Pular para o conteúdo principal

EDR na Bienal


As Edições Demócrito Rocha (EDR) vão lançar cinco títulos, durante a X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que tem início hoje, 8 de novembro, e prossegue até 18 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.

São eles: “É pra ler ou pra comer?”; “O Modernismo na Poesia Cearense: Primeiros Tempos”; “Os Espantos”; “Escrita & Traços: Patativa do Assaré” e “Meu Caderno de Bordo”.

O primeiro dos lançamentos será o “É pra ler ou pra comer?” - da escritora Socorro Acioli - próximo sábado, 10, às 19h30.  

A EDR contará – também – com um estande, onde os visitantes podem encontrar os livros da Demócrito Rocha, além de obras da editoras Biruta, Gaivota e Dedo de Moças.  Há, ainda, espaço infantil, onde as crianças podem pintar e desenhar.

Abaixo, detalhes sobre cada um dos lançamentos:


É pra ler ou pra comer?
O livro É pra ler ou pra comer? da escritora Socorro Acioli, ganha edição especial para comemorar os 120 anos do mais significativo movimento literário do Ceará, a Padaria Espiritual (1892). A obra ganha capa dura, um formato diferenciado e novas ilustrações do artista gráfico e designer pernambucano, Karlson Gracie. Socorro conta a história da Padaria Espiritual a partir do olhar do menino Rafael que, após ler um livro de Monteiro Lobato fica curioso para saber se, afinal de contas, poderia ou não comer aquele jornal chamado O Pão que encontrara na casa da sua madrinha. A partir daí, Rafael começa a investigar aquele misterioso jornal com nome de alimento e descobre a história incrível dos padeiros que criaram um Pão para o espírito e, na base da brincadeira e do bom humor, falavam de literatura, cultura e educação. O livro É para ler ou pra comer? foi contemplado como ganhador do I Primeiro Edital de Incentivo às Artes (Secult, 2004), recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional de Literatura Infantojuvenil (Fnlij-RJ)  e integra o Catálogo da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália). Socorro Acioli faz parte da nova geração de escritores brasileiros de literatura infantojuvenil. Além de É pra ler ou pra comer, escreveu A Bailarina Fantasma, O peixinho de pedraA casa dos benjamins, Vende-se uma família, entre outros. Ela é mestre em Literatura Brasileira (UFC) e doutoranda em Literatura pela Universidade Federal Fluminense (RJ).

Lançamento: Dia 10 de novembro, às 19h30min.
Local: Arena Multicultural Luís Sá (Arena Jovem), no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares).
Informações: (85) 3255 6270


O Modernismo na Poesia Cearense: primeiros tempos
O Modernismo na Poesia Cearense, do professor e crítico literário Rafael Sânzio de Azevedo, é considerado um clássico na história da literatura do Ceará. O livro ganha segunda edição revisada e será lançado pelas Edições Demócrito Rocha (EDR) em homenagem ao aniversário do movimento literário cearense Padaria Espiritual (1892) e às comemorações da Semana de Arte Moderna (SP, 1922). O ensaio crítico do professor Sânzio de Azevedo revela a convergência poética entre os ideais literários do modernismo brasileiro e a produção dos moços cearenses em torno da poesia, que ganha destaque nacional. Um dos veículos pioneiros em publicar a produção poética moderna dos jovens cearenses, o suplemento literário do O POVOMaracajá, publicado em duas edições, está encartado em edição fac-similar nesta reedição da obra de Sânzio de Azevedo. Publicação indispensável para estudiosos de literatura e os amantes da historiografia cearense. O ensaísta e crítico literário Sânzio de Azevedo publicou vários livros, entre eles Aspectos da Literatura Cearense, Ensaios da Literatura Cearense e A Breve História da Padaria Espiritual.  Participou ainda, como organizador, de alguns volumes da coleção Roteiro da Poesia Brasileira (Global). Sânzio de Azevedo é um dos homenageados da X Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Lançamento: Dia 13 de novembro, às 19h30min.
Local: Sala 2 Bruno Jaci (José Carlos Júnior) Mezanino 2.
No Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares)
Informações: (85) 3255 6270










                                            Os Espantos
A escritora Tércia Montenegro define seu novo trabalho, o livro Os Espantos, “como um convite ao susto”, para em seguida explicar: “susto no bom sentido”. Isso porque a coletânea de 50 crônicas publicadas ao longo dos últimos dois anos no O POVO quer “celebrar o espanto saudável e a surpresa do humor”. Os Espantos é o primeiro livro de crônicas da contista cearense, que conta com vários livros publicados (Linha Férrea, O Resto do teu corpo no aquário, O Vendedor de Judas, O tempo em estado sólido), e participação em antologias nacionais, além de incursões pela literatura infantojuvenil (História de uma calça jeans, Manual para beijar, Rachel de Queiroz: o mundo por escrito). Na crônica, a escritora exercita uma narrativa que extrai do cotidiano o que ele tem de absurdo e humorístico. Talvez o “espanto” more com o próprio leitor ao constatar o quanto de coletivo existe no estranhamento da escritora em suas viagens pelo mundo, no trato com os vizinhos, nas visitas a museus e galerias, nos livros que lê, na vida que corre solta e que ela recorta um ou outro episódio. O livro Os Espantos confirma a firmeza da contista e leveza de uma sólida cronista. Tércia Montenegro é professora da UFC, Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Linguística (UFC). 

Lançamento: 14 de novembro, às 19h30min.
Local: Café Java (Centro de Eventos do Ceará. Av. Washington Soares).
Informações: (85) 3255 6270




Escrita & traço: Patativa do Assaré, o canto do Poeta Passarinho
Coletânea de textos e desenhos produzidos pelos alunos do Colégio Farias Brito e alguns estudantes de escolas públicas. O poeta cordelista Patativa do Assaré é o tema da coletânea desta edição, que reúne trabalhos submetidos a um concurso interno realizado pelo Colégio Farias Brito. Uma equipe interdisciplinar de professores julgam os trabalhos em prosa e verso, além dos desenhos. O livro é editado pelas Edições Demócrito Rocha e indicado como paradidático pela própria escola, valorizando o trabalho dos alunos. Esta é a terceira edição da coletânea, editada pelas EDR, depois de Rachel de Queiroz (2010) e Cecília Meireles (2011).

Lançamento: Dia 14 de novembro, às 18 horas.
Local: Auditório Félix Guanabarino (Adolfo Caminho) Mezanino 2.
Informações: (85) 3255 6270




Meu Caderno de Bordo
Livro da escritora Efigênia Alves que compõe a coleção de títulos do Projeto Eu Sou Cidadão, realizado numa parceria entre as Edições Demócrito Rocha e a Associação para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (APDMCE). Meu Diário de Bordo é uma novela juvenil que conta a história de uma garota que viaja do interior do Ceará para estudar num município do Sul do País.  Ali, se depara não apenas com as diferenças do lugar. Ela descobre quão diversas são as imagens que seus novos amigos e professores têm do semiárido e do Nordeste. A fim de contribuir com a troca de informações entre as diversas regiões do Brasil, Bel, a personagem central da trama, decide criar um blog para que adolescentes de várias cidades do País possam falar do lugar onde moram. Junto com o livro, será lançado também o blog www.blogdabel.com.br No blog, os leitores poderão conversar com a Bel, personagem do livro, e bater papo sobre vários assuntos. O blog entra no ar dia 17 de novembro.

Lançamento: Dia 17 de novembro, às 16h30min.
Local: Arena Multicultural Luís Sá (Arena Jovem), no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares).
Informações: (85) 3255 6270

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não