A Ambev lançou anúncio publicitário em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A peça mostra as conquistas obtidas e iniciativas realizadas pela companhia para atingir as metas ambientais globais traçadas para 2012. O anúncio será veiculado nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, nas revistas semanais IstoÉ e Época, além de uma página na edição de 22/6 da revista Exame. As metas da Ambev para redução do impacto no meio ambiente são: diminuir o consumo de água em 11%, a emissão de CO2 em 10% e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção. Esses são objetivos globais, traçados pela Anheuser-Busch InBev e que deverão ser alcançados até 2012.
Algumas fábricas no Brasil já alcançaram ou até ultrapassaram esses índices. Em 2010, por exemplo, 14 cervejarias já atingiram a meta de reaproveitamento de subprodutos e a receita gerada aumentou 40% nos últimos cinco anos, somando R$ 80,8 milhões no ano passado. Nos últimos cinco anos, a companhia reduziu em 70% a quantidade de resíduos sólidos descartados e, nos últimos três anos, a geração de resíduos diminuiu em 25%.
Também em 2010, a Ambev ampliou fábricas e todas já incorporaram as boas práticas de consumo de água do programa de gestão ambiental da companhia. Para isso, foram investidos R$ 5,6 milhões para garantir que a água seja utilizada de forma consciente. Já para as ampliações fabris previstas em 2011, esse investimento será de R$ 6 milhões. A Ambev, que já possui um dos menores índices mundiais de utilização de água no processo produtivo de cerveja, trabalha para diminuir ainda mais essa taxa. Atualmente, são utilizados, em média, 3,9 litros de água na produção de 1 litro da bebida. A meta para 2012 é baixar esse valor para 3,5 litros em todas as unidades fabris.
Dentre as 10 cervejarias do grupo Anheuser-Busch Inbev no mundo com os melhores indicadores de consumo de água por litro de cerveja, cinco são da Ambev. As unidades de Curitiba (PR), de Goiânia (GO), de Minas Gerais e de Camaçari (BA), por exemplo, consomem 3,3 litros. Já a de Brasília, 3,2 litros. As fábricas que produzem exclusivamente refrigerantes têm índices expressivamente baixos. A filial de Sapucaia, no Rio de Janeiro, e a de Jundiaí, em São Paulo, por exemplo, consomem apenas 1,56 litro para cada litro de refrigerante produzido.
Os índices referentes à CO2 também são animadores. Em 2010, a redução foi de 6,4% em relação a 2009, o que significa que, já no primeiro ano, 64% do desafio estabelecido para 2012 foi alcançado. A companhia também adotou o projeto Frota Compartilhada (caminhões fazem ida e volta com produtos, mesmo que de outras empresas) e obteve economia de 1.430.000 litros de combustível e a emissão de 3.922 tons de CO2a menos. A Ambev também está investindo para diversificar sua matriz energética, instalando novas caldeiras de biomassa, que já representam 25% da energia utilizada nas fábricas do país. Além disso, a empresa foi a primeira indústria de bebidas certificada para negociar crédito de carbono (Protocolo de Kyoto).
O monitoramento e a atualização das metas de ecoeficiência da empresa são processos realizados pelo Sistema de Gestão Ambiental, existente há 19 na companhia. Todas as unidades possuem um gerente de meio ambiente responsável pelas metas para reduzir a captação e a quantidade de água usada para produzir suas bebidas, diminuir o consumo de energia, a emissão de poluentes e aumentar o índice de reciclagem dos resíduos.
Sobre a Ambev
Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).
Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários - 29 mil só no Brasil - sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.
Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009.
Referência em práticas ambientais, a Ambev lançou em 2010 o Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor, uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Já em 2011, o Movimento lançou uma ação que interfere diretamente na redução do consumo de água nas residências, é o Banco CYAN, um sistema de descontos em compras online para quem economizar água.
• Informações Imprensa no Ceará - Ambev
AD2M Engenharia de Comunicação
Diego Benevides – diegobenevides@ad2m.com.br
Tel.: (85) 3258.1001; 8878.1405
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