Pular para o conteúdo principal

Festival Choro Jazz


Em sua 4ª edição, o Festival Choro Jazz, pela primeira vez, se apresentará em Fortaleza, antes de seguir para a bela e paradisíaca Jijoca de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de renomados músicos do cenário nacional e internacional. O Festival, que é totalmente gratuito, acontece do dia 29 de novembro ao dia 1º de dezembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 04 a 09 de dezembro, na Praça Principal de Jericoacoara.

Com direção artística do produtor musical Capucho, o Festival - uma realização da Capucho Produções, do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil, com patrocínio da CHESF; Oi; Oi Futuro; BNB; Cagece e Governo do Ceará, traz ao Estado nomes consagrados da música brasileira, como: GuingaAntônio Nóbrega e Almir Sater; músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do clarinetista italiano Gabrielle MirabassiLindigo e sua música Maloya - grupo do departamento francês Ilha da Reunião; da premiada cantora Mônica Salmaso; do virtuoso Duo Assad e do célebre trombonista Raul de Souza.

A programação traz ainda apresentação do Bandão Choro Jazz, formado por músicos e alunos da Escola Choro Jazz Jericoacoara; o encontro do pianista Cristóvão Bastos com o violonista João Lyra; o premiado Trio Madeira Brasil; o multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo; os cearenses Tarcísio SardinhaMoacir BedêCainã Cavalcante e Carlinhos Patriolino; o grupo instrumental Quinteto Vento em Madeira; o tradicional grupo gaúcho Tambo do Bando; o duo formado pelo violonista Alessandro Penezzi e pelo clarinetista Alexandre Ribeiro; o grupo infantil de dança Balé Jeri, e o lançamento do livro infantil “Shui, entre os Vermes da Superfície” de Paulo Garfunkel com ilustrações do SOPA Grafix, que completa a programação.

Outra novidade desta edição é a exposição JERIcoaCARA NO JAZZ do cartunista e chargista Paulo Caruso, e a exposição A Arte de Bin Lata, artista local que trabalha apenas com material reciclável.

Serão ao todo mais de 30 atrações, entre espetáculos, exposições e oficinas, nas cidades de Fortaleza – Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Jijoca de Jericoacoara – Praça Principal.

Cenário – Neste ano, a belíssima capital cearense também será palco do Festival Choro Jazz, dividindo sua realização com Jericoacoara, uma das mais famosas praias do mundo, esse pequeno paraíso, localizado a 300 km de Fortaleza. Jeri, como é carinhosamente chamada por seu admiradores, integra uma Área de Proteção Ambiental (APA), repleta de dunas, belas formações rochosas, praias desertas e exuberantes lagoas de águas cristalinas. Destinos concorridos nos principais roteiros de turismo, as cidades de Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara

recebem anualmente milhares de turistas oriundos de todos os cantos do planeta, atraídos pela beleza natural e pelas excelentes condições para a prática de esportes como o wind surf e o kite surf.

Proposta didática – O Festival também oferece oficinas de aperfeiçoamento técnico. O programa segue a linha das edições anteriores e conta novamente com a parceria do renomado Festival de Imersão Educacional da Música Brasileira, California Brazil Camp, que chancela as oficinas. As atividades voltadas a músicos, estudantes de música e apreciadores da música têm vagas limitadas. São oferecidas oficinas de composição, choro, canto, piano, violão, clarinete, sopros, percussão, bateria e prática de conjunto, tudo isso gratuito. As inscrições já estão abertas e todas as informações estão disponíveis no site do festival: www.chorojazz.com.

Escola Choro Jazz Jericoacoara – Desde 2009, o Festival Choro Jazz - Jericoacoara, firmando seu compromisso  com a democratização musical,  oferece ao público de todas as faixas etárias algo muito além dos shows e atrações, por meio de oficinas musicais de diversos instrumentos ministradas por exímios profissionais, criteriosamente escolhidos, oferecendo o melhor em termos de aprendizado. Sendo assim, ao longo de suas três bem sucedidas edições, o projeto, que já é uma referência,  fundou a Escola Choro Jazz Jericoacoara no dia 16 de janeiro de 2012.
Premissas – Ao contemplar o público com uma programação variada e repleta de atrações de altíssimo nível musical, o festival cumpre as premissas que o permeiam. O projeto utiliza o Choro e o Jazz como fios condutores, não apenas como gêneros musicais, mas na verdade como estilos de linguagem e interpretação por meio da amplitude musical que ambos possibilitam a seus intérpretes, independentemente de suas origens e raízes musicais.  O público é presenteado com um panorama musical cheio de nuances, estilos e sotaques diversificados, um repertório que raramente é incluído nas temporadas de shows tradicionais. Proporcionar a atualização técnica de músicos e compositores, divulgar uma vertente da produção musical de qualidade, que ainda busca canais adequados para sua difusão, e ao mesmo tempo, contribuir com a formação de platéia para a música instrumental são as premissas que servem como base do projeto.
Sobre a Capucho Produções – A Capucho Produções é uma produtora artística que tem como seu principal segmento a música instrumental brasileira e como principal objetivo a valorização e a divulgação da arte brasileira. Capucho, proprietário e diretor artístico, é antes de tudo um apaixonado por música, e busca colocar em prática seus extensos conhecimentos musicais aliados à sua ampla experiência como produtor na coordenação e desenvolvimento de projetos musicais. Com mais de 15 anos de experiência no meio musical, a Capucho Produções já foi responsável pela programação de artistas brasileiros em diversos projetos e festivais, como o Festival de Música Instrumental de Guarulhos, Tocar La Vida na Argentina, Copa da Cultura na Alemanha, Guggenheim Museum em Nova Iorque, Skopje Jazz Festival na Macedônia, Tensamba na Espanha, Bimhuis na Holanda, Istanbul Jazz Festival na Turquia, Molde Jazz Festival na Noruega, entre vários outros.

4º FESTIVAL CHORO JAZZ - PROGRAMAÇÃO

FORTALEZA - 29/11 a 01/12/2012

SHOWS:

29/11:
21h - Tarcísio Sardinha (CE) e Moacir Bedê (CE)
22h30 - Arismar do Espírito Santo (SP) convida Vinícius Dorin (SP)

30/11:
21h - Maurício Carrilho (RJ) e Toninho Carrasqueira (SP) 
22h30 - Guinga (RJ) e Gabrielle Mirabassi (ITÁLIA)

01/12:
21h     - Alessandro Penezzi (SP) e Alexandre Ribeiro (SP)
22h30 - Duo Assad (BRASIL)

Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará
Ingressos Gratuitos.

Mais informações:
www.dragaodomar.org.br - Tel: (85) 3488-8600
www.chorojazz.com - info@chorojazz.com - Tel: (11) 3032-3312



JERICOACOARA - 04 a 09/12/2012

SHOWS:

04/12:
21h - Bandão Choro e Jazz (CE)
22h - Duo Assad (BRASIL)
23h30 - Cainã Cavalcante (CE) e Carlinhos Patriolino (CE)

05/12:
21h - Cristóvão Bastos (RJ) e João Lyra (AL)
22h30 - Guinga (RJ) e Gabrielle Mirabassi (ITÁLIA)

06/12:
21h - Tambo do Bando (RS)
22h30 - Almir Sater (MS)


07/12:
21h - Trio Madeira Brasil (RJ)
22h30 - Mônica Salmaso Trio (SP)

08/12:
16h - Lançamento do Livro Infantil “Shui” de Paulo Garfunkel (SP)
17h - Balé Jeri (CE)
21h - Raul de Souza (RJ)
22h30 - Lindigo (ILHA DA REUNIÃO, FRANÇA)

09/12:
21h - Quinteto Vento em Madeira (SP) convida Filó Machado (SP)
22h30 - Antônio Nóbrega (PE)

Praça central da vila de Jericoacoara
Todos os shows são gratuitos.

Mais informações:
www.chorojazz.com - info@chorojazz.com - Tel: (11) 3032-3312



OFICINAS

FORTALEZA - 29/11 a 01/12 


Prática de Conjunto
Professor: Arismar do Espírito Santo

Choro

Professor: Maurício Carrilho

Violão
Professor: Alessandro Penezzi 

Clarinete erudito, popular e Jazz
Professor: Gabrielle Mirabassi


Flauta
Professor: Toninho Carrasqueira


Percussão
Professor: Fábio Pascoal



JERICOACOARA – 04 a 09/12

Prática de Conjunto 
Professor: Arismar do Espírito Santo

Choro
Professor: Maurício Carrilho

Composição, “A Razão da Canção”
Professor: Jean Garfunkel

Canto, baseado na obra do Paulo César Pinheiro
Professora: Anna Paes 

Canto
Professor: Filó Machado

Piano
Professor: Cristóvão Bastos

Violão
Professor: Alessandro Penezzi 

Sopros, “Os Sopros e a Linguagem Brasileira”
Professor: Teco Cardoso

Clarinete erudito, popular e Jazz
Professor: Gabrielle Mirabassi

FlautaProfessor: Toninho Carrasqueira


Samba na Bateria
Professor: Oscar Bolão

Percussão
Professor: Fábio Pascoal

Informações:

Cada inscrito poderá participar no máximo de 02 oficinas.
Para cada oficina inscrita os alunos devem levar para doação um dos itens abaixo:

- 01 livro para a criação da Biblioteca de Jericoacoara
- 01 instrumento musical para a Escola Choro Jazz Jericoacoara

Inscrições abertas. Todas as oficinas são gratuitos. Vagas limitadas.
Locais e horários: a definir

Mais informações:
www.chorojazz.com - info@chorojazz.com - Tel: (11) 3032-3312



ATENDIMENTO À IMPRENSA:
Jornalistas responsáveis:Diego Costa, Guilherme Fernandes
Larissa Oliveira
+55 (85) 3023.6266/ 3023.6266 / 4141.2048
guilherme@doispontocom.net
diego@doispontocom.net

Assessoria de Comunicação e Imprensa:Aline de Moraes
+55 (11) 98183 8858
aline@iracema.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não