A Diageo, líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, chegou a um acordo com a YPIÓCA®, para adquirir sua marca de cachaça premium, além de parte de seus ativos de produção e distribuição. A aquisição inclui uma destilaria em Paraipaba/CE, uma engarrafadora em Fortaleza/CE e um centro de distribuição em Guarulhos/SP.
A aquisição está prevista para ser concluída em até um mês. A Diageo passa, então, a ter sua própria destilaria no país e acrescenta mais 700 funcionários às suas operações no Brasil.
Presente no Brasil desde 1997, a Diageo possui uma coleção de marcas globais, como JOHNNIE WALKER ®Scotch whisky, vodca SMIRNOFF ®, cerveja GUINNESS ®, licor BAILEYS ®, vodca CIROC® e rum CAPTAIN MORGAN®. Já a YPIÓCA® é a líder do mercado em cachaça premium, e também ocupa o segundo lugar de participação de valor e o terceiro de volume de vendas no total da categoria.
"O crescimento econômico do Brasil e a expansão do número de consumidores da classe média oferecem uma grande oportunidade para que a Diageo acelere seu crescimento na categoria de bebidas alcoólicas premium local e internacionamente”, afirma Randy Millian, Presidente da Diageo América Latina e Caribe.
"O crescimento econômico do Brasil e a expansão do número de consumidores da classe média oferecem uma grande oportunidade para que a Diageo acelere seu crescimento na categoria de bebidas alcoólicas premium local e internacionamente”, afirma Randy Millian, Presidente da Diageo América Latina e Caribe.
Millian conclui: “É um privilégio para a Diageo adquirir essa marca altamente respeitada, que carrega o legado da história e cultura brasileira. A transação nos traz a oportunidade única de agregar ainda mais valor aos mais de 165 anos de tradição no Brasil, alavancando nossa bem-sucedida trajetória com Scotch whisky e vodca e fortalecendo a presença da Diageo no país.”
Everardo Telles, presidente da YPIÓCA®, comenta: “Estou muito satisfeito por ter concluído essa transação com a Diageo. Ela garante a trajetória da YPIÓCA® rumo a um crescimento sustentado e fortes investimentos, bem com a um potencial aumento das exportações.”
No último ano fiscal, encerrado em 30 de junho de 2011, a Diageo Brasil apresentou um crescimento acelerado em volume de vendas, com alta de 23%, impulsionada pelo crescimento de duplo dígito de Scotch whisky e vodca. O faturamento líquido da empresa no país cresceu 27%, influenciado principalmente por Scotch whisky. O Brasil, especificamente com a região Nordeste, é o maior mercado mundial em volume de vendas para JOHNNIE WALKER® RED LABEL™.
Paul Walsh, CEO da Diageo, diz: "O Brasil é um mercado em acelerado crescimento e bastante atrativo para a Diageo, com demografia muito favorável e aumento da renda. A aquisição da YPIÓCA® oferece à Diageo uma excelente oportunidade para acelerar o nosso crescimento no Brasil e liderar a marca premium em cachaça.
A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de destilados, vinhos e cervejas, como SMIRNOFF®, JOHNNIE WALKER®, GUINNESS®, BAILEYS®, J&B®, BUCHANAN’S® e NEGA FULÔ®. A multinacional opera em mais de 180 países no mundo inteiro. Cerca de 60% do volume de produtos vendidos pela Diageo no Brasil são produzidos localmente, por meio de parceiros, incluindo SMIRNOFF®, o sake JUN DAITI® e a cachaça ultrapremium NÊGA FULÔ®. A Diageo emprega atualmente 400 pessoas.
As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com.
Para saber mais sobre nossa plataforma global para promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas por meio do compartilhamento de ferramentas, informações e iniciativas de boas práticas, visite o sitewww.DRINKiQ.com.br
Celebrando, a vida todos os dias, em todos os lugares é a filosofia da Diageo.
Sobre YPIÓCA®A YPIÓCA® é uma das mais tradicionais cachaças premium no Brasil, com mais de 165 anos de história. A aquisição pela Diageo inclui uma destilaria em Paraipaba/CE, uma engarrafadora em Fortaleza/CE e um centro de distribuição em Guarulhos/SP. No ano calendário 2011, a empresa totalizou vendas de 6,6 milhões de caixas de 9L, representando 8% de market share no total da categoria de cachaça, que é bastante fragmentada.
Informações para a Imprensa
Imagem Corporativa
Ana Leticia Wiederkehr – (11) 3526-4538
Cynthia Trevisani – (11) 3526-4519
YPIÓCA®, tradição em aguardente de origem desde 1846
Fértil e geradora de bons frutos assim como o significado do seu nome,
que, em tupi-guarani, quer dizer “terra-roxa”
A primeira semente do Grupo foi plantada no solo de Maranguape, no Ceará, em 1846, com o pequeno alambique de cerâmica trazido de Portugal pelo patriarca Dario Telles de Menezes. De sua iniciativa frutificou a primeira geração da empresa que, anos mais tarde, ensinaria o mundo a beber cachaça.
YPIÓCA® foi a primeira aguardente brasileira a ser exportada, em 1968, e hoje é comercializada em mais de 40 países. Líder em produção de aguardente de origem no mundo, suas unidades fabris têm capacidade instalada de 126 milhões de litros por ano.
A YPIÓCA® segue um rigoroso processo de produção que engloba desde a seleção das sementes até seu envelhecimento.
O envelhecimento da aguardente, um dos diferenciais da marca YPIÓCA®, é feito por meio de mais de 10 mil barris de carvalho e uma centena de tonéis de bálsamo, que são estocados por períodos que variam de um a seis anos. A cachaça permanece em estado de repouso até atingir o equilíbrio que compõe o “bouquet” característico da YPIÓCA®.
A empresa também gera renda extra para as” feiteiras”, artesãs do norte do Ceará que trabalham na confecção da cobertura de palha das tradicionais garrafas da empresa.
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium com vasto portfolio de marcas de diferentes categorias
Empresa de origem inglesa celebra a vida, todos os dias, em todos os lugares, com marcas globais como SMIRNOFF®, JOHNNIE WALKER®, GUINNESS® e BAILEYS®
A Diageo, criada em 1997, opera em mais de 180 mercados. A empresa conta globalmente com 22.000 funcionários, tem escritórios em cerca de 50 países, além de 37 destilarias, 15 cervejarias, 14 vinícolas, 18 instalações de blending e embalagem, 20 armazéns, entre outras unidades em várias regiões do mundo.
As destilarias e unidades de processamento de bebidas operam em inúmeros países, tais como Grã Bretanha, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, Jamaica, Índia e Austrália.
Em solo brasileiro desde 1997, a Diageo investe de forma estratégica no país, que é, por exemplo, o maior mercado consumidor global de JOHNNIE WALKER® RED LABEL e ocupa o terceiro lugar no ranking de comercialização de SMIRNOFF®. As atividades no Brasil são comandadas pelo escritório na cidade de São Paulo, com cerca de 400 colaboradores. A Diageo possui ainda três centros de distribuição, localizados em Vinhedo (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Rio de Janeiro.
O portfólio da companhia oferece aos consumidores formas únicas de tornar os seus dias e noites especiais, para marcar os grandes acontecimentos em suas vidas e para alegrar mesmo os menores acontecimentos. Celebrar a vida todos os dias, em todos os lugares, é a mensagem que guia o trabalho da empresa.
A Diageo é uma empresa cidadã e desenvolve projetos de responsabilidade social corporativa voltados à capacitação e geração de renda, meio ambiente e consumo responsável de bebidas alcoólicas.
Diageo e a disseminação do consumo responsável
A Diageo tem com um de seus compromissos contribuir para a conscientização dos consumidores em relação ao consumo responsável de bebidas alcoolicas, com diversas iniciativas que promovem esse conceito.
Entre elas, está a plataforma global www.DrinkIQ.com.br, que disponibiliza serviços, informações e dicas sobre como consumir de uma maneira responsável e como forma de celebração.
A Diageo desenvolveu e utiliza na rotina de seus negócios um dos mais rigorosos Códigos de Marketing do mundo, que estabelece padrões internacionais para que as marcas tenham um papel de agentes disseminadores da importância do consumo responsável.
Um dos programas mais emblemáticos nesse sentido é o “Movimento Piloto da Vez”, encabeçado pela marca JOHNNIE WALKER. O objetivo é conscientizar o consumidor sobre a importância de usar táxi ou eleger um “piloto” ao retornar para casa após suas celebrações. Em seis anos de programa foram doados mais de 120 mil quilômetros.
Desde 2007, em parceria com a rede Wal Mart, a Diageo também trabalha para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores. Por meio de um sistema instalado nos caixas, o consumidor é obrigado a apresentar documento de identidade para finalizar a compra de bebidas alcoólicas. Neste fiscal 2012, a iniciativa foi expandida para 500 lojas da rede Wal Mart em todo o Brasil e recebeu um novo nome: Menor com Alcool Não É Legal.
A Diageo socialmente responsável
A Diageo é uma empresa cidadã e se desenvolve de maneira sustentável, atuando diretamente nas comunidades onde está instalada por meio de projetos focados em responsabilidade social, sustentabilidade e conscientização.
A companhia acredita que o desenvolvimento das pessoas acompanha o crescimento da empresa. Com esse pensamento, desenvolveu o programa Learning for Life, voltado para a capacitação profissional de jovens entre 18 e 29 anos, com baixo poder aquisitivo. O programa, que já capacitou mais de 12 mil jovens no Brasil, é desenvolvido em parceria com instituições de ensino e está presente em mais de 20 cidades brasileiras. A taxa de empregabilidade pós-curso está acima de 85%.
Com o foco no crescimento sustentável, a Diageo desenvolve o programa de reciclagem de vidro Glass is Good, em parceria com bares, a cooperativa Vira Lata e a empresa fabricante de vidro Owen-Illinois. A iniciativa pioneira em logística reversa no setor consiste na reciclagem de garrafas de vidro e contribui para reduzir o impacto ambiental, poupar matéria-prima e energia elétrica, movimentando toda a cadeia do segmento e garantindo fonte de renda para os catadores. O Glass is Good foi adotado na cidade de São Paulo em novembro de 2010 e já reciclou mais de 1.100 toneladas de vidro até o primeiro semestre do ano fiscal 2012.
• Informações para a Imprensa
Imagem Corporativa
Ana Leticia Wiederkehr - (11) 3526-4538
ana.leticia@imagemcorporativa.
Comentários
Postar um comentário