidade é que, pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido também pela Internet.
Não é só o Brasil que vai realizar o Censo em 2010. A população mundial vai ser praticamente recontada nos próximos dois anos: mais de 70 países estão realizando seus Censos neste ano, e em 2011 outros 50 países farão o mesmo.
Com informações do IBGE
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 – 3101.6247)

IJF discute atnedimento

O Instituto José Frota (IJF) promove na próxima segunda-feira (2/8), o seminário “A Rede de Atenção à Urgência e Emergência”, para debater o atual estágio deste sistema de atendimento no Ceará. O objetivo é desenvolver um plano de ação para a implementação de uma Rede interligada e mais efetiva no Estado e no Município. Participam gestores do Estado e do Município, representantes dos hospitais distritais, hospitais-polo, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) e outros.
Mais informações na assessoria de Comunicação do IJF, falar com Helly Ellery ou Carine Jesuíno, nos telefones 3255-5110/ 8769-7196.

Fim de férias em Fortaleza

O Projeto Férias em Fortaleza, a Capital da Alegria continua em agosto, levando muito forró pé-de-serra ao calçadão da Beira Mar. Amanhã a partir das 19 horas, haverá apresentação da quadrilha Raízes do Meu Ceará e show de Chico Pessoa. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), em parceria com a Associação Cearense de Forró (ACF), é realizado sempre aos domingos, na quadra de esportes da Avenida Beira Mar, próximo à Praça dos Estressados. Para interagir e divertir ainda mais o público, quatro casais de dançarinos ocupam o espaço e ensinam os turistas a dançar o ritmo do forró. Além disso, uma dupla de repentistas atrai os passantes, com versos improvisados, resgatando e valorizando as tradições culturais da cidade. A programação continua dia 8, com apresentação da quadrilha Tongil e show com Diassis Martins, e dia 15, com quadrilha Estação Junina e show com Adelson Viana.
Mais informações com a assessora de Comunicação da Setfor, Rebeca Cavalcante, nos telefones 3105-1518/ 8722-2704.

Pé na Carreira II amanhã

"Promover a atividade esportiva de maneira lúdica, alegre, irreverente e, acima de tudo, valorizando a cultura de um povo. Assim é o II Pé na Carreira, um projeto inovador, capaz de se tornar referência em todo o país. A Nova Letra preparou uma programação porreta amanhã para os atletas, público e turistas. As atrações, tanto musicais quanto humorísticas, são o que faz do Pé na Carreira uma corrida de rua com a nossa “cara”.
O “esticamento” com o “Humorista Tirulipa”, a vaia com a musa “Meirinha”, as sanfonas de “Italo e Renno” com a banda da “Polícia Militar do Estado do Ceará” tocando o Hino Nacional e a “Bateria Tom Maior” fazendo a marcação da alegria já têm suas presenças confirmadas e se preparando para animar a segunda edição dessa grande Festa.
Presta atenção no riscado:
  • 15h40 – Bateria Tom Maior – Cortejo pelo calçadão da Beira Mar.
  • 16h – “Olha aí mah” – Desfile dos corredores fantasiados para os jurados.
  • 16h10 – “Esticamento” – Alongamento com Tirulipa, Bombado e Professor de Educação Física.
  • 16h20 – “Hino Nacional” – Italo e Renno e Banda da Polícia Militar do Estado do Ceará.
  • 16h25 – “Ensaio da vaia” – Humorista Meirinha.
  • 16h30 – “iiiiiieeeeiiirrrr” – Largada com o coro da vaia cearense.
  • 18h – “Premiação” – Categorias “Ó o mei”, “Avexados”, “Olha aí mah”, “Faixas Etárias”.
Então, chegue mais cedo, convide sua família e seus amigos para prestigiarem o evento
esportivo mais pai d’égua do Ceará!

O debate da TV União

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/candidatos+a+governador+do+ceara+fazem+primeiro+debate+amanha/n1237733875780.html

Álvaro Dias e a Reforma Tributária

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/lula+nao+quer+reforma+tributaria+diz+senador+tucano/n1237734093119.html

Icasa 0x0 Guaratinguetá

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,icasa-e-guaratingueta-empatam-sem-gols-no-ceara,588414,0.htm

São Paulo x Ceará hoje

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,sob-pressao-sao-paulo-usa-titulares-contra-ceara,588634,0.htm

Estadão há um ano sob censura

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,especial-sob-censura,588346,0.htm

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novos caixas BB

"Desde o início do ano, em todo o país, o Banco do Brasil (BB) já instalou mais de 10 mil novos caixas eletrônicos e está prevista a instalação de mais 4,3 mil até o final do ano. Do total já instalado, cerca de 94,6% visam a modernização do parque e os 5,4% restantes, cerca de 600, tem a finalidade de ampliar a capacidade de atendimento, gerando maior conveniência para os clientes.
Os cerca de 14,6 mil caixas eletrônicos representam, aproximadamente, 23,18% de todos os terminais do Banco. Até dezembro de 2010 serão substituídos 100% dos caixas eletrônicos anteriores a 2003, considerados obsoletos, e todo o parque migrará para o sistema operacional Linux, que permite o uso da tela touch screen (sensível ao toque), visual mais moderno e a escolha de um volume maior ou menor de quantidade de cédulas pelo cliente no momento do saque, entre outras funcionalidades. Os novos terminais já são na plataforma Linux.
Fonte: Assessoria de Imprensa
(61) 3310-4171

VII Teatro Transcendental

"A Associação Estação da Luz convida a imprensa para a coletiva de apresentação da VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, a ser realizada na próxima terça-feira (3), às 8h30min horas, no Incor Criança – Instituito do Coração da Criança e do Adolescente (Rua Edilson Brasil Soares, 111 – Parque Manibura). O encontro reunirá os representantes das seis entidades beneficentes, empresas e instituições parceiras da Estação da Luz, atores e diretores de teatro e representantes de entidades culturais. Após a apresentação da programação, da estrutura do evento e dos homenageados deste ano, haverá uma apresentação de flautas de 12 crianças do Grupo Tocando a Vida, um projeto da Instituição Estação da Luz que oferece aulas de flauta e percussão a crianças e adolescentes do município do Eusébio.

A oitava edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será realizada de 17 a 22 de agosto em Fortaleza, com espetáculos no Theatro José de Alencar e em terminais de ônibus da capital, além de contar com apresentações em 10 municípios do interior do Ceará. O tema da edição 2010 da mostra é “Educação para a Paz”, com uma homenagem ao centenário de nascimento de Madre Tereza de Calcutá. O evento é uma promoção da Associação Estação da luz e já faz parte do calendário artístico e cultural do Ceará. Como a Mostra não tem fins lucrativos e procura levar a platéia presente à reflexão e a ações em prol do próximo, o resultado da arrecadação de alimentos provindos dos espetáculos será doado para seis instituições filantrópicas: Casa de Jeremias, Casa de Apoio Sol Nascente, Getuz - Grupo Espírita Trilha de Luz, Incor Criança, Instituição Escola de Campeões e Navi – Núcleo de Assistência à Vida Infantil.

Participam da coletiva o diretor da Estação da Luz, Sidney Girão; a coordenadora da VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, Suely Vieira; o curador da Mostra, Reginaldo Sousa; e alguns atores e diretores de espetáculos locais, representando os artistas de companhias de outros seis Estados que irão se apresentar durante o evento."

Câmara volta segunda

"A Câmara Municipal de Fortaleza abre na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, o 2º período legislativo da 16ª Legislatura, 2ª sessão, a partir das 9h30, com o hasteamento da bandeira e a sessão solene no plenário da Casa. Foram convidadas várias autoridades, dentre elas: a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT); secretários municipais; autoridades do Poder Judiciário,;do Ministério Público e representantes da Base Aérea de Fortaleza, Marinha e Exército.
O presidente Salmito Filho (PT) fará a saudação aos presentes e deverá ceder a palavra para a prefeita ou representante. Os trabalhos legislativos serão reiniciados na terça-feira com a sessão ordinária. De acordo com o Cerimonial Protocolar da Casa, a primeira sessão solene do segundo semestre acontecerá no dia 11 de agosto quando a Câmara fará uma homenagem ao Dia do Advogado e aos 77 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O projeto de maior envergadura no segundo semestre é o ''''Pacto por Fortaleza'''', que em agosto estará realizando a sistematização dos dados coletados nas pesquisas de campo pelos coordenadores dos eixos Segurança Pública e Cidadania; Desenvolvimento Econômico e Social; Qualidade de Vida; Mobilidade Urbana; Resíduos Sólidos e Geração de Renda. O Pacto realizará ainda atividades complementares, tais como, palestras com convidados especiais.
O Pacto por Fortaleza é uma iniciativa da Câmara Municipal que tem como objetivo discutir os desafios da nossa cidade até o ano de 2020. Os trabalhos terão continuidade até novembro, sob coordenação acadêmica de professores/pesquisadores nas diversas áreas. No fim dos trabalhos será construída uma Agenda de Compromissos do Poder Legislativo para o Desenvolvimento Sustentável de Fortaleza".


Coelce nos Bairros

"O Bom Jardim recebe amanhã a ação social da Coelce na Praça Santa Cecília. A comunidade do bairro contará com o sorteio de 60 geladeiras, loja de atendimento móvel, teste de glicemia, aferição arterial, vacinação, corte de cabelo, feirinha, apresentações artísticas, retirada de documentos, entre outros serviços. O evento acontecerá das 9 às 14 horas, na Rua Virgílio Nogueira, s/n.

Para participar do sorteio das geladeiras, o cliente precisa estar classificado como Baixa Renda, comprovar que tem em casa uma geladeira velha para efetuar a troca e apresentar a última fatura da conta de energia paga. Além do sorteio, a carreta “Escola Coelce – Caminhos Eficientes” estará presente no evento, oferecendo informações sobre sistema elétrico e dúvidas sobre economia e segurança de energia.

Serviço:

Evento: Ação Social no Bom Jardim

Data: 31 de julho (sábado)

Horário: 9h às 14h

Endereço: Rua Virgílio Nogueira, s/n, Bom Jardim

Gerência de Comunicação Coelce

gercom@coelce.com.br

(85) 3453.4883 – (85) 3453.4045

Fortaleza Fashion Mall

O Fortaleza Fashion Mall (FFM) abre oficialmente suas portas hoje, a partir das 18h, com um coquetel para os lojistas. Para o grande público, as operações do FFM já iniciam amanhã às 10 horas. O novo shopping fica na Rua Queiroz Ribeiro, 485, Montese e faz parte do Grupo North Empreendimentos – também detentor das marcas North Shopping Fortaleza, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, North Shopping Caruaru (PE) e North Shopping Barretos (SP).

Voltado para o varejo de moda, o FFM tem 230 operações comerciais em dois pisos climatizados, estacionamento, praça de alimentação, praça de eventos, elevador, escada rolante e wifi. Segundo Jonas Gomes, um dos empreendedores do shopping, “o equipamento foi planejado para atender a demanda da população do Montese e bairros adjacentes, oferecendo diversas opções em compras, com segurança e conforto. Um grande diferencial para o bairro será o horário de funcionamento até as 22h e também abertura aos domingos”, diz.

A vocação da capital cearense para a produção de moda remonta à década de 80. “Com o Fortaleza Fashion Mall, acreditamos que esse segmento se fortalece mais uma vez, tornando parada obrigatória para quem gosta de uma boa opção para compras e lazer em família”, argumenta Jonas.

O FFM funcionará de segunda-feira a sábado, das 10 às 22h; e aos domingos das 14 às 20h. Mais informações: (85) 4141-1495.

Ana Paula Dantas – CE 1122 JP

Full Time Comunicação e Marketing

(85) 3246-0188 / 3246-1978

Congresso de Cardiologia

"Pensar a cardiologia de maneira integrada e buscar meios para garantir o amplo acesso da população sobre métodos de prevenção e sintomas de doenças cardiovasculares. Essas são as propostas do XXX Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia que será realizado no Hotel Praia Centro, Fábrica de Negócios durante os dias 5, 6 e 7 de agosto. O encontro ocorre simultaneamente com o XXI Congresso Norte Nordeste de Cirurgia Cardiovascular e o XVI Congresso Cearense de Cardiologia.

Baseado no tema “A Cardiologia Norte e Nordeste integrada, discutindo, projetando e propondo o futuro. Uma visão voltada para a arte e ciência”, o evento traz 230 palestrantes e debatedores nacionais e internacionais.

“O congresso busca debater acerca das inovações existentes na cardiologia por meio da troca de conhecimento entre médicos, especialistas e profissionais da saúde interessados pela área. A fim de aprimorar ainda mais essa especialidade médica e facilitar o alcance da população a esse tipo de informação”, afirma José de Abreu, presidente do Congresso e da Sociedade Brasileira de Cardiologia/Ceará.

Para isso, durante os três dias, estima-se um público de 800 congressistas que irão abordar assuntos relacionados a imagem cardiovascular, ergometria e reabilitação cardiovascular, cardiologia da mulher, cardiogeriatria, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, arritmias e fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, nutrição e enfermagem.

O evento ocorre anualmente em um dos estados brasileiros do Norte/ Nordeste e foi realizado no Ceará em 1999. É promovido pela Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia e, neste ano, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia/Ceará a qual sedia o encontro. “É uma oportunidade de unir os especialistas e desenvolver a participação do Norte e Nordeste de forma maciça, agregando a outros estados e países”, destaca Abreu.

Mais informações:

Caramelo Comunicação: (85)3244.6728

Jornalista Vicky Nóbrega: (85) 88227548/ 8691.6729 / vicky@caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Karol Ximenes: (85) 8691.6728 / karol@caramelocomunicacao.com.br

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Abrace homenageia Álvaro Dias

Em jantar amanhã, no Marina Park Hotel, a Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace) vai homenagear o senador tucano do Paraná, Álvaro Dias. Ele é considerado pela Abrace um amigo dos cronistas esportivos. Álvaro é aquele quase vice de José Serra (PSDB).

Azul para Teresina e São Luís

"Dois novos destinos começam a ser servidos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras a partir de setembro. São Luís, no Maranhão, e Teresina, no Piauí, com isso sobe para 23 o número de cidades servidas pela companhia. O voo partirá todos os dias de Campinas para São Luís com escala em Teresina. Ou seja, a rota vai atender também o tráfego aéreo entre as duas cidades. As passagens aéreas já estão sendo vendidas e as novas rotas entram em operação no dia 1.º de setembro com voos diários.
No primeiro mês de operações, os bilhetes estão com preços promocionais. Até 30 de setembro, é possível voar de Campinas para São Luís ou de Campinas para Teresina por preços a partir de R$ 199 por trecho (válido para viagens de ida e volta). De São Luís para Teresina, as passagens variam a partir de R$ 69,00 por trecho.
Os voos partirão diariamente de Campinas para Teresina às 22h35 com chegada à capital piauiense à 1h40. De Teresina, o voo parte para São Luís, onde tem chegada prevista para 3h. No sentido contrário, os voos partem de São Luís às 3h30 com chegada a Campinas às 7h55. De Teresina a decolagem é às 4h50 com chegada a Campinas às 7h55. Quem quiser embarcar em São Luís para Campinas poderá sair da capital maranhense às 3h30 e chegar a Teresina às 4h20.
Saiba mais sobre a Azul - A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Hoje a nova companhia aérea conecta 23 destinos: Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Maringá, Navegantes, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza, Natal, Manaus, Goiânia, Porto Seguro, São Paulo, Cuiabá, em agosto, Brasília, e em setembro São Luís e Teresina. Com as linhas de ônibus, são 25 as cidades conectadas pela Azul. A companhia é a única com uma frota de jatos 100% brasileira, os modernos E-Jets fabricados pela Embraer. Atualmente a Azul conta com uma frota composta por 10 aeronaves Embraer 190 e 8 Embraer 195. Em 2011, com a chegada da nova frota de ATR 72-600, a Azul pretende ampliar ainda mais sua malha doméstica regional. Foram encomendadas 40 aeronaves ATR 72-600.
Mais notícias em www.egom.com.br

Busão sai amanhã


"Patrocinado pelo Guaraná Antarctica, o primeiro reality show da emissora começa nesta sexta, às 22h15 e será comandado pelo apresentador Edgard Piccoli. O Busão do Brasil terá tudo que uma casa tem; sala, cozinha, lavanderia, ducha e dormitório. O Busão, que sairá de Fortaleza e passará três meses na estrada, estréia amanhã (30). O programa será exibido ao vivo da Praça 31 de março, na Praia do Futuro, a partir das 22 horas, e será aberto ao público, para quem quiser assistir. O Guaraná Antarctica promete diferentes ações durante o programa, que vão surpreender tanto os participantes quanto os telespectadores. Uma das grandes iniciativas da marca será a neutralização de toda emissão de carbono do programa. Os participantes vão plantar mudas, durante o reality e a quantidade que faltar será plantada pela marca após o final do programa. Serão 11 estados e 16 cidades brasileiras percorrendo 5 mil quilômetros, terminando em São Paulo. O programa será exibido em episódios diários de 15 minutos e nas noites de domingo a exibição terá duração de uma hora, a partir das 21h30.

Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Denise Mustafa (85 8808.0519) ou pelo e-mail denisemustafa@ad2m.com.br

Labirinto Alienígena

"Existe vida em outro planeta? Essa questão ainda não foi respondida pela ciência, mas o Shopping Aldeota apresenta um pouco desse tema que fascina muitos e amedronta outros. No “Labirinto Alienígena”, crianças, jovens e adultos se divertem ao buscar a saída de um grande labirinto. Curiosidade, determinação e, principalmente, coragem são os pré-requisitos para essa diversão. O Espaço está instalado no piso L4 do Shopping entre os dias 23 de julho e 23 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 14 horas às 22 horas e aos sábados, domingos e feriados das 12 horas às 22 horas. A entrada custa R$ 8 e clientes Aldeota Class pagam R$ 6.

No espaço temático, ETs, ovnis e personagens inspirados em filmes, imaginário popular e casos ufológicos são as atrações principais de um labirinto com inúmeras divisórias, atalhos e passagens secretas. O espaço também é dividido em salas temáticas: experiências entre extraterrestres e seres humanos, autópsias dos seres de outros planetas, e greys, pequenos seres que correspondem com as especulações humanas – olhos grandes, pele amendoada e cabeça gigante, desproporcional ao corpo.

A diversão é dividida em quatro categorias: “Desafio kids”, para crianças de até 7 anos; “Adrenalina”, com cenas emocionantes; “Apagão total”, onde os participantes iluminam o seu caminho com apenas uma lanterna; e a “Alucinante”, onde os “alienígenas” entram em contato direto, assustando de todas as formas aqueles que buscam uma saída do labirinto.

“O Labirinto Alienígena fornece a dose semanal de adrenalina que o corpo humano necessita!”, brinca um dos organizadores do espaço, Alexandre Sales. Com origem em Vitória, Espírito Santo, o Espaço já percorreu diversos estados do Brasil e alguns países da América Latina, como Chile e Venezuela. Para a gerente de marketing do Shopping Aldeota, Magna Medeiros, a atração é mais que uma diversão. “Trouxemos este evento para o Shopping Aldeota para mexer com o imaginário dos clientes, independente da idade”, afirma a gerente.

Sobre o Shopping Aldeota - Com 11 anos de atuação no mercado cearense, o Shopping Aldeota recebe diariamente cerca de 12 mil pessoas com um fluxo de aproximadamente 500 mil pessoas por mês e uma área de influência que abrange seis bairros. Os freqüentadores pertencem às classes A (56%), B (32%) e C (12%). São 240 lojas distribuídas em cinco pisos, em uma área total de 14.362 m², além do estacionamento com capacidade para 2.400 vagas rotativas, aos domingos e feriados é inteiramente gratuito. Com cinco lojas âncoras - Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Marisa, Centauro e Polishop - o Shopping Aldeota oferece uma nova Praça de Alimentação ampliada e reformulada, trazendo novas opções como Bob’s, Subway, Pastelzin, Kin Sei, Vanilla Caffè e a livraria Nobel.

Serviço:

Labirinto Alienígena no Shopping Aldeota

Data: De 23 de julho a 23 de agosto

Local: Piso L4 do Shopping Aldeota (Avenida Dom Luis, 500)

Funcionamento:

Segunda à sexta-feira – das 14 horas às 22 horas

Sábados, domingos e feriados – das 12 horas às 22 horas

Entrada: R$ 8 e R$ 6 para clientes Aldeota Class. O Labirinto não é recomendado para gestantes e hipertensos. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas dos pais ou de responsáveis.

• Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa do Shopping Aldeota, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Larissa Viegas pelo e-mail larissaviegas@ad2m.com.br.

 

MaxiModa 2010

"Moda não se resume apenas ao vestuário. É muito mais do que desenhar uma peça, costurar e lançar um produto. O sucesso no mercado da moda consiste em estar bem informado sobre as tendências e os hábitos dos consumidores. Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e trazer casos de negócios bem-sucedidos da moda brasileira, será promovido em Fortaleza o MaxiModa - 3º Seminário de Marketing de Moda do Nordeste. O evento irá reunir profissionais de renome nacional para dividir histórias de sucesso e experiências, englobando tudo o que faz a moda acontecer junto aos seus públicos. O MaxiModa 2010 é destinado a empresários, confeccionistas, lojistas, estilistas, publicitários, estudantes e professores do segmento, e será realizado no dia 20 de agosto, das 8 horas às 18 horas, na Sala 8 do cine UCI Severiano Ribeiro do Shopping Iguatemi. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.maximoda.com.br.

Nesta 3ª edição, serão realizados quatro seminários, com duração de uma hora cada, com tempo adicional de 30 minutos para perguntas e respostas. Entre os temas a serem apresentados pelos palestrantes estão estratégias de marketing para a nova década, novos públicos e mídias; além de alternativas para os segmentos de produção, varejo e atacado de moda. Os convidados abordarão esses temas e falarão sobre suas experiências. Para esta edição, confirmaram presença no MaxiModa: a estilista Gloria Coelho (G e Carlota Joakina), um dos nomes mais reconhecidos do mercado de moda brasileiro; Alexandre Birman, vice-presidente da Arezzo e criador da Schutz, marca que conquistou a preferência de celebridades no sofisticado mercado de acessórios de luxo; a jornalista e profissional de marketing de moda Crib Tanaka, colabora assídua de publicações culturais, artísticas e literárias; e Renato Kherlakian, criador das grifes Zapping, Zoomp e RK Denim, de jeanswear.

Principal seminário de marketing de moda do Nordeste, o Maxi Moda vem conquistando cada vez mais o respeito e a credibilidade dos profissionais e do público. Nas duas primeiras edições, em 2008 e 2009, o evento lotou a capacidade máxima de 450 participantes, com presença de profissionais e estudantes do Ceará e de outras localidades do País. Já passaram pelo evento nomes como o empresário Marcello Bastos, da Farm; o estilista Alexandre Herchcovitch; o embaixador da H.Stern no Brasil, Christian Hallot; o criador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges; o diretor de Marketing da Carmim, Reynaldo Pasqua; o diretor executivo do Grupo Marisol, Marcos Zick, dentre outros.

O MaxiModa é uma realização da 3|3|3 Promo, e conta com o patrocínio do Senac, Fecomércio e Iguatemi. O evento tem o apoio da AD2M Engenharia de Comunicação, Arezzo, Diário do Nordeste, Delfa, Elemídia, Fanor, Jovem Pan, Meia Sola, Musa Lycra, Pantala, Revista Contigo, Sábado, Santa Marta e Use Fashion.

• Maxi Moda – 3º Seminário de Marketing de Moda do Nordeste

Data: 20 de agosto

Horário: de 8 às 18 horas

Local: Sala 8 do UCI Severiano Ribeiro – Shopping Iguatemi

Ingressos: até o dia 15/08 - R$ 180 / a partir do dia 16/08 - R$ 200

(* ingressos individuais para assistir a todas as palestras)

Vendas pelo site: www.maximoda.com.br

Informações: (85) 3242.0333 / 3067.2398 / 8696.0333.

• Mais informações com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa do MaxiModa, pelo fone (85) 3258.1001, falar com Juliana Lousada (85) 8765.5727- julianalousada@ad2m.com.br ou Mauro Costa (85) 8879.8474 – maurocosta@ad2m.com.br .

Fórum Harmônicas

"A harmônica, ou simplesmente gaita, é um instrumento de raízes milenares, originário da China e alterado ao longo dos séculos XIX e XX no Ocidente. Hoje, a gaita tem uma forte representação no País e revelou grandes harmonicistas. Em busca de valorizar talentos nacionais e estimular a música, o Forúm Harmônicas chega a sua quinta edição, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho e no dia 1º de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento reúne apresentações musicais e atividades de arte-educação, em uma proposta pioneira no País, com foco específico na gaita de boca (harmônica) e ênfase especial na música instrumental. Seis shows de talentosos músicos irão compor a programação, oferecida gratuitamente. Entre as atrações estão o cearense Diogo Farias, o pernambucano Jehovah da Gaita, o curitibano Benevides Chiréia Jr., o mineiro Marcelo Batista e os paulistas André Carlini e Sérgio Duarte. O Fórum também receberá doações de livros em bom estado que serão destinados à formação de bibliotecas.

O Fórum Harmônicas Brasil tem contribuído desde 2005 para a formatação de processos de inserção social e cultural fundamentados na música, observando princípios de circulação e promovendo a interação entre músicos cearenses e de outros estados e países. Na edição de 2008, o Fórum recebeu o norte-americano Rick Estrin e na de 2009 o holandês Wim Djikgraaf.

Trata-se de evento único no País, realizado em Fortaleza, com edições promovidas em 2005, 2006, 2007/2008 e 2009. É, conforme a lei municipal número 9.244, de 2 de julho de 2007, integrante do Calendário Oficial de Fortaleza, e, segundo a lei estadual número 14.679, de 14 de abril de 2010, integrante do Calendário Oficial do Estado do Ceará. O evento tem o apoio do Banco do Nordeste, Portal InvestNE, Servis Segurança, Câmara Municipal de Fortaleza, Diogo Farias Microfones Artesanais e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

- Programação Paralela

O Fórum Harmônicas 2010 leva à Fundação Raimundo Fagner profissionais da gaita de boca (ou harmônica) para ministrar oficina de música. A entidade atende comunidades da região limítrofe entre Fortaleza e Eusébio. De 26 a 30 de julho, cerca de 60 crianças e pré-adolescentes (de 8 a 12 anos) da Fundação terão curso gratuito de iniciação à harmônica. Os alunos serão divididos em duas turmas e alguns deles terão o primeiro contato com a música. As aulas serão realizadas das 9 às 11 horas, na própria Fundação (Rua Duarte Coelho, 1023 – Parque Itamaraty – Fortaleza).

A oficina aborda os fundamentos da música, contemplando aspectos básicos da teoria, e da gaita, com informações sobre execução e manutenção do instrumento. Os professores responsáveis pela oficina são Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra, músicos e arte-educadores.

Já no dia 31 de julho serão realizados Workshops no Centro Dragão do Mar, a partir das 9 horas, com acesso do público mediante a doação de livros (um volume em bom estado por pessoa). Os exemplares serão repassados à Secretaria da Cultura do Estado, visando à formação de acervos em bibliotecas públicas. A apresentação dos temas será feita por artistas convidados, em interação com artistas locais.

Programação Completa

(sujeita a alterações)

*Shows (Centro Dragão do Mar):

Dia: 30/07 (Sexta-feira)

21 horas – Marcelo Batista
22h30 – André Carlini

Dia: 31/07 (Sábado)

21 horas – Diogo Farias
22h30 – Sérgio Duarte

Dia: 01/08 (Domingo)

20 horas – Benevides Chiréia Jr.
21h30 – Jehovah da Gaita

-------

* Oficina

Dias: 26 a 30/07 - Iniciação à harmônica para as crianças da Fundação Raimundo Fagner (Eusébio)

* Workshops (Centro Dragão do Mar)

Dia 31/07 (Sábado)

Manhã (ateliê do CDMAC)

9 horas – Gaita Groove – André Carlini

10h30min – Gaita, Uma voz Sublime – Benê Chiréia Jr.

Tarde (auditório do CDMAC)

14h – Gaita Blues – Sérgio Duarte

– Microfones e amplificadores para gaita - Diogo Farias

15h30min – Gaita Cromática – Jehovah da Gaita e Marcelo Batista

- Sobre a gaita

Nas décadas de 1940 e 1950, a gaita tornou-se popular no Brasil por intermédio de nomes como Edu da Gaita, Ronald Silva, Jehovah Tavares, Rildo Hora, Clayber de Souza e Ulysses Cazallas. Todos trabalham ou trabalharam diversas tendências da música, da clássica à popular, e a articulação entre os artistas já rendeu experiências como a Orquestra Harmônicas de Curitiba e a Troupe da Gaita (PR), grupos de expressão internacional. No Nordeste, focando nas manifestações de raiz, destacaram-se nomes como Tavares da Gaita (PE), falecido em 2009, que apenas aos 80 anos de idade lançou seu primeiro disco. Como Tavares, há um sem-número de harmonicistas competentes, vários dos quais esquecidos pela produção cultural em cidades pequenas do Interior, mas muito presentes na memória afetiva de seguidas gerações e marcadamente importantes para a preservação das raízes culturais da região. Atualmente, artistas como Flávio Guimarães, Gabriel Grossi, Victor Kenji Lopes, Pablo Fagundes, Jefferson Gonçalves, Benevides Chiréia Jr., Big Chico, Diogo Farias, José Staneck, Otávio Castro, Guta Menezes, Mariana Borsatto, André Serrano, Rodrigo Eberienos, Tiago Cerveira e Sérgio Duarte, representando do jazz ao chorinho, do blues à música nordestina, do rock aos gêneros do serrado brasileiro, do forró ao funk, fazem a gaita despertar atenção mais acentuada do público nacional.

Mais informações para a imprensa com:

Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 / www.caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Diego Benevides: (85) 8878.1405 / diego@caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Karol Ximenes: (85) 8691.6728 / karol@caramelocomunicacao.com.br

Estácio lança cursos à distância

A Estácio irá lançar, em agosto, três novas graduações totalmente à distância na modalidade Ensino à Distância (EAD): Serviço Social, Letras e Graduação Tecnológica em Logística. Os cursos online têm duração que varia de dois a quatro anos e são voltados para as pessoas que buscam um Ensino Superior de qualidade, mas não têm como comparecer diariamente às aulas presenciais. As aulas são transmitidas ao vivo, via satélite, e podem ser assistidas pelos alunos em um dos 54 pólos de educação à distância da Estácio no Brasil, como na Estácio Fic em Fortaleza, ou pela internet. O diploma do curso, reconhecido pelo MEC, equivale ao da graduação convencional.

Durante as aulas, os alunos podem fazer perguntas, que serão consolidadas por tutores e repassadas ao professor online. As respostas que não puderem ser dadas durante as apresentações serão enviadas por e-mail ou disponibilizadas na internet, sob a supervisão do professor. Pela internet, os alunos também terão acesso ao material complementar (apresentações, textos e exercícios), além de todas as aulas teletransmitidas anteriormente. A presença dos alunos é controlada por meio de exercícios realizados, participação nos fóruns e outras atividades online. Além da vantagem de poder utilizar as unidades, o aluno de EAD também receberá em sua residência o material didático do curso sem nenhuma cobrança adicional.

A instituição oferece atualmente graduações à distância em Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Sistema da Informação, Graduação Tecnológica em Marketing, Graduação Tecnológica em Recursos Humanos, Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Graduação Tecnológica em Gestão da Tecnologia da Informação. Os interessados, tanto na graduação EAD quanto na presencial, já podem se inscrever no vestibular que acontecerá no dia 31 de julho (10h, 13h ou 18h). As inscrições devem ser feitas pelo site www.estacio.br, pelo telefone 0800-282-3231 ou nas próprias unidades. A taxa varia: R$ 15 para os cursos EAD e R$ 25 para os presenciais. É obrigatória a apresentação de um documento com foto no dia da prova. Para os candidatos que realizarem o pagamento na véspera, é aconselhável apresentar também o comprovante de pagamento.

Presidente do TSE aqui II

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/lewandowski+tribunais+regionais+devem+acatar+lei+da+ficha+limpa/n1237731997426.html

Presidente do TSE aqui

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/votacao+biometrica+brasileira+interessa+a+outros+paises/n1237732022873.html

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cultura de Jogos

"Professor-doutor em Videogames pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Roger Tavares será a figura central do programa de debates Papo XXI, que discutirá o tema "Cultura de Jogos" na próxima sexta-feira, às 18 horas, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro). O debate acontece dentro da programação do Festival de Jogos Eletrônicos, que o CCBNB-Fortaleza realiza desde o último dia 13, prosseguindo até o próximo sábado (31)
Além de doutor em Videogames, Roger Tavares é ativista da cultura dos games no Brasil e fundador do site-comunidade Gamecultura (www.gamecultura.com.br). É professor, pesquisador universitário e realiza palestras, eventos e consultoria em games (design e educação). Também é conselheiro da Associação Internacional de Desenvolvimento de Jogos, em São Paulo, e membro corporativo da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames).
Roger Tavares integra, ainda, comissões científicas de diversos eventos e publicações nacionais e internacionais. Nesta edição do Papo XXI, ele compartilhará sua experiência e conhecimento sobre cultura de jogos, em duas diversas participações nesse segmento".

Agenda de Marcos Cals hoje

Pelo twitter Marcos Cals (PSDB) anunciou sua agenda de hoje como candidato a governador: "Nesta quarta-feira estaremos no bairro Serviluz, às 9 horas, para uma caminhada e à noite, a partir das 19h30m,em Maracanaú para uma carreata"

Agenda de Marcelo Silva

A agenda de hoje do candidato a governador pelo PV, Marcelo Silva:
  • Manhã - Visitou o terminal do Papicu
  • Tarde - Entrevista na Rádio Verdes Mares - 15 horas.
  • Noite - Reunião com a coordenação de campanha.

Comitê de Lúcio

"A campanha feita para o povo agora conta com local para atender a toda população. Mais de 300 pessoas presenciaram a inauguração ontem, do Comitê da Cidadania, o espaço destinado aos eleitores, militantes e demais interessados na campanha Lúcio 22. Nele, que fica no cruzamento da Via Expressa com Avenida Padre Antonio Tomás, estão disponíveis material publicitário de campanha, roteiro de atividades da militância, dados sobre a coligação, plano de governo, agenda dos candidatos, dentre outras informações também disponíveis no site www.lucio22.com.br. O Comitê da Cidadania fica aberto das 8 às 22 horas, todos os dias da semana. Assessoria de Imprensa de Lúcio Alcântara"

Cid diz que não aumentará carga tributária

"Na manhã de hoje, o candidato a senador Eunício Oliveira (PMDB) participou de reunião com empreendedores do Ceará. Mais de 1000 pessoas estiveram presentes ao encontro, que foi realizado no comitê central do governador e candidato a reeleição, Cid Gomes (PSB). "Essa é uma ação que nos aproxima do dia a dia do empresariado. Aqui sabemos dos problemas e elaboramos soluções para a melhoria do setor. Quem ganha com isso é o Ceará e os cearenses", disse Eunício.
O evento contou com a participação de várias personalidades políticas e empreendedores cearenses. Em seu discursso, Cid Gomes destacou a atuação de Eunício Oliveira, na Câmara Federal, ao contribuir com a ampliação do acesso a internet banda larga no Brasil e em especial, no Ceará, questão fundamental para o progresso social e também para o incentivo e geração de novos empregos e novos negócios.
Cid se comprometeu ainda a não aumentar a carga tributária do Estado, ressaltando, também, a importância da criação de bons projetos para aumentar o volume de recursos do Ceará.
Na reunião, foram apresentadas políticas públicas pelos participantes, gerando debate sobre os avanços e as pespectivas do setor no estado. Além disso, foi discutido temas como o turismo sustentável, o semiárido, a desertificação e o planejamento urbano.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Eunício Oliveira."

Ouvido biônico

Raquel conviveu com o problema durante 19 anos. Aos dez anos, quando teve cachumba(popularmente conhecida como papeira), começou a sentir perda na audição, atingindo os dois ouvidos. Durante um bom período usou aparelho auditivo, mas somente depois do implante coclear, em 2007, em Natal, pode voltar a ouvir, se comunicar melhor com as pessoas, redescobrir o som das coisas. De tudo, enfim. Inclusive, teve o prazer de voltar a estudar. Hoje, está no último semestre do curso superior de Gestão de Recursos Humanos, já trabalha no setor pessoal de uma empresa e diz torcer muito para outras pessoas serem beneficiadas com o implante coclear. “O implante representa pra mim um progresso muito grande. Minha vida mudou”. Confessa estar mais segura, mais confiante, com muitos planos pela frente. Diz que gostaria de passar tudo isso(de bom) para os pacientes que aguardam a cirurgia, que agora passará a ser realizada no Ceará. Raquel vivia triste, não conseguia compreender o que as pessoas falavam e não chegou a aprender a linguagem dos sinais. A comunicação era muito difícil. Mas hoje, coisas que para os outros são tão simples, para ela são motivo de muita alegria. Atender ao telefone, interagir com os colegas, amigos e familiares. Um novo mundo se abriu para Raquel depois do impante coclear.

Raquel precisou sair do Estado para ter acesso ao implante coclear. Mas a partir de agora, o Ceará também opera pacientes para que (re)descubram o inédito prazer da audição. Nesta sexta-feira, 30, o Hospital Geral de Fortaleza, HGF, vai realizar o primeiro implante coclear do Estado pelo SUS. No mesmo dia, serão realizadas duas cirurgias. Uma criança de 3 anos, Carlos Samuel, de Jucás, e Nicole, de 7 anos, de Horizonte.

Sílvia, mãe de Samuel, está ansiosa. Afinal, a vida dele vai ganhar um novo sentido. “A gente fica com o coração na mão, mas eu confio em Deus e nos médicos que vão operar meu filho. Sei que vai dar certo.” Sílvia percebeu que Samuel não escutava quando ele tinha apenas meses de vida. No berço, quando chorava, só se acalmava quando via a mãe. Se ela falava de longe, as palavras se dissipavam no ar, sem serem percebidas por ele. Este ano, ele começou a usar um aparelho amplificador. Os sons começaram a chegar, mas ainda de forma insuficiente. Samuel até começou a aprender a linguagem dos sinais. Com a mãe, se comunica por gestos, olhares. Agora, tudo vai mudar. “Vai ser uma nova descoberta na vida dele e na nossa.”

Nicole, de 7 anos, que também nasceu com deficiência auditiva, já sabe até o que quer ouvir primeiro. É o Pica-pau. O personagem do desenho animado que ela adora ver mas nunca ouviu. A mãe Francineide conta que há cerca de 4 anos, Nicole usa o aparelho amplificador, e que há um ano, tenta conseguir o implante para a filha em Natal. Agora, que a cirurgia vai pasar a ser feita aqui em Fortaleza, Nicole não vai mais ter que esperar. “Vai ser uma grande vitória pra ela e pra mim também.”

O HGF foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias para implante coclear em dezembro do ano passado. A expectativa é de que sejam realizadas 24 cirurgias por ano. Um investimento de cerca de um milhão de reais. Cerca de noventa pacientes já estão cadastrados para passar pelo procedimento, indicado quando a prótese amplificadora já não ajuda.

O implante coclear é realizado pelo SUS desde 2000 e o Ministério da Saúde investe R$ 45,8 mil para o atendimento de cada paciente. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece o ouvido biônico, uma prótese que é implantada por meio de cirurgia no ouvido de pacientes com deficiência auditiva. O equipamento auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo o sentido ao paciente. Já há 17 unidades de saúde com capacidade para realizar o procedimento. Elas estão no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro, credenciado este ano.

Em 2009, foram feitos 479 implantes na rede pública, com um investimento de mais de R$ 21 milhões só naquele ano. No total, o SUS já realizou 2.166 cirurgias de 2000 até outubro de 2009. Além do custeio da cirurgia, o valor repassado para as unidades inclui o preparo do paciente (com testes de próteses auditivas e avaliação de um fonoaudiólogo) e a reabilitação. Esse processo é essencial porque o paciente precisa aprender a utilizar o equipamento no dia a dia. As unidades habilitadas pelo Ministério da Saúde devem cumprir uma série de requisitos que garantem o acompanhamento do paciente durante todo o processo, desde o preparo para a cirurgia até a reabilitação.

Um ouvido artificial - O implante coclear é um equipamento computadorizado colocado dentro da cóclea, na parte interna do ouvido. Ele capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. Além do dispositivo, o aparelho é composto por um processador de fala que fica fora do ouvido. É como se fosse um microfone captando o som do ambiente. O funcionamento do implante coclear é diferente do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), uma vez que ele cria a possibilidade de o usuário perceber o som em vez de só aumentá-lo.

Raquel hoje ouve e fala com propriedade. É o som quem dá o tom das emoções. Nicole e Samuel vão poder descobir isso também. E na semana que vem, outros dois pacientes vão passar pela mesma cirurgia e logo poderão descobrir uma infinidade de barulhos que tornam o mundo mais vivo, mais emocionante.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação HGF – (85) 3101-7086

Gilda Barroso, jornalista - (85) 9925-5762

Luisa Nascimento, jornalista – (85) 9206-7521

Outras informações:

Atendimento à Imprensa (Ministério da Saúde) - (61) 3315 3580 e 3315 2351

Seguidores

Arquivo do blog