Pular para o conteúdo principal

Lavoisier encerra carreira hoje


Marcio Dolzan especial para O Estado de S.Paulo - 
SÃO PAULO - Um dos maiores goleiros do futsal brasileiro encerra a carreira neste sábado. Depois de vestir a camisa da seleção brasileira em 150 jogos entre 1995 e 2004 e disputar cerca de duas mil partidas ao longo da carreira, Lavoisier Freire Martins, 38 anos, se despede das quadras na decisão do Campeonato Gaúcho, no duelo entre seu time, o Carlos Barbosa, e o Atlântico, da cidade de Erechim. Sentindo dores nas costas, porém, deve participar de sua última partida como profissional no banco.
Goleiro é cercado de crianças em seu último jogo em casa - Riccardo Facchini/Jornal Contexto
Riccardo Facchini/Jornal Contexto
Goleiro é cercado de crianças em seu último jogo em casa
Nascido em Ocara, no interior do Ceará, o goleiro de apenas 1,66m fez história no futsal brasileiro graças à sua ousadia entre as traves. "Era um dos poucos que enfrentava o jogador sem virar a cara, e os reflexos eram muito grandes", define o ex-jogador Fininho, colega do goleiro em três clubes e na seleção brasileira. "O Lavoisier está entre os 10 melhores goleiros do mundo", aponta.
Para o ex-pivô Lenísio, exímio finalizador que deixou as quadras este ano, os duelos com o goleiro foram memoráveis. "Todos os jogos contra ele foram bem difíceis. O Lavoisier foi decisivo em várias finais", afirma. Os dois também atuaram juntos pela seleção.
SELEÇÃO
Lavoisier começou a carreira aos 14 anos, em 1988, atuando na equipe infantil do Sumov, do Ceará. Dois anos depois, ascendeu ao time principal, como terceiro goleiro. Aos poucos, foi se destacando e virou titular. Em 1995, após o vice-campeonato da Taça Brasil, chegou à seleção. "Foi minha maior alegria, porque foi inesperado. Eu sofria muitas críticas pelo meu tamanho, e tinha ouvido muita entrevista do Takão (técnico da seleção à época) falando que eu não tinha condições de jogar porque eu era muito baixinho", diz o goleiro.
A estreia com a amarelinha foi na Copa América daquele ano, em jogo contra o Uruguai, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A seleção vencia por 3 a 2 quando Lavoisier foi chamado pelo técnico para tentar defender um tiro-livre. O goleiro defendeu dois e uma penalidade máxima. Virou titular no jogo seguinte.
A boa estreia renderia ao goleiro outras 149 aparições na seleção. Foi suplente no grupo campeão do mundo de 1996 e titular na campanha do vice, em 2000. Na Copa do Mundo de 2004, lesionou-se no último treino antes da estreia e perdeu o lugar para Franklin. Para Lavoisier, foram justamente as lesões sua maior tristeza no esporte. "Foram muitas, e em tudo que é lugar. Quebrei o nariz duas vezes, ombro, pé. Só me salvei o joelho", relata.
CARREIRADa estreia no Sumov ao último jogo pelo Carlos Barbosa, Lavoisier viu o futsal mudar. "Naquela época (1988) a gente não tinha nem plano tático, se treinava muito chute a gol, tinha poucas jogadas, e hoje em dia se tem uma variação muito grande", aponta.
O goleiro, contudo, lamenta que o progresso não tenha se refletido nos bastidores. "Progredimos dentro de quadra, mas fora dela, apesar de termos ganho vários mundiais e termos passado por várias situações, o futsal deveria estar muito mais estruturado."
O fim da carreira não assusta. Sócio de uma empresa de brindes e de uma distribuidora de produtos licenciados com o também jogador Carlinhos, atualmente no futsal russo, Lavoisier se diz preparado para a vida fora das quadras. Ele pretende seguir acompanhando o esporte, mas das arquibancadas ou de seu escritório. "Treinador, preparador de goleiros, essas coisas, tô fora. Foi muito tempo dentro de quadra, e agora, depois de 23 anos, quero ter sábado, domingo, aniversário das minhas filhas, o meu, para passar em casa."
Apesar de ser cearense e ter forte vínculo com o Estado natal, Lavoisier escolheu a pequena Carlos Barbosa, cidade de 25 mil habitantes na serra gaúcha, para se estabelecer com a mulher, Vládia, e as filhas, Letícia e Larissa. Foi lá que o goleiro alcançou seus principais títulos e que passou a maior parte da carreira - em duas passagens pelo clube que leva o nome da cidade, atuou 710 vezes em nove temporadas e conquistou, dentre outros títulos, dois mundiais interclubes, três Libertadores da América e três ligas nacionais - e, se vencer a decisão deste sábado, terminará a carreira com o quinto título gaúcho pela equipe serrana.
Nome: Lavoisier Freire Martins
Idade: 38 anos
Jogos pela seleção: 150
Times onde atuou: Sumov (CE), Tio Sam (RJ), Vasco da Gama (RJ), Intelli/Orlândia (SP), Ulbra (RS) e Carlos Barbosa (RS)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não