"A Unimed Fortaleza finalizou o ano de 2010 com um crescimento nominal bruto de 12,53%, confirmando seu posicionamento com uma das maiores empresas do Ceará. A Cooperativa de médicos atingiu a receita operacional bruta acima de R$ 785 milhões, superior em 11,62%, comparado a 2009. Em relação ao Patrimônio Líquido, houve uma elevação de 12,85%, aproximando-se a R$ 121 milhões.
De acordo com o presidente da Unimed Fortaleza, Mairton Lucena (foto), esse crescimento se deve a implantação de mais controles operacionais essenciais e definição de indicadores de desempenho nos moldes da metodologia Balanced Scorecard. Além de medidas gerenciais arrojadas, a Unimed Fortaleza adotou uma ampla estratégia de mercado direcionada para sustentabilidade de seu negócio e a conquista de 500 mil vidas até 2013.
A partir desse objetivo, a Cooperativa, durante todo o ano de 2010, lançou campanhas internas e externas com vistas a chegar as 500 mil vidas. Mesmo sendo o plano líder de mercado no Ceará, conforme dados da Agência Nacional de Saúde, a Unimed Fortaleza entendeu que é preciso muito mais do que conquistar novos clientes, mas também retê-los e reconquistá-lo. Por essa razão, a empresa instituiu algumas ações com foco no encantamento do cliente, como a campanhas de Retenção, Reconquista, Migração e o Programa de Aposentados e Demitidos.
Para a Unimed Fortaleza, aumentar a resolutividade das demandas dos clientes é o principal foco de 2011. Para isso, a Cooperativa implantou o Programa de Reestruturação do Atendimento ao cliente que vai, entre outros pontos, reduzir o tempo de espera do cliente nas Centrais de Atendimento da empresa. “Para mantermos nossa liderança no mercado, precisamos ousar enquanto empresa, por essa razão, implantamos projetos que vão beneficiar nossos clientes, além de contribuir para a sustentabilidade do nosso negócio”, explica Mairton Lucena.
Ousar nos produtos para o mercado é outra estratégia da UnimedFortaleza, que começa 2011 com propostas mais segmentadas tanto de planos, como em seus recursos próprios e rede credenciada. “Esse ano vamos trabalhar no mercado com produtos voltados para públicos específicos, como os estudantes e empresários. Em 2010, lançamos o Unifácil Empresarial, com foco nas empresas, ampliamos nossa atuação em um segmento ainda pouco explorado pela Unimed Fortaleza, mas pretendemos avançar ainda mais neste segmento, com projetos de relacionamento direto com empresários”, revela Riane Azevedo, diretora comercial da Cooperativa.
Visão estratégica - Em 2010, a Unimed Fortaleza investiu em ferramentas de gestão, como o Escritório de Projetos e Business Intelligence, para alcançar seus objetivos estratégicos com maior eficácia. Com a implantação do Escritório de Gestão de Projetos, a Cooperativa espera alcançar um nível mais alto de consistência nos seus projetos. A área é responsável pelo monitoramento estratégico de projetos, com o objetivo de minimizar desvios nos processos e conseqüentes atrasos em suas conclusões.
Essa área foi implantada em novembro de 2010, com a consultoria daPortfolio Gestão e Capacitação, empresa certificada e credenciada peloProject Management Institute (PMI), instituto mundialmente reconhecido em gerenciamento de projetos com mais de 300 mil associados e presente em 150 países. “Um estudo de benchmarking em gerenciamento de projetos realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), apontou que a implantação do Escritório de Projetos trouxe maior controle de custos e prazos de projetos para 42,8% das organizações pesquisadas e 91% das empresas percebem claramente o valor gerado por essa área”, reforça Mairton Lucena.
Além do gerenciamento de projetos, a Unimed Fortaleza deu início, também em 2010, ao projeto Business Intelligence (BI), no qual diretores e superintendentes podem visualizar, por meio de sistema online, indicadores que concentram informações estratégicas e históricas da Cooperativa, auxiliando na visão geral e tomada de decisões na Empresa.O projeto terá sua implantação finalizada em 2012 e segue as melhores práticas de mercado discriminadas no guia de gestão Project Management Body of Knowledge (PMBOOK).
De acordo com o diretor financeiro da Cooperativa, Ferreira Filho, o funcionamento do BI conta com a coleta direta e mensal de informações estratégicas. “Disponibilizamos 150 indicadores divididos em dimensões específicas, como mercado, custo assistencial, financeiro/contábil, administrativo e recursos próprios, além de um painel para acompanhamento de metas dos principais objetivos estratégicos da organização, sendo forte ferramenta de gestão empresarial”, enfatiza o gestor.
Esses são alguns dos instrumentos que fazem da Unimed Fortaleza uma das maiores empresas do Brasil, que segundo ranking da Revisa Exame. Em 2010, a publicação traçou um comparativo com os anos anteriores e constatou que a Cooperativa teve um salto de vendas de 19 posições em relação a 2009. Na região Norte-Nordeste a Unimed Fortaleza é a 68° em vendas, subindo de 11 posições de 2009 a 2010. No estado do Ceará conquistou o 7º lugar em riquezas geradas por empregado em 2010.
VSM Comunicação
Consultoria e Assessoria de Comunicação Unimed Fortaleza
Karol Andrade – 3255.3638/ 3255.3654/8604.4441/ 9900-7330
Isabela Araújo (CE 01596 JP) – 3255.3638 / 9166.7207
Comentários
Postar um comentário