Pesquisar no blog

sábado, 7 de janeiro de 2012

Carga pesada


A Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o Porto de Fortaleza, encerrou o ano de 2011 com o patamar de 4.231.826,72 toneladas de mercadorias movimentadas, registrando empate técnico em relação ao ano passado. A balança de mercadorias será acompanhada por lucro financeiro, já que a empresa espera encerrar a movimentação em superávit da ordem de R$ 2,5 milhões. O bom desempenho na movimentação de mercadorias foi semelhante ao desempenho atingido em 2010, ano recorde, quando o Porto de Fortaleza atingiu 4.270.501 milhões de mercadorias movimentadas.  

De acordo com dados consolidados do ano de 2011, a importação de granel líquido continua como a principal vocação do Porto de Fortaleza, registrando no acumulado do ano o total de 2.124.347,33 toneladas de cargas movimentadas, o que corresponde a 50% do montante.Granel sólido registrou 1.141.344,43 toneladas, representando 27% da movimentação, e carga geralalcançou 966.038,96 toneladas, contabilizando 23% de toda a movimentação de mercadorias no ano de 2011.

A manutenção dos números de importação e exportação se deve à articulação logística e comercial implementada pela CDC, que teve de conciliar a realização de grandes obras estruturais, como a dragagem de aprofundamento (de -10m para -14m), o início da troca da pavimentação na faixa do cais comercial (25 mil m²) e a construção dos dois novos armazéns (6.000 m² e 3.000 m²), ao retorno de armadores ao Porto, a vinda de novas cargas, cargas de projeto (a exemplo dos equipamentos eólicos) e a manutenção de cargas já existentes no Porto. 

Para o ano de 2012, o desafio é ainda maior. Em janeiro, a CDC inicia o processo de homologação do novo calado do Porto, tornado-o apto a receber navios de maior porte ou permitindo que os navios que já operam no Porto possam vir com mais carga (até 70 mil toneladas por viagem). Também em janeiro, no dia 12, será a abertura das propostas de habilitação do edital de licitação para a construção do Novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, que tem verba assegurada de R$ 130 milhões do Pac Copa do Mundo.

De acordo com Paulo André Holanda, Diretor Presidente da CDC, o principal desafio de 2012 será a articulação logística para receber novas cargas, paralelamente à realização de uma série obras de melhoria da sua estrutura. Além do Novo Terminal Marítimo de Passageiros, que utilizará recursos do Pac Copa do Mundo, o Porto de Fortaleza iniciará a mudança da pavimentação de todo o pátio de armazenagem de mercadorias, bem como trocará a iluminação e os sistemas de abastecimento de água e combate a incêndio do píer petroleiro.

Confira os principais produtos da pauta de importação e exportação
Granel Líquido:  gasolina A, diesel S 50, diesel S 1800, gás liquefeito de petróleo, petróleo mistura, querosene de aviação, petróleo cru, gasolina aditivada e betume de petróleo.
Granel sólido: trigo, coque de petróleo, enxofre e cloreto de potássio a granel.
Carga Geral: arroz, sal, farinha de trigo, melão, bobinas de papel,papel kraft liner, sucata de ferro, óxido de magnésio, tambor de freio, aerogeradores, cimento e castanha de caju. 

Mais informações para a imprensa com:
Jornalista Nathalia de Sá – Coordenadora de Comunicação da Companhia Docas do Ceará (CDC) - (85) 3266.8978 / (85) 8724.1949 / (85) 8857.3368

VSM

Novas 05.01.2012.jpg

Férias

As Vilas Olímpicas do Ceará se transformarão num imenso espaço de lazer onde crianças e adolescentes de 7 a 17 anos aproveitarão o tempo livre para participar de jogos, brincadeiras e diversas atividades voltadas para a expressão artística, criatividade e preservação ambiental. A colônia de férias das Vilas vai começar no dia 10 e se encerrará no dia 20 de janeiro.
Para 2012, o tema “Brincar é ser feliz!” pretende resgatar o verdadeiro valor do “brincar”, por meio de atividades esportivas, culturais e educacionais nas Vilas Olímpicas do Canindezinho, Conjunto Ceará, Conjunto Genibaú e Messejana e no município de São Benedito. A programação é diária, das 8h às 16h30.
A programação das Colônias de Férias contará com:
• Momento do Eco-papo (bate papo com os alunos no final de cada momento sobre questões ambientais e outros assuntos emergentes);
• Concurso de team liders- ( Eco-torcidas);
• Sucatodecas - Oficinas de materias reciclados;
• Vivências de atividades Eco-recreativas e lúdicas;
• Eco-corridas - Oficina de Atletismo;
• Competições esportivas: “Gol Verde”
Tudo isso por meio de vivência corporais, sociais e culturais, e que valorizam a convivência, a interação, a socialização e o exercício da cidadania. Toda a programação é gratuita, oferecida pela Secretaria do Esporte do Estado.
Serviço:

Colônia de Férias das Vilas Olímpicas
De 10 a 20 de janeiro
Manhã
Acolhida: 08h às 08h40
Atividades: 08h45 às 09h45
Eco-papo: 9h45 às 10h
Lanche: 10h às 10h30
Tarde
Acolhida: 14h às 14h40
Atividades: 14h45 às 15h45
Eco-papo: 15h45 às 16h00
Lanche: 16h às 16h30

Localização das Vilas
Conjunto Ceará
Endereço: Rua 1141, nº 6 – Quarta Etapa
Fone: 3259-3266
Messejana
Endereço: Avenida Washington Soares, s/n (próximo ao Liceu)
Fone: 3274-1362 / 3229-3696
Genibaú
Endereço: Avenida 30 de Maio, s/n
Fone: 3471-3623
Canindezinho
Endereço: Avenida Osório de Paiva, 6200 (próximo à igreja do Canindezinho)
Fone: 3498-5942
São Benedito
Endereço: Avenida Tabajara, s/n - Monsenhor Otalício
Fone: (0XX88) 3626-1347 (Prefeitura)
Informações à imprensa:
Manuella Viana
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415

Vai dá praia

Nessa temporada de férias em Fortaleza, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) alerta banhistas com a divulgação do novo boletim de balneabilidade das praias da Capital, emitido ontem (6). Divulgado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, o resultado das análises aponta 22 pontos próprios para banho. 
Segundo a Geamo, alguns fatores implicam no resultado da balneabilidade. São eles: condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias. As amostras são coletadas semanalmente, todas as segundas-feiras, entre 9 e 12 horas. São considerados pontos adequados aqueles em que o número de coliformes termotolerantes não ultrapassam 1000 para cada 100 mL de água nas últimas cinco coletas.    
Acompanhe semanalmente o boletim de balneabilidade através do site www.semace.ce.gov.br.
Resultado das análises em Fortaleza: 
Pontos próprios: 
Caça e Pesca 
Barraca Arpão Praia Bar 
Barraca Itapariká 
Barraca Hawaí 
Praça 31 de Março 
Barraca América do Sol 
Barraca Crocobeach 
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Volta da Jurema 
Diários (Ponta Mar Hotel) 
Ideal Clube 
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica) 
INACE (Indústria Naval do Ceará) 
Marina Park Hotel 
Início da Av. Philomeno Gomes 
Goiabeiras 
Edifício Arpoador
Kartódromo

Pontos impróprios: 

Início da Rua Ismael Pordeus
Mucuripe
Ed. Vista Del Mare
Barraca Big Jeans 
Início da Av. Pasteur 
Colônias 
Horta 
Início da Rua Lagoa do Abaeté 
Barra do Ceará 


06.01.2012 

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br/853101.5554/85 8653.8337)
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov

Zona Norte

Estamos em Sobral há quatro meses. Assumimos a Sucursal do Diário do Nordeste na Zona Norte. Ao longo desses 120 dias destaque para o desenvolvimento das cidades que integram a Zona Norte Cearense. E assim continuaremos em 2012.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Exposto


1 novo tweet
»
 Lauriberto C Braga 
Amanhã no @DiáriodoNordeste a história do VLT que está na linha antes do Metrô começar a rodar em .

Museu da Pré-História de Itapipoca


»
 Lauriberto C Braga 
Domingo no Diário do Nordeste a Paleontologia e a Arqueologia em .

Autarquia das obras sociais


»
 Lauriberto C Braga 
Segunda no Diário do Nordeste os órgãos de fiscalização das obras sociais no Ceará. Destaque para uma autarquia estadual que será criada.

Lair Ribeiro


"Para acompanhar o ritmo das mudanças, velocidade e crescimento do mercado imobiliário, cada vez mais as empresas do setor procuram inovar na maneira de se relacionar com os agentes envolvidos nesse processo, conhecido como stakeholders.
Dentro desta perspectiva e preocupada com a valorização da carreira e qualificação do profissional de corretagem, a Bolsa de Soluções Imobiliárias promove na quarta-feira (11), das 13 às 18 horas, o “Curso de Marketing e Vendas – O Poder da Comunicação”.
Segundo o diretor executivo da Bolsa de Soluções, Silvio Oliveira, a proposta do curso é ampliar a atuação dos profissionais no mercado local e melhorar o processo de comunicação entre corretores, empresas e clientes. “A Bolsa nasceu com a vocação de proporcionar aos clientes compradores e proprietários de imóveis a facilidade de realizar seus negócios com maior comodidade, facilidade, segurança e satisfação. Desde nossa inauguração em 2003 temos o primeiro e único show room de imóveis de Fortaleza. Neste momento, nada mais natural do que também sermos pioneiros neste tipo de evento”, afirma.
O curso contará com uma palestra do conferencista internacional Lair Ribeiro. O médico, que é considerado no mundo inteiro como “O Mestre da Ciência do Sucesso”, irá apresentar formas de como ampliar o poder de persuasão, discutir o conceito de excelência e principalmente dar dicas de como controlar situações difíceis e conquistar confiança e credibilidade, entre outros aspectos.
“A partir do momento que você melhora a sua capacidade de se comunicar passa a valer mais na vida. O melhor médico da cidade não é aquele que sabe mais de medicina, mas sim aquele que sabe se relacionar com os pacientes. E é assim com qualquer profissional. À medida que você sobe no escalão da vida o que mais você precisa é da sua capacidade de se comunicar. Nesse curso é possível compreender isso e muito mais”, revela Lair Ribeiro.
Além dos corretores da própria Bolsa de Soluções, o curso, que acontece in company no Hotel Gran Marquise, também estará aberto a corretores autônomos, estagiários e estudantes de corretagem. “Estamos preparados para receber até 600 profissionais que desejem realmente aprender e crescer na carreira”, afirma Oliveira.
As 100 primeiras inscrições serão gratuitas e os interessados deverão se cadastrar pelo sitewww.solucoesimobiliarias.com.br. Maiores informações pelo telefone 3266.5000.     
Lair Ribeiro:
Conhecido como Dr. Lair Ribeiro, o palestrante do evento é médico cardiologista/nutrólogo, autor de 36 livros, destes, 15 são Best Sellers, 25 dos quais foram traduzidos para outros idiomas e estão disponíveis em mais de 40 países, na área de autoconhecimento e 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas. 
Lair Ribeiro teve a oportunidade de viver 17 anos nos EUA e trabalhar em três universidades americanas – Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Além disso, foi diretor médico da Merck Sharp & Dohme e diretor executivo, chegando à vice-presidente, da Ciba Corporation (hoje Novartis). 
Hoje, ele trabalha em vários países da América do Sul, Central, do Norte e na Europa ministrando conferências e Workshops sobre desenvolvimento pessoal/profissional e faz também cursos para médicos na área de antienvelhecimento e modulação hormonal bioidêntica.

Serviço:
Bolsa de Soluções Imobiliárias
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1789, Loja 01 – Aldeota.
Vanessa Darj 
Jornalista – MTB 2020 CE

Mais 200 mil


Este ano, o programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Agroamigo, deve atender 200 mil agricultores familiares que também são beneficiários do Bolsa Família.
A meta deve-se à parceria entre BNB e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no âmbito do Programa Brasil sem Miséria, que visa estimular a geração de trabalho e renda, bem como garantir segurança alimentar a seus beneficiários. Pela parceria, o Agroamigo atua em ações complementares ao Bolsa Família e ao Programa de Fomento às Atividades Rurais. “Este alinhamento com as políticas sociais do Governo Federal potencializa os resultados do apoio creditício aos produtores”, afirma o Diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar Júnior.
Atualmente, mais da metade (58%) dos clientes ativos do Programa também são beneficiários do Bolsa Família. Isto representa um universo de 408.982 microempreendedores rurais. Em 2010, esta porcentagem era de apenas 47%. De lá para cá, foram investidos cerca de R$ 588 milhões neste público.
Segundo o Diretor, em 2012, o Agroamigo deve aplicar cerca de R$ 770 milhões, em, aproximadamente, 400 mil operações.
Recentemente, o BNB comemorou a marca de R$ 1 bilhão na carteira ativa do Agroamigo, que beneficia clientes com renda bruta anual de até R$ 6 mil. Em seis anos de atuação, o Programa já contratou R$ 2,2 bilhões junto aos agricultures familiares de baixa renda, distribuídos em 1,4 milhão de operações de microcrédito rural. Entre 2005 e 2011, foram mais de 30 mil novos financiamentos por mês, ou mais de 1.500 novos financiamentos por dia. O valor médio contratado por operação é de R$ 1,5 mil. 
O Programa também trabalha pela inlusão financeira e conscientização ambiental dos microempreendedores. Mais de 100 mil deles já possuem conta corrente/poupança na Instituição. A meta para 2012 é abrir contas para todos os clientes. O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado pelo Instituto Nordeste Cidadania em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).