quarta-feira, 2 de março de 2011

Osvaldo dá título de 1º Turno ao Ceará

Com um gol salvador de Osvaldo aos 41 minutos do segundo turno, o Ceará derrotou o Fortaleza e sagrou-se campeão do Primeiro Turno da Primeirona do Cearensão de 2011. O Vozão manteve a incrível invencibilidade de 13 jogos, sendo 11 vitórias e dois empates.
Um primeiro tempo eletrizante. O Fortaleza dominou até os 10 minutos iniciais. Criou chances com Léo Andrade, Reginaldo Júnior e Guto. A partir dai o Ceará saiu para o jogo e ia sendo parado com falta do Leão. Aos 12, Júnior fez um gol, mas estava impedido. Iarley começou a aparecer. Aos 25 Iarley chegou atrasado e perdeu boa oportunidade. Aos 34 novamente Iarley criou uma excelente chance que passou perto da trave de Fabiano. No minuto seguinte Iarley obrigou Fabiano fazer difícil defesa. O árbitro Fifa, Héber Roberto Lopes contemporizou o jogo sem dar nenhum cartão amarelo na etapa inicial.
SEGUNDO TEMPO
Os dois times voltaram para etapa final sem alterações. Os 15 primeiros minutos foram de muitas faltas. Aos 15, Flávio Araújo sacou Luciano Henrique e promoveu a entrada de Leandro. O jogo estava lá e cá, quando aos 18 Júnior fez sua última jogada numa sobra chutando para fora. Entrou Osvaldo eletrizante com Vicente, criando boa chance aos 19. Mas o árbitro deixava o jogo correr com faltas sem dar amarelo e as chances foram diminuindo. Aos 33, Sérgio Mota não aproveitou rebote de Fabiano.
Aos 37, Dimas Filgueiras queimou a última substituição tirando Iarley para entrada de Marcelo Nicácio. Aos 40 Flávio Araújo apostou em Tatu no lugar de Léo Andade. Aos 41, Osvaldo penetrou sozinho, depois do passe de Marcelo Nicácio e chutou no canto esquerdo de Fabiano para dar o título de campeão do Primeiro Turno do Ceará. Foi seu primeiro gol vestindo a camisa do Ceará e fazendo o primeiro contra o clube que lhe projetou. O Ceará administrou o 1 a 0 até os dois minutos de acréscimos
Osvaldo agradeceu ao Fortaleza por ter projetado no futebol, mas prometeu ser campeão arrastão cearense pelo Vozão em 2011.

FICHA TÉCNICA

Ceará: Fernando Henrique; Boiadeiro (Sérgio Mota), Fabrício, Erivelton e Vicente; Michel, João Marcos, Heleno e Geraldo; Júnior (Osvaldo) e Iarley (Marcelo Nicácio). Técnico: Dimas Filgueiras. Fortaleza: Fabiano; Ronieri, Plínio, Gilmak e Guto; Régis, Marcos Paulo, Bismarck (Cleiton) e Luciano Henrique (Leandro); Léo Andrade (Tatu) e Reginaldo Júnior. Técnico: Flávio Araújo. Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR). Assistentes: Thiago Brigido e Alessandro Magno. Gol: Osvaldo, aos 41 minutos do segundo tempo. Renda: R$ 449.622,00. Público: 44.766 pagantes e 4.130 não pagantes.

SEGUNDONA
Hoje pela Segundona do Cearensão: Uniclinic 2x0 Pacatuba, Maracanã5x3 Caucaia e Tauá1x1 São Benedito.



Samu

O SAMU Ceará 192 inicia na próxima sexta-feira, às 7h30, a operação que vai dar cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a 41 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, litorais Leste e Oeste e Maciço de Baturité durante o carnaval. A operação especial, que vai até Quarta-feira de Cinzas, garante transporte dos pacientes através de 29 ambulâncias e sete UTIs móveis em 24 bases de apoio estrategicamente localizadas nos municípios que registram maior fluxo de pessoas durante o período.

As UTIs móveis vão ficar nos pontos de apoio nos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, São Luis do Curu, Caucaia, Eusébio e Aracati. Uma UTI móvel extra passa a fazer parte da operação para atender o município de Guaramiranga nas noites de sábado a terça-feira de carnaval. As 29 ambulâncias estarão distribuídas em 24 bases, dando cobertura aos 41 municípios. A cada plantão, o SAMU Ceará 192 mobilizará dois médicos reguladores na sede do Polo 1, no município de Eusébio, seis médicos nas UTIs móveis, mais 35 socorristas, três enfermeiros e 35 auxiliares de enfermagem.
O atendimento de urgência e emergência do SAMU Ceará 192 é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento. Basta ligar 192 e informar sobre a ocorrência.
O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de Acidente Vascular Cerebral(AVC) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.
O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto, atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas e efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios". www.saude.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Dengue

Dando continuidade às ações voltadas para o combate à dengue em Fortaleza, o prefeito em exercício, Acrísio Sena (PT), participa de mais um encontro com servidores públicos. Desta vez, a reunião será com os guardas municipais e agentes de defesa civil, amanhã, quinta-feira (3), às 8h30, na sede da instituição (Rua Delmiro de Farias, 1900 – Rodolfo Teófilo).
Também participam do momento, o diretor geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, Arimá Rocha; o secretário municipal de Saúde, Alexandre Mont’Alverne; o coordenador municipal de Defesa Civil, Alísio Santiago; além de todo o comitê gestor da instituição. A principal meta da visita ao órgão é envolver mais intensamente os servidores da GMF nas estratégias de combate ao mosquito da dengue.
Serviço:
Reunião na GMF – Combate à Dengue
Data: Amanhã, quinta-feira (3)
Horário: 8h30
Local: Guarda Municipal e Defesa Civil (R. Delmiro de Farias, 1900 – Rodolfo Teófilo).



Mais informações com a assessora de Comunicação da Guarda Municipal, Marta Pinheiro, nos telefones 3066-2335/ 8814-8037.

BB renegocia Pronaf

O Banco do Brasil (BB) oferece condições especiais para renegociação de dívidas de beneficiários do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) dos municípios do Estado do Ceará que tiveram suas perdas superiores a 30% da receita esperada em razão da estiagem, ocorrida no primeiro semestre de 2010.
As facilidades para negociação de operações de custeio incluem a prorrogação do prazo de pagamento do valor em atraso de 1 para até 3 anos, ou seja, o agricultor poderá regularizar sua dívida efetuando o pagamento do valor inadimplido em até três parcelas anuais nas mesmas condições do contrato.
Para os agricultores com operações de investimento com vencimento em 2010, o BB oferece a possibilidade de alongamento do prazo de pagamento do valor da dívida para até 1 ano após o término do contrato.
Os agricultores que desejarem regularizar suas dívidas devem procurar sua agência de relacionamento do Banco do Brasil ainda neste mês de março. De acordo com Paulo Sucupira, gerente de Agronegócio do Banco do Brasil, essa medida deve beneficiar até 90% dos agricultores familiares cearenses com operações de custeio ou investimento em atraso com vencimento para 2010. "Quanto mais rápido regularizarmos as pendências da safra passada, mais oportunidades os agricultores terão com a atual Safra (2010/2011), que se encerra em junho deste ano.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Banco do Brasil - Rina Fontenele (85) 3266-7870/(85) 9608.7960 - rinafontenele@bb.com.br

Cadê o amarelo

Héber Roberto Lopes esqueceu o cartão amarelo no Paraná. Não deu ainda nenhum no Ceará 0x0 Fortaleza, aos 25 do segundo tempo. Final do Primeiro Turno do Cearensão da Primeirona.

terça-feira, 1 de março de 2011

Volta dos GPMs

O deputado estadual Ferreira Aragão (PDT) defendeu, em pronunciamento feito durante o segundo expediente da sessão da última sexta-feira (25/02), a volta dos Grupamentos de Polícia Militar (GPMs), unidades que existiram na estrutura da Polícia Militar do Ceará, mas que foram extintas. Na avaliação do deputado, o trabalho de policiamento seria mais eficaz com a atuação do Ronda do Quarteirão, acompanhado dos GPMs. “Tem que ter o Ronda do Quarteirão e um GPM, um volante e outro fica fixo”, defendeu.
Segundo o parlamentar, essa é uma ideia semelhante à das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), que atuam nas favelas do Rio de Janeiro. Ferreira Aragão afirmou que os moradores de alguns bairros de Fortaleza, como é o caso do Papicu, estão pedindo a volta dos GPMs como uma forma de reduzir a violência.
Ferreira também defendeu, em sua fala, maior celeridade do novo comando da Polícia Militar nas ações de combate à violência, assim como a ampliação das políticas públicas de educação e emprego e renda. O deputado lembrou que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo de 2014 vão necessitar de centenas de pedreiros, mestres de obras, eletricistas, bombeiros hidráulicos, dentre outros profissionais, e acredita que o Estado precisa preparar, por meio de cursos profissionalizantes, a população cearense para ocupar esses postos de trabalho.
“É preciso criar oficinas de qualificação em todas as regiões do Estado para qualificar o homem pra trabalhar nas obras do PAC e da Copa. A melhor forma de combate à violência é com ocupação, educação, cultura, esportes. Só prender não resolve, só contratar policial não resolve. Precisamos ampliar o leque de políticas públicas”, defendeu.
Samuel Martins
Assessoria de Imprensa
(85) 9907.5750 / (85) 8893.1510

Juazeiro do Norte

_DrSantana Dr. Santana - Encontram-se em Juazeiro um grupo de empresários para discutir a construção em nossa cidade do MEGAPOLO de confecções.(pelo twitter).

Prêmio da Mobilidade

Caro jornalista do setor da mobilidade, se você escreveu reportagem sobre tecnologia terrestre, aeroespacial e naval e a matéria foi publicada no Brasil entre 1º de janeiro de 2010 e 28 de fevereiro de 2011, na mídia impressa ou Internet, é hora de você buscar reconhecimento. Candidate-se ao 5º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, que este ano tem o apoio da Delphi Automotive Systems do Brasil.
As inscrições estão abertas somente até este dia 4 de março, sexta-feira. Deve ser feitas pelo endereço http://www.saebrasil.org.br/eventos/premio_jornalismo/2010/intro.swf , por onde devem ser encaminhadas as reportagens, no modo PDF para a categoria ‘Impresso’, e em HTML ou PDF na categoria ‘Internet. Não há limite de inscrições nem por veículo, nem por jornalista.
A comissão julgadora, composta por dois jornalistas e um representante da SAE BRASIL, já começou a avaliação dos trabalhos e elegerá, em cada categoria, cinco finalistas. Os primeiros colocados em cada categoria (mídia impressa e internet) receberão R$ 7 mil em dinheiro.
Serão selecionadas ainda duas menções honrosas por categoria, contempladas com R$ 2 mil cada uma. Os demais finalistas receberão certificado de participação. Todos os prêmios são pessoais e intransferíveis, e a divulgação dos vencedores será dia 5 de abril, em São Paulo.
Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – Susete@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – Jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1922

Convite a Ademar

O líder da gestão municipal na Câmara dos Vereadores, Ronivaldo Maia (PT), apresentou hoje, requerimento solicitando a presença do presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, no intuito de prestar esclarecimentos sobre a situação do transporte coletivo em Fortaleza. Tendo em vista explanação da oposição de visita feita na última segunda-feira, 28 de fevereiro, ao Terminal da Parangaba, Ronivaldo considera essencial a participação de Gondim, que poderá esclarecer as dúvidas dos vereadores e da população ouvida durante a visita. O presidente da Etufor comparecerá à Câmara amanhã.
Na avaliação do líder o debate sobre mobilidade é fundamental e a sobrecarga nos terminais em horários de pico não é nenhum fato que a administração municipal não tenha profundo conhecimento. “A oposição à gestão não descobriu a pólvora e a Prefeitura de Fortaleza está ciente dos problemas que o usuário do transporte coletivo enfrenta principalmente nos horários de pico. Isso, infelizmente, também não é uma particularidade de nossa capital. Mas a gestão está atenta para isso e tem buscado soluções que melhorem essa situação. Sabemos que essas medidas devem ser integradas com uma série de ações voltadas para a mobilidade urbana no seu aspecto mais amplo, como a construção do Metrô de Fortaleza”, disse Ronivaldo, destacando que ele mesmo visitou os terminais do Papicu e Antônio Bezerra no último domingo, 27.
Ronivaldo ressaltou que, primeiro, a Prefeitura optou por uma política de inclusão de quem não tinha acesso ao transporte público. Hoje, o sistema atende a cerca de 1 milhão e 200 mil passageiros nos dias úteis, o que representa um aumento significativo na demanda, visto que ao comparar-se 2010 com 2004, 15% a mais de pessoas voltaram a utilizar ônibus em seus deslocamentos diários.
No entanto, segundo ele, algumas medidas tem sido adotadas para melhorar a qualidade do serviço e isso é concreto. Um exemplo é a criação da Integração Temporal, que permite ao usuário utilizar a combinação de dois ônibus pagando apenas uma passagem, e da Complementação Tarifária, que tem incentivado o uso dos vales-transporte e possibilitado a inédita integração ônibus e vans na cidade. “Isso sem falar nas conquistas da população com a meia ilimitada, a tarifa social e a acessibilidade para pessoas com deficiência”, acrescentou o líder.
PRÉ -  Ronivaldo Maia voltou a destacar o sucesso do pré-carnaval, encerrado no último fim de semana. “A Prefeitura investiu R$ 300 mil para financiar 50 blocos, que fizeram a festa em toda a cidade”, afirmou. Ele também esclareceu ao plenário que a Prefeitura de Fortaleza não fez nenhum corte no orçamento do IJF (Instituto Dr. José Frota) em 2010 e 2011, destacando que o orçamento do órgão aumentou de R$ 206 milhões para R$ 232 milhões no último ano.
Mais informações com o assessor de comunicação do mandato, Benedito Teixeira, através dos telefones 3444-8410 e 9965-5777.

Espaço Oriental

Assessoria de Imprensa da Secel - "Amanhã, às 7 horas, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), fará a entrega de novos equipamentos de som para o Núcleo do Programa Espaço Oriental em funcionamento no Pólo de Lazer da Maraponga (Avenida Godofredo Maciel com Rua Suíça). No local, as aulas de Tai Chi Chuan são ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, para cerca de 25 pessoas.
Segundo o professor do Núcleo, Eudes de Oliveira, a prática trabalha o corpo e a mente, proporcionando saúde e bem estar. "O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa muito poderosa. Sua aplicação terapeutica melhora a respiração, equilíbrio e circulação sanguínea, podendo beneficiar pessoas que sofrem com artrose, artrite e mal de Alzheimer", conta.
Até o próximo dia 18 de março, todos os núcleos do Programa Espaço Oriental, nos mais diversos bairros de Fortaleza, receberão os novos equipamentos de som para melhor servir as comunidades participantes. A entrega do material já foi realizada em quatro núcleos, em funcionamento na Beira-Mar, Bosque Eudoro Correa, Praça Natanael Cortez e no Posto de Saúde Floresta. Os 13 kits somam 78 itens, entre caixas de som amplificadas, mp3/DVD/Micro, cabos, microfones sem fio, carregadores, entre outros.
Por mês, cerca de 4.500 pessoas são beneficiadas pelo programa nos 13 núcleos de prática de Tai Chi Chuan. Criado em 2006, o Programa Espaço Oriental realiza aulas abertas ao público, com atividades recomendadas para pessoas de todas as idades, uma vez que implica em movimentos suaves e de baixo impacto.

Novos vereadores em abril

Atila Bezerra (PTC) e Edson Nogueira (PTC) assumem Câmara Municipal de Fortaleza em abril com licenças de Marcelo Mendes (PTC) e Doutor Ciro (PTC).

Cesari Battisti

Rosa da Fonseca e o movimento Critica Radical lideram manifestação dia 20 próximo em Brasília pela soltura de Cesari Battisti.

Ciclovida

A Vila das Artes recebe o lançamento do premiado documentário Ciclovida (ou Lifecycle) produzido pelos irmãos americanos Matt Feinstein e Loren Feinstein com colaborações de ativistas brasileiros após uma viagem de bicicleta pela América Latina que durou 5 anos.
Os viajantes documentaram a dominação dos agrocombustíveis no campo e o deslocamento de milhões de pequenos agricultores e comunidades indígenas.O documentário mostra que cultivos e matas nativas estão sendo substituídos por desertos verdes de monoculturas transgênicas onde, nem planta ou animal, podem sobreviver aos agrotóxicos.
Segundo estudo divulgado pelo Serviço Internacional para a Agrobiotecnologia, o Brasil é responsável por 12% das lavouras geneticamente modificadas no mundo.Em Ciclovida você conhecerá esse cenário e a história de um grupo de pequenos agricultores cearenses que atravessou o continente da América do Sul pedalando por mais de oito mil quilômetros, para incentivar o plantio de sementes naturais.
Ciclovida foi escolhido o melhor documentário na categoria conservação do Green Screen Environmental Festival Film/2010 e selecionado para o Blue Planet Film Festival em Los Angeles, EUA e Byron Bay Film Festival na Austrália.
O lançamento no Brasil acontece amanhã, às 19 horas, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Informações pelo (85) 3252-1444.
Serviço:
Lançamento do Ciclovida/ Lifecycle
Data: Quarta-feira, 2 de março de 2011
Hora: 19h
Local: Vila das Artes. Rua 24 de Maio1221, Centro – Fortaleza.
Após o filme, discussão com cineastas
Trailer e informações: http://www.ciclovida.org/
Informações (85)3252.1444 / email:info@ciclovida.org

Dengue

O líder do bloco PT-PSB na Assembleia Legislativa, deputado Welington Landim (PSB), pediu na sessão plenária da Casa d e hoje, que o Poder Executivo e as prefeituras cearenses realizem uma grande campanha educativa sobre a dengue em rádio, televisão, jornais e revistas. O Estado é um dos 16 com risco iminente de epidemia da doença, segundo o Ministério da Saúde (MS). Em 2008, quando a última epidemia aconteceu, foram 12 mortes. Nos dois primeiros meses de 2011, já foram nove. Ou por dengue hemorrágica ou por complicações do vírus. À época, apenas um tipo de dengue circulava. Atualmente, são quatro.
Welington disse ser testemunha do esforço dos prefeitos na realização de forças-tarefa para acabar com focos do mosquito transmissor. O Aedes aegypti reproduz-se até em água suja e com sal, e não apenas em água limpa e parada, como se pensava há pouco tempo. “Qualquer sintoma de virose, tem que se levar em conta que pode ser dengue. Principalmente em crianças e se tiver dor abdominal prolongada”, alertou Landim.
Como médico, o parlamentar sugeriu uma série de ações aos gestores públicos. Citou a necessidade de sensibilizar as donas de casa. De acordo com o MS, cerca de 75% dos focos de reprodução do mosquito estão dentro das residências, em caixas d´água ou recipientes.
Wekington Landim fez um histórica da dengue, tachando-a de uma doença secular. Nos tempos mais recentes a dengue chegou ao Ceará com mais veemência em 1986. Nos últimos 23 anos o dengue se manifestou de forma endêmica com o registro de quatro picos epidêmicos nos anos de 1987, 1994, 2001 e 2008. Destacam-se as epidemias de 1994 pelo maior número de casos confirmados e 2008 com o maior número de casos hemorrágicos da doença. Os primeiros casos hemorrágicos foram confirmados em 1994, com o registro de 12 óbitos.
Este ano a dengue já matou nove pessoas no Ceará. Irmãs cearenses morreram no Icó, Chorozinho, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Quixadá, Caucaia, Acarape e Itapipoca, onde houve duas vítimas. Treze outras mortes ainda estão sob investigação. Welington Landim lembrou, ainda, que só este ano foram confirmados 3.182 casos de dengue em 144 municípios, sendo que 508 casos só em Itapipoca. Também houve um aumento no número de casos de janeiro para fevereiro deste ano nos municípios de Pacatuba, Guaiúba, Massapê, Santa Quitéria e Icó. Em Fortaleza ninguém morreu de dengue. Graças a Deus.
“Mas na Capital já foram confirmados 1.131 casos e outros 638 são suspeitos. Os bairros de Fortaleza que mais preocupam são Parangaba, Quintino Cunha, Conjunto Ceará, Grande Marechal Rondon, Barra do Ceará e Antônio Bezerra”, disse o parlamentar.
Welignton pediu que “antes que a dengue avance é preciso que haja ações mais eficientes dos poderes constituídos. Algumas providências já foram tomadas”. Em 2009 a Assembleia Legislativa aprovou dois projetos de sua autoria relacionados à campanha contra a dengue: o primeiro criou o Teledengue no âmbito da Secretaria de Saúde do Ceará, que tem o número grátis 0800 275 15 20. E o segundo projeto criou comitês educacionais nas escolas da rede pública de nível médio para colocar em prática campanhas de orientação e combate à dengue.
No último fim de semana o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve reunido em Fortaleza com os prefeitos cearenses e anunciou a liberação de mais 45 milhões de reais para ajudar no combate à dengue. O Ceará já recebeu 15 milhões de reais. Em todo o Brasil são 16 estados na lista das preocupações com a dengue.
Na sede da Secretaria de Saúde do Estado funciona desde ontem uma Sala de Situação Permanente para concentrar todas as informações sobre a dengue no Ceará.
Enquanto isso, a Secretaria de Saúde do Estado deflagrou uma megaoperação fumacê de combate ao mosquito transmissor da dengue na Região Metropolitana de Fortaleza e litoral cearense. São utilizados 20 carros fumacês, sendo cinco em Fortaleza e 15 no litoral cearense. Incluindo-se 10 carros enviados pelo Ministério da Saúde. Serão utilizados 11.850 litros de inseticidas.
O ministro Alexandre Padilha foi claro ao dizer que se foi o tempo que combater a dengue era só matar mosquito. Ele disse que “O importante para evitar óbitos é que os serviços da atenção básica estejam absolutamente capacitados para reconhecer e tratar a doença”. É aí, justamente, onde entra a responsabilidade dos estados, municípios e demais autoridades. Enquanto isso, o povo tem que contribuir. Somente em Fortaleza – só para se ter uma ideia – existem 200 mil depósito d`água sem tampa.
Para que haja um cerco à dengue são imprescindíveis três ações fundamentais para evitar a epidemia: a mobilização da comunidade, a vigilância epidemiológica para orientar as ações e a organização da rede de assistência, com capacitação dos profissionais de saúde. Importante que todos estão se engajando, como a Federação das Indústrias do Ceará, através do seu presidente, Roberto Macedo. A FIEC lançou a campanha “Indústria sem dengue”, que mobiliza 11 mil empresas no Ceará, ou cerca de 300 mil pessoas.
Os trabalhadores das indústrias são mobilizados a evitar a proliferação do Aedes aegypti tanto no trabalho como dentro de casa. Além de palestras e vídeos que vão orientar sobre os cuidados com a caixa d’água, tonéis, baldes, pneus, lixo, eles estão trabalhando esta semana com adesivos nos uniformes e equipamentos de trabalho.
Os trabalhadores das fábricas de alimentos vão exibir nos aventais e nas toucas adesivos com o tema da campanha “Indústria sem dengue”. Já os operários da construção civil carregarão nos capacetes os adesivos. Estão sendo utilizados um milhão de adesivos, 150 mil folders e panfletos, 200 mil cartilhas e dois mil DVDs educativos. A campanha inclui ainda o telamento de quatro mil caixas depósitos de água, onde são encontrados a maioria, 76,45%, dos focos do mosquito.
Hoje, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, já participou do lançamento da mobilização contra a dengue no Sindicato dos Bancários. A Defensoria Pública do Estado também se engajou no movimento. Ao todo são 22 instituições. “São ações criativas e a colaborativas como estas que o Ceará precisa. Que a sociedade civil continue se mobilizando”.
Em seguida, o deputado Welington Landim reivindicou motivação aos agentes de saúde. “Eles podem dar uma ajuda enorme, porque têm um conhecimento muito grande”, avaliou. Por fim, reclamou o cumprimento de uma lei de sua autoria aprovada no ano passado que cria comitês nas escolas públicas estaduais para tratar da temática da dengue.
Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) afirmou que o número de subnotificações dos casos de dengue é alto. Por isso, os dados divulgados pelo MS não retratariam a realidade. “Muita gente se trata em casa mesmo. Temos que decretar uma guerra contra o mosquito. E urgentemente”, pontuou.
O deputado Moésio Loiola (PSDB) denunciou negligência do poder público em anos passados e sugeriu aos demais municípios cearenses a adoção do modelo de Viçosa do Ceará no combate ao Aedes aegypti. “O agente chega com uma lambreta, credenciamento e farda patenteada pela Prefeitura. Isto dá certa tranquilidade para quem abre a porta de casa”, comentou.
O deputado Carlomano Marques (PMDB) observou que o ovo do mosquito resiste quase um ano sem água para, na primeira chuva, eclodir. “Um dos maiores problema é a baixa remuneração dos agentes de saúde e o não pagamento de adicional de insalubridade. Isto desmotiva”, acrescentou o deputado Leonardo Pinheiro (PR).
A deputada Patrícia Saboya (PDT) lembrou do trabalho dos agentes de saúde na redução das taxas de mortalidade infantil no Ceará. Destacou a tramitação de projeto na Câmara Federal que trata do adicional por insalubridade da categoria. A matéria já foi aprovada no Senado. “Temos uma dívida com essas pessoas. Elas trabalham quase que voluntariamente, porque o salário é baixo e, muitas vezes, elas viram conselheiras das famílias”, encerrou.






Coletiva Renascer

A organização do Renascer 2011 junto com a diretoria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará realizará coletiva de imprensa nesta quarta-feira, amanhã, às 9h30, no auditório do Hemoce, sobre a parceria que acontecerá entre as duas instituições nos dias de carnaval no Ginásio Paulo Sarasate.
O trabalho em conjunto entre a Comunidade Católica Shalom, promotora do Renascer 2011 e o Hemoce data de 2003 e já totalizou 1640 doações de sangue. Este ano, a ação se repete na 25ª edição do evento. Nos dias do carnaval, a equipe do Hemoce vai participar do "Renascer 2011" disponibilizando os serviços de coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea, de 9h às 16h. A previsão é que as doações superem os números dos anos anteriores, quando, em 2009, 184 voluntários doaram sangue durante o evento e, em 2010, foram contabilizadas 171 doações.
SERVIÇO:
Coletiva de imprensa Renascer – Hemoce
Local: Auditório do Hemoce, Avenida José Bastos, 3390, no Bairro Rodolfo Teófilo
Data: Quarta-feira, 2 de março
Horário: 9h30
Contatos:
Vanderlúcio Souza
Assessor de imprensa da Comunidade Católica Shalom
Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce

Posse de Ibernon Monteiro

O vereador Ibernon Monteiro (PRP) tomou posse hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, por 120 dias. Ele levanta a bandeira do esporte na Casa Legislativa. Ibernon substitui a Irmão Leó (PRP), que tirou licença para resolver assuntos particulares.
“Minha luta aqui é o esporte. É minha área. Mas como sou policial civil aposentado sei das necessidades dessa cidade. Em termos de Polícia e Segurança Pública a gente entende um pouco”, diz Ibernon ao O Estado. “A gente vai lutar, tendo calma para entrar com os projetos, mas com certeza estamos assumindo para dar nossa parcela de ajuda ao povo fortalezense”, destaca o vereador.
Identificado com a torcida do Ceará, Ibernon lembra o que poderá fazer por ela na Câmara: “No momento que der para poder ajudar a torcida do Ceará vou fazer. Isso eu vou lutar para ajuda a torcida e ao Ceará, porque a minha maior bandeira é o torcedor alvinegro. Eu não jamais esquecerei e hoje estou aqui graças ao torcedor do Ceará”.
Ao tomar posse, Ibernon presenciou ao presidente da Câmara, vereador Adail Júnior (PV) com um kit do Ceará. Em seu discurso de saudação a Ibernon, Adail disse que “o novo vereador é muito querido por todas torcidas e tenho o prazer em empossá-lo e que ele tenha um mandato de muita sabedoria e seja iluminado para defender os interesses da cidade de Fortaleza”.
Outro que fez questão de saudar, Ibernon, foi o presidente da Comissão de Acompanhamento das obras do novo Estádio Presidente Vargas, vereador Iraguassú Teixeira (PDT). “Ele chega para reforçar a bancada do Ceará na Câmara. Inclusive o doutor Heron Moreira que também assumiu é torcedor do Ceará. O Ibernon vai saber muito bem usar este espaço na Câmara para solidificar seu retorno à Câmara em 2013”.
Saudaram Ibernon ainda os vereadores Salmito Filho (PT), Toinha Rocha (Psol), Marcelo Mendes (PTC), Leonelzinho Alencar (PTdoB) e Heron Moreira (PV)
O presidente da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace) e do Sindicato dos Radialistas do Ceará, Aderson Maia, salientou que a posse de Ibernon representa uma vitória dos radialistas: “Isso é excelente. A ascensão do Ibernon como vereador vem coroar um trabalho que ele faz de muitos tempos de um verdadeiro parlamentar sem mandato. E agora culmina com a sua elevação a condição de parlamentar. Nós ficamos muitos felizes, principalmente eu como presidente do Sindicato dos Radialistas, vê um radialista ascender a essa cadeira”.
Para o presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Edilson Alves, o novo vereador vai se unir aos cronistas em defesa dos interesses de Fortaleza: “Em primeiro lugar é uma luta do Ibernon não apenas dentro do desporto, mas é uma luta da sua origem. De uma cidade pequena do Interior, de uma família muita grande, unida. Ele chega a capital para trabalhar na Comunicação e vai enveredar agora pela Política. Agora é coroado com uma cadeira de vereador em Fortaleza. Isso por se só diz tudo do trabalho do Ibernon”, salienta Edilson Alves.
Edilson Alves lembra o caso de Ibernon ter ficado mais de dois meses sem poder trabalhar na sede do Ceará: “Ibernon no desporto se identificou com as cores do Ceará. E está tudo em paz agora, graças a Deus. Foi tudo acordado. Estamos felizes por ele, pelo Ceará, pela diretoria que compreendeu e flexionou o raciocínio e soube adequar um desentendimento a uma realidade da história que está vivendo hoje. Uma imprensa livre. Uma imprensa critica, que sabe trabalhar com liberdade. E ganhou mais vez o Ibernon, o Ceará, a imprensa, ganhou a família Monteiro e ganhou todo mundo. E a gente espera que ele faça um grande trabalho nesse pequeno período dele de quatro meses e quem sabe até o final dessa legislatura ele possa assumir mais uma vez e possa apresentar o seu trabalho como vereador”.
Presente à posse de Ibernon Monteiro ainda o presidente do Conselho Deliberativo do Ceará, Humberto Aragão; os cronistas desportivos Alano Maia, Sérgio Pinheiro, Cauby Chaves, Carlos Fred, Júnior Markekine, Tony Pereira, Itamar Monteiro e Jota Monteiro; além dos familiares Ivone Monteiro, João Paulo Monteiro, Lígia Monteiro, Igor Monteiro e Ibernon Filho; e o líder comunitário de Antônio Bezerra, Ivo Pinheiro.

Coletiva do Carnaval

A Prefeitura de Fortaleza convoca a imprensa para participar da Coletiva do Carnaval 2011, que acontecerá amanhã, a partir das 14 horas na Avenida Luciano Carneiro, 2235. No momento serão apresentados os planos operacionais de todos os órgãos municipais envolvidos. Comparecem a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania e Fortaleza (AMC), Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Regionais II, VI e Centro, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb). Além disso, estará presente o grande homenageado do Carnaval 2011, Evaldo Gouveia.
Mais informações na assessoria de Comunicação da Secultfor, falar com Bia Gurgel e Dalwton Moura, nos telefones 3105-1386/ 8899-8705.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Segurança no novo PV

"Em resposta a nota “De primeira”, publicada no Jornal O Estado, na coluna do jornalista Lauriberto Braga, a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) informa que o estádio Presidente Vargas contempla todas as normas de segurança estabelecidas pela FIFA e pelo Estatuto do Torcedor, e ainda as regras de acessibilidade universal.
Com a modernização pelo qual passa o PV, o estádio terá um sistema de controle de acesso com catracas eletrônicas que fará a identificação do torcedor por foto e dados cadastrais. A substituição dos muros por grades não contribui com a insegurança, já que a estratégia operacional de cada evento poderá utilizar grades móveis – semelhantes a utilizadas em shows – para impedir o contato dos torcedores externos com o público interno. O estádio contará ainda com 105 câmeras de monitoramento para identificar possíveis infratores do Estatuto do Torcedor.
Com relação ao alambrado de vidro utilizado no Estádio Presidente Vargas, informamos ainda que, durante três meses, os vidros bilaminados foram testados com elementos como fogos de artifício, pedras, latas e tiros. O alambrado é feito de vidro laminado e temperado, constituído por duas chapas de 12,5 milímetros cada, separadas por película intermediária. Vale ressaltar que este tipo de alambrado é semelhante aos dos estádios da Vila Belmiro, do Santos Futebol Clube; do Estádio do Atlético Paranaense; e da Arena Barueri.
O Estádio Presidente Vargas terá campanhas permanentes de educação para preservação do patrimônio e o cumprimento do Estatuto do Torcedor através, por exemplo, dos placares eletrônicos. Reiteremos também que a Prefeitura de Fortaleza estará atenta as exigências de segurança, exigindo dos promotores dos eventos o cumprimento dos itens de segurança necessários a realização dos jogos."

Preparativos para Ceará x Fortaleza

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio esteve reunido hoje com o presidente do Fortaleza, Paulo Arthur, e o vice do Ceará, Robson de Castro, onde trataram sobre os preparativos para a final do 1º turno do Campeonato Cearense da 1ª divisão, depois de amanhã, ás 21h50, no Castelão.
O árbitro central da partida será Francisco Nascimento, da Federação Alagoana, aspirante Fifa. Os assistentes (Thiago Brigido e Alessandro Magno), o quarto (Cleuton Lima) e quinto (Joaquim Webesther) árbitros serão da FCF.
Para a segurança da partida será disponibilizado um efetivo de 502 policiais. O clube que sair vencedor, sua respectiva torcida só será liberada para deixar o estádio 30 minutos após o término do jogo.
Outra questão que ficou definida foi o preço dos ingressos. As cadeiras superiores custam R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia). As Inferiores, R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia). De acordo com o Regulamento Específico da Competição, por ter melhor campanha, o Ceará é o mandante da partida e por esse motivo apenas o seu sócio torcedor terá acesso livre ao estádio. A venda de ingressos já está disponível, confira os locais:
  • Rede de fármacias Superpharma
  • Otávio Bonfim – Bezerra de Menezes, 384 - 3243-3700
  • Parquelândia – R. Prof. Anacleto, 544 – 3223-9737
  • Antonio Bezerra – R. Capitão Brasil, 150 – 3235-7100
  • Montese – Av. Gomes de Matos, 748
  • Jardim Guanabara – Av. Mozart Pinheiro Lucena, 1670
  • Conjunto Ceará – Rua 1018, n.o 115, loja 1, 4.a etapa
  • Serrinha – Av. Paranjana, 3061, loja 1
  • Lojas dos Clubes:
  • Loja oficial Sou Mais Ceará. - Av. Barão de Studart 1501
  • Loja Oficial Sou Mais - Av. Oliveira Paiva, 2797 – Shopping Granito
  • Loja oficial Eu Sou Fortaleza – Av. Dom Luis, 10
  • Estádio Alcides Santos (PICI)
  •  

Buraco

jarbas_oliveira Jarbas Oliveira


Uma carreta acabou de derrubar um poste e todos os fios na esquina da rua onde moro. Tentou seguir e os moradores não deixaram. ligar Coelce

Drogas e juventude

Antônio henrique: Drogas e juventude: até quando nos conformaremos em seguir o cortejo fúnebre?

Nos últimos cinco dias enterrei dois jovens. Não fosse por si mesma triste a idéia de morte, e o número dois já não tornasse suficientemente trágico o fato, é na palavra ‘jovens’ que se concentra o peso da frase. Não que eu prefira a morte dos mais velhos, mas, estas ao menos seguem o curso natural da vida. A morte na juventude não é natural. Também não deve ser natural nossa reação de comodismo diante das manchetes diárias que narram o fim de vida violento de tantos meninos e meninas.
Os dois jovens que enterrei tinham menos de 19 anos. Tinham mães que choraram e sonhos que não se realizaram. Os dois jovens foram vítimas do envolvimento com drogas, essa mazela que corrói nossa sociedade a olhos vistos, que inspira discursos, mas que escorrega das mãos dos pais, da escola e do poder público.
A violência ligada às drogas invade as casas e dá tiros à queima-roupa. A violência dos traficantes promete e cumpre. As ações que se destinam a resolver o problema são tímidas e escassas. As promessas de solução ainda não foram cumpridas. Precisamos tratar esse problema com a seriedade que ele requer. Família, escola, sociedade e poder público devem se esforçar para garantir o direito à vida ( e vida com qualidade) para nossas crianças, adolescentes e jovens. Devemos evitar que o curso da vida deles seja interrompido pelo disparo de uma bala ou por uma pedra de crack.
Louvo a Deus pelas instituições públicas e não governamentais que se dedicam ao trabalho de valorizar, oportunizar e empoderar a juventude em nossa cidade. São iniciativas que ajudam a prevenir o envolvimento com as drogas e as situações de violência. Mas precisamos fazer isso com mais rapidez e menos entraves burocráticos, para que no meio do caminho não sejamos convidados a comparecer em mais velórios.

Antônio Henrique, vereador de Fortaleza (PTN)

Novos Talentos do DFB 2011

O Dragão Fashion Brasil (DFB) apresenta os classificados para o Concurso dos Novos 2011. As oito instituições selecionadas apresentarão suas criações em desfile na programação oficial da 12ª edição do evento, que acontece de 12 a 16 de abril, em Fortaleza.
Foram inscritos um total de 20 trabalhos de diferentes estados brasileiros. A banca julgadora contou com a presença do arquiteto e estilista, Mark Greiner, o educador, José Pires, o estilista da marca de moda praia Mar Del Castro, André Castro, e as jornalistas de moda Márcia Travessoni e Paula Lima.
Seguindo os critérios de avaliação expostos no Edital do Concurso dos Novos foram selecionadas oito equipes, que apresentarão seus trabalhos através de desfile durante o Dragão Fashion Brasil 2011. Os selecionados são:
  • Faculdade Católica (CE) - Tema: Mulheres cabaça
  • FANOR (CE) - Tema: Areias que inspiram sonhos
  • Universidade Federal de Minas Ferais (UFMG) - Tema: Impulsos Orgânicos
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) -  Tema: Lixúria.
  • Novafapi (PI) - Tema: Formas e Movimentos.
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Tema: Novas Portas para Guernica.
  • Universidade Paranaense (UNIPAR) - Tema: Fashion Scavengers.
  • Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP-SP) - Tema: Marajó- Tramas Hibrido nacional.
Dando continuidade ao perfil democrático adotado há três edições, o Concurso dos Novos possibilita aos estudantes uma experiência profissional de trabalho em grupo, transformando a competição individual em uma ação de coletivos. Sob a orientação de seu corpo docente, cada instituição selecionada vai apresentar seu trabalho na a 2ª etapa do concurso, em desfile no Dragão Fashion Brasil 2011, integrando o line-up do evento. A premiação é de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para a equipe vencedora e um troféu para a Instituição de Ensino vitoriosa.
O Concurso dos Novos e o Dragão Fashion Brasil é concebido pela empresa de eventos Equipe de Produção, com Helena e Cláudio Silveira na direção.
Serviço:
Dragão Fashion Brasil 2011
Data: 12 a 16 de abril
Fortaleza
Informações: + 55 (85) 3261.3656
DRAGÃO FASHION BRASIL
Equipe de Produção
Rua Dr. Francisco Gadelha, 626 / Luciano Cavalcante
Fortaleza
Tel: (85) 3261-3656
Fax (85) 3261-9584
Atendimento à imprensa nacional:
DOIS.COM - Comunicação & Estratégia
Jornalistas responsáveis
Diego Costa, Guilherme Fernandes e Verônica Freitas
Estagiárias:
Raíssa Hilgenberg e Jacqueline Jacques
(85) 3023.6266 / 4141.2048

Pague Menos no Maranhão

Após inaugurar sua 18ª unidade no Maranhão em dezembro, a Farmácias Pague Menos anuncia uma nova loja em Codó. No Estado desde 1997, a única varejista presente em todas as unidades federativas também conta com pontos de venda em outras sete cidades - São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias, Santa Inês, São José de Ribamar e Bacabal. São 12 lojas na capital e uma em cada município - totalizando 19.
"Hoje, temos no Nordeste mais de 250 pontos de venda", revela o diretor de Expansão e Novos Negócios da rede, Carlos Henrique Queirós. "Em 2011, vamos abrir 50 novas lojas no país, com investimento de R$ 50 milhões", adianta. A empresa já está presente em cerca de 140 cidades brasileiras e atende mensalmente mais de 8 milhões de clientes.

Aspirante Fifa apita Ceará x Fortaleza

Francisco Nascimento (aspirante Fifa-AL) apita a final do Primeiro Turno do Cearensão da Primeirona, dpeois de amanhã, ás 21h50, no Castelão entre Ceará x Fortaleza. Seus assistentes são os cearenses Thiago Brigido e Alessandro Magno. O quarto árbitro sé Cleuto Lima. O quinto árbitro: Joaquim Webesher.

Guinness

GUINNESS®, a mais tradicional cerveja stout irlandesa, investe em ações especiais para tornar o Saint Patrick’s Day uma data cada vez mais celebrada entre os brasileiros. O evento, que acontece no dia 17 de março, promoverá o verdadeiro espírito irlandês por meio de programações especiais em diversos bares participantes. Ao todo, 25 estabelecimentos espalhados por São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Paraná entrarão no clima com muita diversão, música e pints de GUINNESS®.
O “devoto” que aproveitar a festa poderá participar da promoção da marca e ganhar uma desejada camiseta GUINNESS®. Para participar, basta consumir três pints da irlandesa durante todo o mês de março, mais uma taxa a ser determinada por cada bar.
“É perceptível o aumento do interesse do público brasileiro pela celebração de Saint Patrick’s Day. Certamente é o pico de consumo da cerveja GUINNESS® no Brasil e vamos continuar investindo para que o clima irlandês tome conta do nosso país na data” afirma Tânia César, diretora de Marketing da Diageo.
No mundo virtual, GUINNESS® também estará presente com ações especiais nos principais blogs e redes sociais, como o Twitter. Para participar, basta o consumidor seguir @stpatsguinness e acompanhar os concursos que acontecerão no perfil.
A GUINNESS® também será a patrocinadora oficial da St. Patrick’s Party 2011, que irá reproduzir o clima das tradicionais festas para o santo padroeiro irlandês, que acontecem em Nova Iorque, Chicago, Nova Zelândia e Dublin, é claro, com muito rock'n'roll e pints de GUINNESS®, cerveja símbolo da data. Com capacidade para cinco mil pessoas, o evento na Lapa vai recriar o ambiente de um grande pub irlandês com trevos, potes de ouro e leprechauns, os tradicionais duendes sapateiros irlandeses, espalhados pelas duas pistas com palcos para shows, camarotes e cinco bares, além da apresentação da banda Green Hot Clovers, do DJ inglês Andy Redanka, remixer oficial do U2 e The Ver, guitarrista do The Prodigy, entre outros.
Sobre a GUINNESS®
GUINNESS® é a mais tradicional cerveja stout irlandesa. Com 250 anos de existência, foi criada por Arthur Guinness, a partir do conceito de cerveja Ale – com alto nível de fermentação – que, somente depois, passou a utilizar a cevada torrada na fabricação, responsável pela cor negra do produto. A antiga fábrica comprada no fim do século 18 tornou-se em 1914 a maior cervejaria do mundo, com produção superior a um milhão de barris por ano. Há 50 cervejarias GUINNESS® em todo o mundo e são tomados, em média, 10 milhões de pints por dia ao redor do globo. No Brasil, toda GUINNESS® vendida vem da cervejaria original St. James Gate, em Dublin.
Sobre a DIAGEO
A DIAGEO é a empresa líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma incrível coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem JOHNNIE WALKER®, BUCHANAN’S®, GUINNESS®, BAILEYS®, OLD PARR®, SMIRNOFF®, J&B®, TANQUERAY®, RED STRIPE™, CAPTAIN MORGAN®, PAMPERO™ e o vinho NAVARRO CORREAS™. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países no mundo inteiro. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite o site da empresa www.diageo.com.
Para mais informações sobre nosso recurso global para promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas através do compartilhamento de ferramentas, informações e iniciativas de boas práticas, visite o site www.DRINKiQ.com.

Coelce no Carnaval

A Coelce montou um plano de atendimento para o período do Carnaval, envolvendo a área técnica e o atendimento ao cliente. O plano do feriado envolve integralmente a área de atendimento ao cliente, que funcionará com a Central de Relacionamento normalmente (todos os dias do feriado, 24 horas por dia), oferecendo todos os serviços da companhia.
Com relação à área técnica, a companhia manterá equipes de plantão em pontos estratégicos nos locais onde ocorrerão os eventos, a fim de agilizar o atendimento emergencial. No total, 247 viaturas, 71 motos e 820 pessoas estarão trabalhando durante o período para garantir o fornecimento de energia em todo o Estado.
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800.285.0196.
Cuidados para o folião durante o carnaval
A Coelce vem alertar para perigos que pouco são percebidos, capazes de acabar com a festa antes da hora. Durante o feriadão, vale ficar atento para os riscos que a energia elétrica oferece caso não seja utilizada corretamente, de forma responsável
Carnaval, música, bebida, brincadeiras... Não há dúvidas de que a época carnavalesca está entre as mais aguardadas do ano. Para que a festa não termine mais cedo, o folião precisa atentar para alguns cuidados essenciais.
Que é importante usar camisinha, não dirigir sob efeito do álcool e evitar passar da dose nas brincadeiras, por exemplo, todo mundo já sabe. Detalhes poucos percebidos, porém, merecem mais atenção, pois podem se tornar grandes problemas.
Os paredões de som são um exemplo. Ao mesmo tempo em que animam os foliões com músicas de todos os estilos, podem ser palco de um grave acidente. Não raramente se vê pessoas mais empolgadas subindo em cima deles para dançar e brincar das mais diversas formas. Evite fazer algo semelhante, além de uma queda fatal, você corre o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque.
Evite também dançar sobre carros de som, trios elétricos ou qualquer local inapropriado, que ofereça algum tipo de risco. Àquelas pessoas que costumam andar com os pés descalços e com o corpo molhado, depois de tomar banho de piscina ou de mar, o lembrete é dobrado porque o risco de choque é maior, tendo em vista que a água é um bom condutor de energia elétrica.
Outra dica é tomar cuidado com tudo que precisa de energia elétrica para funcionar. Ventilador, geladeira, microondas, forno elétrico, aparelho de som, sanduicheira são alguns dos equipamentos e aparelhos que precisam ser manuseados de forma responsável.
Sobrecarregar um “T” (benjamim) pode trazer sérios danos para a família. Ele concentra num ponto só a intensidade de correntes muito elevadas, que podem provocar um aquecimento, chegar ao ponto do derretimento do “T” e causar um princípio de incêndio. Além disso, sendo um ponto quente, ele automaticamente aumenta o consumo de energia. Ou seja, significa desperdício, já que a energia é transformada em calor sem nenhuma utilidade.
Não monte andaimes, palcos ou estruturas metálicas embaixo de redes elétricas. Qualquer contato com um fio, mesmo que indiretamente, pode ser grave. Ao receber uma descarga elétrica de alta tensão, uma pessoa tem grandes chances de não sobreviver ao choque.
Vale lembrar também para nunca manusear nem tentar fazer algum tipo de improviso com instalações elétricas. As ligações clandestinas causam acidentes, sobrecarregam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado.
Antes da viagem
Os cuidados devem começar antes mesmo de pegar a estrada para curtir o carnaval. Verifique se todos os aparelhos de casa estão desligados da tomada. Além de economizar energia – já que muitos costumam ficar no modo “stand by”, responsável por até 25% do consumo –, evita qualquer imprevisto que possa acontecer, como um curto-circuito capaz de causar um princípio de incêndio.
Gerência de Comunicação – Coelce

(85) 3453.4045 / 3453.4883



Vivo na Estácio Fic

A Vivo realiza, durante toda esta semana, nos períodos da manhã e noite, ações de divulgação dos seus planos, serviços e promoções em um stand localizado na Estácio FIC – Campus Via Corpvs. Os universitários que comparecerem ao local poderão trocar seu chip por um da operadora, ganhando uma recarga de R$ 12 e obtendo um bônus de R$ 300 que podem ser utilizados em chamadas locais para Vivo, fixo e também em ligações DDD para qualquer número da operadora no Brasil, utilizando o código 15. Também na Estácio FIC – Campus Via Corpvs, os interessados poderão trazer seu número para Vivo e levar, na hora, um aparelho smartphone grátis, escolhendo entre os planos Vivo Smartphone 60, 100 e 200. Além da efetivação de novas habilitações de celulares nos Planos Smartphone, são realizadas degustações da conexão da Internet 3G da Vivo.
Serviço:
Ação promocional na Estácio FIC - Via Corpvs
Local : Rua Eliseu Uchoa Becco, 600 - Bairro Água Fria
Quando: de 28 de fevereiro a 4 de março.
Horários: pela manhã, das 8 às 12h; à noite, a partir das 17 às 21h.
Marcellus Rocha de Lima
Parlato - Agência de Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa Vivo Regional Nordeste
Tel +55 85 8120.9022 - Cel + 55 085 8646.3773

marcellus.lima@vivo.com.br

Site: www.parlato.com.br

Sem futebol no Carnaval

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio cancelou a antecipação de três jogos da 10ª rodada do Returno para o próximo Sábado de Carnaval. Os jogos que seriam realizados eram Fortaleza x Crato, no Pici; Tiradentes x Ceará, no Castelão; e Horizonte x Itapipoca, no Domingão. Eles terão novas datas a serem divulgadas pela FCF. Mauro anunciou a decisão após se reunir ontem com os seis times devido o ofício do comandante de eventos de Fortaleza da Polícia Militar, major George Benício, que não tinha condições de dar segurança aos jogos, devido o envio da tropa para as cidades do Interior durante a Operação carnaval já a partir de quinta-feira. Pelo twitter a FCF destaca que "as datas ainda serão definidas de acordo com disponibilidade da tabela e da participação das equipes cearenses
na Copa do Brasil".

Carteira do Idoso

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, já entregou mais de 1.300 unidades da Carteira Nacional do Idoso entre 2007 e 2010. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, mais 120 carteiras foram entregues e outras 105 estão sendo emitidas. A carteira oferece desconto de, pelo menos, 50% no valor de passagens rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias interestaduais, ou ainda, o acesso a duas vagas gratuitas por veículo. O documento é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos por mês e que não possuam comprovação de renda. A Carteira Nacional do Idoso possui numeração única com validade nacional, feita através do Número de Identificação Social (NIS) e a cada dois anos precisa ser renovada. Para obter o documento é necessário que o interessado esteja, juntamente com sua família, inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais (Cadastro Único). O cadastro pode ser feito em qualquer uma das 35 unidades sociais da Rede Municipal de Atendimento Descentralizado.
Mais informações na assessoria de Comunicação da Semas (3105-3489), falar com Klycia Fontenele (8814-3009) ou Amanda Nogueira (8861-6558).

Limites do Santa Rosa

Vereador Antônio Henrique faz neste momento audiência pública no Conjunto Esperança para discutir os limites do bairro Santa Rosa.

Ypióca no Rio

O Grupo Ypióca – o maior produtor de aguardente de origem do mundo – acaba de aportar em um dos cartões-postais mais visitados por brasileiros e estrangeiros: os quiosques das praias existentes nos 34 quilômetros da orla marítima do Rio de Janeiro (RJ). Esse é o resultado do contrato de cessão de espaços publicitários e exclusividade firmado entre a Ypióca e a empresa Orla Rio, concessionária responsável pela operação e manutenção dos quiosques, que irá se estender até depois das Olimpíadas de 2016. “Os quiosques são ponto de encontro de milhões de frequentadores e uma verdadeira vitrine para as marcas. Por isso consideramos essa uma excelente oportunidade para ampliar a visibilidade dos nossos produtos, principalmente considerando a proximidade de grandes eventos, como o carnaval, as Olimpíadas e a Copa do Mundo”, destaca Cynthia Serretti, gerente de Marketing do Grupo Ypióca.
Por meio da parceria, a marca Ypióca está presente em toda a orla carioca, com sua comunicação em 49 quiosques, sendo também a única cachaça comercializada em 291 pontos de venda. “Essa iniciativa marca o início de um amplo trabalho de comunicação e marketing que será desenvolvido para consolidar a presença da marca no Rio de Janeiro, uma importante praça comercial para a Ypióca”, complementa Francisco Jereissati, diretor comercial da Ypióca.
Segundo estimativas da Riotur, órgão municipal responsável pela promoção da cidade, de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010, o fluxo de turistas na cidade do Rio de Janeiro cresceu 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Para este ano, a expectativa é que a cidade receba, durante o verão (dezembro-março), cerca de 2,6 milhões de turistas, gerando uma receita em torno de US$ 1.852 bilhões. Somente no carnaval de 2011, espera-se um público de 730 mil visitantes, movimentando a economia em US$ 528 milhões.
Sobre a Ypióca
A Ypióca, uma empresa 100% nacional, é a maior produtora de aguardente de origem e atua em todo o território brasileiro. Com sistema inteligente de logística, a marca comercializa aguardente por meio de seus 80 representantes, instalados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Responsável pela capacidade instalada de 126 milhões de litros, a Ypióca vem se destacando no mercado externo desde 1968, quando, pela primeira vez, o Brasil exportou sua cachaça para a Alemanha, abrindo o mercado externo para as cachaças brasileiras.
Além da indústria de cachaça de mesmo nome, o Grupo Ypióca é composto pelas empresas Naturágua (água mineral), Yplastic (empresa de embalagens PET), Pecém Papelão e Y-Park (entretenimento), um grupo sólido que constantemente busca a ampliação e a diversificação dos seus negócios, tem atuação em variados setores da economia e gera milhares de empregos diretos e indiretos.

Escolinha de Bernadinho


O técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardinho, desembarca em Fortaleza amanhã para lançar sua Escola de Vôlei. A cerimônia acontece no Círculo Militar, às 17 horas. Na ocasião, Bernardinho dará a aula inaugural para cerca de 100 alunos já matriculados.
Fortaleza é a primeira cidade do Nordeste a receber a Escola de Vôlei Bernardinho (EVB), que atende, principalmente, crianças de 7 a 13 anos, podendo chegar até os 17. O método desenvolvido por Bernardinho é o de minivôlei, com turmas de 7 a 10 anos em quadras de 3,5m x 7m, usando bola de vôlei menor e mais leve; e turmas de 11 a 13 anos, em quadras de 5m x 11m, com bola de tamanho oficial, mas também mais leve. Tudo para desenvolver os jovens de acordo com sua estrutura física do momento.
O projeto foi implantado em parceria com o General Bda João Crisóstomo de Souza, presidente do Círculo Militar, onde as aulas acontecerão. Além disso, quem coordena o projeto em Fortaleza é Vladimir Nunan, que também está à frente da Escolinha Craque Rubro Negro, oficial do Clube de Regatas do Flamengo na cidade.
A EVB conta hoje com sete unidades: cinco no Rio, uma em Goiânia e uma em Brasília, além de uma franquia em Niterói (RJ) e a que está sendo lançada em Fortaleza. A meta, segundo Bernardinho, é chegar de 280 a 400 franquias nos próximos cinco anos.
Bernardinho - Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, 51 anos, atuou como jogador de voleibol de 1979 até 1986 defendendo clubes cariocas, tendo encerrado a carreira em 1988. Como treinador, trabalhou em 1989 no Perugia (Itália), na Seleção Brasileira Feminina de Voleibol de 1993 até 2000 e atualmente é técnico da Seleção Brasileira Masculina de Voleibol, cargo que exerce desde 2001. Bernardinho reúne cerca de 40 títulos, entre sua carreira de jogador e treinador. Hoje é considerado um dos maiores ícones do esporte nacional.

CNI

Ritmo menor na atividade econômica não afeta otimismo do brasileiro, diz Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Feminino 2011

O Cearensão Feminino 2011 começa no Dia do Trabalho, 1º de maio, com uma rodada tripla: Caucaia x Messejana, Juventus x Pacatuba e Guarany de Sobral x Horizonte.
A competição está marcada vai até 17 de julho. As seis equipes participantes (Caucaia, Juventus, Guarany, Horizonte, Pacatuba e Messejana) se enfrentarão em 10 jogos, sendo cinco de ida e cinco volta. Os dois primeiros colocados disputarão o título em dois jogos. A equipe campeã levará a Taça Maria da Penha e uma vaga na Copa do Brasil de Futebol Feminino deste ano. O campeonato promovido pela Federação Cearense de Futebol (FCF) tem o apoio da Classic Promoções.
Não participam do certame três equipes que disputaram no ano passado: Fortaleza, Maranguape e América.

Antony Costa em abril

Foto de Fábio Lima - Acrísio Sena, Adail Júnior e comitiva na visita hoje ao novo estádio Antony Costa

O novo estádio Antony Costa, em Antônio Bezerra, será entregue no próximo mês de abril. A promessa foi feita pela secretaria Executiva Regional III, Olinda Marques, hoje durante visita do prefeito de Fortaleza, Acrísio Sena (PT) e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Adail Júnior (PV), ao local.
Acrísio Sena revelou que a Prefeitura está recuperando os estádios municipais para atender a juventude. Adailh Júnior destacou que Antônio Bezerra está ganhando uma moderna praça de esportes com toda infraestrutura para a prática do futebol e futevôlei.
O vereador Casimiro Neto (PP) presente à visita disse que a valorização do esporte através das estádios é uma ação de cidadania. Também presentes os vereadores Gelson Ferraz (PRB), Carlinhos Sidou (PV), Mairton Félix (DEM), Leonelzinho Alencar (PTdoB), Ibernon Monteiro (PRP), o deputado estadual Roberto Mesquita (PV), o presidente da Liga de Futebol de Antônio Bezerra, José Gonçalves da Silva e o coordenador de esportes do bairro, Ivo Pinheiro.
O Antony Costa tem capacidade para 3 mil pessoas. As arquibancadas serão dotadas de assentos que serão doados pelo novo Presidente Vargas. As atuais duas cabines de Rádio serão transformadas em quatro. Através de emenda parlamentar de Adail Júnior de R$ 100 mil foi feito um antiderrapante no estádio. "A drenagem é muito boa com onze valas de sessenta a setenta centímetros", comenta Adail Júnior. A obra está orçada em R$ 600 mil.
Carlinhos Sidou quer levar Acrisio Sena nos próximos dias ao Campo do Ceará Mirim, no bairro Presidente Kennedy.

28 de fevereiro

  • Prefeito Acrisio Sena e presidente da Câmara, Adail Júnior visitam o novo estádio Antony Costa, às 8h30, em Antônio Bezerra. Passei por lá na manhã de ontem e o antigo Campo do Rio Branco está ótimo, inclusive com lojinhas. Falta só maturar o gramado.
  • Federação Cearense de Futebol (FCF) resolve hoje com os clubes se antecipação de três jogos da 10ª rodada do Returno acontecerão mesmo no Sábado de Carnaval, sem policiamento suficiente. 
  • Dia começa chovendo em Fortaleza.
  • Dia de São Romano.
  • Desfile com carros alegóricos substitui Entrudo no Rio de Janeiro, em 1854.
  • Em 1957 era criada a Furnas.
  • Em 1983 surgia o CD na Europa.

Macário Batista

Pilha fraca - O programa do Paulo Oliveira na Verdinha,810, tem um quadro na madrugada, momento em que as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal falam de ocorrências nas estradas de cada um.• Magoou - Estava tudo normal até Oliveira levar ao ar críticas duras de ouvintes sobre as BRs que cortam o Ceará. Desde quinta feira a PRF, não fala mais. Fez-se silêncio no estúdio da Federal.

Coluna de sexta de O Estado

http://www.oestadoce.com.br/?acao=colunas&subacao=ler&colID=41&colunaID=6269

25 de Março

»
Arialdo Mello Pinho
@
@ Evento da Medalha da Aboliçāo será a noite no Palácio, e inauguração pela manhâ. Março 25. Dentro de dias será divulgado.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Golfe

O Clube de Golfe Aquiraz Riviera realizou hoje seu 2° Torneio de Caddies. Na competição, 10 dos 16 caddies que auxiliam os jogadores em campo, demonstraram um pouco das habilidades adquiridas durante seus treinos. Com o apoio dos 26 jogadores do Clube de Golfe Aquiraz Riviera, que marcaram presença mesmo sob o sol escaldante, o Torneio foi um sucesso.
O favorito Rafael Monteiro, um dos mais habilidosos do grupo, não teve bom desempenho em campo, ficando de fora da premiação para a surpresa dos presentes. Após quase 05 horas de jogo, Eleilton Silva sagrou-se bicampeão do Torneio (venceu o 1° Torneio de Caddies em julho de 2010), com 42 pontos somados nos 18 buracos. Em segundo ficou Reniel Monteiro, com 41 pontos, e em terceiro Valdênio Barros (diferenciados por critérios de desempate).
Segundo o Diretor Geral do Aquiraz Riviera, Jorge Chaskelman “o clube apóia com prazer este Torneio, pois é uma forma de reconhecimento e também de agraciá-los com um prêmio em dinheiro”. Ele ressalta que em Torneios como este é que se destacam os caddies mais talentosos, “inclusive com possibilidade de se profissionalizar no esporte, quer como jogador ou instrutor de golfe”, lembrando que o golfe ainda tem muito a crescer no Ceará e no Brasil.
Interessados no calendário de competições do Clube de Golfe Aquiraz Riviera ou em ter aulas de golfe podem obter informações pelo telefone (85) 4118.0160, no site do empreendimento (www.aquiraz-riviera.com) ou nas mídias sociais onde o Aquiraz Riviera tem perfil (no Twitter @aquirazriviera e no Facebook AquirazRivieraCE),
• Mais informações com AD2M Engenharia de Comunicação, pelo telefone (85) 3258.1001. Falar com Aloísio Menescal (8702.7779) ou Rafaela Brito (8748.8680). Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP).

Segundona do Cearensão


Pela quinta rodada da Segundona do Cearensão três jogos terminaram hoje em zero a zero:  Caucaia x Tauá, no Moraizão;  Crateús x Maracanã, no Juvenal Melo; e Arsenal x Boa Viagem, no Antônio Cruz. Ainda ontem o São Benedito fez 2 a 0 no Maranguape, no estádio Tarcísio Araújo. Abrindo a rodada no sábado, o Pacatuba perdeu de 3 a 2 para o Trairiense, no estádio Domingão, em Horizonte; e Juazeiro e Uniclinic empataram em 2 a 2.  O Trairiense lidera com 14 pontos. Já o lanterna é o Pacatuba com apenas um ponto.
A sexta rodada terá na próxima quarta-feira tem às 15 horas Uniclinic x Pacatuba, no Antônio Cruz;  às 20h15, Maracanã x Caucaia, no Moraizão; e às 20h15, Tauá x São Benedito, no Serjão. No sábado de Carnaval, às 16 horas tem Boa Viagem x Juazeiro x, no Serjão; Trairiense x Crateús, no Barrosão; e Maranguape x Arsenal, no Moraizão.

Seguidores

Arquivo do blog