Pular para o conteúdo principal

Sete Sóis Sete Luas em Aquiraz


"O Festival Internacional - Sete Sóis Sete Luas terá mais uma edição no Brasil, concretizando o fortalecimento e as relações da cultura local com outras manifestações internacionais, por meio de um importante intercâmbio da música popular do Mediterrâneo. O primeiro município da América Latina a ingressar nesta rede foi Aquiraz, no Ceará, por meio da parceria com a ONG Tapera das Artes. A ação atua para o  desenvolvimento econômico através do setor cultural. Pela terceira vez, Aquiraz irá receber o Festival hoje (19) e amanhã (20), com a presença dos artistas internacionais Korrontzi (País Basco) e Kamafei (Salento, Itália) e dos artistas locais Fabíola Líper e a dupla Ítalo e Renno. A programação do Sete Sois Sete Luas é inteiramente gratuita.
Durante o sábado e o domingo, dias 19 e 20, o Teatro da Tapera das Artes receberá as exibições de dois grupos revelação da música popular contemporânea de, respectivamente, Países Bascos e Itália. Korrontzi de “Euskadi” e os Kamafei da Apúlia. Os dois apresentarão os ritmos incandescentes e as histórias fascinantes das suas terras de origem. No sábado, a programação contará com a apresentação da Orquestra de Violões Tapera das Artes e será encerrada com a apresentação da cearense Fabíola Líper e, no domingo, com os sanfoneiros Italo e Renno. Ainda no domingo, a partir das 10 horas, haverá o encontro dos músicos com os artistas locais e alunos da Tapera das Artes. “O evento é um projeto de intercâmbio, desde músicas raízes até a música contemporânea. O intuito é mostrar a ‘raíz’ ao mesmo tempo em que se abre o mercado para o mundo, para a diversidade cultural”, explica a idealizadora da Tapera das Artes e articuladora internacional, Ritelza Cabral.
Para William Mendonça, produtor geral do festival, a experiência cultural é única e reforçada pelas parcerias e apoiadores que acreditam no evento. "É um projeto de extrema importância para o município e para o Estado, pois promove e fortalece a cultura local em fusão com outros povos”, comenta. A intenção é que o Festival possa alcançar cada vez mais espaços diferenciados. "O entusiasmo e a beleza de todo o pessoal da Tapera das Artes são para o Festival uma das mais enrequecidoras experiências que já tivemos, não apenas a nível artístico e cultural, como a nível humano. O trabalho da Ritelza com aquelas grandes ‘figuras’ dos jovens da Tapera das Artes é emocionante: um verdadeiro exemplo daquilo que é uma missão cultural.Estamos encantados que Aquiraz, a primeira cidade que participou no Festival SSSL no Brasil, seja de aqui a poucos anos, a capital de uma grande Rede de cidades SSSL na América do Sul", aponta Marco Abbondanza, diretor do Festival.
A edição XIX do Festival Sete Sois Sete Luas teve início em Junho em Portugal, passando pela Itália, França, Espanha, Marrocos, Cabo Verde e agora chega no Brasil. Desde 2009, Aquiraz recebe o festival, que, além das apresentações musicais, promove ainda ações como oficinas e workshop. A Rede Internacional Cultural vem realizando diversos projetos com gestores, produtores e articuladores das comunidades europeias e mediterrâneas, o projeto promove ainda a socialização entre artistas de diferentes culturas e o acesso democrático aos seus espectadores e visa a exportação de produtos culturais e a inserção da cidade no circuito de negócios internacionais.
Nascido entre Portugal e Itália, o Festival Sete Sóis Sete Luas desenrola-se, hoje, ao longo de um itinerário que conta já com 30 cidades em 10 países, entre os quais Itália, Portugal, Grécia, Espanha, França, Marrocos, Israel, Cabo Verde, Croácia e Brasil fazem parte. O Festival envolve mais de 400 artistas, oferecendo cerca 150 concertos de música popular contemporânea, acompanhados de exposições de artes plásticas, contando com mais de 60 estreias nacionais e 180.000 espectadores anuais.
Em 19 anos de vida, o Festival inventou o seu próprio gênero, descobrindo mil formas de reinterpretar a tradição popular de modo a torná-la mais apreciada, repleta de novos estilos e misturas musicais, e promovendo colaborações artísticas inéditas. Viagens e miragens sonoras que representam, meticulosamente, o ritmo pulsante do terceiro milênio.
Em Aquiraz, o festival é uma realização da Tapera das Artes em parceria com a Associação Cultural Sete Sois, com produção da WM Difusão Cultural e patrocínio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultural do Estado do Ceará (Secult/CE) e as empresas Oi Futuro e Oi.

Sobre Korrontzi (Pais Basco)
Nascido em 2004, Korrontzi representa a nova música do País Basco. Mistura a tradicional “trikitilari” (concertina local) com arranjos originais e uma escola de dança contemporânea e tradicional, a “Oinkari Dantza Taldea”, onde pares de bailarinos ensaiam com sucesso os passos do fandango basco: a plasticidade das danças ajuda fenomenalmente a música. Tudo isto ao som dos temas compostos por Agus Barandiaran, cuja energia parece inesgotável. Com ele, tocam Kike Mora (baixo), Ander de Saratxo (bateria e marimbas) e Iker Lpe de Bergara, especialista em instrumentos de sopro, que revela ao público truques e sons de um pequeno objeto tradicional basco, a “alboka”. O grupo homenageia a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco, com influências de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança fundem-se num estado incandescente.

Sobre Kamafei (Salento, Sul da Itália)
“Kama fei” na antiga língua do Salento, quer dizer “calor que passa”, o calor que nasce dos instrumentos entre o antigo e o moderno, o calor do público quando dança com a música dos Kamafei. Kama Fei, que já colaborou com importantes artistas italianos como Sud Sound System, Uccio Aloisi, é um projeto que propõe a “etnomúsica” do Salento, cantos de amor e temas originais em língua grika, para guardar a memória e a musicalidade de uma grande tradição. Protagonista desta tradição, a Pizzica é uma dança de namoro, típica desta parte da península, que tem raízes na história das agricultoras que trabalhavam nos campos de tabaco. Elas, para evitar as violências sexuais do patrão, fingiam estar possuídas pelo diabo e dançavam como loucas. Agora é uma dança típica das festas tradicionais nas quais as mulheres dançam sem freios e os homens tratam de capturar a atenção delas.

Sobre Fabíola Líper
Cantora e atriz, a cearense Fabíola Líper iniciou seu caminho musical ainda adolescente, no final dos 70, quando integrou o grupo Quarteto Nobre, formado por quatro adolescentes que sonhavam em seguir carreira musical. Fabíola seguiu entre o teatro e a música, investindo mais na carreira teatral. No início dos anos 90 volta a formar um novo grupo vocal: As Blasfêmeas, quarteto composto por mulheres, sob a direção musical de David Duarte, que também integrava o grupo como arranjador e músico. Hoje radicada no Rio de Janeiro, onde segue sua carreira musical, participou do Festival de Música de Camocim-CEe no Festival de Música da Meruoca, onde foi indicada ao prêmio de melhor intérprete. Recentemente gravou seu primeiro álbum, intitulado  “Minha Cara”, onde canta composições de sua autoria e também de autores como David Duarte, Ricardo Guilherme, Gildomar Marinho e André Rio. O Álbum será lançado no início de 2012. Fabíola se define como uma cantora sem um estilo definido e prefere se definir como uma cantora que nem sempre canta o que se toca, mas que sempre canta o que lhe toca à alma. Do Samba ao jazz, da gafieira ao tango, Fabíola Líper é uma cantora cuja intensidade na interpretação encontra raiz no Teatro, sua outra grande paixão.     

Sobre Italo e Renno
Representantes da nova geração de músicos cearenses, a dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno vem para acrescentar ainda mais tempero ao tradicional forró nordestino. Eles possuem variedade musical com o uso de elementos de outros estilos como jazz, frevo, chorinho, baião e até música erudita em suas apresentações. A dupla se define como cearense da gema, tendo seu ecletismo a serviço do forró. Os “meninos do Ceará” já têm dois clipes lançados: o primeiro, “Toca Sanfoneiro“ com a participação de um dos ícones da música brasileira, o sanfoneiro Dominguinhos e o outro, “Ceará Terra da Luz”, que conta com outro grande músico nacional, o cantor e compositor Raimundo Fagner. Os dois artistas também fizeram participação no CD “Ítalo e Renno”, lançado para divulgar a dupla. Atuando como acordeonistas, pianistas, arranjadores e compositores, fizeram grandes participações em festivais de jazz pelo país. Atendendo a antigos sonhos, em dezembro de 2010 a dupla concretizou mais um grande projeto, o lançamento do CD cristão “Diante de Ti”. Com uma proposta que vem para agradar toda a família, a dupla de sanfoneiros cearenses – que ficou entre os 100 brasileiros mais talentosos que se destacaram em 2010 pela Revista Contigo! – segue conquistando o público e escrevendo sua trajetória à base de muito trabalho e entusiasmo de sobra.

Programação:

Hoje
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antonio Gomes dos Santos, s/n - Centro - Aquiraz - Informações: 85 3361.2704)
20 horas: abertura oficial com a Orquestra de Violões Tapera das Artes e Intervenções Cênicas com o Grupo de Teatro Tapera das Artes
21h30: Grupo Internacional - Kamafei (Salento, Itália)
22h30: Convidado Local - Fabíola Líper

Amanhã)
Local: Palco Oi (Complexo Tapera das Artes)
10 horas: Encontro dos Músicos Internacionais com artistas locais e alunos da Tapera das Artes
19horas: Espetáculo de Dança “Show Brasil” – Cia. CORDAPES
20 horas: Grupo Internacional - Korrontzi (Pais Basco)
21h30: Convidado Local - Italo e Renno

Outras informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do Festival Sete Sois Sete Luas, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Diego Benevides (85) 8878.1405 ou diegobenevides@ad2m.com.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não