Pular para o conteúdo principal

Acaraú à direita



Diário do Nordeste

Quarta-feira 25/01/2012

A margem direita do Acaraú

Publicado em 25/01/2012 - 12:00 por Lauriberto Braga | Comentar
CategoriasRio AcaraúSobral

 
A Margem Direita do Acaraú ganha últimos retoques em Sobral
A margem direita do Rio Acaraú, que corta Sobral de tão desprezada anteriormente a partir de amanhã ganha urbanização. Um complexo de equipamentos de lazer ao custo de R$ 3,5 milhões com recursos da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, será inaugurado. A festa de entrega da urbanização à noite contará com show do cantor Raimundo Fagner. São 12,6 mil metros quadrados de área urbanizada entre a Ponte Othon de Alencar e a Rua Itália, no bairro Dom Expedito.
Além dos equipamentos de lazer, a margem direita do Acaraú ganhou um entorno da Igreja de São Pedro urbanizado. É o Largo de São Pedro todo em piso intertravado. Este mesmo piso está no passeio de toda a margem direita urbanizada, que ganha ciclovias, anfiteatro e espaço para recreação.
O responsável pelo projeto, que agora se torna realidade, depois de promessas de prefeitos anteriores, é o arquiteto Campelo Costa, que é secretário de Cultura e Turismo de Sobral. Ele diz que agora as duas margens do Acaraú estão contempladas com áreas para diversão da população. Antes era só a margem esquerda com seu complexo urbanizado com destaque para o Museu Madi. Agora com a margem direita há espaço para contemplação nos dois lados do Acaraú, comemora Campelo Costa.
A nova área tem um espaço para grafismo. Lá já funciona uma oficina de grafiteiros que expõem sua arte através de pinturas em forma de protesto ou até mesmo de elogios. Mas são os moradores do bairro Dom Expedito que mais festejam a urbanização. É o caso de Tarciana Guilherme. Ela gostou tanto da obra que disse irá passar todos os dias pelo passeio. Elogiou ainda a garantia com a urbanização para o espaço das lavandeiras, que não foram excluídas com o projeto.
Durante todo o dia de hoje os operários dão os últimos retoques nos equipamentos para a entrega na festa de amanhã. O prefeito Clodoveu Arruda fez questão de afirmar que a urbanização é uma luta antiga dos moradores e que foi iniciada na administração do ex-prefeito Leônidas Cristino. “Estou agora tendo a felicidade de entregar a obra, mas quem começou foi Lêonidas Cristino. É importante destaca isso porque o Leonidas tinha um carinho muito grande por ela”, reconhece Clodoveu.
O prefeito afirma que a margem direita não estava tendo o cuidado devido e por isso a urbanização vem em boa hora. “É um espaço conquistado pelos moradores da margem direita do Acaraú que agora sim tem um local para o lazer”, diz Clodoveu Arruda.
Para o prefeito a margem direita é uma obra de infraestrutura urbana que vai dar novos ares para Sobral. “Ela vai não só qualificar a margem direita dos moradores que são a ela estabelecidos ali, mas para toda cidade de Sobral”. A urbanização traz jardins, passeios, parques e praças em torno de um quilômetro de área.
Saneamento
A Prefeitura aproveita a urbanização da margem direita para anunciar o saneamento do Rio Acaraú. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura está limpando as duas margens. São recolhidas toneladas de água pé. A ideia é limpar toda a parte do Acaraú que corta Sobral até a próxima semana quando deve começar a quadra invernosa.
A limpeza do Acaraú é feita por um grupo de pelo menos 100 operários. Segundo a secretária de Meio Ambiente de Sobral, Juraci Neves a ordem é sanear o Acaraú, evitando também o despejo de esgotos no Rio.
Quanto a reforma do Museu Madi, localizado na margem esquerda, o projeto está em fase de captação de recursos. A promessa é que o novo Madi seja entregue ainda este ano. O Madi está fechado desde 2009, quando foi inundado pelas águas do Acaraú. Todo acervo foi salvo e está guardado no Centro de Convenções da cidade.
Inaugurado em 5 de julho de 2005, o Madi funcionou por quase quatro anos, atraindo grande número de visitantes e sendo referência nacional do movimento Madi. Além do Museu Madi, serão reinstalados este ano na chamada Esplanada Praça Cívica, à margem esquerda do Acaraú, um anfiteatro, a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) e uma biblioteca.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".