A Telefônica|Vivo mais uma vez é a principal patrocinadora da Campus Party Brasil, maior acontecimento de inovação, criatividade, entretenimento digital e tecnologia do mundo. Para este ano, a empresa, responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações, dobrou a capacidade de conexão oferecida aos campuseiros, passando de 10 Gbps para 20 Gbps. Além disso, promoverá dois concursos voltados ao incentivo ao empreendedorismo e à inovação, o “Hackathon Telefônica|Vivo” e o Wayra Contest.
A parceria da companhia com o evento acontece desde a primeira edição, na Espanha, em 1997, e em todos os sete países onde ele acontece hoje (no Brasil, a partir de 2008). Para a Campus Party Brasil 2012, os focos principais da empresa são estimular a inovação e o empreendedorismo e, por meio da Fundação Telefônica, discutir a relação entre educação e tecnologia.
“Para a Telefônica | Vivo, a Campus Party é uma oportunidade única para estimular a inovação tecnológica e o empreendedorismo, além ser um dos principais fóruns de debates sobre a internet e a inclusão digital”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da empresa. “A companhia, que tem como prioridade conectar com qualidade o maior número possível de pessoas onde quer que elas estejam, oferece uma infraestrutura de última geração e altíssima capacidade para que os campuseiros explorem ao máximo todas as possibilidades do mundo digital”, acrescenta Valente.
Hackathon Telefônica|Vivo
O Hackathon Telefônica|Vivo é um concurso promovido pela Telefônica | Vivo para o desenvolvimento de aplicativos móveis, que contará com uma categoria para desenvolvedores profissionais e outra para iniciantes que não têm conhecimento de programação. Os campuseiros poderão desenvolver aplicativos para os principais sistemas operacionais: Android, iOS, Java, entre outros. Os aplicativos desenvolvidos deverão ser de um dos seguintes temas: Esporte, Green (sustentabilidade) ou Educação (este apenas para categoria iniciante). Os participantes terão entre os dias 7 e 10 de fevereiro para desenvolver e apresentar o projeto final. No dia 11 de fevereiro, penúltimo dia da Campus Party Brasil, serão conhecidos os vencedores.
Na categoria profissional, a criação do aplicativo será suportada pela plataforma Bluevia, iniciativa que concentra a comunidade de desenvolvedores mundial do Grupo Telefônica. Trata-se de um portal que auxilia os desenvolvedores na criação, evolução e comercialização de seus aplicativos, fazendo uso de recursos de rede por meio de APIs(interfaces de programação de aplicativos). Depois de pronto, os desenvolvedores poderão ser remunerados tanto pelos downloads de seus aplicativos quanto pelo uso de recursos de rede. O primeiro colocado de cada um dos temas ganhará um prêmio de R$ 5.500,00, um tablet Galaxy Tab 2, um celular Galaxy S2, além de dois ingressos VIP para assistir a um jogo da seleção Brasileira de Futebol no Brasil.
Já na categoria iniciante, os campuseiros vão utilizar o Vivo Meu APP, uma plataforma já disponível no portal Vivo para todos. Por meio doVivo Meu App, é possível criar um aplicativo móvel de maneira simples e rápida. Com ele, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de programação, pode desenvolver aplicativos para celulares. É possível criar aplicativos para divulgar um negócio, projetos profissionais ou pessoais, fan-pages, sua banda de rock, seu time de futebol, entre outros. O primeiro colocado de cada tema será premiado com R$ 1.500,00, um iPhone e dois ingressos VIP para assistir a um jogo da seleção Brasileira de Futebol no Brasil.
Wayra Contest
O Wayra Brasil, uma iniciativa da Telefônica/Vivo para identificar e reter no País talentos nas áreas de inovação e tecnologia, fará uma seleção extraordinária de empreendedores durante a Campus Party 2012. Apenas campuseiros podem participar do Wayra Contest, apresentando ideias de negócios ou aplicativos tecnológicos. O vencedor, que será conhecido no dia 11 de fevereiro, garantirá uma vaga entre os 30 candidatos que disputarão, durante a Wayra Week 2012, dez vagas na Academia Wayra – juntando-se às dez equipes de empreendedores selecionadas na primeira Wayra Week Brasil, realizada em novembro de 2011. Além da vaga na finalíssima do Wayra 2012, o campuseiro vencedor ainda ganhará uma viagem ao Silicon Valley, nos EUA.
Na última semana, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, reconheceu o Wayra como a maior iniciativa internacional de empreendedorismo tecnológico e assinou um acordo com o programa da Telefônica, a fim de acelerar ainda mais o processo de startup dos projetos premiados. O acordo representa um importante avanço para o programa, uma vez que os novos empreendedores passam a contar com mentoring e plataformas de desenvolvimento de um dos maiores institutos tecnológicos do mundo, o “Wayra Entrepreneurship Lab @ MIT” (Laboratório de Empreendedorismo Wayra no MIT).
Inclusão digital e educação
O poder transformador da conexão à web em cidades e comunidades será discutido no debate “Inclusão Digital e Transformação Sócio-Econômica”, em 08 de fevereiro, às 9h00, no Campus Fórum. O evento, com Lygia Lupatto, Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica, apresentará o case do Programa Pescando com Redes 3G, desenvolvido em Santa Cruz de Cabrália (BA) em parceria com a Vivo. A rede 3G da operadora cobre hoje mais de 2,5 mil municípios no País (mais que a soma da cobertura das demais operadoras). Participarão também representantes da prefeitura do município baiano e de Recife, e do Projeto Telinha na Escola, apoiado pela Telefônica | Vivo.
Com o objetivo de integrar o tema educação ao da Cultura Digital, pela primeira vez no Brasil, a Fundação Telefônica vai promover a EducaParty, que acontece entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Serão convidados educadores de todo o País, entre professores de escolas públicas, de Organizações Não-Governamentais e universidades, além de alunos de pedagogia e gestores públicos. Dentre as atividades planejadas, estão jornadas de aprendizagem, oficinas de experimentação com ferramentas da web e celulares e debates com especialistas.
A principal atração da EducaParty será a participação do pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, o indiano Sugata Mitra, renomado especialista em educação colaborativa. É também professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e um dos pesquisadores mais reconhecidos na área de tecnologia educacional, já tendo sido descrito como um “Superstar da Educação Global” pelo jornal inglês “The Times”.
Estande da Telefônica|Vivo na Área Expo
Cubo de Conteúdo – Um ponto de encontro pra quem quer discutir os assuntos digitais mais quentes ou apenas celebrar a cultura de internet e se divertir com as webcelebridades.
Degustação de Serviços – Alguns produtos da Telefônica|Vivoestarão à disposição para degustação. São eles: Kantoo, serviço que auxilia no ensino e prática dos idiomas inglês e espanhol através do celular; Nuvem de Livros, acervo com mais de 3 mil obras literárias, atlas, enciclopédias e apostilas; Descomplica, serviço de apoio ao estudante que vai prestar o ENEM e vestibulares através de mensagens de texto; Vivo Segurança Online, proteção digital para computador e/ou smartphone; BlueVia e Vivo Meu App, plataformas que suportam o desenvolvimento de aplicativos, para profissionais e iniciantes, respectivamente.
Eu Vivo Esporte – A Telefônica|Vivo estará demonstrando a plataforma de esportes da empresa. Além disso, contará com uma bola que “canta” o hino nacional, presença de atletas (basquete, vôlei e futebol) e um Xbox com três modalidades diferentes para quem quiser usar.
Estande da Telefônica|Vivo na Arena
Cubo Geek – O estúdio colaborativo poderá ser utilizado em atividades multimídia como podcasts, videocasts e música.
Geek View – Será um mirante, que possibilitará que os participantes da área expo visualizem toda a arena.
Hashtag de ouro – Concurso cultural que visa conectar as pessoas da CParty Brasil por meio de uma hashtag. O campuseiro precisará criar uma hashtag das ações da Telefônica|Vivo na CParty e potencializar a hashtag oficial do evento (#cpbr5). O campuseiro que tiver mais visibilidade ganhará um troféu em forma de hashtag banhada a ouro, além de um certificado no valor de R$ 10.000,00 em barras de ouro.
Agenda da Telefônica |Vivo na Campus Party Brasil
06/02
|
10h30
|
Arena
| Coletiva de imprensa inicial, com Antonio Carlos Valente |
12h
|
Arena
| Abertura dos Portões | |
22h
|
Arena
| Coquetel e cerimônia oficial de abertura | |
07/02
|
11h45
|
Arena
| Palestra sobre Bluevia e Hackaton (Palco Desenvolvimento) |
15h
|
Arena
| Coletiva de Imprensa com Sugata Mitra | |
17h
|
Arena
| Apresentação de Pablo Larrieux, Diretor do Centro de Inovação da Telefônica Brasil, sobre Wayra e início do Wayra Contest | |
19h
|
Arena
| Palestra de Sugata Mitra | |
08/02
|
9h00
|
Arena
| Debate Inclusão Digital e Transformação Sócio-Econômica |
17h15
|
Arena
| Wayra Contest | |
22h
|
Arena
|
Encerramento e entrega dos prêmios (Hackaton, Wayra Contest e Hashtag de ouro)
| |
09/02
|
17h15
|
Arena
| Wayra Contest |
10/02
|
17h15
|
Arena
| Wayra Contest |
Informações para a Imprensa Vivo:
Comunicação Corporativa Regional Nordeste
Parlato – Agência de Comunicação Integrada – (81) 3342.0019
Patrícia França – patricia@parlato.com.br
Paulo Corrêa – paulo@parlato.com.br
Marcellus Rocha – marcellus.lima@vivo.com.br
Comentários
Postar um comentário