A Telefônica|Vivo acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de acessos M2M (máquina a máquina, na tradução da sigla para o português) e obteve, em setembro, o maior crescimento de mercado entre a concorrência, com a incorporação de quase 100 mil novos acessos. O resultado é decorrente da estratégia de oferecer uma atuação dedicada para este segmento, que apresenta elevadas taxas de crescimento.
A empresa é a primeira operadora do País a oferecer plataforma global de gerenciamento de serviços M2M. Batizada de Smart Center, a solução proporciona a gestão on-line da utilização dos serviços de telecomunicações, permite ativar e desativar a comunicação, consultar históricos de utilização, incluir limites de consumo, programar alarmes de monitoramento com aviso por e-mail, entre outras funcionalidades. Outro diferencial é a gestão dos usuários pelo próprio cliente, sendo possível criar, excluir ou administrar os cadastrados.
Em uma segunda fase, novos serviços serão colocados à disposição do mercado, como localização, gestão de módulos e de aparelhos, troca de planos e outras informações. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Telefônica Digital, braço global de novos negócios da operadora e que conta com estrutura dedicada para projetos de M2M. Posteriormente, esta plataforma será expandida para outros países.
Novo modelo de atendimento e resultados expressivos
A comunicação M2M é uma das principais áreas estratégicas que a companhia aposta por enxergar significativas oportunidades de crescimento. A empresa inclusive acaba de ativar um novo modelo de atendimento exclusivo para os clientes M2M.
A partir de agora, os usuários contam com células dedicadas para atendimento comercial e técnico. Os clientes passarão a contar com suporte de alto nível, capaz de conhecer diversas soluções M2M do mercado e garantir a resolução de eventuais falhas de maneira ágil e efetiva.
Incorporado ao portfólio do segmento corporativo da operadora, os negócios com M2M na empresa apresentaram elevação de 150% em 2011 na comparação com 2010. Os incentivos fiscais aprovados pelo governo para os chips usados na conexão M2M, como a redução do Fistel que ainda será regulamentada, devem promover ainda mais a expansão do segmento.
Parcerias
A Telefônica | Vivo já está preparada para atender ao Denatran no aprimoramento do gerenciamento da frota de veículos no País. As montadoras, segundo a Resolução 245 do órgão, deverão equipar os veículos na fábrica com equipamento de rastreamento para minimizar os impactos provocados por furtos e roubos de veículos. A norma entra em vigor para parte dos veículos nacionais já em 2013.
Além disso, a empresa vem fechando parcerias de grande amplitude, como no caso da negociação global com a OnStar – subsidiária de serviços de telemetria da General Motors. O acordo, celebrado pela Telefônica Digital, permitirá a futura expansão dos serviços -- como chamada de emergência e notificação automática de acidentes para mercados fora dos mercados dos EUA, Canadá e China, usando a conectividade M2M do grupo Telefônica.
Um estudo da MachinaResearch, sobre o potencial desse segmento no setor de Utilities, prevê crescimento de conexões globais de 100 milhões em 2010 para 1,5 bilhão em 2020. Também neste setor, a Telefonica | Vivo está acompanhando os recentes movimentos dos reguladores, baseados no programa de eficiência energética do Brasil e estuda uma forma de atuação específica.
No Brasil, a comunicação M2M já representa 2,41% das conexões no Brasil, o que representa mais de 6 milhões, segundo os dados da Anatel, o que faz da tecnologia um mercado em potencial para diversos serviços.
Comentários
Postar um comentário