sábado, 26 de março de 2011

Rua da Criança

Na manhã de hoje (26), com início às 8h30, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), levou lazer, esporte e educação a cerca de 500 pessoas no campo do Coritiba, no Parque Santa Filomena, em Messejana (Rua Irmãos Olímpio, 197). A ação foi desenvolvida através do Programa Rua da Criança, executado pela Secel há três anos.
Além do futebol, foram oportunizadas brincadeiras como pula-pula, tobogã, oficina de balões, pintura de chão e de rosto, amarelinha e cama elástica. Foram distribuídos 300 bonés, pipoca e algodão-doce. Além disso, os presentes assistiram às apresentações de palhaços e brincantes do “Garajal”, e do grupo de teatro “Nova Luz”, do projeto Conselho Nova Vida (Convida).

Acompanhando os três filhos que participavam da brincadeira, a técnica de enfermagem Maria Sueli Vieira, 32 anos, conta que ficou feliz em ver a comunidade ser comtemplada com o Rua da Criança. “As crianças ficam mais calmas, descobrem novas brincadeiras, sentam, pintam, desenham, e despertam para as aptidões que possuem. Isso é muito bom porque elas se desenvolvem brincando”, explicou Sueli.

A coordenadora do Rua da Criança, Carliza Celedônio, antecipa que, no próximo dia 16 de abril, a ação estará no bairro José Walter. Segundo ela, “o grande objetivo do Rua da Criança é democratizar o espaço público e o lazer, resgatando brincadeiras antigas e de cunho educativo, e promovendo a interação e convívio dentro da comunidade”.

Saiba mais

Hoje, o Rua da Criança foi realizado com o apoio do Projeto Convida. A entidade atua em prol da comunidade do Parque Santa Filomena há dez anos; e hoje beneficia cerca de 2.400 crianças e adolescentes, alcançando também suas respectivas famílias. O projeto oferta, diariamente, cursos profissionalizantes, aulas de capoeira, futebol, teatro de rua, iniciação literária, dentre outros. Segundo Valzenir Santos, integrante da equipe multidisciplinar do Convida, “a missão do projeto é defender a vida, estimulando a cidadania através da educação e do lazer”.
--
Assessoria de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (3105-1342). http://www.fortaleza.ce.gov.br/esporte/
Mais informações com as Assessoras da Secel  (Secretaria de Esporte e Lazer), Luciana de Paula (8776-6181) ou Isabelle Azevedo (8868-7186).

Hora do Planeta

O Comfort Hotel Fortaleza e o Quality Hotel Fortaleza abraçam a causa da Hora do Planeta, movimento mundial da WWF - Brasil que acontece hoje, às 20h30. A proposta é incentivar 1 bilhão de pessoas em 60 países, 12 milhões no Brasil, a manter por uma hora as luzes apagadas, em um gesto simbólico contra o aquecimento global.
No Comfort Hotel Fortaleza haverá apenas um elevador funcionando, redução do ar-condicionado, das luzes da recepção, do lobby mídia e da elemidia dos elevadores. O restaurante da unidade servirá o jantar à luz de velas. "A cada ano, a Hora do Planeta recebe mais apoios de diversos segmentos e um deles é a hotelaria", explica o gerente geral Fabio Kazuo.
O Quality Hotel Fortaleza também participará da ação.  O empreendimento apagará as luzes do jardim e da fachada. "A cada ano a iniciativa mobiliza mais pessoas em prol do meio ambiente. Vamos fazer nossa parte e ainda estamos conscientizando também os colaboradores a agir da mesma forma em suas residências", comenta o gerente geral Igor Camaratta.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Na Unifor

Crianças e adolescentes de áreas de risco do Pirambu participarão do 1º Festival de Barreiras e Obstáculos, patrocinado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Assistidos pela Fundação Ana Lima, braço social do Hapvida, os pequenos atletas (de 7 a 17 anos) vêm sendo treinados desde março pela Federação Cearense de Atletismo. O evento ocorrerá neste sábado, das 8 às 12 horas, no Estádio de Atletismo da Unifor.

Surf Universitário

Fortaleza receberá neste final de semana, na Praia do Futuro, as seleções de surf universitário do Brasil e Portugal para o III Desafio Internacional de Surf Universitário. A realização do evento é da Associação Brasileira de Surf Universitário (ABRASU) em parceria com a Pan American Surf Association (PASA) e visa fortalecer o intercambio acadêmico entre os brasileiros e portugueses.
Nesta sexta-feira, haverá a festa oficial denominada Sacode Beach Universitário e começará a partir das 22h30min no complexo Crocobeach (Praia do Futuro) para 1.500 convidados, na maioria, universitários de varias faculdades de Fortaleza, com apresentação das bandas: Forró Sacode, Forró Beach & Otílio Moura e ainda a presença de um DJ para animar a festa.
O III Desafio Internacional de Surf Universitário contará com várias ações durante os três dias de sua programação, pois seu formato característico potencializa atividades diversas manifestando o esporte, turismo, gastronomia, cultura, palestras e doações durante sua realização.
Na manhã do sábado, a partir das 10 horas, serão realizadas as palestras de intercâmbio acadêmico no Marbello Ariaú Hotel. Estas palestras serão voltadas para o turismo e o aspecto motivacional. As palestras acontecerão com tradução simultânea e serão conduzidas por profissionais da área de turismo. No período da tarde acontecerá uma City Tour para o conhecimento dos equipamentos turísticos da grande Fortaleza, a capital da alegria que hoje reúne dois milhões e meio de habitantes.
No domingo, dia 27 de março, acontece a ativação da competição e das doações. No que diz respeito a competição, este III Desafio Internacional de Surf Universitário acontecerá na Praia do Futuro ao lado da Barraca Vira Verão e contará com a participação de 8 atletas universitários de cada país. A solenidade de abertura está programada para início às 10:00 horas com o hasteamento das bandeiras dos países e logo após o início da competição. As doações deste evento serão realizadas na praia sendo entregues camisas institucionais do evento, cadernos acadêmicos e bonés para o público e os universitários.
A seleção brasileira de surf universitário é formada pelos surfistas: Darcio Dias (SP), André Fagundes (RN), Renato Coutinho (ES), Phelipe Maia (CE), Rhafaela Bahia (CE), Ana Ceccarelli (PR), Gabriela Silveira (RN) e Carine Gois (SE) O técnico da seleção brasileira é o Prof. João Carlos.
A seleção portuguesa de surf universitário será formada pelos surfistas: Miguel Ximenez, António Ribeiro, Francisco Sousa, João Luís Guerra, Maria Abecasis, Francisca Sousa, Carolina Guerreiro e Ana Raquel Sampaio. O técnico da seleção portuguesa é o Pedro Barbudo.
Estão confirmadas as presenças da Maile Aguerre, presidente da Pan American Surf Association (PASA), Juca de Barros, vice-presidente da PASA, Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), Ailton Junior, presidente da Associação Brasileira de Surf Universitário (ABRASU), Marcos Porto, presidente da Associação Cearense de Surf Universitário (ACESU) e Romero Jucá, presidente da Federação Cearense de Surf (FCS).
O III Desafio Internacional de Surf Universitário tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo, Confederação Brasileira de Surf, Associação Brasileira de Surf Universitário, Federação Cearense de Surf e conta com a realização da Pan American Surf Association e Associação Cearense de Surf Universitário

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vozão élíder do Returno


O Ceará assumiu a liderança do Returno do Cearensão 2011, com nove pontos depois de ganhar, hoje, do Quixadá, por 2 a 1, no Abilhão. Depois de Júnior Pipoca abusar de perder gols, Thiago Humberto resolveu a parada fazendo 1 a 0, aos 43 minutos da etapa inicial. Numa cobrança de escanteio de Murilo, Cléber desviou de cabeça e Thiago Humberto fez praticamente debaixo da trave.
Na etapa final, o Ceará voltou a perder boas chances de gol e o Quixadá empatou aos 14 com Paulinho, que completou jogada de Eduardinho. Mas a dupla, que entrou na etapa final construiu o gol da vitória alvinegra. Marcelo Nicácio serviu a Washington, que marcou quase sem ângulo, aos 37 minutos. Ceará: Fernando Henrique; Murilo (Sérgio Mota), Cléber, Fabrício e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto e Geraldo (Washington); Júnior Pipoca (Marcelo Nicácio) e Iarley.
TIRADENTES 2X0 FERROVIÁRIO
O Tiradentes derrotou o Ferroviário, no Elzir Cabral, por 2 a 0. Os gols foram de Kaká, aos 38 minutos do 1º tempo; e Cleiton, aos 30 da etapa final.  O Tigre tem sete pontos e o Ferrão estacionou nos nove. O Ferroviário perdeu a invencibilidade no Returno com Ari; Arlindo Maracanã, Lúcio, Rafael e Kairo (Chalita); Gladystone, Marcelo Mendes, Vinicius (Portela) e Piva; Juranilson (Gil Xavier) e Rômulo.
ITAPIPOCA 5X2 GUARANY
O Itapipoca foi melhor no Clássico da Zona Norte, no Perilão e goleou o Guarany de Sobral por 5 a 2.O Itapipoca e o Guarany têm  cada um seis pontos. Neto Moura (dois), Gaúcho (dois) e Jorge Luís marcaram para o Itapipoca; enquanto Wanderley (dois, sendo um de pênalti) fez para o Guarany.
CLÁSSICO-REI
Em reunião na Federação Cearense de Futebol (FCF) foi definido que os preços dos ingressos para o Clássico-Rei entre Ceará x Fortaleza do próximo domingo (27) são R$ 20,00 (cadeira superior) e R$ 40,00 (cadeira inferior) com meia para os dois setores. São 38 mil bilhetes que estarão à venda a partir de hoje na Rede SuperPharma e nas lojas credenciadas pelo Ceará e Fortaleza. São disponibilizados 28 mil ingressos para o público geral e 10 mil para o sócio-torcedor do alvinegro. As bilheterias e as catracas serão abertas às 13 horas de domingo. A entrada das torcidas organizadas será entre 14 e 15 horas.  A segurança terá 502 policias militares e 71 bombeiros com duas ambulâncias e uma viatura. Para o trânsito 22 agentes da AMC e 22 do Detran. Após o jogo a Avenida Alberto Craveiro terá sentido único até a BR-116. A Etufor reforçará a frota de ônibus na ida ao Castelão.

Esportes radicais

Audiência pública realizada, na Assembleia Legislativa, debateu os investimentos do Estado na área dos esportes radicais e as principais reivindicações dos esportistas e praticantes. O requerimento da audiência é do deputado Júlio César Filho (PTN) e teve participação ativa do deputado Ferreira Aragão, presidente da Comissão de Cultura e Esportes, bem como do secretário de Esporte do Estado, Gony Arruda.
A audiência contou com a participação dos deputados Stanley Leão (PTC), Danniel Oliveira (PMDB); de representantes da secretaria do Esporte de diversos municípios do Interior, das federações cearenses de Skate e Surf, da Associação Cearense de Bicicross e o presidente da Comissão de Esporte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Para Ferreira Aragão, os esportistas que fazem os esportes radicais no estado do Ceará merecem uma atenção redobrada por parte das autoridades. Fazendo uma trocadilho, o parlamentar pedetista disse que o craque só combina com a bola. “O esporte tem afastando muitos jovens das drogas. Queremos o melhor para todos e vamos lutar por isto”, comentou Ferreira.
Gony Arruda, informou que um dos principais problemas enfrentados por praticantes de surf, skate, bicicross, e afins, é o preconceito. De acordo com ele, muitas pessoas associam esse tipo de esporte à “vagabundagem”.
Ele informou que o governador Cid Gomes (PSB)  vem investindo bastante na área, construindo pistas de skate profissionais, por exemplo. “Cid foi pioneiro aqui no Ceará, ao direcionar parte dos investimentos para essa vertente do esporte”, lembrou Gony, afirmando que esses investimentos serão aumentados.
Segundo ele, há interesse de se levar essas pistas de skate para o interior do estado. “Vamos falar com os secretários do esporte de vários municípios e verificar se há possibilidade e interesse de levar essas pistas pro Interior”, disse.

Segundo Tempo

A Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) divulgou os classificados para a 2° fase do processo seletivo do Programa Segundo Tempo para as funções de Coordenador e Monitor. A Secel divulgou no site as datas e os horários em que será realizada a segunda etapa da seleção, que consiste em dinâmica de grupo. Na terceira etapa, os candidatos serão submetidos a entrevista. 
Confira a lista dos classificados em http://www.fortaleza.ce.gov.br/esporte.

Estagiários e monitores

A Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) está selecionando estagiários/monitores para atuação no Projeto Jogos da Vida. As inscrições estarão abertas dias 24  e 25 de março, e deverão ser efetuadas, das 8 às 17 horas, na Supervisão de Gestão de Pessoas da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza - Rua Ildefonso Albano, 2050.
Os candidatos devem estar cursando nível superior em Educação Física ou Tecnologia em Gestão desportiva e lazer. São ofertadas três vagas, sendo uma para pessoa com deficiência. Os estagiários cumprirão carga horária de 20 horas semanais, com remuneração de R$ 450,00, para a função de acompanhamento e auxílio à realização das atividades esportivas junto às crianças, adolescentes e jovens, bem como visitas domiciliares e comunitárias.
A seleção será feita em duas etapas: análise curricular e entrevista. Os candidatos à vaga de monitor/estagiário deverão comprovar que cumpriram, no mínimo, o 4º semestre ou ter 80 créditos e, no máximo, o 7º semestre; um índice de rendimento, nas disciplinas já cursadas, igual ou superior a 6,0 (seis), ou conceito equivalente e não possuir mais do que duas reprovações, sejam por nota ou falta; disponibilidade de tempo para estagiar em um dos turnos ofertados (manhã ou tarde); e pertençam a Instituições de Ensino Superior cujos convênios com a PMF estejam regulares e em vigência.
No ato de inscrição, será solicitado do candidato a monitor/estagiário as cópias da carteira de identidade; CPF; e carteira de reservista (para candidatos do sexo masculino); uma foto 3x4; comprovante de residência; histórico Escolar atualizado e comprovante de matrícula devidamente assinados pelo Coordenador do Curso; além de Curriculum Vitae com seus respectivos comprovantes. As cópias devem ser acompanhadas dos respectivos documentos originais para conferência. Os candidatos, ao se inscreverem, receberão comprovante de inscrição, que deverá ser apresentado no dia da seleção.

CBC de Paraipaba embargada

Na última segunda-feira (21), uma equipe de técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) esteve em Paraipaba para realizar vistoria na empresa de Companhia Bulbos Ceará (CBC), que atua no segmento de plantas ornamentais no município. Na ocasião, a empresa foi embargada por operar sem licença ambiental da Semace.
A empresa trabalha com a produção, beneficiamento e exportação das espécies Canna indica, Amaryllis e Caladium. Durante a inspeção, foram contatadas a preparação e adubação do solo com o uso de composto orgânico, além de máquinas de grande porte. O local para a plantação encontra-se dentro de um povoado, aproximadamente, 100 metros da Lagoa da Cana Brava.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef) da autarquia, Flávio Rêgo, “para o desenvolvimento da atividade é necessária a licença de operação da Semace. Com o embargo, a empresa não poderá realizar suas atividades”, explica o engenheiro. Além do Nucef, também participaram da operação um técnico do Núcleo de Controle Ambiental e um fiscal ambiental da Coordenadoria de Fiscalização da Semace.
Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace

Itapipoca 5x2 Guarany

O Itapipoca goleou o Guarany de Sobral, hoje à noite, no Perilão, por 5 a 2. Os gols foram de Neto Moura (dois), Gaúcho (dois) e Jorge Luís para o Itapipoca; e Wanderley (dois, sendo um de pênalti) para o Itapipoca.

Tiradentes 2x0 Ferroviário

O Ferroviário perdeu de 2 a 0 para o Tiradentes, hoje à noite, na Barra do Ceará. Os gols do Tigre foram de Kaká,aos 38 minutos do primeiro tempo; e Cleiton, aos 30 minutos da etapa final. O Ferroviário formou com Ari; Arlindo Maracanã, Lúcio, Rafael e Kairo (Chalita); Gladydstone, Marcelo Mendes (Portela) e Piva; Juranilson (Gil Xavier) e Rômulo. Técnico: Filinto Holanda. O Ferrão perdeu a invencibilidade no Returno do Cearensão 2011.

R$ 40 e 20 para Clássico-Rei

www.futebolcearense.com.br - Em reunião na tarde de hoje ere os representantes de Ceará, Fortaleza, Federação Cearense de Futebol e Ministério Público foi definido que os preços dos ingressos para o Clássico-Rei do próximo domingo (27) serão R$ 20,00 - cadeira superior e R$ 40,00 - cadeira inferior. Haverá meia-entrada para os dois setores.
A Federação Cearense de Futebol atendeu a um parecer do Ministério Público, baseado no Estatuto do Torcedor, artigo 24, parágrafo 1º, que define:
“Os valores estampados nos ingressos destinados a um mesmo setor do estádio não poderão ser diferentes entre si, nem daqueles divulgados antes da partida pela entidade detentora do mando de jogo”.
E bem como no Artigo 66 do Regulamento Geral de Competições da FCF (RGF) parágrafo 1º, que diz o seguinte:
“Os preços dos ingressos e a respectiva carga para os diversos setores do estádio deverão ser definidos pela entidade de prática mandante da partida, e, mediante ofício ou e-mail corporativo, encaminhado à Diretoria Financeira, respeitado, se houver, valores ou limites estabelecidos no Regulamento Específico da competição”.
§ 1º - Qualquer promoção reduzindo o preço dos ingressos de uma partida, só poderá ser feita se houver comum acordo entre as entidades de prática disputantes da partida, a menos que a renda líquida caiba ao mandante e o Regulamento Especifico da Competição permita a realização da promoção, sendo obrigatória a autorização da Diretoria Financeira, que poderá rever os valores;
Os bilhetes para o Clássico-Rei estarão à venda na Rede SuperPharma e nas lojas credenciadas pelo Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube. Serão disponibilizados 28 mil ingressos para o público geral e 10 mil para o sócio-torcedor do clube alvinegro.

"As Mães de Chico Xavier"

Assisti hoje em avant-premier ao filme "As Mães de Chico Xavier". Numa cortesia da AD2M e da Estação Luz Filmes a cabine para imprensa convidada aconteceu no cine UCI do Via Sul, sala seis. Assisti ao excelente filme que entra em cartaz na sexta-feira, primeiro de abril, ao lado de Emílio Moreno e Gilda Barroso. Presenças ainda de Mauro Costa, Juliana Lousada, Inês Aparecida, Souto Paulinho, Carmina Dias e Sidney Girão."As Mães de Chico Xavier" é uma lição de vida contra o abordo, pela presença dos filhos na vida dos filhos e principalmente no sentimento de amor entre as pessoas. Recomendo.
Cenas do filme nos remetem a bela Guaramiranga, Pacatuba, Messejana e Passeio Público. "As Mães de Chico Xavier" encerra a trilogia em comemoração aos 100 anos de Chico Xavier iniciada com "Chico Xavier, o Filme" e "Nosso Lar". 

Guia da F-1 2011

O Guia da Fórmula 1 2011 circula amanhã, no O Povo. Em oito páginas, é apresentada a temporada 2011 em todos os seus detalhes, mostrando quem são os pilotos favoritos e contando que, após 41 anos, cinco campeões mundiais estarão na disputa.
Além disso, o Guia revela a situação dos brasileiros no Mundial deste ano. Sem contar que pilotos e equipes ganham ficha técnica especial. O Especial mostra ainda todos os traçados dos 19 circuitos desta temporada.
O Povo conversou com seis especialistas a fim de saber quem são as apostas para o ano de 2011. Foram entrevistados três jornalistas, dois pilotos e um pesquisador de automobilismo. A coluna “A mil por hora” - veiculada às sextas - escrita por Ana Flávia Gomes foi antecipada, excepcionalmente.
O repórter Roberto Leite assina as matérias e a edição junto com Rafael Luís.
Joelma Leal
Assessora de Imprensa do Grupo de Comunicação O Povo (85)3255.6055.

Clássico-Rei de domingo

"Depois de quase duas horas de reunião, na tarde de hoje, na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), foram definidas as providências de segurança para o Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza, no próximo domingo (27), às 16 horas, no Castelão.
O encontro teve as presenças de representates da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Detran-CE, AMC, Etufor e Polícia Cívil, além de dirigentes de Ceará e Fortaleza. Dentre as principais medidas, ficou estabelecido que a torcida do Ceará terá o espaço das cadeiras superiores - acima das cabines de rário e TV - para assistir ao jogo. Além de toda a parte esquerda do anel superior. Os torcedores do Fortaleza ficarão do lado direito.
A medida foi um pedido feito pelos dirigentes do Ceará, por serem o mandante da partida. De acordo com o major George, da Polícia Militar, a divisão das torcidas, em frente às cabines de imprensa, será alterada para compensar a nova mudança.
As bilheterias e as catracas do estádio serão abertas a partir das 13h. A entrada das torcidas organizadas será feita entre as 14 e 15 horas. Já os ambulantes entrarão entre as 12 e 13 horas. A segurança da partida será feita por 502 policias militares. 71 bombeiros com duas ambulâncias e uma viatura também vão estar presentes.
A AMC informou que trabalhará com 22 agentes de trânsito e após a partida a Avenida Alberto Craveiro terá sentido único até a BR-116. O Detran-CE também enviará 22 agentes e disponibilizará duas viaturas e um carro reboque. A Etufor informou que haverá um reforço na circulação de ônibus somente na ida ao Castelão. Nesta quinta-feira, o órgão se pronunciará sobre a quantidade de veículos.
Ficou definido ainda que o time do Ceará atuará com o uniforme número 2 (camisas e calções brancos e meiões pretos). Enquanto a equipe do Fortaleza jogará com o uniforme número 1 (camisa tricolor, calção azul e meião branco). O Ceará ficará no vestiário à esquerda das cabines de rádio, consequentemente o Fortaleza estará no lado direito.
Mário Kempes
Assessor de Imprensa Federação Cearense de Futebol
Fone (85) 3206-6505
Fax (85) 3206-6502
Celular (85) 9221-0216
Nextel 85*244128

Agenda 21

"O cuidado com o saneamento básico e a preservação ambiental são as principais ações propostas na Agenda 21 de São Gonçalo, a ser lançada amanhã. O município, assim como as demais cidades do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), integra a iniciativa de responsabilidade socioambiental da Petrobras. A Companhia cria e fomenta processos da Agenda 21 nos municípios da região do Comperj com a parceria do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro. A Agenda colabora para estruturar modelos sustentáveis de desenvolvimento nas localidades envolvidas.
"A preocupação com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população fazem parte das políticas públicas do governo. É motivo de muito orgulho para a cidade poder realizar, participar e receber os participantes desse projeto", diz a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset.
As ações previstas pela Agenda 21 devem ser empreendidas pelos governos locais, regionais e nacionais, em articulação com os demais setores. O plano é elaborado mediante a mobilização de todos os setores da sociedade, em torno de um diagnóstico do município e de um planejamento do futuro, com foco no desenvolvimento sustentável.
"São Gonçalo é um município muito populoso. Esse trabalho vem justamente buscar a participação de toda a população nas discussões sobre o que o município necessita, em termos de políticas públicas, e quais oportunidades podem ser aproveitadas", destaca Ricardo Frosini, representante da Petrobras e coordenador da implantação das Agendas 21 Locais. O Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) engloba 16 temas, tais como cultura, educação, habitação, meio ambiente, saneamento, saúde, segurança e transporte.
"A melhoria da qualidade da água e do ar é uma preocupação muito grande em nossa cidade, que ainda precisa amenizar o índice de contaminações", afirma Marco Antônio Muniz Manhães, coordenador do Fórum da Agenda 21 de São Gonçalo. "O Rio Imboaçu, que nasce na Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, é uma importante bacia que deságua na Baía de Guanabara. Este rio nasce e desemboca em São Gonçalo. Há um grande projeto que utilizará recursos do PAC I e do PAC II, que prevê intervenções que vamos realizar na bacia do rio. Essa macrodrenagem, inédita no município, vai acabar com as inundações, reduzindo os possíveis problemas advindos da poluição", completa.
Até julho deste ano, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Saquarema e Silva Jardim terão suas Agendas 21 Locais lançadas. O lançamento da primeira Agenda, a de Teresópolis, ocorreu em dezembro do ano passado.
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623
Fax: 55 (21) 3224-3251

imprensa@petrobras.com.br

Teia Solidária

Caramelo - A Associação Teia Solidária, entidade apoiada pela Fundação Beto Studart, abre oficialmente as portas de sua sede, localizada à Avenida Rogaciano Leite, 1650, amanhã, às 16 horas, e lança o “Projeto Flores da Restinga”, parceria com o Programa Luz Solidária, da Coelce. O projeto, um dos mais significativos para a associação, tem por objetivo possibilitar a geração de emprego e renda para 160 mulheres que integram algumas das entidades da Teia, por intermédio do desenvolvimento e da comercialização de uma linha de produtos utilizando técnicas do artesanato cearense como: crochê, pintura, fuxico, labirinto. A primeira coleção leva o sugestivo nome de Retratos da Restinga.
A Associação Teia Solidária congrega oito associações de comunidades advindas de Fortaleza, Maracanaú e Paracurú, juntas e com o apoio da Fundação Beto Studart, as entidades trabalham para inclusão social e para a redução das desigualdades no acesso a bens e serviços das mulheres, a partir da geração de oportunidades de trabalho e renda.
As entidades atualmente agregadas a Teia Solidária são as seguintes: Força Flor Desenvolvimento Humano e Defesa Cultural; Fundação Social Raimundo Fagner; Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher; Associação Beneficente do Alto Alegre; Associação Comunitária do Coqueiral; Obras Sociais do Círculo de Renovação Espiritual (Lar Francisco de Assis); Associação Comunitária e Beneficente Nossa Senhora de Fátima; e BCAD – Bailarinos de Cristo Amor e Doações.
O Projeto Flores da Restinga, conta com um importante componente ecológico na medida em que resgata as belezas da Mata da Restinga ao apresentar na Coleção “Retratos da Restinga” muitas das flores que integram este tipo de região.
Outro aspecto relevante do Projeto se relaciona à preservação do meio ambiente; a matéria prima a ser utilizada é de origem local e ecologicamente correta. Metodologicamente, cada comunidade irá atuar em uma etapa diferente do processo de produção, de forma cooperada e valorizando as potencialidades de cada uma.
SOBRE A RESTINGA
Entende-se por restinga, planícies litorâneas cobertas por deposição marinha, resultante do recuo dos níveis dos oceanos há cerca de cinco mil anos, durante o quaternário. É um ecossistema do bioma Mata Atlântica que pertence ao grupo das formações pioneiras com influência marinha. Ocorre nas áreas compreendidas entre as dunas interiores e a floresta de terras baixas, revestindo as áreas litorâneas fora do alcance do mar. É uma vegetação mista composta por árvores, arbustos, epífitas, trepadeiras, muitas bromélias de chão e samambaias.
O resultado esperado desse projeto é a divulgação, proteção e registro memorial/cultural e ambiental da flora de restinga regional através das peças da coleção “Retratos da Restinga” que lançará mão de fotografias para apresentação das flores da mata.
Serviço:
Lançamento o “Projeto Flores da Restinga”
Data: Quinta-feira (24)
Local: Rogaciano Leite, 1650.
Horário: 16 horas.

Reforços leoninos

O Fortaleza anunciou hoje mais dois reforços para a temporada 2011. Nesta tarde, o diretor de Futebol do Leão, José Rocha, compareceu à Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho e fez a apresentação oficial do lateral-direito Henrique e do atacante Itacaré, que já treinaram com o grupo hoje.
Rochinha disse que os jogadores chegam para fortalecer ainda mais o elenco Tricolor. O dirigente fez questão de reafirmar sua confiança no grupo para a conquista do pentacampeonato Estadual e do acesso à Serie B do Campeonato Brasileiro.
Vindo do Novo Hamburgo, Henrique disse já estar pronto para fazer sua primeira partida com a camisa Tricolor. “Eu vinha treinando e jogando na minha antiga equipe, portanto estou com uma condição física muito boa. Se o treinador optar por mim, estarei à disposição para ajudar de todas as maneiras possíveis”, comentou o jogador, que ainda falou um pouco sobre suas características. “Procuro apoiar muito, mas sem esquecer a marcação. Como sou relativamente alto, tento combinar velocidade com força física”, afirmou.
O atacante Itacaré também falou sobre o seu estilo de jogo. O jogador, que já atuou com Henrique no Tupi-MG, garantiu que se necessário, pode fazer todas as funções de ataque. “Originalmente sou centroavante, mas não tenho problemas em atuar como segundo atacante. Estou bastante grato por estar em um clube do tamanho do Fortaleza e espero contribuir da maneira que o Flávio julgar melhor”, ressaltou o mais novo reforço do Leão.



terça-feira, 22 de março de 2011

Aprovada urgência

Hoje, o plenário da Câmara Municipal aprovou o regime de urgência para a Mensagem do Executivo nº 006/2011, que trata da Operação Urbana Consorciada Sítio Tunga, localizado na Regional VI. A partir de agora, a mensagem deverá tramitar por aproximadamente 30 dias na Casa e, até que seja votada, o líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia (PT), garante que o tema será amplamente debatido. Inclusive, hoje os vereadores também aprovaram requerimento de autoria do vereador Ronivaldo Maia para a realização de audiência pública que discutirá a operação consorciada Sítio Tunga. A data da audiência ainda será agendada.
"Queremos que todas as dúvidas sejam sanadas para que a população seja a principal beneficiada. Além disso é importante ressaltar que essa Mensagem já se encontra na Câmara desde o último dia 24 de fevereiro", informou Ronivaldo. Ele observou que o maior objetivo do projeto de lei nº 055/2011, que permitirá a operação consorciada, é proteger a área verde do local, transformando-a em um parque público urbano, paralelamente à permuta de parte da área do Sítio Tunga com um terreno no Castelão, onde serão construídas habitações de interesse social. O líder já havia explicado em plenário que as operações consorciadas são mecanismos modernos de parceria público-privadas previstos no Estatuto das Cidades.
A Mensagem não trata apenas de uma permuta de terrenos. Serão realizadas benfeitorias caso a operação consorciada seja aprovada: construção de uma avenida com 850 metros de extensão; construção de mais duas vias com 230 metros de extensão; doação de 22 mil metros quadrados de área contígua à área verde já existente; construção de um parque público urbano numa área de 42 mil metros quadrados; manutenção deste parque com recursos privados por 10 anos; e, por fim, a permuta de terrenos.
Mais informações com o assessor de comunicação do mandato de Ronivaldo Maia, Benedito Teixeira, através do telefone 3444.8410/ 9965.5777.

Roteiros Turísticos

A  Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) e a Comissão de Participação Popular (CPP), lançam hoje às 8 da manhã, no Theatro José de Alencar, o projeto Roteiros Turísticos Culturais para as Comunidades de Fortaleza Caminhos de Iracema, uma demanda do Orçamento Participativo. No lançamento, órgãos envolvidos no projeto, parceiros e imprensa farão o primeiro passeio do roteiro.
O roteiro visitará os principais patrimônios históricos da capital cearense que fazem alusão à obra Iracema, do escritor José Alencar: as cinco estátuas da índia na cidade; o Theatro José de Alencar; a Praça e o monumento José de Alencar; o antigo Forte São Sebastião – Martim Soares Moreno -; o Morro e a Praça de São Thiago; o Rio Ceará e a Casa José de Alencar (com visita guiada à Pinacoteca Floriano Teixeira e à exposição de gravuras de Iracema do artista plástico Descartes Gadelha).
Os participantes receberão revistinhas em quadrinhos contendo informações sobre os monumentos e o trajeto a ser percorrido, e uma edição da obra Iracema. Assim, os fortalezenses terão a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a vida da índia Tabajara, símbolo de grande valor cultural para Fortaleza.
O roteiro turístico e cultural tem como objetivo reforçar o conhecimento da população sobre os atrativos turísticos, históricos e culturais da cidade; e promover ações educativas através de passeios, palestras, exposições fotográficas e apresentações de vídeos culturais.  
Ao todo serão realizados dezenove passeios com as comunidades distribuídas pelas seis Regionais Executivas (SERs). A programação está disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br/turismo.

Rebeca Cavalcante
Assessora de Comunicação da SETFOR
MTB 1852 CE
(85) 3105-1518
(85) 8722-2704

Capinação em Fortaleza

A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) está mobilizando 1.500 homens para intensificar serviços de capinação em ruas e avenidas da Capital. Os trabalhos acontecem desde a semana passada, em regime de mutirão, e são executados dentro do cronograma que atende as demandas das diversas Regionais. Além das equipes da Emlurb, atuam outras, nas atividades de recapeamento, sinalização, melhoria de iluminação pública, entre outros serviços. De ontem até sexta-feira (25), a Regional IV recebe o projeto, chamado Mutirão Fortaleza Bela. As ações vão acontecer no quadrilátero compreendido pelas vias Gomes de Matos/João Pessoa – Major Weyne/Romeu Martins, entre os dias 21 e 25 de março. De acordo com o presidente da Emlurb, Roberto Rodrigues, “o trabalho de capinação é sistemático, mas vem ocorrendo de forma intensificada para conter a invasão de plantas daninhas nas áreas de paisagismo, bem como manter os canteiros limpos", afirmou. A partir do próximo domingo (27), os serviços de limpeza acontecem em todo o quadrilátero do Centro, compreendido pelas avenidas Duque de Caxias, até a Leste Oeste, e Dom Manuel, até a Imperador. Ao todo, serão mobilizados 150 homens, divididos por 20 turmas.
Mais informações na assessoria de Comunicação da Emlurb (3223-8910), falar com Cleneide Nunes (9623-1123) ou Marcus Peixoto(8756-7859). 

Francelino na Califórnia

Caramelo - Apoiado pela construtora e incorporadora Magis, o lutador cearense Francelino Gonçalves parte para uma nova conquista. Desta vez, ele irá disputar o Pan-Americano de Jiu-Jitsu realizado no ginásio da University California Irvine, entre quinta-feira (24) e domingo (27). O campeonato é promovido pela United States Brazilian Jiu-Jitsu Federation (USBJJF).
Francelino compete na categoria Pesadíssimo, faixa preta, Sênior 1 e representa a equipe SAS. Treinado pelo atleta Guilherme Santos, o cearense tem apoio da Magis desde 2006. Durante os 10 anos que disputa como atleta profissional, ele coleciona inúmeros títulos. Para ele, essa oportunidade é muito importante, pois desde 2007 almeja vencer essa competição, tendo conquistado apenas medalha de bronze dentro do Pan-Americano.
Sua última conquista foi no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu em janeiro deste ano, quando se tornou Bicampeão Europeu, tendo vencido em 2008. Também é tricampeão da Copa do Mundo 2005, 2006 e 2007; bicampeão Sul Americano 2006 e 2009; conquistou o 3º lugar no Mundial dos Estados Unidos (Califórnia); Bicampeão Brasileiro 2007 e 2008; 3º lugar no Pan-Americano de 2009, 3º lugar no Campeonato Sul Americano de 2010.
Policial Militar do Batalhão de Choque (2ª Cia. CDC), o lutador disputa na categoria Pesadíssimo, faixa preta, Sênior 1 e representa a equipe SAS, onde é treinado pelo atleta Guilherme Santos e Sazinho. Os cearenses Daniel Beleza (Belezinha) e Daniel Tavares também integram a equipe SAS, representando o estado durante a competição.
Serviço:
Pan-Americano de Jiu-Jitsu
24 a 27 de março
Irvin - Califórinia

Produção científica

O Brasil é o 13º país do mundo em produção de conhecimento científico. Como essa produção pode auxiliar no desenvolvimento social do País? Esta será uma das questões a serem discutidas durante o ciclo de debates “Ponto de vista: um tema, um comentário, dois pontos de vista” deste mês, que abordará o tema ciência e inclusão social. O evento será na próxima quinta-feira (24), às 15 horas, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.
O convidado de março é o físico ítalo-brasileiro e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti. O presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, será o comentarista do debate. A promoção do ciclo de debates “Ponto de vista: um tema, um comentário, dois pontos de vista” é do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) – órgão da Assembleia Legislativa do Ceará. O ciclo de debates é mensal e trouxe, em fevereiro, o tema “formação policial”. O evento é aberto ao público.
Ennio Candotti
Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, o físico ítalo-brasileiro foi presidente da SBPC por quatro mandatos. Juntamente com a filipina Regina Paz Lopez, recebeu da Unesco o Prêmio Kalinga para a popularização da Ciência. Atualmente é diretor-geral do Museu da Amazônia.
Tarcísio Pequeno
Tarcísio Pequeno é presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Possui PhD pelo Imperial College, na Inglaterra. É doutor em Teoria da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professor visitante na University of New Hampshire, nos Estados Unidos, professor associado da PUC-Rio, professor titular da UFC, membro do Comitê Assessor para a área de Ciências da Computação do CNPq, membro da Diretoria Nacional da SBPC, secretário Regional da SBPC, representante da área de Ciências da Computação na CAPES e pesquisador do CNPq.

Mais informações:
Assessoria de imprensa do Inesp
Jô Abreu – (85) 3277.3709
Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará
Daniel Sampaio – (85) 9627.8187
Andrea Fontenele – (85) 9991.6979

Clínica de Futebol

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, apoia a realização da 2ª Clínica Internacional de Futebol. O evento ocorre nos dias 6 e 7 de maio, no Centro de Convenções do Recife.
Devido ao sucesso da 1ª Clínica Internacional de Futebol, que ocorreu no ano passado, o secretário de turismo, André Campos, garantiu apoio visando o Turismo de Eventos. Para André, esse tipo de atividade pode gerar benefícios na receita da cidade.
“É um evento muito importante porque envolve pessoas de várias áreas profissionais e grandes personalidades do futebol brasileiro. Os congressos e seminários são fundamentais no desenvolvimento do turismo regional, pois abrange um conjunto diversificado de atividades econômicas”.
O Turismo de Eventos tem se destacado porque movimenta um grande número de profissionais durante sua realização. Motivado por interesses profissionais, o turista acaba mesclando atividades de trabalho e lazer, resultando numa boa movimentação econômica nas cidades sedes.
E é com essa visão que a 2ª Clínica Internacional de Futebol receberá pessoas do todo o país. Para mais informações e inscrições acesse o site oficial do evento:www.clinicainternacional.com.br 
Carol Melo
 

Oito7Niove4 nos 18 anos do Siriguella

"A banda Oito7Nove4, pela primeira vez em Fortaleza, vai esquentar o público para um dos aniversários mais badalados de Fortaleza, os 18 anos do bloco Sirigüella, que acontece no sábado (26), no Marina Park Hotel. 
O Sirigüella Banana, Pré-Aniversário do Sirigüella, acontece na próxima sexta-feira (25), no Mucuripe Club e será comandada pela Oito7Nove4, que tem à frente Rafa e Pipo Marques. A festa ainda conta com a balada de Mr. Babão, o sertanejo de Luis Marcelo e Gabriel e os hits dos DJs: João Luís, JP Gonzales e Lobão.
O Sirigüella promove vários eventos durante todo o ano, garantindo diversão, como o Pré-Reveillon das Flores, Aniversário do Sirigüella e Feijoada do Sirigüella, e inova cada vez mais no cenário do entretenimento. Em 2011 são muitas  as novidades, além da festa Siriguella Banana, Pré-Aniversário do Siriguella, em breve a Festa da Fruta
Apesar da diversidade dos eventos, elas seguem o mesmo estilo, desde a organização até a entregados ingressos, com camisas personalizadas para cada um. Onde o uso das mesmas é obrigatório.
Oito7Nove4 reforça o cenário da música baiana - Rafa e Pipo Marques estudaram música desde cedo, e logo cada um descobriu uma afinidade especial com ela. Rafa tem paixão por cantar, e estuda canto desde então. Para ele as aulas garantem segurança no palco e postura vocal. Já Pipo tem afinidade com a guitarra, principalmente em cima do palco. O guitarrista já se apresentou em várias cidades do País e durante o carnaval de Salvador ao lado da banda Chiclete com Banana.
Após 6 meses de ensaios, a Oito7Nove4 montou um repertório eclético, que mistura composições inéditas feitas para eles, com sucessos do axé e do pop rock nacional, mas só há pouco mais de 2 meses tiveram a sua estreia oficial. O desempenho dos garotos impressionou a mídia, e vários foram os comentários sobre a desenvoltura deles no palco. 
Apesar do pouco tempo de carreira, a banda Oito7Nove4 já emplacou o sucesso “Minha Vida”, o hit está entre as mais tocadas das rádios baianas e também das rádios cearenses, como a Liderança e a webrádio Fortal FM.
Serviço:
Sirigüella Banana – Pré Aniversário do Sirigüella
Data: 25 de março
Local: Mucuripe Club
Vendas de Camisa: Lojas do Siriguella e Mucuripe Club
Informações: 85 3254.3020
Censura: 18 anos 
Komunic Nordeste:
Karla Rodrigues 85 3055.0086/ 8130.3137/ 7811.4744/144*4213
Renata Benevides 85 3055.0086/ 8130.3264/ 144*52767
Juliana Lima 85 3055.0086/ 99626803 / 81303270
-- 
-- 
Karla Rodrigues e Renata Benevides
Komunic Comunicação Integrada
+55 85 7811.4744 / 144*4213 / 9996.8601 
@Komunic_NE

Activia

A marca Activia estreou ontem (21) sua nova campanha e um novo tom de comunicação. Com foco em um tabu feminino, Activia adota a linguagem cotidiana e irreverente para se aproximar do dia-a-dia das consumidoras e conscientizá-las da importância de acompanhar a frequência do funcionamento do intestino como parte de uma rotina saudável de cuidado com o corpo e a saúde.
Por meio da seleção dos divertidos atores Denise Fraga e Evandro Mesquita como personagens da vida real, a marca adota formato que se assemelha a mini-série, com episódios que exploram diálogos irreverentes em momentos íntimos e rotineiros de um casal dentro de um contexto cotidiano e realista, reforçando o conceito de “ritmo” e trabalhando a mensagem de que “ir ao banheiro todo dia é sinal de saúde”.
“Quando a marca entrou no mercado, era muito importante comunicar seu benefício e solidificar sua credibilidade. Por isso, desenvolvemos campanhas que trabalhavam as mensagens com tom mais sério, do tipo problema-solução.” Rafael Ribeiro, gerente de produto da Danone.
“Depois de uma série de campanhas eficazes que resultaram no bom entendimento do benefício e na credibilidade da marca, identificamos a oportunidade de adotar um tom mais próximo do cotidiano das mulheres, que torna a comunicação mais agradável e divertida, para desenvolver a relevância de um tema tabu com uma abordagem mais leve” completa Rafael.
Mulheres, intestino e tabus - A personagem central dos filmes é representada por Denise, uma mulher comum que não reconhece que sofre de intestino preguiçoso e passa por alguns estágios desde a negação do problema à maior conscientização que leva ao cuidado saudável e rotineiro.
target da campanha são, de fato, as mulheres, público no qual há maior incidência de problemas relacionados ao trânsito intestinal. Cerca de 58% das mulheres no Brasil declaram ter sintomas de pelo menos um distúrbio digestivo relacionado ao intestino (dados da pesquisa quantitativa de Hábitos e Atitudes dos consumidores, realizada em 2010 pela TNS Market Research). 
Outro destaque dos filmes é o interessante contraponto entre a personalidade e a leveza do personagem masculino, que vai ao banheiro sem restrições, com a personalidade feminina, naturalmente mais preocupada e impactada pelo problema. A campanha também enfatiza o diálogo como elemento da quebra desses tabus, suportando a mensagem de que ir ao banheiro é natural e, mais do que isso, saudável.
Os dois primeiros filmes da campanha estreiam nacionalmente em 21 de março e ficam no ar até o final de abril. A campanha conta com ativação em mídias sociais e nos canais digitais oficiais da marca, como twitter@Activia_Brasil e Fan Page no Facebook www.facebook.com/activiabrasil.
        
Sobre Activia - Activia está presente em mais de 40 países. Ao Brasil, chegou em janeiro de 2004 e hoje é a prin cipal marca dentro do setor de Produtos Lácteos Frescos do País, com 13% de market share (AC Nielsen / 2010). Activia é a marca de alimentos que mais investiu em mídia em 2010 (segundo o Monitor Evolution). De acordo com a pesquisa da Ipsos 2008, nove entre dez nutricionistas indicam o consumo de Activia. 
Visite o site www.activiadanone.com.br para conferir as dicas de saúde e a extensa linha de produtos Activia com tabela nutricional, entre outras novidades.

Sobre a Danone - O Grupo francês Danone é líder mundial de produtos lácteos frescos, vice-líder em águas, nutrição infantil e hospitalar. Reconhecida por sua proposta de contribuir para o bem-estar de seus consumidores, sempre de uma maneira prazerosa e saudável, a Danone é o terceiro maior grupo alimentício da Europa e o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo - o primeiro em países como a França, Espanha e Itália. Presente em mais de 120 países nos cinco continentes, a Empresa conta com mais de 80 mil colaboradores. Há 40 anos no Brasil, a Danone, desde o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas à variedade de opções de produtos lácteos frescos dos dias de hoje, revolucionou os hábitos de consumo e conquistou o paladar dos brasileiros, consolidando-se como sinônimo não só de iogurte, mas também de saúde e nutrição.
Informações para a imprensa :: Andreoli MSL
Amanda Assad – (11) 3169-9303 – amanda.assad@br.mslworldwide.com
Mariana Ramos – (11) 3169-9314 – mariana.ramos@br.mslworldwide.com
Mônica Lourenci – (11) 3169-9315 – monica.lourenci@br.mslworldwide.com

Seguidores

Arquivo do blog