Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ferrim

No caderno de Esportes de segunda-feira que vem de O Estado um desabafo de Carlos Alberto Mesquita, ex-presidente do Ferroviário.

Cearensão 2011

  • Ferroviário 2x1 Crato.
  • Itapipoca 2x1 Icasa.
  • Quixadá 1x2 Guarany de Sobral.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dez de março

  • Ferroviário x Crato, às 20h45, no Elzir Cabral.
  • Itapipoca x Icasa, às 20h15, no Perilão.
  • Quixadá x Guarany, às 20h15, no Abilhão.
  • Estadão há 587 dias sob censura.
  • Dia de São Domingos Sávio.
  • Dia do Telefone.
  • Dia do Sogro.
  • Em 1826 morre dom João VI.
  • Em 1980 morre José Américo de Almeida.
  • As quatro da tarde, no Ginásio Paulo Sarasate sai resultado do Carnaval de Rua de Fortaleza.

Grêmio é campeão do 1º Turno

Depois de 2 a 2 no tempo normal, Grêmio sagra-se campeão do primeiro turno do Gaúchão ao vencer o Caxias por 4 a 1.

Campeã em Sobral

 Marcellus Rocha 
Ceará é Notícia: Clipping. O título do Carnaval de Sobral vai para Dom Expedi... 

Seal cancelado

Blog Ceará é Notícia - " O show de Seal em Fortaleza foi cancelado, informou a Time For Fun, produtora do evento. A apresentação deveria acontecer no próximo dia 26 de março no Siará Hall em Fortaleza. A empresa diz que suspendeu o show por motivos logísticos.

O reembolso começará nesta quinta-feira, 10, pelo site ou na bilheteria do Siará Hall (Avenida Washington Soares, 3199 - Edson Queiroz) entre 9h e 13h.

A devolução ocorrerá conforme a forma de pagamento - se em dinheiro, com dinheiro, se com cartão, o crédito aparecerá na próxima fatura. Nos casos de débito, o reembolso será feito na conta. Mais informações pelo fone 4003-6464 ou sac@ticketsforfun.com.br

Seal irá se apresentar em São Paulo no dia 17 de março, no Rio, dia 19, em Belo Horizonte no dia 20, em Brasília no dia 23, volta a São Paulo no dia 24, e termina a turnê pelo Brasil em Recife no dia 27."

Fonte: Portal O Povo Online, com informações da Agência Estado

quarta-feira, 9 de março de 2011

Limoeiro 1x4 Ceará

O Ceará começa o Returno ganhando de virada do Limoeiro. Goleia de 4 a 1, no estádio Bandeirão e larga com vontade de conquistar o título arrastão. Os gols alvinegros são de Marcelo Nicácio (dois), Sérgio Mota e Boiadeiro, no segundo tempo. Desconta Cristiano, na etapa inicial. O Ceará completa  14 jogos sem perder no Cearensão (12 vitórias e dois empates). O jogo começa bastante movimentado. Logo no primeiro minuto o Ceará teve escanteio desperdiçado. No minuto seguinte o Limoeiro assusta com João Paulo. Aos seis numa jogada individual na grande área, Cristiano se livra da marcação e faz belo gol. Depois só dá Ceará em busca do empate ainda na etapa inicial. A melhor chance é com Geraldo, aos 28 minutos, que de virada dentro da grande área quase empata. Aos 45 confusão generalizada com pegada mais forte de Geraldo em Newton. Ninguém recebeu amarelo. Mesmo nos cinco minutos de acréscimos de Hélber Lima, o Ceará não consegue furar o bloqueio limoeirense. Para Iarley no segundo tempo, o Ceará tem que entrar no jogo, "apesar do campo irregular".
A cobrança de Iarley é atendida por Dimas Filgueiras que volta para o segundo tempo sem Erivelton e Júnior para entradas de Sérgio Mota e Marcelo Nicácio. Aos 3 minutos, Marcelo Nicácio cobra falta para bela defesa de André. Aos 9, Marcelo Nicácio empata de cabeça. Dois minutos depois Marcelo Nicácio vira marcando novamente de cabeça, numa jogada iniciada por Iarley. Nicácio faz seu sétimo gol no Ceará (artilheiro do certame ao lado de Niel-Guarani e Clayton-Tiradentes). Aos 19 Cristiano quase empata. Aos 20, Daniel Frasson saca Newton e Fabinho para entradas de Victor Cearense e Fabinho Limoeiro. Aos 36 sai Iarley e entra Osvaldo. Aos 39 Sérgio Mota faz 3 a 1, Aos 46, Boiadeiro fecha a goleada em 4 a 1 e faz sua 12ª vitória no Cearensão 2011. No próximo sábado às 16 horas, o Ceará recebe o Horizonte, no Castelão; e o Limoeiro, o Guarani, no Bandeidão

FICHA TÉCNICA
Limoeiro:  André; João Paulo, Carlinhos,  Bruno e Erivelton; Freitas, Newton (Victor Cearense), Wanderson (Paloma) e Fabinho (Fabinho Limoeiro); Cristiano e Júnior Mota. Técnico: Daniel Frasson. Ceará: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton (Sérgio Mota) e Vicente; Michel, João Marcos, Heleno e Geraldo; Júnior (Marcelo Nicácio) e Iarley (Osvaldo). Técnico: Dimas Filgueiras. Árbitro: Hélber Vieira. Assistentes: Arnaldo Lopes e Antônio Alber. Cartão amarelo: Erivelton (Ceará), Fabrício, Fernando Henrique, Erivelton (Limoeiro) e Cristiano. Gols: Cristiano, aos 6 do 1º tempo; Marcelo Nicácio, aos 9 e 11; Sérgio Mota aos 39; Boiadeiro, aos 46 minutos do 2º tempo.

PLACAR
Segundona do Cearensão: Trairiense 1x1 Crateús. Gaúchão: Grêmio 2x2 Caxias. Paulistão: Santos 3x0 Portuguesa  Corintians 0x1 Ponte Preta. Cariocão: Vasco 4x2 Duque de Caxias.

Reunião do PT

 José Nobre Guimarães 
O PT fará reunião no próximo dia 17 (quinta - feira) para discutir a Reforma Política. É um bom começo.

Visita ao novo PV

(Assessoria de Imprensa da Federação Cearense de Futebol) - O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, visitou na tarde de hoje, o Estádio Presidente Vargas. Acompanhado do secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Evaldo Lima (foto), e do titular da Secretaria Executiva Regional 4, Estevão Romcy, o mandatário da FCF andou pelas obras em andamento.
“Pelo que vimos da última vez, já podemos notar que houve bastante mudanças e muitos setores já estão bem adiantados”, relatou o Presidente Mauro Carmélio, que solicitou uma reunião com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).
“O esforço e o trabalho em conjunto dos secretários Evaldo Lima e Estevão Romcy nos deixa a certeza de que tudo está sendo feito para o PV ser entregue no prazo mais rápido possível. Infelizmente, no entanto, acreditamos que ainda há muito a se fazer para o estádio estar liberado neste mês de março. Por isso, solicitamos um encontro com a prefeita Luiziane Lins, para mostramos a situação do futebol cearense a partir do próximo dia 27, quando o Castelão será fechado”, completou.
O presidente Mauro Carmélio ressaltou, contudo, que o seu desejo é para que o futebol e principalmente o torcedor cearense não sejam prejudicado, após o fechamento do Estádio Castelão. No encontro com a prefeita Luiziane Lins, as tabelas do Campeonato Estadual e da Copa do Brasil serão apresentadas.
A preocupação da Federação Cearense de Futebol é justamente para um possível jogo do Ceará contra o Brasiliense, pela Copa do Brasil, no dia 30 de março. Caso o time alvinegro não consiga vencer a equipe do Distrito Federal, na partida de ida, por um placar de dois gols de diferença, haverá o duelo da volta, que está marcado para essa data.
Sem o Castelão, o Ceará teria de mandar essa partida fora da capital. O que deverá trazer prejuízos para o clube alvinegro. “Vamos buscar um diálogo aberto e transparente com a prefeita e mostrar a realidade. Queremos o melhor para o futebol cearense e temos certeza de que ela também pensa dessa forma”, concluiu Mauro Carmélio.
Vale ressaltar que as semifinais do 2º turno do Campeonato Cearense estão marcadas para o dia 30 de abril e 1º de maio, e a final deverá ser realizada no dia quatro de maio.

Leão faz 3x1 no Tigre

O Fortaleza estreia no Returno do Cearensão 2011 ganhando do Tiradentes, por 3 a 1, hoje à noite, no estádio Alcides Santos, no Pici. Destaque para Reginaldo Júnior que marca dois gols pelo Leão, sendo um em cada tempo. O Fortaleza começa a partida arrasador e logo aos cinco minutos depois do quarto escanteio consecutivo Régis no apoio abre o placar marcando de cabeça. O Tiradentes partiu então em busca do empate. Tem chance com Ribinha, aos 10 minutos, perdendo incrível oportunidade, após terceira falha da zaga leonina. Aos 16, Guto cobra falta para Reginaldo Júnior ampliar para 2 a 0, fazendo de meia pucheta. Aos 23, Dedé tem chance de diminuir, mas desperdiça, Aos 24, Léo Andrade sai machucado para entrada de Tatu, que fica perdido em campo. Aos 28, Flávio Araújo queima a segunda substituição por obrigação. Sai Gilmak também lesionado e entra Leandro. Aos 32, Neilton cruza para Ribinha, de cabeça diminuir para 2 a 1. No restante do primeiro tempo Reginaldo Júnior tem oportunidade de marcar pelo Leão e Kaká e Clayton pelo Tigre, mas o placar ficou no 2 a 1 para o Fortaleza, após dois minutos de acréscimos do árbitro Almeida Filho.
No segundo tempo a partida inicia com os dois times buscando o gol. Aos 11, Danilo Augusto tira Paulo Maranhão (lesionado) para entrada de Jefferson. O jogo é lá e cá. Aos 26, sai Kaká e entra Falcão no Tigre. Aos 30 sai Luciano Henrique vaiado para entgrada de Cleiton. O Tiradentes no minuto seguinte faz também sua última alteração: Denilson no lugar de Garrinchinha. Aos 39, Reginaldo Júnior fecha o placar em 3 a 1 para o Leão. No próximo domingo, o Fortaleza pega o Itapipoca, no Perilão. Já o Tiradentes enfrenta o Crato, no Mirandão, no quinta-feira (17) da próxima semana.
FICHA TÉCNICA

Fortaleza: Fabiano; Roniery, Rodrigo, Gilmak (Leandro) e Guto; Régis, Marcos Paulo, Luciano Henrique e Bismarck; Léo Andrade e Reginaldo Júnior. Técnico: Flávio Araújo. Tiradentes: Alan; Adriano, Gilmar, Paulo Maranhão (Jefferson) e Neilton; Pedro Bambu, Garrinchinha (Denilson), Kaká (Falcão) e Dedé; Clayton e Ribinha. Técnico: Danilo Augusto. Árbitro: Almeida Filho. Gols: Régis, aos 4; Reginaldo Júnior, aos 16; e Ribinha, aos 32 do 1º tempo; Reginaldo Júnior, aos 39 minutos do 2º tempo. Cartão amarelo: Régis, Luciano Henrique e Adriano. R$ 22.467,00. Público: 1.784 pagantes.

OUTROS RESULTADOS

No Romeirão pelo Returno do Cearensão: Guarani 1x1 Horizonte, gols de Netinho (Guarani) e Edgar (Horizonte). Netinho depois de fazer o gol de falta, aos 16 minutos do 1º tempo foi expulso por comemorar o gol tirando a camisa. Já tinha levado amarelo antes. Pelo Paulistão: Noroeste 1x2 Palmeiras, Botafogo 1x1 São Caetano, São Bernardo 4x1 Mirassol e Santo André 1x0 Americana. Cariocão: Fluminense 3x1 América.
-- 

Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da segunda fase da Copa do Brasil. Assim como na etapa anterior, o futebol cearense está representado por três clubes: Ceará, Fortaleza e Horizonte.
Os jogos de ida são: 16/3 (próxima quarta-feira) - 21h50 - Fortaleza x Flamengo - Estádio Castelão; 16/3 - 21h50 - Brasiliense x Ceará - Estádio Elmo Serejo Farias - Taguatinga/DF; e 17/3 (próxima quinta-feira) - 21 horas - Horizonte x Guarani/SP - Estádio Domingão
Os jogos de volta, caso o visitante não vença a primeira partida por um placar com dois gols de diferença, acontecem no dia 30 de março: 21h - Guarani/SP x Horizonte - Estádio Brinco de Ouro - Campinas/SP;  21h50 - Flamengo x Fortaleza - Estádio João Havelange (Engenhão); e 21h50 - Ceará x Brasiliense - Estádio Castelão.

Instituto Paju

O Instituto Paju de Socioeconomia Solidária lança no próximo dia 11 de março, às 9 horas, na Rua Osvaldo Risato, 1001, em Pajuçara, Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, o projeto “Aprendendo na Comunidade”. A iniciativa, financiada pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, consiste em ações de capacitação, estágio, financiamento e incubação de empreendimentos.
O projeto vai capacitar jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo. “Queremos beneficiar os jovens de Maracanaú, já que eles representam 60% da população da cidade e existe um alto índice de desemprego entre esse público”, afirma Eudásio Alves, presidente do Instituto Paju.
O “Aprendendo na Comunidade” vai formar seis turmas, cada uma com 30 vagas, sendo a primeira com início no lançamento do projeto. Dividido em três fases, os participantes vão ter a oportunidade de aprender noções de empreendedorismo, relações humanas e economia solidária. Na segunda etapa, os alunos serão encaminhados a uma empresa do distrito industrial de Maracanaú, onde ficarão estagiando, durante 3 meses, 4 horas por dia, recebendo ajuda de custo no valor de 90 reais. Já na terceira fase, os jovens voltam à sala de aula para um curso sobre gestão de negócios e marketing.
A expectativa do Instituto Paju é fazer com que 80% dos alunos tenham acesso ao mercado de trabalho formal e 20% criem seu próprio negócio, se tornando empreendedores e consequentemente mudando o perfil socioeconômico do município.
Serviço: Lançamento do Projeto “Aprendendo na Comunidade”
Data: 11 de março de 2010 – 9 horas
Local: Instituto Paju - Rua Osvaldo Risato , 1001, em Pajuçara, Maracanaú.
Mais informações: Inove Assessoria em Comunicação
Verônica Melo (85) 8605-0423
Stella Magalhães (85) 9998-7464

Dia de Mulher

Nove de março

  • Dia de Santa Francisca Romana.
  • Em 1959 era lançada a boneca Barbie.
  • Fortaleza x Tiradentes, às 20h15, no Pici.
  • Guarani x Horizonte, às 20h15, no Romeirão.
  • Limoeiro x Ceará, às 21h50, no Bandeirão.
  • Estadão há 586 dias sob censura.

Coluna Esportes de O Estado

Prêmios para operários
Abro esta Coluna pós Carnaval com uma entrevista exclusiva do secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima. Em pleno Carnaval da Domingos Olímpio, enquanto passavam as escolas de samba, anteontem, Evaldo revelou o andamento das obras do novo Estádio Presidente Vargas. Disse que os operários estão sendo premiados com computadores e bicicletas para entregar a obra logo logo. Confira a entrevista: "A nossa preocupação é que a gente entregue o Presidente Vargas com conforto e qualidade para os próximos e grandes desafios do futebol cearense. Isso quer dizer Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Sul Americana até a Copa das Confederações. O PV neste momento tem mais de noventa e três por cento concluído. A gente está no trabalho de acabamento. A nossa responsabilidade é cobrar do consórcio Módulo-Fujita para que o trabalho seja feita. Porém mais de que o prazo, e o prazo é muito importante, temos que entregar a obra com qualidade para que nas próximas décadas o PV fique para sempre." Evaldo revela que as obras não pararam no Carnaval: "As obras no estádio Presidente Vargas não pararam no Carnaval. Os operários estavam la´. Eu estive lá em todos os dias do Carnaval. Mecanismos de incentivo aos trabalhadores foram dados. Os operários, semanalmente tem bicicletas sorteadas entre aqueles que não faltem ao trabalho. Mensalmente ao longo dos últimos meses teve laptop (computador pessoal) sorteado entre os operários. O PV é uma obra que não parou de janeiro de 2010 a março de 2011. Não parou em nenhum momento. Talvez a grande questão seja é que a Fifa estabelece um prazo no seu Manual para construção e reforma das arenas esportivas para equipamentos de pequeno, médio e grande porte. Pequeno porte até dez mil pessoas. De médio porte de dez a vinte e cinco mil pessoas. E grande porte acima de vinte e cinco mil pessoas. E de acordo com o Manual da Fifa o prazo para estádio de médio porte, que é onde se encaixa o PV, é de dezoito meses. A gente vai entregar antes. Mas a grande preocupação é entregar para o cidadão de Fortaleza um equipamento de respeito".

Olho - 

CAMPANHA - Evaldo Lima informa que "a depedração de um equipamento diz respeito a quando não se respeita ao conforto que o torcedor, que em última análise é um consumidor. Portanto sujeito de direitos e deveres. Ele acaba sendo desrespeitado. Por isso vamos proporcionar um equipamento com conforto e com qualidade, pois estes elementos vão estar no PV. A gente está tratando da preservação desse equipamento."
RITMO - "Estamos trabalhando num ritmo intenso para que a obra seja entregue à altura dos desafios do futebol cearense", destaca o secretário Evaldo.
APOIO - O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, apóia um PV de qualidade. "Mauro Carmélio faz uma leitura estratégica da importância do equipamento Presidente Vargas para o futebol cearense. Então ele compreende que a qualidade, o conforto, a segurança; compreende que o PV será palco dos grandes desafios futuros do futebol cearense e é essa a razão do apoio dele à obra".
PRAZO - "Mais que o prazo imediato agora, Mauro Carmélio, está preocupado com os próximos anos do futebol cearense. E o estádio Presidente Vargas estará à altura desses desafios", finaliza a entrevista Evaldo Lima.

De primeira
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), vereador Acrísio Sena (PT), adianta para Coluna o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas comissões especiais de acompanhamento das obras do novo Estádio Presidente Vargas (presidida pelo vereador Iraguassú Teixeira-PDT) e da Copa 2014 (presidida pelo vereador Leonelzinho Alencar-PTdoB). Sobre a inauguração do novo PV, Acrísio disse à Coluna: "Da última visita que nós fizemos em 25 de fevereiro a Construtora assumiu que dá para entregar no mês de março. O que estava uma grande pendência? As cabines de Rádio e Televisão, que estão ficando belíssimas. Elas darão suporte a toda imprensa. E pouquíssimas coisas. Alguns retoques". Para Acrísio "o fundamental para a Câmara e a Prefeitura e me surpreendi com uma matéria que saiu na imprensa que o PV só seria entregue em seis meses. Eu não acredito. Acho um pouco de exagero aquilo que está colocado. Pois a referência é que dá para se trabalhar até o período que o Castelão fechará totalmente em três de abril". O presidente da CMF destaca que "o fundamental é que a gente entregue ainda o março o PV, mas faltando alguns retoques, faltando alguma coisa a ser feita. Tem que abrir. Não dá mais para esperar". Sobre as comissão de acompanhamento das obras do novo PV da Câmara, Acrísio salienta que ela "já fez doze visitas e vai fazer a décima terceira visita essa agora em março. E todo mundo está constatando e vendo que tem possibilidade concreta de entregar em março. A obra está mais de noventa e cinco por cento concluída. Então não tem mais razão, como foi ventilado de ter mais seis meses para frente". Segundo Acrísio "a obra vai ser um estádio num padrão Fifa, nada a desejar a nenhum estádio do Mundo. Com arquitetura moderna e com condições de agrupar jogos e clássicos como nós estamos presenciando". Conforme o vereador "agora é pressionar a construtora. Pois a responsabilidade não é nem tanto da Prefeitura, e sim da construtora para trabalhar vinte e quatro horas para entregar o estádio ainda em março".

BOLA BRANCA - Estreia do programa Rapadura Cultural, na Rádio Globo Fortaleza AM,aos sábados de dez ao meio dia, com Freire Neto e Erival Sobral.

BOLA PRETA - Imprensa especulando prazo de mais seis para entrega do novo PV.

QUEBRANDO A BOLA - No Carnaval de Rua de Fortaleza a presença de poucos desportistas, a exceção de Evaldo Lima, Acrísio Sena, Iraguassú Teixeira e Antônio Carlos.

PASSE CERTO - Ferroviário dispensou quatorze e contratou sete jogadores para o Returno.

PASSE ERRADO - Icasa praticamente sem zagueiro para o começo do Segundo Turno.

ÚLTIMO PASSE - Acrísio Sena me garantiu que o novo estádio Antony Costa (antigo campo do Rio Branco, em Antônio Bezerra) será inaugurado no próximo mês. "O estádio está radicalmente diferente do que era.Inclusive aquele espaço vai servir para caminhada da Terceira Idade. O vereador Adail Júnior (PV) já me disse que as cadeiras que sobraram do novo PV já estão no Antony Costa. O estádio já com refletores. A grama está um pouco desnivelada, mas creio que depois agora do Carnaval vamos inaugurar o estádio. Nós que conhecemos os clássicos lá do Antônio Bezerra entre GRAB x Rio Branco, São Joaquim x Tigre Real, eles estão voltando novo Antony Costa". Sobre o campo do Ceará Mirim, no Presidente Kennedy, Acrísio revelou que "estive com o vereador Carlinhos Sidou (PV) e o campo do Ceará Mirim está belíssimo. Está obra avançada. Vai ficar um outro estádio". O presidente da CMF ressalta a prefeita Luizianne Lins (PT) como incentivadora do esporte. "Ela está de parabéns com a política de recuperação dos estádios suburbanos".

Lance do dia
A equipe do BNB Clube (foto Divulgação) foi campeã do II Troféu Manuel de Paula Pinheiro, que ocorreu nas raias da piscina do Ideal. O BNB atingiu 586 pontos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Acrísio Sena avalia Carnaval de Fortaleza

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT) concedeu a seguinte entrevista coletiva hoje à noite, na Avenida Domingos Olímpio:

  • REPÓRTER DA TV FORTALEZA pergunta sobre a participação dos vereadores no Carnaval:
  • Acrísio Sena  - "O conjunto dos vereadores participando nos bairros no Pré-Carnaval e muitos vereadores que adoram a Domingos Olímpio e que vieram prestigiar o nosso tradicional maracatu. Quem teve oportunidade de acompanhar a abertura do Carnaval de Rua no domingo foi algo emocionante com homenagem ao José Rainha, um dos ícones do maracatu, o Rei de Paus, o Az de Ouro e Zé Rainha teve que desfilar numa cadeira de rodas e por vários momentos emocionado pelo reconhecimento da grandeza do maracatu de nossa cidade. Eu creio que o nosso Carnaval através do Aterrinho da Praia de Iracema, Dona Mocinha, Domingos Olímpio e a Messejana consolida definitivamente o Carnaval de Fortaleza como um dos melhores do Brasil.
  • PEDRO SAMPAIO, DA RÁDIO CIDADE AM - "Eu fiquei admirada com o crescimento do Carnaval de Rua desde ano. No ano passado foi só um afoxé e agora foram três.
  • Acrísio Sena - Eu estou admirado com o clima da cidade. Tive oportunidade de ir na Praia do Futuro, no domingo. Lotadíssima. Coisa que nós não víamos antes. Isso é justeza da política cultural da Prefeitura de Fortaleza. Claro com ajuda das agremiações, com o sentimento do povo. Fui lá na Dona Mocinha. Está belíssimo com Dilson Pinheiro. Conferi o show do Martinho da Vila, que terminou quase duas horas da madrugada de hoje no Aterrinho com mais de dez mil pessoas, segundo as estatísticas da própria Polícia Militar. Hoje pela manhã Sanatório Geral no Benfica. Agora à noite além dos afoxés, o Bloco Adeus Amélia em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, que desfilou na Domingos Olímpio. Lá em Messejana também está bombando. Então isso é muito bom para nós. É bom para economia. É bom para população. E é bom para quem ama o Carnaval da Paz, da Tranquilidade. Eu vejo que essa realidade do Carnaval independente dos gestores que nós vamos ter para depois de 2012. Ele vai se consolidar mesmo. Vai se consolidar. Vai ter que entrar a iniciativa privada. A iniciativa pública. A população também entrar para que a defesa disso que nós estamos vivendo em Fortaleza que é a verdadeira pujança do Carnaval, ela não tenha quebra de continuidade com gestores futuros depois de 2012,
  • PEDRO SAMPAIO - Tivemos grandes homenagens nos carnavais de rua de Fortaleza. Para 2012 sugiro homenagear Luiz Gonzaga que completa 100 anos de nascimento este ano de 2011.
  • Acrísio Sena - "Seria fantástico juntar o forró com o Carnaval, com o Maracatu. Pode ser mote, inclusive para as agremiações e para o nosso maracatu estrear uma mistura de maracatu com o baião e xote. Estou aqui na Domingos Olímpio e quem acompanhou durante estes seis anos do Governo nosso do Partido dos Trabalhadores, sente a evolução.Evolução nas arquibancadas. Na infraestrutura. Agora com sol e chuva podendo acontecer. Do equipamento de som. Da logística que está sendo oferecida, inclusive para imprensa, que eu estou conferindo aqui. Conversei com os amigos cadeirantes e tudo isso é um crescente. Agora precisa o Poder Público, a Câmara dos Vereadores está lutando para que isso cresça. Está precisando que a população não abra mão de reivindicar mais investimentos para os maracatus do Poder Público e da Iniciativa Privada. E creio que a ideia do centenário do Luiz Gonzaga tem tudo a ver. Vamos conversar com a nossa secretaria de Cultura, Fátima Mesquita, para nós agregarmos e creio que este indicativo pode ser seguido. A Câmara já apresentar como indicativo lá. A bancada de vereadores que gosta de Carnaval: eu, o Adail Júnior, o Casmiro Neto, o Iraguassú Teixeira, o Guilherm Sampaio, João Alfredo, vereadores que gostam do Carnaval de Fortaleza somarem independente da cor partidária e da ideologia para fazer esta defesa radical do Carnaval de Fortaleza.
  • PEDRO SAMPAIO - Vamos ficar torcendo que dê certo.
  • Acrísio Sena - Treze de dezembro que é o Dia Nacional do Forró. Inclusive já aprovamos na Câmara o Dia Municipal do Forró, que é o mesmo dia que é alusivo ao nascimento de Luiz Gonzaga que completa cem anos. Eu vejo que os meios de comunicação, a Câmara Municipal, a população e a Prefeitura fazer uma grande parceria, porque está muito gostoso. Eu não viajei. E deixou nada a desejar como se eu estivesse em Olinda, Salvador, Rio de Janeiro ou em qualquer praia do Interior do Ceará. Pelo contrário. Uma coisa positiva. A sanção da Lei dos Paredões eu não encontrei um paradão nessa cidade. Isso é uma coisa positiva. Já tem o Carnaval. Estou vindo lá da Dona Mocinha. Não tem nenhum paredão. Estive ontem na Praia de Iracema. Nenhum paredão. Para nossa felicidade. E creio que a sanção na Lei no período do Carnaval ajudou a coibir os abusos da poluição sonora,
  • LAURIBERTO BRAGA - Ontem a secretária de Cultura, Fátima Mesquita em entrevista para gente, disse os sete polos do Carnaval já estão consolidados. O que falta, e é o que a Prefeitura vai lutar para o ano que vem é mais o apoio da iniciativa privada para que traga mais gente e tenha esta infraestrutura mais solidificada  ainda.
  • Acrísio Sena - "Nós temos que chamar a Rede Hoteleira, os donos das barracas da Praia do Futuro, quem trabalha com alimentação e bebida em Fortaleza para discutir do Réveillon, Pré-Carnaval e Carnaval. Porque se você pega depois do Natal, Ano-Novo emendou Natal, Ano-Novo, as férias, o Pré-Carnaval e o Carnaval agora. Não é justo que o Município de Fortaleza arque com essas despesas integralmente. Vamos ter que chamar a iniciativa privada para dar sua contrapartida. Eu estive na Praia do Futuro toda lotada. Como é que entram os donos das barracas na contrapartida com relação ao Pré-Carnaval e ao Carnaval? Como é que entra a Rede Hoteleira? Como é que entram os bares e restaurantes de Fortaleza? E como é que entra a Prefeitura? Tem que sentar a mesa todos esses segmentos e construir esta pauta positiva para cidade.
  • LAURIBERTO BRAGA - Houve uma inovação este ano com o Pólo do Parque da Liberdade (Cidade da Criança).
  • Acrísio Sena - "Mais um polo positivo. Outro que mesmo sem ser oficial, o do Benfica ontem à noite teve o encontro dos maracatus. Eles fizeram um simbologia. Todo um ritual que resgata a tradição do maracatu.Ontem houve o encontro de todos os maracatus no Benfica. Então o Benfica é um polo que tem que ser potencializado. O de Messejana e esse lá do Parque das Crianças. Vejo que como é bonito está aqui na Domingos Olímpio junto com a imprensa presenciando o último dia de Carnaval com a presença maciça de foliões, de amantes, de brincantes e do povo que gosta do bom Carnaval. Um Carnaval sadio e da paz em Fortaleza.

Termina o Renascer 2011


Palmas, lágrimas, sorrisos e muita emoção no último dia de Renascer, hoje. O Ginásio poliesportivo Paulo Sarasate mais uma vez foi o palco para uma viva manifestação da fé de homens e mulheres que fizeram opção por um carnaval diferente, distante das bebedeiras e comportamentos desregrados.
“O saldo para quem participa do Renascer é positivo e não poderia ser diferente. Aqui só encontramos paz e alegria. Esta experiência eu vou levar para minha vida”, disse Inácio Rocha, 14, estudante, que trocou o carnaval nas praias pelo Retiro.
Os números animam a organização do evento e respaldam suas vinte e cinco edições consecutivas. O evento teve índice zero de violência, uma média de  público de 14 mil participantes por dia. Mais de 500 pessoas foram ouvidas em confissão, outras 800 receberam oração e aconselhamento num serviço individualizado.
Dois mil voluntários garantiram a ordem do evento e compuseram as equipes de serviço que atuaram da limpeza do espaço à animação no palco.  No Renascerzinho, uma média de 900 crianças brincaram e participaram das atividades lúdicas  oferecidas pelo evento.
O Centro de Hamatologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce comemorou o crescimento do número de doadores. Ano passado foram 171, neste, 276.  “A doação de sangue é um ato nobre e louvável”, relatou Gabriella Dias, responsável pela Comunidade Shalom em Fortaleza. “Ficamos felizes com a parceria e com a meta cumprida. No próximo ano estaremos de novo no Renascer”, garante Nagela Lima, coordenadora do núcleo de captação de doadores  do Hemoce.
O Renascer atraiu pessoas de mais de cem bairros de Fortaleza, além da região metropolitana e outros estados como Rio Grande do Norte. “Vale a pena todo o esforço para vir aos três dias de evento. Saímos restaurados, diferentes da forma em que entramos”, testemunha Maria dos Anjos,35,autôma, residente  no município de Maracanaú.
Nesta edição, o evento apostou nas novas mídias e caiu no gosto dos internautas. Pregações e orações foram transmitidas via stream de vídeo. Um portal e canais em redes sociais e de comunicação instantânea transmitiram em tempo real o que acontecia no Ginásio. A palestra de Moysés Azevedo na manhã de hoje, foi acompanhada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, via Twitcam.
“Neste Renascer uma palavra chave foi a gratidão. Foi uma bonita manifestação de fé, chegamos aos 25 anos e pretendemos crescer ainda mais, pois este é o nosso ‘chamado’, assim queremos colaborar na construção de um mundo novo, de uma sociedade mais solidária”, disse Aurinilton Leão, coordenador geral do evento

Rescisão

Roma rescinde com atacante Adiano, o Imperador.

Combate a Aids

A campanha de Carnaval do Ministério da Saúde contra a Aids tem duas fases este ano. Na primeira fase, com foco na prevenção, a campanha ressalta importância do uso do preservativo nas relações sexuais para evitar a transmissão do vírus. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado distribuiu 2,2 milhões de preservativos os 184 municípios cearenses para deixar os foliões mais protegidos contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Depois do período do carnaval, o objetivo da campanha será estimular as pessoas que tiveram relação desprotegida a fazer o teste HIV.
Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar as chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, são realizados exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.
O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.
A recomendação vale para relação sexual desprotegida (inclusive sexo oral) e uso de seringas ou agulhas compartilhadas. Se o resultado for positivo, a pessoa pode fazer acompanhamento nos serviços de saúde e começar o tratamento no momento mais adequado. Esse cuidado se reflete na qualidade de vida de quem vive com HIV/aids. As mulheres que desejam engravidar são aconselhadas a conhecer sua condição sorológica. A medida pode evitar a transmissão vertical do HIV e das hepatites (de mãe para filho). O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.


Para a testagem de HIV em Fortaleza, as pessoas devem ir a uma dos 92 postos e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para a solicitação do teste e encaminhamento para a unidade de coleta mais próxima. Durante o período de carnaval, o CTA/COAS Carlos Ribeiro, na Rua Jacinto de Matos, 944, Jacarecanga, estará realizando o teste rápido para o HIV. O Ceará conta hoje com 16 Serviços especializados em HIV/Aids, sendo oito em Fortaleza e oito nos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Russas, Aracati e Cascavel, onde pode ser realizado o teste para HIV/Aids.  www.saude.ce.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará 

Acaracuzinho homenageia Juazeiro

A Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho tenta conquistar hoje a partir das 20h20, na Domingos Olímpio, seu décimo título de campeã do Carnaval de Fortaleza com o enredo que homenageia o " Centenário de Juazeiro do Norte". O presidente Raimundo Valderilo disse que a Prefeitura daquele município do Cariri está apoiando a iniciativa da agremiação. Para a edição deste ano, a escola contará com dois carros alegóricos. Em um dos veículos haverá um integrante , o carnavalesco José Maria Almeida que desfilará caracterizado de Padre Cícero, o fundador da cidade.Uma bela fantasia está sendo confeccionada e Zé Maria guarda a sete chaves os detalhes a respeito de sua indumentária. Além disso, haverá 12 alas, dentre elas, a Ala das Beatas, dos Lampiões e da Bateria, que trará a Tradição do Reisado.Cerca de 300 foliões vão compor a Acacuzinho que vem disposta a recuperar o título, quer perdeu em 2010 para a Unidos do Pajeú. . A escola será a sétima agremiação a desfilar hoje a partir das 20h20, na Passarela da Avenida Domingos Olímpio. O evento tem a coordenação da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce) - entidade presidida por Arnaud Silvério - e pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Elogios a estrutura da DO

Entrevista com o vereador Iraguassú Teixeira (PDT):

  • Blog do Lauriberto - Com essa estrutura montada pela Prefeitura de Fortaleza na Domingos Olímpio está consolidado de vez o Carnaval de Rua neste local?
  • Iraguassú Teixeira - Quando fala em estrutura no Carnaval bem lembra o fechamento do estádio Presidente Vargas (PV), Depois daquele incidente, porque não foi um acidente, a Prefeitura teve a precaução de fechar o PV. Correto. Foi corretissímo aquele fechamento. Agora a estrutura este ano na Domingos Olímpio tem melhorado. Melhorou bastante. Sempre que eu venho para o Carnaval eu sou um carnavalesco. Depois daquele ano da queda da arquibancada, vem sempre melhorando a cada ano. E este ano é uma perfeição total. Nós não temos nada a reclamar. Só temos é que parabenizar e eu como vereador, fiscalizador que sou da Prefeitura, acompanhei, inclusive, a montagem que começou com uma semana antecipada. Portanto hoje estamos tendo as arquibancadas seguras. Além do mais. No ano passado e no trasado nós tivemos problemas com chuvas. E neste problema de chuva, a Prefeitura colocou toldo para proteger o folião. O Carnaval nosso está caseiro. Está se desenvolvendo num ritmo normal. Com isso esperamos até hoje. Pelo que me consta eu não tomei conhecimento de nenhum ato de violência aqui na Avenida Domingos Olímpio.
  • Blog do Lauriberto - O prazo para entrega do novo PV está se expirando. Dá tempo para entregar no próximo dia vinte de março?
  • Iraguassú Teixeira - Tem muita coisa a fazer. A Construtora também errou. Errou porque confirmou que o estádio seria entregue no final do mês de março. Não vai ser. Nós não queremos, volto a afirmar, a Comissão da Câmara Municipal de Fortaleza que acompanha as obras do PV, não quer pressa na entrega. Quer que entregue o estádio nas condições de receber o seu público, de dar condições para imprensa trabalhar e os times desenvolverem o seu futebol normal. Eu acredito que no final de abril para maio o estádio poderá ser entregue.

Consolidação dos polos do Carnaval

A entrevista, que a secretária municipal de Cutura de Fortaleza, Fátima Mesquita, concedeu com exclusividade ao Blog do Lauriberto, na Avenida Domingos Olímpio:

  • Blog do Lauriberto - Secretaria coroado de sucesso o Carnaval de Fortaleza?
  • Fátima Mesquita - A cada ano estamos nos superando. Isso me deixa muito contente.É um esforço que a gente faz e temos conseguido o nosso objetivo, que é de oferecer uma estrutura de melhor qualidade, mais profissional, com bastante conforto e segurança para que as pessoas possam vir usufluir do Carnaval de Fortaleza.
  • Blog do Lauriberto - Além do Carnaval da Domingos Olímpio este ano Fortaleza contou com outros polos da brincadeira.
  • Fátima Mesquita - Nós tivemos os polos do ano passado. A gente vem tentado consolidar. Nós entendemos é que este formato que a gente construiu junto com o pessoal do Fórum do Carnaval é o formato interessante e que precisamos consolidar. Este ano foi a consolidação desse formato. Tanto o Pré-Carnaval que chega junto com o Carnaval. E nós temos ai dois meses de festa ininterrupta. Começa no réveillon, em seguida vem o Pré-Carnaval e o Carnaval. Então nós temos esta formato que tem a Praia de Iracema com três lugares interessantes. O Aterrinho com os shows e o encontro dos blocos que começa no Pré-Carnaval e a Mocinha  que começa desde o Pré-Carnaval. E ai no Micharia tem o Carnaval das Crianças. É a Praia de Iracema com sua vocação para festa e para o Carnaval. Temos a Domingos Olímpio que é este tradicional desfile. Temos ainda Messejana que está começando a se construir um polo também. Temos ainda iniciado no Parque da Liberdade (Cidade das Crianças). Como lá tem todo um trabalho de promoção da consciência negra, porque a Coordenadoria está lá. Ali fazemos atividades culturais durante todo o ano e também no Carnaval estamos colocando o polo lá. Entendemos que este formato tende a crescer. São arenas boas que a gente pode conseguir patrocínio. Estamos aguardando que mais gente venha apoiar o Carnaval de Fortaleza.O Poder Público está investindo, mas a gente entende que o Carnaval como em todo lugar tem que se tornar um produto turístico também, para que a gente possa ter parceiros apoiando o Carnaval.
  • Blog do Lauriberto - Os hotéis agora no Carnaval estão com quase cem por cento de ocupação em Fortaleza.
  • Fátima Mesquita - Temos um Carnaval diferenciado.É um Carnaval que você não precisa morrer nem estar desconfortável. Você pode estar no seu hotel, na sua casa e ir para as manifestações ou não. Pode participar de forma que você tenha seu descanso que desejar.
  • Blog do Lauriberto - E para a festa de 13 de abril, aniversário de Fortaleza, quais são as atrações?
  • Fátima Mesquita - Vamos deixar a prefeita Luizianne Lins anunciar. É ela quem vai anunciar quem são as atrações e a programação do aniversário.
  • Blog do Lauriberto - E para hoje Dia da Mulher?
  • Fátima Mesquita - Primeiro o desfile na Domingos Olímpio será aberto pelo bloco Adeus Amélia. Trata-se de um bloco comandado pela Coordenadoria Municipal das Mulheres, que traz todas as bandeiras de conquistas e lutas das mulheres. Também nos priorizamos as mulheres nos palcos do Carnaval. O mês de março inteiro será de comemoração dando uma centralidade nas atividades culturais também a questão da mulher. As artes com as artistas mulheres. Então a gente faz dessa forma todo ano. Este ano o Carnaval vai ser um palco também para esta questão da mulher.

Novo rito na CMF


Através de uma votação na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), a partir dde 23 de fevereiro passado mudou o ritmo no Plenário da Casa. Com o Rito anterior o painel eletrônico e a primeira chamada acontecia  as 9h15,  a segunda chamada as 9h30. O quorum mínimo para abertura dos trabalhos era permitido com a presença de 14 vereadores e a ata era lida e votada no Pequeno Expediente. Para o Pequeno Expediente, era usada os (40 minutos) com a leitura e votação da ata da sessão anterior, leitura da matéria e tempo restante pinga fogo. Para o Grande Expediente era reservado (100 minutos) com tempo absoluto na Ordem do Dia para aprovação das matérias. Para prorrogação de Requerimento era reservado o tempo de 30 minutos. Com o Rito atual a sessão inicia mais cedo e os debates foram alongados. O Painel Eletrônico abre às 8h30 a primeira chamada com o horário Regimental para 9 horas e a segunda chamada às 9h15. O quorum mínimo para abertura dos trabalhos acontece agora com a presença de nove vereadores e a ata agora é lida no Pequeno Expediente e votada na Ordem do Dia. Para o Pequeno Expediente está reservado o tempo de (45 minutos) com pinga fogo de cinco vereadores por cinco minutos. Temos agora (100 minutos) para o Grande Expediente e tempo absoluto para aprovação da Ata da Sessão anterior e matérias na Ordem do Dia. Para prorrogação de Requerimento no novo Rito termos 60 minutos. (Ana Memória, do Comitê de Imprensa da CMF).

Casa de Recuperação

"O deputado estadual Ferreira Aragão, líder do PDT, mostra a sua preocupação com o aumento da violência no Ceará, e aproveitou em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa para que o Governo federal crie uma Casa de Recuperação para dependentes químicos. De acordo com o parlamentar, 95% da violência que impera no Brasil e no Ceará ocorre em função do uso e do tráfico do crack. “Essa é uma droga nociva. Ela é responsável pela violência generalizada”, comentou.
Disse ainda que a melhor maneira de combater a violência é fazer a sua prevenção. “No Governo de Cid, tivemos a construção de duas casas de detenção, sendo uma em Itaitinga e outra em Caucaia. Todos os presídios tiveram sua capacidade aumentada. Isso causou um alívio, mas ainda existem casos que precisam de atenção, como a delegacia do Pirambu que tem capacidade para 15 presos e está com 42”, afirmou. O deputado defendeu a criação de políticas públicas para evitar que os presídios fiquem superlotados.
Marconi Alves
Assessoria de Imprensa

Semace em Irauçuba

"Nos dias 3 e 4 de março passados, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), retornou a Irauçuba, distante 150 quilômetros de Fortaleza, para fazer a avaliação do plano de ação elaborado durante o Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, realizado em abril de 2010.
Na ocasião, as técnicas da Codam, Evaneida Peixoto e Edilene Queiroz, analisaram como foi desenvolvido o trabalho dos participantes do curso no decorrer desse período. O plano de ação é formado por práticas cotidianas que visam minimizar os principais problemas ambientais existentes no município. No caso de Irauçuba, as atividades foram voltadas para a questão dos recursos hídricos e do lixo.
Na oportunidade, a turma composta por 40 pessoas, entre agentes de saúde, funcionários da Prefeitura Municipal, membros de associações e estudantes, apresentou para as técnicas da Codam todas as ações realizadas, a exemplo de palestras, cursos e seminários. Caso esteja acontecendo alguma falha na execução do plano, a Semace auxiliará para que esse fato seja corrigido.
Após a apresentação de todo o trabalho desenvolvido e das considerações finais, os participantes receberam o certificado de 40 horas/aula referente à conclusão do Curso de Capacitação para  Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental.
-- 
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Superintendência Estudual do Meio Ambiente - Semace
Governo do Estado do Ceará
85 3101.5554/ 85 8605.9501