Pular para o conteúdo principal

Ciro tende não aceitar ZPE

O Estado - "O deputado federal Ciro Gomes (PSB), cujo mandato vai até o dia 31 deste mês, ainda não confirmou se aceita ou não o convite do governador Cid Gomes (PSB) para comandar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a ser instalada no Pecém. À reportagem do jornal O Estado, Ciro disse que cogita ausentar-se da vida política para estudar matérias especiais na Inglaterra.
“Vou ficar fora da política por um bom tempo e aproveitar para aumentar os meus conhecimentos gerais”, reforça. Ele pretende ia ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira para ficar com a esposa e refletir no que fará para ganhar a vida, com o fim de seu mandato parlamentar. O parlamentar não confirmou disputar a Presidência da República em 2014.
Falando sobre o novo secretariado do governador Cid Gomes (PSB), disse que é uma equipe coesa, muito mais homogênea e coerente do que a da primeira administração. O parlamentar prevê que seu irmão tem chance de fazer uma gestão melhor do que a executada anteriormente, porque tem mais prática, estado saneado e caixa para investir nas necessidades.
Sem candidatura 
O parlamentar declarou como inverídicas os comentários políticos da oposição dando conta de que os Ferreira Gomes pretendem ficar vinte anos no poder do Ceará. “Não tem essa de eternização no poder, porque depois do segundo mandato como governador, Cid Gomes terá que ir cuidar da sua vida, como político ou não”, rebate ele, prevendo que em 2014 seu irmão poderá postular o Senado ou a Câmara Federal.

O deputado informou ainda que trouxe de São Paulo o seu título de eleitor, mas não confirmou postular nenhum cargo eletivo nem em 2012, nem em 2014. “O meu título de eleitor já está no Ceará, mas não tenho, pelo menos no momento, qualquer projeto de candidatura”, garante. Enfatizou também que o que tem na cabeça agora é dar um tempo na política para enfrentar um período de estudo.
Embora reconhecendo que o PSB no Ceará tem aliança com o PT, Ciro Gomes alertou que Fortaleza precisa de um projeto estratégico, porque a cidade está entrando em colapso em determinadas funcionalidades vitais, como a saúde pública. Observou que em matéria de transporte público, está tudo do mesmo jeito, e que a própria identidade cultural de Fortaleza está se esgarçando.
Cid testa sistema
O governador Cid Gomes anunciou no final da manhã de ontem, por meio do twitcam – microblog na rede mundial de computadores -, que ainda este ano a Linha Sul do Metrofor será concluída. Porém, sem data definida. Ao conversar com internautas, Cid testou o sistema de comunicação do Palácio Abolição, que passa por reforma. O bate-papo foi breve e envolveu diversos assuntos. Cid confirmou ainda que, ao longo deste mês, concluirá o segundo escalão do Governo do Estado.

Conforme o governador, diferente de anos anteriores, o Metrofor tem ganhado ritmo acelerado. “Estamos trabalhando para que as obras fiquem prontas este ano. [O Metrofor] teve problemas em anos anteriores. Porém, tem seguindo um ritmo acelerado. São mais de 3 mil pessoas trabalhando”, frisou.
Ainda sobre o assunto, Cid lembrou ainda que o grande problema do sistema ferroviário cearense é estrutural. Isso porque o Ceará não tinha nem linha e nem trem. Contudo, hoje, o Estado tem modificado esta realidade, pois tem produzido trens de excelente qualidade. Apesar disso, é preciso investir na malha ferroviária, ressaltando que a Transnordestina é um exemplo desta modernização.
ZPE
Na tarde da última terça-feira, o governador convidou formalmente Ciro Gomes para chefiar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), instalada no Pecém. Caso ele aceite, Cid afirmou que Ciro dará um grande impulso para o setor, além de ser o “melhor quadro de todas as ZPEs do Brasil”.

Segurança
Cid também foi questionado sobre inovações na área da Segurança Pública. Segundo ele, Segurança não é algo para se tratar no “supetão”. Mas, ação para ser desenvolvida com inteligência e planejamento. A seu ver, tem que ser realizada com “cautela”. Sobre o novo secretário de Segurança Pública, Cid ressaltou sua disposição de trabalhar. No entanto, pediu para que ele, primeiramente, se familiarizasse para depois tomar medidas firmes. “Esse negócio de entrar e arrebentar é coisa de faroeste”, alegou.

Castelão
Ao falar sobre a reforma do Castelão, Cid afirmou que as obras já foram iniciadas. Ele fez questão de esclarecer como será as obras. Conforme o socialista, até o final de março, a obra será apenas externa, podendo ser realizado os jogos do campeonato cearense. Contudo, depois de março, o Castelão será fechado. Caso a reforma cumpra o cronograma, o prazo para entrega do Castelão é 30 de abril de 2013.

PNDH-3
Cid alegou que o PNDH3 (Programa Nacional de Direitos Humanos) tem muitas polêmicas. A novidade, agora, de acordo com ele, é o indicativo da criação da Comissão da Verdade. “Sei que muitas pessoas sofreram. Mas, não gosto de ficar revirando o passado. Vamos olhar para frente”, sintetizou, ressaltando que os direitos humanos não é, somente, liberdade de expressão, mas, à direito a escola digna, segurança e moradia. Portanto, segundo Cid, têm coisas mais produtivas a serem discutidas do que ficar revirando o passado. (Com informações de Tarcísio Colares)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".