Pesquisar no blog

sábado, 14 de agosto de 2010

ICID+18

Começa nesta segunda-feira, 16 de agosto, a Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas - ICID+18. A abertura oficial do evento acontece às 11 horas, no auditório principal do Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, e terá a presença dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Também estarão presentes na solenidade, o secretário-executivo da Convenção de Combate à Desertificação das Nações Unidas, Luc Gnacadja, e representantes das instituições que fizeram eventos preparatórios para a ICID+18. Durante o evento será lida uma mensagem do Presidente Lula para a Conferência e lançada a Década sobre Desertos e de Combate à Desertificação, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Antes da abertura oficial, às 9 horas, também no auditório principal, será divulgado o relatório das reuniões preparatórias para a Conferência. O documento é uma síntese das reuniões que aconteceram no continente africano, nos Estados Unidos e no Brasil, e tiveram a participação de cientistas, gestores públicos e representantes de organizações não-governamentais.

ICID+18 - A Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas será realizada entre os dias 16 a 20 de agosto. O evento é uma contribuição para a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que acontecerá em 2012. Para o evento, são esperados cerca de dois mil participantes de mais de 50 países, entre aqueles que possuem regiões áridas ou semiáridas, além de instituições internacionais, universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. Durante os cinco dias de programação, estudiosos vão estar voltados para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta.

Para saber a programação completa, acesse o site: www3.funceme.br/icid18

Coordenadoria de Imprensa do Governo:

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br - 85 3101.6247)

Lamentável

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=298264&modulo=183

A operação de Chico Anysio

http://babado.ig.com.br/noticias/2010/08/14/chico+anysio+se+recupera+no+cti+apos+passar+por+cirurgia++9563536.html

Bodyboarding

Hoje e amanhã, o atleta Eduardo Freitas participa da 1ª Etapa do Circuito Fortaleza de Bodyboarding. A competição, que ocorrerá nas imediações da Barraca Saturno Beach, contará ponto para o Circuito Estadual.
Vivendo a melhor fase de sua carreira, Dudu, como é mais conhecido por todos está preparado para enfrentar mais esta competição. Líder do Circuito Cearense Profissional de Bodyboarding, ele sabe que a etapa terá um alto nível de atletas, contando inclusive com a participação do destaque carioca Nicholas Bastos e dará o seu melhor para obter um bom resultado. "Venho treinando muito todos os dias e acredito muito que essa minha nova fase nada mais é que os frutos que planto diariamente”, disse.
Nesta etapa, Dudu promete agradar a todos com o seu desempenho e sua incessante busca pela perfeição e fluidez na execução de manobras. “Agradeço a todas as empresas que acreditam na minha conduta e no meu potencial e estou bastante confiante, Keep bodyboarding!", finalizou o atleta.
Para esta etapa são esperados cerca de 130 atletas divididos em oito categorias: Profissional Masculino, Profissional Feminino, Amador Masculino, Amador Feminino, Iniciante Masculino, Iniciante Feminino, Amador Universitário e Master (para atletas acima de 28 anos).
PERFIL - Eduardo Freitas, 32 anos, começou a pegar onda com seus dois irmãos Paulinho e Marcelo na praia do futuro. Bodyboarder desde 92, atualmente mora na praia do Icaraí, aonde é local. Profissional há 11 anos, Dudu é Hexa campeão “Fly session”, Top cearense e atual líder do Circuito Estadual de 2010. Em 2005 fraturou duas vértebras da coluna cervical, quebrando o pescoço em uma manobra mal realizada no Icaraí. O acidente o deixou oito meses fora d’água, sem esperança para voltar a prática do esporte. Em 2006 voltou com força total e em menos de um ano foi Top estadual na categoria Pro.
Sua viagem marcante foi em 2008 para Portugal, onde Eduardo morou três meses na vila de Ericeira e pegou as melhores ondas de sua vida.
Atualmente Eduardo treina forte todos os dias no Icaraí e Laje da tabuba. Fora d'gaua tem o acompanhamento da psicóloga Tássia Ramos com o intúito de continuar mantendo a liderança do circuito Cearense 2010.
Dudu tem muitas metas para esse ano, uma delas é tentar ser campeão estadual 2010. Pretende também participar de algumas etapas do circuito brasileiro e mundial e tentar fechar algum tipo de patrocinio para o seu projeto social com as crinças das comunidades locais, na escola de bodyboarding do Icaraí onde trabalha como diretor e instrutor.

Chic e Retalhos

O lançamento da 16ª edição da CHIC será no dia 19 de agosto, na Galeria Casa D'Arte, por ocasião da exposição do artista plástico José Maria Machado, cearense radicado em Brasília. Na noite, os convidados, além de vislumbrarem os trabalhos em exposição, participarão de um coquetel com serviço do Alice´s Gastronomia & Eventos, quando será servido um bom espumante - Maria Codorníu - e um excelente whisky, no caso, o The Black Grouse. O Malibu, sedã importado dos Estados Unidos, pela General Motors, estará exposto na ocasião.

Voto em trânsito

http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1322480

Os três principais governamentáveis hoje

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/tucano+estreia+campanha+na+terra+de+cid+gomes/n1237748403086.html

Cid x Lúcio

Os ataques entre os candidatos a governador Lúcio Alcântara (PR) e Cid Gomes (PSB) começaram antes mesmo do Horario Eleitoral Gratuito que tem início na próxima terça-feira. Lúcio Alcântara pelo twitter (twitter.com/lucioalc) diz que "O governador anuncia benesses de última hora. O nome disso é aflição eleitoral". Pelo mesmo microblog Lúcio bate no deputado federal Ciro Gomes (PSB), coordenador geral da campanha de Cid: "O faltoso Dep. Ciro Gomes (PSB-Ce? Sp?) diz-se desencantado com a Câmara. Decepcionado está o povo cearense com o relapso parlamentar". O tom da campanha de Lúcio subiu nas últimas postagens quando disse em referência a Ciro: "O primeiro irmão anda por aí pedindo perdão a todo mundo dos desmando do clã. Arrependimento quando sincero é gesto nobre. O q não é o caso."
Ciro rebateu Lúcio quando em entrevista ao jornal O Estado de Fortaleza, na coluna do Política do jornalista Macário Batista, chamou o candidato do PR de "amorfo". Segundo Ciro, Lúcio "Não tem nada a oferecer. O discurso é velho", alfinetou.
Hoje pela manhã Ciro, no comitê de campanha de Cid, comparou os governos Lúcio e Cid: "Ciro Gomes informou hoje pela manhã na tenda do Comitê: governo passado investiu 2,5 bi e o atual 7,5 bi. Contra números não há argumento!!!", postou o secretário cearense de Esporte, Ferruccio Feitosa no twitter.
Logo no começo na disputa, Ciro disse que Lúcio vinha para campanha "cheio de rancor". Lúcio quando tentou a reeleição para governador em 2006 perdeu para Cid Gomes ainda no primeiro turno. Antes (1991-1994) quando Ciro foi governador, Lúcio era seu vice. A relação dos dois nunca não boa.

E a briga continua

Ciro Gomes informou hoje pela manhã na tenda do Comitê: governo passado investiu 2,5 bi e o atual 7,5 bi. Contra números não há argumento!!!
ferrucciopetri-twitter

Ciro deixa a TV Cidade

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) suspendeu seus comentários na TV Cidade de Fortaleza (afiliada da Rede Record no Ceará). Ciro Gomes chegou a gravar três comentários sobre violência urbana, que foram ao ar no programa policial 190 apresentado ao meio dia pela TV Cidade, na primeira semana de agosto. Depois disso não gravou mais e ontem formalizou a suspensão, prometendo voltar após as eleições.
Segundo a secretária particular do deputado, Luiza Serpa, Ciro vai se dedicar exclusivamente a campanha de tentativa de reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Ciro é coordenador geral da campanha de Cid. Ele temia que sua aparição na tevê pudessem ser considerada como propaganda de Cid e motivasse questionamentos na Justiça Eleitoral.

Icasa amarga sétima derrota

O Icasa em 14 rodadas da Segundona perdeu sete partidas e está com saldo negativo de um gol. Ontem de virada foi derrotado por 2 a 1 pelo São Caetano, em São Paulo. Soma 17 pontos, vindos de cinco vitórias e dois empates.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Vestibular Estácio-Fic-Fecomércio

Amanhã, às 10 horas, a Estácio FIC realiza o primeiro “Vestibular Fecomércio-CE”, direcionado para todos os associados que se interessarem nesta parceria. As provas serão realizadas na Unidade Moreira Campos, situada na Rua Visconde de Mauá, 1940. As inscrições são gratuitas e realizada no dia prova. Esse vestibular é resultado da parceria nacional que foi firmada entre a Fecomércio-CE e a Instituição de Ensino Superior Estácio de Sá, que no Ceará é representada pela Faculdade Integrada do Ceará (Estácio FIC).

O objetivo do convênio é beneficiar os colaboradores e os familiares do Sistema Fecomércio (Fecomércio, IPDC, Sesc e Senac), dos 35 sindicatos filiados e das 110 mil empresas do ramo do comércio associadas à Federação, concedendo desconto de 20% nas mensalidades dos cursos de graduação e de 10% nos cursos de extensão e de pós-graduação. Para usufruir dessa, o associado precisa apenas apresentar a declaração-padrão emitida pelos sindicatos e pela Fecomércio-CE, testificando a vinculação desses com a entidade.

Mais do que apenas conceder descontos, o convênio visa à capacitação profissional, a fim de que o setor do comércio se desenvolva, tendo mão de obra qualificada. “Essa parceria representa um marco para a Fecomércio, pois através dele muitas pessoas poderão realizar o sonho de concluir uma faculdade e se desenvolver profissionalmente, contribuindo, assim, para que as empresas tenham mão de obra qualificada e para que o estado do Ceará se desenvolva economicamente”, afirma o vice-presidente da Fecomércio-CE, Ranieri Leitão.

O Convênio é nacional, pois o associado pode escolher estudar em qualquer uma das 73 unidades de Ensino Superior integrantes do grupo Estácio de Sá, espalhadas em 16 estados do país. No Ceará, a Estácio FIC oferece 24 cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico) e 33 cursos de pós-graduação (Doutorado, Mestrado e Especialização), ministrados em duas sedes, na Água Fria e na Aldeota. Além disso, disponibiliza também 11 cursos de graduação e 13 de pós-graduação na modalidade Ensino à Distância (EAD).

Os cursos de graduação presencial, oferecidos no Ceará, são: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Gestão de Recursos Humanos, Turismo, Marketing, Telemática, Nutrição, Processos Gerenciais, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Jogos Digitais. Os outros cursos de ensino à distância, de pós-graduação e de extensão, oferecidos pela instituição, podem ser vistos no site: www.estacio.br / 08002823231

Mais informações

Estácio FIC: (85) 3456.4151 ou 3456.4180

Fecomércio-CE: (85) 3270. 4259


BNB lucra

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentou, no primeiro semestre do ano, lucro líquido de R$ 110 milhões, com patrimônio líquido de R$ 2 bilhões e rentabilidade de 10,87% ao ano, na data de 30 de junho de 2010. Os números foram apresentados no Relatório Semestral da Administração do BNB, divulgado hoje.

O documento mostra que, no período, os ativos globais do Banco apresentaram um acréscimo de 3,7% em relação ao final de 2009, totalizando um crescimento de R$ 700 milhões. O resultado deve-se, principalmente, ao aumento no saldo de disponibilidades, aplicações interfinanceiras e títulos de valores mobiliários, com destaque para o aumento no volume de captações de depósitos a prazo.

Com relação ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), houve um incremento de 6,7% no saldo total de ativos, ocasionado, principalmente, pelo aporte de recursos do Tesouro Nacional. No primeiro semestre, ingressaram no patrimônio do Fundo mais de R$ 2 bilhões, montante superior aos R$ 1,8 bilhão recebidos no mesmo período do ano passado.

Quando comparados os resultados referentes a 30 de junho de 2010 e 31 de dezembro de 2009, verifica-se ainda a recuperação de R$ 63,4 milhões para o ativo do Fundo, dos quais R$ 32,5 milhões recuperados por meio de renegociação de operações.

Segundo o presidente Roberto Smith, a demanda de investimentos continua forte no Nordeste e o Banco conta com aproximadamente R$ 10 bilhões em operações de longo prazo em carteira para contratação no segundo semestre.

“O resultado do Banco sofreu ainda o impacto da crise que assolou o País em 2008 e 2009 e deverá mostrar recuperação até dezembro”, afirmou.

Contratações globais

De janeiro a junho de 2010, o Banco do Nordeste contratou 1,2 milhão de operações de crédito, perfazendo a soma de R$ 8,4 bilhões em aplicações. De julho de 2009 a junho de 2010, foi contratado um total de R$ 19,9 bilhões, o que representa acréscimo de 15,7% nas contratações globais nos últimos 12 meses. A maior parte dos negócios (R$ 4,1 bilhões) foi fechada com os setores rural e industrial.

Um dos destaques da atuação do Banco no primeiro semestre foram as operações de curto prazo, que apresentaram um incremento de 19,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto nos primeiros seis meses de 2009 foram contratados R$ 3,2 bilhões; de janeiro a junho deste ano, as contratações somaram R$ 3,8 bilhões, dos quais R$ 2,6 bilhões por meio de crédito comercial.

O relatório ainda destaca a boa expectativa em relação aos investimentos em infraestrutura no segundo semestre, graças a R$ 2,4 bilhões de negócios que o Banco possui em carteira com o setor, além de R$ 950 milhões em propostas de financiamento.

Fundo Constitucional - Por meio do FNE, o Banco do Nordeste contratou 183,5 mil operações no primeiro semestre, das quais 174,2 mil (95%) foram negociadas com o setor rural. Ao todo, foram R$ 4,1 bilhões investidos com recursos do Fundo, dos quais a maior parte (R$ 1,4 bilhão) também foi contratada com o setor rural.

Ainda com relação ao número de operações, o relatório destaca que a maior quantidade dos financiamentos (181,1 mil) foi concedida para pequenos, micro e mini produtores rurais (aqueles com receita agropecuária bruta anual de até R$ 300 mil). O valor médio por operação realizada com esse setor foi de R$ 6,4 mil.

___________________________

Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Ambiente de Comunicação Social

(85) 32993149

Debates na TV

Os próximos debates com os candidatos a governador do Ceará:
  • TV Jangadeiro - dia 19 de agosto.
  • TV O Povo - dia 22 de agosto.
  • TV União - dia 27 de setembro.

O dia 13 dos candidatos a governador

http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/o-dia-dos-candidatos-ao-governo-3/

Ciro deixa a TV Cidade

Foram só três comentários e Ciro Gomes não é mais colaborador da TV Cidade. http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/08/13/ciro-gomes-deixa-programa-de-tv-e-entra-de-cabeca-na-campanha-do-irmao/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Operação Canal Vermelho

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje a Operação Canal Vermelho, para reprimir crimes de contrabando, descaminho e homicídios, praticados por uma organização criminosa no Ceará. A ação policial prevê o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão. Participam da operação 110 policiais federais, sendo 8 do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), da Superintendência Regional de Pernambuco. As investigações partiram do Inquérito Policial que apura a tentativa de homicídio contra um auditor da receita federal, ocorrida no dia 9 de dezembro de 2008. Segundo consta, as suas ações de fiscalização e apreensão de mercadorias, provenientes de contrabando e descaminho, estavam prejudicando os trabalhos da organização criminosa, que é liderada por um estrangeiro de nacionalidade iraniana. A organização criminosa contava com o apoio de policiais militares que faziam a segurança de três lojas e dois depósitos localizados nesta capital. Ficou apurado, durante as investigações, que o iraniano, líder da quadrilha, mandava os policiais militares ou pessoas por eles recrutadas executarem pessoas que viessem a prejudicar ou interferir nas atividades da organização criminosa. Há indícios de que o grupo seja responsável direto ou indireto por, pelo menos, 11 execuções nos últimos dois anos.

A tardinha a PF apresentou balanço da Operação Canal Vermelho: 11 presos, dentre eles o iraniano Farhad Marvizi, líder da organização, dono de lojas de eletroeletrônicos em três shoppings em Fortaleza. Também foram presos dois policiais militares: Jean Charles da Silva Libório e Cláudio Nascimento Cardoso.


Contra o Grêmio dia 22

Depois do Flamengo (RJ), sábado próximo no Maracanã, o Ceará recebe no domingo (22), às 18h30, no Castelão, o Grêmio, do treinador Renato Gaúcho, pela 15ª rodada da Primeirona do Brasileirão.

Os 5 anos do roubo ao BC

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/778655-furto-ao-bc-de-fortaleza-ocorria-ha-cinco-anos-r-50-mi-foram-recuperados.shtml

Minha Casa, Minha Vida

"Dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, será assinado amanhã, às 15h30, no Hotel Blue Tree de Fortaleza, contrato para construção de três empreendimentos residenciais - Demócrito Dummar I, II e III, com mais de 800 unidades (apartamentos). O projeto, desenvolvido pela Urban Construções, através de sua incorporadora, a Interpar Participações, destina-se a famílias com renda de zero a três salários mínimos. Com entrega prevista para julho de 2011 (em 12 meses), será composto por 824 unidades, que beneficiarão mais de 3.400 pessoas.

O empreendimento é considerado de grande valor social, já que atenderá famílias de baixa renda. A prestação mensal será limitada a 10% do salário do trabalhador, tendo o valor mínimo de R$ 50,00 e R$ 150,00 (reais) no máximo. As unidades terão o valor médio de R$ 44.900,00 (quarenta e quatro mil e novecentos reais), sendo que o beneficiário pagará somente 120 parcelas, totalizando um pagamento mínimo de R$ 6.000,00 e máximo de R$ 18.000,00. O restante será quitado totalmente pelo Governo Federal, após o pagamento das 120 prestações.

O investimento do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal (CEF) no empreendimento é de R$ 36,2 milhões. “Com a construção dos residenciais Demócrito Dummar serão gerados cerca de 700 empregos diretos na obra e 2.800 indiretos. Além disso, 80% dos materiais utilizados são totalmente produzidos na nossa região”, destaca o diretor presidente da Interpar, Manuel Cesário Mendes Filho.

A cerimônia de assinatura contará com as presenças do Superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, Superintendente da Caixa Econômica Federal - Regional Norte/Sul, Odilon Pires Soares, do representante do setor de engenharia da Caixa Econômica Federal – GIDUR / FOR, Flávio Jucá, e representantes da Prefeitura de Maracanaú.

Os três empreendimentos possuem entradas de acesso individuais, totalizando 38 mil metros quadrados de área. Os condomínios residenciais de apartamentos terão blocos de dois pavimentos, com quatro unidades em cada bloco. A unidade terá 43m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O condomínio terá ainda salão de festas, áreas de lazer, serviços públicos como água, esgoto, telefonia, energia elétrica, além de transporte público com acesso no local.

O nome dos empreendimentos é uma homenagem ao jornalista Demócrito Dummar. Neto de Demócrito Rocha, filho de Lúcia Dummar e João Dummar, era bacharel em Direito e ocupou o cargo de diretor-presidente do Grupo de Comunicação O Povo de 1985 a 2008, ano em que faleceu.

Além dos Residenciais Demócrito Dummar I,II e III, a Interpar é responsável pelos Residenciais Virgílio Távora I, II e III, já contratados e com obras iniciadas desde o mês de março com entrega em março de 2011. Os empreendimentos Engenheiro José Lino da Silveira I a IX, se encontram em fase avançada de contratação pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, os 15 residenciais irão oferecer 4.320 novas unidades habitacionais.

A Interpar

A Interpar Participações e Empreendimentos S/A foi fundada em 2005 por empresários atuantes há mais de 30 anos no ramo da construção civil, com o objetivo de desenvolver projetos de incorporação e também conjuntos habitacionais.

Atualmente, a empresa está desenvolvendo sete empreendimentos de incorporação imobiliária voltados para o mercado de alta renda em Fortaleza e outros municípios dentre os quais Aracati e Aquiraz.

Além dos projetos citados, durante o biênio de 2010/2011, a empresa focará sua atuação na construção de casas e apartamentos residenciais destinados a população de baixa renda, em parceria com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Habitação Minha Casa, Minha Vida, de zero a três e quatro a 10 salários mínimos.

Serviço

Os Residenciais Demócrito Dummar I, II e II localizam-se na Av. Mendel Steinbruch – CE 060, próximo a Ceasa.

Assinatura do contrato dos Residenciais Demócrito Dummar I, II e III

Hotel Blue Tree - Rua Atualpa Barbosa de Lima, 500 – Praia de Iracema.

13/08, às 15h30.

Interpar Participações e Empreendimentos S/A

Avenida Santos Dumont, n.º 2828, 15.º Andar, sala 1502 - 1503

(85) 3486.1199

VSM Comunicação

(85) 3456.6100

Vivian Gai – 8805.5210

Carolina Saraiva – 8699.9161

Operação Eleição Limpa

http://www.cearaagora.com/noticias/eleicoes/cartorio-eleitoral-e-pf-de-juazeiro-apreendem-material-de-campanha

Leão x Tigre sábado

Fortaleza x Tiradentes sábado à tarde de portões abertos no Pici. Teste para o jogo contra o Paysandu, no outro final de semana pela Terceirona.

A greve e o investimento

Enquanto tem greve de 3 mil na terméletrica de Eike Batista no Pecém: http://economia.ig.com.br/mercados/capitais/bolsa+fecha+em+alta+puxada+por+noticias+de+empresas/n1237746683411.html

Magno Alves ficou

Não levar Magno Alves é o primeiro erro do treinador estreante Mário Sérgio no Ceará. Viajaram 18 jogadores e Magno Alves não foi para o Rio de Janeiro. Nem Misael (machucado). Também não seguiu Clodoaldo. Começa mal o novo técnico alvinegro.
Os relacionados para enfrentar o Flamengo sábado às 18h30, no Maracanã são:
Goleiros: Diego e Michel Alves.
Zagueiros: Anderson, Fabrício e Erivélton.
Laterais: Oziel, Ernandes e Diogo.
Volantes: Heleno, João Marcos, Michel e Júnior Cearense.
Meio-campistas: Geraldo, Camilo, Aílton e Tony.
Atacantes: Washington e Welington Amorim.

Nó em Fortaleza

A cidade está parada. Foi dado um nó nas principais avenidas de Fortaleza com a greve dos motoristas de ônibus. Passei há pouco pela Visconde do Rio Branco, Clarindo de Queiroz, Senador Pompeu, Aguanambi, Domingos Olímpio e Avenida da Universidade. Todas engarrafadas. Muitos ônibus parados no meio da rua...

Eleições no Ceará

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/palanque+triplo+adia+visita+de+dilma+rousseff+ao+ceara/n1237746737859.html

Eleições no Ceará

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/doze+deputados+estaduais+desistem+de+reeleicao+no+ceara/n1237746761373.html

Seminário da Prainha

Conhecido como um dos mais importantes símbolos católicos cearenses, o Seminário da Prainha será reinaugurado nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, às 8h30min. O prédio, construído no século XIX, também abriga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Realizadas pela Secretaria de Turismo, as reformas foram iniciadas em agosto do ano passado e custaram R$ 1.230.620,52 oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo. A inauguração do equipamento contará com a presença do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, e do Arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que irá realizar uma celebração comemorativa em alusão ao evento. Participarão do evento, além das autoridades, 450 alunos dos cursos de Teologia e Filosofia da Faculdade Católica de Fortaleza, com sede no Seminário.

Dentre as obras realizadas estão às restaurações na fachada e na área interna do equipamento, o qual busca, dentro do conceito de preservação do patrimônio, a salvaguarda de um significativo monumento histórico e arquitetônico que ainda conserva expressivo acervo de azulejos do século XIX, oriundo de Portugal. Além de ressaltar esse acervo, a acessibilidade aos portadores de deficiência física foi melhorada com a construção de rampas de acessibilidade para facilitar o ingresso dos fiéis ao seu interior. Tombados pelo patrimônio histórico estadual em 2008, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1861, destina-se às missas e manifestações religiosas. Já no Seminário, cuja inauguração ocorreu em 1864, funciona a Faculdade Católica do Ceará, com cursos de Teologia e Filosofia. De acordo com o diretor pedagógico, padre Evaristo Marcos, o local abrigou o primeiro curso de teologia no Estado. “Com praticamente 160 anos, o Seminário é um dos poucos prédios históricos abertos totalmente para prática de atividade católica, além de ser ponto de encontro e uma referência para muitos intelectuais”, acrescenta o religioso. Atualmente, também funcionam no local o Instituto de Ciências Religiosas (Icre) e o Instituto Teológico Pastoral do Ceará (Itep), administrados pela Arquidiocese de Fortaleza.

---

Carmen Inês Matos Walraven

Mara Cibely de Oliveira

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Turismo do Estado

(85) 8732-2041/3101-4661/8783.5126


Shakespeare

"O teatro e a figura de William Shakespeare são presenças constantes na produção audiovisual desde fins do século XIX, quando a primeira película shakespeariana foi realizada. Nos dias atuais suas obras se reproduzem no audiovisual, nos programas de TV, internet, games e até aplicativos de telefonia móvel. Pensando nisso, o Debates Incalculáveis de Agosto que acontece na próxima segunda (16) às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) vai refletir Shakespeare no universo audiovisual – da fidelidade à adaptação intercultural.

O Debates Incalculáveis é encontro aberto ao público promovido pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. O convidado do mês é o pesquisador Marcel Vieira, professor do Curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense.

Vieira vai refletir com o público sobre a relação das obras de Shakespeare e o audiovisual, a partir dos processos de tradução e adaptação intercultural das versões não-anglófonas das peças no cinema “como é o caso de filmes alemães, dinamarqueses, finlandeses, ganeses, indianos, chineses, mexicanos e, no que nos interessa mais, brasileiros. Essas adaptações encenam as tensões de significado entre a matriz teatral elisabetana e os contextos sócio-culturais de produção, que vão da paródia e do pastiche, até as recriações intertextuais pós-modernas” explica o pesquisador.

Serviço

Debates Incalculáveis “Shakespeare no universo audiovisual – da fidelidade à adaptação intercultural” dia 16 de agosto, segunda-feira, às 18h30 na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Grátis.

--

Katia Karan
Assessora de Comunicação
Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza
(55+85) 3252-1444 | 8858-4774
Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Fortaleza -CE|Brasil

Prévia da ICID+18

Uma prévia da Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18) – a ser realizada nos dias 16 a 20 em Fortaleza, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza - será apresentada à imprensa amanhã, às 10 da manhã, no Palácio Iracema, pelo diretor da ICID+18, Antônio Rocha Magalhães. Também participará da apresentação o presidente do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Roberto Germano. O site com a programação atualizada da ICID+18 pode ser acessado em www3.funceme.br/icid18

Turismo na alta estação

O secretário Bismarck Maia anunciou aumento de 17,5% no número de visitantes no mês de julho, em relação ao mesmo período do ano passado. Durante todo o mês de julho, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) realizou pesquisa sobre o perfil do turista que visitou o Ceará, via Fortaleza, realizada nos principais portões de saída (aeroporto e rodoviária), além de pontos turísticos da capital (Beira Mar, Monsenhor Tabosa, Praia do Futuro, Mercado Central, Dragão do Mar, Centro Turismo e Beach Park).
Foram identificados, dentre outros, o motivo da viagem, o meio de hospedagem utilizado, o transporte, o tempo de permanência, a origem do visitante e o seu gasto médio diário. Foi avaliado, ainda, o nível de satisfação do turista relacionado à infraestrutura e aos serviços turísticos do destino Ceará.
Como resultado desta alta estação de julho de 2010, a demanda turística via Fortaleza, com 332.985 turistas, registrou o aumento de 17,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A demanda hoteleira na capital cearense apresentou crescimento de 13,6%, e a renda gerada neste período (R$ 824,4 milhões) cresceu 6,4%.
O número de pessoas que viajou com a família, apresentou um crescimento significativo em relação ao ano anterior: 47,3% em 2010, contra 41,9% em julho de 2009. Em termos reais, o aumento observado entre os casais com filhos que visitaram o Ceará foi de 12,88% no período analisado.
Com relação à faixa etária, 66,6% dos visitantes estão entre 26 e 50 anos de idade. Um total de 16,2% é de pessoas acima de 51 anos e 17,2% têm idade inferior a 25 anos. Dos turistas entrevistados, 63,3% declararam ter nível superior.
Dos turistas nacionais, o principal mercado emissor foi o Estado de São Paulo, com 24,63% dos visitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, 10,95%, Distrito Federal, 7,19% e Pará, com 6,99%. Já no mercado internacional, assim como em 2009, a Itália foi o principal emissor, com 25,2%, seguido de Portugal (16,9%), França (11,9%) e Holanda, com 6,0%.
Sobre a motivação da viagem, o número registado de turistas que veio a passeio foi de 54,9%. Já 25,1% veio para visitar parentes e amigos, e 10,8% para negócios/trabalho. Dentre os fatores que influenciaram essa demanda estão os comentários de parentes e amigos (45,3%) e o conhecimento do local (28,7%). A internet, por sua vez, influenciou 9,5% dos entrevistados. As propagandas obtiveram 9,7% do motivo das visitas, sendo que deste número, 53,8% foram observadas em revistas, 25% em folders/folhetos e 11,5% em televisão.
A pesquisa constatou que 56,1% dos entrevistados optaram pelos meios de hospedagem formais (hotéis, pousadas, flats ou albergues). A taxa de ocupação hoteleira registrada no período foi de 78,9%.
Do total de turistas que chegou ao Estado, 71,9% utilizou o avião como meio de transporte, e 16,7% utilizou ônibus (regular ou fretado). Já os turistas que utilizaram o carro particular como meio de transporte saltou de 4,9% em 2009 para 11,4% em 2010.
Os resultados apresentados hoje pelo secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, serão utilizados como ferramentas para apoiar o desenvolvimento das ações de planejamento e marketing do turismo no Ceará.
Carmen Inês Matos Walraven
Mara Cibely de Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
Fone: (85) 8732-2041/3101-4661/8783-5126

Eleições no Ceará

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/cid+sera+alvo+de+cinco+candidatos+durante+o+horario+gratuito/n1237746581999.html

Mais Cultura Fortaleza

Prorrogadas até 30 de agosto, as inscrições para os editais do programa Mais Cultura em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e os projetos inscritos concorrem a um prêmio total de R$ 900 mil. Para participar, os interessados devem acessar o portal www.fortaleza.ce.gov.br ou o site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura), preencher o formulário de inscrição, coletar os documentos necessários e entregar o material em envelope lacrado, com o título do prêmio a que concorre, na Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro). A inscrição também pode ser enviada via Correios, obrigatoriamente por correspondência registrada ou Sedex. Informações: 3105-1386.

Contra a paralisia infantil

Amanhã será lançada, em Fortaleza, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, voltada a crianças menores de cinco anos. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será no Centro de Saúde da Família Guiomar Arruda (Rua General Costa Matos, 06, Pirambu), a partir das 9h, e contará com apresentação artística e com o trenzinho do Zé Gotinha, mascote da Campanha. No sábado (14), o Município mobilizará mais de 4.400 profissionais em 692 pontos de vacinação espalhados pela cidade, no dia D nacional. Apesar de o lançamento oficial ocorrer amanhã, quem levou seu filho com menos de cinco anos a um posto de saúde a partir do dia 1º deste mês já teve acesso à segunda dose da vacina. E para as crianças que não receberem a vacina no próximo sábado, os pais podem procurar, até 10 de setembro, qualquer um dos 92 postos de saúde do Município. A meta é imunizar 95% das quase 195 mil crianças menores de cinco anos de Fortaleza contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil.

Mais informações com a assessora de Comunicação da SMS, Lena Ximenes, nos telefones 3452-6609/ 8814-4004.

Escolas x oceanário

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/marcos+cals+promete+100+escolas+no+lugar+de+oceanario/n1237746217077.html

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Habeas corpus para Guedes Neto

Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região de Recife concede habeas corpus para Guedes Neto, que deixa a prisão da Polícia Federal em Fortaleza ainda nesta noite. Guedes Neto responde a processo abertura por denuncia de superfaturamento em obras do Dnit. Ele já foi exonerado do cargo.

José Serra no JN

José Serra no Jornal Nacional:
  • O foco não é o Lula.
  • Agradeço a meu pai por estar aqui pela segunda vez no Jornal Nacional.
  • Fiz o melhor programa de combate a Aids do Mundo.
  • Não vejo contradição no apoio do PTB.
  • O Índio da Costa é ficha limpa.
  • Não vou ficar na garupa de ex-presidente.
  • Sou de origem humilde.
  • Fui presidente da UNE.
  • Não sou centralizador.
  • Não vou lotear o Governo.
  • Promete estradas boas e baratas em termos de pedágio.

ICID+18

Na próxima segunda-feira, será apresentado o resultado das reuniões preparatórias para a Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas - ICID+18. A apresentação acontecerá às 9 horas, no auditório principal do Centro de Convenções do Ceará. No mesmo dia, às 11 horas será realizada a abertura oficial do evento.

O documento foi produzido durante quatorze reuniões preparatórias realizadas no continente africano, nos Estados Unidos e no Brasil. Contribuíram para o relatório, cientistas, gestores públicos, tomadores de decisão e organizações não-governamentais.

ICID+18

A 2a Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas será realizada entre os dias 16 a 20 de agosto, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. O evento é uma contribuição para a Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que acontecerá em 2012.

São esperados cerca de dois mil participantes de mais de 50 países, entre aqueles que possuem regiões áridas ou semiáridas, além de instituições internacionais, universidades e centros de

pesquisa de todo o mundo.

Assessoria de Imprensa da ICID+18:

Flamínio Araripe - flaminio.a@gmail.com - (85) 9615.1449

Empréstimo para novo Castelão aprovado

http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=15723

A Avenida da Eleição

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/ce+avenida+repleta+de+comites+tera+1+comicio+de+dilma+com+lula/n1237745632964.html

Ceará vai de 3-5-2 contra o Fla

Diego; Heleno, Anderson e Fabrício; Oziel, Michel, João Marcos, Tony e Ernandes; Washignton e Misael. Este é o time do Ceará no esquema 3-5-2 para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, no próximo sábado, às 18h30, na estreia do treinador Mário Sérgio.

Corrida contra o Fumo dia 28

Estão abertas as inscrições para a Segunda Edição da Corrida Cearense Contra o Fumo, uma iniciativa da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, que tem como objetivo alertar a população sobre os malefícios do cigarro.

A corrida acontece no próximo dia 28 de agosto, na véspera do Dia Mundial de Combate ao Fumo, 29, e terá um percurso de seis quilômetros. A largada será às 7 horas, na Avenida Beira Mar, entre as ruas Idelfonso Albano e João Cordeiro (próximo restaurante Tia Nair). A prova será disputada em duas categorias: geral e caminhantes, o que vai proporcionar, também, a participação de pessoas que não são atletas profissionais. Participantes com mais de 60 anos terão desconto de 50% na inscrição, de acordo com o que determina o Estatuto do Idoso.

A II Corrida Contra o Fumo pretende alertar a população sobre os danos físicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais causados pelo tabaco. De acordo com a presidente da SCPT, Dra. Penha Uchôa, a ideia do evento é estimular os jovens para que eles adotem hábitos saudáveis, como o esporte, no dia a dia, e excluam o cigarro. As inscrições podem ser feitas até 24 de agosto. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Serviço: II Corrida Cearense Contra o Fumo

Período de inscrições: até 24 de agosto

Valor: R$ 30,00 até dia 17 de agosto. R$ 35,00 após o dia 17 de agosto

Local: Loja Caprius Sport Adventure, Av. Senador Virgílio Távora, 1461,

Informações: (85) 3224.7952

Local da Prova: Beira Mar

Largada: 7h

Data: 28/08/10

Inove Assessoria em Comunicação - www.inovecomunic.com.br

Assessoria de Imprensa da SCPT
Verônica Melo (MTB 04161 CE) Tel. (85) 8605-0423

Stella Magalhães (MTB 01714 CE) Tel. (85) 9998-7464

Dia do Torcedor

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) sancionou, no último mês, duas leis referentes ao esporte local. A Lei 9676 instituiu o Dia do Torcedor, que deve ser comemorado no dia 6 de abril, em alusão à primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, realizada em 1896, na Grécia. Já a Lei 9678, criou a Semana Municipal da Paz nos Estádios, que deve ser celebrada durante a primeira semana de disputas do Campeonato Cearense. A iniciativa prevê que clubes da Capital realizem campanhas educativas que reforcem valores de cooperação e espírito esportivo, estimulem a conservação de equipamentos públicos e incentivem a presença de famílias nos estádios. Informações: 3105-1342.

Alta estação

O secretário cearense de Turismo, Bismarck Maia convida a imprensa e o trade turístico para a apresentação da pesquisa sobre o perfil do turista e resultado da alta estação de julho, amanhã, às 14h30, no auditório da Setur, no edifício Seplag-Térreo, no Cambeba.

Café da manhã com os governamentáveis

Uma oportunidade de conhecer melhor as propostas dosprincipais candidatos ao Governo do Estado, em especial as de interesse do empresariado luso-cearense e dos cerca de 150 sócios da entidade. Com esse objetivo, a Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) promoverá o “Café com Política: Repensando o Ceará”. A ação consiste em três encontros ao longo do mês de agosto, com os três candidatos melhor colocados nas pesquisas das eleições para Governador do Estado do Ceará. Com o formato de seminário seguido de debate, os encontros reunirão os candidatos: Lúcio Alcântara (PR), para amanhã, dia 12; seguido de Marcos Cals (PSDB), na quinta-feira, dia 19; e de Cid Gomes (PSB), na terça-feira, dia 24.

O primeiro encontro será realizado amanhã, às oito da manhã, no Hotel Gran Marquise (Avenida Beira Mar, 3980), com o candidato Lúcio Alcântara (PR). Para o presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE), Jorge Chaskelmann, “o evento é um momento de troca de ideias e uma forma de dar aos associados da Câmara uma visão aprofundada das respostas de cada candidato”. Entre os temas a serem abordados estão: Insegurança Jurídica para os Investidores; Licenciamento Ambiental para Empreendimentos; Turismo e Infra-Estrutura; e Excesso de Burocracia na Junta Comercial.


Eleições no Ceará

http://ultimosegundo.ig.com.br/p1237728725191.html

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Censura

Estadão sob censura há 375 dias.

Fórum Social das Fundações

EstamA Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza vai sediar, nos dias 16 e 17 da próxima semana, o FÓRUM SOCIAL DAS FUNDAÇÕES, evento promovido pela Associação Representativa das Fundações do Estado do Ceará (Afece). O evento visa fortalecer, ampliar e dar sustentabilidade às ações de impacto social das entidades que a integram, momento que será debatido assuntos de interesse comum, com uma linha de ação bem definida e clara para os parceiros e a sociedade em geral. Seu objetivo é constituir uma rede intersetorial de Fundações preparada para as constantes mudanças na sociedade civil moderna, fundamentada numa visão atualizada de responsabilidade social que, além de oferecer suporte técnico operacional, possa discutir e estabelecer um novo patamar de qualidade para os investimentos socialmente responsáveis. Participarão todas as fundações nas suas diversas especialidade, bem como ONG’s e Associações Sociais e de Classe, promovendo a interatividade das Fundações em vários âmbitos, oferecendo oportunidade para atualização de informações básicas sobre legislação, associativismo, promoção e sustentábilidade com técnicas de gestão e atração de investimentos.O evento terá uma programação de palestras especiais sobe a coordenação da TURIN Consultoria & Eventos, apoio do SEBRAE, BNB, CDL, PGJ/CE, Fundação Edson Queiroz, Fundação Beto Studart, Fundação Deúsmar Queiros.

PROGRAMAÇÃO

16/ 08/ 2010 - Segunda – Feira

18h30 - Coquetel de abertura

Tema: Legislação pertinente às Fundações - Palestra Magna – Dr. Eduardo Sabo – (DF)

17/ 08/ 2010 -> Terça – feira

9h - Palestra (01)

Tema > Gestão Publica e Terceiro Setor - Palestrante: Secretaria de Ação Social - Dra. Fátima Catunda

10h - Palestra (02)

Tema : Associativismo, Fundações e Negócios - Palestrante SEBRAE (CE)

11h30 - Palestra (3)

Tema: Direitos e Deveres Institucionais - Palestrante:Dr. Leo Charles Bossati II (CE)

12h30 – Intervalo ( almoço)

14h – Palestra (04) - Tema: Justiça Social - Palestrante: Dra. Socorro França (CE)

15h –Palestra (05) - Tema:Elaboração de Projetos e Captação de Recursos - Palestrante:Dra.Cecília M. de Farias Kother (RS)

16h – Intervalo

16h20 – Apresentação de “case” Resultados de Sucesso - Fundação Raimundo Fagner

16h40 - Oficinas de Estratégias Sociais

17h – Apresentação das Propostas

18h – Encerramento

Local: CDL – Câmara dos Dirigentes Lojista de Fortaleza - Rua – 25 de Março nº 882 Centro

Informações: TURIN Consultoria & Eventos - Fone: (85) 3234.7078 / 8736.0503 / 8645.3995

Repórter assaltada

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=297969&modulo=183

Ficha suja

Somente ontem à noite, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) terminou de julgar os pedidos de candidaturas para as eleições de três de outubro deste ano. No balanço final apresentado pela Justiça Eleitoral cearense está a impugnação de 29 candidaturas. Após concluir agora há pouco os julgamentos de todas as 43 impugnações propostas pelo Ministério Público Eleitoral com base na Lei 135 (Ficha Limpa), os juízes barraram 29.
Dentre os candidatos cujos registros foram negados constam os nomes de um candidato a governador (Marcelo Silva-PV), de quatro deputados federais (Marcelo Teixeira-PR, Eugênio Rabelo-PP, Manoel Salviano-PSDB e José Gerardo Arruda-PMDB) e de cinco deputados estaduais e suplentes (Dedé Teixeira-PT, Sineval Roque-PSB, Nenen Coelho-PSDB, Cirilo Pimenta-PSDB e Perboyre Diógenes-PSL), que assumiram uma cadeira na Assembleia Legislativa no quadriênio 2007-2010.
De todas decisões do TRE-CE ainda cabem recurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Direito de resposta

Por cinco votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará deu direito de resposta ao governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, contra a revista Veja. O direito de resposta é sobre uma nota na edição de 21 de julho passado, onde a revista diz que Cid comprou um apartamento em Manhattan, Nova Iorque (Estados Unidos).
O governador cearense se sentiu ofendido pela nota na coluna Holofote assinada pelo jornalista Felipe Patury e tem como título "Língua de sogra". A nota destaca que foi a sogra de Cid, Pauline Moura quem deu a informação que o genro comprou o apartamento. A revista diz que Cid não declarou o imóvel em seu declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral. Na mesma nota a assessoria de Cid nega a compra do imóvel nos Estados Unidos, mas o governador pediu o direito de resposta porque o jornalista encerra a nota ironizando: "Ai, que sogra chata".
A decisão do TRE-CE aconteceu em sessão realizada na noite de ontem. Cabe recurso da Veja ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).