Pesquisar no blog

sábado, 30 de abril de 2011

Uma goleada

O Guarani de Juazeiro goleou o Horizonte hoje por 4 a 0, no Romeirão. Garantiu assim vaga na final do Returno do Cearensão, uma vaga na Quartona do Brasileirão e no mínimo já é vice-campeão estadual de 2011.

Novo treinador


O Icasa já tem novo treinador. Dado Cavalcanti vai comandar o Verdão do Cariri no Campeonato Brasileiro Série B. O novo comandante alviverde desembarca em Juazeiro do Norte nesta segunda-feira e inicia os treinamentos às três da tarde, no CT Praxedão. O técnico virá acompanhado de um auxiliar técnico e um preparador físico.
O jovem Dado Cavalcanti tem apenas 29 anos e tornou-se o técnico mais jovem do país a conquistar um título, quando foi bi-campeão estadual em Rondônia pelo ULBRA/TO em 2006 e 2007. O treinador fez bons trabalhos dirigindo o Santa Cruz e o América de Natal e estava no Central de Caruaru. (www.icasafc.com)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Contra gripe

Vereador Ronivaldo Maia (PT) Líder da Prefeita na Câmara Municipal de Fortaleza, falou sobre o lançamento da campanha de vacinação contra a gripe e a Hepatite B no Plenário da Casa. O vereador imformou que amanhã será o Dia D, todos os postos de saúde de Fortaleza estarão abertos para atender a população. Além dos 92 postos fixos serão mais 111 minipostos e dois volantes vacinando na cidade. Ronivaldo Maia falou sobre a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), para o Lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e a Hepatite B, hoje, no Centro de Cidadania Aloísio Ximenes (Rua Dom Lino, 100 - Rodolfo Teófilo).
Segundo Ronivaldo o citado evento contará com as presenças do secretário municipal de saúde, Alexandre Mont’Alverne, e o coordenador de promoção e proteção a saúde, Manoel Fonseca. Durante a campanha de vacinação nacional os postos e mini postos de saúde estarão funcionando para vacinar o público alvo, das 8 às 17 horas, que vai até o dia 13 de maio, visando contribuir para a redução da morbimortalidade por influenza e suas complicações. O vereador destacou que para esta campanha o Ministério da Saúde vacinará crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer faixa etária, profissionais da saúde e população indígena e idosos na faixa de 60 anos ou mais. A campanha tem uma meta de vacinar no mínimo 80% do público alvo que corresponde a 162.251 idosos. 29.549 gestantes 46.521 crianças e 20.045 profissionais da saúde. O parlamentar disse ainda que no ano passado foram vacinados 80% dos idosos e que este ano será aplicada a vacina trivalente, um reforço para garantir proteção contra o vírus da influenza A (H3N2)Sazonal; influenza A (H1N1) e influenza B.A recomendação da SMS é que pessoas com sintomas de febre ou que tenham tido dengue recentemente e pessoas alérgicas a ovo ou timerosal não devem si vacinarem, concluiu. (Ana Memória).

Censura

Estadão há 637 dias sob censura.

Vivo EnCena

Acontece desta sexta-feira (29) a domingo (1) o Seminário A Sociedade em Rede e o Teatro em Fortaleza, no Centro Cultural Dragão do Mar. O evento reúne 40 selecionados que fazem uma imersão sobre teatro. Eles discutem com Rômulo Avelar, Cláudia Fabiano, Leonardo Brant, Rachel Gadelha, Wald Lima, Fernanda Martins, Isabel Fernandes, Maria Lúcia Pupo, Francis Wilker, Aldo Valetim, Maninha Morais e Maria Helena Cunha as políticas públicas e privadas para o teatro. A palestra de abertura nesta sexta fala de Produção e Gestão Cultural, desafios e paradoxos, com o produtor Rômulo Avelar. No sábado Maria Lúcia Pupo fala da experiência teatral e o encontro com o outro, tem uma mesa redonda sobre sustentabilidade no setor do teatro – realidade ou utopia; e compartilhando experiência com Cláudia Fabiano. No sábado Maria Lúcia Pupo fala da experiência teatral e o encontro com o outro, tem uma mesa redonda sobre sustentabilidade no setor do teatro – realidade ou utopia; e compartilhando experiência com Cláudia Fabiano. O Seminário A Sociedade em Rede e o teatro em Fortaleza termina no domingo com o workshop O Artista gestor, Negócios Culturais Sustentáveis com marai Helena Cunha e Leonardo Brant. O curador do seminário, Expedito Araújo, avisa que a palestra desta sexta-feira é aberta ao público, mas os debates de sábado e domingo serão exclusivos para quarenta selecionados. O seminário uma promoção da Vivo que já passou por Brasília e Rio de Janeiro. E ai vai para Porto Alegre, Salvador, Manaus e Recife.

Comunidade Carrapicho

Há cerca de um mês, dez colaboradores do Aterro Sanitário de Caucaia e mais 13 moradores da comunidade do Carrapicho estão ganhando um motivo a mais para sorrir: o acesso ao conhecimento. Em parceria com a Secretaria de Educação de Caucaia e o Governo do Estado do Ceará, o Grupo Marquise está promovendo aulas de alfabetização para esse grupo de pessoas, por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
De acordo com a analista de Gestão de Pessoas da área de Serviços Ambientais Sustentáveis da Marquise, Mônica Feitosa, a iniciativa faz parte dos projetos de responsabilidade social do Grupo. “Esse investimento resulta no acesso ao conhecimento e no aumento da autoestima e da motivação dos colaboradores. Além disso, ainda estreita o compromisso deles e aproxima a família do colaborador junto à empresa”, completa.
O projeto integra atividades tradicionais e trabalhos lúdicos, ministrados por uma professora da comunidade e acompanhados pela Marquise. Os alunos recebem material escolar personalizado, uniforme e lanche na escola. Tudo para estimular o aprendizado da turma. As aulas de alfabetização iniciaram em meados de março e acontecem sempre à noite, de segunda a quinta-feira, na Escola Maria Luiza Vale Forte. O período previsto para o encerramento das atividades é em novembro deste ano, quando o projeto completa oito meses.
O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Ministério da Educação, é uma porta de acesso à cidadania e tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos, colaborando para elevar o índice de escolaridade no país. É desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na Região Nordeste.
Sobre o Grupo Marquise - Formado por dez empresas, o Grupo Marquise está presente em 11 estados brasileiros e atua nos segmentos de Engenharia de Infraestrutura, Incorporação, Serviços Ambientais, Finanças, Hotelaria e Comunicação. Com 36 anos de existência, a qualidade dos serviços e produtos do Grupo Marquise é resultado de um modelo empresarial que investe constantemente no aperfeiçoamento de seus processos. Esta realidade só é possível através de um moderno sistema de gestão pela qualidade total, acompanhado do incentivo ao desenvolvimento humano e tecnológico. Atualmente, são mais de 5.000 colaboradores, sempre em busca de proporcionar qualidade de vida aos clientes através dos produtos e serviços ofertados pelo Grupo Marquise.
Serviço
Projeto Alfabetizar
Local: Escola Maria Luiza do Vale Forte - Rua Célio Candido, S/N – Carrapicho – Caucaia.
Dias: de segunda a quinta-feira
Horário: das 18h30 às 21h. (VSM Comunicação).

Seminário Vivo

O curador do seminário "A Sociedade em Rede e o Teatro em Fortaleza", Expedito Araújo me disse ontem, na Livraria Cultura, que não é prioridade da Vivo construir um Teatro em Fortaleza. "Mas tudo pode ser repensado", deu esperanças.
Expedito Araújo comanda a partir de hoje às oito da noite o seminário, que acontece, no Centro Cultural Dragão do Mar. O seminário terá amanhã e domingo imersão de 40 pessoas selecionadas. Hoje a abertura é franqueada a todos interessados em Teatro. A abertura será feita por Rômulo Avelar, que falará sobre "Produção e Gestão Cultural: desafios e paradoxos".
Amanhã e domingo os imersos vão debater com Maninha Moraus, isabel Cristina Fernandes, Rachel Gadelha, Wald Lima, Cláudia Alves, Maria Lúcia Pupo, Maria Helena Cunha, Leonardo Brant, Aldo Valetim, Fernanda Martins e Francis Wilker.
O seminário visa mobilizar ainda artistas, estudantes, educadores, gestores e produtores ligados às artes cênicas, para que repensem novos modelos mercadológicos para o setor. Você pode encontrar mais informações no site www.seminariosvivoencena.blogspot.com.
Parlato - Agência de Comunicação Integrada - (81) 3342.0019/ 9114.7451
Ana Lins - ana@parlato.com.br
Patrícia França - patricia@parlato.com.br Paulo Corrêa - paulo@parlato.com.br Marcellus Rocha - marcellus.lima@vivo.com.br

Santificados

"O Povo virá neste sábado, 30, com uma edição bem especial. Além da cobertura factual, colunas e reportagens, o leitor vai conferir o primeiro caderno da trilogia Santificados, que abordará a fé popular do nosso povo, através da veneração espontânea de mártires que viraram “santos”. Não são os santos com o aval da Igreja católica ou qualquer outra igreja. São pessoas santificadas pela imensa capacidade do cearense de acreditar e se devotar.
Em 16 páginas, a equipe de jornalistas traz um diálogo com toda essa fé espontânea. A trilogia é um resgate dos mártires, os santos anônimos, que estão longe dos altares e mais perto das beiras das estradas. O primeiro caderno foca o Cariri e abre a cobertura do O Povo sobre os 100 anos do Juazeiro do Norte.
O projeto Santificados foi desenvolvido ao longo dos seis meses pelo Núcleo de Reportagens Especiais do O Povo. Repórteres e fotógrafos percorreram sertões, serras e litoral catando toda essas manifestações de fé. O projeto gráfico é concepção do editor do Núcleo de Imagem do O Povo, Gil Dicelli, que se inspirou nos santuários das nossas casas, muito mais que peças de decoração, uma estética construída quase na ancestralidade.
Os próximo cadernos serão encartados – gratuitamente – no O Povo, nos dias 15 de maio e 5 de junho, respectivamente. Os textos são de Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Emerson Maranhão e Felipe Araújo, com artigo do jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho.
Em 2010, O Povo trouxe a trilogia de reportagem Inquisição - No Rastro dos Amaldiçoados, que rendeu vários prêmios locais e nacionais.
Joelma Leal
Assessora de Imprensa do Grupo de Comunicação O Povo
(85)3255.6055

Ferreira Aragão

"Um pronunciamento enérgico e cheio de emoção. Assim foi o tom do discurso do deputado Ferreira Aragão, líder do PDT, na sessão de ontem, na Assembléia Legislativa. Ferreira defendeu melhorias para o município de Sobral, que receberá doação de um imóvel para a construção de equipamentos públicos de habitação social e esportivos. A mensagem 7.250/11 foi aprovada pelos parlamentares.
Ferreira Aragão lembrou que existem centenas e centenas de famílias pobres precisando de um lar, jovens e adolescentes que necessitam de mais equipamentos esportivos para praticar o seu esporte preferido. Para ele, o governador Cid Gomes (PSB) está apenas cumprindo as promessas de campanhas. “O povo de Sobral merece. Estamos plenamente de acordo com a mensagem do governador. Somos a favor do desenvolvimento das cidades”, disse.
Outros deputados como Carlomano Marques (PMDB), Patrícia Saboya (PDT), Sérgio Aguiar (PSB), Welington Landim (PSB) e Antônio Carlos (PT) deram apoio ao pronunciamento do deputado Ferreira Aragão e aprovaram a mensagem.
Marconi Alves
Assessoria de Imprensa

Promotores visitam ExpoCeará

Atraído ao Ceará pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), grupo  formado por alguns do maiores promotores de feiras e eventos do Brasil e do mundo, chega a Fortaleza na próxima quinta (cinco de maio). A iniciativa do secretário Bismarck Maia visa apresentar o ExpoCeará  a experts do setor de turismo de feiras e eventos, tais como Marly Parra e  Anselmo Martins, respectivamente vice-presidente e diretor operacional da empresa Reed Exibitions,organizadora do Salão do Automóvel.
Ainda integrando o grupo, Ivan Bose do Amaral , da Brazil Trade Show (BTS) , empresa especializada em mídias de negócios; Jorge Souza, da  CouroModa; Anselmo Carvalho, da Feira e C&A, Fávio Andrade, do Grupo  IHG; Laura Mazi, da TAM e Milton Longobardi,Katia Matoso e Lívia Holanda, da Spturis, dentre outros .
O ponto alto da estada desses líderes do segmento de feiras e eventos será a visita à obra do ExpoCeará, onde acontecerá palestra técnica de Bismarck Maia, às nove horas da sexta-feira, seis de maio, com coletiva de imprensa. No período de seis a oito de maio , o grupo cumprirá agenda na capital e nos principais destinos turísticos dos Litorais Leste e Oeste da Região Metropolitana.
Na cadeia produtiva do turismo do Ceará, o segmento de feiras e eventos é responsável por grande impacto na economia. Segunda dados da Setur, os gastos percapita desses visitantes é de R$ 1,65 mil gerando uma receita turística de R$ 297,1 milhões. A taxa de permanência é, em média, sete dias com um gasto diário de R$ 235,71.
Carmen Inês Matos Walraven
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
(85) 3101.4654/4661

Designer ganha prêmio CNPq

"O designer Arnaldo da Silva Mota, recém empossado no cargo de programador visual do Instituto Federal do Ceará, esteve em Brasília, na última quarta-feira (27), ocasião em que foi condecorado pela escolha da logomarca, de sua autoria, no concurso comemorativo aos 60 anos do CNPq. Concorrendo com 182 trabalhos inscritos em todo o país, sua produção artística lhe valeu o prêmio de 15 mil reais, estando o IFCE orgulhoso de ter nos seus quadros, a partir de agora, um servidor experiente e criativo na área de designer.
Deborah Susane Sampaio Sousa

Jornalista - Reitoria IFCE
Comunicação Social
Tel: (85) 3307-3626
www.ifce.edu.br

AL-CE homenageia sete cidades

A Assembleia Legislativa do Ceará homenageia, na próxima terça, dois de maio, sete municípios na segunda edição da Jornada Municipalista. O evento ocorrerá no Plenário 13 de Maio, às 9 horas. A Capital do Estado, Fortaleza, será uma das homenageadas. Foram convidados os secretários estaduais de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, e de Educação, Izolda Cela. Os dois falarão dos projetos do Governo do Estado de suas respectivas pastas voltados para o desenvolvimento de cada município participante.
O objetivo do evento – promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) - é propiciar a interação entre as instâncias municipais e o Estado para fortalecer a democracia, a cidadania e os anseios da população cearense na formação de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento econômico do Ceará. “O que inspirou a viabilizar as jornadas foi uma forte convicção de que o município representa a base sólida sobre o qual está fixado o edifício da política e da cidadania”, afirmou o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB).
Fortaleza, Quixeré, Nova Olinda, Acarape, Barreira, Graça e Deputado Irapuan Pinheiro são os municípios que aniversariam em abril e que serão homenageados na segunda edição da Jornada Municipalista. Além de prefeitos, são convidados para participar da solenidade presidentes de câmaras municipais, vereadores e juízes de cada município.
Mais informações:
Assessoria de imprensa do Inesp
Jô Abreu: 3277.3709
Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Daniel Sampaio: 9627.8187
Andrea Fontenele: 9991.6979

Temática Jurídica

São quatro abordagens diferentes para filmes com temática jurídica. É a mostra "Cinema e Justiça", que o Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-Fortaleza-CCBNB (Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) exibe na próxima semana, de quatro a sete de maio (quarta-feira a sábado).
A partir do encontro entre as câmeras cinematográficas e os tribunais, foram selecionados quatro filmes para a mostra: "Meu primo Vinny", de Jonathan Lynn, comédia sobre o contraste entre a inexperiência de um advogado e os trâmites legais; "O povo contra Larry Flynt", de Milos Forman, que aborda a luta por liberdade de expressão da revista Hustler, versão mais popular de Playboy; "Filadélfia", de Jonathan Demme, sobre o direito ao trabalho e a luta contra a injustiça e o preconceito; e "Amistad", de Steven Spielberg, uma história real sobre a luta de homens e mulheres por um direito fundamental, a liberdade.
Após as exibições, cada filme será comentado e debatido, junto com a plateia, por Valdo Aderaldo - compositor, radialista e aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). (Luciano Sá - Assessoria de Imprensa do CCBNB-Fortaleza).

Misaki

"Sempre em busca de novos sabores para os seus clientes, o Misaki, restaurante localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza, que aposta no conceito de japonês contemporâneo, apresenta nesse mês seu novo menu do almoço executivo. Com pratos variados e temperos diferenciados, foram criados sete novos pratos, disponíveis de segunda à sexta-feira, das 12 horas às duas e meia da tarde.
Quem procura pratos elaborados atrelados a preços acessíveis encontra no almoço executivo do Misaki um mix de sabores criados pelo chef Juscelino Meneses. Entre as opções estão o Filé com molho Shimeji, acompanhado de batata rosti, e o Filé Kaikan, servido com risoto de funghi. A carne branca do Frango Kanbi ganha um sabor especial com molho agridoce, banana e arroz de brócolis. Os peixes também compõem o cardápio. A Tilápia com arroz de açafrão é servida com palmito e vinagrete de tomate cereja. Já o Sirigado Seiki acompanha arroz de vagem e acelga ao alho e óleo e o Sirigado Kin, risoto de alho poró. Para completar, o Salmão Aka vem com talharim ao molho pesto. Todos os pratos possuem duas opções de entrada: salada de folhas e casquinha de caranguejo.
Além dos pratos, o Misaki oferece também duas opções com sushis: o Misaki Executivo, com 4 maki hi
shake, 4 hot Misaki, 2 niguiri de salmão e 2 niguiri skio e o Sushiman Executivo, composto por 2 niguiri
salmão, 2 niguiri robalo, 4 hossomaki filadelfia e 4 hot ebi cheese. Ambos os combinados têm como entrada duas trouxinhas de camarão e mini sunomono.
“O nosso objetivo é sempre renovar nosso cardápio, sugerindo pratos variados que agradam os mais diversos paladares. Atrelado ao sabor, buscamos desenvolver pratos balanceados e saudáveis, supervisionados pela nossa nutricionista”, afirma Deda Gomes, diretor do Grupo Geppos, composto pelos restaurantes Geppos, Cabaña del Primo e Misaki.
Sobre o Grupo Geppos - O Grupo Geppos começou há 21 anos, quando abriu a primeira pizzaria à forno de lenha na capital cearense. Em 1997, já com a identidade Geppos, o restaurante adotou o conceito de espaço gastronômico. A partir de 2006, houve o reposicionamento do Grupo no mercado e a chegada de duas novas casas, o restaurante japonês Misaki e o restaurante de carnes Cabaña Del Primo. Especializada em cortes especiais, a casa foi selecionada pela Veja Fortaleza de 2009 como o Melhor Restaurante de Carnes da cidade e integra a nova edição do Guia Quatro Rodas. Os restaurantes do Grupo foram nomeados ainda no Guia de Gastronomia 2010 da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Secção Ceará (Abrasel-CE), um roteiro de gastronomia, lazer, entretenimento e turismo. Todas as casas abrem de segunda a segunda e só fecham com a saída do último cliente. (AD2M Comunicação)
Serviço
Almoço Executivo - Misaki
Disponível de segunda à sexta-feira, das 12 horas às 14h30.
Preços: Entrada + prato: R$ 29
Entrada + sushi: R$ 34
Avenida Desembargador Moreira, 1031 – Shopping Jardins Open Mall – Aldeota – Fortaleza - Ceará
Telefone: (85) 3433.1050
Capacidade: cerca de 90 pessoas
Cartões: MasterCard, Visa e American Express

Novo PV

Deputados estaduais visitam hoje (29), às 9 horas, as obras do Estádio Presidente Vargas. Segundo o requerimento aprovado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o objetivo é acompanhar de perto a finalização das obras na praça esportiva e verificar os benefícios que serão gerados ao esporte cearense com a reforma do estádio. A visita é uma parceria entre Assembleia e a Secretária de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel).
Em reforma desde janeiro de 2010, o Estádio Presidente Vargas está com suas obras quase concluídas, faltando finalizar apenas a parte destinada à imprensa. Quando for reaberto, o novo PV terá sua capacidade ampliada para pouco mais de vinte mil torcedores, atendendo as exigências de acessibilidade universal da Fifa, da Confederação Braasileira de Futebol (CBF) e do Estatuto do Torcedor.
Mais informações com as Assessoras da Secel (Secretaria de Esporte e Lazer), Luciana de Paula (8776-6181) ou Isabelle Azevedo (8868-7186), também pelo telefone 3105-1342

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Boa ação

No vôlei de praia eles são referências. No campo da solidariedade são também campeões. Amanhã, a Associação Peter Pan (APP), na luta por “transformar a história do câncer infantil no Estado do Ceará”, recebe as visitas de ilustres personagens do esporte brasileiro, mundialmente consagrados.
 Estarão na APP o paraense Rogério de Sousa (Pará), campeão mundial de vôlei de praia ao lado de Guilherme Marques, em 1998; e os cearenses Franco e Roberto Lopes, dupla campeã mundial em 1993 e 1995, e Shelda conquistou os mundiais de 1999 e 2001, jogando com a carioca Adriana Behar.
Os quatro chegarão às 15 horas e conhecerão os trabalhos e toda a estrutura da Associação, o Centro Pediátrico do Câncer recém-inaugurado. Trarão apoio, carinho e conforto a tantas crianças, adolescentes e pais presentes. Uma jogada para eternizar de solidariedade esses vencedores atletas do bem.

Primeiro finalista do Returno

Do jogo de sábado, às 15h45, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, entre Guarani e Horizonte, sai o primeiro finalista do Returno do Cearensão 2011. O Galo do Tabuleiro que deu adeus a Copa do Brasil após com uma bela campanha cinco jogos sem derrota, perdendo apenas para o Flamengo, no Domingão, ontem, por 3 a 0, agira está ficado em ser finalista do Returno.
“Nada de diminuir o ímpeto, pois agora neste sábado temos um jogo de grande importância, que pode definir o calendário para o resto do ano e as pretensões do Horizonte para seu futuro”, disse o treinador do Horizonte, Roberto Carlos Santos. Além da vaga na final está em jogo a classificação para o Campeonato Brasileiro da Série D (Quartona), onde o Galo tem todas as condições de brigar pelo título e repetir o feito do Guarany de Sobral que foi campeão no ano passado.
O Guarani será definido hoje pelo treinador Júlio Araújo, a exemplo do Horizonte, por parte do técnico Roberto Carlos. Cleuton Lima apita com assistências de Mardônio Ribeiro e Carlos Feitosa. O quarto árbitro é César Magalhães.
Para Ceará x Guarany, o árbitro é Luzimar Siqueira com Marcos Brígido e Rudson Aquino, nas assistências. O quarto árbitro é Anderson Lima.
TESTE CBF
A partir da próxima segunda-feira (dois de maio), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através da sua Comissão de Arbitragem, realizará em Fortaleza até quatro de maio uma avaliação dos árbitros cearenses com vistas a preparar o Quadro Nacional de árbitros e assistentes.
Os testes acontecerão nos dias dois e três, na pista de Atletismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), e no dia quatro, no Centro de Treinamento do Nordeste (Ceten), em Itaitinga. Participarão da avaliação 10 árbitros e 14 assistentes, além de cinco assessores.

Economia Criativa

O termo Economia Criativa ainda é relativamente recente, mas seu significado e seu impacto nas empresas nos próximos anos já são sentidos e previstos de forma bastante clara. Se antes a principal moeda de troca das empresas eram seus produtos físicos, hoje as idéias ganharam um espaço de destaque nas corporações.
Cada vez mais, o valor econômico da atividade empresarial está ligado ao conteúdo cultural. Organizações de todo o mundo aplicam os conceitos da Economia Criativa a fim de ocupar espaço no mercado de trabalho e fugir da competição predatória.
Como Economia Criativa, podemos incluir todos os produtos e serviços relacionados ao conhecimento e à capacidade intelectual, estimulando o desenvolvimento social e o empreendedorismo por meio do envolvimento de casa participante. Dessa forma, a Economia Criativa contribui significativamente para a geração de emprego e renda.
SEMINÁRIO - Mas será que a idéia da Economia Criativa está clara para os empresários? Como utilizar a Economia Criativa na minha empresa? Quais benefícios reais que a Economia Criativa Oferece? Para esclarecer essas e outras dúvidas, a InfoBrasil 2011 inclui na sua programação o seminário “Economia Criativa”, que foi realizado hoje, no Centro de Convenções Edson Queiroz.
 O evento teve duração de quatro horas e contou com as seguintes palestras: “Economia Criativa”, proferida pela fundadora da empresa de consultoria "Garimpo de Soluções - economia, cultura e desenvolvimento" e consultora da ONU, Ana Carla Fonseca Reis; “Potencialidades da cultura para a construção do desenvolvimento”, ministrada pela secretária especial de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; e “Relatos de experiências exitosas – Projeto Agentes Digitais”, realizada coordenadores do projeto Agentes Digitais, Raimir Holanda e Karine Pinheiro. Para saber mais acesse www.infobrasil.inf.br. (Assessoria de Imprensa).

PMF na InfoBrasil 2011

As ações desenvolvidas na área de Tecnologia da Informação da Prefeitura serão apresentadas durante a InfoBrasil 2011. O evento acontece no Centro de Convenções Edson Queiroz até amanhã, das 14 às 21 horas e conta com uma programação de atividades especiais desenvolvidas em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Educação (SME), Finanças (Sefin), Saúde (SMS), Autarquia Municipal de Cidadania (AMC), além da Célula de Tecnologia da Informação da Prefeitura. O stand da Prefeitura abordará projetos de inclusão digital e sistemas informatizados, como os programas que estimulam a utilização de Software Livre, Notas Fiscais Eletrônicas, Softwares Corporativos, Fortaleza Digital, Gestão do Trânsito, entre outros. Informações: 3452-4562. 

InfoBrasil 2011

A InfoBrasil 2011 é uma verdadeira aula de campo para centenas de estudantes. Estou impressionado com o sucesso do evento comandada por Marluce Aires há 37 anos. Segue até amanhã, no Centro de Convenções Edson Queiroz.

E o Orós sangrou

E o novo PV

www.pgj.ce.gov.br - O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público do Ceará, sob a coordenação da procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos, recebeu, na manhã de ontem, representantes da Prefeitura de Fortaleza e da Federação Cearense de Futebol (FCF) para tratar das pendências nas obras do Estádio Presidente Vargas (PV).
Após exposição sobre a atual situação do novo Estádio Presidente Vargas e dos laudos técnicos já emitidos, ficou definido que o Ministério Público irá aguardar a apresentação dos laudos complementares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e, ainda, informações sobre alguns itens de estrutura, como condições do gramado e das cabines de imprensa. Somente após o recebimento dessa documentação, o Ministério Público irá emitir manifestação sobre a praça desportiva.
Na ocasião, estiveram presentes o promotor de Justiça e membro do Nudetor, Pedro Casimiro; o secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; o secretário executivo regional IV, Estévão Romcy; o secretário municipal de Infraestrutura, Luciano Feijao; o presidente da FCF, Mauro Carmélio; o procurador Adjunto da PGM, Marcelo Bezerra; o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Landim; e representantes da Fujita Engenharia, Liana Fujita, Océlio Valente e Cláudio Caracas.
--

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Horizonte 0x3 Flamengo

O Flamengo será o adversário do Ceará na busca de ser semifinalista da 23ª Copa do Brasil. Hoje à noite, o Mengão despachou o Horizonte, no estádio Domingão ao golear por 3 a 0, com gols de Galhardo, Deivid e Willians. O Ceará eliminou o Grêmio Prudente, fazendo 2 a 1, ontem, no Prudentão.
O Horizonte se abriu para o Flamengo no começo da partida e acabou sendo castigado aos oito minutos, quando Galhardo num chute cruzado pegou Alex adiantado e fez seu primeiro gol como jogador profissional do Flamengo. O Horizonte partiu na busca do empate, mas a objetividade mandou lembrança. Siloé bem marcado não realizou um bom primeiro tempo. Júnior Cearense tentou através de cobranças de falta. Elanardo buscou através de gol olímpico nas batidas de escanteios. Isaac desengonçado aos 43 minutos. Mas não deu. Precisamente aos 45 minutos, Héber Roberto Lopes encerrou a etapa inicial de 1 a 0 para o Flamengo, com domínio da posse de bola do Flamengo na proporção de 58% contra 42% do Horizonte.
O segundo tempo começou sem substituições nas duas equipes. Melhor para o Flamengo que aos quatro minutos numa jogada individual de Thiago Neves, que se livrou da marcação e rolou livre para Deivid fazer 2 a 0. Roberto Carlos Santos de imediato tirou o volante Válter para entrada do atacante André Cassaco. Mas fazer três gols para ganhar o direito de enfrentar o Ceará nas quartas era uma tarefa muito difícil. E foi. O Galo até que tentou, porém teve Hércules expulso aos 29 e Diego Palhinha sem inspiração. Isso fizeram com que o Horizonte perdesse a partida e está eliminado da sua primeira Copa do Brasil. O Flamengo por pouco não marcava 3 a 0, aos 13 numa falta cobrada por Thiago Neves; aos 22 com Wanderley, aos 27 com Deivid, mas fez aos 35 num golaço de Willians que saiu do meio campo levando a zaga formada por Carlinhos e Da Silva e ainda driblou o goleiro Alex antes de fechar a goleada. Agora o Mengão vai enfrentar pela terceira vez nesta 23ª Copa do Brasil um time cearense. Desta vez, o Ceará, depois de eliminar o Fortaleza (segunda fase) e Horizonte (oitavas).
O Mengão fica no Ceará até sábado. Está concentrado no Gran Marquise Hotel e sexta apronta no Ceten, de Itaitinga para viajar no sábado para enfrentar o Vasco domingo na decisão da Taça Rio, no Engenhão.
FICHA TÉCNICA
Horizonte: Alex; Robert, Carlinhos, Douglas e Júnior Cearense (Da Silva); Válter (André Cassaco), Elanardo, Hércules e Diego Palhinha; Isac (Lúcio Maranhão) e Siloé. Técnico: Roberto Carlos Santos. Flamengo: Felipe; Galhardo, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Bottinelli (Fierro), Renato Abreu e Thiago Neves (Diego Maurício); Deivid e Wanderley (Luís Felipe). Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR).  Cartão amarelo: Carlinhos, Hércules, Siloé, David Braz e Galhardo. Cartão vermelho: Hércules. Gols: Galhardo, aos oito minutos do 1° tempo; Deivid, aos quatro; e Wilians aos 35 minutos do 2° tempo.
OUTROS RESUTADOS
Ainda pela Copa do Brasil: Grêmio Prudente 1x2 Ceará, São Paulo 1x0 Goiás e Vasco 0x0 Náutico. Amanhã tem Caxias (RS) x Coritiba (PR), de onde sai o adversário do Palmeiras (SP), nas quartas-de-final. Já definidos os confrontos: Ceará x Flamengo; Vasco x Atlético (PR) e São Paulo x Avaí (SC).

Primeiro Tempo: Horizonte 0x1 Flamengo

O Horizonte se abriu para o Flamengo no começo da partida e acabou sendo castigado aos oito minutos, quando Galhardo num chute cruzado pegou Alex adiantado e fez seu primeiro gol como jogador profissional do Flamengo. O Horizonte partiu na busca do empate, mas a objetividade mandou lembrança. Siloé bem marcado não realizou um bom primeiro tempo. Júnior Cearense tentou através de cobranças de falta. Elanardo buscou através de gol olímpico nas batidas de escanteios, mas não deu. Precisamente aos 45 minutos, Héber Roberto Lopes encerrou a etapa inicial de 1 a 0 para o Flamengo.

FICHA TÉCNICA
Horizonte: Alex; Robert, Carlinhos, Douglas e Júnior Cearense; Válter, Elanardo, Hércules e Diego Palhinha; Isac e Siloé. Técnico: Roberto Carlos Santos.
Flamengo: Felipe; Galhardo, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Bottinelli, Renato Abreu e Thiago Neves; Deivid e Wanderley. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR).
Cartão amarelo: Carlinhos e David Braz.
Gol: Galhardo, aos oito minutos do primeiro tempo.

Começa Horizonte x Flamengo

  • Horizonte: Alex; Robert, Carlinhos, Douglas e Hércules; Válter, Elanardo, Júnior Cearense e Diego Palhinha; Isac e Siloé. Técnico: Roberto Carlos Santos.
  • Flamengo: Felipe; Galhardo, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Bottinelli, Renato Abreu e Thiago Neves; Deivid e Wanderley. Técnico: Vandelei Luxemburgo.
  • Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR). 

Almoço adesão



(www.cearasc.com) - O Presidente do Conselho Deliberativo do Ceará Sporting Club, Humberto Aragão Filho, convida todos os conselheiros do clube para participar do “almoço adesão” que será realizado às 12h30min, da próxima sexta-feira (29). O almoço será no Marina Park Hotel, situado na Avenida Presidente Castelo Branco,  400, Praia de Iracema.
O evento faz parte das diversas atividades que mensalmente serão desenvolvidas pelo Conselho Deliberativo e tem por objetivo principal à sua divulgação perante os membros do Conselho. Neste encontro, o Conselho Deliberativo estará fazendo uma homenagem para os senhores, Dr. Mota Pontes e Dr. Luis Campos, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao nosso glorioso Ceará Sporting Club.
Informamos, que no local do encontro haverá uma equipe do Sou Mais Ceará para acolher a adesão ao PROGRAMA SÓCIO DIAMANTE, de forma que, o conselheiro que ainda não regularizou a sua situação financeira junto ao Conselho Deliberativo possa fazê-lo com comodidade.
Humberto Aragão Filho
Presidente do Conselho Deliberativo

Mudanças políticas em O Povo

Após 15 anos à frente da coluna Política, Fábio Campos despede-se das colunas publicadas de terça a sábado e passa a publicar análises mais extensas, às quintas e aos domingos no jornal O Povo. Na coluna de hoje, o jornalista faz um breve resumo das cinco mil colunas já publicadas http://www.opovo.com.br/app/colunas/politica/2011/04/27/noticiapolitica,2158935/em-mais-de-cinco-mil-colunas.shtml
Campos permanecerá no O Povo: “Escreverei artigo nas edições de quinta-feira. Aos domingos, assinarei um generoso espaço de meia página. No portal, fornecerei oxigênio ao blog do Fábio Campos(http://blog.opovo.com.br/blogdofabiocampos). Na TV O Povo (às segundas-feiras) manterei o (programa) Jogo Político. Deixo o colunismo nosso de cada dia também para me dedicar a projetos especiais junto ao comando do Grupo de Comunicação O POVO. Projetos de referência, a exemplo do Anuário do Ceará, que tem (e permanecerá tendo) a minha assinatura como editor-geral”, resume. 
Os espaços serão preenchidos por jornalistas já conceituados do O Povo. Érico Firmo permanece como editor adjunto do Núcleo de Conjuntura, deixa a coluna “Menu Político” do People e passa a escrever a coluna “Política”, de terça a sábado.
 Já Erivaldo Carvalho, assume a coluna às segundas (e não mais aos sábados), continua como editor executivo do O Povo On line e no comando do Debates do POVO, da rádio O POVO/CBN.
Para finalizar as alterações na Política, a jornalista Kamila Fernandes deixa de escrever a coluna Política aos domingos e responderá pelo espaço “Menu Político”, no caderno People, aos domingos. Na TV O Povo, Kamila é editora-chefe de Jornalismo e âncora do Studio News.
Em resumo:
Érico Firmo – terça a sábado (coluna Política)
Erivaldo Carvalho – às segundas (coluna Política)
Fábio Campos – quinta e domingo (coluna Fabio Campos)
Kamila Fernandes – domingo (Menu Político)
(Joelma Leal - assessora de imprensa do Grupo O Povo).

Vozão nas quartas

O Ceará carimbou seu passaporte para as quartas-de-final da Copa do Brasil, hoje à noite, ao repetir o placar do jogo de ida (2 a 1) contra o Grêmio Prudente (SP). O Vozão fez o placar ainda no primeiro tempo e segurou o resultado na etapa final. O Ceará está entre os oito melhores do certame. Amanhã, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promove o sorteio da ordem dos jogos das quartas-de-final.
O Ceará começou a partida de forma avassaladora e logo aos 33 segundos Iarley abriu o placar com a ajuda do goleiro Leandro, que acabou colocando a bola para dentro da trave. O Prudente partiu para o jogo e criou algumas chances, mas foi o Vozão que ampliou aos 22 através de João Marcos que completou jogada iniciada por Iarley. O time paulista de tanto tentar conseguiu diminuir no final do primeiro tempo com Eraldo, aos 44 minutos.
Para a etapa final o Prudente veio sem Elivélton para entrada de Léo. Logo em seguida saiu Juan para ingresso de Rainer. A pressão continuou grande em busca do empate e da virada. Porém o Prudente encontrou uma barreira pela frente formada pela zaga alvinegra e pelas grandes defesas de Fernando Henrique. Aos 22 minutos a zaga do Vozão ganhou o reforço de Heleno, mas logo na primeira jogada Heleno entrou duro em Léo e foi expulso. De imediato Vágner Mancini tirou Iarley e colocou Eusébio para suprir a ausência de Heleno. Aos 32 após Marcelo Nicácio receber cartão amarelo saiu para a entrada de Washington, a última substituição alvinegra. O Ceará mesmo com 10 jogadores segurou a vitória em 2 a 1 até os quatro minutos de acréscimos. Assim carimbou passaporte para quartas-de-final da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA - Grêmio Prudente: Leandro; Rafael Tesser, Rodrigo Arroz, Ednei e Rai; Anderson Pedra, Juan (Rainer), Saldanha e Audálio (Thiago); Elivélton (Léo) e Eraldo. Técnico: Márcio Goiano. Ceará: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Vicente; Michel, João Marcos, Thiago Humberto (Heleno) e Geraldo; Marcelo Nicácio (Washington) e Iarley (Eusébio). Técnico: Vágner Mancini. Árbitro: Marcos Pereira (MS).  Cartão amarelo: Léo, Saldanha, Iarley e Marcelo Nicácio. Cartão vermelho: Heleno. Gols: Iarley, aos 33 segundos; João Marcos, aos 22 minutos; e Eraldo, aos 44 minutos do primeiro tempo.

Cativas no Pici

O Conselho Deliberativo do Fortaleza lançou uma nota explicando a situação do time e lançou uma campanha para venda de cadeiras cativas no Estádio Alcides Santos, no Pici. “A situação financeira do nosso clube é delicada. Se quisermos progredir e levar novamente nossa torcida ao delírio, aos gritos de outrora, precisamos de um bom elenco. De nada adiantarão as nossas lamentações. Não tivemos garra suficiente para atingirmos o tão sonhado penta campeonato. Mas a luta em busca de recuperarmos nosso espaço na Série B do Brasileirão deve começar agora”, diz a nota.
O Conselho destaca que “há necessidade urgente de se dar uma arrumada no nosso Clube. E é para isso que o Conselho Deliberativo convoca a família Tricolor nesse momento. Queremos pedir novamente a sua ajuda. Adquira uma cadeira cativa no estádio Alcides Santos, assim o fazendo, você terá lugar garantido em local privilegiado do nosso estádio, no período de maio de 2011 até dezembro de 2012”.
Segundo o Conselho, “o estádio possui 119 cadeiras cativas. Estamos disponibilizando cem delas para venda entre os conselheiros, amigos e os antigos donos, cuja cessão expirou no mês passado. O preço é apenas R$ 1,5 mil, que podem ser pagos à vista ou em até 3 parcelas. Se contarmos com a ajuda dos fiéis tricolores e atingirmos nossa meta, que é vender todas as cadeiras, teremos R$ 150 mil em caixa para cobrir despesas inadiáveis.”
Para o Conselho “se por enquanto não temos muitas emoções em campo para oferecer, é certo que com sua ajuda valiosa e amiga, teremos, em pouco tempo, a formação de um elenco para chegarmos a Série B, que é nossa obrigação”.
O Conselho espera “que todas as cadeiras disponíveis sejam adquiridas, seja por conselheiros ou amigos do Fortaleza.” A comercialização está sendo feita pelo próprio Conselho Deliberativo, através dos fones 85-3055.5655 e 85-9171.3456.

Sociedade em Rede

Rômulo Avelar, gestor cultural e consultor do Grupo Galpão a mais de 10 anos, irá ministrar, no dia 29 de abril, às 20 horas, no Teatro do Centro Dragão do Mar, a palestra de abertura do 1º Seminário A Sociedade Em Rede e o Teatro no Nordeste, intitulada Produção e gestão cultural: desafios e paradoxos. Realizado pela Vivo e pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
Autor da obra O Avesso da Cena: Notas sobre Produção e Gestão Cultural, Romulo Avelar falará sobre alguns pontos do seu livro, partindo de uma análise do contexto cultural brasileiro. Avelar também abordará caminhos para a busca da sustentabilidade em grupos artísticos e organizações culturais e a responsabilidade dos artistas, produtores e gestores nesse sentido.
Sobre o Seminário- O Seminário A Sociedade em Rede e o Teatro integra o programa Vivo EnCena, que faz no campo do teatro o que a empresa Vivo vem fazendo no campo da música com o Conexão Vivo, no campo audiovisual com o Vivo Arte.Mov e no campo de arte e tecnologia com o Vivo Lab. Todos estimulam o encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras, promovendo intercâmbios na busca de resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.
O Seminário será realizado de 29 de abril a 1° de maio e terá como pilares os conceitos atuais de economia criativa, sociedade em rede e sustentabilidade. A iniciativa conta com a curadoria de Expedito Araújo e a participação de especialistas renomados na área de cultura.
As atividades que serão realizadas em Fortaleza surgem como sinergias da parceria entre o Programa Cultural Vivo EnCena e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e, tendo em vista o papel do CDMAC - equipamento essencial para a revitalização cultural da região portuária de Fortaleza, referência regional na democratização do acesso às artes em suas diversas linguagens – a ação é, sobretudo, uma oportunidade singular de fortalecimento e integração da classe artística local.
O evento tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências, bem como estimular a discussão e disseminação de projetos voltados à prática do teatro – desde a formação do público até a criação de condições para que cada comunidade das mais diversas regiões possa ser revitalizada culturalmente.
Informações para a Imprensa Vivo:
Gerencia de Comunicação Vivo Nordeste: (81) 8120.8076 / 8076
Parlato – Agência de Comunicação Integrada – (81) 3342.0019
Ana Lins – ana@parlato.com.br
Patrícia França – patricia@parlato.com.br
Paulo Corrêa – paulo@parlato.com.br
Marcellus Rocha – marcellus.lima@vivo.com.br

Vivo EnCena

A Vivo e o Centro Dragão do Mar convidam você para a coletiva de imprensa do 1° seminário “Sociedade Em Rede e Teatro”, do Nordeste, na Livraria Cultura, amanhã (28), às 10h30. O evento integra o projeto Vivo EnCena, que faz no campo do teatro o que a empresa Vivo vem fazendo no campo da música com o Conexão Vivo e no campo audiovisual com o Vivo Arte.Mov. O Seminário será realizado de 29 de abril a 1° de maio, no Centro Dragão do Mar.
Logo após a coletiva, a Vivo e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura oferecerão um coquetel aos jornalistas.
Serviço:
Coletiva para imprensa sobre o 1º Seminário “ Sociedade Em Rede e Teatro do Nordeste”
Local: Livraria Cultura.
Data: Quinta-feira, 28 de abril.
Horário: 10h30 (pontualmente).
Endereço: Shopping Varanda Mall - Avenida Dom Luís, 1010, esquina com a Avenida Senador Virgílio Távora – Meireles.

Nudetor veta novo PV e vereadores fazem 15ª visita

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), através da Comissão Especial de Acompanhamento as obras do Novo Estádio Presidente Vargas (PV,) presidida pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT) vai realizar na próxima segunda-feira (2), a 15ª visita ao novo PV, a partir das 8h30. As visitas estão acontecendo com o objetivo de acompanhar mais de perto os detalhes finais da obra, que teve ontem o veto do Ministério Público Estadual para sua reabertura imediata.
Interditado desde fevereiro de 2008, por causa da infraestrutura deteriorada, o PV deverá ser entregue em maio, segundo a Prefeitura de Fortaleza. Enquanto o estádio não é inaugurado, os jogos do Campeonato Cearense e Brasileiro estão sendo realizados em outros estádios próximos da Capital, como é o caso do Domingão em Horizonte. Isso porque o Castelão já foi totalmente interditado no dia 30 de março deste ano para o início efetivo das obras. Conforme anunciado pelo Comitê Internacional Organizador da Federação Internacional de Futebol associado (Fifa), Fortaleza é uma das Capitais que se encontra atrasada em suas obras, de acordo com o cronograma da Copa do Mundo de 2014.
Para Iraguassú Teixeira, são pouquíssimas as chances do PV receber os jogos decisivos do Campeonato Cearense de 2011, marcado para até 15 de maio, uma vez que o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), do Ministério Público Estadual, vetou ontem a reabertura do novo PV, devido a não liberação de laudos definitivos por Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar..
Em fevereiro de 2010, a CMF criou à comissão de acompanhamento das obras do PV. O requerimento pedindo a composição do grupo de sete vereadores é de autoria de Iraguassú Teixeira. O objetivo da comissão é garantir o andamento das obras com qualidade e segurança para todos os fortalezenses. A obra está orçada em mais de R$ 40 milhões e foi iniciada em janeiro do ano passado. O relator da comissão vereador Machadinho Neto (DEM) é o responsável pela elaboração dos relatórios das visitas.




Novo V ainda é vetado

http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=317250&modulo=970

Possena sexta

O procurador de Justiça Teodoro Silva Santos será empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado Ceará (TJCE) na próxima sexta-feira (29), às 16 horas, em solenidade que tem à frente o desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente do Tribunal. A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, que já foi Procuradora Geral de Justiça, fará o discurso de saudação.
Nomeado pelo governador Cid Gomes (PSB), no último dia 14, Teodoro Santos vai ocupar a vaga do quinto constitucional, destinada ao Ministério Público (MP) do Ceará. O Procurador de Justiça integrou lista tríplice escolhida pelo Pleno do TJCE, em 24 de março de 2011. Os procuradores de Justiça José Valdo Silva e Marcos Tibério Castelo Aires também faziam parte da relação. O novo desembargador ocupará a última das 16 vagas criadas pela Lei nº 14.407/2009.
O representante do Ministério Público afirmou que através de estudo e dedicação as pessoas humildes também podem ter a oportunidade de conquistar espaços de destaque na sociedade. “Sou do Interior, de uma família de 18 filhos, e consegui enfrentar as dificuldades da vida e crescer profissionalmente” - reforçou o novo desembargador.
Teodoro Santos ascendeu à Segunda Instância do Ministério Público no ano de 2010; mas, como Promotor de Justiça, exerceu por 13 anos o cargo de coordenador do Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal. Nesse período desenvolveu ações de grande repercussão com a descoberta de quadrilhas especializadas em práticas de crimes contra a ordem tributária. Aos 53 anos, Teodoro Santos ingressa na esfera de 2º grau do Poder Judiciário estadual. Natural de Juazeiro do Norte, formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza em 1987. Teodoro Santos é mestre e especialista em Direito Constitucional e pós-graduado em Direito Processual Penal.
Ingressou no Ministério Público no dia 2 de setembro de 1993, entrando em exercício na Promotoria de Justiça da Comarca de Solonópole. Em 22 de março de 1994, foi promovido pelo critério de antiguidade para Promotoria de Justiça de Aurora, 2ª Entrância, entrando em exercício em 28/03/1994. No dia 17 de maio de 1994, foi promovido pelo critério de antiguidade para 2ª Promotoria de Justiça de Crato, 3ª Entrância, entrando em exercício em 27/05/1994. Foi Promotor de Justiça durante 17 anos e, em seguida, Procurador de Justiça. Leciona na Escola Superior do Ministério Público e no curso de Direito da Unifor.
Fonte: Ascom do MPE.

OP Mulheres

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres realiza, amanhã (28), uma reunião temática com as delegadas do Orçamento Participativo – Mulheres. O encontro, que vai tratar sobre Participação Política, acontece no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), na Avenia da Universidade, 2932, Benfica), a partir das 14 horas. Informações: 3452-6783.

Câmara nos Bairros

A Secretaria Executiva Regional II realiza, amanhã (28), ações no Programa Câmara Vai aos Bairros II, que acontece a partir das 9 horas, no Clube do Médico, na Praia do Futuro. Durante a manhã, serão realizadas vacinação, verificação de pressão arterial, aplicação de teste glicêmico e orientações de saúde bucal. Além destas ações, o alerta para a dengue será reforçado no evento. A terceira Câmara nos Bairros será em Antônio Bezerra, na última quinta-feira de maio (26), anunciaram hoje os vereadores Acrísio Sena (PT) e Adail Júnior (PV).

Até dia 30

As carteiras estudantis antigas terão validade até o próximo sabado( 30) e o prazo não será prorrogado. A partir do dia 1º de maio, só terão direito à meia ilimitada no transporte público de Fortaleza aqueles alunos que portarem a carteira nova, relativa a 2011. Desde o início do processo de distribuição dos novos documentos, mais de 240 mil carteiras da rede pública e particular de ensino já foram entregues às entidades, responsáveis pela distribuição aos alunos. Hoje, cerca de 70 mil cartões já estão confeccionados à espera da confirmação da matrícula dos estudantes para então serem desbloqueados e, posteriormente, entregues às entidades estudantis. A fim de otimizar essa distribuição, a Etufor solicita que a direção das escolas e universidades confirme urgentemente as matrículas dos seus alunos no site www.etufor.ce.gov.br. Mais informações com a assessora de Comunicação da Etufor, Dely Sátiro, nos telefones 3452-9260/ 8814-8293.

Quintal Limpo

Durante toda esta semana, o bairro Conjunto Esperança recebe a Operação Fortaleza Bela. Entre as ações do mutirão de serviços, ganha destaque a campanha Alerta Vermelho, de combate à dengue. As atividades contam com visitas domiciliares, onde são identificados e eliminados focos do mosquito Aedes Aeqypti, além de abordagens educativas, panfletagem e blitz nos pontos estratégicos (locais onde a possibilidade de existir focos é maior, como borracharias e sucatas). O Alerta Vermelho procura sensibilizar a comunidade do bairro para participação ativa nas ações de prevenção contra a doença. As equipes também orientam os moradores sobre a correta acomodação do lixo, com distribuição de sacos plásticos. Para encerrar a campanha, será promovida Operação Quintal Limpo (de recolhimento de lixo), nos dias 29 e 30, com o auxílio do caminhão Tira-Trecos, que vai eliminar pontos de lixo e retirar materiais volumosos, como colchões e armários velhos. A concentração dos trabalhos acontece próximo ao Polo de Lazer do Conjunto Esperança. Mais informações com a assessora de Comunicação da Regional V, Andréia Rocha, nos telefones 3433-2952/ 8713-4283.

Mercado dos Peixes

A Prefeitura de Fortaleza garantiu recursos para o estudo de impacto ambiental e de trânsito para a obra da Beira-Mar e Mercado dos Peixes, que tem início previsto para agosto e será a primeira fase do Plano de Reordenamento Geral e Projetos Paisagístico e Urbanístico da Avenida Beira Mar. Além disso, foi confirmado depósito do recurso para a urbanização da encosta do Morro Santa Teresinha. Os recursos foram garantidos em duas audiências realizadas ontem (26), na Presidência da República, com representantes da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). Com isso, a ordem de serviço para a obra do Morro será assinada nas próximas semanas. Mais informações com a assessora de Comunicação da Setfor, Rebeca Cavalcante, nos telefones 3105-1518/ 8722-2704.

No Conselho de Segurança

O deputado Ferreira Aragão, líder do PDT e presidente da Comissão de Cultura e Esportes na Assembleia Legislativa do Ceará, agora é integrante do Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSESP), órgão colegiado e vinculado ao gabinete do Governador do Estado, com autonomia administrativa e dotação orçamentária própria.
O Conselho possui funções consultivas e fiscalizadoras em matéria de segurança pública, encarregando-se de denunciar e exigir a apuração dos casos que impliquem a violação dos direitos humanos individuais e coletivos. Também tem a missão de ser mediação entre o Poder Público e a população na legitimação de políticas públicas que atendam anseios dos cidadãos sobre a segurança pública.
O Conselho Estadual de Segurança Pública foi criado na Constituição Estadual de 1989, artigo 180 desta Carta. É Lei Estadual número 12.120/93. Foi reativado no início de 2007, na gestão do governador Cid Gomes (PSB).
Marconi Alves
Assessor de Imprensa
Deputado Ferreira Aragão
85-9900-6482

Dia do Trabalho no CEU

A Comunidade Católica Shalom promove no dia 1º de maio a quinta edição da Festa da Misericórdia no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 14 horas. O evento teve suas duas primeiras edições no ginásio Paulo Sarasate. O público aumentou a cada ano a ponto da Festa ser transferida para a arena do CEU. Neste ano a expectativa é acolher 60 mil participantes.
A Festa acontece sempre no segundo Domingo da Páscoa e foi um pedido de Jesus à santa Faustina de kowalska em uma revelação, conforme ensina a devoção à divina misericórdia que rapidamente se espalhou pelo Brasil.
Ano passado o evento reuniu 40 mil pessoas. Para esta edição, a organização do evento já fecha parceria com os órgãos públicos de segurança e controle de tráfego para facilitar a locomoção dos participantes ao Condomínio.
A cantora Dayana Cardoso, de são Paulo, é uma das atrações mais aguardadas para o encontro que começa no turno da tarde e só termina à noite. O ministério de música Shalom e Ana Gabriela farão participações especiais durante a Festa.
O papa João Paulo II instituiu a festa no ano 2000, por ocasião do jubileu da encarnação de Jesus, onde afirmou que o homem pós-moderno seria evangelizado pela misericórdia. Neste ano, o pontífice polonês será beatificado pelo seu sucessor, Bento XVI, no dia Festa, na Praça de São Pedro, em Roma, na Itália.
A Comunidade Shalom possui estreita relação com a história de João Paulo II. A fundação da instituição se deve à sua visita em 9 de julho de 1980 quando Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, ofereceu ao pontífice romano sua vida em favor da evangelização dos jovens.
Exatamente dois anos depois da visita de João Pualo II estava sendo fundada uma lanchonete para atrair os jovens distantes da Igreja. A iniciativa de inspiração divina cresceu e se transformou em Comunidade, hoje presente em cinqüenta cidades do Brasil e em quinze países, inclusive no Oriente-médio.
SERVIÇO:
Festa da Divina Misericórdia
Local: CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru (Avenida Alberto Craveiro, 2222, Dias Macedo)
Data: 1º de maio
Entrada: Franca
Atrações: Dayana Cardoso, Ministério de música Shalom
Participação especial: Ana Gabriela
Mais informações: 3261.4444
--
Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio Souza
Tel.:(85) 8893.6744 / 8852.8952 / 33087451

skype: shimprensa

Segurança elogiada

O deputado Roberto Mesquita, líder do PV, na Assembleia Legislativa, parabenizou o novo modelo de segurança pública adotado pelo Governo do Estado. Roberto afirmou que o secretário “pé de boi”, Coronel Bezerra, está dando as respostas que a população cearense esperava no primeiro governo de Cid Gomes.
Como exemplo de ação prática, Mesquita citou a transformação do Ronda do Quarteirão em polícia comunitária e ostensiva, acabando com a “política de aparência” do governo anterior. “Enalteço sempre a honestidade e a hombridade do antigo secretário Roberto Monteiro, mas o modelo de polícia comunitária implantado naquele momento não era adequado para o Ceará”.
Outra medida aplaudida por Roberto Mesquita foi a ampliação do serviço de inteligência, com o aumento das equipes do Raio de três para 18 unidades, além da revitalização desse serviço nas companhias e quarteirões em todo o Ceará.
O deputado lamentou que a pistolagem ainda seja recorrente no Estado, mas reconheceu o empenho do Governo no combate a este tipo de crime. Alertou, porém, para a “exportação de criminosos” devido ao combate efetivo em Fortaleza, o que estaria provocando uma debandada de bandidos para as cidades do Interior. Como sugestão, Roberto colocou que o Governo deve chamar imediatamente todos os aprovados em concursos e aumentar o efetivo em todos os municípios.
Roberto finalizou o discurso em Tribuna cobrando do governo mais transparência nos gastos com manutenção da frota de viaturas da polícia cearense e sugeriu que fosse montada uma estrutura própria do Estado para este fim, como forma de redução de gastos.
Liberdade de Imprensa - Em aparte a discurso do deputado Ely Aguiar, sobre liberdade de imprensa, Roberto Mesquita afirmou que defende a integral liberdade dos meios de comunicação. “Esta foi uma grande conquista do regime democrático brasileiro. Nós do Partido Verde defendemos esta prerrogativa e combatemos qualquer ação que venha a ameaçá-la”. (Jorge Macedo).

9ine ampliada

A partir de agora a 9ine, uma empresa do Grupo WPP, e a divisão de Consumo da GlaxoSmithKline (GSK) estão juntas. A agência é a responsável por encontrar oportunidades de marketing esportivo que ajudem a divulgar marcas de Consumo da GSK. O primeiro produto que já começa a ser trabalhado é a linha de dilatador nasal Respire Melhor. “Queremos aliar a imagem de Respire Melhor com a de atletas de alta visibilidade e boa performance física, mas também mostrar as várias oportunidades de uso do produto, como durante o dia e ao dormir”, diz Gilberto Ugalde, VP & General Manager.
A companhia atua na área de medicamentos, vacinas e produtos de consumo para o cuidado com a saúde. “A GSK detém marcas famosas como Eno e Scott. Ter uma empresa desse porte no portfólio é um excelente começo para a 9ine”, comemora Ronaldo, sócio da agência.
Além de atuar no segmento corporativo, a 9ine também oferece gerenciamento de imagem de atletas, com atividades como captação de patrocínios e assessoria de imprensa. Nessa área, trabalha com Anderson Silva, campeão mundial de MMA; Falcão, atleta do Santos Futebol Clube e maior jogador de futsal da atualidade, e foi contratada por Wagner Ribeiro para prestar serviço de consultoria de marketing aos atletas que o agente trabalha, sendo o jogador Neymar (Santos Futebol Clube) o primeiro nome dessa parceria.  
Sandra Azedo
Diretora de Comunicação Corporativa
Office: 55 11 3024-5883
Mobile: 55 11 7637-4471 

Futuro da Praia do Futuro

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), vereador Acrísio Sena (PT) falou agora há pouco em plenário a anunciou a segunda edição da Câmara nos Bairros de sua gestão, amanhã, no Clube dos Médicos, na Praia do Futuro. Acrísio convocou os vereadores a discutirem amanhã o futuro da Praia do Futuro. Para o presidente da CMF, o caminho da Praia do Futuro passa pelo reordenamento da área com uma revisão das barracas ali existentes. "O melhor caminho não é demolir todas as barracas, mas mantém não é para manter como elas estão". disse Acrísio Sena.

Esportivas

  • A Federação do Transporte do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) homenageia o fundador do Ferroviário, Waldemar Caracas, na próxima terça-feira (três de maio), às 8h30, no auditório do Sest-Senat (Avenida Heráclito Graça).
  • Vereador Ibernon Monteiro (PRP) quer instituir o Dia do Repórter Esportivo em Fortaleza.
  • Projeto de lei do vereador Plácido Filho (PDT) dispõe sobre o acesso gratuito a praças desportivas mantidos pelo Poder Público Municipal pra ex-atleta profissional.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Coema avalia Premium II

A Licença Prévia da Refinaria Premium II está na pauta da 199ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que acontecerá nesta quarta-feira (27), às 14 horas, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), em Fortaleza. O empreendimento, de interesse da Petrobras, pretende se instalar no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Na oportunidade, os conselheiros do Coema analisarão o parecer técnico emitido pela Semace, que teve como base de análise o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) da refinaria. Caso a maioria dos representantes das instituições que possuem assento no Coema estiverem de acordo com o que diz o documento, a Premium II terá aprovada a sua Licença Prévia (LP).
A Semace recebeu o pedido de LP para a refinaria em janeiro de 2009, tendo a interessada entregue o EIA/Rima dois anos depois, em janeiro de 2011. A Licença Prévia é concedida na fase preliminar do empreendimento, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
Formação do Coema - O Coema é presidido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e tem a Semace como secretaria executiva. O Coema conta, ainda, com mais 33 representantes, que são divididos entre instituições públicas, universidades, federações, associações e entidades representativas de classes profissionais.
Serviço:
199ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente
Pauta: Apresentação, discussão e votação do parecer técnico referente ao projeto da Refinaria Premium II
Local: Rua Jaime Benévolo, 1400, Fátima, Fortaleza.
Data: 27 de abril
Horário: 14 horas
-
Assessoria de Comunicação
Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace
Governo do Estado do Ceará
85 3101.5554