quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Turismo em Fortaleza

Nem mesmo a chuva que veio refrescar a Terra do Sol foi capaz de afastar os turistas que, cada vez mais, escolhem Fortaleza para os dias de diversão. A cidade, caracterizada pela hospitalidade, beleza natural e agito noturno, seduz visitantes de todas as nacionalidades. Com o aumento do fluxo de turistas, gerado por eventos como o Réveillon e o Pré-Carnaval, a economia da capital cearense ganha números positivos. O crescimento implica em uma maior geração de renda nas redes de hotelaria, comércio, transporte e mais 50 setores. Dados da Infraero apontam que cerca de 560 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins até a penúltima semana de janeiro, um aumento de 5,67% em relação a 2010. Já na Rodoviária Engenheiro João Tomé circularam mais de 260 mil pessoas no último mês. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da rodoviária, 116 mil passageiros desembarcaram na cidade, gerando, em média, um crescimento de 5% na movimentação em relação ao ano passado. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Régis Medeiros, até 23 de janeiro, a ocupação da rede hoteleira foi de 90,55%. Também no Mercado Central, a movimentação intensa de turistas é notada. Segundo o presidente da Associação dos Lojistas do Mercado Central (ALMEC), Juarez Soares, os visitantes estão gastando mais do que no ano passado. Ele aponta que as vendas aumentaram entre 10% e 15%. Passam diariamente pelo Mercado, entre 3.500 e 6 mil pessoas. Já para o presidente da Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (ALMONT), Antônio Cruz Gonçalves, as vendas cresceram, em média, 12% em relação à alta estação de 2010. Para os taxistas também ouve aumento na movimentação. Vicente de Paulo, presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditáxi), informou que, em razão da movimentação gerada pela alta estação, a demanda cresceu 40% em relação ao período normal. De acordo com o presidente, as cooperativas passaram a receber, em média, 4 mil chamadas diariamente.
Mais informações com a assessora de Comunicação da Setfor, Rebeca Cavalcante, nos telefones 3105-1518/ 8722-2704.

Esportes

Ministro dos Esportes, Orlando Silva já em Fortaleza.

Jogos de Combate

Carlos Alberto Cartaxo lança hoje na FA7, às 19h30, o livro "Jogos de Combate - atividades recreativas e psicomotoras - teoria e prática."

17 de fevereiro

  • Dia dos Sete Fundadores dos Servos de Nossa Senhora.
  • Completa hoje 70 anos o jornalista Fernando Gabeira.
  • Em 1973 morre Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixinguinha).
  • Morre em 1977 Darcy Ribeiro.
  • Ferroviário x Icasa.
  • Guarany de Sobral x Limoeiro.
  • Silvana Frota lança Guia dos Parlamentares e Dirigentes 2011-2014.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Agenda de Orlando Slva

Amanhã, o ministro do Esporte, Orlando Silva, chega a Fortaleza para acompanhar o andamento das obras para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A agenda do ministro começa às 9h30 com uma reunião de avaliação com o governador Cid Gomes. Em seguida será realizado um sobrevôo da Beira Mar ao estádio Castelão onde ele poderá observar o itinerário da linha que será implantado o Veículo Leve sob Trilhos (VLT) e o local onde será construído o Terminal Marítimo de Passageiros.
Ao lado de Cid Gomes e do secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, o ministro irá finalizar sua agenda de visitas nas obras do Castelão às 11h15. Em seguida, Orlando Silva fala com a imprensa em coletiva a ser realizada no auditório Blanchard Girão, localizado na Sesporte, no Castelão.

PROGRAMAÇÃO

9h30 - Reunião de avaliação entre Orlando Silva e Cid Gomes; 11h - Sobrevôo Beira Mar - Castelão; 11h15 - Visita as obras do novo Castelão; 11h30 – Coletiva de Imprensa; 12h - Almoço oferecido por Cid Gomes ao ministro e comitiva.

Fotografia

O Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil - Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: 85-3464.3108) realiza o curso de apreciação de arte "A Fotografia no Brasil: do descobrimento à fotografia moderna (1840-1945)", de 22 a 25 deste mês (terça a sexta-feira da próxima semana), sempre de 14 horas às 17 horas. O curso tem 12 horas-aula.

Rainha do Carnaval

Dezoito candidatas disputam o título de Rainha do Carnaval de Fortaleza, no próximo sábado, no Oásis. É uma promoção da Crônica Carnalesca presidida por Francisco Félix.

Estácio e Rock in Rio 2011

A Estácio de Sá acaba de fechar parceria educacional com o Rock in Rio 2011, maior festival de música e entretenimento do mundo. Além do patrocínio ao evento, a instituição dará aos estudantes, distribuídos em 36 cidades (incluindo Fortaleza) de 17 estados do país, a oportunidade de participar através de três grandes projetos: estágios exclusivos para alunos da Estácio, ações de voluntariado e produção do conteúdo audiovisual oficial da TV Rock in Rio. As ações consolidam a Estácio como instituição de ensino superior privado com foco em empregabilidade e mercado de trabalho.
De acordo com a gerente de comunicação da Estácio, Daniela Faissal, serão ao todo cerca de 500 vagas para alunos da Estacio entre estágio remunerado, voluntariado e vagas para alunos de Cinema e Comunicação na produção da TV Rock in Rio. “Vamos dar aos nossos alunos todas as oportunidades de aprendizado possíveis: os de Gastronomia vão cuidar da área VIP, preparando quitutes com a chancela da Alain Ducasse Formation; os de Turismo farão a recepção das bandas; e os de Cinema estarão envolvidos na produção do making off da Cidade do Rock. Até os projetos da Cidade do Rock vão contar com os estudantes de Arquitetura. Onde houver espaço, nós vamos atuar”, garante Daniela Faissal.
Poderão participar do projeto alunos de Engenharia Civil, Arquitetura, Design, Engenharia Elétrica, Letras (Inglês e Espanhol), Gestão de Eventos, Moda e Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo). Estudantes das áreas de Saúde, Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Segurança Pública também serão envolvidos no evento. O processo de seleção acontecerá nos próximos meses e os alunos poderão obter informações no site www.estacio.br
O diretor executivo de Marketing da Estácio, Pedro Graça, explica que, embora o evento seja em setembro, o trabalho tem início agora. “Tal como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos, quando a Estácio foi escolhida pelo COB como a universidade colaboradora, responsável pela seleção de 15 mil pessoas para trabalhar no evento, no Rock in Rio nós também vamos fazer todo o treinamento de pessoal. E a TV Rock in Rio, veiculada nos telões da Cidade do Rock durante os seis dias do evento, já começa na internet nos próximos dias com entrevistas de bandas e matérias. Nossos alunos vão colocar a mão na massa”, explica o diretor.
Essa será também uma boa oportunidade para a Estácio fortalecer seus projetos na área de sustentabilidade, uma vez que o Rock in Rio 2011 será o primeiro evento de música 100% sustentável. Pedro Graça ressalta que “inserir a educação em um projeto como esse é essencial. Nossos alunos terão uma chance ímpar de fazer parte de um evento que retorna ao Brasil após 10 anos. Executivos do Rock in Rio, como o Roberto Medina, vão dar palestras na Estácio e passar experiências aos estudantes. Essa troca é o que torna esse momento verdadeiramente histórico”, finaliza.
Sobre a Estácio - Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio completou 40 anos de atuação em 2010. A instituição possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 216,2 mil alunos matriculados. Formada por 30 Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados do país e também no Paraguai. Com um total de 69 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de Pós-graduação lato sensu, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Inep e Capes). Focada também na qualidade de ensino que garante a formação de novos profissionais com padrão internacional, a Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria Suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia Francesa), a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal) e a Walt Disney World Company. Saiba mais em www.estacio.br.

Novo partido

DAIENE CARDOSO - Agência Estado
O PSB, que há algumas semanas começou a negociar a mudança do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (hoje no DEM) para suas fileiras, aguarda apenas a formalização da criação de um novo partido para discutir uma futura fusão. "É um partido novo que eventualmente se fundiria com o PSB", explicou o presidente do PSB em São Paulo, Márcio França. Nos bastidores da negociação, especula-se que o prefeito levaria não apenas o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, mas outros democratas de peso, entre eles o da senadora Kátia Abreu (TO) e Indio da Costa, ex-deputado federal e vice na chapa presidencial de José Serra.
As tratativas do PSB começaram com a investida sobre Colombo, que viabilizou o contato com Kassab. Como o prefeito poderá manter seu mandato mesmo se desfiliando do DEM, a preocupação de Kassab é estender a mesma garantia jurídica para seus aliados e evitar a perda de mandato por infidelidade partidária. "É uma possibilidade real sim", admitiu o deputado federal Rodrigo Garcia (SP) ao se referir à fusão com o PSB. Kassab já contratou dois escritórios de advocacia para cuidar da estrutura jurídica do novo partido, o PDB (Partido da Democracia Brasileira). "Essa é a primeira fase, que vai levar alguns meses", contou França.
As negociações estão sendo conduzidas diretamente pelo presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos. Segundo França, a saída de Kassab do DEM e a criação do novo partido seriam a brecha que muitos esperam para mudar de legenda. "Neste período podemos ter surpresas. Ele (Kassab) pode arrastar com ele mais do que se imagina", sugeriu França.
Debandada - Além dos aliados em São Paulo, Kassab poderia provocar uma debandada de democratas ilustres. Nos bastidores, os nomes citados são da senadora Kátia Abreu, que não esconde seu vínculo com o grupo de Kassab, Colombo e do presidente de honra do DEM, o ex-senador Jorge Bornhausen. "É claro que as pessoas com quem temos convergência devem refletir sobre isso", revelou o deputado Rodrigo Garcia, aliado próximo de Kassab. No entanto, Garcia ressalta que a prioridade do grupo no momento é buscar a conciliação interna na legenda. O partido corre atrás dos dissidentes para convencê-los a ficar, uma vez que é dada como certa a desfiliação de Kassab.
Kátia Abreu rebateu as especulações, que apontam seu nome como "articuladora financeira" da nova legenda. "Eu já fui Democrata, estou Democrata e vou dar voto de confiança ao meu líder Agripino (Maia, do Rio Grande do Norte, líder do DEM no Senado), porque ele é merecedor". A senadora tem evitado manifestações públicas sobre a crise interna no DEM. No entanto, assessores próximos dizem que a senadora ainda não tomou uma decisão. Procurado, Indio da Costa - apontado como negociador político do novo partido de Kassab - não retornou às ligações.
Cauteloso, França aguarda as negociações ganharem consistência para comemorar a incorporação de Kassab e seus aliados. Ele lembra que inúmeros boatos sobre o destino de Kassab ganharam grande repercussão sem que nenhum deles se confirmasse. "Ele já teve várias ideias, então é preciso ter um certo resguardo em relação a isso", justificou. Caso as negociações avancem nos próximos meses, o PSB terá de aprovar a proposta em congresso com os filiados.
Negociações paralisadas - Enquanto a aproximação com o PSB avança, as conversas com o PMDB estão paralisadas. O presidente da Comissão Provisória do PMDB de São Paulo, deputado estadual Baleia Rossi, afirmou que as negociações do partido com Kassab seguem sem novidades e que o partido esperaria uma posição do prefeito paulista até 15 de março, quando o DEM realiza sua convenção nacional.
Quanto às negociações de Kassab para fundar outro partido, Baleia desconversou: "Ele tem muito tempo até o dia 15 de março para avaliar as alternativas, só posso dizer que com o PMDB não mudou nada". Há cerca de 15 dias, o pai de Baleia, ministro da Agricultura Wagner Rossi, declarou que Kassab seria um bom quadro para o PMDB, mas que ele não seria um "cacique" caso fosse para a sigla. A declaração teria afastado o prefeito paulistano do PMDB e feito com que ele optasse pela ideia de fundar o PDB e estreitasse relações com o PSB.(Colaboraram Gustavo Porto e Célia Froufe)

16 de fevereiro

  • Dia do Repórter.
  • Dia de Santo Onésimo.
  • Em 1922 era inaugurado o Tribunal Permanente de Justiça de Haia, na Holanda.
  • Em 1977 Èder Jofre se despede do boxe.
  • Em 1992 morria Jânia Quadros.
  • Em 2000 morria Carlos Chagas Filho.
  • Fast (AM) x Fortaleza, pela Copa do Brasil.
  • Horizonte x ASA (AL), pela Copa do Brasil.
  • Estadão há 565 dias sob censura.

Estagiários

profevaldolima Evaldo Lima

Prefeitura de Fortaleza abre inscrições para seleção de 67 estagiários: As inscrições seguem até 23 de fevereiro... http://bit.ly/i2DuFE

BNB

ImprensaBNB Banco do Nordeste


Banco do Nordeste tem aumento de 24,2% em seus ativos globais http://fb.me/RTUEDJUm

A coletiva de Gabrielli

wanfil wanfil


RT @Kdiniz: Perguntei sobre início das obras da refinaria que já tem "Pedra Fundamental". Gabrielli riu e disse q entra em operação em 2017.

Carnaval de Rua

O vereador Iraguassu Teixeira (PDT) é uma carnavalesco de primeiro momento. Vai para o Carnaval de Rua da Domingos Olímpio como faz todos os anos. Nesta entrevista ao Blog do Lauriberto ele ressalta o apoio da Prefeituara os desfiles dos maracatus, blocos e escolas de samba:
APOIO - Os blocos, escolas de samba e maracatus recebem agora a verba de apoio para o Carnaval de Rua através de editais. Não recebi nenhuma reclamação das agremiações. Então é porque está bem bem. Por isso esperamos da Prefeitura toda estrutura da avenida para receber bem que vai assistir com arquibancandas seguras como vem acontecendo nos dois últimos anos.
INCENTIVO LOCAL - Das atrações nacionais para o Carnaval do Aterrinho da Praia de Iracema o único que tem ligação com a festa é Martinho da Vila, por ser sambista. Os outros não. O que deveria acontece é incentivar nossos carnavalescos. Tem muita gente boa. Eu mesmo estou participando do Benfolia, festival promovido pelo Shopping Benfica e vejo que temos muitos talentos que poderiam ser apoiados e não são.

FM Fortaleza

A Rádio Fortaleza FM 93.5 está no ar desde primeiro de fevereiro 24 horas transmitindo os debates da Câmara Municipal de Fortaleza. A emissora é um canal inédito em Fortaleza para divulgação do trabalho dos 41 vereadores da capital cearense. Ontem por problema técnicos a 93.5 ficou fora do ar. Hoje ela já voltou a transmitir a sessão normalmente e está com sua programação no ar. Acompanhe.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dia 10 de março

A quota única do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Fortaleza com desconto de 5% foi prorrogada de sete para dez de março. Confirmou hoje na Cãmara Municipal de Fortaleza, o secretário municipal de Finanças, Alexandre Cialdine.

Secreta refinaria

Governador Cid Gomes (PSB) já na terra tem reunião secreta amanhã com presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, na Residência Oficial do Estado. Na pauta: refinaria premium do Pecém.

IPTU e IPVA

Enquanto a receita do IPTU é a metade da prevista, o IPVA arrecadou mais em 2011 em sua quota única.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

BNB

Em 2010, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) destinou mais de R$ 777 milhões para atividades econômicas e empreendimentos que propiciam ou estimulam a sustentabilidade ambiental, desempenho recorde na sua história. O montante supera em cerca de 18% a meta estabelecida para o período no programa estratégico da instituição, sendo ainda 23% mais do que o resultado obtido em 2009, quando foram contratados R$ 629,5 milhões para o setor.
Desse montante, foram contratados R$ 753 milhões no âmbito do Programa de Financiamento à Sustentabilidade Ambiental (FNE Verde), e R$ 24 milhões nas linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar destinadas a projetos ambientais (Pronaf-Floresta, Pronaf-Semiárido, Pronaf-Agroecologia e Pronaf-Eco).
De acordo com o superintendente da Área de Políticas de Desenvolvimento, José Rubens Dutra Mota, o Banco do Nordeste vem implementando ações que buscam posicionar a Região como destaque no desenvolvimento de atividades sustentáveis. “Com esse expressivo resultado, o BNB coloca-se como grande indutor da sustentabilidade ambiental nos empreendimentos da Região”.
Parte dos recursos foi destinada a projetos de geração de energias por fontes renováveis. A implantação de usinas eólicas, por exemplo, contou com recursos da ordem de R$ 673,2 milhões, cerca de 87% do total investido. Outros R$ 26,6 milhões foram concedidos à instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Ainda receberam investimentos atividades como florestamento e reflorestamento (R$ 7,5 milhões), indústria siderúrgica (R$ 10,7 milhões), silvicultura (R$ 13,1 milhões) e grãos (R$ 9,7 milhões).
Agricultura de Baixo Carbono
Ainda com relação à sustentabilidade ambiental, o Banco do Nordeste aplicou mais de R$ 179 milhões com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), nas finalidades relacionadas ao Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC), gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O programa tem como objetivos principais promover a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias e contribuir para a redução do desmatamento. As finalidades apoiadas envolvem recuperação de áreas de pastagens degradadas, implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e implantação e manutenção de florestas comerciais.
------------------------------------------------------------
BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.
Ambiente de Comunicação Social
Twitter: @imprensaBNB
Facebook:
 www.facebook.com/imprensabnb
(85) 3299.3149

Novo cenário

"É eminente o crescimento da competitividade no mercado de trabalho e que anseiam funções e cargos de alto nível e padrão. Com o desenvolvimento da economia e diversos fatores, têm contribuído para o aumento de universitários estarem concorrendo a postos de trabalhos diretamente com recém formados e profissionais. O novo cenário exige cada vez mais profissionais dinâmicos, inovadores, atenciosos e em constante evolução. Por isso, a Gomes de Matos Consultores Associados criou o programa Empresário Trainee com o intuito de lapidar e aproveitar talentos que tem se tornado cada vez mais difícil.
Com uma visão empreendedora e uma política baseada na meritocracia onde, o profissional que entrega resultados de forma diferenciada, também é recompensado de forma diferenciada, a Gomes de Matos incentiva a visão e sentimento de “dono do negócio”, e a busca pelo crescimento e desenvolvimento da carreira. Com inscrições até o dia 16, o programa de Trainee visa formar novos sócios e com perfil de líder.
O Trainee terá todos os recursos e meios necessários, e suporte para dedicar-se ao aprendizado contínuo, tendo acesso o material de pesquisa, livros da biblioteca da empresa, assinaturas de revistas digitais, ferramentas e metodologias de aprendizado, além da orientação de experientes consultores da organização, e abertura para que o trainee possa desenvolver na organização suas habilidades profissionais e os conhecimentos adquiridos no programa.
Para o gestor de pessoas, Francinildo Moura, as empresas estão investindo na busca de novos talentos que funciona como porta aberta para o mercado trabalho. “Podemos avaliar como um programa de melhoria constante da qualidade e amadurecimento profissional. Esse mecanismo proporciona ao negócio certa independência do mercado para o preenchimento de vagas, assim, buscamos alinhar de acordo com o perfil e interesses da empresa”, disse.
Serviço: Programa Empresário Trainee – Inscrições até o dia 16 de fevereiro. Acesse o site www.empresariotrainee.com.br Informações 085 3224 1005
-- 
Vicente Araújo
Assistente de Marketing
(85) 8636 8044 / (88) 9654 5535
Preserve a Natureza. Seja um cidadão consciente, pense antes de imprimir.

Nova Apeoc

Haroldo Holanda - Depois de quatro sucessivos mandatos da professora Penha Alencar, na presidência do Sindicato APEOC, o quadro social desta entidade, constituído de professores e de servidores da rede pública de ensino, do Estado e dos Municípios cearenses, elegeu, em processo democrático, o professor Anízio Melo, presidente da entidade para mandato de quatro anos. O pleito ocorreu no último dia 8 de fevereiro, em 185 cidades do Ceará, inclusive Fortaleza, com urnas fixas e itinerantes, atendendo a um colégio eleitoral de aproximadamente 32 mil eleitores.
Para os observadores, graduados em política sindical, a atual direção do Sindicato APEOC termina seu mandato com absoluta tranqüilidade, e, promovendo a transição do poder sem um mínimo trauma de caráter político. Normalidade que ocorreu em todo processo eleitoral preestabelecido pelo Estatuto da entidade e divulgado na imprensa através do Edital de Convocação das Eleições.
Segundo previsões da Comissão Eleitoral, o período de férias escolares e de pré-inscrição de matrículas para o inicio das aulas de 2011, dificultaram um pouco o deslocamento do eleitorado para atender a obrigação cívica de votar no dia 8 de fevereiro. O processo de computação de votos deve estar encerrado até o final da próxima semana, e, a posse do novo presidente, professor Anízio Melo, está prevista para o dia 28 de fevereiro. Até esta data, ocorrerá a transição administrativa da atual gestão para a futura e com amplas perspectivas de normalidade, ou seja, como afirma a atual presidente, professora Penha Alencar: “uma sucessão como nunca antes, democraticamente, pré-estabelecida pelo quadro social e lideranças da entidade Sindicato APEOC”.

De Parabéns a atual presidente, professora Penha Alencar, responsável por esse processo de transição entre passado e presente do Sindicato APEOC. Processo com premeditado objetivo de mudar, pacificamente, e de continuar a luta que ao longo de uma década conquistou confiança e credibilidade na sociedade cearense, em especial, entre os trabalhadores em educação.

Portanto, de Parabéns também os associados dessa instituição sindical, com a escolha de seu novo dirigente, professor Anízio Melo. Uma liderança jovem e compromissada com as lutas dos trabalhadores em educação, além do mais sensível e de profundo sentimento democrático, o que não significa renúncia de propósitos nem de servir aos obstinados companheiros, defensores do ensino com qualidade na chamada escola pública e valorização dos seus profissionais.

Novo PV

Na tarde de sexta (11), foi realizada a visita de um grupo de blogueiros e tuiteiros ao Estádio Presidente Vargas. Após reunião, em que foram apresentadas fotos e dados sobre a requalificação do equipamento, o Secretario de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Evaldo Lima, respondeu, em tempo real, às perguntas dos tuiteiros que o assistiam on line através do twitcam. Por meio da internet e interação ao vivo, a população de Fortaleza pôde tirar suas dúvidas sobre a reforma, iniciada há 13 meses, com previsão de término em março próximo.
No local, também esteve presente o titular da Secretaria Executiva Regional (SER) IV, Estevão Romcy; e o engenheiro responsável pela obra, Océlio Valente, que tirou as dúvidas dos presentes durante a visita guiada ao estádio. Segundo Océlio, "o antigo PV serviu apenas como fôrma para a construção de um novo estádio", dado o estado de deteriorização em que foi encontrado e a magnitude do projeto de modernização do equipamento.
Nos últimos dias 3 e 9 de fevereiro, o equipamento também abriu suas portas para a imprensa e aos representantes de torcidas organizadas, respectivamente. Além disso, a Comissão Especial de acompanhamento das obras do estádio Presidente Vargas, da Câmara Municipal de Fortaleza, vem realizando várias visitas ao equipamento - a última foi ontem (11) pela manhã. Dessa forma, a administração municipal se antecipa em prestar contas aos fortalezenses sobre a dimensão, complexidade e modernidade da obra de reforma e requalificação do PV.
Saiba mais
O antigo PV que conhecíamos não existirá mais, exceto em sua fachada principal, tombada pelo patrimônio histórico. O novo PV será um estádio moderno e confortável, mas preservando a tradição de uma história de mais de 70 anos. O processo de reforma e modernização segue normas da FIFA, da CBF e do Estatuto do Torcedor, além das normas universais de acessibilidade.
A nova estrutura contará, por exemplo, com 12 rampas de acesso; capacidade de 20.050 torcedores; dois elevadores para imprensa e pessoas com deficiência; quatro entradas, impossibilitando encontro de torcidas; e alambrado de vidro laminado e temperado, à prova de fogo e impactos. O sistema de controle de acesso conta com catracas eletrônicas que identificam o torcedor pelo nome e foto; haverá duas salas de juizados e uma de delegacia; além de 105 câmaras de monitoramento.
Depoimentos de alguns blogueiros e tuiteiros visitantes
"A explanação sobre o PV foi muito esclarecedora; e foi muito bom ver de perto o andamento das obras no estádio. Eu sabia que o PV ficaria moderno, mas ainda assim me surpreendeu, principalmente na parte da acessibilidade, que democratiza o acesso ao estádio. Além disso, o novo alambrado - de vidro - aumenta a visibilidade do campo e dará uma sensação de estarmos mais próximos dos jogadores."
Leandro da Silva, 26 anos, estudante de História na UFC.
"Fico feliz em ver esse equipamento esportivo renascer. O PV está dentro da minha expectativa: charmoso, compacto e moderno. Com certeza, quem vier visitá-lo com a a imagem do velho PV em mente terá uma sensação de impacto, pois o que foi prometido, está sendo cumprido."
Daiany França, 22 anos, professora de Educação Física.
"Vivi minha infância aqui, pois moro vizinho ao PV. Acho fantástica a requalificação do estádio porque isso vai mudar o ritmo do bairro e teremos algo de primeiro mundo. Todo mundo tem um carinho pelo PV; ele é a cara de 'domingo à tarde'. Depois de pronto ele poderá voltar a receber as famílias e moradores do bairro que já não o frequentavam mais. E, muito além da Copa, teremos um bem que vai ficar pra gente."
Fernando Elpídio, 31 anos, promotor de eventos.
Mais informações na assessoria de Comunicação da Secel (3105-1342), falar com Isabelle Azevedo (8868-7186), durante a manhã; ou Luciana de Paula (8776-6181), durante a tarde.

Praça da Bandeira

Durante a sessão ordinária do dia nove passado, a vereadora Toinha Rocha (PSOL) que está ocupando a cadeira no lugar do vereador João Alfredo (PSOL), por motivo de licença para interesse particular denunciou que as famílias que estão ocupando a Praça da Bandeira estão sofrendo violência por parte da Prefeitura. A vereadora disse que tinha constatado o fato ocorrido por ter feito uma visita ao local citado por ela, acompanhada de João Alfredo.
Disse ainda que na ocasião conseguiu se comunicar através do celular com o diretor geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Arimá Rocha que de pronto informou que a Prefeitura não teria orientado para a prática de violência no ato de desocupação da praça, para retirada dos moradores de rua da Praça da Bandeira.Bastante consternada a vereadora colocou que as famílias moram na praça por falta de opção e não por vontade própria e observou que Fortaleza “Vem se tornando uma selva de injustiça social”.
Toinha Rocha reforçou o pedido do movimento dos moradores de rua de construção de um hotel popular. Para a parlamentar os vereadores devem discutir sobre o assunto visando os problemas dos moradores de rua.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) de pronto falou da Tribuna da Casa que a desocupação da Praça da Bandeira ocorreu em um clima de negociação, quando vários órgãos da Prefeitura participaram dos trabalhos assistindo a Guarda Municipal. O vereador contestou as colocações de Toinha Rocha, no tocante aos maus tratos dos moradores de rua sofridos pela Guarda Municipal,quando disse que cerca de 20 famílias que construíram barracos na praça estiveram assistidas de perto pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e por órgãos da Imprensa Cearense. Segundo Guilherme Sampaio, a Guarda Municipal ofereceu abrigo com água, comida e segurança para os moradores da praça e ocorreu tudo com tranqüilidade. (Ana Memória, do Comitê de Imprensa da CMF).

Evaldo Lima

Amanhã sai a seguinte entrevista no Caderno de Esportes de O Estado:

Fortaleza com o advento da Secretaria de Esportes e Lazer ganhou uma pasta, que realmente valorizar a prática do desporto na capital cearense. O atual secretário de Esportes e Lazer, Evaldo Lima é um torcedor sadio do Ferroviário e amante da prática esportiva. Está na pasta por ele administrada desde o começo da sua gestão da prefeita Luizianne Lins (PT) uma dezena de equipamentos públicos como os ginásios Paulo Sarasate e Aécio de Borba, o estádio Presidente Vargas e os estádios municipais de Antônio Bezerra, Messejana e Bom Jardim. Neste bate pronto gravado na última sexta-feira (11), no canteiro de obras do novo estádio Presidente Vargas, Evaldo Lima com exclusividade revela novidades para o Esporte e
Lazer de Fortaleza.

O Estado – As praças do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as praças da Juventude saem este ano para Fortaleza?
Evaldo Lima – Este é um tema que tem sido pautado por sua coluna, Lauriberto: a importância das praças como espaço de reconhecimento da cidade. Os antigos gregos já realizavam as grandes discussões nas
praças públicas. Então estas praças do PAC e da Juventude é um trabalho conjunto da Prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal ocorre no sentido da requalificação desses equipamentos. Uma notícia de primeira mão é que a gente inaugura nas próximas semanas (duas ou três semanas próximas) um belo equipamento. Será uma academia na Praça Eudoro Correia, ali na Desembargador Moreira em frente ao Hospital Militar. São dez equipamentos de ginástica. Aquele espaço já tem uma prática costumeira de esporte. Pela manhã tem o programa Espaço Oriental com aulas de tai chi chu am. No início da manhã e no final da tarde a gente vê vários cidadãos ali caminhando. Nenhum ali tem a pretensão de ser atleta de performance, de rendimento. Mas no entanto praticam o esporte como atividade saudável, de qualidade de vida. Então a gente vai implantar uma primeira academia lá na Praça Eudoro Correia. Será uma academia não só com um professor proporcionando a aula, mas com todo equipamento de uma academia e com a gratuidade absoluta. É chegar e participar com o acompanhamento de um profissional de Educação Física.

OE – Mais novidades?
EL – Tive uma reunião com os secretários de Administração de Fortaleza, Valmik Ribeiro, e o de Planejamento do Estado, Eduardo Diego, onde discutimos a Praça do PAC. Fortaleza foi contemplada com três Praças do PAC. A gente acredita que nesse ano ou início do próximo ano essas praças já estejam entregues à cidade. São equipamentos com anfiteatro, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), qualificação profissional. Enfim, algo que se assemelha ao Centro Urbano de Cultura, Arte e Esporte (Cuca) ou Praça de Juventude, mas sem ter este recorte gerencional. Não é um equipamento exclusivamente para juventude, mas para todas faixas etárias.

OE – Conversando com o secretário municipal de projetos especiais, Geraldo Aciolly, ele me disse que mais três Cucas vem ai. Como o esporte vai está inserido nos próximos Cucas?
EL – A proposta dos Cucas é revolucionária, no sentido da prática esportiva e também de atividades culturais, de qualificação profissional, de espaço de lazer, de recreação, de esporte, de ciência, arte e cultura. É uma proposta que serve de referência para o País inteiro, como política pública para juventude. Existe a inserção, a transversalidade das várias políticas públicas desenvolvidas em cada um dos Cucas. Hoje o Cuca Che Chevara, na Barra do Ceará, já é um referencial de pertencimento. Estão bastante avançados os três novos (Brisa do Lago, São Cristovão e Presidente Médici). Isso se associa às praças de Juventude e as praças do PAC. Cada vez mais você proporcionar aos cidadãos da cidade, especialmente da juventude, possibilidade de lazer, cultura, esporte, arte e ciência.

OE – Na próxima quinta-feira (17) o ministro dos Esporte, Orlando Silva, vem a Fortaleza. Qual a agenda dele aqui?
EL – Ele vem para ampliar a participação do Ceará e de Fortaleza no programa Segundo Tempo, visitar as obras dos estádios Presidente Vargas e Castelão e obras de mobilidade urbana para Copa 2014. Hoje o Segundo Tempo é o mais importante programa de inclusão social do Mundo. Isso é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (UNU) e pela Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Existe o Segundo Tempo Estadual. O programa está universalizado no Ceará. Existe núcleos do Segundo Tempo em todos 184 municípios cearenses. E o Segundo Tempo no âmbito da Prefeitura de Fortaleza, a gente está num processo final de conveniamento. Já foi publicado. Já foi empenhado. Com isso a gente desenvolve o Segundo Tempo. Como ação específica do Segundo Tempo nós realizamos o programa Recreio das Férias. Nove mil crianças de Fortaleza receberam material completo, lanche, almoço, desenvolveram várias atividades recreativas, esportivas, culturais dentro da temática do olimpismo, tolerância, inclusão social, participação e também passeios culturais por Fortaleza. A gente está caminhando para renovação do Segundo Tempo em Fortaleza.

OE – O projeto Jogos de Tabuleiro prossegue nos terminas de ônibus?
EL – Nós começamos no Terminal do Papicu. E lá tivemos a honra e o orgulho da presença do vereador Iraguassú Teixeira (PDT). Inclusive jogo a sinuca e recebeu um “capote”. Mostrei para ele como se faz a boa técnica da sinuca. Depois o projeto foi ao Siqueira, Messejana e Parangaba.

OE – E o programa Academia da Praia?
EL - Todos os dias de sete e trinta as nove e trinta da matina tem atividades na Beira Mar. Tem ginástica, recreação, caminhada, orientação nutricional. Isso faz com que nós levemos os vinte e dois núcleos do programa Academia na Comunidade para Beira Mar. Além da atividade física há um reconhecimento da cidade de Fortaleza. Há uma identificação carinhosa com a nossa cidade.

Todos os Sentidos

Olhar a cidade através das sensações e mergulhar no universo sensorial imagético tendo como cenário a cidade de Fortaleza é tema do edital que a Vila das Artes, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura) lança para comemorar o aniversário de 285 anos de Fortaleza. 
Fortaleza em Todos os Sentidos vai reunir em um vídeo coletivo 5 obras que apresentem a cidade através dos sentidos - tato, audição, olfato, visão e paladar. A proposta é contribuir para o desenvolvimento da livre-expressão e afetividade audiovisual entre os cidadãos e a cidade.

Qualquer pessoa pode participar enviando um roteiro ou uma proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre um e cinco minutos. O candidato selecionado deverá participar de oficinas técnicas oferecidas gratuitamente. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade.  As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro de 2011, na secretaria da Vila, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, das 9 às 12 e das 14 às 20 horas. O Edital está disponível no site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br.
Este ano todos os vídeos terão padrão de acessibilidade - adaptação para pessoas com deficiência visual e auditiva – para ampliar o acesso à cultura, entretenimento e lazer.
O projeto existe desde 2008. O primeiro vídeo da série foi Fortalezas 24h, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. Ano passado Se Essa Rua Fosse Minha contou histórias que passam nas ruas. A intenção é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a vida e a Cidade. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, voltado para a formação em artes.
Serviço: 
Inscrições para participar do vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos
Até 28 de fevereiro de 2011
Na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, das 9h às 20h. Info:: (85) 3252-1444 ou 3105-1410.
Edital no site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br. Acompanhe pelo Facebook e Twitter @viladasartes

-- 
Katia Karan
Assessora de Comunicação
Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza 
(55+85) 3252-1444 | 8858-4774
Rua 24 de Maio, 1221, Centro 
Fortaleza -CE|Brasil

Estágio

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) abre cinco vagas de estágio. As inscrições devem ser realizadas até dia 21 de Fevereiro de 2011, de 9 às 11 e de 13 às 16 horas, na sede da Secretaria no Setor de Editais - Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro.  Entre as vagas uma será na Vila das Artes, para estagiar na Escola Pública de Audiovisual. Poderá concorrer a vaga estudantes de Comunicação, Audiovisual, Ciências Sociais, História ou Letras.
A seleção será realizada em duas fases: análise de currículo e entrevista. Os estudantes interessados devem ter índice superior ou igual a 6,0 e não possuir mais que duas reprovações. Além disso, devem ter cumprido, no mínino, o 4º semestre ou possuir 80 créditos e estar, no máximo, no 7º semestre.
È preciso apresentar cópias da carteira de identidade, carteira de reservista e do CPF, uma foto 3x4, comprovante de residência, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula assinados pelo coordenador do curso e currículo com seus respectivos comprovantes. As cópias devem ser acompanhadas dos documentos originais para conferência.
O valor da bolsa é de R$ 350,00 e a duração do estágio é de 1 (um) ano com a possibilidade de ser prorrogada. A carga horária é de 20 horas semanais. Informações pelo telefone (85) 3105-1392. Confira o edital no site .
As Vagas
Vila das Artes
Audiovisual ou Comunicação ou Ciências Sociais ou História ou Filosofia ou Letras: 1
Rede Municipal de Bibliotecas
Biblioteconomia: 3
Coordenação de Administração e Finanças
Contabilidade: 1 
Serviço: 
Inscrições até 21 de fevereiro de 2011.
Horário:  das 9 às 11 e das 13 às 16 horas.
Local: Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro – Setor de Editais. 

Informações para imprensa com a Assessoria de Comunicação:: 3105-1386 ou 8899-8705

-- 
Katia Karan
Assessora de Comunicação
Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza 
(55+85) 3252-1444 | 8858-4774
Rua 24 de Maio, 1221, Centro 
Fortaleza -CE|Brasil

Queremos Deus 2011

O cearense é sem sombra de dúvidas um povo de fé. Na tarde de hoje, uma multidão de mais de 50 mil pessoas, segundo a organização, participaram da XXII edição do Queremos Deus.
O evento que sempre acontecia no estádio Castelão, desde 1886, mudou de casa, e o público aderiu. Caravanas vindas de diversos municípios do Ceará e bairros de Fortaleza lotaram a arena do Condomínio Espiritual Uirapuru, conhecido popularmente como CEU.
As atividades no palco começaram a partir das 14 horas. Isaías Luciano, Nazaré Araújo, Comunidade Recado e banda Dom aqueceram  a multidão. Às 15 horas foi o momento dedicado à reza do terço da Misericórdia . Em seguida, a cantora da Comunidade Shalom, Suely Façanha, emocionou o público com sua participação.
Dunga da Comunidade Canção Nova, Cachoeira Paulista, São Paulo, animou os participantes que não perderam o pique durante toda a tarde e início de noite. O missionário recebeu, na pessoa de monsenhor Jonas Abib, uma medalha abençoada pelo papa Bento XVI.
“Como filho espiritual de Mons. Jonas Abib fico feliz em participar de um evento que há vinte e cinco anos atrás ele ajudou a acontecer”, disse Dunga, conhecido pelo movimento que lidera na Comunidade Canção chamado de PHN (Por Hoje eu Não vou mais pecar).
Pádua Costa fundador da Comunidade Mariana Boa Semente, de Quixeramobim, testemunhou sua experiência de conversão que em parte aconteceu no Queremos Deus. Em seguida, um dos momentos mais participados do encontro, a adoração ao Santíssimo Sacramento, com condução dos líderes da família carismática, promotora do Queremos Deus.
A dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno apresentaram músicas de seu novo CD “Diante de Ti”. Simpatia e carisma marcaram a apresentação dos dois jovens que tornaram artistas que também utilizam a música para evangelizar.
A missa foi celebrada por padre Watson Holanda, vigário episcopal da arquidiocese de Fortaleza, representando o senhor arcebispo dom José Antonio que não pode está no evento por motivo de enfermidade.

Alegria, festa, emoção, música e muita oração foram os ingredientes do XXII Queremos Deus . O evento reuniu uma multidão de mais de 50 mil pessoas na arena do Condomínio Espiritual Uirapuru, conhecido popularmente como CEU.
Nem o risco iminente de chuva, devido à quadra invernosa, impediu a multidão de participar do encontro que se tornou um registro da fé do cearense.  Uma promoção da família carismática de Fortaleza, o evento consolidou-se e a partir deste ano mudou de casa, saiu do Castelão para o CEU e o público aderiu.
Os artistas foram uma atração à parte. Suely Façanha da Comunidade Shalom, Dunga da Comunidade Canção Nova e a dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno  animaram o público que não perdeu o pique e se manteve participante durante toda a tarde e noite deste domingo.
O momento mais importante do encontro foi a celebração eucarística. Pe. Watsom, vigário episcopal presidiu a celebração. O sacerdote recordou em sua fala que um dia esteve entre o público participante e sentia-se honrado em celebrar a missa dos vinte e cinco anos do evento.
Curiosidades
  • O Queremos completou nesta edição 25 anos com 22 edições realizadas. O evento não aconteceu nos anos de 1987, 2001 e 2002. Nestes dois últimos anos devido às reformas no estádio Castelão.
  • A partir deste ano o Queremos Deus acontece no CEU.
  • Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova foi uma presença constante e animadora dos primeiros “Queremos Deus”. Nesta edição recebeu homenagem, uma medalha abençoada pelo Papa Bento XVI. Entregue em sua pessoa à Dunga.
  • O Queremos Deus tem seu início oficial com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará e Fortaleza. É assim desde a primeira edição.
  • A Família carismática é formada pela Renovação Carismática Católica, Novas Comunidades, movimentos eclesiais da Igreja Católica. É ela a promotora do Queremos Deus.
  • Dom José Antônio Tosi, programado para presidir a celebração Eucarística, não o pode fazer por motivo de saúde fragilizada. Presidiu a celebração padre Watson Holanda, vigário episcopal de Fortaleza. Padre Watson participa do Queremos Deus desde  1995.
  • A organização do evento ainda contabiliza a quantidade de donativos doados à Cáritas arquidiocesana que serão repassadas às vítimas das enchentes e deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro.

Ferroviário 0x1 Guarani

O Ferroviário perdeu a sétima partida de dez disputadas. A crise coral foi agravada foi um gol de Jefferson, no final do jogo de hoje à tarde, no Domingão, em Horizonte, quando o Guarani de Juazeiro do Norte ganhou e assumiu a terceira posição com 18 pontos com reais chances de se classificar para a semifinal do turno. O Ferrão estacionou nos quatro pontos e é o lanterna da Primeirona do Cearensão 2011.
O novo treinador coral Filinto Holanda desabafou no final do jogo: “Não temos qualidade. As duas bolas na trave são causalidade. Vamos aproveitar os jogos os dois últimos jogos do primeiro turno para tentar arrumar a casa, disse.
O Ferroviário que estreou o atacante Chalita não se houve bem no primeiro tempo. Não conseguiu furar o bloqueio armado pelo técnico do Guarani, Júlio Araújo. No Guarani, o artilheiro Niel desperdiçou boas chances e ainda teve a substituição de Cleiton Cearense (machucado) por Rian. Zero e zero na primeira etapa.
Filinto Holanda no começo da etapa final tirou Diego e colocou Brasinha. O jogo continuou ruim para o Ferrão que acabou sendo pressionado pelo Guarani. O grande jogador em campo no segundo tempo foi o goleiro Ari, que não evitou a derrota. Aos 44 minutos num vacilo da zaga, Jefferson deu a vitória do Guarani. Antes o Ferrão colocou duas bolas na trave e teve o zagueiro Leandro Silva expulso.
FICHA TÉCNICA
Ferroviário: Ari; Arlindo Maracanã, Lúcio, Leandro Silva e Teles; Glaydstone, Marcelo Mendes, Rogério Manaus e Diego (Brasinha); Juranilson e Chalita. Técnico: Filinto Holanda.
Guarani: Valdo; Emerson, Alan, Márcio Paraíba e Cleiton Cearense (Rian); Peter, Marcinho Guerreiro, Jerson e Netinho (Tiago Santos depois Jefferson); Niel e Samir. Técnico: Júlio Araújo.
Árbitro: Cleuto Lima. Assistentes: João Lucas e Rogério Ramos.
Gol: Jefferson, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartão vermelho: Leandro Silva.
Renda: R$ 2.380,00.
Público: 164 pagantes.

Crato 0x5 Fortaleza

O Fortaleza garantiu vaga na semifinal do primeiro turno da Primeirona do Cearensão 2011, ao golear, hoje à tarde, o Crato, por 5 a 0, no estádio Mirandão. Destaque para os golaços de Guto e Marcos Paulo. O Leão soma 21 pontos e seis vitórias. O Crato foi despachado do turno ficando com nove pontos e cinco derrotas.
O primeiro tempo praticamente não teve inspiração. Aos dois minutos o Crato reclamou de pênalti que Cleuto Lima não marcou. Aos 19, Fabiano fez grande defesa.  O atacante leonino Tatu estava sendo “caçado” pela zaga do Crato.  Luciano Henrique bastante displicente.  Aos 29, Régis arriscou para o Fortaleza, mas chutou descalibrado. Aos 30 minutos, o Crato tinha finalizado três vezes e o Leão apenas duas. Aos 35, Ronieri saiu tonto (virose) e entrou Marcos Paulo. Já no acréscimo de um minuto, Tatu abriu o placar para o Fortaleza. Jogada e Bismarck e Tatu completou de barriga.
Aos 18 do segundo tempo, Régis sofreu pênalti cometido por Maksuel. Luciano Henrique bateu e fez 2 a 0, aos 19. Aos 22, Luciano Henrique passou para Marcos Paulo, que numa jogada individual livrou-se da zaga e deslocou o goleiro Leo marcando 3 a 0. Aos 33, Guto num golaço ampliou para 4 a 0. O mesmo Guto, aos 43 fechou a goleada completando de primeira lance de Cleiton. Receberam o terceiro cartão amarelo e não enfrentarão o Icasa, no próximo domingo (20): Menezes, Leandro e Cleiton.
FICHA TÉCNICA
Crato: Leó; Déo (Téo), Caio, Ivson e Jailton; Maksuel (Nenen), Gil, Djalma (Andrade) e Marcelo; Carlos Alberto e Marcony. Técnico: Antônio Luiz.
Fortaleza: Fabiano; Ronieri (Marcos Paulo), Menezes, Gilmak e Guto; Régis, Leandro, Bismarck e Luciano Henrique (Cleiton); Tatu e Maiquel (Reginaldo Júnior). Técnico: Flávio Araújo.
Árbitro: Wladierysson Oliveira. Assistentes: Rudson Aquino e Josivaldo Pereira.
Gol: Tatu, aos 46 minutos do primeiro tempo; Luciano Henrique, aos 19; Marcos Paulo, aos 22; Guto, aos 33; e Guto, aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Déo, Jailton, Menezes, Leandro, Luciano Henrique e Cleiton.
Renda: R$  6.075,00.
Público: 823 pagantes.

Ceará 2x0 Tiradentes

O Ceará nem jogou tanto, mas o suficiente para manter a invencibilidade, no Cearensão 2011. Fez 2 a 0, no Tiradentes, no estádio Castelão, hoje à tarde. O Vozão chega a marca de 28 pontos em dez jogos. Foi a nona vitória. O Tiradentes está eliminado do primeiro turno com 12 pontos.
O Tiradentes dominou o primeiro tempo, mas levou dois gols. O Tigre começando pressionando e obrigando ao goleiro Fernando Henrique a fazer grandes defesas. Tentaram o gol do bicolor da Polícia Militar (PM) João Carlos, Danúbio, Cleiton e Garrinchinha. Aos 10 minutos eis que no primeiro ataque objetivo do Ceará, Júnior prendeu, livrou-se de dois marcadores e acionou Vicente que cruzou da esquerda para cabeçada certeira de Geraldo para fazer 1 a 0.  Aos 12, Fernando Henrique espalmou falta cobrada pelo Tiradentes. Aos 15, Eusébio recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalca o Ceará contra o Guarany, em Sobral, no próximo domingo. Aos 20, jogada de Boiadeiro e Iarley e Júnior ampliou para 2 a 0 aproveitando uma “furada” do zagueiro João Carlos. Aos 26, Cleiton arriscou assustando Fernando Henrique. Alan evitou o que seria o terceiro gol do Ceará, quando aos 30, Júnior tentou. O placar de primeiro tempo ficou em 2 a 0 para o Ceará.
O Ceará não voltou para o segundo tempo com Iarley, que sentiu desconforto muscular. Entrou Marcelo Nicácio. Mas foi Boiadeiro que perdeu gol feito no início da etapa final. Erivelton cometeu pênalti. Na cobrança de Garrinchinha, Fernando Henrique defendeu. Juninho entrou no lugar de Cléber, que saiu machucado. No restante do jogo o Ceará apenas administrou o placar de 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
Ceará: Fernando Henrique; Boiadeiro, Cléber (Juninho), Erivelton e Vicente; Michel, João Marcos, Eusébio (Heleno) e Geraldo; Júnior e Iarley (Marcelo Nicácio). Técnico: Dimas Filgueiras.
Tiradentes: Alan; Café, João Carlos, Ribamar e Neilton; Pedro Bambu, Dedé, Garrinchinha e Tony (Manuelzinho); Cleiton (Adílio) e Danúbio (Ribinha). Técnico: Danilo Augusto.
Árbitro: Anderson Lima. Assistentes: Caroline Romanholi e Anderson Farias.
Gols: Geraldo, aos 10; Júnior aos 20 minutos do primeiro tempo.
Cartão amarelo: Eusébio, Cléber, Vicente, João Marcos, Erivelton, Heleno, Marcelo Nicácio, Neilton e Dedé.
Renda: R$ 78.707,00.
Público: 9.656pagantes e 1.345 não pagantes.

13 de fevereiro

  1. Dia de São Benigno.
  2. Dia de São Valentim.
  3. Dia do Ministério Público Estadual.
  4. Em 1942 morria presidente Epicácio Pessoa.
  5. Em 1967 entra em vigor a moeda Cruzeiro Novo.
  6. Dom Aloísio Lorscheider assumia há 40 anos a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  7. Ceará x Tiradantes.
  8. Crato x Fortaleza.
  9. Ferroviário x Guarani.
  10. Estadão há 562 dias sob censura.

Prêmios ACI 2010

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) entrega no domingo (27) às 10 horas, na Casa dos Jornalistas (Rua Floriano Peixoto) seus prêmios anuais de Jornalismo. Os vencedores são:
  • Radiojornalismo: FM Universitária (As ações sociais e de paz de Chico Xavier, de Márcia Viera, Fernando Jocelito Reinaldo, José Raimundo Lustosa e Vânia Tajra)
  • Telejornalismo: TV Assembleia (Pronasci: Bom Jardim - Território da Paz";  de Camila Carvalho e Wellington Barros).
  • Fotojornalismo: Diário do Nordeste ("Pai vê filho ser morto por engano", de Viviane Pinheiro de Azevedo).
  • Américo Barreira: Diário do Nordeste ("Mãos que Fazem História", de Germana Cabral, Cristina Pioner, Patrícia Araújo, Marília Camelo, Eduardo Freire e Adriana Rodrigues).
  • Edson Queiroz: O Povo ("A epidemia do crack em Fortaleza, de Tiago Braga e Georgia Santiago).
  • José Cabral de Araújo: O Povo (Cobertura de Rafael Luís, Fernando Grazianni e Ruy Lima na Copa da África).
  • Antônio Martins Filho (estudantes  de cursos de Comunicação Social) sem ganhador.
  • Demócrito Rocha (ensaio inédito sobre a realidade do jornalismo cearense, nas várias mídia) sem inscrito.


Esportes de O Estado

Amanhã no Caderno de Esportes de O Estado:
  1. Entrevista exclusiva com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Evaldo Lima. Vem ai a Academida da Praça Eudoro Correia.
  2. Parte da história do Tramways na colaboração de Adhemar Nunes Freire.
  3. As colunas Esportes (Lauriberto Braga), Esporte Total (Kal Aragão) e Além da 4 Linhas (Tarik Otoch).
  4. Cobertura da Primeirona e Segundona do Cearensão 2011.
  5. As goleadas do Brasil 6 a 0 no Uruguai e Vasco 9 a 0 no América.
  6. Copa do Brasil.
  7. Cariocão.
  8. Paulistão.
  9. A saída de Roberto Carlos do Corinthians.



Tramways

Seguidores

Arquivo do blog