Pular para o conteúdo principal

Sagrado Coração do Ceará


Dando continuidade à programação do ciclo temático especial de dezembro, “Ceará Sagrado”, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre nesta quinta-feira (20), às 19h30, no Memorial da Cultura Cearense, a exposição “O Sagrado Coração do Ceará”, com curadoria dos pesquisadores Gilmar de Carvalho e Dodora Guimarães. A abertura contará com coquetel e apresentação da banda cearense Syntagma.
O Sagrado Coração do Ceará trata-se de um marco da nova gestão do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na medida em que propõe apresentar ao público um acervo extremamente rico, mas que permanece espalhado e disperso em diversas regiões e instituições do Estado, por isso desconhecido e pouco divulgado. A mostra lança luzes sobre a relação do cearense com o sagrado e seus ritos religiosos. São mais de 200 peças cedidas por importantes coleções, como: Museu Diocesano Dom José de Sobral, Museu de Arte Sacra de Aquiraz, Museu Jaguaribano de Aracati, Museu Padre Cícero do Horto de Juazeiro Norte, Casa dos Milagres Juazeiro do Norte, Museu do Ceará de Fortaleza, Casa dos Milagres, Memorial Padre Antônio Vieira, de Viçosa do Ceará ,  e Museu de Canindé.
A exposição prima por uma reflexão sobre os vastos caminhos da religiosidade cearense e suas múltiplas manifestações, representadas na diversidade própria da fé nordestina, reunindo em um único conjunto signos das tradições: católica portuguesa, com seus inúmeros padroeiros espalhados pelos municípios cearenses; indígena, que nos fascina com suas danças dramáticas tão cheias de política, o manto tapeba e todo o legado deixado ao longo dos quase 513 anos de Brasil; africana, com seus cantos e ritos, da calunga e da história de resistência; cultos e santos populares, nos presenteando com a trajetória de Mártir Francisca ou Santa Adelaide canonizadas pelo povo, e, por fim, a beleza flexível das crenças sobrepostas, como o maracatu e a umbanda, que atrelam signos indígenas e afros e nos remete à ideia de quão articulada e grandiosa é a fé no coração do cearense.
A partir de uma perspectiva macro de religiosidade e fé, a mostra concilia objetos, esculturas, fotografias, arquivo visual, pinturas, adereços, acessórios de cultos, música incidental, imagens em movimento, xilogravuras e outros recursos narrativos próprios da liturgia abordada.
Segundo Dodora Guimarães, as peças foram escolhidas por mostrarem uma arte genuinamente brasileira, que faz com que nos reconheçamos nela. “Um aspecto interessante é a singularidade das obras de cada região, o que mostra a pluralidade do nosso povo e os mistérios da cultura”, afirma a curadora. A mostra segue em cartaz até 19 de março de 2013.
            Os cinco núcleos
      A exposição é estruturada em cinco núcleos, o que reforça a pluralidade e o respeito por todas as cenas religiosas. “O Juazeiro do Padre Cícero” visita a Ladeira do Horto e as suas romarias, foca as paredes votivas e os altares domésticos, vai à Casa dos Milagres, adentra o Centro Cultural Mestre Noza.  O sentimento romeiro se evidencia na força que emana dessas vivências e extrapola qualquer racionalismo.
     “São Francisco de Canindé” mostra como um santo europeu ganhou cidadania sertaneja e se transformou em um vaqueiro, com gibão, perneiras, chapéu, enfrentando a rês desgarrada nos confins das terras mais áridas. Vem gente de todo o Nordeste em busca deste homem de Assis, Itália, que rejeitou os sinais evidentes de riqueza, e tentou colocar a Igreja dentro de outros parâmetros. Ficou a fé, a defesa da ecologia, a rejeição da pompa e um jeito que se afina com o jeito de ser destas populações tão carentes quanto devotas.
     “Sobral de Dom José Tupinambá da Frota” apresenta o apogeu dos rituais e a força do catolicismo canônico, fiel às normas de Roma, com toda a ortodoxia vigente. A recolha feita pelo “Bispo Conde” se traduz numa rica estatuária e objetos vindos do Museu Dom José de Sobral. Aqui, também, a força do povo se reforça na expressão de pintores e escultores cearenses do séc. XIX e nas marcas nativas que esses objetos transplantados ganharam com o tempo e com as possibilidades das apropriações feitas.
     “São José e os Santos Padroeiros” passeia pela diversidade dos oragos protetores de vários municípios, evidenciando, através das imagens, devoções, gratidões e fidelidades.
     “Crenças e Cultos” aborda expressões das nossas raízes, desde as missões jesuíticas, dentre as quais se evidencia a Missão da Ibiapaba, que resultou na cidade de Viçosa do Ceará, onde Padre Antônio Vieira pregou. Depois de anos de apagamento, esquecimento e rejeição, as etnias indígenas resistiram, seus rituais permaneceram e se atualizaram na contemporaneidade, ocupando a cena religiosa com a Dança do Toré, seus encantados e mitologias. A cultura africana, também subjacente, é referendada nas suas expressões que remetem às irmandades religiosas que coroavam seus reis e rainhas, nas procissões que resultaram no maracatu, cortejo solene, com sua batida plangente, deslocado, depois, para o carnaval de rua.

Banda Syntagma
Com influências medievais, renascentistas e barrocas, resultante de um apurado trabalho de pesquisa, o grupo construiu um elo com a música nordestina contemporânea através da mistura de instrumentos de base como quinteto de flautas, o cravo, a viola de gambá, o violão e a percussão com instrumentos antigos, como saltério e o alaúde, conseguindo uma sonoridade peculiar.
Serviço: Abertura da exposição “O Sagrado Coração do Ceará”, dia 20, às 19h30, no Memorial da Cultura Cearense, com apresentação do Grupo Syntagma. Acesso livre.

Mais informações: Assessoria de Comunicação do IACC: 3488.8625 / 87338829


Luciana Vasconcelos
Assessora de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625 / (85) 8733.8829
@_dragaodomar
logos

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.