sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Esporte de O Estado de hoje

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=9&noticiaID=31745

Brasileirão

Amanhã tem três times cearenses no Brasileirão.
  • O Fortaleza recebe o Paysandu, no Castelão, às 16 horas, pela Terceirona.
  • O Icasa em Florianópolis, pega o Figueirense, às 16h10, pela Segundona.
  • O Guarany de Sobral enfrenta em Imperatriz, o Lideral, às 18h30, pela Quartona.
No domingo, às 16 horas, no Castelão, pela Primeirona: Ceará x Atlético (GO).

Nordestão 2010

O Ceará perdeu de novo em casa no Nordestão. Foi de 1 a 0 para o América de Natal, ontem à noite, no Castelão.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Despoluir

Com o objetivo de homenagear as empresas do setor de transportes de passageiros e de cargas que investem em projetos ambientais, a Cepimar - Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão – realizou hoje, no Centro Educandário Eunice Weaver, em Maranguape, a entrega do Prêmio Cearense de Melhoria da Qualidade do Ar 2010. A solenidade contou com apresentações musicais de alunos do Centro Educacional e com a presença de empresários e trabalhadores das 30 empresas que concorrentes ao prêmio. A Comissão Julgadora é formada por profissionais ligados a entidades dos setores de Transporte e Meio Ambiente. Em sua oitava edição, o Prêmio Cearense de Melhoria da Qualidade do Ar irá reconhecer as melhores iniciativas das empresas de transporte de passageiros e de cargas na busca pela diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, pelo uso racional dos combustíveis, e ainda os mais bem sucedidos projetos ou programas de conservação do meio ambiente.

Além de homenagear empresas com o Prêmio Cearense de Melhoria da Qualidade do Ar, a Cepimar entregou outros dois prêmios: o Certificado de Qualidade Empresa 100% às empresas que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais e cujas frotas foram integralmente aprovadas nas aferições de emissão de gases poluentes pelo Despoluir – Programa Ambiental do Transporte; e o Trófeu Destaque Ambiental, entregue a personalidades ou instituições cujas ações contribuem para um meio ambiente saudável.

Sobre o Despoluir - A Federação dos Transportes – Cepimar desenvolve um programa ambiental de âmbito nacional, o Despoluir, que tem como objetivo promover o uso racional de combustível no setor de transporte. A equipe do programa realiza aferições periódicas nos veículos das frotas das empresas do Ceará, Piauí e Maranhão. Além de orientar sobre o recebimento e armazenamento do óleo diesel e realizarpalestras sobre condução segura e econômica.

Mais informações para a Imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001 com Aline Romero (8677.8788).

Representantes comerciais

"Em um mercado que exige cada vez mais de seus profissionais e de órgãos que lutem pelos trabalhadores, o representante comercial é o grande destaque entre o fornecedor dos produtos e o cliente, movimentando a economia local. Todos os dias, as pessoas realizam compras, das mais simples às mais sofisticadas, e esse processo só é permitido a partir do desempenho desses representantes comerciais, responsáveis por abrir novos mercados em uma sociedade competitiva. O trabalho desses profissionais, por meio da organização, do planejamento e das estratégias econômicas, atualiza e fomenta as relações comerciais necessárias para o crescimento e a manutenção da economia.

“O representante comercial é o mais importante elo entre a cadeia produtiva e o segmento consumidor. É o trabalhador que viaja por todas as regiões do país, gerando oportunidades de novos negócios para o comércio, abrindo mercados para as indústrias e contribuindo, também, para fomentar o setor de serviços, com a geração de empregos em diversas áreas, colaborando de forma decisiva para a arrecadação de mais impostos e criação de empregos, diretos e indiretos”, define Manoel Affonso M. de Farias Mello, presidente do Conselho Federal de Representantes Comerciais (CONFERE).

Só no Ceará são cerca de 25 mil representantes comerciais, dos quais estão registrados no Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará (Sindvendas) apenas 1.500 entre pessoas físicas e sócios das pessoas jurídicas. Cerca de 3.500 são ativos no Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará (CORECE). O número ainda é modesto, visto que ainda não há um grande interesse em criar laços sindicais por boa parte desses profissionais.

A atuação comercial desses profissionais ainda não obriga a sindicalização, já que o consumidor não pede a qualificação do representante, assim como acontece com os profissionais da área da saúde. Segundo Luis José de Menezes e Sousa, membro da diretoria do Sindvendas, o comércio é a essência da economia cearense e é de extrema importância que os profissionais atuem de acordo com as normas estabelecidas. “Os principais impactos aos representantes não sindicalizados são tanto na empresa, que pode estar suscetível à qualidade trabalhista, quanto na atuação e ética profissional do representante”, complementa Luis José.

Visando dar mais espaço para as ações dos representantes comerciais ligados ao Sindvendas e ao CORECE, será lançado nesta quinta-feira (5) um novo auditório na Casa do Representante Comercial (Rua Joaquim Nabuco, 3275 A Dionísio Torres). A cerimônia será a partir das 18 horas, aberta para os representantes associados, parceiros, convidados e autoridades. O novo auditório será mais um espaço oferecido pelo Sindvendas e CORECE para apoiar ações e debates, bem como treinamentos e reuniões que interfiram diretamente no trabalho da classe.

O diretor presidente do CORECE, José de Oliveira Filgueiras, e o presidente do Sindvendas, Joaquim da Silva Maia Júnior, receberão convidados especiais. Estão confirmados na cerimônia Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, presidente do Conselho Nacional de Representantes Comerciais, e os presidentes dos Conselhos Regionais do Distrito Federal, de Tocantins, do Amapá e do Rio Grande do Sul. Francisco Freitas, diretor da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), também estará no evento.

Linha Centro

Por conta da implementação da Linha Central e das mudanças em determinados pontos de parada no Centro, a Etufor intensifica o acompanhamento operacional dos ônibus na área. Além de supervisionar a operação pelo sistema de monitoramento via GPS instalado na sede do órgão e no Terminal da Parangaba, cerca de 30 agentes encontram-se nos principais pontos de embarque e desembarque do Centro orientando os passageiros. Informações: 3452-9260.

Internet sem fio no Passeio Público

Tradição e modernidade se encontram no Passeio Público. Se por um lado é lá que os fortalezenses e turistas têm acesso a um lugar cheio de história, tranquilidade e beleza, em pleno coração da cidade, é no Passeio Público também que eles podem ter acesso à Internet de banda larga sem fio. E gratuitamente. A praça mais antiga da cidade, equipamento cultural da Prefeitura, mantido e requalificado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), é agora a primeira a disponibilizar, na Capital, o serviço. A Internet sem fio oferecida possui uma velocidade de conexão de 4 megabytes e pode ser acessada por celulares e computadores portáteis (notebooks, netbooks e smartphones) com adaptador wireless interno ou placa de rede sem fio. A ideia é estimular o fluxo de visitantes ao local e ampliar as possibilidades de interação entre as pessoas e o lugar. “O que se pretende é oferecer novas oportunidades aos frequentadores e atrair ainda mais pessoas para cá. O que queremos é possibilitar a navegação na Internet ao ar livre, em um lugar diferente, cheio de história e representatividade para a cidade”, explica a coordenadora do Passeio Público, Renata Onofre.

Mais informações com a assessora de Comunicação da Secultfor, Bárbara Holanda, nos telefones 3105-1386/ 8899-8705.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sétima derrota

Com gol de Vander, aos três do segundo tempo, para o Bahia, o Fortaleza amargou a sétima derrota no Campeonato do Nordeste. Em 11 jogos apenas três vitórias e um empate. E olha que hoje foi com o time A.

Fortaleza perde para o Bahia

Resultados da noite:
  • Bahia 1x0 Fortaleza (Campeonato do Nordeste).
  • Ponte Preta 2x0 Santo André (Segondona do Brasileirão).
  • América de Natal 1x3 Portuguesa (Segundona do Brasileirão).

Aprovada

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,senado-aprova-aumento-da-licenca-maternidade-de-120-para-180-dias,589921,0.htm

Cadastro cultural de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura prorrogou para seis de agosto as inscrições no Cadastro Cultural de Fortaleza. A inscrição é pré-requisito para participar, votar e ser votado, nas eleições dos representantes da sociedade civil e da classe artística do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Para inscrever-se, basta preencher uma ficha disponível no portal www.fortaleza.ce.gov.br ou no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura). Informações:3105-1130.

BB na Feira do Expreendedor

"O Banco do Brasil (BB) estará presente na edição de 2010 da Feira do Empreendedor, que acontecerá de amanhã a sábado, no Centro de Convenções Edson Queiroz. A Feira faz parte do calendário nacional de eventos de negócios e é considerado um dos maiores direcionados ao fortalecimento da cultura empreendedora do Ceará. A tradicional parceria com o Sebrae e a presença na Feira demonstra o comprometimento e a disposição do Banco do Brasil com o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado.
A instalação de um estande do BB constitui-se em uma oportunidade de possibilitar aos visitantes conhecer os produtos mais adequados às necessidades de seus negócios. Além de apresentar os facilitadores de atendimento, o BB vai divulgar, através de palestras e oficinas, linhas de crédito para capital de giro das empresas, soluções exclusivas e especialmente elaboradas para os microempreendedores individuais e as linhas de financiamento destinadas ao comércio exterior.
Aos empreendedores que desejem formalizar seu negócio através da Lei Complementar 128/08, EI – Empreendedor Individual, o Banco do Brasil oferece portfólio específico, composto de Pacote de Serviços, Cartão Ourocard Empreendedor e BB Giro Rápido compartilhado com o cartão. Trata-se de produtos e serviços diferenciados mais adequados ao negócio do Empreendedor Individual, sobretudo quando se comparam os custos que tem como pessoa física.
As necessidades de capital de giro, por exemplo, serão atendidas por meio de linha de crédito BB Giro Rápido com taxas de juros a partir de 2,42% ao mês e pagamento em até 24 meses, com carência de até 89 dias para pagamento da primeira prestação.
O empreendedor também terá acesso ao Cartão de Crédito Ourocard Empreendedor sem cobrança de anuidade, bem como à utilização de serviços básicos de movimentação de conta corrente (a exemplo de saldos, extratos, fornecimento de cheques, entre outros) com uma tarifa reduzida no valor R$ 5,00. Além dessas soluções exclusivas para o segmento, o BB também oferece as linhas de investimento destinadas à reforma ou ampliação da empresa, bem como à compra de máquinas.
Outro serviço a ser divulgado na ocasião será o Brasil Web Trade, conhecido anteriormente como Balcão de Comércio Exterior. Trata-se de uma solução inovadora eletrônica de comércio exterior para micro e pequenas empresas brasileiras que permite realizar todo processo de exportação exclusivamente pela internet. Além de funcionar como uma vitrine virtual dos produtos brasileiros para todo o mundo, o Brasil Web Trade conta com funcionalidades com o objetivo de incrementar os negócios das empresas brasileiras com o exterior, agilizando o contato com o importador pela internet sem custos para o empresário.
Além desses produtos e serviços característicos das micro e pequenas empresas, o Banco do Brasil também irá focar, durante a Feira, a Linha BB Microcrédito DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) destinada a atender à necessidade de crédito dos empreendedores, financiando investimentos e capital de giro.
O Banco do Brasil alterou recentemente as condições para contratação dessa linha com o objetivo de ampliar o apoio do BB às atividades produtivas. O valor máximo do empréstimo passou de R$ 3 mil para R$ 5 mil. Já a taxa de juros caiu de 1% ao mês para 0,95%. Além disso, o prazo de parcelamento aumentou de 48 para 60 meses.
A taxa do BB é a menor que o mercado financeiro oferece para a modalidade de operações de microcrédito. O Banco do Brasil destinou R$ 100 milhões para o público-alvo da linha, que é formado por pessoas físicas que desempenham atividades produtivas e são beneficiárias da estratégia negocial DRS.
A estratégia negocial DRS do Banco do Brasil busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.
Palestras do Banco do Brasil:
Amanhã (17h – 18h30) » Utilizando o Capital de Giro;
Sexta (17h – 18h30) » O Microempreendedor Individual e linhas de financiamento
Sexta (17h – 18h30) » Linhas de Financiamento para o Comércio Exterior
Sábado (17h – 18h30) » Linhas de Financiamento para o Comércio Exterior"

Projeto Poraquê

"O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está apoiando o Projeto Poraquê, que desenvolve a tecnologia de substituição de motores de combustão interna por motores elétricos, em veículos de transporte urbanos. O apoio deu-se por meio da disponibilização de recursos da ordem de R$ 58,3 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). O montante foi utilizado na conversão de um carro modelo Volkkswagen Gol.

Para o autor do projeto, engenheiro Elifas Gurgel, o carro elétrico é o meio de transporte familiar com tecnologia adequada para a manutenção da biodiversidade. “A nossa proposta não é apresentar uma alternativa, mas sim uma evolução”, afirma Elifas, presidente do Clube do Carro Elétrico (www.clubedocarroeletrico.com.br).

Ele informa que a conversão é realizada por meio da substituição do motor a explosão por um motor elétrico; além da instalação de um conjunto de baterias e de muitos outros componentes elétricos. Após receber uma carga de 8 horas de duração, por meio da ligação de um cabo de alimentação a uma tomada comum, o veículo pode rodar até 150 km, e atingir uma velocidade de 130 km/h.

Fundeci - Criado pelo BNB em 1971, o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) tem como objetivo apoiar a realização de projetos de pesquisa e difusão tecnológica que contribuam para o aumento da competitividade da economia regional e para o incremento da geração de emprego e renda, com vistas à melhoria da qualidade da vida da população.

Mais recentemente, o Fundeci tem direcionado o foco de sua atuação no sentido de incentivar a participação do setor produtivo e de todas as parcerias que otimizem a utilização dos recursos disponíveis. Busca, assim, a valorização de pesquisas tecnológicas inovadoras que tenham reconhecida importância para o aproveitamento das potencialidades e competências regionais e o incremento da sustentabilidade dos empreendimentos.

Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Ambiente de Comunicação Social

(85) 32993149

Cineclube

O Cineclube Sobrado convida para a Sessão Sobremesa amanhã, de 12 às 14h, com os seguintes filmes:

  • Cultura do Açúcar (Documentário / De Adelina Pontual / 2006 / 25 min)
  • Capistrano no Quilo (Documentário / De Firmino Holanda / 2006 / 21 min).

Ilka Vasconcelos ao piano

"A pianista cearense residente nos Estados Unidos, Ilka Vasconcelos, cuja biografia consta no Who’sWho in America e Who’sWho in the World, é a atração da terceira edição da Série PIANÍSSIMO, realizada pela Associação Amigos do Piano do Ceará (Apice). O concerto será amanhã, às 19h30, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota), com entrada gratuita. No programa, Joseph Haydn (1732-1809), Franz Liszt (1811-1886), Franz Schubert (1797-1828), Béla Bartók (1881-1945) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Pianista e Musicóloga de renome internacional, IlkaVasconcelos é Ph.D em Musicologia e Performance e Mestre em Performance & Pedagogia do Piano pela Universidade da Flórida. Iniciou seus estudos no Curso Fundamental de Piano pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e graduou-se em Piano pela Universidade Estadual do Ceará.

A pianista obteve o Primeiro Lugar do Alec Courtelis International Student Award Competition, a mais alta honra concedida a um estudante estrangeiro nos Estados Unidos, e Terceiro Lugar no Juried Arts Exhibiton Musical Composition Award na Florida (2002) com a sua composição “Instants” para piano solo. Atualmente é professora de Piano, História da Música e Apreciação Musical na Texas Wesleyan University.

Grande incentivadora da Música Nova, Ilka tem tocado e estreado peças de vários compositores contemporâneos como Budd Udell, James Paul Sain, James Jensen, Yehuda Yannay, Sam Hamm, Tom Nelly, Youngsun Park e John Crabtree. Também tem tocado com diversos artistas, como Welson Tremura, Andréa Ernst Dias, Paul Bassler, Marcela de Faria e Larry Crook. Ilka tem se apresentado com grande destaque em vários países incluindo Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha e República Tcheca.

A Apice - A Associação Amigos do Piano do Ceará iniciou em maio a série “Pianíssimo”, uma programação onde busca promover, em especial, a cultura pianística. A primeira a se apresentar foi a manauara Maria José Morais e em julho foi a vez da cearense Gabriela Guerra.

A Apice é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por iniciativa de professores, estudantes e intérpretes de piano com o interesse de promover e incentivar o estudo, a pesquisa e a prática de atividades relacionadas à música de concerto, com ênfase na formação e divulgação da cultura pianística. Tem como objetivo central difundir a música de concerto visando a formação de plateia e o enriquecimento cultural da sociedade cearense de uma maneira geral.

Para isso, a associação pretende desenvolver concertos didáticos, programa de rádio, realização de saraus em ambientes familiares e pequenos teatros, cursos de Apreciação Musical e História da Música; Centro de Pesquisa e Informação acerca da cultura pianística: repertório, compositores, novas metodologias, intérpretes, afinadores, tipos de instrumentos, escolas, concursos; mapeamento dos pianos existentes no estado do Ceará e viabilizar a experiência musical de jovens cearenses no Conservatório de Briançon, na França.

Qualquer pessoa pode associar-se à Apice. Basta pagar uma taxa anual de R$ 80,00 (R$ 60,00 para estudantes). Todos os sócios beneméritos podem usufruir gratuitamente de todas as atividades promovidas pela associação. Quem não for associado também pode colaborar por meio de doações avulsas, apoios culturais e parcerias com outras instituições de caráter artístico-cultural.

SERVIÇO

Concerto PIANÍSSIMO com Ilka Vasconcelos - Dia 04 de agosto (quarta-feira) às 19h30 no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota). No repertório, Joseph Haydn, Franz Liszt, Franz Schubert, Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos. Informações: 3264.7038 e apice.ce@gmail.com. GRÁTIS.


Aleitamento materno

"Estudos comprovam que o leite materno contém todas as proteínas e vitaminas que o bebê necessita para crescer saudável, além de servir como água e possuir anticorpos indispensáveis. Pensando no fortalecimento do ato de amamentar, a Bela Vista recebe amanhã, a partir das 8 horas, a Caminhada do Aleitamento Materno. A saída será do Centro de Saúde da Família Francisco Pereira de Almeida (Rua Viriato Ribeiro s/n). Informações: 3105-3419.

Projetos da Copa 2014

Os projetos de Fortaleza para a Copa do Mundo FIFA 2014 serão apresentados amanhã, a partir das 8 horas, ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam). A atividade, que acontece no auditório do antigo Paço Municipal (Avenida Luciano Carneiro, 2235, Vila União), tem o objetivo de proporcionar maior fluidez nas aprovações de licenciamento ambiental das obras para o mundial de futebol. A reunião também será transmitida via Internet no site noar.tv ou através do site da Semam (www.fortaleza.ce.gov.br/semam).

Blitz educativa

"A Coelce realiza amanhã, às 14 horas, uma blitz educativa para orientar crianças sobre os riscos de soltar arraias próximo à rede elétrica. A iniciativa tem o objetivo de trocar arraias por outros brinquedos, como bolas, carrinhos, revistas em quadrinhos e piões.

A campanha educativa é mais uma ação da Coelce desenvolvida pelo projeto Taliban, que, há dois anos, realiza a troca de arraias por outros brinquedos e o repasse de dicas para as crianças e os pais sobre a prevenção de acidentes envolvendo energia.

Devido aos ventos fortes ocorridos nesta época do ano, problemas na rede envolvendo pipas triplicaram no primeiro semestre de 2010 se comparado aos seis primeiros meses de 2009. Em todo o Estado, foram registradas 461 ocorrências em 2009. Neste ano, no período de janeiro a julho, em seis meses, já houve 664 problemas na rede envolvendo arraias. Referente aos seis primeiros meses de 2009, a empresa teve aumento em 188% de ocorrências na rede elétrica neste ano.

Arraias na rede elétrica causam danos à população

O hábito de soltar arraias perto da rede elétrica traz sérios danos à distribuição de energia e à própria população. Geralmente nos meses de férias e agosto, o número de problemas triplica e consegue superar facilmente a quantidade de registros do semestre. As crianças devem ter cuidado com os riscos da brincadeira, que pode ocasionar problemas como choque elétrico e curto-circuito, pelo contato da pipa com cerol e a rede elétrica.

A Coelce tem um gasto médio de R$ 30 mil por ano para realizar a limpeza da rede por conta das arraias. A empresa também realiza um mapeamento dos locais com maior número de ocorrências. Além da Capital, as cidades mais afetadas com a brincadeira são: Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Crato.

Serviço:

Blitz Educativa de Troca de Arraias

Data: 04/08/2010

Horário: 14h

Local: Bairro Vila das Flores – Conjunto Jereissati II - Maracanaú

Referências: Próximo ao Shopping de Maracanaú, no cruzamento das avenidas 9 e 12.

Gerência de Comunicação – Coelce

gercom@coelce.com.br

(85) 3453.4883 / (85) 3453.4045

Auto-ecoponto

Amanhã será lançado o primeiro auto-ecoponto do Ceará. Trata-se de um terminal de auto-atendimento do Ecoelce, programa da Coelce que troca material reciclável por descontos na fatura de energia. O evento será realizado na abertura oficial da Feira do Empreendedor 2010, no Centro de Convenções Edson Queiroz, a partir das 18h30.

Na praça de alimentação da feira, o auto-ecoponto vai receber três tipos de resíduos: PET, alumínio e aço. Então, quem for ao evento vai poder trocar esses materiais por descontos na conta de energia indo até a máquina, colocando os resíduos nela e recebendo, na hora, o valor do bônus. O auto-ecoponto reserva, ainda, algumas surpresas para os interessados nesse ato de respeito à natureza.

Vale destacar que a máquina é mais um resultado do investimento da Coelce em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A idéia da distribuidora é aprimorar cada vez mais a inovação e permitir que, em pouco tempo, o auto-ecoponto já consiga fazer a coleta e a seleção de 17 tipos diferentes de resíduos.

Também na oportunidade, Coelce e Sebrae assinam convênio para que todo o resíduo gerado durante a feira seja doado, por meio do Ecoelce, à Casa da Irmã Inês. Além de ajudar essa instituição beneficente, a coleta seletiva dos resíduos vai possibilitar o destino correto do lixo, num sinal de preservação do meio ambiente.

Espaço Ambiental

Quem se interessa em saber mais sobre o projeto, fazer um cartão do Ecoelce ou mesmo experimentar o luxo que o lixo pode proporcionar, não pode deixar de visitar o estande do Ecoelce no Espaço Ambiental. Ele foi criado para, na feira, expor produtos e serviços limpos, a partir da energia eólica, das marés e do biodiesel, crédito de carbono, licenças ambientais, preservação ambiental e outras oportunidades em potencial para aqueles que valorizam a auto-sustentabilidade.

Tira-dúvidas sobre os resíduos que podem ser trocados no Ecoelce, relação de todos os pontos do programa espalhados não só em Fortaleza como nos municípios do Interior do Estado, brindes e emissão do cartão Ecoelce vão ser algumas das possibilidades. Além disso, um espaço de experiência vai estar reservado no estande para que o visitante constate as incríveis oportunidades de negócios advindas do lixo.

O Ecoelce

O programa, nascido em 2007, atende, hoje, a aproximadamente 236 mil famílias cadastradas e encerrou o mês de julho de 2010 alcançando expressivos indicadores. Já foram contabilizados 8.140 toneladas de resíduos, o que corresponde a uma economia de aproximadamente 31.000 GWh de energia, e concedidos R$ 975.837,83 em descontos na conta de energia. Há clientes que conseguem, todo mês, com as constantes trocas de resíduos, zerar a fatura.

Atualmente são 62 os postos de coleta ativos – 33 itinerantes e 29 fixos. Do total de postos fixos, 20 se localizam em Fortaleza e Região Metropolitana e nove no Interior do Estado. Entre os parceiros nessa iniciativa estão cooperativas de catadores, associações de moradores, condomínios, restaurantes, empresas, entre outros. Além dos componentes de resíduos gerarem matérias-primas, o Ecoelce também contribui para a redução do problema da destinação do lixo, é fonte de renda para a cadeia produtiva da reciclagem no Estado (desde o catador até a empresa recicladora) e ajuda na conservação e preservação do meio ambiente.

Para aderir à iniciativa, o titular da fatura deve solicitar seu cartão Ecoelce - que conta com um chip onde ficam registrados os dados do cliente - cadastrando-se nos postos de coleta do programa. Com o cartão em mãos, basta o cliente realizar a coleta seletiva, levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima conta de energia.

Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact).

Saiba mais sobre a feira

Espaço de oportunidades, de interação e de orientação. Assim é a Feira do Empreendedor, um dos mais importantes eventos realizados pelo Sebrae, em todos os estados, desde 1995. Em cada edição, são oferecidas novas oportunidades para diferentes tipos de negócios e o acesso a informações gerenciais e tecnológicas que vão desde aquelas destinadas à abertura de empresas, a oficinas, palestras e cursos direcionados ao desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora. A idéia da Feira do Empreendedor é contribuir para o surgimento e a consolidação de negócios viáveis e sustentáveis.

SERVIÇO: Feira do Empreendedor, dia 4 a 7 de agosto de 2010, das 14h às 22h, no Centro de Convenções do Ceará (Av. Washington Soares, 1.141, Edson Queiroz)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IV Eco Arte Cultura

Já começaram as inscrições para o IV Eco Arte Cultura, que acontecerá de 25 a 27 de novembro, na Praça Verde do Dragão do Mar, em Fortaleza. Artistas e profissionais de todos os segmentos, que desenvolvem projetos com temáticas ambientais para conscientização ecológica, vão poder expor seus trabalhos na mostra. O Eco Arte Cultura é uma iniciativa do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) e reunirá artistas de diversas linguagens para apresentar alternativas de como preservar a natureza. Serão selecionados trabalhos nas áreas de artesanato, artes visuais, audiovisual, dança, fotografia, intervenções artísticas, literatura, música e teatro. As mostras são de caráter não competitivo e os trabalhos selecionados através da curadoria do evento.

Os interessados em participar do Eco Arte Cultura podem inscrever seus projetos no site www.ihab.org.br gratuitamente. O prazo termina dia 23 de setembro. Já a entrega do material deve ser na sede do IHAB, Rua Beni Carvalho, 566, Bairro Dionísio Torres.O Eco Arte Cultura nasceu em 2005 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O. Devido ao seu crescimento, o evento tornou-se uma iniciativa própria visando divulgar através de trabalhos e projetos artísticos, pedagógicos e culturais a importância da preservação da natureza.

Serviço: Inscrições Abertas para exposições de trabalhos no Eco Arte Cultura

Data: Até 23 de setembro de 2010

Informações: www.ihab.org.br ou (85) 3262-1559

Mês dos Pais

"O Mês dos Pais o Shopping Aldeota prepara uma programação especial para toda família. Durante a campanha, os sábados são de apresentações musicais covers de rock e MPB. E para complementar o presente, a cada R$ 100 em compras, com mais R$ 7 (cliente Aldeota Class paga R$ 5) o cliente leva uma nécessaire exclusiva do Shopping. A campanha inicia dia 29 de julho e segue até o dia 15 de agosto. Para a gerente de marketing, Magna Medeiros, este período é o quarta melhor para o comércio e a expectativa é de que o fluxo de pessoas aumente 10% em relação ao ano passado. “O Dia dos Pais já representou um período sem muitas expectativas para o comércio, mas esta é uma realidade que está mudando. Os setores de marketing estão investindo mais na data e as mulheres também passaram ter maior participação na renda familiar, o que facilita na hora de comprar o presente dos pais”, afirma a gerente. Todos os sábados, a partir das 20 horas, a praça de alimentação do Shopping Aldeota (piso L4) recebe a apresentação de covers de bandas e músicos nacionais e internacionais. Para agradar a todos os públicos, o Shopping torna-se palco dos Beatles e do Elvis, interpretados pela banda Rubber Soul e o cantor Gerard Presley, respectivamente. Já os que preferem MPB podem curtir os covers de Tim Maia, interpretado por Ricardo Maia, e Alcione, cantada por Graça Rios."

Turismo em Fortaleza

"Fortaleza foi a única capital do Nordeste a ser escolhida pelo Ministério do Turismo para receber o Plano de Marketing dos Destinos Indutores do Turismo Regional. O resultado foi decorrência do trabalho do Grupo Gestor de Fortaleza – Destino Indutor de Desenvolvimento Turístico Regional, que quinzenalmente, às segundas-feiras, se reúne o auditório da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). A iniciativa integra ações de desenvolvimento turístico em 65 Destinos Indutores e nesta primeira etapa irá realizar estudos sobre o potencial de cada destino indutor em 20 cidades. Cada um dos destinos escolhidos receberá uma lista com os principais emissores de cada região, baseado no perfil dos turistas que a cidade recebe, e nos hábitos de consumo. Assim, as cidades podem definir seu posicionamento estratégico e desenvolver um plano de ações."

-----------------------------------

Rebeca Cavalcante
Assessora de Comunicação da SETFOR
MTB 1852 CE
(85) 3105-1518
(85) 8722-2704

II Corrida Contra o Fumo

"Já estão abertas as inscrições para a Segunda Edição da Corrida Cearense Contra o Fumo, uma iniciativa da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, que tem como objetivo alertar a população sobre os malefícios do cigarro.

A corrida acontece no próximo dia 29 de agosto, Dia Mundial de Combate ao Fumo, e terá um percurso de 6 Km. A largada será às 7h, na Avenida Beira Mar, entre as ruas Idelfonso Albano e João Cordeiro (próximo restaurante Tia Nair). A prova será disputada em duas categorias: geral e caminhantes, o que vai proporcionar, também, a participação de pessoas que não são atletas profissionais. Participantes com mais de 60 anos terão desconto de 50% na inscrição, de acordo com o que determina o Estatuto do Idoso.

A II Corrida Contra o Fumo pretende alertar a população sobre os danos físicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais causados pelo tabaco. De acordo com a presidente da SCPT, Dra. Penha Uchôa, a ideia do evento é estimular os jovens para que eles adotem hábitos saudáveis, como o esporte, no dia a dia, e excluam o cigarro. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de agosto. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Serviço: II Corrida Cearense Contra o Fumo

Período de inscrições: 22 a 24 de agosto

Valor: R$ 30,00 até dia 17 de agosto. R$ 35,00 após o dia 17 de agosto

Local: Loja Caprius Sport Adventure, Av. Senador Virgílio Távora, 1461,

Informações: (85) 3224.7952

Local da Prova: Beira Mar

Largada: 7h

Data: 29/08/2010

Inove Assessoria em Comunicação e Eventos

Verônica Melo (MTB 04161 CE) Tel. (85) 8605-0423

Stella Magalhães (MTB 01714 CE) Tel. (85) 9998-7464

Bienal do Livro de São Paulo

Através de uma articulação da CCL e FLLEC, dez editoras cearenses estão reunidas para representar o Estado na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Oportunidade de bons negócios e de difusão da qualidade editorial cearense

Neste ano, a Câmara Cearense do Livro em parceria com o Fórum de Literatura e Leitura do Ceará – FLLEC, desenvolve uma iniciativa pioneira no Estado: a inserção de dez editoras cearenses na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, cuja 21ª edição acontece entre os dias 12 e 22 de agosto, no Anhembi.

As editoras Armazém da Cultura, Brasil Tropical, Casa da Prosa, Conhecimento, Imeph, Omni, Smile e Terra da Luz são as empresas confirmadas na comitiva cearense, que levará em torno de quatro mil títulos entre livros de arte, infantil e juvenil e periódicos. Durante o evento, oestande Ceará na Bienal prevê ainda lançamentos de várias obras, além de sorteios e contações de histórias.

O Ceará já é reconhecidamente modelo para o Nordeste em termos de articulação política das cadeias criativa e produtiva do livro. Neste evento, o Estado se revela não apenas como exemplo de mercado consolidado, mas também de qualidade e rigor técnico. “Quem visitar nosso estande terá a oportunidade de conhecer um Ceará de excelentes produções”, convida Sandra Lima Röhl, atual presidente da Câmara Cearense do Livro e Mileide Flores, atual secretária executiva do Fórum.

O objetivo da viagem da Comitiva não é apenas comercializar livros durante a Bienal, mas também buscar fortalecer o mercado editorial cearense através de articulações. Na pauta dos editores, a participação na 20 ª Convenção Nacional de Livrarias ( 9 a 11 de agosto), e reuniões com os Secretários de Cultura do Nordeste, distribuidores de livros e Ministério da Educação.

Sobre a CCL

A Câmara Cearense do Livro – CCL, com sete anos de atuação, foi fundada com o intuito de satisfazer, sobretudo, duas demandas crescentes no Ceará: articular o setor editorial e compreender o livro como produto não apenas cultural, mas econômico. Visando esses pilares, o editor Peter Röhl (reconhecido por sua larga atuação na indústria gráfica paulista) se reúne com importantes nomes do mercado cearense e funda a CCL em 2003. Desde então, a Câmara tem sido uma das grandes entusiastas da democratização do acesso ao livro e à leitura no Estado, participando inclusive das comissões organizadoras das bienais do livro no Ceará.

Sobre o FLLEC

A Cadeia do Livro e da Leitura é ramificada e complexa e representa um vasto segmento que vai desde o leitor até o gráfica. Por estas características é que escritores, livreiros, editores, gráficos, bibliotecários, ilustradores, leitores e professores preocupados com a falta de comunicação entre os diversos agentes desta Cadeia criaram um espaço de discussão para que os olhares múltiplos na busca de soluções se perceba único. Dentro deste contexto o Fórum de Literatura e Leitura do Ceará é criado em janeiro de 2009.

Onde estamos

21 Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Anhembi, Rua N, Estande 45

-

Luiza Helena Amorim
jornalista e escritora
85 + 8804 0503

domingo, 1 de agosto de 2010

As bancadas

De um lado: Lúcio Alcântara (PR), Cid Gomes (PSB) e Marcos Cals (PSDB). Do outro: Soraya Tupinambá (Psol), Maria Natividade (PCB), Marcelo Silva (PV) e Francisco Gonzaga (PSTU). Bancadas do Debate da TV União de hoje mediado por Fernando Dantas e Christiane Bardawill.

Governamentáveis x presidenciáveis

Cid Gomes (PSB) e Marcos Cals (PSDB) esqueceram os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no debate de hoje da TV União. Marcelo Silva (PV) lembrou Marina Silva (PV); Soraya Tupinambá (Psol), Plínio Arruda (Psol); Francisco Gonzaga (PSTU), José Maria Almeida (PSTU); e Lúcio Alcântara (PR), Dilma Rousseff (PT).

Fim do debate? na TV União

Menos por culpa da produção da TV União, mas o debate não aconteceu. Espera-se que no dia 27 de setembro ao meio-dia o debate entre os sete candidatos a governador do Ceará realmente aconteça. Cid Gomes (PSB) não confirmou presença, alegando que em 27 de setembro tem previsão de comício de Lula pedindo votos para Dilma Rousseff em Fortaleza.

3° Bloco do Debate?

Terceiro bloco e nada de debate. Gonzaga para Soraya. Soraya para Maria Natividade. Maria Natividade para Gonzaga. E perguntas e respostas vagas. Espera-se que o debate começe a partir de agora com Lúcio Alcântara, Marcos Cals, Cid Gomes e Marcelo Silva.

2° Bloco da TV União

No segundo bloco do Debate da TV União os sete candidatos a governador responderam a perguntas de representantes da Sociedade Civil:
  • Marcelo Silva - lembrou que falta ética no tempo só de um minuto de Rádio e TV para a candidata do PV a Presidência, Marina Silva.
  • Maria Natividade - Fazer a Reforma Agrária. Criticas à Agricultura Familiar.
  • Marcos Cals - Industrialização sem guerra fiscal.
  • Lúcio Alcântara - respeito à Lei das Quotas.
  • Cid Gomes - Segundo Tempo, programa de esporte do presidente Lula e Copa 2014 como grande oportunidade de resolver problemas de infraestrutura.
  • Soraya Tupinambá - protagonizar iniciativa de base cultural.
  • Francisco Gonzaga - não ao financiamento de campanha.

1° Bloco do Debate da TV União

Encerrado o primeiro bloco do debate com os sete candidatos a governador do Ceará, na TV União, que começou com 17 minutos de atraso. Os principais momentos do primeiro bloco que durou 40 minutos e tem a mediação de Fernando Dantas e Chistiane Bardawill:
  • Cid Gomes (PSB) respondeu sobre Educação - único caminho que permite ser um Estado desenvolvido; 150 escolas em construção; ensino superior para o Governo Federal.
  • Marcos Cals (PSDB) respondeu sobre Turismo - Turismo sexual não; integrar turismo e segurança; turismo religioso; e Prodetur.
  • Soraya Tupinambá (Psol) respondeu sobre Trabalho e Renda - críticas ao Pecém e ao agronegócio; ousar viver outro Ceará com sustentabilidade.
  • Marcelo Silva (PV) respondeu sobre Saúde - boa alimentação, atendimento e profissionais de saúde valorizados.
  • Maria Natividade (PCB) respondeu sobre Infraestrutura e Saneamento - educação humana, interceptor oceânico criticado. investir no desenvolvimento humano; prioridade em seis meses.
  • Francisco Gonzaga (PSTU) respondeu sobre Segurança Pública - criticou o governador Cid Gomes e o ex-governador Lúcio Alcântara. Pregou o fim do Ronda do Quarteirão e uma polícia dismilitarizada e que os policiais sejam nomeados pelos trabalhadores.
  • Lúcio Alcântara (PR) respondeu sobre Meio Ambiente - disse que é um defensor do verde; citou o Geopark do Cariri, urbanização de lagoas em Fortaleza e prometeu premiar agricultores que respeitem o Meio Ambiente.

Debate na TV União

Militância em frente à TV União, mas debate com governamentáveis já está com sete minutos atrasado.

Seguidores

Arquivo do blog