sábado, 19 de novembro de 2011

Fiança


O que fazer quando não se tem fiador na hora de alugar um imóvel? Esse é um dilema que muitas pessoas enfrentam quando buscam uma moradia. Uma sugestão é partir para o seguro fiança, uma alternativa que deixa tranqüilo tanto o locador quanto o locatário em relação às suas obrigações. Na prática, o seguro fiança é bem parecido com um seguro de automóvel. Ao contratar o serviço, o usuário fica resguardado de algumas situações. No caso da locação, a medida garante ao locatário o fechamento do contrato de aluguel e substitui o tradicional fiador. Já para o proprietário do imóvel, é garantia do recebimento do aluguel e encargos vencidos, em caso de não pagamento pelo inquilino.
Na Apsa, o número de contratos fechados com seguro fiança tem crescido 30% do ano passado para cá, no Ceará. Segundo a gerente regional, Micheline Aires, entre os interessados por esse serviço estão casais, pessoas de outros Estados interessados em morar no Ceará.
Critérios
Para contratar o seguro fiança existem alguns critérios exigidos por parte da seguradora. Entre elas, o interessado precisa estar estabelecido financeiramente e não possuir negativação no mercado. Também é preciso apresentar documentação necessária à seguradora, que vai avaliar o risco e a viabilidade de oferecer ou não o seguro. O custo do serviço equivale a duas ou três vezes o valor do aluguel. Essa quantia pode ser paga total ou parcelada.
Saiba mais sobre a Apsa
Com 80 anos de atuação no mercado imobiliário, a empresa está presente em Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro, oferecendo administração de condomínios, além de locação e compra e venda de imóveis. No Ceará, a empresa atua no segmento de locação de imóveis. Atualmente, a Apsa administra cerca de 3 mil condomínios e 85 mil imóveis em todo o país, o que representa mais de 320 mil pessoas atendidas. Mais: a APSA, estruturalmente, é um grupo formado por mais duas empresas coligadas: a Corretora de Seguros APSA, especialista em seguros condominiais, e o escritório Schneider Advogados Associados, que oferece aos nossos clientes a mais completa assessoria jurídica do mercado. Outras informações no site da Apsa: http://www.apsa.com.br

Vai dar praia


De acordo com o boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace),  87% do litoral da capital cearense está próprio para o banho neste final de semana. Semanalmente, 31 pontos são monitorados pela autarquia. Desse total, 27 se encontram aptos para a recreação de contato primário com a água. 
As análises são realizadas pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace, que segue o padrão estabelecido pela Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação afirma que um ponto para ser considerado próprio não pode apresentar mais que 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água coletada nas últimas cinco semanas.
A escassez de fortes chuvas nesse período do ano é um fator que pode ser considerado como primordial para a elevação no número de pontos próprios para o banho em Fortaleza. Isso ocorre pelo fato das precipitações chuvosas acabarem levando o lixo que está nas ruas e os esgotos sem tratamento, via galerias pluviais, para o mar, afetando, assim, sua qualidade. Outros fatores também contribuem com a poluição, a exemplo das condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
  • Pontos próprios: 
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Iate
Mucuripe
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Diários (Ponta Mar Hotel)
Ideal Clube
Edifício Vista Del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Inace
Marina Park Hotel
Início da Avenida Philomeno Gomes
Kartódromo
Início da Avenida Pasteur
Horta
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

  • Pontos impróprios: 
Farol
Edifício Arpoador
Colônias
Início da Rua Lagoa do Abaeté
--
Assessoria de Comunicação
Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace
Governo do Estado do Ceará
85 3101.5554

No Aquiraz Riviera


O Ocean Golf Course, primeiro e único campo de golfe do Ceará, situado no Aquiraz Riviera, recebeu mais um importante torneio, o I Open Dom Pedro Laguna, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro e foi considerado um sucesso pela organização. Foram 44 golfistas inscritos (número máximo permitido para um campo de 9 buracos) e cinco categorias: masculino 0 a 14 stroke play; masculino 15 a 22 strokeplay; masculino 23 a 36 stableford; feminino 0 a 25 strokeplay; e feminino 25 a 36 stableford.
A premiação ocorreu na noite de segunda feira, dia 14, com um jantar exclusivo para os competidores e acompanhantes no Hotel Dom Pedro Laguna. Na categoria Gross o grande vencedor foi Renato Maia Neto, com 151 tacadas, e em segundo lugar ficou o golfista Luis Miguel Felix, com 171 tacadas. O campeão da categoria Tee Azul ficou com Amadeo Romanguera (142 net), e o vice foi Cairo Ottaiano Jr. (143 net). Os melhores da modalidade Tee Branco foram José Fernando Coelho (128 net) e Renato Maia Jr. (130 net). Na categoria feminina os destaques foram as golfistas Adriana Graice (151 net), que ficou em primeiro lugar, e Juliana Ferreira (176 net), em segundo. O Longest Drive foi do britânico Kevin Moody, e Sânio Loureiro ganhou o Near Pin.

Para saber sobre os próximos torneios no Aquiraz Riviera, acesse:www.aquiraz-riviera.com

• Mais informações com a AD2M Engenharia de Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa do Aquiraz Riviera, pelo telefone (85) 3258.1001. Falar com Manuela Barroso manuelabarroso@ad2m.com.br

Medalha Capistrano de Abreu

Recebi convite do prefeito de Maranguape, George Lopes Valentim, para a festa de entrega da Medalha Capistrano de Abreu, na próxima quinta-feira (24), às 19h30, no Teatro Municipal Pedro Gomes de Matos. Os agraciados 2011 são:
  1. Empresário Fernando Cirino Gurgel
  2. Padre Moacir Cordeiro Leite
  3. Professor José Maria Fialho

Cid vai a Europa vender Copa 2014

Domingos Filho (PMDB) será governador do Ceará de hoje até o próximo dia 27. Tudo porque o governador Cid Gomes (PSB) viaja neste sábado (19) para a Europa, onde fará palestras, visitará federações de futebol e conhecerá novas tecnologias para obras de infraestrutura no Estado. Fazem parte da comitiva o secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa; o presidente da Cagece, Gotardo Gurgel; e o superintendente do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DER), Quintino Vieira. 
Na República Tcheca, a comitiva conhecerá o equipamento "shild", que faz perfurações subterrâneas para a instalação de metrôs. Esse método, também conhecido como "tatuzão", deverá ser empregado para a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que sairá do Centro e chegará até o Fórum Clóvis Bevilácqua. Em Portugal e Alemanha, a comitiva visitará estádios de futebol para a concepção da cobertura do Castelão. Ainda em Portugal, acontecerá uma visita à Escola Hoteleira e em Coimbra, também em Portugal, Cid Gomes fará uma palestra para empresários. Essa palestra também acontecerá para empresários espanhóis, em Barcelona. 
Durante a viagem, a comitiva visitará federações de futebol e convidar equipes para fazerem a aclimatação para a Copa do Mundo de 2014, em Fortaleza. (Com informações do Governo do Ceará).

Minhas Personalidades Esportivas 2011

Já votei para a 40ª Noite das Personalidades Esportivas - Troféu Flávio Ponte, uma promoção vitoriosa de Sérgio Ponte. Meus indicados são:

  • Robson de Castro - dirigente do ano.
  • Paulo Wágner - dirigente revelação.
  • Dimas Filgueiras - treinador.
  • Osvaldo - jogador.
  • Sinho - craque revelação.
  • Luzimar Siqueia - árbitro.
  • Ferruccio Feitosa - homenagem especial.
  • Reinauguração do PV - acontecimento do ano.

Desenvolvimento Sustentável para Fortaleza


Hoje, a partir das nove da manhã, o PT Ceará realiza a terceira edição do seu Ciclo de Debates com o tema Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Será no Hotel Sonata de Iracema com as presenças de Jerônimo do Nascimento, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Ceará); Adalberto Alencar, coordenador da Fundação Cepema; e Alfredo Pessoa, secretário de Administração de Fortaleza.
Os outros dois debates "Fortaleza e o Governo Popular" já realizados trataram da gestão Fortaleza Bela e da agenda social, e desenvolvimento urbano e infraestrutura. O primeiro debate contou com a presença de Paulo Teixeira, deputado pelo PT-SP e líder da bancada na Câmara Federal, dos secretários municipais Ana Maria Fontenele, da Saúde, Alfredo Pessoa, do Planejamento, e Elaene Rodrigues, da Assistência Social, além do professor Osmar Sá Ponte, da UFC. Já o segundo teve a participação de Geraldo Accioly, coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de Fortaleza, Rocicleide Silva, coordenadora do Projeto Vila do Mar, Odílio Almeida, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), e o arquiteto e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Romeu Duarte.
"O objetivo do Ciclo de Debates é discutir os avanços importantes da nossa gestão, é organizar a nossa militância para defender o nosso projeto popular", afirmou Raimundo Ângelo, presidente do PT Fortaleza. 
Ao todo, serão realizados cinco seminários temáticos, para apresentar as ações do governo popular de Fortaleza e debater a implementação do programa democrático e popular na cidade. O Ciclo de debates é organizado pelos Diretórios Municipal e Estadual do PT e tem como foco as ações do governo popular de Fortaleza. 

SERVIÇO
Debate Fortaleza e o Governo Popular
Tema: "Agenda de Desenvolvimento Econômico e Sustentável"
Hoje (19), às 9 horas, no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza.



Pinduca amanhã na Comunidade das Quadras


Dando continuidade ao movimento “Fortaleza Negra”, que celebra a Semana da Consciência Negra, a Central Única das Favelas (Cufa-CE) faz outra grande festa. O evento terá entrada franca e desta vez contará com a participação do Pinduca – o rei do Carimbó. O show será realizado na Comunidade das Quadras, amanhã (20), às 19 horas.
No dia quatro de novembro aconteceu o primeiro show da ação “Fortaleza Negra” com apresentação de Racionais MC’S e convidados, Andread Jó, Banda Groovytown e Comunidade da Rima, na Biruta.
Sobre o artista - Pinduca é um dos maiores representantes da cultura popular no Brasil. Cantor e compositor, o "Rei do Carimbó" (como é carinhosamente conhecido em todo Brasil) criou ritmos, como: Sirimbó, Lári-Lári, Lambada e Lamgode. Natural da cidade de Igarapé-Mirim, interior do Estado do Pará, Pinduca é de uma família de músicos.
Ele já gravou 30 discos em trinta anos de carreira. Desde 1973, quando gravou seu primeiro disco, até seus últimos lançamentos realizados pela Somzoomsat, onde destaca-se o seu 29º com Pinduca ao Vivo e agora, lança o seu 30º CD. Pinduca divulgou seus ritmos em vários países: Bolívia, Peru, Colômbia, Angola, Guiana Francesa e fez um grande sucesso na excursão realizada em Agosto de 2000 para Alemanha, com sua banda completa, onde participou do festival de música brasileira HEIMATRLANGE.

Serviço:
Evento: Movimento “Fortaleza Negra” com show do Pinduca.
Local: Comunidade das Quadras. Rua. Gel. Tertuliano Potiguara (entre a Avenida Virgílio Távora e Rua Vicente Leite. Ao lado do Colégio Santa Cecília)
Data: domingo (20 de novembro)
Horário: A partir de 19h
Informações: 3067-8024/8871-1019 – contato@cufaceara.org.b

Sete Sóis Sete Luas em Aquiraz


"O Festival Internacional - Sete Sóis Sete Luas terá mais uma edição no Brasil, concretizando o fortalecimento e as relações da cultura local com outras manifestações internacionais, por meio de um importante intercâmbio da música popular do Mediterrâneo. O primeiro município da América Latina a ingressar nesta rede foi Aquiraz, no Ceará, por meio da parceria com a ONG Tapera das Artes. A ação atua para o  desenvolvimento econômico através do setor cultural. Pela terceira vez, Aquiraz irá receber o Festival hoje (19) e amanhã (20), com a presença dos artistas internacionais Korrontzi (País Basco) e Kamafei (Salento, Itália) e dos artistas locais Fabíola Líper e a dupla Ítalo e Renno. A programação do Sete Sois Sete Luas é inteiramente gratuita.
Durante o sábado e o domingo, dias 19 e 20, o Teatro da Tapera das Artes receberá as exibições de dois grupos revelação da música popular contemporânea de, respectivamente, Países Bascos e Itália. Korrontzi de “Euskadi” e os Kamafei da Apúlia. Os dois apresentarão os ritmos incandescentes e as histórias fascinantes das suas terras de origem. No sábado, a programação contará com a apresentação da Orquestra de Violões Tapera das Artes e será encerrada com a apresentação da cearense Fabíola Líper e, no domingo, com os sanfoneiros Italo e Renno. Ainda no domingo, a partir das 10 horas, haverá o encontro dos músicos com os artistas locais e alunos da Tapera das Artes. “O evento é um projeto de intercâmbio, desde músicas raízes até a música contemporânea. O intuito é mostrar a ‘raíz’ ao mesmo tempo em que se abre o mercado para o mundo, para a diversidade cultural”, explica a idealizadora da Tapera das Artes e articuladora internacional, Ritelza Cabral.
Para William Mendonça, produtor geral do festival, a experiência cultural é única e reforçada pelas parcerias e apoiadores que acreditam no evento. "É um projeto de extrema importância para o município e para o Estado, pois promove e fortalece a cultura local em fusão com outros povos”, comenta. A intenção é que o Festival possa alcançar cada vez mais espaços diferenciados. "O entusiasmo e a beleza de todo o pessoal da Tapera das Artes são para o Festival uma das mais enrequecidoras experiências que já tivemos, não apenas a nível artístico e cultural, como a nível humano. O trabalho da Ritelza com aquelas grandes ‘figuras’ dos jovens da Tapera das Artes é emocionante: um verdadeiro exemplo daquilo que é uma missão cultural.Estamos encantados que Aquiraz, a primeira cidade que participou no Festival SSSL no Brasil, seja de aqui a poucos anos, a capital de uma grande Rede de cidades SSSL na América do Sul", aponta Marco Abbondanza, diretor do Festival.
A edição XIX do Festival Sete Sois Sete Luas teve início em Junho em Portugal, passando pela Itália, França, Espanha, Marrocos, Cabo Verde e agora chega no Brasil. Desde 2009, Aquiraz recebe o festival, que, além das apresentações musicais, promove ainda ações como oficinas e workshop. A Rede Internacional Cultural vem realizando diversos projetos com gestores, produtores e articuladores das comunidades europeias e mediterrâneas, o projeto promove ainda a socialização entre artistas de diferentes culturas e o acesso democrático aos seus espectadores e visa a exportação de produtos culturais e a inserção da cidade no circuito de negócios internacionais.
Nascido entre Portugal e Itália, o Festival Sete Sóis Sete Luas desenrola-se, hoje, ao longo de um itinerário que conta já com 30 cidades em 10 países, entre os quais Itália, Portugal, Grécia, Espanha, França, Marrocos, Israel, Cabo Verde, Croácia e Brasil fazem parte. O Festival envolve mais de 400 artistas, oferecendo cerca 150 concertos de música popular contemporânea, acompanhados de exposições de artes plásticas, contando com mais de 60 estreias nacionais e 180.000 espectadores anuais.
Em 19 anos de vida, o Festival inventou o seu próprio gênero, descobrindo mil formas de reinterpretar a tradição popular de modo a torná-la mais apreciada, repleta de novos estilos e misturas musicais, e promovendo colaborações artísticas inéditas. Viagens e miragens sonoras que representam, meticulosamente, o ritmo pulsante do terceiro milênio.
Em Aquiraz, o festival é uma realização da Tapera das Artes em parceria com a Associação Cultural Sete Sois, com produção da WM Difusão Cultural e patrocínio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultural do Estado do Ceará (Secult/CE) e as empresas Oi Futuro e Oi.

Sobre Korrontzi (Pais Basco)
Nascido em 2004, Korrontzi representa a nova música do País Basco. Mistura a tradicional “trikitilari” (concertina local) com arranjos originais e uma escola de dança contemporânea e tradicional, a “Oinkari Dantza Taldea”, onde pares de bailarinos ensaiam com sucesso os passos do fandango basco: a plasticidade das danças ajuda fenomenalmente a música. Tudo isto ao som dos temas compostos por Agus Barandiaran, cuja energia parece inesgotável. Com ele, tocam Kike Mora (baixo), Ander de Saratxo (bateria e marimbas) e Iker Lpe de Bergara, especialista em instrumentos de sopro, que revela ao público truques e sons de um pequeno objeto tradicional basco, a “alboka”. O grupo homenageia a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco, com influências de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança fundem-se num estado incandescente.

Sobre Kamafei (Salento, Sul da Itália)
“Kama fei” na antiga língua do Salento, quer dizer “calor que passa”, o calor que nasce dos instrumentos entre o antigo e o moderno, o calor do público quando dança com a música dos Kamafei. Kama Fei, que já colaborou com importantes artistas italianos como Sud Sound System, Uccio Aloisi, é um projeto que propõe a “etnomúsica” do Salento, cantos de amor e temas originais em língua grika, para guardar a memória e a musicalidade de uma grande tradição. Protagonista desta tradição, a Pizzica é uma dança de namoro, típica desta parte da península, que tem raízes na história das agricultoras que trabalhavam nos campos de tabaco. Elas, para evitar as violências sexuais do patrão, fingiam estar possuídas pelo diabo e dançavam como loucas. Agora é uma dança típica das festas tradicionais nas quais as mulheres dançam sem freios e os homens tratam de capturar a atenção delas.

Sobre Fabíola Líper
Cantora e atriz, a cearense Fabíola Líper iniciou seu caminho musical ainda adolescente, no final dos 70, quando integrou o grupo Quarteto Nobre, formado por quatro adolescentes que sonhavam em seguir carreira musical. Fabíola seguiu entre o teatro e a música, investindo mais na carreira teatral. No início dos anos 90 volta a formar um novo grupo vocal: As Blasfêmeas, quarteto composto por mulheres, sob a direção musical de David Duarte, que também integrava o grupo como arranjador e músico. Hoje radicada no Rio de Janeiro, onde segue sua carreira musical, participou do Festival de Música de Camocim-CEe no Festival de Música da Meruoca, onde foi indicada ao prêmio de melhor intérprete. Recentemente gravou seu primeiro álbum, intitulado  “Minha Cara”, onde canta composições de sua autoria e também de autores como David Duarte, Ricardo Guilherme, Gildomar Marinho e André Rio. O Álbum será lançado no início de 2012. Fabíola se define como uma cantora sem um estilo definido e prefere se definir como uma cantora que nem sempre canta o que se toca, mas que sempre canta o que lhe toca à alma. Do Samba ao jazz, da gafieira ao tango, Fabíola Líper é uma cantora cuja intensidade na interpretação encontra raiz no Teatro, sua outra grande paixão.     

Sobre Italo e Renno
Representantes da nova geração de músicos cearenses, a dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno vem para acrescentar ainda mais tempero ao tradicional forró nordestino. Eles possuem variedade musical com o uso de elementos de outros estilos como jazz, frevo, chorinho, baião e até música erudita em suas apresentações. A dupla se define como cearense da gema, tendo seu ecletismo a serviço do forró. Os “meninos do Ceará” já têm dois clipes lançados: o primeiro, “Toca Sanfoneiro“ com a participação de um dos ícones da música brasileira, o sanfoneiro Dominguinhos e o outro, “Ceará Terra da Luz”, que conta com outro grande músico nacional, o cantor e compositor Raimundo Fagner. Os dois artistas também fizeram participação no CD “Ítalo e Renno”, lançado para divulgar a dupla. Atuando como acordeonistas, pianistas, arranjadores e compositores, fizeram grandes participações em festivais de jazz pelo país. Atendendo a antigos sonhos, em dezembro de 2010 a dupla concretizou mais um grande projeto, o lançamento do CD cristão “Diante de Ti”. Com uma proposta que vem para agradar toda a família, a dupla de sanfoneiros cearenses – que ficou entre os 100 brasileiros mais talentosos que se destacaram em 2010 pela Revista Contigo! – segue conquistando o público e escrevendo sua trajetória à base de muito trabalho e entusiasmo de sobra.

Programação:

Hoje
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antonio Gomes dos Santos, s/n - Centro - Aquiraz - Informações: 85 3361.2704)
20 horas: abertura oficial com a Orquestra de Violões Tapera das Artes e Intervenções Cênicas com o Grupo de Teatro Tapera das Artes
21h30: Grupo Internacional - Kamafei (Salento, Itália)
22h30: Convidado Local - Fabíola Líper

Amanhã)
Local: Palco Oi (Complexo Tapera das Artes)
10 horas: Encontro dos Músicos Internacionais com artistas locais e alunos da Tapera das Artes
19horas: Espetáculo de Dança “Show Brasil” – Cia. CORDAPES
20 horas: Grupo Internacional - Korrontzi (Pais Basco)
21h30: Convidado Local - Italo e Renno

Outras informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do Festival Sete Sois Sete Luas, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Diego Benevides (85) 8878.1405 ou diegobenevides@ad2m.com.br.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

40 mil toneladas


Com uma produção estimada de 40 toneladas de mel de abelha em 2011, o município de Sobral terá, este ano, uma produção recorde do produto. A informação é da Secretaria da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Sobral. Um dos principais motivos do aumento da produção é atribuído à última estação invernosa, cujo número de precipitações foi bastante acima da média.
O resultado do recorde da produção tem um impacto positivo para a agricultura familiar, com o aumento da geração de renda. Uma boa parte do mel produzido no Município é destinada à merenda escolar e também ao Restaurante Popular de Sobral, através do projeto Compra Direta Local para Agricultura Familiar.
Nos últimos anos, a Prefeitura vem realizando um trabalho com o intuito de reforçar a produção de mel no município, abrindo possibilidades emprego e renda para o homem do campo. A distribuição de colméias, indumentárias (roupas especiais) e fumegadores, entre os agricultores, faz parte do projeto de ampliação da produção melífera de Sobral.
Com a intenção de transformar Sobral em um dos maiores produtor de mel de abelha do Estado, a Prefeitura está investindo na construção de uma unidade de processamento de mel, que irá funcionar no Centec. Essa unidade de beneficiamento vai completar a cadeia produtiva da apicultura e vai gerar oportunidade de estágio para os universitários do curso de tecnologia de alimentos. A instalação da unidade visa também facilitar a comercialização do mel produzido no município. (Com informações da Prefeitura de Sobral).

Harun Farocki


A Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (CCA/UFC), o Curso de Cinema e Audiovisual (ICA|UFC) e o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, em parceria com o Instituto Goethe, realizam a mostra de cinema Harun Farocki.
Com entrada franca, a mostra foi idealizada e será realizada tendo à frente as professoras doutoras Walmeri Ribeiro (ICA/UFC) e Ute Hermanns (CCA/UFC). O evento acontecerá de 23 a 25 deste mês, no horário de 18h30 às 22h, e no dia 26, de 16h às 17h30, no auditório do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 3º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108). Inscrições podem ser solicitadas pelo e-mailcca@ufc.br. Aos participantes, será emitido certificado de 12 horas-aula.
Harun Farocki é um dos mais importantes cineastas do cinema contemporâneo alemão. Seus filmes questionam, indagam e se lançam sobre temas aparentemente marginalizados, retratando o cotidiano e o pensamento do cidadão do século XXI. Como documentarista, Farocki atribui ao cinema um trabalho de coleção, sistematização e conexão.
A Mostra Harun Farocki dá prosseguimento à proposta de apresentar diretores alemães contemporâneos e suas obras a estudantes e cinéfilos de Fortaleza.
Trajetória de Harun Farocki - Nascido 1944, em Nový Jicin (Neutitschein), situado na parte alemã, naquela época, anexada a Czecheslováquia. De  1966 a 1968, cursou a Deutsche Film- und Fernsehakademie Berlin (Academia Alemã de Cinema e Televisão em Berlim (Ocidental)).
Entre 1974 e 1984, trabalhou como Autor e redator da revista Filmkritik, (Crítica de Cinema) em Munique. De 1993 a 1999, foi professor visitante da University of California, em Berkeley, EUA. Desde 1966 realizou mais de 100 produções para televisão e cinema: Cinema infantil, filmes documentários, filmes, ensaio, ficções. A partir de 1996, realizou várias exposições coletivas e individuais em museus e galerias. Em 2007, participou com Deep Play da documenta 12. Desde 2006 é professor catedrático da Akademie für Bildende Künste (Academia das Artes Visuais) em Viena, Áustria.
Conheça a seguir a programação da mostra de cinema Harun Farocki, como também dos debates que haverão após as exibições dos filmes:
4ª-feira, dia 23/11/2011, 18h30 às 22h
Debatedores: Walmeri Ribeiro, ICA-UFC; Ute Hermanns, CCA-UFC; e Diego Hoefel.
Operários ao sair da fábrica
(Arbeiter verlassen die Fabrik)
Direção: Harun Farocki, 36 min., col. e p/b, 1995
Partindo de um dos primeiros filmes dos irmãos Lumière, Farocki faz a montagem de cenas de 100 anos da história do cinema, que incluem variações do motivo "Operários ao sair da fábrica". Farocki extrai das imagens reflexões sobre a iconografia e a economia da sociedade de trabalho, mas também sobre o próprio cinema, que vai buscar os espectadores ao portão da fábrica e os rapta para o espaço privado
Imagens da prisão
(Gefängnisbilder)
Direção: Harun Farocki, 60 min., col. e p/b, 2000
Que imagem se tem dado às prisões, ao longo dos 100 anos do cinema? Que imagens é que a própria prisão produz, através das câmaras de observação e dos videos para formação dos funcionários? No filme de Farocki, o estabelecimento penal aparece como laboratório antropológico, onde, através do olho da câmara de filmar, é estudada a morte e a vida.
5ª feira, 24/11/2011, 18h30 às 22h
Debatedor: Marcelo Ikeda - ICA/UFC
Fogo que não se apaga
(Nicht löschbares Feuer)
Direção: Harun Farocki, 25 min., p/b, 1969
Primeiro filme do realizador Farocki fora da Academia de Cinema, faz a ligação entre o aspecto didático e a agitação política, através de uma rígida escassez de meios cinematográficos. Contra o voyerismo das reportagens da guerra do Vietnam, Farocki aposta numa elaboração pedagógica: partindo de uma reconstrução-modelo da bomba de napalm, segue-se um apelo lúdico à resistência.
Como se vê
(Wie man sieht)
Direção: Harun Farocki, 72 min., p/b e col., 1986
Produção civil e militar: o tanque tem origem numa alfaia agrícola, a metralhadora é baseada num princípio idêntico ao de um motor de combustão. Farocki mostra-nos a história da técnica como uma sequência de fases de automatização, nas quais a mão humana vai sendo posta de parte pela capacidade de cálculo do computador.
6ª-feira, dia 25/11/2011, 18h30, às 22h
Debatedor: Yuri Firmeza - ICA/UFC
Imagens do mundo e Epitáfios da Guerra
(Bilder der Welt und Inschrift des Krieges)
Direção: Harun Farocki, colorido, 75 min., 1988
Um ensaio registrado com a câmera sobre a conexão existente entre percepção e produção industrial. O filme se concentra na fotografia e na utilização das imagens, bem como na questão referente à influência da guerra na realidade reproduzida. Em 1944, pilotos americanos fizeram fotos aéreas das fábricas de Buna, sem se dar conta de que também fotografavam o campo de concentração de Auschwitz. Essas fotos só foram corretamente analisadas em 1977.
Reconhecer e perseguir
(Erkennen und verfolgen)
Direção: Harun Farocki, 58 min., col. e p/b, 2003
As imagens captadas por projéteis de mísseis americanos são conhecidas, mundialmente, desde a primeira guerra do Iraque, em 1991. Elas serviam para demonstrar superioridade técnica. Para Farocki, estas filmagens são exemplos de um novo tipo de imagem. Os sistemas GPS, as armas inteligentes, o tratamento industrial de peças em bruto: todas estas estão baseadas em processos calculáveis, nos quais as imagens são reduzidas a algoritmos e operações técnicas.
Sábado, dia 26/11/2011, de 16h às 17h30
Debatedor: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - ICA/UFC
Videograma de uma revolução
(Videogramme einer Revolution)
Direção: Harun Farocki, 106 min., col. e p/b, 1992
Para "Videograma de uma revolução", o realizador Farocki e o seu co-autor Andrej Ijica fizeram a recolha de filmes amadores e de emissões da televisão estatal romena, depois da sua ocupação por manifestantes, em dezembro de 1989. São as imagens e o som da primeira revolução histórica, na qual a televisão desempenhou um papel fundamental. O protagonista é a própria história contemporânea.

FestPro no dia 5 de dezembro

O Festival da Propaganda Cearense - FestPro 2011, promovido pelo Sinapro-CE (Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará), acontecerá dia cinco de dezembro, em Fortaleza. Ontem (17) foram abertas as inscrições. O prazo de envio encerra-se dia 27 deste mês.
O FestPro chega este ano a sua 5ª edição e oferece o Prêmio Assis Santos aos melhores trabalhos das agências. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria em jogo na disputa entre as agências associadas ao Sinapro-CE, inscritos em suas respectivas categorias e avalidos por um juri. O FestPro também premia as melhores empresas e veículos da indústria da comunicação do Ceará, estes eleitos pelas agências associadas ao Sinapro-CE. Para os profissionais do mercado publicitário, receberão o prêmio Assis Santos os mais votados de acordo com a indicação das agências de propaganda cearenses.
Criado em 2006, o FestPro nasceu do desejo de homenagear um dos grandes nomes da propaganda local: Assis Santos. Falecido em junho de 2004, foi um dos pioneiros na preocupação com a causa publicitária. Sua presença foi marcante e inspiradora para o mercado cearense. Em sua trajetória dedicou 46 anos à comunicação. Seu legado foi além da criação de uma das maiores agências locais, a SG Propag, que há 36 anos atua com forte expressão no Ceará. Assis foi um dos nomes mais fortes da história da propaganda cearense.

Quem concorre
Concorrerão no FestPro apenas peças das agências associadas que tenham sido veiculadas no período entre primeiro de novembro de 2010 a a 11 de novembro de 2011. E sim, a mesma agência poderá inscrever mais de um trabalho.

Categorias do Festival
Campanha Institucional - Conjunto de, no mínimo, três peças publicitárias de meios diferentes, mas com a mesma linha criativa no segmento institucional.

Campanha Varejo - Conjunto de, no mínimo, três peças publicitárias de meios diferentes, mas com a mesma linha criativa no segmento varejista.

Série Televisão e Cinema - Sequência de três ou mais peças com mesma linha criativa (comerciais, filmes, vinhetas etc), com formato até 90 segundos divulgadas no meio televisão ou cinema.

Série Rádio - Sequência de três ou mais peças com mesma linha criativa (jingles e spots) com formato até 90 segundos divulgada no meio Rádio.

Série Mídia Impressa - Sequência de três ou mais peças com mesma linha criativa (anúncios e encartes) divulgada nos meios Jornal e Revista.

Peça Isolada Televisão e Cinema - Peça publicitária isolada (comerciais, filmes, vinhetas etc.) com formato até 90" divulgada no meio Televisão ou Cinema.

Peça Isolada Rádio - Peça publicitária isolada (jingles e spots) com formato até 90 segundos divulgada no meio Rádio.

Peça Isolada Mídia Impressa - Peça publicitária isolada (anúncios e encartes) divulgada nos meios jornal e revista.

Peça Isolada Mídia Exterior e Indoor - Peça publicitária isolada (outdoors de 32 folhas, busdoors, adesivos de taxis, mobilário urbano etc.) divulgada em qualquer mídia exterior ou indoor desde que sejam espaços publicitários pré-definidos.

Peça Isolada Mídia Digital - Peça publicitária isolada (banners, popups, layers etc.) divulgada na internet. Não poderão concorrer como peça isolada Mídia Digital as home-pages e os hot-sites.

Mão Amiga

Cerca de 30 alunas do Projeto Mão Amiga, da Secretaria do Esporte (Sesporte) participam amanhã (19), em Fortaleza, do Campeonato Cearense de Ginástica Rítmica. A competição é realizada pela Federação Cearense das Ginásticas e terá início a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo da Unifor. As atletas, que treinam em dois núcleos do Projeto, Unifor e Estácio-FIC, disputam o campeonato em quatro categorias: mirim (8 anos), pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos) e Juvenil (de 13 a 15 anos), nos aparelhos Bola, Fita Nivel I, Mãos livres e Maças Nível II, Arco Nível II.

As semifinais do Intermunicipal 2011

Intermunicipal de Futebol – evento chancelado pela APCDEC – esteve reunida ontem, na sede da entidade, e definiu juntamente com os dirigentes das seleções os jogos, local e datas da fase semifinal da competição. O evento, que contou inicialmente com 28 seleções, tem jogo final marcado para o dia 11 de dezembro, no Estádio Presidente Vargas – PV em Fortaleza. A tabela marca jogos para os dias 26 de novembro e 04 de dezembro, no Estádio Alberto Targino (cedido pela prefeitura de Aquiraz através do Prefeito Edson Sá, do Secretário de Esporte Edilson Soarez e do coordenador de esporte do município, Fernando Câmara). No dia 26 de novembro – sábado – 17 horas, a Seleção de Pindoretama enfrenta a forte seleção de Santa Quitéria e, no dia quatro de dezembro – domingo, a Seleção de Lavras da Mangabeira – muito bem representada pelo Montilla – joga contra Canindé, que esteve 16 anos ausente do Intermunicipal e agora volta com força total. Par a definição dos confrontos foi adotada o ineditismo, fato que deixou satisfeitos todos os dirigentes.A presença de dirigentes interioranos serviu para comprovar o interesse dos dirigentes. Michel Brito, secretário de esporte de Canindé, disse que seu município não poderia ficar ausente de uma competição que tanto movimenta os desportistas: Canindé se movimenta em torno de duas grandes competições – Intermunicipais da APCDEC e de Futsal -, que atraem os munícipes em torno dos jogos. Nosso prefeito Cláudio Pessoa é desportista e dar carta branca para as ações ligadas ao esporte. Disse Michel. Lavras da Mangabeira – representada pelo Montilla, faz campanha histórica no Intermunicipal. O treinador Magela Teófilo, afirma que sua equipe fez ate aqui boa campanha, mas que o titulo é possível – estamos satisfeitos com a campanha, agora nossa torcida, atletas e dirigentes sonham com o troféu de campeão, afirmou. Sargento Mendes – ou Sargento Dedé, como é popularmente conhecido- disse que Pindoretama tem a responsabilidade de representar a Região Metropolitana e que não pode fazer feio. Santa Quitéria, em função de problemas políticos – mudança de prefeito e secretariado -, não mandou representante. 

Queijos artesanais

A legalização e a proteção dos queijos artesanais tradicionais brasileiros serão temas do 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil. O evento é promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, de 23 a 25 de novembro, na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza. Os queijos artesanais são preparados com leite cru e o processo de produção é passado de geração em geração em determinadas regiões brasileiras. São exemplos, o queijo Serro e o da Serra da Canastra (MG), o queijo Serrano (RS) e o Coalho, no Nordeste. A produção é bem diferente do método industrial, que além de usar processos mecanizados de produção, pasteuriza o leite. 
Em todo o País, as queijarias artesanais têm enfrentado dificuldades por conta da exigência da pasteurização do leite na produção do queijo. A legalização, a certificação e a garantia de políticas públicas de proteção dos queijos artesanais brasileiros serão discutidas por diversas instituições reunidas no 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil. 
A intenção é discutir alternativas para o setor, pois hoje a legislação nacional não contempla esses queijos. Só nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul existem cerca de 30 mil produtores de diferentes tipos de queijos artesanais.
O evento, que tem patrocínio do Banco do Nordeste e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, deve contar com a participação de 300 pessoas, entre produtores, profissionais, pesquisadores e empresários. Diversos especialistas abordarão as realidades dos mais conhecidos queijos do País, como o Serrano (RS); os queijos Coalho e Manteiga, do Nordeste; os queijos do Serro, Canastra, Cerrado e Campo da Vertente (MG) e o queijo Ilha de Marajó (PA). 
A coordenadora do evento, pesquisadora Socorro Bastos, diz que é possível obter queijo artesanal produzido com leite cru de forma segura, mesmo sem a pasteurização do leite. Segundo ela, para isso é necessária a adoção de Boas Práticas Agropecuárias e de Produção.
Conforme Socorro Bastos, a pasteurização altera as características dos produtos tradicionais, como textura e sabor. Ela coordena um projeto que visa a indicação de origem para os queijos do tipo Coalho da região do Jaguaribe.  Coordenadas pelo projeto, várias instituições estão envolvidas na criação de diretrizes que serão sugeridas para a regulamentação estadual de queijarias artesanais no Ceará.
“O modo de fazer o queijo artesanal passa de geração para geração, está associado ao modo de vida dos produtores e faz parte da bagagem cultural dos territórios. Temos de lutar para garantir a tradição, a cultura e a história dos queijos artesanais, mas com segurança, qualidade e certificação dos produtos”, diz a pesquisadora.
O 1º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil também apresentará o papel das instituições de pesquisa, ensino e extensão na melhoria da qualidade dos produtos, assim como os aspectos da sustentabilidade, competitividade e comercialização. O Simpósio contará ainda com momento de integração: feira com produtos, equipamentos, tecnologia de fabricação; exposição em estandes dos diversos estados produtores de queijos artesanais; exposição científica e de banners; música ao vivo no espaço da gastronomia. 

(Verônica Freire-MTB 01225JP- Embrapa Agroindústria Tropical-Fortaleza - 85.33917117 ou 85.96181260)

Cagece na Corrida do Batom

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está apoiando a 1ª Corrida do Batom, que acontecerá amanhã de manhã, na Avenida Beira Mar. A corrida de rua, que é exclusiva para mulheres, é uma homenagem ao público feminino e um incentivo ao estilo de vida ativo e saudável através do esporte.
Durante todo o evento, a Cagece estará com estande montado oferecendo serviços de aferição de pressão, informações sobre prevenção de câncer de mama, avaliação física, de medidas e gordura, distribuição de preservativos, além de toalhinhas, salada de fruta e distribuição de Água de Beber para as participantes.
A corrida conta com a aferição oficial da Federação Cearense de Atletismo, e terá três categorias: Corrida (quatro quilômetros), Corrida (seis quilômetros) e Caminhada (dois quilômetros), com largada prevista para sete da manhã.
As mulheres inscritas irão dispor de uma estrutura privilegiada com área exclusiva para realização de aulas de Spinning, Espaço Zen, além de shows ao vivo. 
As participantes terão como premiação desde medalhas e troféus até prêmios em dinheiro, vale ressaltar que ainda será sorteado um pacote para a Meia Maratona de São Paulo. Outro diferencial da Corrida do Batom, é que R$ 5,00 de cada inscrição realizada será revertido ao Iprede.
Assessoria de Imprensa da Cagece:
Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cagece.com.br – 85 3101.1826/8878.8932)

Amigos em Ação 2011


"Unindo o apoio ao universo das artes plásticas contemporâneas e a solidariedade a instituições filantrópicas cearenses, a campanha Amigos em Ação 2011 abre na noite da próxima quinta-feira (24), na Galeria Casa D´Arte (Rua Barbosa de Freitas, 1.035 – Aldeota), em evento para convidados, uma exposição coletiva com as obras de arte que irão a leilão pelo projeto. A mostra reúne 74 obras de arte doadas por 48 artistas plásticos e fotógrafos e fica aberta a visitação pública gratuita a partir de 25 de novembro até  três de dezembro. Os horários de visitação são de 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e de 10 horas às 13 horas, aos sábados.
O acrílico sobre tela cartonada “Bora Brincar”, de autoria do artista plástico e arquiteto Totonho Laprovítera, é a obra tema desta edição da Amigos em Ação, ilustrando todas as peças de divulgação da campanha – cartazes, camisas, convites. Além desta obra, a exposição traz um apanhado de gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, colagens e artes decorativas de artistas renomados do cenário local, bem como de talentos da nova geração das artes cearenses. Os trabalhos fazem parte da oitava edição do tradicional Leilão de Obras de Arte, a ser realizado no dia 10 de dezembro, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, sob a condução do leiloeiro Fernando Montenegro, cuja renda será revertida para a manutenção dos projetos sociais do Amigos em Ação.
Com o objetivo de arrecadar fundos para as obras assistenciais do programa Amigos em Ação, que beneficia anualmente entidades filantrópicas cearenses com doações de alimentos, o leilão valoriza artistas já celebrados, mas também abre espaço para talentos recém-descobertos das artes plásticas cearenses, todos unidos em prol da solidariedade. Entre os nomes que contribuíram neste ano, estão artistas como Mano Alencar, Vando Figueirêdo, Emília Porto, Rozildo Dorneles, Ascal, Maurício Cals, Rian Fontenele, Sergei de Castro, Rodrigo Queiroz Frota, Hirma Castro, entre outros.
Sobre Totonho Laprovítera - Segundo o cantor, compositor e artista plástico cearense Raimundo Fagner, Totonho Laprovitera é o que se pode chamar de um artista múltiplo. Arquiteto, sempre procurou fugir do lugar comum dando um toque especial a seus projetos. Com dois livros escritos na tradição do humor cearense encontrou eco entre seus pares onde é presença constante de alto astral e caráter. “Parceiro de alguns dos grandes músicos cearenses tem marcado presença na arte de compor. Como artista plástico tem se qualificado em dar cores e vida a seus temas preferidos, principalmente ao que se refere ao universo nordestino”, diz Fagner.
Doação de alimentos a seis instituições cearenses - A expectativa dos organizadores da campanha é ultrapassar a arrecadação de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, ampliando em 5,7% o montante arrecadado no ano passado, quando foram coletados 28.400 quilos de alimentos não perecíveis. Neste ano, instituições filantrópicas cearenses serão beneficiadas com as doações: Lar Torres de Melo, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Escola de Trabalho Oficina do Senhor, Orfanato Casa de Jeremias e Edisca – Escola de Dança e Integração Social da Criança e do Adolescente em Fortaleza, além das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, em Aquiraz.
No total, 53 entidades filantrópicas foram indicadas para serem beneficiadas com as doações, das quais seis foram escolhidas pelos 40 diretores e conselheiros do Amigos em Ação. “Para ser selecionada, a entidade precisa ter notória credibilidade, serviços prestados e ainda conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, conta Alessandro Belchior, diretor da Campanha Amigos em Ação e da Alessandro Belchior Imóveis. Além dos donativos, as instituições recebem um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.
O movimento social Amigos em Ação conta com a valiosa colaboração de empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no trabalho de realização e sensibilização da campanha. Até o encerramento da campanha de arrecadação, os mais de 500 participantes do Amigos em Ação farão suas doações, em um mínimo de 60 kg de alimentos não perecíveis por pessoa. Em 20 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou mais de 230 mil kg de alimentos não perecíveis, beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes.
Desde 2004, o movimento mantém o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou ainda há cinco anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta de 50 instrumentistas com idade entre dez e dezoito anos. “O Amigos em Ação vem expandindo seu campo de atuação, desenvolvendo projetos de tecnologia social, voltados para a educação”, explica Germano Belchior, também diretor do projeto e da Alessandro Belchior Imóveis.
Sobre a Alessandro Belchior Imóveis - Com 22 anos de experiência, a Alessandro Belchior Imóveis trabalha em toda a cadeia imobiliária nas áreas de comercialização, locação e administração de imóveis. A empresa trabalha com imóveis de todos os portes, atuando em toda a Grande Fortaleza e em alguns municípios do Interior. Como empresa socialmente responsável, a Alessandro Belchior Imóveis criou em 1992 o seu principal projeto social, o Amigos em Ação, que beneficia anualmente instituições filantrópicas com doações de alimentos. A campanha começou como uma atividade de arrecadação de alimentos para serem doados durante o período natalino e, hoje, se expandiu alcançando resultados sociais expressivos.
• Exposição Coletiva de Artes da Campanha Amigos em Ação 2011 – 20ª Edição
Abertura: Dia 24 de novembro (quinta-feira).
Horário: Às 19 horas.
Local: Galeria Casa D´Arte
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 1.035 – Aldeota
Evento para Convidados
itação pública gratuita: De 25 de novembro a 03 de dezembro
Horário: De 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e de 10 às 13 horas, no sábado.

• Mais informações para a Imprensa com a AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa da Campanha Amigos em Ação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Davy Nascimento (davynascimento@ad2m.com.br)
Jornalista responsável: Mauro Costa: (CE 01035 JP)

Captação de Som

Estão abertas as inscrições para o novo curso de audiovisual da Vila das Artes: Captação de Som. O edital e a ficha de inscrição estão no www.fortaleza.ce.gov.br/viladasartes. Os documentos solicitados deverão ser entregues na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9 às 20 horas, durante o período de inscrição. As aulas acontecem das 18h30 às 21h40, na Vila das Artes. Os cursos são gratuitos. Informações pelo (85) 3252-1444.
O Básico de Captação de Som é aberto aos interessados e as inscrições vão até 24 de novembro. As aulas acontecem de 5 da 9 de dezembro e terá como orientador Marcos Rudolf. Formado pela Vila das Artes (curso de Realização em Audiovisual - 2009), foi técnico de som em diversos curtas e longas e ministrou o curso de Captação de Som Direto dentro do projeto “Educando o Olhar”. 
O Curso de Direção de Arte teve suas inscrições encerradas ontem. As aulas serão de 28 de novembro a dois de dezembro com Sérgio Silveira, diretor de arte, cenografista, figurinista formado pela Escola de Teatro do Rio de Janeiro. Trabalhou em diversos longas, como O Quatrilho (1997), de Fábio Barreto, Eu sei que vou te amar (1986), de Arnaldo Jabor, Ele, o boto (1987), de Walter Lima Jr., e Mulheres do Brasil (2006), de Malu de Martino.
Já o curso de Roteiro será realizado de 21 a 25 de novembro com o roteirista Paulo Halm, que é formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (RJ e participou dos roteiros de “Cazuza”, “Meu Nome não é Johnny”, “Desenrola e Aparecida - O Milagre”.

Arie das Dunas


Moradores em frente à Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Dunas do Cocó, na rua Padre Antônio Thomas esquina com rua Sebastião de Abreu, no Cocó, denunciaram a presença de trabalhadores devastando o local, retirando árvores e mata, e de grandes focos de incêndio. A fumaça, segundo uma das moradoras, Marúcia Teixeira, pode ser vista ao longe e ainda não foi contida. Marúcia denuncia também a demora para a chegada de policiais ambientais para conter a ação e combater o crime de queimada. A Arie é protegida pela lei 9502/09 que proíbe qualquer tipo de construção. 
Uma grande clareira foi aberta, há dezenas de árvores sendo cortadas e muito fogo. O vereador João Alfredo Psol, autor da lei, já informou o crime à Semam e à Polícia Ambiental que se comprometeram em ir ao local agora. 
A destruição foi suspensa com a chegada do pelotão ambiental no local.
"Como encaminhamento, vamos oficiar à SEMAM, SEMACE e MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, solicitando a apuração, administrativa, civil e penalmente desses fatos e a punição dos culpados, JUNTANDO AS FOTOS e também oficiar ao Pelotão Ambiental, solicitando a informação da vistoria realizada e as providências tomadas", diz João Alfredo.

Câmara no Parque São José


O Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza
Vereador Acrísio Sena,



convida  para o projeto
CÂMARA NOS BAIRROS.



à realizar-se a partir das 09h
do dia 25 de novembro de 2011,
na Quadra do Colégio Marista
Endereço: Av. Waldir Diogo, 1138
Bairro: Parque São José
2 anexos — Baixar todos os anexos (zipado para 
  Português
Menu de codificação de nome de arquivo
)  
Brasão - Câmara Municipal de Fortaleza.jpgBrasão - Câmara Municipal de Fortaleza.jpg
168K   Visualizar   Baixar  

Vivo


Após um ano de diversos lançamentos que mantiveram a Vivo no caminho do crescimento e ajudaram a consolidar sua posição de liderança no mercado de telefonia móvel,- tal como a oferta Vivo Sempre Ilimitado que oferece ligações e mensagens ilimitadas para qualquer celular da operadora no país (local ou interurbano), por apenas R$ 7,50 por mês, ou seja, R$ 0,25 por dia, tanto para os usuários Pré-pagos como os assinantes do plano Controle - a operadora criou um novo portfólio de planos Pós-Pagos e roaming internacional tornando as ofertas no segmento ainda mais atrativas para este final de ano.
"O cliente pós-pago valoriza produtos e serviços que dão a ele tranquilidade e conveniência no que diz respeito à qualidade, atendimento e oferta. Com o lançamento dos planos Vivo Smartphone Ilimitado e Vivo Você Ilimitado, estamos evoluindo neste sentido. Criamos um conjunto de novos planos dentre os quais o cliente pode escolher de acordo com seus hábitos de consumo e necessidades", afirma Paulo Cesar Teixeira, diretor-geral da Telefônica|Vivo.
A ideia é que o cliente escolha seu plano de acordo com os minutos e serviços ilimitados dos quais necessita, podendo falar e navegar na internet sem preocupações com o tempo. Essa simplicidade se reverte em conveniência e economia para o usuário.
Uma das grandes novidades é o fato de que qualquer cliente dos planos Vivo Você Ilimitado (a partir de R$ 49,00) pode falar à vontade com outros celulares da Vivo da mesma cidade, de forma ilimitada, seja qual for o plano escolhido. O usuário pode acrescentar ainda outros serviços ilimitados, como torpedos SMS e MMS, ligações DDD e em roaming dentro da rede da operadora, ou as duas opções, de acordo com a tabela abaixo.
Os mesmos benefícios se aplicam ao Vivo Smartphone Ilimitado (a partir de R$ 74,00), que também ganham franquias de dados até cinco vezes maiores que as franquias do portfólio anterior, possibilitando muito mais navegação com um valor equivalente aos dos planos antigos. As franquias, que eram de 50MB a 250 MB, agora vão de 250MB a 500MB. Usuários de perfil de uso mais intenso da internet podem ainda contratar um pacote de internet adicional.
O portfólio mantém um dos grandes diferenciais nos planos Pós-Pago da Vivo, que é a possibilidade de inclusão de 1 a 5 dependentes (de acordo com o plano). Além de seguir com essa vantagem, os usuários contam com uma novidade: além de compartilhar os minutos e os serviços ilimitados, o dependente pode contar com a mesma franquia de tráfego de dados do titular.
De acordo com Paulo Cesar Teixeira, "é mais um passo importante para a companhia, que, desde o inicio do ano, já brindou o cliente com o lançamento de produtos e serviços como Vivo Sempre, Vivo Direto, Kantoo e Frequencia 1.800MHz- esta que possibilita a utilização dos chips da Vivo em qualquer aparelho celular”, conclui.  Para assinar ou mudar para os novos planos, basta entrar em contato com a central de atendimento da Vivo nos telefones *8486 (de um celular Vivo) ou 1058 (qualquer telefone). Os planos podem ser contratados também nas lojas da operadora e parceiros em todo o Brasil.
Campanha
Com o mote “Não é só você que faz planos para a sua vida. A vida também faz planos para você”, a campanha publicitária para o novo portfólio Pós-pago mostra que, com a Vivo, o cliente tem qualidade e pode escolher qual serviço ilimitado mais utiliza, ficando tranquilo para viver os planos que a própria vida fez para ele.
Desenvolvida em parceria com a agência África, a campanha contempla três filmes, mídias impressa e online, bem como desdobramentos para mídias exteriores como outdoor, relógio de rua, backbus, abrigo de ônibus, entre outros.

Seguidores

Arquivo do blog