Pular para o conteúdo principal

Programação do Fórum de Jovens Lideranças


Com a proposta de ampliar o debate sobre sucessão familiar empreendedora no Ceará, que é essencialmente caracterizado por empresas com este perfil, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza realiza hoje e amanhã, a primeira edição do Fórum Cearense de Jovens Lideranças Empresariais. Com o tema “O futuro da empresa familiar: desafios e soluções”, o evento vai reunir especialistas nacionais no Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999 – Guararapes) para discussão de temas relacionados, como estrutura de poder, protocolo de família e preparação familiar.

Dirigido a jovens empresários de todos os segmentos econômicos, gestores de empresas em processo de sucessão familiar, dirigentes e associados de entidades classistas com núcleos jovens, o Fórum terá ampla programação, com solenidade de abertura às 19 horas de hoje. Logo em seguida, às 20 horas, o fundador do Instituto Empresariar e representante da HSM, Cícero Rocha, vai ministrar palestra sobre cenários e tendências da empresa familiar. Atuando como conselheiro em cinco grupos empresariais no Brasil, Cícero Rocha explicou em entrevista recente que as empresas familiares funcionam sob uma perspectiva diferente, levando em consideração as relações de família e a gestão da propriedade, mas precisam dar um passo adiante para o desenvolvimento. “No Nordeste, a profissionalização das famílias ainda é tratada de maneira empírica. Os empresários ainda participam muito pouco para saber sobre esse assunto. Porém, um detalhe muito importante e que precisa ser destacado é que as empresas familiares no Brasil e no resto do mundo são as mais rentáveis, lucrativas e as que crescem mais rápido”, disse Rocha.

Amanhã, a partir de 9 horas, haverá a programação de atividades se divide em palestras, painéis e apresentação de cases. Abrindo as atividades, a psicóloga especialista em psicoterapia de família, Patrice Gaidzinski, vai ministrar palestra sobre protocolo de família como instrumento de profissionalização. Tendo passado pela diretoria executiva e do Conselho Internacional da Family Business Network (FBN) – Brasil, Patrice defende que o negócio familiar tem um conjunto de valores, regras, princípios, mitos e rituais familiares que garantam a coesão da família, onde todos são incluídos, com a possibilidade de poder aproximar-se deste negócio de uma forma respeitosa e de colaboração. “Os objetivos de um Acordo de Acionistas ou Protocolo Familiar são de preservação das relações, acordar e estabelecer comportamentos e procedimentos e vetar atos que são considerados nocivos ao convívio societário, ao desenvolvimento do negócio e a harmonia da família”, afirma Gaidzinski.

Com sólida carreira executiva em empresas como Mangels, Cargill, Nec do Brasil, dentre outras, Eduardo Najjar também vai participar do evento, ministrando palestra no mesmo dia, a partir de 10h45, com o tema “Sucessão Familiar – Desafios e Soluções”. No encontro, o blogueiro oficial no tema Gestão Familiar do Blog do Management da EXAME.com. vai relatar as características que definem o futuro desses negócios, bem como os mitos que devem ser combatidos. “Fica claro que empresas familiares são mais dispostas a reinvestir. Por ser um patrimônio da família de seus fundadores, esses negócios não precisam ter seus lucros remetidos para matrizes internacionais ou divididos entre milhares de acionistas”, enfatiza Najjar.

Ainda amanhã, a partir de 13h30, haverá o painel com o tema “Empresa Familiar Cearense”, com a participação do vice-presidente do Grupo de Comunicação O Povo, João Dummar Neto, a diretora comercial do grupo Ypioca Agroindustrial, Aline Teles, além do executivo Wilton Daher, que faz parte do Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa (IBGC). Logo em seguida, haverá apresentação do Movimento Jovem Empresarial. Finalizando as atividades do Fórum, às 16 horas, serão apresentados cases de profissionalização de empresas familiares, com a medição da consultora sênior do Instituto Empresariar, Aletéia Lopes, e participação de Jaerly Rolim e Hannah Rolim, do Grupo Magnólia, e de Lauro Lima Junior, da Lima Transporte.

O coordenador geral da AJE Fortaleza, Tiago Diógenes, fala sobre a importância do Fórum para a Economia do Ceará, afirmando que grande parte das empresas no estado são familiares, onde parentes próximos, na maioria das vezes os filhos, estão na linha de sucessão. “É aí onde se encontram oportunidades, mas também muitas ameaças. Por isso, fica claro que a sucessão familiar no ambiente empresarial deve ser construída a longo prazo, embasada no perfil do sucessor e do sucedido”, atesta Diógenes, reiterando que o processo de sucessão deve ser feito de forma preparada, planejada, estudada e na hora certa.

Palestrantes
  • Cícero Rocha – É fundador e CEO do Instituto Empresariar, organização especializada na profissionalização de empresas. É Mestre em Administração e autor dos livros “Educação, Competências e Desempenho”, “Marketing e Recursos Humanos” e “Avaliação, Gestão e Estratégias Educacionais – Projetos e processos Inovadores em Organizações”. Atualmente participa como conselheiro em 5 grupos empresariais no Brasil. Já desenvolveu mais de 200 projetos de profissionalização de empresas familiares nos últimos 12 anos. É Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
  • Patrice Gaidzinski – Psicóloga, especialista em Psicoterapia de Família, pela Child Guidance Clinic, Filadélfia, EUA e pelo Núcleo de Psicologia Clínica, Curitiba, PR. Membro da 3ª Geração da Família Gaidzinski, controladora da Eliane S.A. Revestimentos Cerâmicos. Coordenadora do EDP Family Business da HSM Educação. Coaching de Carreira e de Vida, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Ex-diretora Executiva da FBN – Brasil e ex-membro do Conselho Internacional da FBN – Family Business Networking, a rede líder mundial pertencente a famílias que promove a integração, o sucesso e a sustentabilidade das empresas familiares no mundo.
  • Eduardo Najjar – Com sólida carreira executiva em empresas como Mangels, Cargill, Nec do Brasil dentre outras. Autor de livros, colaborador de publicações acadêmicas e empresariais em diversas mídias. Graduado em Administração de Empresas – FEA/USP. Blogueiro oficial no tema Gestão Familiar do BLOG DO MANAGEMENT da EXAME.com. Coordenou o Núcleo de Estudos de Empresas Familiares e Governança Corporativa da ESPM.

Programação
Hoje
19h às 19h45 – Solenidade de Abertura
20h às 20h45 – Palestra: Cenários e Tendências da Empresa Familiar (Cícero Rocha)
21h – Coquetel
Amanhã
8h às 9h – Credenciamento
9h às 10h15 – Palestra: Protocolo de Família, Instrumento de profissionalização (Patrice Gaidzinski)
10h15 às 10h45 – Intervalo para  Coffee Break
10h45 às 12h – Palestra: Sucessão Familiar. Desafios e Soluções (Eduardo Najjar)
12h às 13h30 – Intervalo para almoço (Livre)
13h30 às 14h45 – Painel: Empresa Familiar Cearense (João Dummar Neto – Grupo O POVO de Comunicação; Aline Teles – Ypioca Agroindustrial; Wilton Daher – Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa)
14h45 às 15h – Intervalo para  Coffee Break
15h30 às 16h – Movimento Jovem Empresarial
16h às 17h15 – Cases de Profissionalização de Empresas Familiares: Governança da Família
1) Grupo Magnólia (Aletéia Lopes – Mediadora; Jaerly Rolim e Hannah Rolim)
2) MR Transportes (André Bezerra)
17h15 às 18h – Entrega de Certificados

Serviço
Fórum Cearense de Jovens Lideranças Empresariais
Período: Hoje de 19 às 21 horas)
Amanhã de 8 às 18 horas)
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Avenida Washington Soares, 999 – Guararapes
Mais informações: (85) 3244-7909
Inscrições pelo site oficial do evento: www.forumdejovensliderancas.com.br


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não