sábado, 11 de dezembro de 2010

Televisivas

  • TV Diário montará sucursais no Interior. Hoje tem apenas no Cariri.
  • Daniel Viana voltou a produção da TV Verdes Mares.
  • Natália Nara voltou para TV União.
  • Sandra Nunes deixou a TV União.
  • De férias: Patrícia Calderon e Tom Barros.

Gente

Gente de amanhã do Diário do Nordeste sem José Augusto Lopes e Marciano Lopes. Mas tem Hélio Passos e Rangel Cavalcante.

Radiofônicas

  • No Rádio Notícias Verdes Mares hoje pela manhã na 810 Verdinha foi apresentada uma matéria com o show de louvor de padre Marcelo Rossi, anunciando que seria hoje. Falha da edição que foi corrigida depois. Show foi ontem no Ginásio Paulo Sarasate. O radio jornal começou só com Bosco Farias. Depois já no segundo bloco entrou Magnólia Paiva.
  • Paulo Oliveira resolveu fazer uma enquete com os ouvintes hoje em seu programa na 810 Verdinha. Eis que um ouvinte ao comentar que Pernambuco ganha do Ceará em termos de recursos do Governo Federal disse que Paulo Oliveira se beneficia do seu programa e empregou o filho na Prefeitura de Fortaleza. Paulo se defendeu dizendo que foi a prefeita Luizianne Lins quem convidou o filho para trabalhar na Prefeitura e que ele estaria saindo neste final de ano.
  • Morrendo de Saudade é o gostoso programa das madrugadas de sábado na Cidade AM 860. Apresentação de Heleno Lopes.
  • Nas madrugadas o bom noticiário da CBN.

Chocalho em festa

Eliomar de Lima - "O Grupo Chocalho, de cultura, realizará festa de confraternização hoje, a partir das 17 horas, no Ideal Clube. Na ocasião, o presidente da entidade, professor Auriberto Cavalcante, agradecerá apoio de entidades e personalidades às ações que o grupo promoveu neste ano. Entre os convidados para a festa estão os ex-governadores Lúcio Alcântara (PR) e Gonzaga Mota (PSDB).

Ciro na Integração Nacional

Nem BNB, nem BNDES tampouco BID. Ciro Gomes vai mesmo ser ministro da Integração Nacional do Governo Dilma. A presidenta eleita anuncia o ingresso de Ciro no seu Governo na próxima quarta-feira (15), dia dos 62 anos do senador Tasso Jereissati (PSDB), que viajou para o México, onde passará o aniversário e participará de reunião da Coca-Cola, que é representante no Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

BR aburacada


"O deputado estadual Welington Landim (PSB) tem denunciado tanto no plenário da Assembleia Legislativa como às autoridades competentes - inistério dos Transportes e DNIT de Brasília e do Ceará - a caótica situação da BR-116 no trecho entre Milgares e Penaforte. A situação está muito mais complicada com uma simples chuvinha caída na região. O problema todo começou com a suspensão do pagamento por parte do DNIT à Construtora Delta, que faz as obras de recuperação total da BR-116 no Cariri. Sem recursos, segundo seus dirigentes, a construtora retirou seus homens e suas máquinas dos canteiros de obras, abadonando-a. O perigo maior ainda é à noite porque não há sinalizadores nem quem oriente o trânsito. A Prefeitura de Brejo Santo, com recursos próprios, sinalizou o trecho da BR-116 que passa dentro da cidade, responsabilidade do Governo Federal. Com as primeiras chuvas de dezembro a situação ficou um caos total com alagamentos, longos engarrafamentos e o perigo de acidentes. Até o momento, infelizmente, nem o Ministério dos Transportes nem o DNIT tomou qualquer providência, mesmo que seja a troca da construtora. Uma van, que transportava passageiros de Brejo Santo, retornando de Juazeiro do Norte, tombou quinta,, no trecho abandonado da BR 116. Ao tentar desviar dos buracos e do lamaçal, a van bateu em uma S10 e acabou tombando. As vítimas foram atendidas no Hospital Geral de Brejo Santo. Nenhuma em estado grave, apenas leves escoriações.


Prêmio Delmiro Gouveia

O Prêmio Delmiro Gouveia completa 10 anos de existência e será comemorado em grande estilo, na próxima terça-feira (14), no La Maison Dunas. Na ocasião, será lançada a publicação “Delmiro Economia & Negócios”, trazendo o perfil e o raio x das maiores e melhores empresas do Ceará, nos setores econômico e social.

A premiação é baseada em critérios técnicos desenvolvidos por auditores do mercado. Tal rigor na avaliação é o grande diferencial do prêmio que se firma no princípio da análise das performances administrativa e financeira das empresas. O governador Cid Gomes é um dos convidados especiais e ministrará palestra, falando sobre as perspectivas para o Ceará.

O evento é uma realização do Grupo de Comunicação O Povo e tem patrocínio do Banco do Nordeste, BM&F Bovespa, Bradesco, Sesi e Senai. O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef–CE), a Associação dos Profissionais do Mercado de Capitais (Apimec Nordeste), o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae–CE) são parceiros do Prêmio.


Muito a Navegar

"O ministro da Secretaria dos Portos (SEP), Pedro Brito, lança em Fortaleza, o livro Muito A Navegar – Uma Análise Logística dos Portos Brasileiros. O evento será na próxima segunda-feira (13), na Livraria Cultura (Avenida Dom Luiz, 1010 – lojas 8, 9 e 10), a partir das 19 horas. O livro já foi lançado em outras capitais brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e toda a receita da venda do livro será revertida para o Instituto do Câncer do Ceará - ICC, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, referência no Norte e Nordeste no tratamento oncológico.

Pedro Brito apresenta no livro uma visão abrangente da complexa cadeia de logística de transporte. O autor faz uma crítica à história dos portos brasileiros e discorre sobre o que ainda precisa ser melhorado. Ao mesmo tempo, indica os caminhos objetivos para que o Brasil atinja o nível de eficiência alcançado pelos países que investiram seriamente em logística como fator estratégico de desenvolvimento econômico e social, capaz de proporcionar retorno para a sociedade.

Sobre Pedro Brito - Pedro Brito é economista, graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará, e mestre em administração financeira pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da UFRJ. Em maio de 2007, assumiu o cargo de Ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República. Foi também Ministro de Estado da Integração Nacional de março de 2006 a março de 2007, e chefe de gabinete e secretário executivo do Ministério entre abril de 2004 e março de 2006.

No Ceará, seu estado de origem, exerceu vários cargos, entre eles os de superintendente financeiro do Banco do Nordeste do Brasil, superintendente-geral da Bolsa de Valores Regional, diretor do Banco Fibra, secretário da Fazenda do Governo do Estado, presidente do Banco do Estado do Ceará além de presidente do Conselho de Administração do mesmo banco.

Na área acadêmica, destaca-se sua atuação como professor de administração financeira, análise de investimentos, análise econômico financeira de empresas, contabilidade gerencial e matemática financeira, na Universidade de Fortaleza, na Universidade Estadual do Ceará e em outras instituições.

Saiba mais sobre o Instituto do Câncer do Ceará - Referência no diagnóstico, tratamento e pesquisa em oncologia no Norte e Nordeste, além da humanização que imprime em todas as suas atividades, o Instituto do Câncer do Ceará realiza por mês cerca de 19 mil atendimentos, sendo 70% de pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde. A instituição filantrópica, fundada em 25 de novembro de 1944. é mantenedora do Hospital do Câncer, da Escola Cearense de Oncologia (ECO) e da Casa Vida, casa de apoio criada pela Rede Feminina do ICC para abrigar pessoas carentes que estão em tratamento no Hospital do Câncer.

Serviço

Lançamento do livro Muito A Navegar - Uma Análise Logística dos Portos Brasileiros.

Autor: Pedro Brito

Data: Segunda-feira, dia 13 de dezembro

Local: Livraria Cultura (Avenida Dom Luiz, 1010 – lojas 8, 9 e 10)

Horário: 19 horas.

Contatos:

Andrezza Barros – Assessora de Comunicação do Ministro Pedro Brito

(61) 9994 8791

AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do ICC - Déborah Duarte

(85) 3258 1001 - (85)8707 8541

BNB e a Imprensa

Azul e Rosa

"O avião “Azul e Rosa” tem voado por todos os destinos atualmente atendidos pela Azul, e a ação será realizada em 11 aeroportos do Brasil. Em Fortaleza, pousará no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na próxima terça-feira (14), às 11 horas.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Concentração no Aeroporto (Azul e entidades associadas à FEMAMA)

9 às 10h – Blitz (Azul e entidades associadas à FEMAMA)

10h27 às 10h57 – Palestra sobre Câncer de Mama (Azul e entidades associadas à FEMAMA)

11h07 – Pouso (staff desembarque 10’)

11h17 às 11h37 – Atendimento imprensa

11h32 – Embarque

11h42 – Decolagem VCP

Hoje

Dia do Engenheiro.
Estadão há 498 dias sob censura.

Políticas

  • Deputado estadual reeleito Osmar Baquit sairá do PSDB e poderá perder o mandato.
  • Prefeito de Ipu, Sávio Pontes é afastado. Acusado de corrupção.
  • Régis Dias assume diretoria administrativa financeira da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Pecém. A presidente é Cristiane Peres. A ZPE do Pecém começa com um capital de R$ 10 milhões com uma área de 4.271.41 hectares.
  • Eleição para prefeito de Santa Quitéria será dia 19 próximo. Campanha nesta última semana entre dois candidatos. Na disputa as famílias Lobo e Figueiredo.

Bingos fechados

Três bingos que funcionavam irregularmente no Centro de Fortaleza foram fechados ontem. A interdição, que ocorreu a pedido do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), foi realizada durante operação comandada pela Polícia Federal. Máquinas e equipamentos encontrados nos bingos foram apreendidos.
Em setembro, após receber denúncia, o MPF/CE abriu procedimento administrativo para investigar o funcionamento de bingos na capital cearense. Tendo sido constatada a veracidade da denúncia, o procurador da República Alexandre Meireles Marques pediu à Justiça Federal que determinasse o fechamento dos estabelecimentos e a apreensão de máquinas e equipamentos. O juiz Alcides Saldanha Lima, da 10ª Vara Federal, atendeu o pedido feito pelo procurador.
Os bingos fechados na operação desta sexta-feira funcionavam na ruas São Paulo e Major Facundo e na travessa Pará. Todos ficavam próximos à Praça do Ferreira, em uma das áreas de maior movimento do Centro de Fortaleza.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457/3266.7458
ascom@prce.mpf.gov.br

Mais um cearense questiona Enem

Agência Brasil - "A Justiça Federal do Ceará decidiu que um estudante que se sentiu prejudicado na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 devido à inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta tem direito de refazer a prova. O motivo é diferente daquele que motivou a nova aplicação do Enem para 9,5 mil alunos na próxima quarta-feira (15): problemas de impressão no caderno amarelo, que não continha as 90 questões.

A ação foi ajuizada pelo defensor público da União no Ceará, Carlos Eduardo Barbosa Paz em favor do aluno Francisco Bandeira, que alegou ter perdido 30 minutos de prova realizada em seis de novembro com a troca do cabeçalho. Ele disse que não informou o problema ao fiscal de sala porque não sabia que poderia fazê-lo. O levantamento de quem terá direito a refazer o Enem foi feito a partir da análise das 116 mil atas das salas de prova. O documento foi usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação do exame.
Ao liberar o aluno para fazer a prova, o juiz titular da 2ª Vara Federal do Ceará, Jorge Luís Girão Barooso, ressalta que a realização do Enem está diretamente relacionada ao preenchimento de vagas em instituições de ensino em 2011. “Logo, caso não seja deferido o pleito (…), o requerente só poderá participar de um novo certame no final de 2011, adiando para o ano de 2012 seu projeto de eventual ingresso na universidade pública”.
A decisão também afirma que o fato de o estudante refazer a prova não trará prejuízo, “uma vez que elas [as provas] já serão realizadas para todos os demais candidatos prejudicados”. Ainda afirma que caso o pedido seja negado em última instância, ficam valendo as notas da primeira prova do estudante. O Ministério da Educação (MEC) foi notificado da decisão e disse que vai recorrer".

Agência Brasil

Tony Nunes na Janga

Tony Nunes acerta com Sistema Jangadeiro. Sai da Bandeirantes Nordeste. Paulo Oliveira ao anunciar a transferência hoje se disse aberto "a ventania"...
Trabalhei com Tony na Rádio Iracema na produção do programa "Show de Velocidade", apresentado aos sábados à noite. Tony passou pela TV Verdes Mares, TV Diário e Rádio Verdes Mares AM. Este ano ele se candidatou a deputado estadual pelo PR. Tem discos gravados de forró. Tony estreia dia 10 de janeiro na FM Jangadeiro com programa de segunda a sábado de cinco da tarde as sete da noite. Já na TV ele apresentará a partir de 15 de janeiro de 2011, o Forró da Jangadeiro das onze ao meio dia.

Agência Radioweb

Destaques deste Sábado, 11 de Dezembro de 2010.

ECONOMIA
Presentes: roupas e calçados predominam no Natal


ECONOMIA
Luz solar traz economia de 50% na conta de energia

POLÍTICA
Entidades exigem julgamento de senador por trabalho escravo

POLÍTICA
Padilha nega benefício a instituto com emendas irregulares

ECONOMIA
IBGE: 6 capitais concentram 25% do PIB nacional

ECONOMIA
Emprego na indústria fica estável pelo 3° mês seguido

SAÚDE
Saiba a importância da prática de esportes aquáticos no verão

CIDADANIA
Vai fazer o Enem? Evite o nervosismo mantendo a rotina

CIDADANIA
Separação total de bens é obrigatória a partir dos 70 anos

GERAL
Celulares de São Paulo terá nove dígitos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Poste 2012

Blog do Eliomar - "Com o título “Luz própria”, eis artigo que o coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza, jornalista Demétrio Andrade, manda para o Blog. Ele trata da repercussão da fala da prefeita Luizianne Lins (PT) de que em 2012 vai trabalhar para eleger seu sucessor, que poderia ser até “um poste sem luz”. Confira:

Acredito ser dever da imprensa informar, divulgar, analisar e criticar. Faz parte do jogo democrático. Mas houve um exagero evidente em relação à fala da prefeita quando ela se disse preparada “para eleger até um poste sem luz”.

De fato, como toda declaração polêmica vinda de um ente público, a repercussão é mais do que natural. As interpretações é que às vezes incomodam.

Luizianne Lins simplesmente falou, de forma bem humorada, que vai se empenhar ao máximo para eleger quem quer que seja na sua sucessão. Porque tem confiança no trabalho que realiza frente à Prefeitura de Fortaleza. Quem viu o vídeo original sabe que não foi, nem de longe, uma demonstração de arrogância.

E a palavra trabalho vem em boa hora. Afinal, se há a cobrança pela entrega das obras é porque elas estão acontecendo. Em quantidade e pela cidade inteira. É claro que toda administração está sujeita a críticas, muitas delas pertinentes. Mas esta gestão tem muito mais ações do que gritos.

A forte reação de alguns oposicionistas à citada declaração só evidencia que Luizianne ainda incomoda – e muito – alguns que, diferente dela, não possuem luz própria.

Demétrio Andrade

Coordenador de Comunicação Social da PMF.

Expulsão

PT Ceará abriu hoje processo de expulsão do vice prefeito de Maracanáu, Firmo Camurça.

Novo Castelão

"Tudo pronto para o início das obras do estádio Castelão para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Na próxima segunda-feira, o governador Cid Gomes assinará, às 9 horas, a ordem de serviço do contrato da concessão administrativa da primeira Parceria Público-Privada do Estado (PPP). Na ocasião, será assinado ainda o contrato com o BNDES. A solenidade contará com as presenças do Secretário Estadual do Esporte, Ferruccio Feitosa, do Diretor Presidente da Galvão Engenharia Brasil, Jean Alberto Luscher, e do diretor da Área Social do BNDES, Èlvio Lima Gaspar.
Com recursos globais de R$ 518.606 milhões, o contrato inclui ainda a operação do estádio pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada pelo consórcio vencedor da licitação durante oito anos. A SPE é formada por representantes da Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA.
As obras terão início pela parte externa, possibilitando a realização dos clássicos, da final e semifinal do primeiro turno do Campeonato Cearense de 2011. Nesta primeira fase, serão realizadas a construção da primeira etapa do estacionamento coberto e do edifício-sede da Secretaria do Esporte, que funcionarão na área Norte do terreno.

Governo Dilma

"O líder do bloco parlamentar PSB-PT-PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Welington Landim (PSB), ressaltou a votação proporcional da presenta eleita Dilma Rousseff no Nordeste e, principalmente, no Ceará. Se citar nomes, ele defendeu na sessão plenária desta sexta-feira o reconhecimento deste esforço. Ele ponderou que pela expressiva votação que a petista obteve nas eleições no Nordeste e no Ceará e pelo empenho que o governador Cid Gomes teve na campanha, a região e o Estado merecem ter uma representação relevante no próximo governo.

Welington Landim lembrou que no segundo turno Dilma Rousseff teve 77% dos votos dos cearenses. Além disso, o Nordeste garantiu para a petista uma diferença de dez milhões de votos em relação ao candidato tucano José Serra. Para ele, isso tem relação direta com o envolvimento do governador na campanha. “Cid Gomes foi o grande baluarte da campanha de Dilma no Ceará. Andou por todo Estado. Uniu as lideranças para mostrar a importância da continuidade do Governo Lula”, afirmou.

Welington não questionou o mérito dos nomes que já foram indicados, porém criticou o fato de por enquanto a maioria dos nomes de futuros ministros virem dos estados do Sudeste e do Sul. Ele ponderou que Dilma perdeu em São Paulo, mas é de lá o maior número de indicações de ministros, junto com Rio Grande do Sul, onde ela também foi derrotada. “Acho que é injusto. Não se pode dizer que apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tem bons quadros”.

O parlamentar citou as conquistas conseguidas pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB) quando era Ministro da Integração no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, foi graças a determinação e coragem de Ciro que foi possível viabilizar a transposição das águas do Rio São Francisco.


Novo BNB

"O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lança sua nova marca na próxima segunda-feira, 13, em todas as capitais nordestinas e na cidade de Montes Claros (MG). Em Fortaleza, o evento de lançamento será realizado no Iate Clube de Fortaleza, durante o coquetel de confraternização com a imprensa, do qual participam gestores do Banco, jornalistas, representantes de instituições parceiras, autoridades políticas e empresariais. Resultado do projeto iniciado há quase dois anos, a mudança visa fortalecer a imagem da empresa e reposicioná-la no mercado onde atua, como banco múltiplo, expansivo e próximo de seus clientes. A marca será apresentada no Fantástico do próximo domingo. Na segunda as agências já abrirão com a nova marca.

A nova marca foi apresentada oficialmente para o público interno no último dia 9, em eventos realizados na sede do Banco, em Fortaleza, e nas agências, bem como para entidades representativas do funcionalismo. Na ocasião, o presidente Roberto Smith afirmou que a nova marca era consequência das mudanças pelas quais o Banco passou nos últimos anos, referindo-se ao aumento do volume de aplicações, diversidade de produtos e serviços ofertados e melhoria tecnológica e de desenvolvimento humano.

Ele ressaltou o trabalho criterioso desenvolvido pela empresa de consultoria Top Brands - uma das mais conceituadas do País -, em parceria com a Área de Gerenciamento Estratégico do Banco do Nordeste, que fez diagnóstico sobre a marca anterior e apontou a necessidade de mudança.

Pesquisa de imagem - Pesquisas realizadas com clientes, funcionários e entidades parceiras revelaram que o Banco tinha imagem positiva em aspectos como solidez e credibilidade. Entretanto, precisava se expressar melhor em quesitos como agilidade, proximidade e dinamismo. Ao todo, 1041 pessoas foram entrevistadas.

Segundo o estudo, o logotipo do Banco era de difícil assimilação e sua representação visual não fazia associação clara aos valores da Instituição. “A marca é importante para nós e para o público externo, a quem nos dirigimos como indutores do desenvolvimento regional”, salientou Smith, destacando que o novo símbolo traz facilidades em termos editoriais e de campanhas publicitárias.

Para o superintendente da Área de Gerenciamento Estratégico, Sérgio Forte, a marca sintetiza um ciclo de gestão. “O Banco evoluiu nesses últimos anos. Democracia, cultura e agilidade no atendimento são hoje seus sinônimos, que cumpre um papel econômico e social ímpar e está pronto para novos desafios”. Sobre o novo ícone, cujo principal elemento se assemelha a uma palmeira ou coqueiro, ele considera ser um símbolo de força, crescimento e nordestinidade, valores associados à missão da empresa.

Desenvolvimento, cultura e negócios - Além da marca corporativa, o Banco realizou mudanças em outras marcas estratégicas, como a dos programas Crediamigo, Agroamigo e do Centro Cultural Banco do Nordeste. Todas são endossadas pela assinatura Banco do Nordeste, e mantêm os mesmos elementos visuais, com variações de cor e, no caso do Centro Cultural, de estilo.

De acordo com a gerente do Ambiente de Marketing, Melina Barbosa, "o novo posicionamento preconiza um banco múltiplo federal, que, com sua essência de desenvolvimento, cultura e negócios, é parceiro em momentos importantes na vida das pessoas da Região".

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A./Ambiente de Comunicação Social/(85) 3299.3149

Futricas Cearenses

Marcellus Rocha - "1 - O jornalista Beto Alemida deixou de coordenar o núcleo de reportagens especiais da TV Cidade para coordenar o Portal C News. E por falar nesse novo veículo, ele está em fase de transição para um novo servidor.
2. Na próxima semana, o Sistema Jangadeiro de Comunicação anunciará uma nova contratação. O profissional é do rádio e da TV.
3. A ex-diretora de jornalismo da TV Cidade, Sandra Batista, retornará ao jornal impresso onde começou sua carreira. As negociações estão adiantadas com o Jornal O Povo. Ela será editora de política em substituição a jornalista Kamila Fernandes que irá para TV O Povo.
4. A jornalista Delanne Ratts, ex-TV Cidade, será uma das assessoras de comunicação do deputado federal Domingos Neto.

Presenças

  • Padre Marcelo Rossi lança livro Ágape, hoje, no Paulo Sarasate. O livro custa R$ 25,00.
  • Treinador da Seleção Brasileira, Mano Menezes, já em Fortaleza para XXXIX Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park na próxima segunda-feira.

Políticas

  • Vereador de Fortaleza, Marcelo Mendes assume comando do PTC. Destituido Aguiar Júnior.
  • Régis Dias pode comandar primeira Zona de Processamento de Exportação do Ceará.

Notícias da tarde

  • Júnior Pipoca é o atacante do Ceará para 2011. Sairam Jean Carlos e Wellington Amorim. Washington renovou, mas deve ser emprestado. Marcelo Nicácio deve rescindir. Já Clodoaldo e Misael renovaram.
  • Cid Gomes deixa secretariado na mão e vai para Brasília acertar ingresso de Ciro no Governo Dilma.
  • Luizianne Lins comanda reunião do PT-Ceará.
  • Orlando Silva deve permanecer como ministro dos Esportes.
  • Hoje no final da tarde tem Padre Marcelo Rossi no Ginásio Paulo Sarasate, que ganhou banho de loja.
  • Bingos fechados em Fortaleza.

CTC quer linhas de volta

O deputado federal reeleito do PT, Eudes Xavier, disse agora há pouco no Programa Paulo Oliveira, da 810 Verdinha, que a Companhia de Transporte Coletivo (CTC) quer de volta as linhas de ônibus que ela tinha. Exemplo da linha Antônio Bezerra-Unifor.

Transnordestina

"O presidente Lula e o governador Cid Gomes vão estar conosco na próxima segunda-feira no Cariri para inaugurar o trecho da ferrovia Transnordestina entre o município pernambuco de Salgueiro e Missão Velha, num percurso de 96 quilômetros. O presidente Lula vai, ainda, autorizar oficialmente a construção do trecho da Transnordestina entre Missão Velha e o Porto do Pecém. São 527 quilômetros. Este trecho deve ficar pronto em 2013. A obra entre Missão Velha e Aurora, num percurso de 50 quilômetros, já está sendo executada.

No Ceará, 40% dos terrenos já foram desapropriados. A previsão é de que até junho do próximo ano toda a área esteja desapropriada.

Em toda a obra da Transnordestina existem, atualmente, 11 mil trabalhadores, todos com carteira assinada. Registre-se que este efetivo é maior que a população de várias cidades do Ceará, como Arneiroz e Itaiçaba e é praticamente o dobro da população do município de Baixio.

Toda a Transnordestina vai custar 5 bilhões e 400 milhões de reais, dinheiro do Governo Federal através do PAC e investimentos privados. Somente no território cearense serão investidos um bilhão e 650 milhões de reais. A ferrovia será o elo entre o transporte de cargas viário e marítimo. A Transnordestina marca o retorno dos investimentos em transporte ferroviário no Brasil. A ferrovia completa terá 1.960 quilômetros de extensão e capacidade para movimentar até 27 milhões de toneladas de carga por ano.

Trata-se de uma ferrovia importante, não apenas para o Ceará, mas, também, para o Nordeste, desde o Maranhão até a Bahia, interligando os pólos de produção agrícola, mineral e industrial da região, além de alimentar os principais portos nordestinos, como Mucuripe-Pecém, Suape (Pernambuco), Aratu (Bahia) e Itaqui (Maranhão).

A ferrovia vai beneficiar 124 Municípios nos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. A construção da Transnordestina será importante para o desenvolvimento do semiárido nordestino, promovendo a redução dos custos logísticos de exportação, o aumento do valor das terras do cerrado nordestino, a reorganização espacial da produção agrícola, a atração de novos empreendimentos para a região e, ainda, o estímulo ao projeto nacional de biodiesel.

Os trens vão servir, principalmente, para escoar a produção, deixando o transporte mais barato. Serão transportados soja, milho, frutas, arroz, algodão, combustíveis, biodiesel, granito, fertilizantes, contêineres, insumos para o setor avícola, calçados, produção têxtil e de couro.

Ressalto, que, da região do Cariri vão escoar sua produção com maior agilidade e preço mais em conta os seguintes municípios: Lavras da Mangabeira, Brejo Santo, Missão Velha, Milagres, Abaiara, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Mauriti, Barro, Porteiras, Jati, Jardim e Penaforte, facilitando o agronegócio para todos os recantos do país e muito em breve para os países do Mercosul, como Paraguai, Uruguai e Argentina, uma vez que, o grande gargalo é o alto preço do transporte rodoviário.

Só como exemplo, vejamos o caso do feijão na região do Cariri, que é vendido a preço módico aos atravessadores. A produção de milho, mamona, banana, manga, mamão e farinha de mandioca muitas vezes se estraga por falta de garantia de preço no mercado.

Agora, o transporte ferroviário será o elemento indutor de novas políticas de comercialização e desenvolvimento. As exportações e o agronegócio serão potencializados, já que a ferrovia terá capacidade de movimentar 30 milhões de toneladas de carga por ano. O projeto vai viabilizar também as indústrias extrativas e de mineração, bem como a produção do biodiesel e do álcool.

Com a Transnordestina, vários setores da economia nordestina serão impulsionados, com criação e crescimento de pólos produtivos. Somente a CFN vai gerar 600 mil empregos em diversas cadeias produtivas.

Os terminais portuários de Suape e do Pecém poderão receber navios graneleiros de grande capacidade, com até 150 mil toneladas, que podem transportar até 105 mil toneladas de grãos. Atualmente, para se ter uma ideia, os navios de transporte de grãos que atracam em Santos e em Vitória têm, no máximo, 125 mil toneladas e carregam 85 mil toneladas de soja. A Transnordestina vai transportar onze vezes mais do que as máquinas atuais, consumindo 80 por cento menos combustível e reduzindo em quatro vezes o custo operacional.

A Transnordestina foi iniciada em 1990, mas em dezembro de 1992 foi paralisada por falta de recursos. Em janeiro de 1999, a Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN -, concessionária da malha Nordeste, iniciou um projeto que altera o traçado, visando aproximar-se do pólo gesseiro da chapada do Araripe, localizada na divisa do Ceará e Pernambuco.

O porto do Pecém, no Ceará, sem sombra de dúvida, vai triplicar a movimentação de cargas e recargas nos seus terminais e, consequentemente, irá incrementar a produção nos principais perímetros irrigados do Nordeste, servindo de entreposto de escoamento da produção. Além do mais, vai consolidar perímetros de irrigação da região do cariri, que detém os solos mais ricos do Ceará.

Senhor presidente, senhoras e senhores deputados.

Com a conclusão da Transnordestina, começaremos um novo tempo: o tempo do desenvolvimento econômico e social do Nordeste; o tempo do futuro para nossos filhos e netos.

Hoje, estou mais confiante do que nunca porque os canteiros de obras estão trabalhando de vento em popa. Sinto que, realmente, esta grande obra está saindo do papel por decisão do próprio presidente Lula.

Para finalizar, minhas senhoras, meus senhores, digo apenas que esta é uma das grandes obras de infraestrutura para a redenção do Ceará. Está chegando a nossa hora e a nossa vez.

Muito obrigado.

Deputado Welington Landim".


Notícias de sexta

  • Dança de cadeiras no O Povo. Sai Kamila Fernandes entra Sandra Batista.
  • Nelson Martins ainda não foi convidado para continuar líder de Cid na AL-CE.
  • Presença pouca de deputados na festa da Al-CE para imprensa. Somente Domingos Filho, Ferreira Aragão, Nelson Martins, Heitor Férrer, Artur Bruno, Ely Aguiar e Zezinho Albuquerque. Cadê os outros 39?
  • No La Maison Dunas - Salão Cidade, na festa da AL-CE que teve bom serviço de buffet volante, mas longas filas nas poucas mesas de jantar, a presença de Luiz Solon, Evandro Nogueira, Márcio Lima, Zé Rosa Filho, Nely Rosa, Angélica Paiva, Michele Nunes, Marcos André Borges, Marcellus Rocha, Rogério Gomes, Monalisa Alencar, Emílio Moreno, Maisa Vasconcelos, Beto Almeida, Donizete Arruda, Marcel Bezerra, Fátima Holanda, Carlos Silva, Valdélio Muniz, Stênio Holanda, Ana Memória, Silvio Augusto, Sílvia Gois, Maurício Lima, Marconi Alves, Paulo Karan, Cacá Monteiro, Bruno Castro e Fábio Campos.
  • Gorete Pereira deve ser a coordenadora da bancada federal do Ceará em Brasília.
  • Cid Gomes despede hoje parte do secretariado.
  • Copa do Brasil com 64 times, sendo 20 do Nordeste e três do Ceará (Fortaleza, Horizonte e Ceará). Começa em 16 de fevereiro sem Santos, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Corinthians.
  • Copa 2014 no Brasil deve ser em julho.
  • Turismo em festa hoje no Marina Park Hotel.
  • PT do Ceará discute mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza agora pela manhã.
  • Choveu em 46 cidades cearenses.
  • Tom Barros em Portugal a convite de M. Dias Branco.
  • Eudes Xavier (PT) quer presidir Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados. Eudes Xavier é funcionário licenciado da Casa Pio.
  • Inauguração do Hospital Regional do Cariri é novamente adiada.
  • Lula no Ceará na segunda-feira apenas para dar uma voltinha de trem da Transnordestina.
  • Secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, almoça hoje com o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio. Na pauta: novo Presidente Vargas.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ceará

  • Governador Cid Gomes reúne amanhã e sábado o secretariado, na Residência Oficial. Comemoração de mais de 2 mil obras em andamento e R$ 4 bilhões em investimento.
  • PIB do Ceará cresce 8,43% no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro). Destaque para Construção Civil com 11,53% de incremento.

AL-CE

Hoje às 20 horas, no La Maison, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Domingos Filho (PMDB) recepciona a imprensa.

Enem 2010

O procurador da República Oscar Costa Filho esteve em Brasília, em contato com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, quando então encaminhou algumas decisões em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2010 à Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Pereira de Carvalho. Uma delas, o procurador solicita que o Ministério Público Federal em Recife, através da Procuradoria Regional da República - PRR 5ª Região possa impetrar mandado de segurança, pedindo suspensão da decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em razão de não terem sido apreciados pelo pleno do TRF os agravos interpostos pelo Ministério Público Federal.
Desta forma, o procurador Oscar Costa Filho entende que houve negação por parte do TRF em referência aos recursos inerentes à defesa. Outra medida tomada, foi um ofício circular a todos os Procuradores Regionais do Direito do Cidadão em todo o país, para que ingressem com ação civil pública, a fim de garantir o direito dos candidatos prejudicados à realização da prova agendada para o dia 15 de dezembro de 2010.

Nova direção do TJCE

ribunal de Justiça elege os novos dirigentes para a gestão 2011/2013


"O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu os novos dirigentes da instituição para a gestão 2011/2013, durante sessão extraordinária do Pleno, na manhã de hoje. Foram eleitos os desembargadores José Arísio Lopes da Costa e Luiz Gerardo de Pontes Brígido como presidente e vice, respectivamente. A desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar foi eleita corregedora geral da Justiça.
Todos os 31 desembargadores participaram da sessão plenária, presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário estadual. A posse ocorrerá no dia 28 de janeiro de 2011.
A eleição foi por aclamação, quando todos os eleitores, por unanimidade, proclamam um dos candidatos sem a formalidade de votação.
Também foram eleitos os novos integrantes do Conselho Superior da Magistratura para o próximo biênio: os desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes, Francisco Pedrosa Teixeira, Francisco Lincoln Araújo e Silva e Paulo Camelo Timbó. O Conselho também é formado pelo presidente, vice-presidente e corregedor geral.
O desembargador José Arísio Lopes da Costa, em discurso emocionado, prometeu, no exercício da presidência do Tribunal de Justiça do Ceará, fazer uma administração voltada exclusivamente para o bem e no interesses da instituição. Agradeceu “o gesto de nobreza, união e amizade de todos os desembargadores presentes à sessão plenária”.
Destacou a atitude do desembargador Rômulo Moreira de Deus, “por propor a aclamação do meu nome e dos demais integrantes da chapa, e pelo desprendimento de desistir de disputar o cargo de presidente do Tribunal de Justiça”.
O novo presidente disse que é um grande desafio o cargo que exercerá e pediu “o valioso apoio dos desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido e Edite Bringel Olinda Alencar e dos servidores”. Agradeceu ao desembargador Francisco Sales Neto, “que mesmo em estado de convalescença, numa demonstração de lealdade e fraternal amizade, se dispôs a comparecer a esta seção histórica, não deixando, assim, de tomar parte desta eleição para renovação do quadro de dirigentes do Tribunal de Justiça”.
O desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido destacou “a postura decente” do desembargador Rômulo Moreira de Deus e o discernimento do desembargador Francisco Sales Neto, que suspendeu sua licença para tratamento de saúde “e veio participar dessa eleição histórica”. O magistrado, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), afirmou que aceita o desafio e que “pretende caminhar juntos em defesa da instituição”.
A desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar também agradeceu a distinção de sua eleição e pediu apoio e a colaboração de todos para enfrentar o desafio de dirigir uma instituição de grande respeitabilidade.
OS ELEITOS
O desembargador José Arísio Lopes da Costa nasceu em 21 de maio de 1943, no município de Mombaça, distante 296 km de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1969. Ingressou no Tribunal de Justiça do Ceará em 19 de outubro de 2000. Tomou posse como vice-presidente da instituição, em 29 de janeiro de 2009. Exerceu os seguintes cargos e funções na magistratura cearense: juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, na gestão do desembargador José Ari Cysne, coordenador da Propaganda Eleitoral (1996) e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), a partir de 30 de abril de 1977.
Foi, ainda, juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça nas gestões dos desembargadores Francisco Pauster dos Santos, Abelmar Ribeiro da Cunha, Joaquim Jorge de Sousa Filho, Francisco Nogueira Sales e José Barreto de Carvalho. Exerceu a titularidade da 2ª Vara de Falências e Concordatas, a partir de agosto de 1999.
O desembargador Luiz Gerardo Pontes Brígido, natural de Fortaleza, é bacharel em Direito pela UFC. É Especialista em Direito Público. Foi oficial R/2 do Exército, Arma de Infantaria, estagiou no 23º BC, atual Batalhão Castelo Branco. Ingressou na Magistratura em 1979. Atuou em Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá, antes de se tornar titular da 20ª Vara Cível de Fortaleza (1986).
Obteve todas as promoções por merecimento. Foi juiz da 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza. Atuou como auxiliar da Corregedoria do TRE. Em 2000, passou a integrar, como juiz, o Pleno daquela Corte. Prestou serviços à Assessoria Jurídica da Presidência do TJCE nas gestões dos desembargadores José Maria de Melo, Águeda Passos Rodrigues Martins e Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque. Indicado pela Escola Nacional da Magistratura, participou, em Lisboa, Portugal, em 2000, de Curso de Formação de Magistrados. No mesmo ano, recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua. Atualmente, preside o TRE.
A desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar nasceu em 14 de fevereiro, em Saboeiro, distante 463 km de Fortaleza. É formada em Direito pela UFC, em 1965. Tem Especialização em Direito Público pela UFC, em 1977. Cursou Aperfeiçoamento em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em 1988; Direito para juízes e membros do Ministério Público, pela Universidade de Miami, Flórida (USA), em 1997; Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, em 1997, e de Coimbra, em Portugal, no ano de 1998.
É a 1ª Ouvidora do Poder Judiciário do Ceará. Juíza, nomeada pelo governador Plácido Aderaldo Castelo, em 1970, recebeu o título de Cidadã de Fortaleza, em 6 de dezembro de 2004. Desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará desde 2004, foi a primeira mulher a ingressar na Corte de Justiça pelo critério de merecimento.

Dança de cadeiras

Fernando Maia - " Injustiça. Na ALCE entra Stanley Leão (PTC), saindo Hermínio Rezende (PSL). Na Câmara Federal, entra Eugênio Rabelo (PP) e sai Antonio Balmann (PSB). Nesse caso, uma perda para o Ceará.

Coluna de hoje

http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=colunas&subacao=ler&colID=41

Lançamento

  • Lêda Maria: "Hoje, o empresário Rommel Barbosa, sempre bem acompanhado da amada Conceição Lopes, reúne grupo de jornalistas, em restaurante da cidade para um almoço e confraternização natalina, temperados por uma avaliação sobre os muitos projetos desenvolvidos pela sua Construtora Colméia. É seu convidado o bonitão Álvaro Garnero, para alegria de Tereza Borges, sua fã."
  • Regina Marshall; "Empresário Romel Barbosa brinda 30 anos da Construtora Colmeia e o lançamento do resort residencial Golf Ville, em Fortaleza, com almoço, hoje, às 12h, no Fagulha Steak House. Teresa Borges organiza."

Natinho premiado

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=899009

CCSC não

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,cid-gomes-rejeita-criar-conselho-de-comunicacao-no-ce,651212,0.htm

Notícias de quinta

Foto: Felipe Abud
  • Na festa da Cagece vejo: Márcio Telles, Felipe Abud, Paula Lima, Cid Barbosa, Kid Júnior, Tuno Vieira, Jonas Mello, Evilásio Bezerra, Mozarly Almeida, Samira Castro, Adriana Saboya, Carla Soraya, Sérgio Sousa, Emmanuel Cunha, Célio Souto, Tarik Otoch, Marcellus Rocha, Emílio Moreno, Reginaldo Aguiar, Fátima Bandeira e Joaquim Cartaxo.
  • Goiás perde Sul-Americana e beneficia Grêmio e Flamengo.
  • Novo PV só no final de março de 2011.
  • Tasso se despede do Senado e critica Lula.
  • Cid traz data base do servidor para primeiro de janeiro e reúne secretariado velho amanhã e sexta. Na terça próxima faz palestra no X Prêmio Delmiro Gouveia.
  • Chove em Fortaleza.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cidadão fortalezense

Estão para receber o título de cidadão fortalezense o deputado estadual Ivo Gomes e o padre Reginaldo Manzotti. Propostas dos vereadores Doutor Ciro e Walter Cavalcante.

Dia da Justiça

A prestação jurisdicional à população de Fortaleza e do Interior do Estado está assegurada, por meio do Plantão Judiciário, nesta quarta-feira (8/12), feriado do Dia da Justiça. No Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o plantonista será o juiz convocado Luiz Evaldo Gonçalves Leite. O atendimento será das 12h às 18 horas. No 1º Grau de jurisdição, o serviço acontecerá no Fórum Clóvis Beviláqua, onde a prestação será feita pela 4ª e 5ª Varas da Infância e da Juventude (área cível). Na esfera criminal, a responsabilidade será da 9ª e 10ª Varas Criminais.

Marina e Siriguella condenados

A titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, juíza Dilara Pedreira Guerreiro de Brito, condenou o Bloco Siriguella e o Marina Park Hotel a pagar indenização de R$ 14.194,18 por omissão no atendimento ambulatorial a M.A.M., agredido durante show realizado em março de 2002.
De acordo com o processo (n° 636940-70.2000.8.06.0001/0), o jovem estava assistindo ao show quando se envolveu em uma discussão e foi agredido com um soco no olho direito, que lhe causou deslocamento da retina e perfuração do globo ocular. Conduzido por uma amiga ao ambulatório disponível na festa, o adolescente foi atendido, segundo ele, por enfermeiros "despreparados para prestar os auxílios médicos adequados ao grave ferimento".
Afirmou ter solicitado, insistentemente, transferência para um hospital, mas os organizadores do show não autorizaram a saída da ambulância, com o argumento de que a vítima não portava o cartão do plano de saúde. Segundo M.A.M., um dos enfermeiros solicitou que ele deixasse o ambulatório, "pois havia outras pessoas a serem atendidas, inclusive menores em estado de coma alcoólico".
Com receio de ser novamente agredido, o jovem chegou a pedir que algum segurança o acompanhasse até a saída do hotel, onde encontraria seu pai, o que também foi negado. O pai dele, ao chegar ao Marina Park, foi inicialmente "barrado" porque não possuía ingresso, mesmo tendo explicado que o filho se encontrava ferido no interior do hotel. Somente depois de vários minutos conseguiu entrar, tendo encontrado M.A.M. sentado no chão, "desamparado e com muita dor".
O jovem precisou ser submetido a várias cirurgias e ainda assim teve perda de 60% da visão do olho direito. Assegurou que, por conta dos diversos procedimentos realizados, perdeu semestres das duas faculdades que cursava e propostas de emprego.
Em novembro de 2002, ajuizou ação de indenização por danos morais, em valor a ser definido pela Justiça, ressarcimento de R$ 4.194,18, quantia gasta com as cirurgias e medicamentos, além de pensão vitalícia.
O Bloco Siriguella negou ter cometido qualquer omissão e alegou que tentou encaminhar M.A.M. ao hospital, mas o jovem, por vontade própria, preferiu esperar o pai. O Marina Park Hotel defendeu que não deveria constar como parte do processo, pois de acordo com o contrato de locação do espaço, o bloco "era responsável por todos os eventuais danos civis e/ou criminais decorrentes do evento".
Na decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quinta-feira (02/12), a juíza considerou que houve omissão e negligência por parte das empresas, que "quedaram-se inertes em fornecer o aparato médico adequado no momento da desavença, omitindo socorro ao autor". A magistrada afirmou que o Marina Park, ao receber o show, "assumiu os riscos daí advindos", podendo entrar com ação regressiva contra o bloco.
A juíza condenou os réus a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais e R$ 4.194,18 por danos materiais, porém, negou o pedido de pensão vitalícia feito pelo autor, pois ele não ficou "incapacitado para realizar atividades laborais".

Mestrado questionado

Marcia Gadelha Cavalcante, 50 anos, teve confirmado na Justiça Federal seu cargo de professora assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC). A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em sessão de julgamento negou apelação em mandado de segurança ajuizado por Alexandre Gomes de Oliveira, 34,anos 3º colocado no concurso da UFC. O colegiado reconheceu título de mestra à Marcia Cavalcante, 1ª colocada, e assegurou sua permanência no cargo.

A Universidade Federal do Ceará realizou, em dezembro de 2008, concurso para preenchimento de 2 vagas de professor assistente no Departamento de Engenharia. A classificação final trouxe Márcia Cavalcante em 1º lugar, Ricardo Cavalcanti Fernandes, em 2º e Alexandre Oliveira em 3º. Inconformado, o 3º colocado ajuizou mandado de segurança pedindo a anulação da inscrição da candidata Márcia Cavalcante, sob o argumento de que seu curso de mestrado não atenderia aos requisitos do edital do concurso. A sentença negou o pedido e o impetrante apelou para esta Corte.

O edital do concurso de nº 391/2008 exigia que o concorrente apresentasse diploma de mestrado avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Márcia Cavalcante cursou o mestrado na própria UFC, na área de concentração e edificações, tendo concluído em 1999, e recebido o diploma em dezembro de 2000, portanto, antes da edição das novas regras.

Os magistrados reconheceram, por unanimidade, a validade do título, por entender que não seria razoável uma instituição oferecer um curso de mestrado, reconhecer sua validade e não considerá-lo legítimo na avaliação de provas e títulos do seu próprio concurso. Participaram do julgamento os desembargadores federais Paulo Gadelha (presidente), Marcelo Navarro e Frederico Azevedo (relator-convocado).

AC 474717 (CE)

Por: Wolney Mororó – Divisão de Comunicação Social do TRF5 – (81) 3425.9018 e comunicacaosocial@trf5.jus.br

Enem 2010

Feriado hoje em Recife adia decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região sobre a anulação do Exame N acional do Ensino Médio (Enem 2010).

Aprovado ICMS reduzido para bebidas quentes

A redução do ICMS para bebidas importadas está aprovada na Assembleia Legislativa. Segundo o deputado Ferreira Aragão (PDT) que votou contra disse que "trata-se de um carapato e que hoje criamos uma anomalia".

Crea Ceará

O Dia do Engenheiro, do Arquiteto e do Agrimensor, que transcorre em 11 de dezembro, será marcado este ano por uma série de atividades programadas pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE).
Destacam-se na programação a inauguração da Biblioteca Telmo Bessa, na sede do Crea-CE, na rua Castro e Silva, 81, Centro; a sessão solene alusiva à data na Assembleia Legislativa, às 19 horas do próximo dia 10 (sexta-feira) e a inauguração do Centro Cultural do Crea-CE, no dia 11, a partir das 19 horas, na cobertura da sede do Conselho, edifício que já abrigou o antigo San Pedro Hotel, conhecido por receber autoridades e celebridades que visitavam Fortaleza.
A inauguração da Biblioteca Telmo Bessa é uma iniciativa da autarquia na área cultural e educacional da mais alta importância, ressalta o presidente do Crea-CE, engenheiro eletricista Antônio Salvador da Rocha. Explica que a biblioteca será especializada em títulos da área tecnológica e sobre a organização profissional. Também disponibilizará as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o Brasil e o Mercosul.
"O acervo da Biblioteca do Conselho reúne títulos raros em Fortaleza", informa Salvador da Rocha, citando as doações recebidas da família de Telmo Bessa (já falecido) e da própria Secretaria de Cultura do Estado (Secult), dentre outras.
QUEM FOI TELMO BESSA
Um homem à frente de seu tempo, Telmo Bessa era formado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA e em Ciências Econômicas pela UFC. Atuou como engenheiro em diversas empresas, aposentando-se pela RFFSA em 1987, como chefe do Departamento de Mecânica. Foi também chefe do Departamento de Mecânica e Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.
Depois de dar um passo decisivo para a requalificação do Centro de Fortaleza, ao transferir sua sede para o prédio onde funcionou o antigo San Pedro Hotel (Rua Castro e Silva, 81), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE) ingressa agora no seleto rol das instituições que contribuem, diretamente, para a valorização e difusão da cultura.
Como parte das atividades alusivas ao Dia do Engenheiro, do Arquiteto e do Agrimensor, no dia 11 próximo (sábado) a autarquia inaugura Centro Cultural Crea-CE na cobertura do edifício que, novamente, fará parte da história da cidade, desta vez por abrigar um equipamento voltado essencialmente para as diversas manifestações artísticas.
Em uma área de aproximadamente 350 metros quadrados, o Centro Cultural do Crea-CE conta com uma Galeria de Arte, destinada a se consolidar na agenda cultural da cidade, e com uma aconchegante cafeteria. Além da bela paisagem que oferece aos seus visitantes - que inclui a visão do mar e de edificações e logradouros significativos para a vida dos moradores da capital cearense -, o Centro Cultural vai contribuir para integrar, mais ainda, os diversos segmentos profissionais representados pelo Crea, oferecendo-lhes um espaço para exposições de pintura, fotografia, gravura, escultura, lançamento de livros, shows musicais, palestras e apresentações teatrais.
Assim, o Centro Cultural do Crea segue um movimento mundial da crescente participação de instituições da sociedade no incentivo e na promoção do acesso de todos à cultura. Um pouco da trajetória percorrida do Conselho até a efetivação deste projeto será retratado na exposição fotográfica inaugural. "São 30 fotos que mostram as etapas relevantes na história do Conselho até a inauguração desse novo equipamento que, certamente, trará uma contribuição determinante para a democratização da cultura em Fortaleza", reitera Antônio Salvador da Rocha.
Assessora de Imprensa do Crea-CE
Mozarly Almeida
9619.2181

Fala Cid Gomes

Na entrevista que concedeu a Rádio AM do Povo-CBN agora pouco disse:
  • "Quem tiver um prédio para vender no Centro, o Governo está comprando".
  • "A Executiva do PSDB é muito hostil comigo, mas os deputados estaduais tucanos eu vou conversar pessoalmente".
  • "Não tenho mais nenhum compromisso político com a prefeita Luizianne Lins. Estamos quites. Mas o PT tem o direito de lançar candidato a sucessão de Luizianne 3m 2012. Vou avaliar se ele tem perfil para ser prefeito de Fortaleza e assim apoiá-lo ou não".
  • "Não quero cargo no Governo Federal. Quero ter moral para reivindicar conquistas para o Estado".
  • "Futuro secretário de Segurança tem que ser pé de boi".
  • "Não vou desmembrar a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social".

CCC não

O governador Cid Gomes (PSB) não acatou o projeto de indicação da deputada estadual Raquel Marques (PT) de criação do Conselho Cearense de Comunicação (CC). Cid disse agora na Am do Povo que a competência é da União sobre o tema.

PDT no Ceará

Deputados estaduais Ferreira Aragão e Heitor Férrer conversam muito agora no plenário da Assembleia Legislativa. Futuro do PDT no Estado.

Sorteio dia 22

Dia 22 próximo o sorteio dos gabinetes para os novos deputados federais em Brasília. Artur Bruno busca uma vaga na Comsisão de Educação.

ICMS das bebidas

Artur Bruno (PT) e tucanos votam contra o menor ICMS para bebidas importadas.

Na AL-CE

Revejo na Assembleia Legislativa: Rogério Gomes, Tarcísio Santos, Renato Abreu, Marcos Aurélio Cabral, Jonas Mello, Messias Pontes, Macário Batista, Antônio Viana, Bruno Pontes, Bruno Castro, Silvia Gois, Clara Guimarães e Edson Silva.

Landim é candidato

Welington Landim (PSB) mantém pré-candidatura para presidente da Assembleia Legislativa. Neste momento ele fala no Plenário da Assembleia Legislativa sobre a Transnordestina.

ICMS reduzido

Vinte e dois deputados estaduais presentes na sessão que vai decidir a redução do ICMS para bebidas quentes.

AL-CE

Deputado Fernando Hugo (PSDB) abre sessão com apenas 16 parlamentares presentes. São 42.

No Plenário

Mais jornalistas que deputados no Plenário da Assembleia Legislativa agora.

Queimadas no Crato

A Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) combate as queimadas no Crato. Um evento amanhã às duas da tarde marca o início da operação.

Pesca aqui

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, visita hoje e amanhã o Ceará. Hoje entrega um barco de pesquisa para o Labomar e amanhã inaugura o terminal pesqueiro de Camocim.

Enem 2010

Sai hoje decisão em Recife sobre Enem 2010.

Cid Gomes debate

Governador reeleito Cid Gomes (PSB) hoje de 11 às 13 horas, no Debates de O Povo. Ontem foi a vez do ex-governador Adauto Bezerra.

Limpeza partidária

  • PSDB vai expulsar o deputado estadual reeleito Osmar Baquit e prefeitos infiéis.
  • PPS vai expulsar infiéis.
  • PDT tem lista de 26 ameaçados de expulsão no Interior. São dois prefeitos, dois vice prefeitos e 22 vereadores.

Acidente fatal

Seis pessoas morrem em acidente na BR-222. Caminhão de frutas vira no quilômetro 272, perto de Sobral. Sete pessoas sairam feridas e foram levadas para Santa Casa de Sobral. Uma está se operando agora. Outra recebeu alta. Outras cinco estão em observação. A Polícia Rodoviária Federal informa que o caminhão sobrou na curva e que o motorista disse que ouviu um estalo ao entrar na curva. Os passageiros mortos estavam na carroceria do caminhão entre as frutas.

Doçuras

Flávio Torres/O Estado
  • Hoje, às 19 horas, no Empório Delitália, haverá lançamento do sorvete Gourmet no Brasil e chega à Fortaleza. Vale a pena conferir.
  • Com coquetel amanhã, a partir das 19 horas, as sócias Márcia Beltrão, Telma e Tânia Timbó inaugurarão franquia carioca da Yoggi em Fortaleza, na Avenida Dom Luís. A marca oferece o primeiro é único frozen yogurt do país com enriquecimento de cálcio, benéfico para o reforço muscular e ósseo.

Coluna Esportes

http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=colunas&subacao=ler&colID=41

Ciro fora do Governo Dilma

O Estadão - "Nem PSB nem PT defendem o critério de "porteira fechada" nos órgãos regionais que administram políticas para o Nordeste. Pelo entendimento acertado entre os governadores, o que se pretende é uma "administração compartilhada" entre os aliados. O importante nesse caso é o respeito às ligações estaduais. Por esse raciocínio, não deixar o BNB com um cearense "será uma ofensa" ao governador Cid Gomes (PSB), independentemente de a administração do banco ficar com seu PSB ou com um petista. Certo é que o cargo não ficará com o deputado Ciro Gomes, irmão do governador. A cúpula socialista entende que o posto é menor que Ciro. Avalia que, depois de governar o Ceará, comandar o Ministério da Integração e, sobretudo, abrir mão da candidatura presidencial para facilitar a vida de Dilma, a dimensão administrativa e política de Ciro é bem maior. A expectativa é de que pudesse ficar com a presidência do BNDES, em uma composição na qual o atual presidente do banco, Luciano Coutinho, seria transferido para a Fazenda. Como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não abriu esse espaço, Ciro deve ficar fora do novo governo."

Notícias de quarta

  • Logística Portuária, em seminário de hoje a sábado no Centro de Negócios do Sebrae.
  • Estadão há 495 dias sob censura.
  • Deputados estaduais saintes se confraternizam hoje à noite, no La Maison Dunas.
  • Sefin entrega no Gran Marquise o Prêmio Sefin, hoje à noite.
  • Cagece recepciona imprensa hoje no Amic´s.
  • Honda lança moto flex modelo 2011.
  • PMDB tem cinco ministérios: Previdência, Minas e Energia, Turismo, Articulação Política e Agricultura.
  • PSB quer quatro ministérios e estatais: Integração Nacional, Portos, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social, além de Sudene, BNB, Dnocs, Chesf e Codevasf.
  • Dnocs e BNB devem ficar com PSB cearense. Sérgio Novais e Pedro Brito cotados.
  • Tasso Jereissati se despede hoje do Senado. Discurso a uma da tarde pela TV Senado.

Batmóvel na Oscar Freire

O que aconteceria se o carro do Batman, o Batmóvel, aparecesse estacionado em um dos pontos mais movimentos de São Paulo? Qual seria a reação das pessoas? E as crianças, como ficariam frente a esse ícone dos desenhos animados? Para descobrir essas e outras respostas, a Warner Bros. Consumer Products prepara uma atração que promete deixar o último final de semana antes do Natal ainda mais divertido! A empresa leva a uma das ruas mais luxuosas da cidade uma réplica fiel do Batmóvel da série animada “Batman – Brave and the Bold”, sucesso no Brasil e no exterior. No País desde abril, essa será a primeira vez que o veículo ficará a céu aberto, atraindo a atenção de todos que circularem pela região. A ação – que proporcionará aos fãs do personagem a oportunidade de conhecer de perto a replica e tirar fotos junto ao veículo – encerra com chave de ouro as celebrações do aniversário de 75 anos dos super-heróis da DC Comics, comemorado durante todo o ano de 2010.

Data: 18 de dezembro

Local: Rua Oscar Freire (altura entre a Rua Bela Cintra e a Rua Haddock Lobo)

Horário: das 6h às 22h

Informações para a imprensa:

Ketchum Estratégia

Bianca Ferreira (11) 5090-8916 bianca.ferreira@ketchum.com.br

Thais Morrone (11) 5090-8915thais.morrone@ketchum.com.br

Radioweb

Destaques desta Quarta, 08 de Dezembro de 2010.

FAÇA DIFERENTE
Programa 73: conheça um ambiente de inovação

EDUCAÇÃO
Brasil melhora posição em ranking internacional de educação

POLÍTICA
Lula confirma veto a redistribuição dos royalties

POLÍTICA
Senado aprova Alexandre Tombini para Banco Central

POLÍTICA
Relator do Orçamento nega acusações e diz que fica no cargo

ECONOMIA
Desafio: construção civil procura mão de obra especializada

ECONOMIA
Produção industrial cresce em 4 estados em outubro

ECONOMIA
Taxa básica de juros deve ser mantida em 10,75% nesta quarta

SAÚDE
Micoses de verão: evite roupa molhada após o mergulho

TURISMO
Investimento em resorts e golfe vai ampliar lucro do turismo


Aprovados

"No início da noite de ontem, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) divulgou, através do Instituto Cidades, a relação dos classificados de nível superior na primeira etapa da seleção pública para o Hospital Regional do Cariri (HRC). A previsão é de que até quinta-feira, 9, seja divulgada a lista dos aprovados de nível médio e de nível fundamental. O processo seletivo recebeu 12.291 inscrições para as 994 vagas de níveis superior, médio e fundamental oferecidas pelo HRC, que será inaugurado no próximo dia 13, às 18 horas. A segunda e última etapa da seleção para os concorrentes de nível superior, que á a prova de títulos, já começa hoje, e vai até sábado. Os títulos podem ser entregues em dois locais: Juazeiro do Norte e em Fortaleza. Em Juazeiro, na Universidade Regional do Cariri (URCA), na Avenida Leão Sampaio, 107, de 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, exceto no sábado, até 12 horas. Na capital, o endereço é: Rua Pergentino Maia, 1559, Messejana, no setor pessoal do ISGH, em das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas".www.saude.ce.gov.br

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

TVs se unem

NotíciasDiminuir FonteAumentar Fonte
Linha

Presidente da AL, dep. Domingos Filho
07.12.2010
Convênio entre TV Assembleia e TV Câmara será assinado próxima semana

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), participa, na próxima semana, de audiência na Câmara Federal, em Brasília. Ele vai assinar convênio entre as duas casas para a emissora do Congresso Nacional retransmitir o sinal da TV Assembleia (canal 30) em formato digital. A data da solenidade ainda está por ser definida.

Segundo a coordenadora de Comunicação Social da AL, jornalista Sílvia Goes, técnicos da TV Câmara vêm a Fortaleza até sexta-feira (10/12) para avaliar a estrutura da TV Assembleia juntamente com técnicos do Legislativo cearense. “A Câmara Federal, sabendo que estamos com uma programação 24 horas e em pleno processo de expansão, demonstrou interesse em ser nossa parceira”, diz.

O anúncio da assinatura do convênio vem quatro dias depois de o presidente anunciar, em plenário, o trabalho conjunto que está sendo desenvolvido com os 29 maiores municípios do Ceará. “Estamos colocando as nossas torres já com o conversor (digital). Às prefeituras, cabe manter o equipamento para que toda a nossa programação seja transmitida por meio de retransmissores próprios”, explica Domingos Filho. A princípio, esta transmissão será em caráter experimental, para que todos os aspectos técnicos sejam testados.

À época, o peemedebista informou que outros 49 municípios estão com as permissões para instalação das torres solicitadas junto ao Ministério das Comunicações. Os recursos também foram garantidos no Orçamento de 2011, para que a próxima Mesa Diretora da Casa dê continuidade ao processo de interiorização da TV Assembleia.

O presidente ressaltou que os convênios com a TV Ceará, TV Sinal de Aracati e TV Verde Vale estarão mantidos. A ideia, segundo Domingos Filho, é que cada cidade do Estado possa ter seu próprio retransmissor. “Com isto, todas as populações urbanas terão sinal aberto 24 horas e não só a retransmissão das sessões”, comentou.

Veja a seguir a lista dos 29 municípios e os respectivos canais: Sobral – 59; Itapipoca – 29, Mombaça – 56, Quixadá – 41, Canindé – 18, Crateús – 27, Quixeramobim – 50, Tianguá – 22, Russas – 39, Icó – 59, Morada Nova – 20, Camocim – 34, Viçosa do Ceará – 41, Tauá – 11, Boa Viagem – 17, Limoeiro do Norte – 25, Acaraú – 14, Granja – 16, Trairi – 14, Acopiara – 39, Itapajé – 18, Quiterianópolis – 16, São Benedito – 50, Santa Quitéria – 50, Mauriti – 20, Pedra Branca – 30, Brejo Santo – 50, Ipu – 14 e Amontada – 39.
BC/LM

Audio

* Disponibilizadas no Portal por uma semana.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Seguidores

Arquivo do blog