sábado, 15 de janeiro de 2011

Coração de Leão

 Leonelzinho Alencar 
@, @ Amanhã, às 13:30h, será o primeiro Programa Coração de Leão na Rádio Clube AM 1200. Tel: 3264-3334 
»
 Leonelzinho Alencar 
@ Essa será a carteira do Programa Torcedor Cidadão que estive discutindo hoje com @

Torneio de Travinha

Quatorze equipes de futebol, na categoria sub-12, disputam, amanhã o I Torneio Comunitário de Futebol de Travinha, realizado pelo Jatobá Esporte Clube com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel). O torneio começa a partir das 8 horas, no Centro Poliesportivo do Jatobá, no Henrique Jorge. Segundo Vinícius Braga, fundador e presidente do Jatobá Esporte Clube, o torneio é uma oportunidade de divulgar o esporte no bairro e as ações do Jatobá. Com dois anos de existência, o projeto vem promovendo torneios de futebol de travinha, futebol soçaite e de campo para jovens e a adolescentes. “É uma oportunidade de afastar esses jovens das drogas”, avalia Vinícius.

Paróquia da Piedade

Padre Gilberto Antônio Silva, de 36 anos, foi empossado hoje à noite, vigário da paróquia da Piedade. Uma missa solene de duas horas celebrada por padre Clairton Alexandrino marcou a posse. Padre Gilberto ficará na Piedade por seis anos. Na segunda-feira vai a Roma, mais precisamente ao Vaticano pedir as bençãos ao papa Bento XVI.

Ponte e a DSW


Camisa com a marca da DSW Automotive estreia neste próximo domingo

A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, é o novo patrocinador oficial do time da Ponte Preta, de Campinas (SP). A marca da DSW Automotive estará estampada nas camisas dos jogadores nas três competições que serão disputadas pela Ponte Preta ao longo de 2011: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro (Série B) e Copa do Brasil. O primeiro jogo oficial do time no ano será pelo Campeonato Paulista, no dia 16 de janeiro, contra o Mirassol, com transmissão direta pelo canal SporTV.

“Nosso objetivo é associar a marca DSW Automotive a valores como emoção, força, tecnologia, competição e trabalho em equipe. Por esta razão, optamos por investir no futebol e na Ponte Preta, um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Além disso, o futebol é uma paixão nacional e o esporte que está mais perto do público, que também é apaixonado por carros, sonorização e acessórios”, afirma Pedro Pastorelli, diretor da DSW Automotive.

Criada em julho de 2008, a DSW Automotive (www.dswautomotive.com) é especializada no desenvolvimento e importação de acessórios para o segmento automotivo. A empresa comercializa DVDs players, centrais multimídias, kit de TV digital, monitores de LCD, kits de travas elétricas, sensores de estacionamento, câmeras de ré e motores para vidro elétrico. A marca está disponível em cerca de 2.500 instaladores de acessórios automotivos.

“O fato de o consumidor estar voltado para o futebol pode proporcionar uma visibilidade e absorção melhor da nossa marca. As pessoas não estão 100% do tempo em processo de compra. Por isso, acreditamos que a DSW precisa estar mais presente na vida das pessoas em diferentes momentos. E um deles é o esporte”, explica Robson Bazzo, gerente de marketing da DSW. A DSW Automotive também conta como garotos-propaganda, desde 2010, com o pentacampeão Vampeta e o meia-atacante Marcelinho Paraíba. “O futebol é, cada vez mais, uma ferramenta poderosa de comunicação para construir e consolidar a imagem das marcas, diz Reinaldo Oliveira, diretor da Agência Criativ Eventos e Marketing Esportivo, que participou das negociações envolvendo este patrocínio e também atua com outras modalidades esportivas, como vôlei, golfe, tênis e esportes de aventuras.

A Associação Atlética Ponte Preta, primeiro clube brasileiro em funcionamento ininterrupto e dono de uma das maiores torcidas do interior paulista, foi fundada em 1900, em Campinas. Ao longo do tempo, a Ponte Preta fortaleceu o futebol regional e tornou-se um dos grandes clubes do País, com reconhecimento internacional pela formação de atletas que marcaram época no futebol e na seleção brasileira, como o zagueiro Oscar, os goleiros Valdir Perez e Carlos, os atacantes Washington e Luís Fabiano. O time já chegou à final do Paulistão em algumas oportunidades, a última delas em 2008, contra o Palmeiras.



MAIS INFORMAÇÕES
Eduardo Sanches
g6 Comunicação Corporativa
Fones: (11) 5678-9521 e 9305-3328

logo-g6


Dedo de Moças

As jornalistas Camille Soares, Dalviane Pires e Wania Caldas começam 2011 com uma novidade para o mercado de publicações. As sócias fundaram a Editora Dedo de Moças, voltada para a editoração de livros, revistas e material corporativo além de consultoria na área de conteúdos especiais e comunicação. Contatos: dedodemocaseditora@gmail.com e o perfil no twitter @dedo_de_mocas

PV lamenta

O Partido Verde do Ceará, considerando que o Projeto de Lei que dispõe sobre os casos de licenciamento ambiental no âmbito estadual, enviado pelo Governo à Assembléia Legislativa, fere profundamente o meio ambiente e coloca em risco a vida, a cultura e o bem-estar social de milhares de cearenses.

Sem os necessários licenciamentos, projetos englobados na matéria abrem espaço para alterar a dinâmica das águas, dos solos e das populações, além de propiciar a manutenção e aprofundamento dos níveis mundialmente condenáveis de envenenamento de alimentos, da fauna, da flora e de pessoas.

Em razão disso, o Partido Verde posiciona-se radicalmente contra o projeto. O PV considera que a proposta é inconstitucional, ao infringir o Capítulo VI, art. 225, da Constituição Federal, como também a Lei 6938/81, que dispõe sobre a política nacional de meio ambiente, que criou o Sistema Nacional de Meio Ambiente.

O Partido Verde defende que o equilíbrio ambiental é questão fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Problemas na fiscalização e a falta de celeridade nas licenças ambientais, alegados pelo Governo, não justificam a proposta em questão. O PV propõe que estas questões sejam sanadas com o reforço das estruturas e a adequação dos quadros funcionais em todos os setores ambientais do Ceará.

Partido Verde Ceará

Da tevê

Mesmo com acerto entre Ceará e SVM o jogo da tevê de amanhã é Ferroviário x Fortaleza, às quatro da tarde na TV Verdes Mares. Horizonte x Ceará terá apenas melhores lances.

Reforços

Murilo, Vicente e Heleno reforçam o Ceará amanhã às quatro da tarde contra o Horizonte. Deixam o time Anderson Barreto, Rafael e Felipe.

Tigre vence Crato

O Tiradentes ganhou hoje de 3 a 2 do Crato, no Pici. Destaque para os aviões (decolando o tempo todo), cachorros (feras do Canial da PM) e os gols de Cleiton (dois).

Roberto Cláudio




 deuzinho filho 
Reafirmanos nossa parceria UVC-ALECE com a vitória de @ dia 01/02. Parabenizo o Gov. @, o PSB e os Dep. pela escolha

A procura de blogueiro

A Electrolux recruta um blogueiro para participar da expedição Dragão do Mar, que faz parte da segunda etapa do Vac From The Sea, na região da Patagônia. Em parceria com a ONG 5Gyres, o projeto tem o objetivo de recolher o plástico descartado nos oceanos para transformá-lo em aspiradores de pó.
A embarcação deve partir com os tripulantes do Canal de Beagle, na região da Patagônia, no dia 3 de março. Durante o trajeto, a equipe fará a coleta de plástico no mar por 11 dias de expedição, até chegar à Valdívia, no Chile, em 14 de março.
O tripulante selecionado trabalhará como voluntário e redigirá textos para o blog do projeto Vac From The Sea, descrevendo o dia a dia da equipe e o passo a passo do processo de retirada do plástico. Além disso, o escolhido também deverá cumprir algumas tarefas rotineiras juntamente à tripulação, como preparar o jantar, lavar a louça e manter o ambiente organizado.
O objetivo da Electrolux com a ação é alertar as pessoas sobre a contaminação dos mares e oceanos, com a quantidade de material plástico descartado indiscriminadamente nesses lugares, causando problemas ao meio ambiente.

http://www.electrolux.se/PageFiles/30319/Sotena%c2%a6%c3%aas.jpgPara se candidatar, os interessados precisam postar um curto vídeo em inglês no YouTube, informando seus nomes, lugar onde vivem e dizendo por que acham que devem ser selecionados para o projeto e como poderiam contribuir na equipe. O link do filme postado deve ser enviado ao endereço de e-mail electrolux@vacfromthesea.com, até o dia 31 de janeiro. Em 5 de fevereiro, o júri anunciará os cinco finalistas selecionados, o nome do vencedor será divulgado em 8 de fevereiro.
Requisitos básicos para se inscrever:
• Ter forte interesse em questões ambientais, particularmente em resíduos plásticos e poluição marinha;
• Ser um bom escritor e fotógrafo;
• Ter espírito de equipe e estar disposto a ajudar com as tarefas básicas da tripulação (ajudando com as mudanças, cozinhar, limpar e ajudar a fazer pesquisas quando necessário);
• Não se enjoar facilmente;
• Ser capaz de nadar até 200m;
• Ser capaz de levantar 1 / 3 do seu peso corporal;
• Falar Inglês.

Pré-Carnaval 2011

O Pré-Carnaval já se transformou em evento marcante na agenda cultural da cidade. Com o reconhecimento da festa como opção de lazer gratuito para todos os fortalezenses, o Grupo de Comunicação O Povo inova na cobertura com a criação do hotsite “Pré-carnaval de Fortaleza”, no ar a partir de hoje.
No hotsite www.opovo.com.br/precarnaval, o internauta do O Povo Online encontra grande volume de informações sobre o período, como a programação completa e eleição dos melhores de 2011. Nele tem espaço reservado para que todos possam interagir e escolher o melhor e o mais importante bloco do pré-carnaval. O folião também poderá divulgar seu bloco favorito e enviar fotos, comentários e tweets.
A convergência do material produzido pelos veículos do Grupo e a interatividade são as marcas do hotsite. O folião fará o conteúdo junto com a equipe do Portal, enviando informações sobre o que está rolando na festa. "Iremos promover uma eleição junto aos internautas para escolher os melhores blocos em diversas categorias: animação, segurança, bateria e outras", acrescenta o editor-executivo do O Povo Online, Erivaldo Carvalho. 
Pelo twitter, às postagens será acrescentada a hastag #precarnavalfortaleza. (Joelma Leal - assessora de imprensa do Grupo O Povo).
 

Combate à dengue em Messejana

Acontece hoje uma nova ação de combate à dengue no Terminal da Messejana. No local estão nove educadores que desenvolverão atividades como exposição educativa com maquetes e ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti, distribuição orientada de panfletos e participação de dois mascotes da Dengue. 

BB socorre

O Banco do Brasil acionou medidas de apoio emergencial aos funcionários, clientes  e  comunidades da região afetada pelas chuvas no estado do Rio. As  ações  fazem  parte  de  plano  nacional  de  emergência  previamente desenvolvido  pela  Instituição  para atender a comunidades atingidas por catástrofes naturais.
As  ações, que são a manifestação concreta de solidariedade prestada pelo BB aos cidadãos que sofrem os efeitos das tragédias, são as seguintes:
PESSOAS FÍSICAS
Os  clientes  poderão optar por renovar os empréstimos em todas as linhas oferecidas  pelo BB (inclusive consignado e modalidades de crédito direto ao consumidor),  e pagar a primeira prestação somente em seis meses. Nas  novas  operações  contratadas,  a  carência também será de 180 dias, para a primeira prestação.
Nas  operações  da linha de crédito BB Material de Construção, a primeira prestação  também terá carência de até 180 dias. Os prazos poderão chegar a 60 meses, com teto de contratação de R$ 40 mil.
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Por  um  período de até seis meses, o BB suspenderá a cobrança mensal das parcelas  de  capital e de juros  das operações que se encontravam em ser até  a  véspera  da  decretação  do estado de emergência ou de calamidade pública.
Por   meio  da  linha  Reescalonamento  de  Dívidas  MPE,  será  possível renegociar  todas  as  dívidas  de  capital de giro e recebíveis mantidas junto  ao  Banco com prazo de até 60 meses, incluída nova carência de até seis meses, com taxa de juros reduzida.
À medida  que  a  situação  se  normalizar,  as  empresas terão acesso a condições especiais para o refinanciamento de suas dívidas. BB e BNDES vão ultimar ações para utilizar benefícios da linha BNDES PER, a exemplo do que ocorreu nos estados de Pernambuco e Alagoas. A linha vai abrigar  operações de capital de giro e investimentos, com taxas e prazos diferenciados.
Na  linha  Proger  Urbano Empresarial, será admitido o refinanciamento da dívida  pelo  prazo  de  até 96 meses, incluída nova carência de até seis meses,  com manutenção dos encargos financeiros contratados e dispensa de entrada mínima.
PRODUTORES RURAIS
O Banco do Brasil e o Governo Federal adotaram medidas de assistência aos produtores da região.
Os  produtores que tiverem residência ou propriedade rural nos municípios atingidos  (e  em  outros  que  venham a ser incluídos na relação), e que tenham  operações de crédito rural vencendo de janeiro a março deste ano, poderão  fazer  o pagamento, mantidos os mesmos encargos, em até 180 dias corridos da data original.
A  Superintendência  do  Banco  do  Brasil  no  Estado do Rio também está autorizada  a  prorrogar  dívidas rurais dos produtores prejudicados, por períodos  superiores  a  180  dias,  conforme  a  capacidade de pagamento apurada.
A  Superintendência do Banco no estado também recebeu recursos para novas contratações  de crédito rural, inclusive para construção de benfeitorias e aquisição de animais.
FUNCIONÁRIOS
O  Banco  do  Brasil  prestará  assistência  aos funcionários que tiveram moradias atingidas, por meio de adiantamento salarial, a ser oferecido em condições   especiais,   para   facilitar  a  acomodação  provisória  dos colaboradores e suas famílias.
COMUNIDADE
O  BB  vai  colaborar  ativamente  com  as autoridades locais, de forma a normalizar, no menor prazo possível, os serviços bancários prestados pelo BB nas regiões. Além  disso, o Banco do Brasil prestará assistência especial a crianças e adolescentes  assistidas  pelos  conselhos  dos  direitos da criança e do adolescente  que  funcionarem  nos  municípios  atingidos. Para isso, vai intermediar  solicitações  mais  urgentes junto aos fundos específicos de provimento de recursos voltados para demandas emergências dos conselhos.
Seguros
Nos  principais  municípios  atingidos,  o  Banco  do Brasil vai receber, analisar  e  indenizar,  em  caráter emergencial, pedidos de sinistros de todas as modalidades de seguros contratadas no Banco do Brasil. O  BB informa ainda que seguirá todas as orientações divulgadas pela Febraban  (sobre  pagamentos  de  contas  –  luz, IPVA - títulos e outros serviços).
O BB  permanecerá  monitorando  a  situação  das regiões atingidas pelas chuvas,  como  forma  de  adotar  novas providências, se for o caso, para atender à população.
Fonte: Assessoria de imprensa.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Foto oficial


A foto oficial da presidenta Dilma Rousseff que vai ser distribuída nos órgãos federais em todo o Brasil. O crédito é de Roberto Stuckert Filho. A imagem está disponível no site www.info.planalto.gov.br. Tendo ao fundo o Palácio do Alvorada, residência oficial da presidenta, a foto traz Dilma Rousseff sorridente com um blazer bege e brincos de pérolas. A Agência Brasil informa que a fotografia presidencial foi feita no dia 9 de janeiro em sessão que durou uma hora e meia e Dilma fez a escolha final da foto. 

Ceará entra no bolo

Ceará acerta com SVM e seus jogos vão ser transmitidos pela TV Verdes Mares e TV Diário. Começa já domingo contra o Horizonte, direto do Domingão. Bases de meio milhão de reais pelo atual Cearensão 2011. Para 2012 nova negociação.

Dança de cadeiras

César Pinheiro deixa a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Ceará para ser diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Assumirá a SRH a deputada estadual eleita Eliane Novais, que permite mais uma suplente do PSB assumir na Assembleia.

VSM na AL-CE

Com a ascensão de Roberto Cláudio (PSB) para presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2011-2012 deve assumir a Coordenação de Comunicação da Casa (Rádio, TV, Portal, Revista e Jornal) a VSM.
Hoje a VSM tem em sua carteira de clientes além de Roberto Cláudio mais 13:

  1. Unimed Fortaleza
  2. Estácio-Fic
  3. Totvs
  4. Pirata
  5. Fujita
  6. Mercurius
  7. Bios
  8. Bons Ventos
  9. Italo & Renno
  10. Bratt
  11. Coopercon
  12. Sinduscon
  13. VertEtRouge


Nova mesa da AL-CE

Segundo Fábio Campos, nem Welington Landim nem Zezinho Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará a ser eleito em primeiro de fevereiro é Roberto Cláudio (PSB).  O nova composição da mesa diretora tem a preço de hoje:
  • Roberto Cláudio (PSB) - presidente.
  • Dedé Teixeira (PT) - primeiro vice presidente.
  • Tin Gomes (PHS) - segundo vice presidente
  • Zezinho Albuquerque (PSB) - primeiro secretário.
  • Neto Nunes (PMDB) - segundo secretário.
  • Moésio Loiola (PSDB) - terceiro secretário.
  • Téo Menezes (PSDB) - quarto secretário.
  • Primeiro, segundo e terceiro suplentes ainda serem escolhidos.



Implantes

"Apreciar o som da água que cai da torneira, o toc-toc na porta, a buzina do carro na rua, a voz do personagem daquele desenho preferido que passa na TV. O que para muitos é algo comum, sem importância, para quem nunca ouviu são grandes descobertas. E dia após dia, pacientes beneficiados com o implante coclear vão descobrindo o prazer da audição.
É o caso de Nicole, de 7 anos. Ela recebeu o implante coclear no dia 31 de julho de 2010, quando o serviço foi iniciado no Hospital Geral de Fortaleza, HGF. Em outubro, após a cicatrização, o aparelho foi ativado e Nicole começou a ouvir os primeiros sons. A partir da ativação, Nicole aprende novos sons a cada dia. Diferencia, identifica e reproduz o que ouve. A descoberta mais recente é a música, que desperta a curiosidade e a admiração da pequena ouvinte.
Nicole nasceu com deficiência auditiva. Durante 4 anos, usou o aparelho amplificador, mas sem um bom resultado. A mãe dela, Francineide, conta que as duas se entendiam por gestos, mas agora, tudo é diferente. O mundo cresceu diante do novo sentido. A comunicação abriu novos caminhos. É o começo de uma nova vida para mãe e filha.
Seu João Praciano Serra, de 62 anos, deficiente visual e auditivo, teve a felicidade de voltar a ouvir após dois anos de um angustiante silêncio. Ele recebeu o implante no dia 3 de setembro e ativou o aparelho em outubro de 2010. O sorriso da companheira Ana Maria Távora, foi o primeiro som que ele identificou. “Ouvi o sorriso mais bonito do mundo”, disse ele. Seu Praciano perdeu a visão por conta de um glaucoma. A perda auditiva gradativa começou aos 30 anos até que os sons sumiram de vez. Para se comunicar, ele desenvolveu com a companheira uma linguagem própria, que mistura o braile com a LIBRAS. Os sinais da LIBRAS são sentidos através do tato. Perguntado sobre como é ouvir de novo através de um aparelho, ele responde: “o som é diferente, mas eu tenho que me acostumar”. Hoje, o caso de seu João é considerado um dos casos mais bem sucedidos.
Nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2010, todos os pacientes que receberam o implante devem retornar ao Serviço de Otorrinolaringologia do HGF. Quem ainda não ativou o aparelho, vai ativar. Quem já ativou, vai fazer um mapeamento, ou seja, verificar o quanto já evoluiu e qual será o próximo passo na reabilitação.
O HGF foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias para implante coclear em dezembro de 2009. Em 2010, o hospital realizou 24 implantes cocleares, meta estabelecida pelo Governo Federal. Segundo o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do HGF, Deodato Diógenes, para 2011, a previsão é ampliar o número de implantes realizados. O novo número deve ser definido pelo Governo Federal.
O implante coclear é realizado pelo SUS desde 2000 e o Ministério da Saúde investe R$ 45,8 mil para o atendimento de cada paciente. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece o ouvido biônico, uma prótese que é implantada por meio de cirurgia no ouvido de pacientes com deficiência auditiva. O equipamento auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo o sentido ao paciente. Já há 17 unidades de saúde com capacidade para realizar o procedimento. Além do Ceará, elas estão no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, e Rio de Janeiro.
Um ouvido artificial
O implante coclear é um equipamento computadorizado colocado dentro da cóclea, na parte interna do ouvido. Ele capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. Além do dispositivo, o aparelho é composto por um processador de fala que fica fora do ouvido. É como se fosse um microfone captando o som do ambiente. O funcionamento do implante coclear é diferente do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), uma vez que ele cria a possibilidade de o usuário perceber o som em vez de só aumentá-lo.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação HGF – (85)3101-7086
Gilda Barroso, jornalista - (85)9925-5762

Transplantes

"O ritmo de transplantes de órgãos e tecidos no Estado segue acelerado em 2011. Em apenas 13 dias, do dia 1º ao dia 13 de janeiro, chega a 36 o número de transplantes realizados. Desse total, 12 de rins, 12 de córneas, 8 de fígado, 3 de coração e 1 de medula óssea.
A quantidade de transplantes de coração, todos os três feitos pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência da rede estadual em cardiologia e pneumologia, chama a atenção. Os transplantados são duas mulheres, uma cearense e 1 baiana, e 1 homem do Estado do Maranhão. Basta lembrar que em todo o mês de janeiro do ano passado foi feito um transplante de coração. Em 2010, foram 16 transplantes de coração.    
Com a estrutura ampliada e moderna da rede de assistência do Estado, com melhoria na atenção em urgência e emergência a partir do funcionamento dos dois novos hospitais regionais em Juazeiro do Norte e em Sobral e das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), a expectativa da Secretaria da Saúde do Estado é superar este ano a marca de 1000 transplantes. No ano passado, o Ceará bateu recorde, com 875 transplantes, o maior desde que a Central de Transplantes começou a funcionar, em 1998.           
Estão na espera por coração saudável oito pessoas. A solidariedade deve ser renovada permanentemente. Há 1.400 pessoas aguardando por doação de órgãos e tecidos".


Hip hop

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD) da Regional I (Rua Hildebrando de Melo, 1.110 – Jardim Guanabara) realiza, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), oficinas de hip-hop direcionadas aos usuários do serviço. Os participantes compõem e gravam músicas que falam sobre suas histórias de vida, que serão reunidas em um CD com 10 faixas. A oficina ocorre todas as quartas-feiras, às 9 horas. A atividade vem sendo realizada há dois meses e cinco músicas já estão concluídas para gravação. Daqui a dois meses, todas as músicas deverão ser finalizadas. A oficina proporciona acolhida e escuta, trabalha o processo de reinserção social das pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas e possibilita o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários. Na última sexta-feira (7), os usuários participantes da oficina fizeram, ao lado do grupo Comunidade da Rima, o show de abertura para a apresentação dos Racionais MCs no evento de lançamento da Caravana Social Contra o Crack – promovida pela Cufa, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude.
Mais informações com a assessora de Comunicação da SMS, Lena Ximenes, nos telefones 3452-6609/ 8814-4004

Dezoito praias barra limpa

Com a chegada das chuvas em nossa Capital, o boletim de balneabilidade (qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário) das praias de Fortaleza, emitido hoje, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), aponta que o número de pontos impróprios para banho subiram de nove para 13. 
Ao todo, a Semace monitora 31 pontos em Fortaleza. Desse total, 18 estão dentro dos padrões de qualidade. Para que isso ocorra, é preciso que seja constatado, no máximo, 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água nas últimas cinco medições. As amostras são coletadas semanalmente pela equipe do Núcleo de Análise e Monitoramento da Semace. 
Vários fatores podem influenciar na balneabilidade, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
Confira, abaixo, o resultado das análises. 
Pontos próprios para banho:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Barraca Beleza
Mucuripe
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Diários (Ponta Mar Hotel)
Ideal Clube
Edifício. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Indústria Naval do Ceará
Início da Philomeno Gomes
Início da Pasteur
Pontos impróprios para banho:
Clube de Engenharia
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Marina Park Hotel
Kartódromo
Colônia
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará 
--
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Superintendência Estudual do Meio Ambiente - Semace
Governo do Estado do Ceará
85 3101.5554/ 85 8605.9501

Expô Relâmpago

Balanço da Semace

Gerar o fortalecimento da gestão florestal por meio do acompanhamento sistemático e dinamização de atividades ambientais no Ceará. Esta foi a meta atingida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), através da Coordenadoria Florestal (Coflo), no ano de 2010. Na ocasião, a autarquia, responsável por desenvolver programas e ações voltadas para a proteção e defesa ambiental em todo o Estado, divulga o balanço das atividades realizadas no ano passado.
No período de julho de 2009 a novembro de 2010, as atividades promovidas pela Semace foram voltadas para aproteção das Unidades de Conservação (UCs), autorizações de uso com base nos preceitos legais, visitação organizada com foco na educação ambiental, acompanhamento aos conselhos gestores e planos de manejo, além de autorizações para pesquisa científica. Além disso, a instituição também realizou estudos para ampliação das UCs com ênfase nas áreas de caatinga (Acopiara e Tauá) e de mangue (Icapuí), processos que deverão se consolidar em 2011. Ao todo, a autarquia acompanha e gerencia 23 UCs.
Dentre as atividades exercidas pela Semace, destacaram-se: acompanhamento e fiscalização dos estabelecimentos que comercializam agrotóxicos; acompanhamento de 172 planos de manejos sustentáveis; autorização do uso controlado do fogo; autorização de desmatamento com base nos preceitos legais e com a devida exigência de reposição florestal; regularização de áreas de reserva legal; elaborou projetos de recuperação de áreas degradadas; incluiu no Programa Estadual Florestal o Projeto de Recuperação de Mata Ciliar nas 11 Bacias do Estado que deverá ser executado em 2011; ação conjunta de fiscalização/orientação quanto ao uso de agrotóxicos comAgência de Defesa Agropecuária do Estado, Ministério da Agricultura, Ministério Público, com ênfase na Serra da Ibiapaba e nos municípios jaguaribanos.
No tocante ao cadastro dos produtos agrotóxicos, 170 produtos foram cadastrados desde julho do ano de 2009 até o momento. O setor realizou, ainda, a renovação de 194 produtos, cancelamento de onze, atualização cadastral de 240 e a atualização dos dados cadastrais de seis empresas registrantes de produtos agrotóxicos.
Além disso, a autarquia, por meio do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), promoveu a doação de mais de 250.000 mudas, contemplando todo o Estado. Para a coordenadora da Coflo, Elisabete Romão, “todas essas ações colaboraram significantemente para mitigar diversas agressões ao meio ambiente, bem como em nossas UCs, observadas em nosso Estado”, analisa.
Outro destaque da atuação da superintendência foi no processo de criação do Mosaico de UCs do entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O projeto envolve: o Parque Botânico, a Estação Ecológica do Pecém, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pecém, APA do Cauípe, APA das Dunas do Paracuru, APA do Estuário do Rio Curu e a APA do Estuário do Rio Ceará.
Na perspectiva de estabelecer melhor diálogo com o setor empresarial, a Semace também promoveu reuniões com as Câmaras de Fruticultura e Floricultura e com o Sindicato dos Ceramistas do Ceará. As ações tiveram como objetivo esclarecer os procedimentos da autarquia quanto às autorizações ambientais. “A aproximação e interlocução com o setor produtivo e empresarial é de fundamental importância para uma melhor compreensão do papel da Semace e para o consequente cumprimento da legislação ambiental por parte das empresas”, ressalta Bete Romão.
A Semace, por meio de técnicos do Nucef, esteve presente também no 1º Encontro do Sistema Nacional de Informações Florestais, ocorrido em Brasília. Durante o evento foi realizada a apresentação e lançamento do Inventário Florestal Nacional no Distrito Federal e demais trabalhos do Serviço Florestal Brasileiro no âmbito do Sistema Nacional de Informações Florestais. Com o projeto, a autarquia foi o único órgão ambiental brasileiro a apresentar os dados que vão compor o Portal Nacional da Gestão Florestal.
Perspectivas 2011 - Dentre as ações previstas para este ano em todo o Estado, fazem parte do planejamento da Semace/Coflo: aperfeiçoar mecanismos de monitoramento de indicadores ambientais; implementar o Programa Estadual Florestal; capacitar o corpo técnico quanto a práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais; realizar o Inventário Florestal Estadual; desenvolver parcerias com as prefeituras, voltadas para projetos de preservação e reflorestamento; fortalecer a interlocução com o setor produtivo, seja através das Câmaras Setoriais da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), seja através das representações dos segmentos empresariais; consolidar as UCs existentes e criar novas unidades, preferencialmente, de proteção integral.
Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
(85) 3101-5554

Mínimos

Salário Mínimo no Ceará (servidor estadual) passa a R$ 640. Em São Paulo fica em R$ 600,00. No Brasil passará a R$ 540,00.

Conquistas da Apeoc

A elevação do teto e do valor do vale refeição foram pontos de pauta da histórica greve de 2006. Naquele momento, obtivemos a elevação do teto remuneratório que passou a beneficiar mais professores, inclusive os que estavam no nível 17 - até então eram excluídos.
Na noite de anteontem, no Palácio da Abolição, o governador Cid Gomes, em audiência, atendeu a reivindicação de elevação do valor do vale-refeição dos atuais R$ 6,05 para R$10, e elevação do teto de R$2.092,81 para recebimento do benefício pelos servidores que ganham até R$ 4 mil.
Desse modo, receberão o benefício, após a edição do Decreto, os servidores efetivos cuja jornada seja de 40 horas semanais, que percebam remuneração que não exceda 4.000,00 (quatro mil reais), considerando-se o vencimento base somado a todas as gratificações e vantagens, inclusive quando o servidor for detentor de mais de uma matrícula, excetuando-se do somatório apenas a diferença de gratificações, as verbas do exercício anterior, o adicional de férias, o salário família, a devolução de descontos. A implantação do benefício é automática, não carecendo que o servidor faça requerimento. Tal medida beneficiará praticamente todos os professores e servidores da educação do quadro efetivo em atividade.
A segunda reivindicação conquistada pela luta e pressão da categoria foi a antecipação da data base para o mês de janeiro, conforme data de reajuste do Piso Salarial, fixada no artigo 5º da Lei nº 11.738. Cid Gomes chegou até a anunciar em 2009 a antecipação da data base para os professores para janeiro, mas depois recuou, alegando que a Procuradoria Geral do Estado teria dado parecer da impossibilidade de existência de duas datas bases: uma para os professores e outra para os demais servidores.
As reivindicações pelo cumprimento da Lei do piso, inclusive da antecipação da data base em janeiro foi a marca da Greve de 2009. Finalmente ontem, em audiência, o Governador atendeu a essa reivindicação histórica de antecipação da data-base de reajuste do Estado, do mês de julho para o mês de janeiro.
Na ocasião, o Cid Gomes anunciou também reajuste salarial de 5% aos servidores estaduais. O governador havia prometido em audiência com o Sindicato APEOC no dia 2 de agosto de 2010, que daria um reajuste de 2%, além da inflação registrada entre os meses de julho a dezembro de 2010, que foi de 2,74%.
Na audiência, também foi anunciada a remuneração mínima do servidor do Estado que passará de R$ 580 para R$ 640,00.
O Sindicato APEOC cobra do Governo a urgente publicação do DECRETO que eleva o teto e o valor do vale refeição, para que haja a implantação e pagamento dos benefícios aos professores e servidores.
O Sindicato cobra, ainda, o cumprimento dos compromissos assumidos com a categoria: Progressão para 100% dos professores aptos (retroativo a setembro de 2009); reajuste diferenciado do magistério referente a 2010 e equiparação do salário dos professores temporários graduados ao dos professores efetivos, referência 13; além do Computador para o Professor.

Kyudô

Nos dias 22 e 23 de janeiro (sábado e domingo) acontece em Fortaleza o I Workshop de Kyudô, milenar arte japonesa da prática do arco e flecha. Promovido pela Associação Brasileira de Kyudô (BKK), o curso acontecerá no Campo Society da Universidade de Fortaleza (Unifor). As inscrições, no valor de R$ 150,00, podem ser feitas pelo telefone (85) 9998.4210. Mais informações: http://kyudo.bandolo.net/.
O que é kyudô? - Kyudô é a palavra japonesa usada para se referir à prática de arco e flecha típicos do Japão. Uma tradução possível para kyudô é “caminho do arco”, refletindo que esta arte não é um fim em si, mas um caminho para algo maior, para a obtenção de harmonia pessoal e espiritual, sendo por isso praticada hoje em dia em diversos países do mundo, por milhares de pessoas – homens, mulheres e até crianças. 
Isso não significa, de forma alguma, que a prática do kyudô esteja restrita aos budistas ou xintoístas, embora a marca do budismo e do xintoísmo seja inegável no kyudô. Ainda assim, o kyudô, para aqueles que não têm particular interesse no budismo ou xintoísmo, não deixa de ser uma arte ou uma prática atraente, uma vez que alia o exercício físico à beleza estética de uma dança e à reflexão da prática filosófica ou meditativa. 
O kyudô é, então, ligado à meditação e tem como objetivos máximos o Shin-Zen-Bi, isto é, a Verdade, o Bem e a Beleza, de forma a estimular o senso estético de qualquer um o assistindo em um nível intuitivo, emocional – dando ao desempenho do arqueiro uma beleza que emana não só da sua habilidade técnica, mas também da maturidade emocional e da sinceridade espiritual do mesmo. 
Sobre a prática - O alvo no kyudô fica a 28 metros de distância do arqueiro. Quanto ao arco, todos os praticantes usam o mesmo tipo de arco, e este arco praticamente não mudou desde o séc. XII. Tradicionalmente feito de madeira e bambu, o arco japonês é um dos mais longos do mundo, com mais de 2m de altura. Hoje em dia, contudo, mesmo no Japão o mais comum é utilizar arcos de fibras de vidro e carbono e flechas de alumínio – o que também facilitou a prática fora do arquipélago já que o material artesanal é muito mais caro e de difícil manutenção. 
Sobre a BKK - Associação Brasileira de Kyudô (BKK) tem se esforçado desde 2007 para ampliar cada vez mais o kyudô no país, pois, apesar de ser a mais antiga arte marcial japonesa, ainda não havia um local para se praticar kyudô no Brasil até então. 
O grupo se mobilizou para criar um dojo de kyudô no Rio de Janeiro. Mais do que isso, por incentivo da própria Federação Japonesa de Kyudô (ANKF) e da Federação Internacional de Kyudô (IKYF), na pessoa de Yoshiko Buchanan (6º dan, renshi), resolveu-se dar um primeiro passo para o nascimento de uma federação local, criando-se a BKK em março de 2008. Agora, no Rio de Janeiro, há um dojo principal na capital e também treinos mensais em Itaipava (Petrópolis – RJ). 
Em 2010, Fernando Melo-sensei (5º dan) fez um seminário no Rio e, pela primeira vez, houve workshops fora do Rio também, cumprindo com o objetivo de difundir o kyudô pelo Brasil. Foram três workshops em Brasília (DF), onde agora já treina regularmente o segundo grupo brasileiro de kyudô, a Kyudô Kai DF. 
Além disso, em setembro, se realizou no Rio de Janeiro o I Seminário Brasileiro de Kyudô, com a presença de grandes mestres, inclusive Buchanan-sensei, atual presidente da Federação de Kyudô dos EUA. 
Serviço I Workshop de Kyudô:
Dias: 22 e 23 de janeiro de 2011 (sábado e domingo).
Local: Campo Society da Unifor.
Valor da inscrição: R$ 150,00.
Instrutores: Nobuo Yanai (2º dan) e Elisa Figueira (mudan).
Informações e inscrições com: Álvaro Tachibana pelo telefone (85) 9998.4210 ou e-mails: ajdvt@yahoo.com.br ealvaro.tachibana@gmail.com .
Jornalistas Responsáveis: Ana Peyroton, Isabelle Vieira e Rafaella Parente, Fones: 85 3458.1235 / 3458.1167 / 7811.1662 / 8888.1167, E-mail: imprensa@divulgaacao.com – www.divulgaacao.com

Seguidores

Arquivo do blog